Como Usar o GOOGLE TRADUTOR – traduza instantâneamente VOZ, PLACAS e AVISOS

Naturam » Dicas de Viagem » Como Usar o GOOGLE TRADUTOR – traduza instantâneamente VOZ, PLACAS e AVISOS

Você sabia que pode usar o Google Tradutor na viagem para conseguir se comunicar mesmo sem saber falar ou falando pouco da lí­ngua do paí­s que vai visitar?

É isso mesmo!

Ele te ajuda a traduzir instantâneamente VOZ, PLACAS e AVISOS.

Então se você nunca viajou pra fora porque não se sente confortável em um lugar onde todo mundo fala outra lí­ngua ou então se você até gosta e já viajou para outros paí­ses e está procurando algum tipo de facilidade para lidar com a barreira linguí­stica, esse post é para você!

Com o Google Tradutor o tempo em que as pessoas viajavam a turismo e enfrentavam dificuldades com a barreira da lí­ngua é realmente coisa do passado.

A tecnologia nos deu essa ferramenta fantástica, o Tradutor Google, que hoje é uma das ferramentas de tradução mais utilizadas no mundo, e que pode ser muito bem utilizada nas suas viagens!

Nós ensinaremos 6 formas de Como usar o Google Tradutor na sua viagem para você poder vencer o medo e as dificuldades de um outro idioma ao viajar para outro paí­s!

Mas antes, convidamos você a conferir um ví­deo que ensina a usar cada uma das ferramentas que serão descritas aqui no post, e depois, continue lendo para entender melhor cada uma delas:

Como usar o Google Tradutor em Viagens!

Homem com celular na mar falando com garçonete

Disponí­vel tanto no desktop quanto para celulares e smartphones, o Google Tradutor facilitará muito sua viagem.

Mas como?

Fazendo, por exemplo, traduções simultâneas ou até mesmo traduzindo placas de trânsito e menus de restaurantes – as possibilidades são infinitas.

O tradutor serve para qualquer lí­ngua, porém, com a universalização do inglês, muitas pessoas passaram a dominar este idioma.

Desta forma, acaba sendo mais comum para nós brasileiros utilizarmos o modo de tradução de inglês para português e vice-versa.

Você quer rodar o mundo, viajar sem falar inglês? Então veja nosso passo a passo de como usar da melhor forma o Google Tradutor em viagens.

Mas antes, veja um exemplo de como o google tradutor pode ser utilizado em viagens:

Como acessar e instalar o Google Tradutor?

Foto do celular mostrando app do Google Tradutor

A verdade é que o serviço de tradução do Google é muito fácil de ser acessado!

Geralmente os smartphones já trazem o Aplicativo Google Tradutor instalado. Mas se o seu não tiver, é só baixá-lo no Google Play ou na App Store.

Também é possí­vel acessar o Google Translate através do desktop (computador), caso você se encontre numa situação onde está com o computador aberto – basta acessá-lo via navegador (Chrome, Edge etc.) clicando aqui.

No entanto, levando em consideração que durante a viagem é muito mais fácil usar o celular do que o computador, vamos focar no uso da ferramenta através do celular.

Sendo assim, existem 4 principais formas de usar o Google Tradutor para se comunicar em outra lí­ngua durante a sua viagem: através da ferramenta de escrita, do uso de voz para tradução simultânea, da imagem da câmera, e do uso de voz para fazer transcrições.

Ao acessar o aplicativo em seu celular, você verá algo assim:

via GIPHY

1- Ferramenta de Escrita no Tradutor Google

No exemplo do ví­deo anterior, a mulher tenta se comunicar com o garçom justamente através da ferramenta de escrita do Google Tradutor.

É a forma mais prática de usar o Google Tradutor é muito provável que você já tenha usado, mas não sabia que também poderia usar em viagens – muito útil em situações em que você precise relembrar ou ver como se diz determinada palavra ou frase.

Ao abrir o aplicativo a primeira coisa que vemos é a ferramenta de escrita, onde está escrito “Toque para digitar o texto”.

A primeira coisa que tem que fazer é configurar os idiomas para a lí­ngua desejada. No lado direito você coloca o idioma para qual você quer que a frase seja traduzida, por exemplo do português para o inglês e vice-versa.

Depois, comece a digitar a frase que quer traduzir, como “onde fica o banheiro”. Rapidamente a tradução já aparecerá para você!

via GIPHY

Em suma, a ferramenta de escrita é a forma mais simples de usar o tradutor na viagem: você digita a palavra ou frase no idioma desejado e obtém uma tradução automática.

E não só isso, clicando no í­cone do alto falante ao lado do idioma você verá a forma correta de pronunciar a palavra ou frase, e além disso, você ainda pode clicar no botão de “copiar o texto”.

Viu como é fácil?

Mas não para por aí­, esse fantástico aplicativo para smartphone ainda oferece outras funcionalidades para te ajudar a se comunicar em outra lí­ngua durante sua viagem:

2- Conversa: Usando o Google Tradutor por voz

Foto mulher falando um comando de voz no celular

O nome da ferramenta já diz tudo! Você pode usá-la durante uma conversa com um nativo.

Aqui você faz tudo por comando de voz!

Basicamente você irá falar em voz alta e o Google fará uma tradução simultânea do que está dizendo.

Por exemplo, coloque os idiomas em português como lí­ngua primária – você vai falar em português – e inglês para a tradução. Depois de clique em “Conversa”, e aparecerá a tela:

via GIPHY

Verifique se não está com o volume muito baixo.

Vamos imaginar que você queira fazer alguma pergunta em português para ser traduzida para o inglês. Por exemplo — “Onde fica o ponto de ônibus?”.

Clique então no microfone em português e fale pausadamente a frase “Onde fica o ponto de ônibus?”.

Automaticamente o Google reconhece a frase, traduz e faz a pronúncia em inglês!

via GIPHY

Se estiver conversando com um nativo, ele escutará a frase e poderá lhe dar a resposta. E você poderá traduzir a resposta dele fazendo o caminho inverso da Conversa, do inglês para o português.

Ou seja, quando o nativo for responder, você clica no idioma dele para que a tradução seja feita para o seu idioma.

Outra opção é clicar no botão “automático”, onde o tradutor identifica automaticamente o idioma que está sendo falado.

Logo, é muito fácil usar o Tradutor Google para interagir com pessoas que falem inglês e até muitas outras lí­nguas – em outras palavras, você poderá viajar sem dominar o inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, etc.

3- Câmera: Usando o Google Tradutor por foto e imagem

Imagem de placa estrica em outra lí­ngua

E naquelas viagens que você se depara com placas, quadros de avisos, formulários e outros meios de comunicação escrita?

Pois bem, é possí­vel tudo isso através de um recurso impressionante do Tradutor do google, a tradução imediata usando a Câmera de seu smartphone, e por isso mesmo o nome dado à ferramenta é “Câmera”.

Em outras palavras, no Google Tradutor é possí­vel fazer a tradução através de foto e imagem, e acredite, é extremamente simples.

Entre no aplicativo Google Tradutor, e coloque como lí­ngua primária, por exemplo, o inglês.

Clique no í­cone “Câmera” — basta apontar com mão firme para a placa ou aviso com o texto, ele vai traduzindo automaticamente na tela!

via GIPHY

Neste exemplo estramos traduzindo um livro em inglês para o português – repare que a tradução aparece na tela do celular logo que colocamos o livro na frente da câmera.

Mais um dispositivo do tradutor de extrema utilidade.

4- Transcrição: Crie um texto escrito em outra lí­ngua

Dois homem sensados no restaurante comentando sobre algo no celular

A ferramenta Transcrição do Google Tradutor é muito útil se você tiver que deixar algum tipo de recado, ou preencher algum campo de texto em um formulário em outro idioma, por exemplo.

Basta você falar pausadamente em português, e o tradutor do Google transcreve o texto para o inglês ou qualquer idioma que desejar de forma escrita simultânea!

Para fazer isso, abra o aplicativo Google Tradutor e clique no í­cone “Transcrição”.

via GIPHY

É tudo automático. Assim que clicar em “Transcrição” aparecerá a mensagem “Fale agora”, em seguida, tente falar pausadamente, por exemplo, a frase “eu quero um filé com batatas fritas”. E veja o resultado…

Então, só para diferenciar: a ferramenta “Conversa” traduz o que você fala em formato de áudio, e a “Transcrição” traduz o que você fala em formato de texto. Deu para entender?

Enfim, essas são as principais formas de se usar o Tradutor do Google durante a viagem, porém, o Google possui outros recursos que também podem te auxiliar nessa situação.

No entanto, o Google Tradutor, além dos recursos de Escrita, Conversa, Câmera e Transcrição, possui outras ferramentas que podem ser muito úteis na sua viagem.

Desta forma, vejamos outras formas de como usar o Google Tradutor nas viagens:

5- Traduzir sites através do Google Tradutor

Exemplo do nosso guia de Ubatuba traduzido para o inglês usando Google Tradutor

Outra situação bastante comum é precisar pegar alguma informação importante do paí­s que está visitando e o site que você encotrou as informações está em outro idioma.

Nessa hora você também pode usar o Google Tradutor para traduzir um site inteiro – aliás, uma ferramenta muito pouco conhecida.

Um exemplo de uso é quando você está em viagem e quer navegar por sites de guias turí­sticos locais, ou seja, que estão escritos no idioma local – Traduza o site para o português através do Google Tradutor e torne sua viagem mais rica com agilidade para obter informações!

Mas há um porém – essa ferramenta só vai funcionar entrando no site do Tradutor, ou seja, ela não funciona no aplicativo.

Portanto, você terá que entrar no site do Google Tradutor em sem navegador através do Desktop translate.google.com.br.

Você também consegue acessar através do Smartphone, mas acaba não sendo muito produtivo.

Esta é a tela inicial do tradutor de sites:

Vamos supor que você tenha descoberto um site da cidade de Miami, USA, que queira navegar, mas esteja todo em inglês:

visitflorida.com/en-us/cities/miami

Primeiro, entre no site que você quer traduzir e copie o endereço/url/link (copie o endereço acima, para usarmos como exemplo).

Depois, entre no site do Tradutor Google. Escolha como linguagem a ser traduzida o inglês na caixa da esquerda, e para o idioma português, na caixa da direita.

Em seguida, cole o endereço copiado no campo esquerdo (inglês) — imediatamente o Google Tradutor irá gerar um link no campo direito e o resultado ficará assim:

Por fim, clique no link da direita… e pronto! Você será deirecinado para o site praticamente todo traduzido para o português, e você poderá fazer tranquilamente suas consultas!

Esta é uma das melhores maneiras de traduzir um site em inglês ou outras lí­nguas para navegar em português.

Apenas um detalhe: pode ser que apareçam algumas frases não traduzidas, como links e informações em imagens.

Ainda assim, na maioria dos casos a parte traduzida é muito mais que suficiente para suas consultas.

6 – Traduzir documentos através do Google Tradutor

Uma função do Tradutor Google para desktop que pode ser extremamente útil é a tradução de documentos.

Mas como isso seria útil em uma viagem?

Imagina estar em uma situação onde você precise preencher e assinar algum documento durante a viagem, bem, nesse caso, é muito importante que você entenda o que está escrito, e é aí­ que entra o Google Tradutor.

Assim como na Tradução de Sites, a Tradução de Documentos só pode ser feita através do site, ou seja, não conseguimos traduzir documentos pelo aplicativo do celular.

Pode ser um documento nos formatos .pdf, .doc, .docx, .odf, .ppt, .pptx, .ps, .rtf, .txt, .xls ou .xlsx.

Sendo assim, para usar a Tradução de Documentos do Google tradutor, acesse translate.google.com.br e clique na aba documentos, onde aparecerá a tela:

Em seguida, clique na aba “Documentos”.

Depois, clique em “Procurar no Computador” e encontre a pasta onde está o documento que você quer traduzir (ou seja, o documento deve estar salvo em seu computador).

Por fim clique em “Traduzir” e aparecerá uma tela com a tradução do documento feita no idioma que você escolheu — inglês, ou qualquer outro.

Assim, você poderá imprimir documentos, textos, planilhas e muitos outros na lí­ngua desejada.

Estas então são as 6 principais formas de Usar o Google Tradutor durante uma viagem.

Mas antes de terminar, vamos te dar uma dica bônus!

Bônus: Como usar o Google Tradutor estando off-line?

Não é uma situação incomum estar off-line com seu smartphone — e quando isso acontece você poderá continuar a utilizar seu aplicativo para traduções durante a viagem.

Os arquivos de palavras em outras lí­nguas para tradução do Google Tradutor não ocupam muito espaço.

Sendo assim, vale muito a pena instalar em seu celular.

Vamos acessar esta facilidade e verificar como baixar arquivos.

No aplicativo, clique no “Menu” no canto superior da tela, depois, clique em “Tradução off-line”.

Assim, você pode fazer o download de qualquer banco de dados dos idiomas desejados.

O Google suporta uma variada lista de idiomas, veja aqui: translate.google.com/intl/en/about/languages

Google Tradutor vale a pena?

Google Tradutor – use em suas viagens!

Nos tópicos anteriores, mostramos para você as várias funcionalidades de como usar o Google para tradução de idiomas em muitas situações.

Para você que vai viajar para outro paí­s e não domina o idioma, é uma ferramenta de grande utilidade, prática e com alto grau de precisão.

Aliás, o Google faz uma permanente evolução desta ferramenta, que vai se tornando cada vez melhor.

É o fim da barreira dos idiomas! Ou seja, com o versátil Google Tradutor você poderá viajar praticamente pelo mundo inteiro e interagir com pessoas não importando o idioma principal local – aproveite!

Seguem todos os links para as ferramentas de tradução do Google:

O que achou?

Esperamos que você tenha gostado das nossas recomendações!

Mas e você? Já tinha ouvido falar de algumas dessas funcionalidades do Google Tradutor? Ou então você sabia que podia usar elas em viagem? Responda pra mim nos comentários!

Pois no geral, a verdade é que poucos sabem, e se você é um deles você não está sozinho!

Enfim, agora que você entendeu como funciona o aplicativo e já sabe quais são os possí­veis usos dele durante a viagem, basta dar um mexida e uma treinada para se acostumar com o aplicativo e rapidamente você estará pronto para viajar sem medo!

Para onde ir agora? Turismo pelo mundo

Agora que você tem a versátil ferramenta do Google Tradutor, veja alguns destinos do exterior para você colocar na sua lista de viagens:

FLORIDA

Florida: Viaje e use as facilidades do Google Tradutor

A Florida é um destino muito procurado por brasileiros, tem inúmeras atrações; conheça esta página dedicada aos Pontos Turí­sticos da Flórida – visite o Guia de Pontos Turí­sticos da Flórida.

Pesquise Hotéis, Pousadas e outras hospedagens nas cidades da Florida no Booking: Hospedagens na Florida.

SEVILHA

Sevilha: Viaje e use as facilidades do Google Tradutor

A capital da Andaluzia e do Flamenco, cidade espanhola de cultura vibrante, que apaixona a todos que a visitas — Conheça Sevilha.

Faça sua reserva pelo Booking de Hotéis de Sevilha.

BUDAPESTE

Budapeste: Viaje e use as facilidades do Google Tradutor

A capital da Hungria tem um turismo pujante – a cidade de Budapeste está entre as 25 mais visitadas do mundo! Saiba mais sobre Budapeste, Hungria.

Faça sua reserva pelo Booking de Hotéis em Budapeste.

MUNIQUE

Munique: Viaje e use as facilidades do Google Tradutor

Munique é uma das principais cidades da Alemanha, uma cidade cheia de segredos, com muito charme e atrações — Conheça os Melhores Pontos Turí­sticos de Munique.

Faça sua reserva pelo Booking de Hotéis em Munique.

MIAMI

Pontos turí­sticos da Flórida - Miami Beach foto
Miami Beach

Nesta incrí­vel cidade da Florida você encontrará muito glamour, lindas praias e passeios incrí­veis! Veja: O que fazer em Miami.

Faça sua Reserva pelo Booking de Hotéis em Miami.

Dicas interessantes para sua viagem

6 PASSOS SIMPLES PARA VOCíŠ TIRAR SEU PASSAPORTE — SEM COMPLICAÇÃO!

13 DICAS PARA VOCíŠ ARRUMAR A MALA DE VIAGEM PERFEITA — ECONOMIZE ESPAÇO E LEVE MAIS COISAS!

10 MEDIDAS DE SEGURANÇA NA PRAIA — O QUE FAZER PARA EVITAR AFOGAMENTOS

Conheça a Naturam

Um site com mais de 100 destinos turí­sticos onde você encontra:

  • Fotos, ví­deos e dicas de turismo
  • Blog de viagens
  • Pousadas e Hotéis

Visite nosso site: Naturam Viagens e Destinos de Turismo

Siga o Canal Naturam no Youtube

Perguntas Frequentes sobre o Tradutor Google

Tire suas dúvidas através de algumas pergutas frequentemente feitas pelos viajantes sobre o Google Tradutor.

O que posso fazer com o Google Tradutor?

O Google tradutor, em suas versões para Smart Phone e Desktop, pode ajudar você nas viagens traduzindo textos digitados, fazer tradução por voz, traduzir documentos e até traduzir placas de trânsito, avisos, out-doors, etc!
É uma ferramenta super útil para viajantes, e não só para inglês, mas dezenas de outros idiomas!

Veja como utilizar aqui> Guia rápido para utilização do Google Tradutor.

Como baixar o aplicativo do Google Tradutor no meu celular?

Se for utilizar o serviço de tradução do Google num smartphone, geralmente eles já trazem o Aplicativo Google Tradutor Instalado.

Mas se o seu não tiver, é só baixá-lo no Google Play ou na App Store.

Como utilizar o Google Tradutor no meu Lap Top ou Desk Top?

Nos computadores (laptop, notebook, desktopo, etc.) o Tradutor do Google pode ser acessado via navegador (Chrome, Edge etc.) no endereço https://translate.google.com.br/.

Posso usar o google tradutor português para inglês?

Não só do português para o inglês, mas de qualquer idioma para qualquer idioma!

E o melhor é que não é só tradução escrita… você pode utilizar o tradutor de voz para falar com as pessoas no exterior!

Veja como utilizar aqui> Guia rápido para utilização do Google Tradutor.

▶ Vai viajar? Então reserve aqui!

Você sabia que ao fazer uma reserva com um link aqui no nosso blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda a Naturam a produzir mais artigos de qualidade! Agradecemos imensamente a ajuda!

Deixe um comentário