More

    Praia Grande SP – Praias e 7 Dicas de O que Fazer!

    Sol, mar, praias bem próximas à São Paulo e ótima infraestrutura? Esta é a Praia Grande, uma das prediletas dos paulistanos.

    Não é mesmo?

    Quando chega o final de semana ou o feriado prolongado, a cidade de São Paulo em massa desce a serra. A Avenida Paulista se esvazia um pouco e as praias se enchem de gente tentando aproveitar um pouco de sol, mar, calor e tranquilidade.

    Dentre as cidades da Baixada Santista, talvez Praia Grande seja a mais procurada! E muita gente se apaixona e decide ficar por lá de uma vez!

    Por que não viver perto do mar, não é verdade?

    É uma cidade cheia de praias lindas e tranquilas, muita infraestrutura e que cada vez mais consegue equilibrar bem modernidade e urbanização com a alegria que só um bom banho de mar pode proporcionar.

    Vamos explorar a linda Praia Grande do litoral sul de SP? 

    Neste guia da Praia Grande SP falaremos de suas praias, dicas de o que fazer, um pouco de gastronomia, opções de hotéis e pousadas, como chegar e como não poderia faltar, muitas fotos espalhadas pelo texto.

    Então continue lendo até o final, muitas surpresas estão por vir. Salve este guia nos favoritos e consulte sempre que precisar!

    Não importa se você mora na capital paulista, no interior ou em outro ponto do Brasil, é hora de se apaixonar pela Praia Grande!

    O que você encontra aqui

    Sobre a Praia Grande SP

    Se está a procura de sol, mar, hotéis e pousadas de todo tipo e ótima infraestrutura bem pertinho de São Paulo, Praia Grande é o seu lugar!

    Praia Grande não é uma cidade tão rica em história como alguns de seus municípios vizinhos. Até mesmo porque é uma cidade bastante jovem.

    Só em 1967 ela se emancipou de São Vicente. Antes disso, era habitada pelos índios tupiniquins e eventualmente procurada por turistas, mas longe de ser um ponto de grande destaque no litoral.

    Dois fatores elevaram Praia Grande a potência turística: além da emancipação, que deu a ela autonomia para explorar os recursos naturais da cidade, a construção da Ponte do Mar Pequeno, em 1980, fez com que a cidade tivesse uma ligação direta com a Rodovia dos Imigrantes.

    A partir daí, o investimento em infraestrutura ficou cada vez maior. E o número de turistas e moradores, também!

    Hoje, Praia Grande é uma das primeiras opções de quem quer curtir o final de semana na praia

    E, claro, de quem quer ficar morando por lá, sem se preocupar mais com o caos das grandes cidades.

    Agora que você conhece um pouco da cidade, imagino que queira saber agora sobre as Praias da Praia Grande, e é sobre isso que falaremos a seguir.

    Depois, o assunto mais esperado: nossas indicações de o que fazer na Praia Grande.

    Então, continue lendo, ainda há muitas dicas por vir!

    As melhores praias de Praia Grande

    O primeiro motivo para qualquer pessoa visitar a cidade de Praia Grande é… ir à praia!

    Logo, não poderíamos começar um guia sem apresentar as praias de Praia Grande, a principal atração desse belo município litorâneo paulista!

    As praias da cidade têm uma característica bastante urbana. São cercadas por grandes prédios, não por mata atlântica, como acontece mais no litoral norte.

    Por isso, saiba que se a sua prioridade for o contato com a natureza, há opções melhores… Praia Grande é ideal para quem quer se desligar da vida moderna, mas não muito!

    Vamos conhecer as melhores praias de Praia Grande?

    1.  Praia do Boqueirão

    Foto Praia Grande SP
    enioprado, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

    A praia mais procurada de Praia Grande é a do Boqueirão. O motivo é simples: o bairro tem uma fantástica infraestrutura e oferece todo o conforto necessário a quem está acostumado com uma vida urbana.

    O local é exatamente o que se espera de uma praia moderna: beleza e tranquilidade na areia, muitos quiosques e restaurantes oferecendo petiscos e bebidas maravilhosos, proximidade de prédios com muito conforto para o descanso noturno.

    Você encontra tudo o que quiser no Boqueirão. 

    O bairro é preparado para agradar exigentes turistas acostumados com a vida 24 horas de longe do litoral.

    Na praia em si, um calçadão anuncia a chegada à área de diversão. Em seguida, uma larga faixa de areia conta com todos os atrativos que se possa imaginar.

    Entre eles, playgrounds para as crianças, vendedores ambulantes de tudo o que você quiser, quiosques, aluguel de cadeiras e esteiras, passeios de barco e esportes aquáticos.

    O mar é tranquilo, perfeito para quem quer tomar um banho de mar gostoso sem grandes preocupações com as ondas.

    Ainda existe ciclovia para os amantes das bicicletas e ótimo espaço para caminhada.

    Em resumo: a Praia do Boqueirão é exatamente o que quem quer misturar relaxamento praiano e modernidade procura!

    2. Praia da Aviação

    Foto Praia Grande SP

    O Boqueirão é a praia mais urbana de Praia Grande. Depois dele, as opções ganham um ar um pouquinho (só um pouquinho!) mais rústico.

    A Praia da Aviação leva esse nome por conta de um Aeroclube que fica no bairro. É de fácil acesso, também na região mais central da cidade.

    Ela conta com ondas mais fortes, pedindo por mais cuidado dos banhistas desavisados, e com uma areia bastante fina. O calçadão ainda oferece muitas atividades. É uma das praias mais limpas da cidade!

    O lugar é muito bonito, ainda com prédios ao fundo, mas nem tanto como no Boqueirão.

    A infraestrutura é satisfatória, tanto na praia em si, com seus quiosques, restaurantes e vendedores, como no bairro.

    Aproveite para dar seus primeiros passos no surf ou para só escutar o barulho das ondas enquanto toma sol!

    3. Praia do Canto do Forte

    Foto Praia Grande SP

    Você quer aproveitar a infraestrutura do Boqueirão, mas ter mais espaço e tranquilidade quando for hora de aproveitar mar e praia?

    Então a Praia do Canto do Forte na Praia Grande é uma ótima opção! Ela fica na mesma extensão de terra do Boqueirão, à esquerda. São cerca de 2 km entre uma e outra.

    Ou seja, com uma caminhada simples, você deixa o caos do Boqueirão e chega a um lugar tranquilo, ainda com bons quiosques, mas sem tantos turistas, sem tantas pessoas. E com um mar muito calmo!

    O mar da Praia do Canto do Forte é ideal para a prática de esportes como caiaque e stand up paddle, bem como para o nado. Você irá adorar essas águas.

    Depois, é só voltar para o apartamento no Boqueirão, e ou sentir o conforto que o bairro oferece, ou curtir a vida noturna.

    Essa praia é ainda a sede da Fortaleza de Itaipú, um dos principais marcos históricos de Praia Grande. Falaremos sobre ela mais tarde…

    4. Praia da Guilhermina

    Foto Praia Grande SP

    Entre o Boqueirão e a Aviação, fica a Praia da Guilhermina. É mais uma praia que mantém características típicas da cidade: urbana, com prédios no fundo e grande infraestrutura.

    Ela se destaca por atrair muitos turistas e por contar com grande número de atrações, como feirinhas de artesanato, comércios de forma geral e restaurantes de altíssimo nível.

    O problema é que, durante a alta temporada, às vezes fica suja e talvez até imprópria para banho. Por isso, o ideal é conferir a situação antes de fazer uma visita (veja aqui).

    Devido à proximidade, é possível passar o dia na Aviação e depois curtir a noite na Guilhermina, com todo o agito que o lugar proporciona!

    Quando limpa, a praia tem águas de ondas médias. Sua faixa de areia é muito grande, permitindo que as pessoas possam tomar sol sem precisarem se esmagar entre outros banhistas!

    5. Solemar

    Foto Praia Grande SP

    Imaginamos que você esteja se perguntando: mas onde surfar em Praia Grande? O Solemar é a resposta!

    Na fronteira com Mongaguá, próxima ao Poço das Antas, essa praia tem características diferentes do resto da cidade.

    Sua vista de fundo é de apenas alguns prédios e a serra, linda e imponente!

    Com 3 km de extensão, ela tem uma larga faixa de areia que permite caminhadas e esportes como futebol e frescobol. 

    Mas além disso, é onde estão as ondas mais fortes de Praia Grande. É ali que acontece a prática do surfe para quem é fã da modalidade. 

    Afastada do agito e dos lugares mais badalados, permite que exista um clima mais rústico, o que pode agradar aos surfistas.

    Portanto, se a sua ideia de uma praia perfeita for de surfe e natureza, não perca tempo e procure diretamente a Solemar ao chegar em Praia Grande! Ela foi feita para você!

    Agora que falamos das principais praias da cidade, é mais do que na hora de começarmos a falar sobre dicas de o que fazer na Praia Grande.

    Preparado?

    O que fazer em Praia Grande?

    É hora de explorarmos neste guia mais do que simplesmente as praias dessa cidade litorânea…

    Afinal, Praia Grande tem bem mais do que mar e sol… também existe muito o que conhecer por suas ruas e avenidas!

    Não faltam opções de o que fazer na Praia Grande, desde opções para quem quer curtir a natureza para quem quer história ou agito noturno.

    A Praia Grande com certeza não decepciona…

    1. Trilha do Laranjal

    Praia Grande SP foto Ttrilha do Laranjal

    Praia Grande é uma cidade urbana e, por isso, não conta com tantas opções para quem quer se aprofundar na natureza como algumas de suas vizinhas litorâneas. Mas ainda assim, há algo a se explorar…

    Estamos falando da Trilha do Laranjal! Ela é belíssima e recompensa seu trajeto com a chegada em uma magnífica cachoeira.

    O caminho para a trilha é pela estrada Elias Zarzur, que liga Praia Grande a Cubatão. Uma vez nela, siga as placas para a cachoeira.

    A Trilha do Laranjal é de dificuldade média. São 2 km de extensão e, entre subidas e descidas, o trajeto pode ser completado em 3 horas.

    Um ponto de destaque é um mirante, no ponto mais alto da trilha, que permite uma vista completa da cidade de Praia Grande. É um dos lugares mais bonitos da região e que merece muitas fotos!

    Mas o principal é o ponto de chegada… a Cachoeira do Guariúma.

    Ela permite um mergulho muito gostoso em água doce, com pontos mais rasos e outros mais profundos. É o melhor ponto para relaxar com a natureza na cidade!

    Por isso, deixe um espaço na sua estadia em Praia Grande para conhecer a Trilha do Laranjal e a Cachoeira do Guariúma! Você não irá se arrepender!

    2. Portinho

    Foto Praia Grande SP - Portinho
    Foto: Rogério Cassimiro

    O Portinho é o principal espaço de lazer da cidade de Praia Grande!

    Revitalizado recentemente, o lugar conta com diversas opções para agradar tanto as famílias, quando os visitantes individuais.

    São quiosques com churrasqueiras, espaços para piqueniques, estrutura para prática de esportes e caminhadas. Tudo isso com vista para o mar!

    O espaço ganhou uma reformulação que o deixou com uma cara mais moderna, contando com novas lixeiras, bancos de madeira e estruturas para lazer. Tudo isso o torna bem cuidado, elegante e receptivo.

    No total, o deck de madeira que contém todas essas estruturas tem 73 metros de extensão.

    E não é só isso! De lá, saem os passeios de barco da cidade, que permitem conhecer ilhas e cidades vizinhas. Além, é claro, da brisa marítima no rosto!

    A estrutura conta com um bom restaurante e um museu de espécies do mangue! Não deixe de visitar!

    O Portinho fica logo ao lado do portal de entrada da cidade, na saída da Ponte do Mar Pequeno. 

    A entrada é gratuita e o lugar está disponível para visitação 24 horas por dia.

    3. Fortaleza de Itaipu

    Foto Fortaleza de Itaipu - Praia Grande SP
    Foto: Rogério Cassimiro

    Como mencionamos antes, a Fortaleza de Itaipu fica na Praia do Canto do Forte. Está já no finalzinho dela, em uma área reservada.

    O local foi construído como instalação litorânea do exército em 1902, mas hoje está desativado. Serve, porém, como atração turística: é possível fazer um passeio nos finais de semana.

    A entrada custa apenas 5 reais. Um valor bastante simbólico perto de tudo que será visto!

    É possível conhecer as instalações da fortaleza, incluindo a casa onde moravam os militares (entre eles, ninguém menos que Pelé!). E, ainda mais importante, passear por uma área de preservação ambiental que ainda conta com ricas fauna e flora.

    No final, a Praia dos Canhões vale a pena: apontando para o mar, vários canhões desativados, de uma época distante, repousam sobre a areia.

    Reserve um horário de seu fim de semana em Praia Grande para a Fortaleza de Itaipu!

    4. Praça da Paz

    Foto Praça da Paz - Praia Grande SP
    Foto: Rogério Cassimiro

    A arte é o principal atrativo da Praça da Paz!

    Esculturas de nomes importantes da história do planeta foram construídas por lá: Mandela, Gandhi, Papa João Paulo II, Madre Teresa de Calcutá, entre outros. O passeio garante um olhar para essas peças e para as pessoas que elas representam!

    Também é no local que muitos shows e eventos da cidade acontecem. Afinal, ela está incrivelmente bem localizada.

    A Praça da Paz fica no cruzamento entre as avenidas Brasil e São Paulo, no Boqueirão. Pode ser que você passe por ela apenas no seu caminho entre hospedagem e praia.

    E ao passar, ficará feliz com a beleza do lugar!

    5. Feiras de Artesanato

    Foto Artesanato - Praia Grande SP
    Foto: Rogério Cassimiro

    Cidades litorâneas são cheias de feiras de artesanato. Isso é verdade em qualquer lugar do Brasil e, claro, se aplica a Praia Grande.

    Visitar essas feiras é uma ótima oportunidade de levar para casa presentes, souvenirs ou simplesmente algo que pode ser útil para a sua vida.

    Então, onde há boas feiras de artesanato em Praia Grande?

    As principais, regularizadas pela prefeitura, são quatro:

    • Feira da Guilhermina: Praça Portugal
    • Feira do Bairro Ocian: Praça Dr. Roberto Andraus
    • Feira do Bairro Caiçara: Praça Nossa Senhora de Fátima
    • Feira do Solemar: Praça Carlos Gomes

    Todas contam com artesãos de alto nível e funcionam aos sábados e domingos, das 14 às 22 horas. Faça sua visita!

    6. Festa de Iemanjá

    Foto Festa de Irmanjá Praia Grande SP
    Por Solotudo

    O mais tradicional evento anual de Praia Grande é a Festa de Iemanjá.

    Todos os anos, as duas primeiras semanas de dezembro são repletas de eventos na cidade. Ou seja, além dos conhecidos atrativos da alta temporada, existem muito mais!

    O local da Festa de Iemanjá é entre as praias Mirim e Caiçara. Aliás, existe por ali uma estátua muito bonita da divindade tão importante no sincretismo religioso brasileiro.

    Nos finais de semana de festa, os eventos são variados: shows, apresentações de artes, procissões e momentos de fé se dividem entre as horas do dia.

    As pessoas se divertem e também expressam seus momentos de fé em relação a uma figura que está presente em tantas religiões.

    Se você é um devoto de Iemanjá ou se quer apenas curtir uma festa que conta com muita alegria e muita música, já sabe: reserve sua ida a Praia Grande nas duas primeiras semanas de dezembro!

    7. Vida noturna

    Praia Grande é uma cidade de 320 mil habitantes. Na alta temporada, é possível que mais de um milhão de pessoas viaje até lá. Entreter todo esse povo é uma missão a ser cumprida!

    E Praia Grande a cumpre muito bem. As opções para diversão noturna estão espalhadas entre bares, baladas e festas em vários pontos da cidade, mas principalmente no Boqueirão.

    Você pode escolher entre um quiosque na praia que serve drinks até altas horas, uma balada tradicional ou um barzinho com cerveja e música ao vivo.

    Em qualquer uma das opções, é possível curtir e se divertir, paquerar e tornar a vida cheia de alegria.

    Jogue um bilhar ou um boliche, dance, conheça novos drinks e novas pessoas, surpreenda-se! A noite de Praia Grande está preparada para te receber!

    Gastronomia em Praia Grande

    Não podemos fazer um guia de Praia Grande e não falar em gastronomia, não é mesmo?

    Como toda cidade litorânea, Praia Grande tem nos frutos do mar seu principal destaque. Os quiosques das praias servem porções generosas e pratos muito gostosos. Não deixe de experimentá-los enquanto curte o sol e o mar!

    Espalhados pela cidade estão restaurantes de ótimo nível. 

    O Boqueirão é o principal lugar para conhecê-los, já que é a área mais urbana e desenvolvida da cidade. Pratos deliciosos te esperam!

    Praia Grande conta ainda com shopping centers que oferecem o que há de melhor nas redes de fast food brasileiras. E, pela cidade, boas pizzarias e churrascarias mantém o tradicional clima paulista.

    Um evento que merece destaque é a Festa da Tainha. Variados pratos com esse peixe são preparados no mês de julho, no Centro de Eventos Jair Rodrigues. Se você for conhecer a cidade na baixa temporada, essa é uma ótima opção.

    Praia Grande tem o que é necessário para agradar a todos os estômagos!

    Hotéis e Pousadas Praia Grande

    Tá decidido? Quer ir pra praia? Então é hora de falar sobre os hotéis e pousadas na Praia Grande.

    Para hospedar um milhão de pessoas na alta temporada, é necessário ter uma rede hoteleira muito desenvolvida.

    E Praia Grande certamente cumpre o requisito! A rede hoteleira da cidade é extensa e variada.

    Existem hotéis para todos os bolsos, desde aqueles extremamente bem equipados, com três ou quatro estrelas, até outros mais simples, que oferecem apenas quarto e banheiro.

    Pousadas e chalés também são boas opções. E as casas e apartamentos disponíveis para aluguel para temporada são as mais procuradas – muitas pessoas preferem a privacidade e a possibilidade de ter um lugarzinho só para elas.

    O bairro mais procurado pelos turistas é o Boqueirão, onde ficam as propriedades mais bem estruturadas. Perto de tudo e com uma excelente praia, ele é uma mão na roda para todos que ficam na cidade.

    Mas claro que a sua preferência pode ser outra – o Solemar é recomendado para quem quer mais tranquilidade, por exemplo. Toda a cidade de Praia Grande é excelente e, desde que esteja perto de uma praia, você estará bem localizado!

    Clique aqui para conferir uma lista de hospedagens no booking, ou se preferir, faça sua pesquisa através do buscador abaixo:

    Booking.com

    Como chegar?

    Praia Grande está localizada à seguinte distância de importantes cidades próximas:

    • São Paulo – 78 km
    • Santos – 15 km

    Para ir de carro, saindo da capital paulista, basta usar o sistema Imigrantes/Anchieta. Ao chegar no litoral, pegue a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. A cidade está logo após a Ponte do Mar Pequeno.

    De ônibus, há veículos diários saindo do Terminal Jabaquara. O tempo de viagem é de aproximadamente 2 horas.

    Se você pretende conhecer Praia Grande vindo de outro estado, use os aeroportos de Guarulhos ou Congonhas. Ao chegar em qualquer um deles, precisará apenas seguir as orientações acima com um carro alugado ou no transporte público.

     O acesso a essa bela cidade é, de fato, muito fácil!

    O que achou de Praia Grande SP?

    Quem quer passar dias curtindo o sol e o mar sem se esquecer dos grandes prédios que formam as cidades modernas não pode deixar de conhecer Praia Grande!

    Essa é uma cidade capaz de oferecer todo o conforto que você imaginar, mas com o bônus de estar localizada no litoral. Entre seus prédios, restaurantes e quiosques, existe muita beleza a se explorar.

    Trilha, cachoeira, festa, monumento histórico, muita água para se banhar… trouxemos tudo para você sobre a Praia Grande!

    Críticas? Sugestões? Elogios? Não se esqueça de deixar um comentário!

    Comente se gosta da Praia Grande, se já foi pra lá, se pretende ir pra lá, adoraríamos ouvir sua opinião.

    Caso tenhamos nos esquecido de algo ou caso você simplesmente queira contar sua experiência, também é só nos contar no espaço abaixo!

    E compartilhe o guia nas redes sociais! Assim, nosso trabalho fica ainda mais forte!

    Outros destinos recomendados

    A Praia Grande está localizada no litoral sul de SP, e se você interessou por esta praia, talvez se interesse por outras praias da região.

    Aqui no site você encontra guias completos como o de Santos, Mongaguá, Itanhaém, Bertioga, Riviera de São Lourenço, Guarujá e Peruíbe, todos com muitas fotos, dicas de o que fazer, informações de pousadas e hotéis e como chegar.

    E um mais ao sul, guias como o de Ilha Comprida, Iguape e Cananéia.

    Agora, se estiver curioso em relação às praias do Litoral Norte, recomendo que leia nosso guia com as melhores praias do litoral norte de SP.

    Entre elas você encontrará praias de cidades como Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.

    Comentários

    O que achou? Deixe sua opinião!

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    - De um apaixonado por viagens para outro -

    Veja também

    Praia Grande SP – Praias e 7 Dicas de O que Fazer!

    Sol, mar, praias bem próximas à São Paulo e ótima infraestrutura? Esta é a Praia Grande, uma das prediletas dos paulistanos.

    Camburi e Camburizinho – Charme e Rusticidade

    Camburi e Camburizinho são praias incrivelmente belas, localizadas no litoral norte de SP. Representam a harmonização perfeita entre natureza,...

    Juquehy – Uma Praia que combina charme e natureza!

    A Praia de Juquehy é uma linda praia, perfeita para quem busca tranquilidade, charme e relaxamento. Localizada a 158...