Florianópolis

Naturam » Nossos Guias Turí­sticos » Florianópolis

Ir pra Florianópolis é curtir praias deliciosas, é se deliciar com a culinária local, vivenciar experiências únicas, deslumbrar de sua história visitando fortes, fortalezas e catedrais.

Em Floripa você vai, curtir a natureza fazendo ecoturismo, surfar em ondas fortes, surfar nas dunas, relaxar, se divertir, comer em fantásticos restaurantes e curtir uma cerveja gelada em um agradável bar.

Localizada em Santa Catarina, sul bdo Brasil, Florianópolis ganhou o tí­tulo de “Ilha da Magia” por ser um lugar de beleza singular e conquistador.

A cidade, carinhosamente também chamada de Floripa, é capaz de reunir natureza e patrimônio histórico preservados com infraestrutura de cidade grande. Quem visita uma vez com certeza irá querer voltar.

Floripa é incrivelmente dinâmica e criativa, e suas belí­ssimas praias atraem pessoas de todo o mundo.

O que fazer em Florianópolis? Veja aqui muitas dicas!

Ache o que está procurando através dos links abaixo, ou aproveite para conhecer bem Floripa rolando a página e lendo o post completo.

Praias de Florianópolis

Florianópolis possui dezenas de praias, cada uma com sua peculiaridade, com uma caracterí­stica.

Então separamos aqui as 10 principais praias de Florianópolis:

Praia da Daniela
Praia da Daniela, Florianópolis
Praia da Daniela, Florianópolis

A Praia da Daniela é uma praia localizada num bairro de casas de veraneio, um pouco adiante de Jurerê. É sossegada e familiar. Possui uma faixa de areia estreita; o canto direito tem pedras, e o esquerdo, um manguezal.

Seu mar calmo é bom para famí­lias com crianças pequenas.

  • Distância do centro: 25 km
  • Hospedagem: Diversas casas para alugar. Confira aqui opções de hospedagens.
  • Atrativos próximos: na praia vizinha, a Praia do Forte, é onde está o forte de São José da Ponta Grossa, tem caracterí­sticas semelhantes; mas o acesso só se dá pelo canto esquerdo de Jurerê.

Praia do Jurerê

Se você esta a procura de agito, Jurerê é a sua praia. Badalada, é a praia do condomí­nio mais caro e desejado da ilha, Jurerê Internacional.

A Praia do Jurerê possui faixa de areia estreita e mar calmo.

Ao longo da praia há tendas que alugam cadeiras e vendem bebidas e lanches (os restaurantes estão pouco a pouco deixando de oferecer serviço de praia).

A área fora do condomí­nio (todo o terço direito da praia) é conhecida como Jurerê Tradicional.

  • Charmosos restaurantes que existem ao final das vielas de estacionamento:
    »Café de la Musique (balada diurna e noturna; av. dos Merlins)
    »300 Cosmo (av. dos Salmões)
    »La Serena (antigo Taikô, repaginado para famí­lias; av. das Lagostas)
    »Donna (av. dos Pampos)
  • Balada: Parador P12 é um dayclub, com acesso controlado à areia, com piscina e ambiente de azaração (e à noite vira balada)
  • Distância do centro: 23 km
  • Hospedagem: De pousadas e hotéis estruturados à la resort, como o Il Campanario e o Jurerê Beach Village. Conheça também pousadas como a Pousada dos Sonhos e a Pousada dos Chás.
  • Atrativos próximos: A esquerda da praia você chega à Praia do Forte, onde há o Forte de São José da Ponta Grossa. Para a direita há uma costeira que vai a até Canasvieiras (principal reduto argentino na ilha) e continua por Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas.

Praia da Lagoinha de Ponta das Canas
Praia da Lagoinha de Ponta das Canas - Florianópolis
Praia da Lagoinha de Ponta das Canas – Florianópolis

A Praia da Lagoinha de Ponta das Canas tem faixa de areia larga, mar calmo e a densidade demográfica é menor do que em outras praias voltadas para o norte.

É uma ótima praia para levar criança. Sua orla é ocupada por construções baixas; o que predomina na paisagem são os morros e o verde.

  • Distância do centro: 35 km
    Pegue a estrada para Canavieiras e, antes de chegar ao centrinho, siga as placas para Ponta das Canas.
  • Hospedagem: há um hotel pé-na-areia, o Antares Club Lagoinha. Outro hotel em destaque na praia é o Costa Norte Ponta das Canas Hotel.
  • Atrativos próximos: as praias do caminho (Canavieiras, Cachoeira de Bom Jesus, Ponta das Canas) também têm mar calmo, mas são de acesso difí­cil.

Praia Brava
Praia Brava de Florianópolis
Praia Brava de Florianópolis

A Praia Brava é uma das melhores praias para surf em Florianópolis.

Possui faixa de areia larga e quem curte um esporte mais radical pode optar por fazer voo duplo de parapente, partindo de uma plataforma localizada no morro de acesso à praia.

A praia é urbanizada, com muitos prédios de quatro andares.

  • Distância do centro: 37 km
    Pegue a estrada para Canavieiras e, antes de chegar ao centrinho, siga as placas para Ponta das Canas; a estrada termina na Brava.
  • Hospedagem: o Brava Apart tem apartamentos de 1 e 2 dormitórios

Praia Mole
Praia Mole de Florianópolis
Praia Mole de Florianópolis

A Praia Mole está perto do centro, sem construções a vista e morros recobertos de verde, o que da a impressão de estar longe da civilização.

A areia é bem fofa e o mar não é próprio para crianças.

Nos últimos anos, os bares do meio da praia vêm se transformando em beach lounges patrocinados por grandes empresas. O canto esquerdo é o preferido da turma GLS.

  • Distância do centro: 17 km, via Lagoa da Conceição.
  • Hospedagem: em frente à praia, do outro lado da estrada, fica o hotel com a localização mais espetacular de Floripa, o Praia Mole Eco Village, que se se estende até a Lagoa. Há também uma suí­te no bistrô Isadora Duncan, no caminho para a Barra da Lagoa (oposto ao centro). Mas a grande novidade para quem quer estar perto da Mole é o noví­ssimo Don Zepe, que fica bem no centrinho da Lagoa da Conceição.
  • Atrativos próximos: A pé, saindo pelo canto esquerdo da Mole, chega-se à Galheta. Pela estrada, a praias seguintes são Barra da Lagoa (urbanizada; tem uma estação do Projeto Tamar) e Moçambique (extensa e selvagem; procurada por surfistas).
  • Aviso: Em épocas de alta temporada (verão e fins de semana quentes) ir e voltar da Praia Mole envolve um suplí­cio no trânsito (no verão você pode levar uma hora e meia até o centrinho da Lagoa da Conceição). Mas definitivamente é uma praia que vale a visita.

Praia da Galheta

A Praia da Galheta fica ao lado da Praia Mole. É uma praia selvagem, localizada dentro de um parque estadual onde o nudismo é permitido (e pouco praticado).

Dependendo do swell, o pessoal do surf se muda da Mole ou de Moçambique para lá.

Para chegar lá basta seguir por uma trilhazinha de 10 minutos a partir do canto esquerdo da Mole, a caminhada é bem tranquila, e a vista ao chegar é linda.

  • Distância do centro: 17 km até a Praia Mole
  • Hospedagem: as opções são as mesmas da Mole. Veja aqui as opções
  • Atrativos próximos: Pela estrada, a praias seguintes são Barra da Lagoa (urbanizada; tem uma estação do Projeto Tamar) e Moçambique (extensa e selvagem; procurada por surfistas).

Praia do Campeche

A Praia do Campeche é continuação da Joaquina, mas é mais fácil acessá-la pelas estradas que servem o sul da ilha.

Possui faixa de areia larga e um mar com ondas.

O Campeche é uma ótima opção também para os que não querem enfrentar o trânsito para o norte e o leste da ilha; por conta disso, a área conhecida como Point do Riozinho.

  • Como chegar: Siga pela Av. Pequeno Prí­ncipe e dobre à esquerda na Av. do Campeche. O ponto de referência é a academia Wellness.
  • Distância do centro: 15 km, saindo pela Beira-Mar Sul ou pela estrada que sai da Lagoa da Conceição, passando a ponte.
  • Hospedagem: as melhores pousadas do pedaço são a Vila Tamarindo e a Natur Campeche.
  • Atrativos próximos: a Joaquina ainda é provavelmente a praia mais famosa da ilha. O acesso à Joaquina é pela Lagoa da Conceição.

Ilha do Campeche

A Ilha do Campeche chama a atenção por conta de suas trilhas ecológicas e inscrições rupestres.

Possui praia de areia branca e água transparente. A prainha onde aportam os barcos dos visitantes é mais que perfeita.

  • Distância do centro: 22 km até a praia da Armação
  • Como chegar: Na praia da Armação você procura a Associação de Pescadores (tel: (48) 3338-9470) e se encaixa num barco. No verão também há passeios em botes operados a partir da praia do Campeche.
  • Hospedagem: Você pode se hospedar nas praias próximas, como a Campeche. Veja aqui algumas ótimas opções

Praia do Matadeiro
Praia do Matadeiro Florianópolis
Praia do Matadeiro – Foto por Marlon Gaspar

O Matadeiro é uma das praias preferidas pelos surfistas (Guga Kuerten sempre fala de lá).

É uma praia botina e selvagem.

De lá sai uma das trilhas para a Lagoinha do Leste.

  • Distância do centro: 22 km, saindo pela Beira-Mar Sul.
  • Hospedagem: a Pousada Pénareia fica num pedaço ainda bastante verde da praia da Armação. Também há o Morro das Pedras Praia Hotel, a beira mar.
  • Atrativos próximos: a praia da Armação fica num vilarejo pitoresco de pescadores; o canto esquerdo é desocupado. A Lagoa do Peri fica do outro lado da estrada.

Praia Lagoinha do Leste

É considerada a praia mais bonita da ilha.

Seu acesso é somente por tilha, o que preserva suas caracterí­sticas selvagens.

Possui uma lagoinha que ora se comunica, ora não se comunica com o mar.

Nós temos um post completamente dedicado a essa praia => Praia Lagoinha do Leste

  • Como chegar: ou você vai por uma trilha í­ngreme que sai um pouco antes de Pântano do Sul (e leva 45 minutos), ou vai por uma trilha plana que sai de Matadeiro e contorna o costão (e leva 3 horas).
    Na temporada barqueiros oferecem transporte, tanto do Matadeiro quanto de Pântano do Sul.
    Distância do centro: Pântano do Sul está a 32 km, saindo pela Baí­a Sul.
  • Hospedagem: Veja aqui
  • Atrativos próximos: a praia de Pântano do Sul tem barquinhos de pescadores e o folclórico Bar do Arante, onde os visitantes deixam bilhetes em varais no teto.

O que fazer em Floripa: região central e norte

Florianópolis

Quer agito? Conheça a Região Central e Norte de Florianópolis.

A região central e norte abriga a maior parte da população, possui um ar cosmopolita, e consequentemente, possui as praias mais badaladas do municí­pio.

Já ouviu falar da famosa Jurerê? Certamente não é das mais bonitas, mas está entre as mais badaladas praias do Brasil!

Um empreendimento imobiliário de alto padrão fez o trecho esquerdo da praia ganhar o nome de Jurerê Internacional, por conta das casas que fogem um pouco da realidade do nosso paí­s – só se vê casas enormes e sem muros.

Florianópolis

Florianópolis: Tranquilidade, praias desertas e isoladas, contato com a natureza

Florianópolis

Praias desertas e tranquilidade na Região Sul de Florianópolis.

A região sul apesar de menos habitada, também tem seu charme. Possui praias quase desertas, paradisí­acas.

A praia mais famosa, que já entrou como uma das mais belas do Brasil, é a Praia Lagoinha do Leste. Para acessá-la, é necessário pegar uma trilha.

[su_button url=”https://naturam.com.br/praia-lagoinha-do-leste-o-paraiso-florianopolis/” target=”blank” style=”stroked” background=”#019EBD” size=”6″ radius=”round” title=”Saiba mais sobre a Lagoinha do Leste.”]Saiba mais sobre a Lagoinha do Leste.[/su_button]

Passeios culturais: Artesanato, construções históricas

O artesanato, os barcos de pesca, as rendeiras, o folclore, a culinária e a arquitetura colonial também são fortes atrativos da região sul, e preservar sua rica cultura local atrai recursos e por fim enriquece o turismo e as comunidades locais.

  • Artesanato:  O artesanato tí­pico da região é feito em cerâmica e encontrado em forma de panelas, potes e moringas, além de peças figurativas representando o folclore e as festas tí­picas da ilha.A Casa da Alfândega abriga uma galeria de artesanato para exposição e comercialização de trabalhos, que podem ser conferidos ainda na Casa Açoriana, no bairro de Santo Antônio de Lisboa.
    Feirinha da Lagoa da Conceição: A feira acontece aos domingos, na Praça Bento Silvério. Na baixa temporada funciona das 15h às 20h e, na alta, das 17h às 23h.
  • Arquitetura: A arquitetura em estilo açoriano domina a paisagem em alguns bairros de Florianópolis. Entre eles estão o CentroSanto Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, com casario preservado.
  • Fortes: Já os monumentais fortes erguidos no século XVIII e que dominam algumas ilhas da região também são acessí­veis aos visitantes.
    Através de passeios de escuna, visita-se as fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e de Santo Antônio de Ratones.
    Outro forte que você pode visitar, de fácil acesso, é o Forte Sant ´Ana, que fica embaixo da Ponte Hercí­lio Luz, descortinando belas paisagens. Concluí­do em 1765, abriga o Museu de Armas da Polí­cia Militar.
  • Museus: Por toda a capital espalham-se museus que contam a história da cidade e apresentam belas obras de artistas locais como Eli Heil e Victor Meirelles. Você pode visitar museus como: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa e o Museu O Mundo Ovo, de Eli Hiel.

Lagoa da Conceição

Florianópolis Lagoa da Conceição foto

A Lagoa da Conceição em Florianópolis talvez seja considerada uma das principais atrações da cidade, e definitivamente uma das mais conhecidas.

São 15km ² de água. Está localizada no centro geográfico da ilha, ponto estratégico para seguir em todas as direções.

A Lagoa proporciona diversos tipos de passeios:

  • Esportes: Na lagoa é possí­vel praticar esportes como wind e kitesurf, vela, caiaque e stand-up paddle. Dos morros em volta partem parapentes e asas-delta. Já as trilhas são invadidas pelas turmas do trekking e da mountain bike.
  • Artesanato: Como mostramos anteriormente, na Lagoa da Conceição acontece uma das principais feirinhas de Florianópolis. Lá também é possí­vel encontrar diversas casas e lojinhas espalhadas pela Av. das Rendeiras que oferecem as tradicionais rendas de bilro em forma de vestidos, toalhas, cortinas.
  • Gastrononomia: Por estar localizada na região central de Florianópolis, conhecida como “centrinho”, tanto durante e dia como a noite você encontra varidos restaurantes, bares com música ao vivo e cafés para todo os gostos.
  • Cultura: No Canto dos Araçás fica o Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Erguida em 1750, a igreja preserva os sinos doados por D. Pedro II em 1847.

Como chegar em Florianópolis

  • De carro: De Curitiba, acesso pela BR-101, duplicada e em bom estado de conservação. De Porto Alegre, o acesso é pela mesma rodovia, mas há trechos em obras e os congestionamentos são constantes.
  • De ônibus: As empresas Catarinense, Itapemirim (0800-723-2121), Pluma (0800-646-0300), e Real Expresso.
  • De avião: Há vôos diários partindo das principais capitais do paí­s.

Mapa de Localização

Onde ficar: Hotéis, pousadas, hostels em Florianópolis

Você pode fazer sua pesquisa pelos melhores hotéis e pousadas de Florianópolis no mapa abaixo, e conseguir uma boa relação custo/benefí­cio e uma reserva segura pelo Booking:

Booking.com

▶ Vai viajar? Então reserve aqui!

Você sabia que ao fazer uma reserva com um link aqui no nosso blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda a Naturam a produzir mais artigos de qualidade! Agradecemos imensamente a ajuda!

Deixe um comentário