Florianópolis

Ir pra Florianópolis é curtir praias deliciosas, é se deliciar com a culinária local, vivenciar experiências únicas, deslumbrar de sua história visitando fortes, fortalezas e catedrais, curtir a natureza fazendo ecoturismo, surfar em ondas fortes, surfar nas dunas, é relaxar, se divertir, dançar muito nas baladas, comer em fantásticos restaurantes e curtir uma cerveja gelada em um agradável bar.

Localizada em Santa Catarina, sul brasileiro, Florianópolis que ganhou o título de “Ilha da Magia”, é um lugar de beleza singular e conquistador.

A cidade é capaz de reunir natureza e patrimônio histórico preservados com infraestrutura de cidade grande. Quem visita uma vez com certeza irá querer voltar.

Floripa é incrivelmente dinâmica e criativa, e suas belíssimas praias atraem pessoas de todo o mundo.

 

O que procura?

Ache o que está procurando através dos links abaixo, ou aproveite para conhecer bem Florianópolis lendo o post completo.

 

Praias de Florianópolis

Florianópolis possui dezenas de praias, cada uma com sua peculiaridade, com uma característica.

Então separamos aqui as 10 principais praias de Florianópolis:

 

Daniela

Florianópolis Praias - Daniela foto

A Praia da Daniela é uma praia localizada num bairro de casas de veraneio, um pouco adiante de Jurerê. É sossegada e familiar. Possui uma faixa de areia estreita; o canto direito tem pedras, e o esquerdo, um manguezal.

Seu mar calmo é bom para famílias com crianças pequenas.

  • Distância do centro: 25 km
  • Hospedagem: Diversas casas para alugar. Confira aqui opções de hospedagens.
  • Atrativos próximos: na praia vizinha, a Praia do Forte, é onde está o forte de São José da Ponta Grossa, tem características semelhantes; mas o acesso só se dá pelo canto esquerdo de Jurerê.

 

Jurerê

Florianópolis Praias - Jurerê foto
Fotos de Ricardo Junior

Se você esta a procura de agito, Jurerê é a sua praia. Badalada, é a praia do condomínio mais caro e desejado da ilha, Jurerê Internacional.

A Praia do Jurerê possui faixa de areia estreita e mar calmo.

Ao longo da praia há tendas que alugam cadeiras e vendem bebidas e lanches (os restaurantes estão pouco a pouco deixando de oferecer serviço de praia).

A área fora do condomínio (todo o terço direito da praia) é conhecida como Jurerê Tradicional.

  • Charmosos restaurantes que existem ao final das vielas de estacionamento:
    »Café de la Musique (balada diurna e noturna; av. dos Merlins)
    »300 Cosmo (av. dos Salmões)
    »La Serena (antigo Taikô, repaginado para famílias; av. das Lagostas)
    »Donna (av. dos Pampos)
  • Balada: Parador P12 é um dayclub, com acesso controlado à areia, com piscina e ambiente de azaração (e à noite vira balada)
  • Distância do centro: 23 km
  • Hospedagem: De pousadas e hotéis estruturados à la resort, como o Il Campanario e o Jurerê Beach Village. Conheça também pousadas como a Pousada dos Sonhos e a Pousada dos Chás.
  • Atrativos próximos: A esquerda da praia você chega à Praia do Forte, onde há o Forte de São José da Ponta Grossa. Para a direita há uma costeira que vai a até Canasvieiras (principal reduto argentino na ilha) e continua por Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas.

 

Lagoinha de Ponta das Canas

Florianópolis Praias - Lagoinha do Norte foto

A Lagoinha de Ponta das Canas tem faixa de areia larga, mar calmo e a densidade demográfica é menor do que em outras praias voltadas para o norte.

É uma ótima praia para levar criança. Sua orla é ocupada por construções baixas; o que predomina na paisagem são os morros e o verde.

  • Distância do centro: 35 km
    Pegue a estrada para Canavieiras e, antes de chegar ao centrinho, siga as placas para Ponta das Canas.
  • Hospedagem: há um hotel pé-na-areia, o Antares Club Lagoinha. Outro hotel em destaque na praia é o Costa Norte Ponta das Canas Hotel.
  • Atrativos próximos: as praias do caminho (Canavieiras, Cachoeira de Bom Jesus, Ponta das Canas) também têm mar calmo, mas são de acesso difícil.

 

Praia Brava

Florianópolis Praias - Praia Brava foto

A Praia Brava é uma das melhores praias para surf em Florianópolis.

Possui faixa de areia larga e quem curte um esporte mais radical pode optar por fazer voo duplo de parapente, partindo de uma plataforma localizada no morro de acesso à praia.

A praia é urbanizada, com muitos prédios de quatro andares.

  • Distância do centro: 37 km
    Pegue a estrada para Canavieiras e, antes de chegar ao centrinho, siga as placas para Ponta das Canas; a estrada termina na Brava.
  • Hospedagem: o Brava Apart tem apartamentos de 1 e 2 dormitórios

 

Praia Mole

Florianópolis Praias - Praia Mole foto

A Praia Mole está perto do centro, sem construções a vista e morros recobertos de verde, o que da a impressão de estar longe da civilização.

A areia é bem fofa e o mar não é próprio para crianças.

Nos últimos anos, os bares do meio da praia vêm se transformando em beach lounges patrocinados por grandes empresas. O canto esquerdo é o preferido da turma GLS.

  • Distância do centro: 17 km, via Lagoa da Conceição.
  • Hospedagem: em frente à praia, do outro lado da estrada, fica o hotel com a localização mais espetacular de Floripa, o Praia Mole Eco Village, que se se estende até a Lagoa. Há também uma suíte no bistrô Isadora Duncan, no caminho para a Barra da Lagoa (oposto ao centro). Mas a grande novidade para quem quer estar perto da Mole é o novíssimo Don Zepe, que fica bem no centrinho da Lagoa da Conceição.
  • Atrativos próximos: A pé, saindo pelo canto esquerdo da Mole, chega-se à Galheta. Pela estrada, a praias seguintes são Barra da Lagoa (urbanizada; tem uma estação do Projeto Tamar) e Moçambique (extensa e selvagem; procurada por surfistas).
  • Aviso: Em épocas de alta temporada (verão e fins de semana quentes) ir e voltar da Praia Mole envolve um suplício no trânsito (no verão você pode levar uma hora e meia até o centrinho da Lagoa da Conceição). Mas definitivamente é uma praia que vale a visita.

 

Galheta

Florianópolis Praias - Galheta foto
Fotos de Ricardo Junior

A Praia da Galheta fica ao lado da Praia Mole. É uma praia selvagem, localizada dentro de um parque estadual onde o nudismo é permitido (e pouco praticado).

Dependendo do swell, o pessoal do surf se muda da Mole ou de Moçambique para lá.

Para chegar lá basta seguir por uma trilhazinha de 10 minutos a partir do canto esquerdo da Mole, a caminhada é bem tranquila, e a vista ao chegar é linda.

  • Distância do centro: 17 km até a Praia Mole
  • Hospedagem: as opções são as mesmas da Mole. Veja aqui as opções
  • Atrativos próximos: Pela estrada, a praias seguintes são Barra da Lagoa (urbanizada; tem uma estação do Projeto Tamar) e Moçambique (extensa e selvagem; procurada por surfistas).

 

Campeche

Florianópolis Praias - Campeche foto
Fotos de Ricardo Junior

A Praia do Campeche é continuação da Joaquina, mas é mais fácil acessá-la pelas estradas que servem o sul da ilha.

Possui faixa de areia larga e um mar com ondas.

O Campeche é uma ótima opção também para os que não querem enfrentar o trânsito para o norte e o leste da ilha; por conta disso, a área conhecida como Point do Riozinho.

  • Como chegar: Siga pela Av. Pequeno Príncipe e dobre à esquerda na Av. do Campeche. O ponto de referência é a academia Wellness.
  • Distância do centro: 15 km, saindo pela Beira-Mar Sul ou pela estrada que sai da Lagoa da Conceição, passando a ponte.
  • Hospedagem: as melhores pousadas do pedaço são a Vila Tamarindo e a Natur Campeche.
  • Atrativos próximos: a Joaquina ainda é provavelmente a praia mais famosa da ilha. O acesso à Joaquina é pela Lagoa da Conceição.

 

Ilha do Campeche

Florianópolis Praias - Ilha do Campeche foto
Fotos de Ricardo Junior

A Ilha do Campeche chama a atenção por conta de suas trilhas ecológicas e inscrições rupestres.

Possui praia de areia branca e água transparente. A prainha onde aportam os barcos dos visitantes é mais que perfeita.

  • Distância do centro: 22 km até a praia da Armação
  • Como chegar: Na praia da Armação você procura a Associação de Pescadores (tel: (48) 3338-9470) e se encaixa num barco. No verão também há passeios em botes operados a partir da praia do Campeche.
  • Hospedagem: Você pode se hospedar nas praias próximas, como a Campeche. Veja aqui algumas ótimas opções

 

Matadeiro

Florianópolis Praias - Matadeiro foto
Foto por Marlon Gaspar

O Matadeiro é uma das praias preferidas pelos surfistas (Guga Kuerten sempre fala de lá).

É uma praia botina e selvagem.

De lá sai uma das trilhas para a Lagoinha do Leste.

  • Distância do centro: 22 km, saindo pela Beira-Mar Sul.
  • Hospedagem: a Pousada Pénareia fica num pedaço ainda bastante verde da praia da Armação. Também há o Morro das Pedras Praia Hotel, a beira mar.
  • Atrativos próximos: a praia da Armação fica num vilarejo pitoresco de pescadores; o canto esquerdo é desocupado. A Lagoa do Peri fica do outro lado da estrada.

 

Lagoinha do Leste

Florianópolis Praias - Lagoinha do Leste foto
Fotos de Ricardo Junior

É considerada a praia mais bonita da ilha.

Seu acesso é somente por tilha, o que preserva suas características selvagens.

Possui uma lagoinha que ora se comunica, ora não se comunica com o mar.

Nós temos um post completamente dedicado a essa praia => Lagoinha do Leste

  • Como chegar: ou você vai por uma trilha íngreme que sai um pouco antes de Pântano do Sul (e leva 45 minutos), ou vai por uma trilha plana que sai de Matadeiro e contorna o costão (e leva 3 horas).
    Na temporada barqueiros oferecem transporte, tanto do Matadeiro quanto de Pântano do Sul.
    Distância do centro: Pântano do Sul está a 32 km, saindo pela Baía Sul.
  • Hospedagem: Veja aqui
  • Atrativos próximos: a praia de Pântano do Sul tem barquinhos de pescadores e o folclórico Bar do Arante, onde os visitantes deixam bilhetes em varais no teto.

 

Agito na região central e norte

Florianópolis

Quer agito? Conheça a Região Central e Norte de Florianópolis.

A região central e norte abriga a maior parte da população, possui um ar cosmopolita, e consequentemente, possui as praias mais badaladas do município.

Já ouviu falar da famosa Jurerê? Certamente não é das mais bonitas, mas está entre as mais badaladas praias do Brasil!

Um empreendimento imobiliário de alto padrão fez o trecho esquerdo da praia ganhar o nome de Jurerê Internacional, por conta das casas que fogem um pouco da realidade do nosso país – só se vê casas enormes e sem muros.

Florianópolis

 

Tranquilidade, praias desertas e isoladas, contato com a natureza

Florianópolis

Praias desertas e tranquilidade na Região Sul de Florianópolis.

A região sul apesar de menos habitada, também tem seu charme. Possui praias quase desertas, paradisíacas.

A praia mais famosa, que já entrou como uma das mais belas do Brasil, é a Praia Lagoinha do Leste. Para acessá-la, é necessário pegar uma trilha.

[su_button url=”https://naturam.com.br/praia-lagoinha-do-leste-o-paraiso-florianopolis/” target=”blank” style=”stroked” background=”#019EBD” size=”6″ radius=”round” title=”Saiba mais sobre a Lagoinha do Leste.”]Saiba mais sobre a Lagoinha do Leste.[/su_button]

 

Passeios culturais: Artesanato, construções históricas

O artesanato, os barcos de pesca, as rendeiras, o folclore, a culinária e a arquitetura colonial também são fortes atrativos da região sul, e preservar sua rica cultura local atrai recursos e por fim enriquece o turismo e as comunidades locais.

  • Artesanato:  O artesanato típico da região é feito em cerâmica e encontrado em forma de panelas, potes e moringas, além de peças figurativas representando o folclore e as festas típicas da ilha.A Casa da Alfândega abriga uma galeria de artesanato para exposição e comercialização de trabalhos, que podem ser conferidos ainda na Casa Açoriana, no bairro de Santo Antônio de Lisboa.
    Feirinha da Lagoa da Conceição: A feira acontece aos domingos, na Praça Bento Silvério. Na baixa temporada funciona das 15h às 20h e, na alta, das 17h às 23h.
  • Arquitetura: A arquitetura em estilo açoriano domina a paisagem em alguns bairros de Florianópolis. Entre eles estão o CentroSanto Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, com casario preservado.
  • Fortes: Já os monumentais fortes erguidos no século XVIII e que dominam algumas ilhas da região também são acessíveis aos visitantes.
    Através de passeios de escuna, visita-se as fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e de Santo Antônio de Ratones.
    Outro forte que você pode visitar, de fácil acesso, é o Forte Sant´Ana, que fica embaixo da Ponte Hercílio Luz, descortinando belas paisagens. Concluído em 1765, abriga o Museu de Armas da Polícia Militar.
  • Museus: Por toda a capital espalham-se museus que contam a história da cidade e apresentam belas obras de artistas locais como Eli Heil e Victor Meirelles. Você pode visitar museus como: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa e o Museu O Mundo Ovo, de Eli Hiel.

 

Lagoa da Conceição

Florianópolis Lagoa da Conceição foto

A Lagoa da Conceição em Florianópolis talvez seja considerada uma das principais atrações da cidade, e definitivamente uma das mais conhecidas.

São 15km² de água. Está localizada no centro geográfico da ilha, ponto estratégico para seguir em todas as direções.

A Lagoa proporciona diversos tipos de passeios:

  • Esportes: Na lagoa é possível praticar esportes como wind e kitesurf, vela, caiaque e stand-up paddle. Dos morros em volta partem parapentes e asas-delta. Já as trilhas são invadidas pelas turmas do trekking e da mountain bike.
  • Artesanato: Como mostramos anteriormente, na Lagoa da Conceição acontece uma das principais feirinhas de Florianópolis. Lá também é possível encontrar diversas casas e lojinhas espalhadas pela Av. das Rendeiras que oferecem as tradicionais rendas de bilro em forma de vestidos, toalhas, cortinas.
  • Gastrononomia: Por estar localizada na região central de Florianópolis, conhecida como “centrinho”, tanto durante e dia como a noite você encontra varidos restaurantes, bares com música ao vivo e cafés para todo os gostos.
  • Cultura: No Canto dos Araçás fica o Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Erguida em 1750, a igreja preserva os sinos doados por D. Pedro II em 1847.

Onde ficar: Hotéis, pousadas, hotels em Florianópolis

A Naturam indica para você os estabelecimentos abaixo:

Jurerê

Lagoinha de Ponta das Canas

Praia Brava

Brava Apart Hotel

Praia Mole

Campeche

Matadeiro

 

Como chegar em Florianópolis

  • De carro: De Curitiba, acesso pela BR-101, duplicada e em bom estado de conservação. De Porto Alegre, o acesso é pela mesma rodovia, mas há trechos em obras e os congestionamentos são constantes.
  • De avião: Há vôos diários partindo das principais capitais do país.

Mapa de Localização

Confira passeios incríveis pelo Brasil:

Inscreva-se para receber novidades!

A Naturam te dá dicas de destinos incíveis espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Seja o primeiro a receber nossas dicas, promoções e descontos!

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Postagens mais recentes

Os mais vistos

Melhores praias para família em Ubatuba foto

As 20 melhores praias de Ubatuba para família – Lista completa

Qual a melhor praia de Ubatuba para ir com a família? Pensando nisso criamos uma lista com 20 praias pra você escolher qual a melhor pra você e sua família!
Ilha do Cardoso, Cananéia - foto

Cananéia – Guia Completo

Cananéia é uma linda e preservada cidade do litoral sul paulista, um dos melhores roteiros ecológicos do mundo, é a opção ideal para quem busca tranquilidade, contato com a natureza, passeios de barco, trilhas...
Campos do Jordão - Dicas de o que fazer foto

Campos do Jordão

Campos do Jordão esta localizado no interior de São Paulo e é um dos principais destinos turísticos de inverno do Brasil. Conhecida como a “Suíça Brasileira” devido suas belas construções europeias e pelo seu clima mais frio que a média brasileira...
Festival de Inverno de Campos do Jordão - Programação foto

Programação Festival de Inverno de Campos do Jordão

Veja aqui a Programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão. A Fundação Osesp administra o Festival com Marcelo Lopes na Direção Executiva, Arthur Nestrovski na Direção Artística e Marin Alsop como Consultora Artística. Fabio...
Iguape, Litoral Sul SP - Foto

Iguape – Guia Completo

Iguape é uma cidadezinha com construções históricas, cercada da natureza e possui diversas atrações. Veja dicas de o que fazer, pousadas, ecoturismo, praias, trilhas, festas, eventos, culinária e muito mais!