Praia da Lagoinha, Ubatuba

A Praia da Lagoinha em Ubatuba, com seu mar tranquilo, águas límpidas e ambiente familiar é o lugar perfeito para você relaxar e curtir o visual.

Localizada na região sul de Ubatuba, ao lado da Praia da Maranduba, a Lagoinha é uma praia que proporciona tanto estrutura para o turista quanto passeios diferenciados.

Dessa forma, você poderá visitar praias desertas paradisíacas, fazer trilhas pela Mata Atlântica, cachoeira e ruínas que revelam fatos curiosos da história de Ubatuba.

Foto da Praia da Lagoinha Ubatuba - Naturam
Praia da Lagoinha em Ubatuba: ótima para famílias com crianças!

É uma das praias preferidas de muitas famílias!

Sendo assim, criamos este guia da Praia da Lagoinha em Ubatuba para que você conheça todas as facetas e possibilidades que a Lagoinha tem a oferecer, como dicas de o que fazer, trilhas para praias desertas, hotéis, pousadas, infraestrutura, como chegar e muitas fotos e vídeos.

Primeiramente, dê uma olhada neste vídeo do episódio 13 da série Ubatuba Vista do Alto, onde mostramos bem como é a região da Praia da Lagoinha.

São incríveis imagens aéreas, abrangendo a Maranduba, Pulso, Castelo dos Arautos e Caçandoca – a Praia da Lagoinha aparece no minuto 4:52.

E depois de ver o vídeo continue rolando a página para ver dicas preciosas e também informações sobre a estrutura da Praia da Lagoinha!

O que você encontra aqui:

Sobre a Praia da Lagoinha

Foto da Praia da Lagoinha Ubatuba - Naturam

A Praia da Lagoinha tem aproximadamente 3 km de extensão, e junto com a Praia do Sapê e a Praia da Maranduba formam a maior faixa contínua de praia em Ubatuba, totalizando 7 km.

A Lagoinha possui um mar calmo, com ondas pequenas.

As pessoas desfrutam de suas águas tranquilas nandando tranquilamente e praticando esportes aquáticos.

Já sua areia é fina e batida, excelente para uma caminhada, para praticar corrida e outros jogos na areia.

Todas essas características criam um ambiente de segurança que faz com que a praia seja bastante procurada por famílias, que aproveitam para deixar as crianças brincarem tranquilamente.

► Conheça também as 24 melhores praias de Ubatuba para famílias!

Casais à procura de sossego e passeios diferenciados também fazem parte do público da Lagoinha.

Dessa forma, a Lagoinha é uma praia bastante agradável para tomar sol, e além disso curtir um banho de mar.

Da Praia da Lagoinha podemos avistar a Ilha do Pontal, o Castelo dos Arautos do Evangelho, as Praias do Pulso e da Caçandoca.

Em direção às montanhas, conseguimos ver o imponente Pico do Corcovado. Outro passeio incrível para os aventureiros de plantão.

Infraestrutura

Foto da Praia da Lagoinha Ubatuba - Naturam

Mesmo localizada próxima da famosa e movimentada Maranduba, a Lagoinha mantém seu aspecto de sossego, sem aglomerações, e muito disso acontece pois não há por lá uma quantidade muito grande de quiosques.

Além disso, não possui uma infraestrutura comercial tão desenvolvida, mas ainda assim se beneficia da proximidade com sua vizinha.

Ou seja, estar próximo da Maranduba também significa estar próximo de mercados, lojas, padarias, farmácias, bares e restaurantes.

Em compensação, a rede hoteleira da Lagoinha é muito boa, mas sobre isso falaremos com detalhes em um tópico mais detalhes abaixo.

Vale lembrar que essa a Lagoinha é bem tranquila na maior parte do ano, tendo mais movimento apenas no alto verão e feriados.

Em relação à acessibilidade, a Lagoinha pode ser facilmente frequentada por pessoas com mobilidade reduzida, já que possui areia compacta e também possui uma rampa onde é feito o embarque e desembarque de pessoal.

O que fazer na Praia da Lagoinha

Foto da Praia da Lagoinha Ubatuba - Naturam

Como mencionamos anteriormente, a Lagoinha se beneficia de ótima localização, tendo por perto tanto infraestrutura quanto uma enorme variedade de passeios.

Sendo assim, não faltam opções de o que fazer na Praia da Lagoinha.

Aqui vamos falar sobre cada uma delas a seguir.

1. Atividades na praia

Foto da Praia da Lagoinha Ubatuba - Naturam

O mar tranquilo e a areia batida são um convite para diversos tipos de atividades na praia!

Na areia, uma caminhada contemplativa é o mínimo que você pode fazer.

Também é comum ver as pessoas praticando corrida por sua extensão.

Além disso, esportes como vôlei, futevôlei e futebol também ganham muitos adeptos.

Já no mar praticantes de SUP (stand up paddle) e caiaques são vistos com frequência.

No canto esquerdo da praia, atravessando o Rio Lagoinha, temos um local ideal para mergulho livre (snorkeling), principalmente próximo a costeira.

Na alta temporada você ainda pode fazer um divertido passeio de banana boat.

2. Visitar praias próximas

Foto da Praia do Sapê
Praia do Sapê

No lado direito da Lagoinha temos a Praia do Sapê, uma pequena praia que separa a Praia da Maranduba com a Praia da Lagoinha.

Recomendamos que caminhe até a Praia do Sapê, neste local você terá uma vista privilegiada da Ilha do Pontal, uma ilha muito próxima da costa.

Foto da Praia da Maranduba
Praia da Maranduba

Logo depois a Praia do Sapê começa a Praia da Maranduba, uma praia extensa, com ondas fracas e muitos quiosques espalhados pela orla.

Na Maranduba você ainda pode aproveitar para escorregar no enorme tobogã que fica no mar.

Lembrando que tanto a Lagoinha quanto a Maranduba são praias extensas, portanto, você precisará de muita disposição para conhecer essas praias caminhando, mas se preferir, todas podem ser acessadas com carro.

Indo em direção ao norte, a próxima praia com acesso pela Rio-Santos depois da Lagoinha é a Praia Dura, uma praia bastante agradável, ambiente familiar, com areias batidas e mar de ondas fracas.

Foto da Praia da Fortaleza
Praia da Fortaleza

Entrando numa estradinha na Praia Dura há uma sequência de praias que você também pode visitar, começando pela Praia Vermelha do Sul e chegando na Praia da Fortaleza.

Neste caminho você ainda encontra outras prainhas que tem acesso apenas por trilha, entre elas estão a Praia Brava da Fortaleza, a Praia do Costa e a Praia Brava do Sul.

Indo em direção ao sul, depois da Maranduba, temos as praias do Pulso, Caçandoca e Caçandoquinha, no entanto é necessário pegar uma via secundária para acessá-las, via essa que, aliás, também dá acesso ao famoso Castelo dos Arautos.

3. Conhecer o Castelo dos Arautos

Foto do Castelo dos Arautos
Castelo dos Arautos

O famoso Castelo dos Arautos do Evangelho está situado bem ao lado da entrada do condomínio da Praia do Pulso, passando Maranduba, em direção à Caraguatatuba.

É um lugar de beleza singular em Ubatuba e por sua proximidade com a Lagoinha, uma ótima opção de passeio.

Além de uma construção curiosa, assemelhando-se à um castelo, os ambientes do mosteiro são absolutamente lindos.

A vista que se tem do mar é incrível e o pôr do sol é lindo de se ver dali.

A igreja também chama atenção por ser um retiro espiritual até hoje em Ubatuba, com missas tradicionais com cantos gregorianos e parte da celebração em latim.

► Saiba tudo sobre o Castelo dos Arautos na Maranduba.

4. Conhecer as Ruínas da Lagoinha

Foto das Ruínas da Lagoinha
Ruínas da Lagoinha

Um dos pontos turísticos mais diferenciados e mais procurados de Ubatuba são as Ruínas da Lagoinha, e estas estão localizadas bem próximas da Praia da Lagoinha.

As ruínas situam-se do outro lado da rodovia e contam um pouco da história da cidade no período colonial, além de ser um lindo ponto para fotos!

Falando em história, outro lugar que você pode visitar são os pilares da primeira Fábrica de Vidros do Brasil (datada do século XVIII), logo na entrada do condomínio da Lagoinha.

► Saiba tudo sobre a Ruínas da Lagoinha.

5. Conhecer a Cachoeira Véu da Noiva

Foto: Harmonia JKL

Se é adepto de um banho de cachoeira, vai gostar de saber que há uma bem perto da Praia da Lagoinha.

A Cachoeira Véu da Noiva é acessada pelo mesmo caminho para as Ruínas da Lagoinha.

De lá você inicia uma trilha que tem a duração de cerca de 30 minutos até chegar na cachoeira.

6. Fazer a Trilha das 7 Praias

Foto da Praia do Bonete
Praia do Bonete

A Praia da Lagoinha é ponto de partida para uma das trilhas mais conhecidas de Ubatuba, a Trilha das 7 Praias.

A trilha sai da Lagoinha e passa pelas praias do Oeste, Peres, Bonete, Grande do Bonete, Deserto, Cedro do Sul terminando na praia da Fortaleza.

É uma trilha de nível médio e leva bastante tempo para ser completada.

Foto Praia do Oeste e Peres Ubatuba
Praia do Oeste e Peres. Ao fundo, Praia da Lagoinha

No entanto, o trecho a partir da Lagoinha até a Praia Grande do Bonete é fácil de ser percorrido, podendo ser feito até mesmo por crianças acima de 6 anos.

Para se chegar na Praia do Oeste e Peres, são cerca de 10 a 15 minutos de caminhada.

Já para chegar no Bonete e Grande do Bonete são cerca de 45 minutos à 1 hora.

► Recomendamos a leitura do nosso guia da Trilha das 7 Praias antes de ir.

7. Fazer um passeio de barco

As praias que compõe a Trilha das 7 Praias também são acessadas através de embarcações, e os passeios costumam desembarcar principalmente na Praia Grande do Bonete, uma praia paradisíaca com bastante infraestrutura.

Você pode optar por fazer um passeio de barco que normalmente sai da foz do Rio Lagoinha, no canto esquerdo da praia, ou então ir até a Praia da Maranduba e pegar um passeio de barco de lá.

► Saiba mais sobre passeios de lancha e escuna em Ubatuba

Galeria de fotos da Praia da Lagoinha

Vídeo da Praia da Lagoinha

Hotéis e Pousadas na Praia da Lagoinha

Foto da Praia da Lagoinha Ubatuba - Naturam

A oferta de hotéis e pousadas na Praia da Lagoinha é grande e diversificada.

Desta forma, você encontra na praia desde hospedagens mais simples e baratas até pousadas pé na areia.

Confira algumas pousadas recomendadas pela Naturam e entre em contato direto com a pousada por e-mail ou WhatsApp, conseguindo dessa forma o melhor preço, ou ainda em reservas seguras pelo Booking:

Castello Montemare

Pousada Casa na Praia

Pousada do Julião

Yabadabatuba Chalés

Recanto do Papito

Chalés Céu e Mar

Pousada Luz da Lua

Mirante da Lagoinha

Veja também esta lista com todas as Pousadas na Praia da Lagoinha, além de boas opções de Casas para Aluguel de Temporada.

► Além disso, você poderá ver uma lista selecionada pela Naturam por com as melhores Pousadas em Ubatuba.

Se preferir, clique aqui para ver uma lista de pousadas no Booking ou então faça sua pesquisa através do buscador abaixo:

Booking.com

Como chegar na Praia da Lagoinha em Ubatuba?

Foto da Praia da Lagoinha Ubatuba - Naturam

É muito fácil chegar na Praia da Lagoinha!

Está situada na região sul de Ubatuba, a cerca de 23 km do centro.

Vindo de Caraguatatuba, fica logo depois da Praia da Maranduba.

A entrada mais utilizada fica na altura do km 77 da Rodovia Rio-Santos, mas também se chega nela a partir da areia ou do condomínio da Praia do Sapê.

Outra forma de acesso, porém mais difícil, é pela Trilha das Sete Praias, a partir da Praia da Fortaleza.

O que achou da praia?

Foto da Praia da Lagoinha Ubatuba - Naturam

O que achou dessa incrível praia familiar? Já a conhecia?

Deixe sua opinião nos comentários, adoraríamos saber se este guia foi útil, se ficou com vontade de conhecer a praia ou se tem alguma dica pra nos dar!

Aproveite também para compartilhar esse Guia da Praia da Lagoinha Ubatuba com as pessoas com quem você gostaria de ir pra lá.

Comentando e compartilhando você nos ajuda a criar conteúdos cada vez melhores.

Boa estrutura hoteleira, boa para famílias e casais, com uma grande diversidade de atrações, esta é a Praia da Lagoinha em Ubatuba.

Veja a seguir as perguntas mais frequentes que o pessoal que quer conhecer a Praia da Lagoinha e região costumam fazer. Se você tiver mais alguma pergunta, ou até alguma informação interessante, deixe nos comentários no final da página.

Onde Fica a Praia da Lagoinha?

A Praia da Lagoinha fica na região sul de Ubatuba, logo depois das praias da Maranduba e Sapê. Essas são as 3 primeiras praias de Ubatuba à beira da Rio-Santos, alguns km depois da divisa com Caraguatatuba.

Quais os melhores Hotéis e Pousadas na Praia da Lagoinha?

A região da Lagoinha é bem servida de hospedagem. Lá você encontra bons Hotéis, Pousadas charmosas e Chalés econômicos – veja em Hospedagem na Praia da Lagoinha. Mas também tem muitos imóveis para temporada, veja em Casa para Aluguel de Temporada em Ubatuba.

O que fazer na Praia da Lagoinha, pontos turísticos?

A Lagoinha está em uma região rica de atrativos. Além da própria Praia da Lagoinha, você tem outras praias como as vizinhas Maranduba e Sapê, e as mais afastadas Bonete e Pulso. Vale a pena conhecer também as Ruínas da Lagoinha e o Castelo dos Arautos. E se você curte aventuras, a região tem uma das mais famosas trilhas ecológicas do Litoral Norte: a Trilha das 7 Praias de Ubatuba.

Quais os melhores vídeos parta conhecer a Lagoinha?

Um vídeo onde você pode conhecer bem a região em um show de imagens aéreas é:
Ubatuba Vista do Alto – Praias da Lagoinha, Maranduba, Pulso e Castelo dos Arautos

Comentários

  1. Boa tarde, estivemos ontem na praia da Lagoinha, e meu marido perdeu a carteira, ou roubaram de dentro da minha bolsa. Alguém sabe me informar se tem algum achados e perdidos da praia?? Estávamos perto de onde socorremos uma tartaruga marinha. O projeto Tamar foi até a praia busca- la. Precisamos alguma dica de como encontrar essa carteira!

  2. Boa tarde!!
    Gostaria de passar o carnaval na praia ubatuba,si tem um quarto na pousada pra um casal e o valor qual é são quatro dias.

  3. Praia maravilhosa Águas limpinha própria para crianças e prática de esportes amo pó demais essa praia para quem não conhece venha conhecer ,fora as trilhas para outras praias .Amo por demais.

  4. Esta faixa​ de praia que une Maranduba, Sapê e Lagoinha é o paraíso de Ubatuba! Com direito à trilha, casa de pescadores, lindas paisagens e muita diversão ❣️❣️❣️ Mar calmo e lindo, a areia da Lagoinha se difere por ser compactada e não fofa como a maioria das praias. É tão bom que chega a dar vontade de morar, em cada canto um encanto! Sem falar na mini cachoeira dentro do condomínio Samola, as ruínas da Lagoinha…. Um fim de semana pode ser pouco pra conhecer tudo, mas vale a pena encantar a alma e renovar energias. ??

O que achou? Deixe sua opinião!

Please enter your comment!
Please enter your name here

- De um apaixonado por viagens para outro -

Veja também

Ilhas de Ubatuba – 7 Ilhas paradisíacas para você conhecer!

As ilhas de Ubatuba vem ganhando cada vez mais fama no litoral brasileiro e não é por nada! Além...

O que fazer em Ubatuba – 22 Passeios que você não pode deixar de fazer!

Se está a procura das melhores dicas de o que fazer em Ubatuba, você está no lugar certo! Essa...

Mapa de Ubatuba – Praias e Pontos Turísticos

[googlemaps https://www.google.com/maps/d/u/3/embed?mid=1oWMst6KNh0kGANde9TVcwv3NHuaxiD5v&w=100%&h=600]