Cachoeiras em Ubatuba

Quais são as melhores opções de cachoeiras em Ubatuba?

Bem, as cachoeiras de Ubatuba estão espalhadas por toda a sua costa.

Algumas são muito fáceis de acessar, não precisando fazer trilhas ou percorrer caminhos longos.

Outras, no entanto, exigem um pouco mais de esforço mas que é recompensado ao nos depararmos com a beleza do lugar.

Confira entaõ as 7 Melhores Cachoeiras em Ubatuba e não se esqueça de ler até o final as recomendações importantes antes de visitar as cachoeiras.

1- Cachoeira do Prumirim

Cachoeiras em Ubatuba - Cachoeira do Prumirim

Das cachoeiras em Ubatuba a Cachoeira do Prumirim é definitivamente uma das mais procuradas pelos turistas.

Ela é facilmente acessada pela estrada Rio-Santos, a cerca de 18 km do centro de Ubatuba.

Fica bem em frente à Praia do Prumirim, e é possível chegar a esta praia caminhando pelo rio depois das quedas d’água.

E em frente à praia fica a famosa Ilha do Prumirim, que pode ser acessada através de passeio de barco saindo da própria Praia do Prumirim.

Ou seja, estando na região do Prumirim você pode visitar as Cachoeiras do Prumirim, a Praia do Prumirim e ainda fazer um passeio até a Ilha do Prumirim.

Enfim, voltando à cachoeira, ela se forma a partir de uma nascente em meio à Mata Atlântica, descendo serra abaixo. São na verdade várias quedas que formam os três principais poços na área de visitação.

Cachoeiras em Ubatuba - Cachoeira do Prumirim

Desse modo temos como principal atração da cachoeira pequenos poços logo acima da segunda queda, onde desfrutamos de pequenas hidromassagens naturais.

Em algumas você pode ficar sentado, em outras, você consegue encaixar todo o corpo.

Como chegar:

O acesso para as Cachoeiras do Prumirim é muito fácil, a partir de uma pequena trilha que se inicia no km 30 da Rodovia Rio-Santos.

Apesar de ser um percurso tranquilo, a maior dificuldade está em encontrar lugar para estacionar o carro – procure nos arredores estacionamentos privados, já que parar no acostamento é perigoso e pode render multa.

Pousadas na Praia do Prumirim

2- Cachoeira da Escada

Cachoeiras em Ubatuba - Cachoeira da Escada

Saindo do centro de Ubatuba pela Rio-Santos, você encontrará pelo caminho uma região cheia de atrativos, e um deles é a Cachoeira da Escada!

Está situada a cerca de 47 km do centro de Ubatuba e pouco antes da divisa com a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro – próxima à entrada para Trindade.

Trata-se de um excelente ponto de descanso para quem está viajando entre o Rio e São Paulo pela Rio-Santos ou para quem visita a Praia do Camburi das Pedras.

As águas que formam as cachoeiras descem do alto da serra criando gigantes degraus que, vistos do alto, remetem a uma grande escada, e por isso temos o nome de Cachoeira da Escada.

Os lagos formados pela cachoeira são perfeitos para um banho totalmente revigorante.

Mais abaixo as águas da Cachoeira da Escada se juntam a outros rios e deságua na Praia do Camburi, formando no caminho outras cachoeiras propícias para banho, como a Cachoeira dos 3 Poços.

Aliás, algo impossível de passar despercebido é a imagem de “Oxum‘, orixá de água doce e protetora do local.

Além disso, por lá encontramos um pequeno e bastante simples bar com bebidas e petiscos.

Inclua a Cachoeira da Escada no seu passeio pelo norte de Ubatuba, vale a pena conhecer!

Como chegar:

A cachoeira fica a cerca de 1km da Rodovia Rio-Santos e é de fácil acesso.

Na beira da Rodovia encontramos placas indicativas e um espaço aberto onde você pode parar o carro.

Siga com uma pequena trilha de nível fácil e em cerca de 5 minutos você avistará a cachoeira.

3- Cachoeira do Ipiranguinha

Cachoeiras em Ubatuba - Cachoeira do Ipiranguinha

A Cachoeira do Ipiranguinha fica a cerca de 6 km do Centro da cidade pela Rodovia SP-125 sentido Taubaté, no Bairro do Ipiranguinha.

Possui uma queda de 7m de altura e forma um poço com uma pequena praia e partes profundas, onde os banhistas escorregam por uma pedra lisa.

Cenário maravilhoso, é muito procurada tanto para banho como para fotos e filmagens.

Aliás, em uma pequena trilha, que inicia-se ao lado direito da cachoeira, existe uma ruína, acredita-se que ela pertenceu à arquitetura do séc XIX.

Como chegar:

É só colocar o endereço da Cachoeira Ipiranguinha (Rua da Cascata, 1515) no GPS que logo logo você chega ao destino.

Está localizada em uma propriedade particular – o gasto que você vai ter para conhecer essa beleza natural é o de R$ 10 por veículo estacionado.

Após estacionar o carro, é necessário uma pequena caminhada, por uma trilha plana e leve que conduz até a cachoeira.

Pousadas no Itaguá

4- Cachoeira Pé da Serra

Cachoeiras em Ubatuba - Cachoeira da Pé da Serra

A Cachoeira Pé da Serra fica a apenas 8 km do Centro de Ubatuba, na beira da Rodovia Oswaldo Cruz.

A Cachoeira Pé da Serra fica no meio da Mata Atlântica e possui uma queda que forma um poço propício para banho, com cerca de 1 metro e meio de profundidade.

É importante ressaltar que quando o volume de água é grande, é comum o poço transbordar e a água escorrer por cima da escadaria.

Como chegar:

Vindo do centro é só iniciar a subida da Serra de Taubaté, em seguida parar o carro em um recuo antes da primeira curva fechada, depois atravessar com muito cuidado a pista e logo estamos nos domínios da cachoeira, que fica atrás da ponte.

Por fim, siga por cerca de 50 metros de caminhada por escadaria pavimentada e logo você verá a cachoeira.

Pousadas no Itaguá

5- Cachoeiras do Ubatumirim

Cachoeiras em Ubatuba - Cachoeiras do Ubatubamirim

Um dos passeios mais interessantes pela natureza em Ubatuba é visitar as Cachoeiras de Ubatumirim: a Cachoeira da Laje e Cachoeira do Tombador.

As cachoeiras estão situadas no Sertão do Ubatumirim, região conhecida por ser a base de sustentação econômica é a agricultura de banana e mandioca.

Em suma, os rios que recortam o Sertão do Ubatumirim formam deliciosas cachoeiras e poços.

Para acessar as cachoeiras é necessário pegar uma estrada secundária asfaltada no km 14 da Rodovia Rio-Santos e terminar o caminho em estradas de terra e a pé através de trilhas.

Pousadas no Ubatumirim

— Cachoeira da Laje

Cachoeiras do Ubatubamirim - Cachoeira da Laje

A cachoeira mais próxima é a Cachoeira da Laje.

Percorra cerca de 3 km de estrada asfaltada até a escola no Ubatumirim e depois siga pela estrada de terra, de fácil trânsito.

Logo no início da estrada de terra atravessamos uma ponte estreita, e após 400 metros encontraremos um trevo. No trevo seguimos à direita e então, depois de 1,2 km haverá uma indicação em um poste do início da trilha para a Cachoeira da Laje.

Para chegar até a Cachoeira da Laje pare o carro nesse ponto onde há a indicação e desça por uma trilha íngreme até chegar na cachoeira.

A formação rochosa do leito do rio emoldura a pequena queda d’água que escorre por sobre uma fenda, que é conhecida por Cachoeira da Laje (ou Cortina), onde existem escorregadores naturais e alguns poços que garantem a diversão.

— Cachoeira do Tombador

Cachoeiras do Ubatubamirim - Cachoeira do Tombador

A Cachoeira do Tombador está localizada mais adentro do Sertão do Ubatumirim.

Depois de pegar a estrada secundária no km 14 da Rio-Santos, continue por cerca de 3 km até a escola no Ubatumirim e depois siga pela estrada de terra.

Logo no início da estrada de terra atravessamos uma ponte estreita, e após 400 metros encontraremos um trevo. No trevo seguimos à esquerda (uma pequena subida), e então depois seguir por quase 4 km.

Neste trecho de estrada de terra é comum ter muito barro e em um ponto será necessário atravessar um pequeno riacho, portanto para chegar até a Cachoeira do Tombador é recomendado estar com carro 4×4.

No caminho encontramos muitas plantações e casas rústicas e uma referência de que se está no caminho certo é reparar à sua esquerda em uma pequena subida, uma rústica casa construída de pedras, a chamada “Casa de Pedra”.

Mantenha o caminho e logo você terá que atravessar um riacho que cruza a estrada de terra, algumas pequenas pontes e enfim uma clareira localizada à esquerda onde você pode parar o carro, um pouco antes da lagoa.

A pé, passe pela estradinha com a lagoa à sua direita e siga por uma subida de 100 metros. Depois siga por uma trilha mais estreita à direita, uma descida que te levará até a Cachoeira do Tombador.

Considerada uma das mais belas cachoeiras de Ubatuba, a Cachoeira do Tombador impressiona com suas formações.

São várias quedas d’água formando deliciosas piscinas naturais.

A segunda queda é a mais impressionante, com um poço que é raso em grande parte.

Existe também um outro caminho para a Cachoeira do Tombador. Um atalho a pé de aproximadamente 3 km que se inicia nas proximidades do primeiro ponto de ônibus da estradinha que liga a Rio-Santos ao Sertão do Ubatumirim.

É uma trilha de nível médio e no caminho haverá algumas bifurcações e a recomendação é seguir sempre à esquerda.

O mais aconselhável é fazer esse caminho com guias credenciados.

Em frente ao Sertão do Ubatumirim se encontra a Praia do Ubatumirim que você também pode colocar no roteiro.

6- Cachoeira Véu da Noiva

Cachoeira Véu da Noiva

A Cachoeira Véu da Noiva está localizada na região sul de Ubatuba, próxima das Ruínas da Lagoinha.

O acesso é por trilha que se inicia na mesma rua da entrada das ruínas em seu lado direito, por baixo de um “portal” de madeira.

A trilha tem nível moderado, com aproximadamente 870 metros podendo ser feita em cerca de 30 minutos de caminhada.

Passando o portal de madeira, o percurso inicial para a Cachoeira Véu da Noiva é uma subida, acompanhada de dutos de borracha e canos de PVC, de captação de água da Sabesp.

No caminho encontramos diversas quedas d´água e poços, propícios a uma parada e banho refrescante em suas águas geladas.

Em cerca de 7 a 8 minutos de leve subida chega-se a um reservatório, que se parece com uma piscina, uma estrutura de filtragem, limpeza e captação de água, local comum de se encontrar turistas e moradores locais se banhando.

A partir deste ponto em direção a Cachoeira Véu da Noiva percorremos um trecho de subida bem inclinada.

A dica é continuar seguindo a trilha sempre para o lado direito.

Ao alcançar uma bifurcação, deve-se tomar a direção para a direita, onde iniciamos uma descida íngreme, sendo que em alguns pontos é preciso agarrar-se aos troncos das árvores para continuar descendo.

O barulho da cachoeira vai se tornando mais alto a medida que se aproximamos dela por dentro da mata.

A Cachoeira Véu da Noiva impressiona, pela grandiosidade de seu incrível paredão de granito de 60 metros, e suas águas caem suavemente pela rocha.

Pousadas na Lagoinha

7- Cachoeiras do Sertão da Quina

Conheça as Cachoeiras em Ubatuba do Sertão da Quina através do vídeo abaixo, depois continue lendo para mais informações:

Na região sul você não pode deixar de conhecer o Circuito das Cachoeiras do Sertão da Quina, localizado próximo da Praia de Maranduba.

A região do Sertão da Quina engloba lindas cachoeiras além de diversas piscinas formadas pelo Rio Água Branca, que em seu trajeto ganha o nome de Rio Maranduba.

Sendo assim, o circuito é composto pelas seguintes cachoeiras:

1. Cachoeira do Corrêa
  2. Cachoeira 2
  3. Cachoeira da Renata
  4. Poço Verde
  5. Cachoeira do Chafariz (apenas com guia)
  6. Cachoeira da Água Branca (apenas com guia)

As cachoeiras mais frequentadas são as de fácil acesso, como a Cachoeira do Corrêa e da Renata.

Porém, se você quiser realmente conhecer os paraísos escondidos do Sertão da Quina, como a Cachoeira do Chafariz e da Água Branca, você terá que adentrar um pouco mais a Mata Atlântica e passar por caminhos que só podem ser feitos com guias.

Pousadas na Praia da Maranduba

Conheça cada uma dessas cachoeiras em Ubatuba:

— Cachoeira do Corrêa

Foto: Agência de Turismo Trilhas e Praias Ubatuba

Pelo fácil acesso (não há trilha), esta é uma cachoeira muito frequentada em Ubatuba.

Fica a apenas 3 km da Praia de Maranduba e marca o início do Circuito das Cachoeiras do Sertão da Quina.

Aliás, a Cachoeira do Corrêa não é uma cachoeira como estamos acostumados, com grandes quedas, trata-se na realidade de uma corredeira com linda piscina natural de 60 m².

A piscina é rasa e a água límpida, ideal para famílias e crianças, e por lá encontramos um divertido escorrega natural.

O nome da cachoeira se dá devido ao nome dos moradores da região que ajudam a cuidar da cachoeira.

Além disso, o local conta com uma área de estacionamento.

Dica:

Caminhando um pouco, cerca de 5 minutos da Cachoeira do Corrêa, temos outro ponto legal que chamamos de Cachoeira Dois, onde encontramos um poço um pouco mais fundo, e algumas rochas onde é possível fazer saltos e mergulho.

— Cachoeira da Renata

Cachoeiras em Ubatuba - Cachoeira da Renata

A Cachoeira da Renata é a cachoeira mais popular da região e a que possui mais estrutura, com quiosque e banheiro.

Na Cachoeira da Renata encontra-se o maior e mais fundo poço da localidade, onde é possível tomar um belo banho.

Dela saem trilhas para outras cachoeiras como a Poço Verde e Água Branca, mas só devem ser seguidas com a companhia de guias especializados – procure por agências ou receptivos que tenham roteiros para este tipo de atividade, é muito mais seguro.

Possui uma pedra de cerca de 5 metros de altura excelente para saltos, mas que só devem ser tentados por quem já conhece bem o local ou tem boa experiência com mergulhos.

Abaixo dessa pedra existe uma menor, mais segura para mergulhos iniciantes.

Uma das pedras serve como escorregador e é possível descer de boia até o poço.

Além disso, na Cachoeira da Renata encontramos um bar que serve lanches e estacionamento pago.

Por fim, as águas que vêm da Serra do Mar, após passarem pela Cachoeira da Renata se unem com outras águas e formam mais adiante a Cachoeira Dois e a Cachoeira do Corrêa.

Como chegar:

O acesso para a Cachoeira da Renata é pela Praia da Maranduba, no km 76,5 da rodovia Rio-Santos, e após 4 km, parte por uma estradinha asfaltada, e outra por um trecho de terra, no bairro Sertão da Quina.

Está situada dentro das dependências do Sítio Santa Cruz, a 200 metros da portaria.

Há estacionamento pago no local.

— Poço Verde

Foto: Agência de Turismo Trilhas e Praias Ubatuba

O Poço Verde é a terceira cachoeira do Circuito das Cachoeiras do Sertão da Quina.

Para chegar até o Poço Verde fazemos uma trilha de nível fácil a partir da Cachoeira da Renata, onde deixa-se o carro, e que leva cerca de 20 minutos de caminhada.

O Poço Verde leva este nome, pois em dias de sol, ele fica com uma linda cor esverdeada.

É um lugar incrível, e nas corredeiras encontramos um ponto onde a água fica na altura do peito e podemos ficar debaixo de uma hidromassagem natural, recebendo uma deliciosa massagem nas costas.

Além disso, temos também um poço fundo no local.

— Cachoeira do Chafariz

Foto: Agência de Turismo Trilhas e Praias Ubatuba

A partir do Poço Verde nós entramos no Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) e a trilha já é mais fechada, e por isso é obrigatório ir acompanhado com guia especializado e agendamento no parque.

São cerca de 2 horas de caminhada em nível moderado, bem sombreada, e na trilha encontramos algumas das maravilhas da Mata Atlântica como, flores selvagens, cogumelos, animais e aves que habitam o local.

A Cachoeira do Chafariz é um lugar extraordinário, onde formam-se várias piscinas naturais, criando um cenário espetacular.

À primeira vista temos um lindo poço fundo, e subindo as pedras encontramos a queda de 9 metros de altura, onde podemos ficar de baixo e tomar aquela maravilhosa ducha da cachoeira.

— Cachoeira da Água Branca

Cachoeiras em Ubatuba - Cachoeira da Água Branca

O Rio Água Branca revela em seu percurso inúmeras cachoeiras, mas a maior delas é a imponente Cachoeira da Água Branca.

A Cachoeira da Água Branca fica dentro do Parque Estadual da Serra do Mar em Ubatuba e é a maior cachoeira do Estado de São Paulo, com um paredão de 150 metros de altitude.

O acesso é somente por trilha, que só pode ser realizada com a presença de monitores profissionais e credenciados pelo Parque, para sua maior segurança.

Procure por agências ou receptivos que tenham roteiros para este tipo de atividade, é muito mais seguro e você terá uma das aventuras mais incríveis junto à natureza.

Desta forma, a Cachoeira da Água Branca marca a última parada do Circuito das Cachoeiras do Sertão da Quina, porém, a trilha até ela é mais pesada e de nível difícil, e por isso muitos optam por deixá-la fora do roteiro, parando na Cachoeira do Chafariz.

Ou seja, a Cachoeira da Água Branca requer um maior preparo físico.

Então fica a seu critério, se você quiser um pouco mais de aventura e tiver um bom preparo físico, você pode optar por ir até a Água Branca, mas se quiser um passeio mais tranquilo e ainda assim repleto de lindas paisagens, você pode optar por ir até a Cachoeira do Chafariz.

Sendo assim, a trilha tem cerca de 9 km e é realizada aproximadamente 9 horas de caminhada (ida e volta).

A saída normalmente é feita da conhecida Cachoeira da Renata, sendo que o acesso a esta é em frente à Praia da Maranduba, na região sul de Ubatuba, onde existe uma pequena estrada que passa pelo bairro do Sertão da Quina e que dá acesso à Renata.

Nós chegamos primeiro na base da cachoeira, onde temos uma vista parcial dela e onde há um poço para nadar e se refrescar, mas a trilha não para por aí.

Depois de um descanso no poço seguimos por um trecho ainda mais complexo, onde é necessário fazer uma escalaminhada para chegar no mirante da cachoeira.

Lá, percebemos que todo o esforço valeu a pena.

É uma vista incrível da majestosa Cachoeira da Água Branca.

O que achou?

O que achou das nossas dicas sobre as cachoeiras em Ubatuba?

Tem alguma que deixamos fora da lista? Deixe sua opinião nos comentários!

Aproveite também para compartilhar esta página com outra pessoa apaixonada por cachoeiras!

Recomendações antes de visitar as Cachoeiras em Ubatuba

Por normalmente estarem longe de pronto socorro e hospitais, mantenha a atenção redobrada e siga as recomendações:

• Não faça trilhas sozinho e de preferência esteja sempre acompanhado de um guia credenciado
  • Avise previamente alguém sobre seu passeio
  • Respeite a natureza, não retire plantas, não deixe lixo e mantenha-se na trilha
  • Utilize roupas próprias para entrar na trilha, tais como, calça comprida de preferência de tecido grosso, camisa de manga comprida e calçado
  • Atenção aos animais peçonhentos e onde põe a mão
  • Leve repelente pois nas cachoeiras normalmente tem muito “borrachudo”
  • Cuidado para não escorregar nas pedras e lajes das cachoeiras
  • Não se arrisque mergulhando em poços fundos ou mesmo nos escorregadores naturais
  • Não frequentar cachoeiras em períodos chuvosos a fim de evitar a cabeça d’água – uma poderosa enchente decorrente do rápido aumento do volume d’água nos rios e poços causado por uma chuva forte que aconteceu em algum outro ponto mais alto. A cabeça d’água pode causar acidentes fatais.

Mais dicas de o que fazer em Ubatuba

Confira nosso post com todas as dicas de O que fazer em Ubatuba ou assista o vídeo abaixo:

Um vídeo espetacular, com as mais bonitas Praias de Ubatuba

Não tínhamos como não colocar aqui um dos vídeos com as imagens mais espetaculares das praias de Ubatuba.

Neste vídeo de 2h40 de músicas relaxantes você pode mergulhar com tudo e admirar a beleza dessa incrível cidade.

Se gostar, depois inscreva-se em nosso canal para nos ajudar a continuar fazendo vídeos como este!