Praia Grande do Bonete

Naturam » Destinos » Brasil » Ubatuba » Praia Grande do Bonete | Comentários

A Praia Grande do Bonete em Ubatuba é uma praia absolutamente encantadora, com visual paradisíaco!

Aliás, por ser uma das várias praias isoladas de Ubatuba, recebe pouco movimento na maior parte do ano, além de ser cercada pelo verde da Mata Atlântica.

Sendo assim, esta incrível praia é acessada apenas por trilha ou barco, o que ajuda a mantê-la mais preservada.

Quer saber mais sobre a praia? Então continue lendo! Mas antes, recomendamos que veja nosso vídeo da Praia do Bonete e Grande do Bonete:

O que você encontra aqui:

Sobre a Praia Grande do Bonete

Praia Grande do Bonete Ubatuba - Naturam

A Praia Grande do Bonete está localizada na região sul de Ubatuba, próxima da Praia da Lagoinha, Sapê e Maranduba.

É uma praia com ambiente bastante familiar e recebe casais, famílias com crianças e aventureiros seguindo pela Trilha das 7 Praias.

Além disso, ela é facilmente acessada por trilha, que tem início no canto esquerdo da Praia da Lagoinha.

Portanto, se você estiver em busca de um pouco de aventura e ainda estiver hospedado em algumas dessas praias, não há desculpas para não visitar a Grande do Bonete.

Foto da Praia Grande do Bonete Ubatuba - Naturam

A praia possui areias claras, e cerca de 2 km de extensão – o que é uma vantagem para quem gosta de praia com mais tranquilidade, já que graças a sua extensão há mais espaço para todos, e para melhorar, não faltarão sombras de árvores para descansar do sol.

O mar é incrível, de tombo, com ondas razoáveis e águas límpidas, que por muitas vezes ficam da cor azul-esverdeado ou verde claro.

Aliás, a Praia Grande do Bonete tem boa infraestrutura para turistas, o que faz com que esta praia seja a preferida para passeios de escuna na região sul de Ubatuba.

Em resumo, a praia conta com bares e restaurantes rústicos, algumas casas de veraneio e uma comunidade caiçara que mantém a tradição na realização de festas típicas e corrida de canoas.

De canto à canto da Grande do Bonete

Foto da Praia Grande do Bonete Ubatuba - Naturam

No canto esquerdo da Praia Grande do Bonete existem alguns bares de praia, alguns ranchos de canoas, além de uma pequena barra de rio – é sem dúvida um lugar maravilhoso para um mergulho de snorkel, para um banho relaxante, e um verdadeiro paraíso para as crianças!

Por outro lado, no canto direito encontramos menos infraestrutura, e por isso, costuma estar mais vazio.

Aliás, neste canto da praia existe uma caverna, onde pescadores a utilizam como abrigo e curiosos imaginam quem poderia ter morado ali.

Por fim, na região central da praia há uma capela que guarda uma belíssima imagem de Cristo feita em bronze, confeccionada pelo artista Alberto Frioli.

Se a praia é isolada, eu vou encontrar ela deserta?

Praia Grande do Bonete Ubatuba - Naturam

Apesar de isolada, você dificilmente encontrará a Praia Grande do Bonete deserta.

Muito disso se deve ao fato da trilha ser de nível médio, e também pelo grande número de visitas de barco que recebe, principalmente nos finais de semana.

No entanto, diferentemente do que acontece na Praia do Bonete, a Praia Grande do Bonete tem uma grande extensão, o que faz com que as pessoas se espalhem mais, evitando aquela impressão de aglomeração.

Exceto na região dos bares de praia, claro, pois é onde fica a maior concentração de pessoas na praia.

Sendo assim, se quiser aproveitar a praia com mais de sossego, nossa dica é visitá-la na baixa temporada (outono e inverno) ou durante a semana.

Aliás, vale lembrar que os meses com menos chuva em Ubatuba vão de maio a agosto, e é justamente o período de menor movimento em Ubatuba.

Ou seja, de maio a agosto, além de ter menos gente em Ubatuba, geralmente o céu está mais limpo, e com isso você poderá fazer a trilha com mais segurança e tranquilidade.

▶ Veja também qual a melhor época para visitar Ubatuba!

Bonete e Bonetinho

Praia Grande do Bonete Ubatuba - Naturam

A Praia Grande do Bonete é vizinha da Praia do Bonete, sua irmã maior do lado esquerdo, que fica a cerca de 500 metros de distância.

No entanto, é importante saber que algumas pessoas se referem a Praia Grande do Bonete como “Bonete”, e a Praia do Bonete como “Bonetinho”.

Então se você ouvir alguém falando dessas praias com esses nomes, não se assuste, é bem comum.

Seja como for, as duas praias se diferem principalmente na infraestrutura (maior na Grande do Bonete) e no fato de que a Praia Grande do Bonete abriga uma comunidade local.

Como chegar na Praia Grande do Bonete

Foto da Praia Grande do Bonete Ubatuba - Naturam

Em suma, há duas formas de chegar na Praia do Bonete:

  • a primeira é através de trilha
  • e a segunda é através de barco

Sendo assim, vamos explicar cada uma das alternativas:

Como é a trilha para a Praia Grande do Bonete?

A trilha em questão é a famosa Trilha das 7 Praias, que passa pelas praias do Oeste, Peres, Bonete, Grande do Bonete, Deserto, Cedro do Sul e Fortaleza.

Só que para chegar na Praia Grande do Bonete, você fará apenas uma pequena parte da trilha.

Sendo assim, a trilha tem início no canto esquerdo da Lagoinha, e antes de chegar na Grande do Bonete, passamos também pelas praias do Oeste, Peres e Bonete (as primeiras da trilha).

Sendo assim, entre na Praia da Lagoinha através do acesso da altura do km 77 da Rio-Santos (é o ponto mais próximo do início da trilha), lá há vagas para estacionar.

Depois, caminhe até o canto esquerdo da Praia da Lagoinha, onde um rio desemboca. Geralmente é possível atravessar o rio andando, pois a maré fica baixa, mas se por um acaso estiver alta, você pode voltar pelo condomínio e atravessar uma ponte e começar a trilha de lá.

Mapa início da Trilha das 7 Praias Lagoinha Ubatuba - Naturam
Mapa início da Trilha das 7 Praias Lagoinha

Até a Grande do Bonete a caminhada é de nível médio, de cerca de 1 hora – a partir da Praia do Bonete a trilha apresenta muitos aclives e declives, com alguns trechos íngremes e que podem estar escorregadios, por isso é preciso de um pouco mais de cuidado ao fazer essa parte da trilha.

Aliás, por essa questão não recomendamos crianças pequenas nessa parte da trilha.

A trilha inicia beirando o mar e segue por um pequena parte dentro da Mata Atlântica.

Agora a pergunta que não quer calar: preciso de guia para fazer essa trilha?

A resposta é não, pois a trilha é auto guiada, ou seja, possui sinalizações no caminho.

No entanto, um guia credenciado garante mais segurança e pode enriquecer o passeio ao contar um pouco sobre a história do local.

Confira a seguir dois vídeos da Trilha das 7 Praias caso tenha interesse em fazer a trilha inteira:

Vídeo Trilha das 7 Praias – Completa

Vídeo Trilha das 7 Praias – Imagens Aéreas

Como ir de barco até a Praia Grande do Bonete?

Foto da Praia Grande do Bonete Ubatuba - Naturam
Foto: Daniel Spozito

A outra forma de acesso à Grande Bonete seria através de passeios de barco, e muitos deles saem da Maranduba e da Lagoinha.

Sendo assim, o mais comum é ir até o canto esquerdo da Praia da Lagoinha para pegar um barco com um barqueiro local – eles estão sempre por lá!

O passeio pode incluir ida e volta ou apenas ida (aí nesse caso, você voltaria através da trilha).

Os valores variam muito de acordo com a época, mas ficam no entorno de R$ 50 por pessoa (apenas ida).

Entretanto, também é comum ver lanchas e escunas na Praia Grande do Bonete.

As escunas normalmente saem da Maranduba, Enseada, Itaguá e Saco da Ribeira, e o passeio normalmente inclui o Bonete e Grande do Bonete.

Já as lanchas normalmente saem do Saco da Ribeira, do Perequê Mirim ou do Itaguá, mas que, por outro lado, incluem um roteiro mais personalizado.

▶ Saiba tudo sobre passeios de escuna e passeios de lancha em Ubatuba

Hotéis e Pousadas na Praia Grande do Bonete

Foto da Praia Grande do Bonete Ubatuba - Naturam

Como dissemos anteriormente, a praia é isolada, porém possui infraestrutura com algumas casas de veraneio. Um bom lugar para quem busca tranquilidade e sossego.

No entanto, como não é tão simples conseguir arrumar estadia lá recomendamos você se hospedar em praias que estão próximas ao Grande do Bonete, como Lagoinha (praia de onde sai a trilha), Sapê (pequena praia que separa Lagoinha de Maranduba) ou Maranduba (de onde saem passeios de escuna e barco para o Bonete).

Além disso, hospedar-se em praias como Itaguá, ou outras próximas do Saco da Ribeira também acaba sendo uma boa opção pois são pontos de saídas de passeio de escuna.

Veja a lista de pousadas que nós indicamos em cada praia:

Veja também nossa seleção das melhores Pousadas em Ubatuba.

Se preferir, clique aqui e confira uma lista de pousadas encontradas na região através do Booking, ou então fazer sua pesquisa através do buscador abaixo:

Booking.com

Galeria de fotos

Dicas finais

Foto da Praia Grande do Bonete Ubatuba - Naturam

Ao realizar trilhas é importante lembrar de sempre manter a natureza preservada, não jogando lixo na trilha, respeitando os animais, evitar fazer barulho, sempre avisar alguém sobre seu passeio, não sair da trilha e também proteger-se do sol e dos mosquitos.

Fique alerta com animais peçonhentos como cobras, use calçados como tênis e bota, e como a trilha adentra um pouco na mata, o ideal é usar calça e camiseta com manga mais longa.

Não faça a trilha depois de dias chuvosos, esta pode estar enlameada e escorregadia, aumentando o risco de acidentes.

O que achou da praia?

Foto da Praia Grande do Bonete Ubatuba - Naturam

É uma praia paradisíaca e que ainda tem o bônus de ter uma infraestrutura razoável provida pela comunidade local.

Devemos sempre respeitá-la e preservá-la. É o mínimo que podemos fazer ao visitá-la, afinal, queremos que ela continue sempre assim.

O que achou da Praia Grande do Bonete? Deu vontade de conhecer?

Não se esqueça de escrever para nós sua opinião através dos comentários!

Aproveite também para compartilhar este guia da Praia Grande do Bonete em Ubatuba com as pessoas que você gostaria de levar pra lá!

Mais uma linda praia de Ubatuba!

Veja também:

Um vídeo espetacular, com as mais bonitas Praias de Ubatuba

Não tínhamos como não colocar aqui um dos vídeos com as imagens mais espetaculares das praias de Ubatuba.

Neste vídeo de 2h40 de músicas relaxantes você pode mergulhar com tudo e admirar a beleza dessa incrível cidade.

Se gostar, depois inscreva-se em nosso canal para nos ajudar a continuar fazendo vídeos como este!

Foto do autor
Autor
Conteúdo de qualidade para você viajar melhor! Nos dedicamos a criar conteúdos diferenciados e aprofundados sobre variados destinos e atrações - afinal, quanto mais informações temos sobre um lugar, melhores são as experiências.

Deixe um comentário