Aventura e Ecoturismo Tudo sobre Ilha Comprida - 9 Dicas de O Que Fazer e...

Tudo sobre Ilha Comprida – 9 Dicas de O Que Fazer e muito mais!

Sol, mar, dunas, vilas de pescadores, barcos, caminhadas e comida típica caiçara.

Com toda certeza esse belo conjunto está presente no pensamento da maioria de nós quando começamos a pensar em férias e períodos de descanso.

Sabendo disso, vamos lhe apresentar abaixo um ótimo destino para sua próxima viagem.

Bem vindos à Ilha Comprida, um singular município do estado de São Paulo distante cerca de 210 km de sua capital, entre as cidade de Cananéia e Iguape.

Situada no extremo sul do estado, estando em meio a uma zona de Mata Atlântica, chegou a ser declarada pela UNESCO, uma ‘Reserva da Biosfera do Planeta’.

Ilha Comprida - Foto por Otávio Nogueira
Ilha Comprida – Foto por Otávio Nogueira

A ilha é parte do Complexo Estuário Lagunar de Iguape – Paranaguá, que abrange o sudeste do estado de São Paulo e norte do Paraná.

Aliás, o Complexo Lagunar é um dos maiores viveiros de peixes e crustáceos do Atlântico Sul, e lá você consegue ver golfinhos bem de perto!

Emancipada apenas em 1991 o local já era conhecido e teve nomes como Ilha do Mar Pequeno, Ilha Branca,  Ilha Grande da Costa do Mar e Ilha do Candapuí.

Mas o nome Ilha Comprida veio pra ficar, até porque a ilha é de fato comprida, são incríveis 74km de extensão.

Porém, por possuir apenas 4km de largura, mesmo com toda essa extensão, ocupa apenas o sétimo lugar entre as maiores ilhas do Brasil.

Todavia, dada a peculiaridade dessas dimensões, Ilha Comprida se torna um destino fabuloso, proporcionando além de todas as tradicionais maravilhas litorâneas, um fantástico visual para qualquer lado que se olhe.

Continue lendo para conhecer as melhores opções e saber como Ilha Comprida vai te atrair nas suas próximas férias.

O que você encontra aqui:

O que fazer em Ilha Comprida

Ilha Comprida, Litoral Sul SP - Foto

Ilha Comprida é um destino para todos os gostos e para todas as épocas do ano, uma vez que dada sua extensão, existem praias com pouco ou mesmo nenhum movimento, inclusive na alta temporada.

Caso o visitante ambiente-se melhor em praias mais baladas e movimentadas, Ilha Comprida também não deixa a desejar.

Ilha Comprida é uma área litorânea das mais ecléticas possível, capaz de atender aos gostos mais variados.

Para se ter uma ideia, é possível relaxar à beira da piscina em um bom hotel na área central ou aventurar-se por trilhas em áreas desertas.

Bom, e atente para que, quando dizemos desertas, é na mais pura acepção da palavra. Ilha Comprida possui áreas ainda intocadas pelo homem.

Abaixo você encontrará as melhores dicas de o que fazer em Ilha Comprida, com diversos pontos turísticos e passeios incríveis, dê só uma olhada:

1. Praias de Ilha Comprida

Ilha Comprida, Litoral Sul SP

Se vamos ao litoral, salvo raríssimas exceções, a intenção principal é passar um maravilhoso dia de frente pro mar, à sombra e com o pé na areia.

Antes de mais nada, vamos às principais características e dicas das praias de Ilha Comprida:

  • As praias mais desertas, para quem curte sossego e natureza, ficam na porção sul da Ilha, no ponto de desembarque das balsas que chegam de Cananéia – como a praia de Boqueirão do Sul. No local ficam também as vilas de pescadores.
  • No acesso feito através da ponte do Mar Pequeno (via Iguape) chegamos à porção norte, local das praias com maior estrutura comercial e presença de quiosques de praias, pousadas e outras hospedagens, como a praia do Boqueirão do Norte.

Desta feita não poderíamos começar de outra forma senão mostrando as principais praias de Ilha Comprida.

Praia Boqueirão Norte

Praia Boqueirão Norte - Ilha Comprida foto
Praia Boqueirão Norte – Ilha Comprida. Foto: Bruna Policena

Teoricamente é aqui onde tudo acontece. É o ponto mais procurado por quem vem de Iguape.

A praia do Boqueirão Norte, ou apenas Boqueirão (pois na realidade é o centro), representa a primeira imagem que se tem quando se pensa em Ilha Comprida.

É um lugar bem agitado, frequentada o ano inteiro e também a mais movimentada.

A praia é bem decorada e colorida, existem passarelas de madeira que dividem os pontos comerciais da praia em si, o que organiza e facilita muito o acesso.

Não podemos deixar de mencionar que algumas pessoas podem não achar essa disposição das passarelas muito interessante pois acaba afastando os quiosques da areia o que diminui um pouco a comodidade.

A praia é bem agradável, uma faixa de areia grande, e um mar que, além de muito bonito e tranquilo, é também super convidativo ao surf.

A praia oferece uma grande estrutura comercial com diversos quiosques e barraquinhas. Todas aceitam cartões, oferecem chuveiros e até sinal de wifi em alguns deles.

Esta praia, chama a atenção do público jovem pela concentração de pessoas, seja pelo surf ou mesmo pelo som que rola nos quiosques.

Praia do Encanto

Praia do Encanto - Ilha Comprida foto
Praia do Encanto – Ilha Comprida

A praia do Encanto, ao lado de praia do Boqueirão, é uma dica muito legal para quem quer um lugar um pouco mais sossegado, com uma concentração menor de pessoas.

Ideal para famílias!

Apesar de ficar muito próxima do centro não há muitos pontos comerciais. Portanto pode ser uma boa levar equipamentos de praias assim como algo para beliscar e beber, lembrando-se sempre de recolher o lixo depois.

Vale muito o passeio.

Praia do Boqueirão Sul

Praia Boqueirão Sul - Ilha Comprida foto
Praia Boqueirão Sul – Ilha Comprida. Foto: Monica Novaes

Uma linda e aconchegante praia. Muito procurada pelos visitantes vindos de Cananéia.

A praia do boqueirão Sul possui, também, toda uma infraestrutura urbana propícia ao turismo.

Como sua xará mais ao norte, possui quiosques, chuveiros e até mesmo salva vidas.

A diferença mais marcante entre as duas é que esta recebe um menor número de pessoas, atraindo muitas famílias e casais.

A praia propriamente dita é muito bonita, possui uma faixa muito grande de areia, e a arrebentação das ondas maiores é bem distante da areia, o que resulta em um espaço de muita água com uma marolinha perfeita para as crianças.

2. Dunas de Ilha Comprida

Dunas de Ilha Comprida foto
Dunas de Ilha Comprida

Uma das atrações mais conhecidas e visitadas de Ilha Comprida, são suas dunas.

Por estarem relativamente longe de todo o movimento, os parques de dunas de Ilha Comprida proporcionam um cenário realmente diferenciado.

Os enormes conjuntos de dunas formam composições visuais paradisíacas, e por não sofrerem com um grande volume de turistas ao mesmo tempo, tornam a visitação uma experiência única.

Logo abaixo falaremos sobre duas opções, uma para quem está mais ao norte e outra para quem está na região centro sul da ilha.

Dunas do Araçá

Dunas do Araçá - Ilha Comprida foto
Dunas do Araçá – Ilha Comprida. Foto: Monica Novaes

O parque de dunas do Araçá localiza-se a aproximadamente 7 km do centro, seguindo pela própria avenida Beira Mar no sentido norte.

Sete quilômetros pode não parecer uma distância muito grande quando se lê, mas não se iluda, para ir à pé, é muito longe sim.

Porém, pra quem foi à Ilha Comprida em busca de aventura, será sensacional, a começar pela paisagem, que em determinado ponto do caminho, mesmo estando no litoral, passa a assemelha-se muito àqueles desertos do estado americano de Utah.

Nas adjacências das dunas não se encontra uma infraestrutura, digamos, confortável para o turista, é um local bem simples.

Caso pretenda passar um tempo maior, pode ser interessante levar seu próprio lanche, além de água e uma peça de roupa extra.

Caso queira um passeio sem tantas aventuras pode-se chegar lá de carro ou mesmo de ônibus.

Por falar em carro, caso tenha um 4×4, na região também é possível realizar um passeio off-road sensacional.

Dunas de Juruvaúva

Dunas do Juruvaúva - Ilha Comprida foto
Dunas do Juruvaúva – Ilha Comprida. Gabrielle Souza

Este local, ao contrário das Dunas do Araçá, não são um parque ou ponto específico para visitação.

Na realidade, as dunas estão espalhadas por toda extensão da orla de Ilha Comprida.

Contudo, neste ponto, à altura da praia de Juruvaúva, as dunas assumem uma proporção espantosa podendo ocorrer formações de até 10 metros de altura.

Com todo este tamanho dá para se ter uma ideia da vista que se tem do alto das dunas. Imagine as fotos.

Sua localização é um pouco depois da estrada de Pedrinhas, também pela avenida Beira Mar no sentido sul.

3. Vilas Caiçaras

Vilas Caiçaras - Ilha Comprida foto
Vilas Caiçaras, Ilha Comprida – Pedrinhas

Uma das opções de ponto turístico mais singelas da ilha, porém uma das mais gostosas, é tirar um dia para visitar as vilas caiçaras que se estendem por toda orla da ilha do lado do Mar Pequeno.

São vários povoados de pescadores que acabaram se adaptando ao turismo e hoje oferecem uma certa estrutura para o visitante.

O principal atrativo das vilas tem sido a quantidade de opções gastronômicas. São várias receitas típicas litorâneas, preparadas na hora, de forma caseira e com a matéria-prima fresquinha.

Algumas famílias de pescadores em algumas vilas chegam a oferecer até mesmo hospedagem. Nada oficial mas muito aconchegante.

Passar um dia em meio à simplicidade, acompanhando o dia a dia dessas pessoas proporciona uma sensação gratificante e com toda certeza vai acrescentar e muito em seu passeio.

Ecoturismo

Ecoturismo em Ilha Comprida - Litoral Sul de SP foto
Ecoturismo em Ilha Comprida – Litoral Sul de SP. Foto: Monica Novaes

Não se pode estar em uma imensa área preservada, repleta de riquezas naturais com uma fauna tão diversificada e não se aventurar em meio à natureza.

Antes de mais nada é interessante você saber que Ilha Comprida possui uma peculiaridade que a diferencia de outros destinos, ela é considerada uma área de relevante interesse ecológico, ou ARIE.

ARIE’s são zonas, reconhecidas oficialmente, de conservação e preservação.

llha Comprida possui uma rica vegetação de restingas, mangues e uma vida marinha que é considerada o ‘berço do atlântico’, porém o maior destaque são pássaros da ilha.

Isso mesmo, a ilha reúne dezenas de espécies raras de pássaros, incluindo o guará vermelho que chegou a ter extinção declarada.

Para aproveitar essa natureza deslumbrante da ilha, o município possui uma divisão de turismo que além de gerenciar questões inerentes, também organizam e executam passeios guiados para os visitantes, como o Catamarã Tour, o Safári Ecológico e o Quadri Aventura.

Os passeios devem ser feitos mediante reserva pelo telefone 13 3842 3386.

A Divisão Municipal de Turismo fica na avenida Beira mar, número 11000.

Vamos então, conhecer um pouco mais esses passeios?

4. Catamarã Tour

Catamarã Maratayama – Roteiro Ilha Comprida
Catamarã Maratayama – Roteiro Ilha Comprida

O barco responsável pelo passeio é o Catamarã Maratayama, que levará o visitante por uma navegação ao longo de quase 200 km passando pelos principais cenários de Ilha Comprida, revelando as belezas naturais dessa fantástica reserva.

O passeio realizado ao longo do dia é bem diversificado e te possibilita conhecer uma parte considerável do complexo lagunar, um dos maiores viveiros de peixes e crustáceos do Atlântico Sul, onde você tem a oportunidade de ver golfinhos vem de perto.

Além da possibilidade de contemplação dos cenários mais deslumbrantes da ilha, o roteiro ainda conta com paradas para banho de mar e almoços nas vilas caiçaras.

O catamarã é muito confortável possuindo, mirante, ar condicionado e som além de fornecer guias e binóculos para observação das aves.

O passeio sai em média R$ 200 por pessoa sendo que crianças até 5 anos não pagam, de 5 a 12 anos o maiores de 60 pagam meia.

O passeio sai às 8 horas com retorno previsto para 18 horas. A saída é da Marina Barreira localizada na rua José Pacheco dos Santos, 2.955 – em frente ao Iate Park Hotel.

5. Safári Ecológico – passeio com UTVs

Safári Ecológico em Ilha Comprida foto
Safári Ecológico em Ilha Comprida – A bordo de UTVs

Aqui o veículo responsável pelo passeio é o Utility Task Vehicle, mais conhecido pelas suas iniciais UTV, que vem a ser um veículo multifuncional, estilo off-road com capacidade para 8 pessoas. Por serem abertos proporcionam sensação de liberdade.

Para este passeio é possível escolher dois tipos de roteiro:

– Roteiro Pedrinhas

Percorre  a ilha pelas estradas que margeiam o mar e direção à vila de Pedrinhas, passando pelas famosas restingas, pelas dunas e também por vilas caiçaras (neste passeio sem almoço).

O passeio também leva à Vila Nova.

Detalhes das vilas já serão abordados nos tópicos das trilhas (vide Trilha Vila Nova – Sítio Arthur e Trilha Juruvaúva – Pedrinhas)

O percurso tem cerca de 72 km, dura cerca de 3 horas e custa cerca de R$ 800 para oito pessoas.

– Roteiro Ponta da Praia

O roteiro Ponta da Praia foca mais as paisagens ao longo do Mar Pequeno, tendo como objetivo principal a contemplação de aves do Lagamar.

Também são oferecidas as possibilidade de banhos em piscinas naturais, pequenas prainhas ao longo do caminho e na lagoa Ponta da Praia.

Todos os passeios são guiados e orientados por técnicos em turismo receptivo e monitores ambientais.

O percurso tem cerca de 30 km, dura cerca de 3 horas e custa cerca de R$ 480 para oito pessoas.

Reservas e informações sobre os passeios podem ser feitas no Terminal Rodoviário da Ilha Comprida – Rotatória da Carlos Roberto de Paula, diariamente, das 8h30 às 17 horas – Telefone (13) 3842 3306; e na Divisão Municipal de Turismo, na Av. Beira Mar, 11.000, de segunda a sexta, em horário comercial. – Telefones: (13) 3842 7029/ 3842 7028. Saiba mais

6. Passeio de quadriciclo – Quadri Aventura

Ilha Comprida, Litoral Sul SP - Foto

Como o nome já insinua, os veículos responsáveis por este passeio são os excelentes quadriciclos, que vão te ajudar a desbravar as areias de Ilha Comprida.

O roteiro desse passeio é o mesmo citado logo acima, o Ponta da Praia, e o que muda, obviamente, é fantástica experiência de dirigir o quadriciclo ao longo das maravilhas naturais da ilha.

O passeio percorre uma distância de cerca de 30 km ao longo de 1 hora e 30 minutos e custa em torno de R$ 200 para uma pessoa ou R$ 250 para duas pessoas.

O passeio exige que você seja habilitado (possuir CNH) e que seja maior de idade. Todo o passeio é acompanhado por monitores.

Reservas e informações sobre os passeios podem ser feitas no Terminal Rodoviário da Ilha Comprida – Rotatória da Carlos Roberto de Paula, diariamente, das 8h30 às 17 horas – Telefone (13) 3842 3306; e na Divisão Municipal de Turismo, na Av. Beira Mar, 11.000, de segunda a sexta, em horário comercial. – Telefones: (13) 3842 7029/ 3842 7028. Saiba mais

7. Trilhas em Ilha Comprida

Trilhas em Ilha Comprida foto
Trilhas em Ilha Comprida

Sim, ainda estamos falando sobre ecoturismo, mas as trilhas de Ilha Comprida merecem um destaque especial.

Então que tal tirar da bagagem o espírito aventureiro e desbravar trilhas verdadeiramente paradisíacas e desfrutar de toda a paz de espírito que se pode ter ao estar em plena sintonia com a natureza?

Abaixo você terá informações sobre as principais e mais belas trilhas de Ilha Comprida:

Trilha da Trincheira

A trilha da Trincheira fica ao extremo sul de Ilha Comprida e possui cerca de 2km.

A trilha além de oferecer um dos mais belos passeios do destino, também traz consigo enormes possibilidades para o avistamento de golfinhos.

Mesmo que isso dependa exclusivamente de sorte, na trilha da Trincheira vai extasiar o caminhante com uma bela flora, dunas, lindas falésias além de premiá-los com uma das mais maravilhosas praias da região, a Praia Ponta da Trincheira.

Trilha Vila Nova – Sítio Arthur

A trilha com cerca de 5 km de extensão parte de Vila Nova, local histórico, sede de uma pequena capela (Nossa Senhora da Conceição) construída pelos próprios portugueses no século XVII.

Cercada de mistérios, Vila Nova abriga ainda um cemitério indígena.

As maravilhosas paisagens são o ponto alto do passeio, que ainda conta como atrativo os Sambaquis de Vila Nova, um verdadeiro sítio arqueológico datando cerca de 3 mil anos.

O destino final, Sítio do Arthur, é uma aconchegante comunidade caiçara, famosa pela facilidade em se observar o papagaio de cara roxa, uma singular ave escolhida para representar o compromisso de Ilha Comprida com a preservação.

Trilha Juruvaúva – Dunas

Possuindo cerca de 3,5 km, a trilha é o único caminho que leva o singelo bairro de Juruvaúva à praia.

Como não poderia ser diferente, a trilha é de beleza ímpar com uma biodiversidade que salta aos olhos praticamente a cada passada.

O passeio levará você por uma trilha entre altíssimas dunas que servirão de mirante do mar ao longe além da típica vegetação.

É uma caminhada com dificuldade leve à moderada, com duração estimada de 3 horas.

Trilha Juruvaúva – Pedrinhas

Possuindo cerca de 7,5 km de extensão a trilha irá exigir um preparo melhor do visitante, são 3h de caminhada só de ida.

Mas sem pânico, é possível contratar um barco ao final para fazer o retorno pelo Mar Pequeno.

No passeio, você trilhará o caminho entre a Vila de Juruvaúva até a Vila de Pedrinhas.

Além das estonteantes paisagens, você estará em meio à típica vegetação de restinga podendo ainda visitar um viveiro de mudas dessa vegetação, local onde são produzidas mais de 5 mil mudas por mês de mais de 50 espécies.

Uma vez em Pedrinhas, não deixe de conhecer, ou experimentar, a famosa cachaça curtida na cataia.

Segundo os locais ou mesmo alguns fãs, garantem que a iguaria possui as mesmas propriedades palatativas de um bom uísque.

8. Cicloturismo

Circuito Lagamar São Paulo de Cicloturismo - Ilha Comprida foto
Circuito Lagamar São Paulo de Cicloturismo revela praias, cachoeiras e parques ambientais.

Que tal andar de bike por lindas praias e entrar em contato com a natureza de uma forma diferente?

O Circuito Lagamar São Paulo de Cicloturismo revela praias, cachoeiras e parques ambientais.

O Circuito tem percurso aproximado de 180 km entre as cidades de Ilha Comprida, Iguape, Pariquera-Açu, Jacupiranga e Cananeia, no litoral sul paulista.

É destinado a iniciantes, mas também é atrativo para cicloturistas experientes.

O trajeto principal é dividido em cinco trechos entre os municípios paulistas de Ilha Comprida, Iguape, Pariquera-açu, Jacupiranga e Cananéia. Quando estiver pedalando, o turista conta ainda com o auxílio de Placas Diretório, uma em cada cidade, instaladas em pontos estratégicos e que reúnem as principais informações do roteiro.

O percurso pode ser feito no período de três a cinco dias, dependendo do perfil do ciclista. No guia elaborado para os cicloturistas há informações sobre altimetria, mapa com as principais rodovias, rios e as cidades que integram cada trecho.

Gostou da ideia? Clique aqui e saiba mais.

9. Eventos em Ilha Comprida

Eventos na Ilha Comprida, Litoral Sul de SP foto
Eventos na Ilha Comprida, Litoral Sul de SP – Na foto, show do Skank

Ilha Comprida possui eventos durante o ano inteiro, e alguns deles tem ganhado fama e notoriedade.

As festas atraem tanto moradores locais e de cidades vizinhas quando turistas que vem de mais longe.

Janeiro / Fevereiro / Março

  • Ilha Verão: Shows, esportes, exposições artísticas
  • Carnaval:  Bloquinhos e shows

Julho

  • Festival Gastronômico
  • Ilha Julina
  • Ilha Blues

Agosto

  • Festa do Bom Jesus de Iguape

Outubro

  • Festa Caiçara
  • Semana Caiçara

Dezembro

  • Inauguração da Iluminação Natalina
  • Caminhada para Jesus
  • Reveillon – Show na Praia do Boqueirão Norte

Você também pode conferir aqui os próximos eventos que acontecerão na ilha.

Onde ficar – Hotéis e Pousadas em Ilha Comprida

Hotéis e Pousadas em Ilha Comprida foto
Hotéis e Pousadas em Ilha Comprida

Ilha Comprida possui uma enorme gama de hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos, portanto o que não falta por lá é opção de onde se hospedar.

Clique aqui e confira uma lista com ótimas opções de onde ficar em Ilha Comprida, ou se preferir, dê uma olhada no box abaixo:

Booking.com

Como chegar

Como chegar em Ilha Comprida foto
Como chegar em Ilha Comprida

Bom, agora que você já está bem ambientado a esse peculiar destino e já está com aquela vontade de fazer as malas, vamos dar algumas dicas e informações sobre como chegar em Ilha Comprida.

A Ilha está localizada bem próxima ao continente e seu acesso é muito fácil, basta atravessar a Ponte Pref. Laércio Ribeiro, não sendo necessário pegar nenhuma balsa – a não ser que você esteja vindo de Cananéia.

Saindo de São Paulo

Como chegar em Ilha Comprida - Saindo de SP foto
Como chegar em Ilha Comprida – Saindo de SP

O acesso é feito pela rodovia BR-116 (Régis Bittencourt) até o trevo de Iguapé, antes da localidade de Oliveira Barros, seguindo daí em diante pela rodovia estadual SP-222 (Casimiro Teixeira).

Nesta rota, a travessia do continente para ilha é feita por meio de uma ponte (Pref. Laércio Ribeiro).

A distância total é 200 km.

Saindo de Curitiba

Como chegar em Ilha Comprida - Saindo de Curitiba foto
Como chegar em Ilha Comprida – Saindo de Curitiba

O acesso é feito pela rodovia BR-116 (Régis Bittencourt) até Jacupiranga, onde o futuro visitante deve tomar a saída a direita para a rodovia estadual SP-222 (Casimiro Teixeira).

Nesta rota o acesso à ilha também é feito pela ponte Pref. Laércio Ribeiro no município de Iguape.

A distância total é de 260 km.

Dica

Existe a possibilidade de acessar a ilha também pelo município de Cananéia, mas existem alguns pontos a se considerar.

Se você optar pelo acesso por Cananéia você precisa saber que será preciso um ou dois traslados de balsa dependendo de onde o visitante esteja vindo.

Por isso, podem acontecer uma série de imprevistos que podem atrasar ou atrapalhar e muito a viagem, como por exemplo condições da maré, filas, excesso de peso, bagagem entre outros.

O ponto das balsas também é carente de infraestrutura voltada ao turismo, e como nosso intuito é ajudar, indicamos o caminho pela ponte em Iguapé (todas as regiões ao sul da Ilha poderão ser acessadas).

Conclusão

Ilha Comprida, Litoral Sul de SP foto
Pontes que dão acesso às Praias de Ilha Comprida. Foto: Divulgação Pousada Icaraí

Impossível comparar Ilha Comprida com  outras regiões litorâneas do país.

É um lugar realmente único!

Ilha Comprida oferece a possibilidade de ter um período de férias extremamente diversificado, seja divertindo-se em uma praia animada ou descanso em uma praia deserta, almoçando junto aos pescadores ou em restaurantes mais sofisticados e até desbravando as trilhas a pé ou de quadriciclo.

E você, gostou de Ilha Comprida? Esquecemos de falar sobre algum ponto turístico?

Escreve pra gente nos comentários a sua opinião sobre Ilha Comprida, e se já tiver visitado a ilha, não deixe de nos contar como que foi sua viagem!

Aproveite também para compartilhar esse guia incrível com a pessoa que você gostaria de levar para Ilha Comprida.

Não dá pra perder a oportunidade de passar momentos maravilhosos com família ou amigos em uma sintonia tão marcante com a natureza, em áreas intocadas, praias preservadas e piscinas naturais ao som das ondas e da fauna tão abundante.

Ilha Comprida é sem sombra de dúvidas um lugar ímpar, que vai te ajudar a recuperar as energias além de trazer paz de espírito e tranquilidade.

Agora se você tiver um pouco mais de tempo, vale a pena visitar a bucólica Iguape, cidade vizinha, basta atravessar a ponte Pref. Laércio Ribeiro que você já esta lá. Nós te apresentamos Iguape e ainda te damos dicas de o que fazer por lá, com algum passeios e pontos turísticos que valem a pena conhecer.

Outra opção fantástica para conhecer por lá é Cananéia, uma iha visita que pode ser acessada por balsa, onde também damos diversas dicas de o que fazer e passeios.

Agora se você usa o Pinterest e não quer perder esse guia, aproveite e já salve este pin:

Ilha Comprida – Fotos, dicas de o que fazer e muito mais!

Alguns destinos que você pode gostar de ver também:
  • Ubatuba, tem mais de 100 praias entre o continente e as ilhas! Descubra as belezas naturais de Ubatuba e ainda veja dicas de Pousadas, Hotéis e Hospedagens, restaurantes e atrações como os Passeios de Escuna, Projeto Tamar, Aquário, Ilha das Couves, e outros.
  • Juquehy, considerada a praia mais sofisticada do sul de São Sebastião tem um visual lindo e possui Hotéis e Pousadas super completos.
  • Miami, um destino espetacular dos Estados Unidos tanto para compras como para diversão. Veja mais de 25 dicas de o que fazer em Miami.

Os mais vistos

Foto Melhores praias para família em Ubatuba - Naturam

As 24 melhores praias de Ubatuba para família – Lista completa

Qual a melhor praia de Ubatuba para ir com a família? Pensando nisso criamos uma lista com 20 praias pra você escolher qual a melhor pra você e sua família!
Ilha Comprida, Litoral Sul de SP

Tudo sobre Ilha Comprida – 9 Dicas de O Que Fazer e muito mais!

Sol, mar, dunas, vilas de pescadores, barcos, caminhadas e comida típica caiçara.Com toda certeza esse belo conjunto está presente no pensamento da maioria de nós quando começamos a...
Pomerode Santa Catarina (SC) - O que fazer

Pomerode – A cidade mais alemã do Brasil!

Você sabia que existe um pedacinho da Alemanha perdido no Brasil?Ainda com muitas características tradicionais, trazidas pelos colonizadores no Século XIX, o local é uma excelente pedida para...
Ilha do Cardoso, Cananéia - foto

Cananéia – Guia Completo

Cananéia é uma linda e preservada cidade do litoral sul paulista, um dos melhores roteiros ecológicos do mundo, é a opção ideal para quem busca tranquilidade, contato com a natureza, passeios de barco, trilhas...
Réveillon Cabo Frio

Réveillon Cabo Frio – Praia do Forte, RJ

O Réveillon de Cabo Frio é uma grande festa com shows de bandas de renome nacional, músicos da cidade e uma linda e tradicional queima de fogos de artifício.O evento está confirmado para a virada...

Postagens mais recentes

Avatar
Naturamhttps://naturam.com.br
O cerne de nosso trabalho consiste em fazer verdadeiros Guias das Cidades e Destinos do Brasil e do mundo, sempre buscando o verdadeiro turista no Brasil e até no exterior, com informações consistentes e frequentemente atualizadas. Encontre em cada destino as melhores opções de hospedagem, restaurantes e passeios.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here