Blog da Naturam 13 Dicas para você arrumar a mala de viagem perfeita, sem complicações!

13 Dicas para você arrumar a mala de viagem perfeita, sem complicações!

Viajar é bom demais. Nisso, com certeza nós concordamos! Mas antes do embarque, sempre há um momento que pode gerar bastante tensão: arrumar a mala de viagem.

Como fazer tudo caber dentro da mala? Como não se esquecer de nada? Como não precisar pagar taxas extras por levar quilos além do permitido? Será que é preciso abrir mão de alguns itens que você gostaria de contar?

Como fazer/arrumar sua mala de viagem foto

Vamos com calma. Há dicas valiosas que podemos dar para você arrumar a mala de viagem sem complicações. A tarefa que sempre pareceu muito complicada vai ficar simples e, quem sabe, até divertida depois que você ler esse guia!

Sem mais enrolações, vamos às dicas! Assim, você poderá apenas curtir os momentos incríveis da sua viagem sem precisar passar por uma enorme dor de cabeça antes da hora da diversão!

O que você encontra aqui:

1 – Adeque a mala para a duração da viagem
2 – Planejamento: Entenda o tipo de viagem que você fará
3 – Faça um checklits de tudo que precisa levar
4 – Dê preferência a cores neutras e tecidos que não amassem
5 – Separe tudo antes de colocar na mala
6 – Não dobre, enrole!
7 – Frascos pequenos salvam vidas (e espaço)
8 – Otimize ainda mais o espaço
9 – Leve sacos plásticos vazios
10 –  Roupa de cama, de banho e casacos grandes? Embalagens a vácuo!
11 – Procure deixar um espaço vazio
12 – Organize sua mala de mão
13 – Situações desesperadoras pedem medidas desesperadas
Conclusão

1 – Adeque a mala para a duração da viagem

Como fazer/arrumar sua mala de viagem foto
Adeque a mala para a duração da viagem

Você não vai tentar usar uma pequena mochila para passar dois meses na Europa, não é mesmo?

Há malas e mochilas de diversos tamanhos disponíveis no mercado. O que você precisa fazer é pensar em quanto tempo irá passar em seu destino. Quatro dias? Duas semanas? Dois meses?

Se for um pequeno período, tudo se torna bastante simples.

Em uma viagem curta de negócios, uma mala de 10 quilos deve resolver. Um uma viagem de férias, com uma duração maior, você provavelmente já vai precisar de uma mala grande, de 32 quilos.

Já em uma viagem curta a lazer, de um final de semana por exemplo, você pode utilizar desde malas pequenas até malas médias e grandes, isso vai depender do tipo de viagem que você vai fazer e pra onde você vai.

Ao viajar para a praia em época de calor, não há necessidade de levar mais do que roupas casuais para passar os dias. Você vai precisar, é claro, de mais algumas coisas como itens de higiene e seu confortável chinelo. Uma mala pequena, bem feita, deve bastar.

Agora caso seu destino seja uma cidade como Campos do Jordão na época do inverno, você vai precisar de espaço, ainda mais se estiver em família. Você precisará de uma mala média à grande.

2 – Planejamento: Entenda o tipo de viagem que você fará

Como fazer/arrumar sua mala de viagem foto
Planejamento: Entenda o tipo de viagem que você fará

Antes de começar a separar as peças, você tem que se fazer as seguintes perguntas:

O destino que você vai está no verão ou no inverno? Qual o clima? Há previsão de chuva? Você está indo a trabalho ou a diversão? Tudo isso ajudará no momento de arrumar a mala de viagem!

Pensando bem em todas essas respostas, você eliminará alguns itens desnecessários. Pode pensar apenas nas roupas apropriadas para o clima e para as situações. Por que levar trajes sociais se a ideia é passar o tempo todo na praia?

A mesma coisa vale para a escolha de calçados, que são sempre inimigos na hora de fazer as malas. Vai andar muito? Opte pelos mais confortáveis. Neva? As botas são a melhor opção.

Faça o necessário é reduzir ao máximo a quantidade de coisas que levará. Você e a sua mala agradecem!

Aliás, você vai viajar de avião? Você sabe qual o limite de peso que sua mala deve ter?

Procure essas informações com sua companhia aérea. O limite de bagagem pode variar de empresa para empresa, e de voos internacionais para voos nacionais.

Depois para pesar, você pode usar aquelas balanças de banheiro ou então ir até a farmácia mais próxima. Lembre-se que essas balanças não estão 100% calibradas, então se o peso der ‘na risca’ retire algumas peças.

3 – Faça um checklist de tudo que precisa levar

Como fazer/arrumar sua mala de viagem foto
Faça um checklist de tudo que precisa levar

Um checklist de viagem com tudo o que você precisa levar antes da sua viagem é essencial para que você não corra o risco de esquecer itens importantes e até mesmo para não ocupar espaço na mala com coisas que você não vai usar.

Portanto, você vem limado coisas desnecessárias para sua viagem desde o item anterior, e agora que você sabe o que é essencial, coloque tudo no papel.

Organize tudo no papel em setores: roupas, calçados, higiene, artigos de cuidado pessoal, roupas de banho e de cama (se necessário), artigos tecnológicos, acessórios. Daí, é só ir preenchendo cada um deles.

Se você iniciar essa lista com antecedência, pode voltar a ela cada vez que se lembrar de algo até o dia de fazer a mala de viagem. Assim, as chances de esquecimento ficarão praticamente nulas!

4 – Dê preferência a cores neutras e tecidos que não amassem

Como fazer/arrumar sua mala de viagemfoto
5 peças de roupa – 10 looks

Quando estiver montando sua lista e se planejando, talvez seja interessante você considerar tecidos que não amassem e peças de cores neutras.

Os tecidos que não amassam, ou amassam muito pouco, vão te fazer economizar um bom tempo de tentar desamassar as peças quando chegar ao destino, além de te tirar das costas esta preocupação.

Já as cores neutras servem para combinar mais facilmente com outras cores.

Desta forma você consegue montar varios “looks” com a mesma peça de roupa, permitindo até mesmo que você a utilize mais de uma vez, otimizando espaço da bagagem.

Pois é, quando estamos falando em como arrumar a mala de viagem devemos ter em mente que espaço é tudo, e que uma coisa boba como a cor da peça pode ajudar muito!

5 – Separe tudo antes de colocar na mala

Como fazer/arrumar sua mala de viagem foto
Separe tudo antes de colocar na mala

Não saia colocando tudo direto na mala.

Primeiro separe tudo e depois verifique o checklist para confirmar se nada está faltando.

Agora que você separou tudo, viu que está tudo ok, e já tem uma noção da quantidade de itens que você irá levar, é hora de começar o “tetris” para fazer tudo se encaixar.

6 – Não dobre, enrole!

Como fazer/arrumar sua mala de viagem foto
Não dobre, enrole!

Vamos agora começar a colocar as coisas dentro na mala!

Um erro que muitas pessoas cometem ao arrumar a mala de viagem é dobrar as roupas da mesma maneira que é feito para guardar em gavetas. Isso as deixa bastante volumosas e faz com que ocupem mais espaço do que deveriam!

O jeito correto de fazer? Enrolando! Faça pequenos rolinhos com cada peça. Calças, camisetas, vestidos e outras peças leves ficarão bastante compactos se você conseguir enrolá-los perfeitamente.

Você com certeza irá perceber a diferença quando colocar as peças enroladas na mala, e não dobradas. A impressão será de que o espaço se multiplicou!

Para que você não tenha problemas com roupas amarrotadas depois, ao chegar no destino, é só optar por peças que sejam leves e que não amassem com facilidade.

Infelizmente, não é uma boa seguir essa dica com casacos, blazers e afins. Mas haverá bem mais espaço para eles depois que todo o resto estiver devidamente enrolado.

7 – Frascos pequenos salvam vidas (e espaço)

Como fazer/arrumar sua mala de viagem foto
Kit de Frascos pequenos para viagem

Por que levar na viagem um enorme frasco de shampoo? Ou itens de beleza e cuidado pessoal que vêm em grandes embalagens? Isso só tornará sua vida mais difícil!

A melhor ideia aqui é optar pelas menores versões disponíveis no mercado. Você já deve ter visto produtos em miniatura na prateleira, como pequenas pastas de dentes, pequenos frascos de shampoo, pequenos sabonetes íntimos…

Se não encontrar os “miniprodutos”, você pode até preencher um pequeno vidro ou recipiente com um pouco de shampoo ou dos outros itens necessários. Você pode comprar um daqueles kits de pequenos fracos que hoje em dia estão à venda em qualquer farmácia ou loja que venda malas de viagem.

Supondo que você faça um cálculo errado e precise de mais do que levou nos pequenos frascos, é só comprar mais no destino.

Agora que não há nenhum enorme frasco na sua mala, você pode economizar ainda mais espaço: coloque tudo em estojos! Cada um desses líquidos e demais itens de beleza e cuidado pessoal podem ficar em um único lugar, além de evitar uma sujeira enorme caso haja vazamentos nos frascos.

Só um cantinho da sua mala será o suficiente para todo um setor de objetos necessários para a viagem. Mágico, não?

8 – Otimize ainda mais o espaço

Como fazer/arrumar sua mala de viagem foto
Otimize ainda mais o espaço

Já começamos a dar algumas dicas de otimização de espaço para fazer a mala de viagem. Mas enrolar as roupas, reduzir tamanhos de frascos e colocá-los em estojos é só o início.

O grande macete aqui é o seguinte: coloque determinadas peças dentro de outras! Por exemplo, que tal deixar as meias dentro dos calçados? Ou dos sutiãs? E enrolar as roupas íntimas dentro de peças maiores como calças ou camisetas?

Você nem sequer perceberá a presença dessas peças na mala! Elas estarão tão compactadas e dentro de outras roupas maiores que praticamente desaparecerão.

Você também pode colocar toucas de banho para envolver os sapatos e ainda usar sacos zip lock para separar itens de beleza (brincos, colares) e de higiene.

Guarde também todos os cabos, carregadores e eletrônicos em estojos e/ou bolsinhas.

Um truque importante, para embalar muitas coisas na sua mala, é arrumar tudo da maneira correta. Mas o que é isso? Preste atenção:

Outra dica importante: As coisas mais pesadas e resistentes, como as calças, devem estar na parte de baixo da mala. Por outro lado, as coisas mais frágeis e delicadas devem estar na parte mais alta da mala para ter certeza de que suas coisas estão em perfeito estado durante toda a viagem.

Seguindo todas essas dicas, suas mala praticamente será composta por roupas grandes bem enroladas, calçados e estojos. Aprecie todo o espaço que agora se apresenta!

9 – Leve sacos plásticos vazios

Como fazer/arrumar sua mala de viagem foto
Levar sacos plásticos e saquinhos

Vamos falar agora de um problema que não é tão da ida, mas sim da volta. É natural que, durante a viagem, roupas fiquem sujas. Como você faz com essas peças quando estiver retornando? Elas não podem entrar em contato com o que está limpo, certo?

O jeito simples de solucionar isso é levando sacos plásticos vazios. Pode ser daquelas sacolinhas de supermercado mesmo.

A cada nova peça que se sujar, especialmente as roupas íntimas, é só colocá-las nesses saquinhos!

Quando você for arrumar a mala de viagem para a volta, será só amarrar bem os saquinhos com todas as roupas sujas dentro e deixá-los em um canto da mala. Assim, o que estiver intacto não irá sofrer com sujeira ou cheiro ruim.

10 – Roupa de cama, de banho e casacos grandes? Embalagens a vácuo!

Como fazer/arrumar sua mala de viagem foto
Roupa de cama e de banho e casacos grandes? Embalagens a vácuo!

O ideal é que você não precise levar roupa de cama ou de banho para a sua viagem. Praticamente todo hotel ou hospedagem independente oferece esses itens.

Mas se você deu azar de reservar um que é exceção, ou se você faz questão do seu travesseiro ou do seu cobertor, ou até mesmo se você tiver alguma peça de roupa que ocupe muito espaço, como casacos, a melhor solução é usar uma embalagem a vácuo.

Estamos falando daqueles sacos que são usados por lavanderias e similares. Eles compactam esses itens o máximo possível, deixando-o bem diminutos. Infelizmente, nessa questão específica é o melhor que podemos fazer!

11 – Procure deixar um espaço vazio

Como fazer/arrumar sua mala de viagem foto
Procure deixar um espaço vazio

Não trazer nada da viagem? É realmente muito difícil, principalmente em viagens à lazer.

Sempre tem aquela lembrancinha que queremos trazer pra alguém, aquela oferta imperdível ou aquele item que você só encontra no destino que esta visitando.

Desta forma, é bom deixar algum espaço sobrando na mala.

Até porque, se a viagem for de avião não queremos ter que pagar excesso de bagagem ou comprar uma mala extra, certo? Isso pode encarecer a viagem.

Portanto, procure não viajar com a mala no limite.

12 – Organize sua mala de mão

Como fazer/arrumar sua mala de viagem foto
Organize sua mala de mão

A mala de mão, seja ela nacional ou internacional, de avião ou não, deve ser vista com muito carinho, pois é onde seus principais documentos e itens pessoais deverão estar.

Ou seja, todo o que nos servir de identificação ou que for importante para casos de saúde e higiene, é bom ter fácil acesso, e por isso esses itens vão para a mala de mão.

Separe uma pequena mala com todos os seus documentos pessoais, alguns itens de higiene pessoal, remédios, e para viagens longas de avião, uma muda de roupas.

E não se esqueça que, viajando de avião, existem restrições. Portanto verifique antes o que você pode ou não levar na sua mala de mão e o peso.

13 – Situações desesperadoras pedem medidas desesperadas

Como fazer/arrumar sua mala de viagem foto
Situações desesperadoras pedem medidas desesperadas

Se você seguiu todas essas dicas e ainda assim não conseguiu fechar o zíper da mala, ou se a mala está acima das dimensões permitidas pela companhia aérea, infelizmente você precisará de algumas medidas desesperadas.

A mais simples, mas não permitida por todas as companhias aéreas, é a de levar duas malas. Mas para isso, você terá que checar todas as regras da sua passagem. Não se esqueça de ler tudo com atenção e não caia em pegadinhas.

Não funcionou? Então saiba que na Europa, em voos das companhias aéreas de baixo custo, é muito comum que as pessoas usem diversas roupas no corpo durante o embarque. É uma forma de tirar itens pesados da mala.

Como assim? Bom, você pode usar duas camisetas e colocar por cima todos os casacos que levaria, por exemplo. Não há restrições do que você pode levar no corpo, então, é um truque que funciona.

Só não parece muito confortável no calor brasileiro…

Conclusão

Como fazer/arrumar sua mala de viagem foto

Com todas essas dicas, esperamos que você não tenha problemas na hora de fazer a mala de viagem!

Não se esqueça de itens fundamentais como documentos, dinheiro e remédios. Mas o melhor é que eles estejam sempre com você, por isso, uma bolsa de mão ou uma roupa com bolsos no embarque resolve a charada.

Falando em viajar, embarques… você já tirou o seu passaporte? Se não e tiver dúvidas, veja como tirar o seu passaporte num passo a passo simples, com tudo bem explicado pra otimizar seu tempo e evitar dores de cabeça!

O grande prazer que é viajar, sem a dor de cabeça que costuma ser arrumar a mala, fica ainda maior! Você não irá se arrepender de seguir as dicas e perceber como essa tarefa foi simplificada.

Gostou do texto? Tem mais dicas? Quer dizer alguma coisa pra gente? Não se esqueça de deixar seu comentário! Sua opinião é sempre muito importante para nós.

Aproveite também para compartilhar essas dicas com as pessoas que vão viajar com você!

Não se esqueça também se salvar estas dicas no Pinterest:

Como Arrumar Mala de Viagem Perfeita – 13 dicas

Os mais vistos

Melhores praias para família em Ubatuba foto

As 20 melhores praias de Ubatuba para família – Lista completa

Qual a melhor praia de Ubatuba para ir com a família? Pensando nisso criamos uma lista com 20 praias pra você escolher qual a melhor pra você e sua família!
Festival de Inverno de Campos do Jordão - Programação foto

Programação Festival de Inverno de Campos do Jordão

Participe do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina!O evento acontece na cidade anualmente todo mês de julho, e reúne grandes...

Festa da Cerejeira de Campos do Jordão

A Festa da Cerejeira de Campos do Jordão é uma contraída e popular festa realizada todos os anos pela colônia japonesa instalada na região.Em 2019, a tradicional Festa da Cerejeira...
Campos do Jordão - Dicas de o que fazer foto

Campos do Jordão

Campos do Jordão esta localizado no interior de São Paulo e é um dos principais destinos turísticos de inverno do Brasil. Conhecida como a “Suíça Brasileira” devido suas belas construções europeias e pelo seu clima mais frio que a média brasileira...
Festival de Inverno de Paranapiacaba foto

Festival de Inverno de Paranapiacaba – Tudo o que você precisa saber

A 19ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba 2019 chega com muita música e boa comida por toda a Vila, mas não para por aí!Além disso, o...

Postagens mais recentes

Avatar
Naturamhttps://naturam.com.br
O cerne de nosso trabalho consiste em fazer verdadeiros Guias das Cidades e Destinos do Brasil e do mundo, sempre buscando o verdadeiro turista no Brasil e até no exterior, com informações consistentes e frequentemente atualizadas. Encontre em cada destino as melhores opções de hospedagem, restaurantes e passeios.

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here