Guia Definitivo de Ilha Comprida SP – Praias e O Que Fazer!

Naturam » Tipo de Viagem » Aventura e Ecoturismo » Guia Definitivo de Ilha Comprida SP – Praias e O Que Fazer!

Ilha Comprida: sol, mar, dunas, vilas de pescadores, barcos, caminhadas e comida tí­pica caiçara.

Com toda certeza esse belo conjunto está presente no pensamento da maioria de nós quando começamos a pensar em férias e perí­odos de descanso, e é exatamente isso o que encontramos nessa fantástica ilha.

Sendo assim, Ilha Comprida trata-se de um singular municí­pio do litoral sul de São Paulo, distante cerca de 210 km de sua capital, entre as cidade de Cananéia e Iguape, um pouco mais distante de Peruíbe.

É de fato um lugar apaixonante – já imaginou um lugar com larga faixa de areia e onde você não vê o fim da praia? É assim que é na Ilha Comprida!

Além disso, possui praias planas, ideais para banho, crianças e passeios de bike.

Basicamente são 74 km de praias interligadas em região muito bem preservada e mar limpíssimo.

Desta forma, se está em busca de um lugar para viajar mais rústico, com menos aglomerações e com forte contato com a natureza, você está no lugar certo.

Ilha Comprida
Norte de Ilha Comprida

Acreditamos que essa maravilhosa ilha merece atenção e um guia à altura – por isso, decidimos criar para vocês o melhor guia turístico de Ilha Comprida, tudo em uma única página.

Preparado?

Continue lendo para conhecer Ilha Comprida de uma ponta a outra, com dicas de o que fazer, passeios como visitar dunas e vilas de pescadores, caminhos (como chegar), e claro, informações detalhadas sobre suas praias, tudo com vídeos explicativos e muitas fotos!

Mas antes, que tal ter algumas ideias do que você pode fazer em Ilha Comprida? Assista o vídeo a seguir:

O que você encontra aqui:

Sobre Ilha Comprida

Foto Ilha Comprida
Norte de Ilha Comprida

Situada no extremo sul do estado, já próxima do Paraná, Ilha Comprida é sinônimo de preservação.

Estando em meio a uma zona de Mata Atlântica, a ilha chegou até mesmo a ser declarada pela UNESCO uma ‘Reserva da Biosfera do Planeta‘.

Certamente isso ocorreu pelo fato da ilha fazer parte do Complexo Estuário Lagunar de Iguape – Paranaguá, que abrange o sudeste do estado de São Paulo e norte do Paraná.

O Complexo Lagunar é um dos maiores viveiros de peixes e crustáceos do Atlântico Sul, e lá você consegue ver golfinhos bem de perto!

Emancipada apenas em 1991 o local já era conhecido e teve nomes como Ilha do Mar Pequeno, Ilha Branca,  Ilha Grande da Costa do Mar e Ilha do Candapuí­.

Mas o nome Ilha Comprida veio pra ficar, até porque a ilha é de fato comprida, são incrí­veis 74 km de extensão – para se ter uma ideia, leva-se mais de 1 hora de carro para percorrer a ilha do norte ao sul.

Só que, por possuir apenas 4 km de largura, ocupa o sétimo lugar entre as maiores ilhas do Brasil.

Todavia, as peculiaridades de suas dimensões tornam Ilha Comprida um destino fabuloso, proporcionando além de todas as tradicionais maravilhas litorâneas, um fantástico visual para qualquer lado que se olhe.

O que fazer em Ilha Comprida

Foto Ilha Comprida
Vista para o Mar Pequeno

Ilha Comprida é um destino para todos os gostos e para todas as épocas do ano, uma vez que dada sua extensão, existem praias com pouco ou mesmo nenhum movimento, inclusive na alta temporada.

Caso o visitante ambiente-se melhor em praias mais baladas e movimentadas, a ilha também não deixa a desejar.

Ilha Comprida é uma área litorânea das mais ecléticas possí­vel, capaz de atender aos gostos mais variados.

Para se ter uma ideia, é possí­vel relaxar à beira da piscina em um bom hotel na área central ou aventurar-se por trilhas em áreas desertas, praticamente intocadas!

Abaixo você encontrará as melhores dicas de o que fazer em Ilha Comprida, com diversos pontos turí­sticos, informações sobre praias e passeios incrí­veis, dê só uma olhada:

1. Praias de Ilha Comprida

Foto Ilha Comprida
Mar de Ilha Comprida

Se vamos ao litoral, salvo rarí­ssimas exceções, a intenção principal é passar um maravilhoso dia de frente para o mar e com o pé na areia.

Antes de mais nada, vamos às principais caracterí­sticas e dicas das praias de Ilha Comprida.

No geral, a ilha possui praias com larga faixa de areia, mar limpo e com ondas, não possui sombra de árvores (leve um guarda-sol pois vai precisar), e além disso, venta bastante na praia.

Como mencionamos anteriormente, a ilha possui uma longa extensão de praias contínuas, isso significa que é muito difícil distinguir uma praia da outra, já que o que parece mesmo é que estamos olhando para uma única praia de 74km.

Porém, há sim uma separação de praias: Ilha Comprida possui 22 praias que em sua maioria possuem entre 2 a 4 km de extensão, como acontece no caso da Praia do Encanto, uma praia de 4,5 km e a mais badalada da ilha.

Ainda assim, é difícil encontrar pessoas que as identifiquem pelo nome.

Por conseguinte, acaba sendo mais usual falar do Boqueirão Sul e do Boqueirão Norte, ao invés das praias.

Praias do Norte e Boqueirão Norte

Foto Ilha Comprida
Praias do Norte e Boqueirão Norte – Passarela Praia Meu Recanto (próximo do letreiro)

Teoricamente é aqui onde tudo acontece. É o ponto mais procurado por quem vem de Iguape.

As praias do norte em Ilha Comprida são as mais visitadas, frequentadas o ano inteiro.

São as primeiras praias que temos acesso quando chegamos de Iguape.

Sendo assim, a região conta com infraestrutura completa – no bairro há muitos restaurantes, padarias, lojas e outros serviços, e na praia os quiosques oferecem cadeiras, guarda-sol, bebidas geladas, deliciosa comida e muitos com música ao vivo.

Foto Ilha Comprida
Praia Meu Recanto

Na Praia Meu Recanto, que fica de frente para a Av. São Paulo, encontramos o Letreiro da Ilha Comprida, e ali perto, um pequeno playground para as crianças.

Foto Ilha Comprida
Letreiro

É fácil de reconhecer (não só pelo letreiro), mas também pelos dois coqueiros que cresceram na diagonal localizados na rotatória que ali encontramos.

Seguindo ao sul, temos a Praia do Icaraí, e logo depois, a famosa Praia do Encanto, com 4,5km de extensão.

Foto Ilha Comprida
Praia do Encanto

A Praia do Encanto é definitivamente a praia com mais infraestrutura da ilha – além de muitos quiosques seguidos, conta com banheiro público, amplo estacionamento e um enorme posto salva vidas.

Esta é a região do BOQUEIRÃO NORTE de Ilha Comprida, onde encontramos (principalmente na alta temporada e feriados) vendedores ambulantes e passeios de banana boat.

Foto Ilha Comprida
Passeios de banana boat
Foto Ilha Comprida
Orla Requalificada

Além disso, lá temos a Orla Requalificada, projetada para proteger as dunas – com a reordenação da entrada nas praias.

A Orla Requalificada abrange trecho de 3,2 km da orla, na Av. Beira Mar, entre a Rua Rio de Janeiro, no balneário Adriana, até a Rua Tijuana, no Balneário Monte Carlo.

Foto Ilha Comprida
Passarela de madeira

Na orla, há jardins, bancos, calçadões, mediadores, ciclovias e as famosas passarelas de madeira acessíveis que chegam próximo ao mar. Há corredores de lazer, esportes e turismo.

Com iluminação em led, a orla é mais uma opção de lazer e turismo na cidade também à noite.

Foto Ilha Comprida
Rua Copacabana

Aliás, na Praia do Encanto fica a famosa Rua Copacabana, onde você encontra lojinhas do estilo das lojas de R$ 1,99, lojas de presentes, artesanato, roupas e moda verão, além de restaurantes, bares e padarias. Uma ótima opção de passeio.

Porém, é importante ressaltar que, apesar de mais movimentadas, as praias do norte vão ficando mais tranquilas conforme nos afastamos da Praia do Encanto, em direção ao norte.

Foto Ilha Comprida
Praia Mar Azul na baixa temporada

Antes de chegar nas Dunas do Araçá, passamos pela Praia Mar Azul e pela Praia do Araçá, onde você verá alguns pontos na areia para estacionar o carro, alguns debaixo de grandes pinheiros.

Apesar de não haver pontes, os caminhos até a praia são bem demarcados e fáceis de identificar.

Foto Ilha Comprida
Estacionamento

Como nessas praias não há quiosques, recomendamos levar o que for comer e beber, lembrando-se de recolher todo o lixo antes de ir embora a fim de manter a praia limpa e preservada.

Passando das Dunas do Araçá, seguindo por estrada de terra, chegamos na Ponta da Praia.

Apesar de não ser própria para o banho, é ótima para a pesca e oferece uma experiência diferente das demais praias.

Ou seja, é lá que encontramos escombros de casas destruídas pela maré – já ouviu falar que a Ilha Comprida está desaparecendo? Pois é, talvez seja assunto para uma outra hora.

Além disso, a Ponta da Praia conta com um único quiosque, é praticamente deserta e é preciso ficar atento com a maré do mar para não ficar preso por lá.

Essa região também conta com passeios como trilhas e lagos.

Agora, seguindo mais para o sul da Praia do Encanto, as praias também começam a ficar mais tranquilas e com menos movimento – é possível rodar de carro até chegar em pontos em que a praia estará praticamente deserta (ou deserta dependendo da época!).

Um bom exemplo é a Praia do Viareggio, que fica entre o km 15 e o 17,6 da Av. Beira Mar.

Ela não está muito longe do centro, mas já é bem menos frequentada. Possui boa pavimentação, uma vila de pescadores e poucos quiosques.

Gostando das nossas dicas? Continue lendo que tem muito mais, e depois conte para nós o que achou do guia nos comentários.

Praias do Sul e Boqueirão Sul

Foto Ilha Comprida

As praias do sul são mais procuradas por visitantes vindos de Cananéia e costumam ter menos movimento.

Aliás, ali encontramos praias praticamente desertas e é onde encontramos as melhores ondas para o surfe.

Contudo, o descolamento entre essas praias é um pouco diferente. No norte as ruas são asfaltadas e as praias interligadas pela Av. Beira Mar, porém, na região sul, o deslocamento entre as praias é feito pela areia.

Sendo assim, é de extrema importância verificar a tábua das marés antes de embarcar nessa aventura, pois acredite, vira e mexe tem carro encalhado por lá, e você não quer que seja o seu, não é mesmo? E muito cuidado ao passar pelos riozinhos que desembocam no caminho.

O Boqueirão Sul é a porta de entrada da Ilha Comprida pela cidade de Cananeia, via balsa, lado sul do município. Na chegada, no porto da balsa, os boxes oferecem petiscos e frutos do mar. Também há serviço de aluguel de barcos e piloteiros para pesca e passeios.

A travessia Cananeia/Ilha (Boqueirão Sul) é diária, 24 horas por dia.

Agora, saindo da balsa, seguindo pela Av. Intermares e continuando reto em direção a praia (4 km), você encontra uma região bem estruturada, com diversos quiosques, restaurantes e hospedagens.

É um bom ponto para passar o dia se você busca mais infraestrutura.

Depois, tanto para a direita (Ponta da Trincheira), quanto para a esquerda você encontrará pouquíssima infraestrutura.

Do Boqueirão Sul muitos seguem em direção norte para conhecer a Vila das Pedrinhas (vila de pescadores com acesso por via de terra a partir da Praia das Pedrinhas), e também das Dunas de Juruvaúva, sobre as quais falaremos mais adiante.

Enfim, o canto perfeito para curtir o sossego e a natureza.

2. Dunas de Ilha Comprida

Foto Ilha Comprida
Dunas do Araçá – Foto Carol Pollice

Uma das atrações mais conhecidas e visitadas de Ilha Comprida, são suas dunas.

Por estarem relativamente longe de todo o movimento, os parques de dunas de Ilha Comprida proporcionam um cenário realmente diferenciado.

Aliás, as Dunas de Ilha Comprida são Áreas de Proteção Permanente e patrimônios naturais da ilha, sabia disso?

As últimas dunas ainda intocadas do Estado de São Paulo.

Os enormes conjuntos de dunas formam composições visuais paradisí­acas, e por não sofrerem com um grande volume de turistas ao mesmo tempo, tornam a visitação uma experiência única.

Logo abaixo falaremos sobre duas opções, uma para quem está mais ao norte e outra para quem está na região centro-sul da ilha.

Dunas do Araçá (Norte)

Foto Ilha Comprida
Dunas do Araçá – Foto Carol Pollice

As Dunas do Araçá localizam-se a aproximadamente 7 km do centro, seguindo pela própria Av. Beira Mar, no sentido norte.

Sete quilômetros pode não parecer uma distância muito grande quando se lê, mas não se iluda, para ir a pé, é muito longe sim e para chegar até elas você terá que passar por um trecho de estrada de terra.

Porém, para quem foi a Ilha Comprida em busca de aventura, com certeza será incrível!

Antes de mais nada, não tem como não se encantar com a paisagem, que em determinado ponto do caminho, mesmo estando no litoral, passa a assemelha-se muito àqueles desertos do estado americano de Utah.

Nas adjacências das dunas não há infraestrutura, digamos, confortável para o turista, é um local bem simples.

Há apenas um ponto para estacionar, localizado à direita depois de percorrer alguns minutos a estrada, num ponto com muitos pinheiros – se for andar pelas dunas recomendamos usar sapatos fechados, pois há muitos espinhos.

Caso pretenda passar um tempo maior, pode ser interessante levar seu próprio lanche, além de água e uma peça de roupa extra.

Além disso, se tiver um 4×4, na região também é possí­vel realizar um passeio off-road sensacional.

Dunas do Juruvaúva (Sul)

Foto Ilha Comprida
Dunas do Juruvaúva – Ilha Comprida

As Dunas do Juruvaúva, ao contrário das Dunas do Araçá, não são um parque ou ponto especí­fico para visitação.

Na realidade, as dunas estão espalhadas por toda extensão da orla de Ilha Comprida.

Contudo, na altura da Praia de Juruvaúva, na região sul de Ilha Comprida, as dunas assumem uma proporção espantosa podendo ocorrer formações de até 10 metros de altura.

Com todo este tamanho dá para se ter uma ideia da vista que se tem do alto das dunas. Imagine as fotos.

A localização da Praia do Juruvaúva, onde encontramos essas enormes dunas, é um pouco antes da estrada de Pedrinhas se você vem do Boqueirão Sul, e um pouco depois, se você vem do norte, a cerca de 35km do centro, uma boa “caminhada”.

Lembrando que o acesso a essas praias não é por via asfaltada, e sim pela areia. Sendo assim, recomendamos olhar a tábua das marés para não encalhar o carro e cuidado ao passar pelos riozinhos que desembocam no caminho.

3. Vilas Caiçaras e Pedrinhas

Foto Ilha Comprida
Vilas Caiçaras

Uma das opções de ponto turí­stico mais singelas da ilha, porém uma das mais gostosas, é tirar um dia para visitar as vilas caiçaras de Ilha Comprida, que se estendem por toda orla da ilha do lado do Mar Pequeno.

Patrimônio cultural da ilha, tratam-se de vários povoados de pescadores que acabaram se adaptando ao turismo e hoje oferecem uma certa estrutura para o visitante, mas mantendo acesa no dia a dia a rica cultura caiçara.

Em muitas vilas há fogões a lenha, casa de pau-a-pique e pescadores tecendo suas redes.

O principal atrativo das vilas tem sido a quantidade de opções gastronômicas. São várias receitas tí­picas litorâneas, preparadas na hora, de forma caseira e com peixes e frutos do mar fresquinhos.

Algumas famí­lias de pescadores em algumas vilas chegam a oferecer até mesmo hospedagem. Nada oficial mas muito aconchegante.

Além disso, também é possível comprar peixes, alugar barcos e contratar piloteiros.

Algumas vilas são destaques pela produção de ostras, pimenta rosa, travesseiros de macela e artesanato.

Uma das vilas que merece destaque é a Vila de Pedrinhas, uma das mais tradicionais da ilha.

Vila de Pedrinhas

Foto Ilha Comprida
Vila de Pedrinhas Ilha Comprida

A Vila de Pedrinhas é conhecida por sua famosa cachaça com cataia e pelo visual do deck de madeira.

O bairro de Vila de Pedrinhas está situado a 15 Km do Boqueirão Sul e a 40km do centro.

Possui lindas fontes d’águas doce vindas das montanhas, um deck de madeira onde é possível andar sobre o manguezal e, não menos importantes, maravilhosos restaurantes com os melhores frutos do mar e muita comida caiçara.

Para chegar na vila, vindo do norte, você deve seguir pela Av. Beira Mar em direção ao Boqueirão Sul – continue por uma estrada de terra e depois siga pela areia até a Praia de Pedrinhas.

Na Praia de Pedrinhas vire à direita na Av. das Pedrinhas (uma estrada de terra) até chegar na Vila de Pedrinhas. Um ponto de referência é um quiosque que há na Praia de Pedrinhas – a avenida fica logo antes do quiosque.

Lembrando que como o acesso a vila não é por via asfaltada, e sim pela areia, recomendamos olhar a tábua das marés para não encalhar o carro e cuidado ao passar pelos riozinhos que desembocam no caminho.

Outra recomendação é evitar a Av. das Pedrinhas em dias de chuva, pois costuma alagar e você pode ficar preso.

Enfim, passar um dia em meio à simplicidade, acompanhando o dia a dia dessas pessoas proporciona uma sensação gratificante e com toda certeza vai acrescentar e muito em seu passeio.

Vila Nova

Fundada em 1770, a Vila de Nossa Senhora da Conceição da Marinha, às margens do Mar Pequeno, hoje Vila Nova, chegou a ter Câmara de Vereadores e igrejas. Anos depois foi extinta, permanecendo como ponto de parada para correio e viajantes e, mais tarde, uma vila de pescadores. Hoje, podem ser visitadas a Capela Nossa Senhora da Conceição e o Cemitério Caiçara.

Como chegar: A 20 km do Boqueirão Norte (sentido Sul), acesso pela Av. Beira Mar- sentido Norte.

Principais vilas:

  • Pontal de trincheira (extremo sul);
  • Boqueirão Sul (45,6 km sentido sul);
  • Pedrinhas (40 km sentido sul);
  • Ubatuba (16 km sentido sul);
  • Vila Nova (20 km sentido sul);
  • Viarrégio (17 km sentido sul).

4. Parque Linear (norte)

Foto: Divulgação Prefeitura – Visite Ilha Comprida

O Parque Linear Candapuí abrange uma área de 150 mil metros quadrados, no entorno do Terminal Rodoviário, na entrada da cidade.

Conta com ciclovia, trilhas, passadiços elevados na mata, áreas de lazer com pergolados, quadra poliesportiva, campo de futebol, travessias no rio Candapuí, playground e iluminação em led.

Com rampas, o projeto é 100% acessível aos portadores de necessidades.

Fica entre as avenidas São Paulo, Central e Candapuís Norte e Sul, O Parque abrange os Balneários Adriana, Redentor, Yemar e Porto Velho 2.

5. Ponta da Praia (norte)

Ao norte da ilha está a Ponta da Praia que, apesar de não ser própria para banho, é uma oportunidade de vislumbrar um cenário diferente.

Na Ponta da Praia temos a visão dos escombros de casas destruídas pela maré.

Além disso, encontramos lá um único quiosque e podemos dizer que é praticamente deserta – porém é preciso ficar atento com o ritmo do mar para não ficar preso por lá.

Na região você também pode aproveitar para entrar em contato com a natureza, conhecer a fauna e flora da região através das trilhas guiadas oferecidas pelos locais.

6. Antigo Porto da Balsa (norte)

Foto Ilha Comprida
Antigo Porta da Balsa

Também conhecido como mar de dentro, a área do Mar Pequeno localizada no antigo Porto da Balsa, é ideal para a prática da pesca, esportes náuticos, avistamento de aves e, conforme a época, a compra de pescado diretamente dos pescadores.

Há a área urbanizada do Porto da Balsa com rampa náutica, trapiche, lanchonete e Escola Náutica.

Fica localizado na Av. 27 de Outubro, 1000 – Balneário Britânia.

7. Dar um mergulho no Mar Pequeno

Foto Ilha Comprida
Pessoas se banhando no Mar Pequeno

Essa descoberta foi feita em uma de nossas últimas visitas à ilha – mergulhar e aproveitar a vista do Mar Pequeno, que separa Ilha Comprida de Iguape.

Para chegar nesse local é necessário passar as Dunas do Araçá, virar para a esquerda em estrada asfaltada (Av. Beira Mar) e continuar em frente.

Logo a avenida se torna de terra e ao olharmos para a esquerda nos deparamos com diversas ruas que dão no lindo Mar Pequeno.

Você pode, então, seguir por elas até o fim, já que terminam no Mar Pequeno, e lá aproveitar para tirar fotos, curtir o visual, tomar sol, e até mesmo dar um mergulho.

Na Alameda Ari de Almeida há ainda algumas opções de quiosques, um deles com deck e vista para o mar, e há também outra ótima opção na Alameda das Flores.

8. Baía dos Golfinhos (sul)

Já pensou em ver golfinhos bem de perto?

Acontece que o Lagamar proporciona o ambiente perfeito para a procriação e criação dos filhotes desses maravilhosos animais, já que lá eles encontram proteção contra predadores e abundância de alimentos – peixes, lulas e camarões.

De acordo com guias locais, a incidência de botos é tão grande na região que o espetáculo é garantido para quem navegar no Mar Pequeno.

Como chegar: A Baía dos Golfinhos fica na divisa das cidades de Ilha Comprida e Cananéia, no sul do município, a 42 km do Boqueirão Norte. Acesso pela Av. Beira Mar sentido sul, Estrada da Vizinhança e trecho de orla. Necessário obter informações sobre as condições da maré para não correr o risco de encalhar o carro na praia.

9. Pontal de Trincheira (sul)

Belas praias desertas, falésias, espetáculo de botos, cercos artesanais de peixes e vilas caiçaras do sul compõem o cenário do Pontal de Trincheira.

Uma caminhada até o extremo sul é uma excelente opção de passeio.

De lá, avista-se a Ilha do Cardoso e a Ilha do Bom Abrigo.

No extremo, existiu o Forte Moschera que desmoronou com a ação do tempo. Há registros históricos que indicam ser ali a Vila que deu origem à Cananéia. O forte de Moschera foi um dos mais antigos da capitania de São Vicente. Um dos canhões está em exposição na Praça de Cananéia.

Como chegar: Localiza-se a 48 km do Boqueirão Norte (sentido Sul). O acesso se dá pela Ilha, sentido sul (melhor verificar horários e condição da maré para não correr o risco de encalhar o carro na praia ) ou por Cananéia, via balsa.

10. Trilhas em Ilha Comprida

Foto Ilha Comprida
Trilhas

Definitivamente, as trilhas de Ilha Comprida merecem um destaque especial.

Então que tal tirar da bagagem o espí­rito aventureiro e desbravar trilhas verdadeiramente paradisí­acas e desfrutar de toda a paz de espí­rito que se pode ter ao estar em plena sintonia com a natureza?

Abaixo você terá informações sobre as principais e mais belas trilhas de Ilha Comprida:

— Trilha da Trincheira

A trilha da Trincheira fica ao extremo sul de Ilha Comprida e possui cerca de 2km.

A trilha além de oferecer um dos mais belos passeios do destino, também traz consigo enormes possibilidades para o avistamento de golfinhos.

Mesmo que isso dependa exclusivamente de sorte, na trilha da Trincheira vai extasiar o caminhante com uma bela flora, dunas, lindas falésias além de premiá-los com uma das mais maravilhosas praias da região, a Praia Ponta da Trincheira.

— Trilha Vila Nova — Sí­tio Arthur

A trilha com cerca de 5 km de extensão parte de Vila Nova, local histórico, sede de uma pequena capela (Nossa Senhora da Conceição) construí­da pelos próprios portugueses no século XVII.

Cercada de mistérios, Vila Nova abriga ainda um cemitério indí­gena.

As maravilhosas paisagens são o ponto alto do passeio, que ainda conta como atrativo os Sambaquis de Vila Nova, um verdadeiro sí­tio arqueológico datando cerca de 3 mil anos.

O destino final, Sí­tio do Arthur, é uma aconchegante comunidade caiçara, famosa pela facilidade em se observar o papagaio de cara roxa, uma singular ave escolhida para representar o compromisso de Ilha Comprida com a preservação.

— Trilha Juruvaúva — Dunas

Possuindo cerca de 3,5 km, a trilha é o único caminho que leva o singelo bairro de Juruvaúva à praia.

Como não poderia ser diferente, a trilha é de beleza í­mpar com uma biodiversidade que salta aos olhos praticamente a cada passada.

O passeio levará você por uma trilha entre altí­ssimas dunas que servirão de mirante do mar ao longe além da tí­pica vegetação.

É uma caminhada com dificuldade leve à moderada, com duração estimada de 3 horas.

— Trilha Juruvaúva — Pedrinhas

Possuindo cerca de 7,5 km de extensão a trilha irá exigir um preparo melhor do visitante, são 3h de caminhada só de ida.

Mas sem pânico, é possí­vel contratar um barco ao final para fazer o retorno pelo Mar Pequeno.

No passeio, você trilhará o caminho entre a Vila de Juruvaúva até a Vila de Pedrinhas.

Além das estonteantes paisagens, você estará em meio à tí­pica vegetação de restinga podendo ainda visitar um viveiro de mudas dessa vegetação, local onde são produzidas mais de 5 mil mudas por mês de mais de 50 espécies.

Uma vez em Pedrinhas, não deixe de conhecer, ou experimentar, a famosa cachaça curtida na cataia.

Segundo os locais ou mesmo alguns fãs, garantem que a iguaria possui as mesmas propriedades palatativas de um bom uí­sque.

11. Cicloturismo

Foto Ilha Comprida
Cicloturismo

Que tal andar de bike por lindas praias e entrar em contato com a natureza de uma forma diferente?

O Circuito Lagamar São Paulo de Cicloturismo revela praias, cachoeiras e parques ambientais.

O Circuito tem percurso aproximado de 180 km entre as cidades de Ilha Comprida, Iguape, Pariquera-Açu, Jacupiranga e Cananéia, no litoral sul paulista.

É destinado a iniciantes, mas também é atrativo para cicloturistas experientes.

O trajeto principal é dividido em cinco trechos entre os municí­pios paulistas de Ilha Comprida, Iguape, Pariquera-açu, Jacupiranga e Cananéia. Quando estiver pedalando, o turista conta ainda com o auxí­lio de Placas Diretório, uma em cada cidade, instaladas em pontos estratégicos e que reúnem as principais informações do roteiro.

O percurso pode ser feito no perí­odo de três a cinco dias, dependendo do perfil do ciclista. No guia elaborado para os cicloturistas há informações sobre altimetria, mapa com as principais rodovias, rios e as cidades que integram cada trecho.

12. Eventos em Ilha Comprida

Foto Ilha Comprida
Eventos

Ilha Comprida possui eventos durante o ano inteiro, e alguns deles têm ganhado fama e notoriedade.

As festas atraem tanto moradores locais e de cidades vizinhas quando turistas que vem de mais longe.

Janeiro / Fevereiro / Março

  • Ilha Verão: Shows, esportes, exposições artí­sticas (conferir programação no site da prefeitura)
  • Carnaval:  Bloquinhos e shows

Julho

  • Festival Gastronômico
  • Ilha Julina
  • Ilha Blues

Agosto

  • Festa do Bom Jesus de Iguape

Outubro

  • Festa Caiçara
  • Semana Caiçara

Dezembro

  • Inauguração da Iluminação Natalina
  • Caminhada para Jesus
  • Reveillon – Show na Praia do Boqueirão Norte

Passeios guiados

Foto Ilha Comprida
Praia Meu Recanto

Não se pode estar em uma imensa área preservada, repleta de riquezas naturais com uma fauna tão diversificada e não se aventurar em meio à natureza.

Antes de mais nada é interessante você saber que Ilha Comprida possui uma peculiaridade que a diferencia de outros destinos, ela é considerada uma Área de Relevante Interesse Ecológico, ou ARIE.

ARIE’s são zonas, reconhecidas oficialmente, de conservação e preservação.

Ilha Comprida possui uma rica vegetação de restingas, mangues e uma vida marinha que é considerada o “berço do atlântico”, porém o maior destaque são pássaros da ilha.

Isso mesmo, a ilha reúne dezenas de espécies raras de pássaros, incluindo o guará vermelho que chegou a ter extinção declarada.

Para aproveitar essa natureza deslumbrante da ilha, o municí­pio possui uma divisão de turismo que além de gerenciar questões inerentes, também organizam e executam passeios guiados para os visitantes, como o Catamarã Tour, o Safári Ecológico e o Quadri Aventura.

TODOS OS PASSEIOS devem ser feitos mediante reserva nos números (13) 3842-7029 / (13) 3842-2186 ou através do WhatsApp no número (13) 9.9799-2476.

A Central de Atenção ao Turista fica no Balneário Monte Carlo, na Av. Copacabana, 60.

Vamos então conhecer um pouco mais cada um desses passeios?

1. Catamarã Tour

Foto Ilha Comprida
Catamarã Tour

O barco responsável pelo passeio é o Catamarã Maratayama, que levará o visitante por uma navegação ao longo de quase 200 km passando pelos principais cenários de Ilha Comprida, revelando as belezas naturais dessa fantástica reserva.

O passeio realizado ao longo do dia é bem diversificado e te possibilita conhecer uma parte considerável do complexo lagunar, um dos maiores viveiros de peixes e crustáceos do Atlântico Sul, onde você tem a oportunidade de ver golfinhos bem de perto.

Além da possibilidade de contemplação dos cenários mais deslumbrantes da ilha, o roteiro ainda conta com paradas para banho de mar e almoços nas vilas caiçaras.

O catamarã é muito confortável possuindo, mirante, ar condicionado e som, além de fornecer guias e binóculos para observação das aves.

O passeio sai em média R$ 200 por pessoa sendo que crianças até 5 anos não pagam, de 5 a 12 anos o maiores de 60 pagam meia.

O passeio sai às 8 horas com retorno previsto para 18 horas. A saí­da é da Marina Barreira localizada na Rua José Pacheco dos Santos, 2.955 — em frente ao Iate Park Hotel (recomendamos confirmar antes se haverá saída do passeio).

Reservas e informações sobre os passeios podem ser feitas na Central de Atenção ao Turista no Balneário Monte Carlo, na Av. Copacabana, 60, por telefone nos números (13) 3842-7029 / (13) 3842-2186 ou através do WhatsApp no número (13) 9.9799-2476. Outra opção seria enviar um email para [email protected].

2. Safári Ecológico – passeio com UTVs

Foto Ilha Comprida
Safari Ecológico – Quadriciclo

Aqui o veí­culo responsável pelo passeio é o Utility Task Vehicle, mais conhecido pelas suas iniciais UTV, que vem a ser um veí­culo multifuncional, estilo off-road com capacidade para 8 pessoas. Por serem abertos proporcionam sensação de liberdade.

Para este passeio é possí­vel escolher dois tipos de roteiro:

— Roteiro Pedrinhas

Percorre  a ilha pelas estradas que margeiam o mar e direção à vila de Pedrinhas, passando pelas famosas restingas, pelas dunas e também por vilas caiçaras (neste passeio sem almoço).

O passeio também leva à Vila Nova.

Detalhes das vilas já serão abordados nos tópicos das trilhas (vide Trilha Vila Nova — Sí­tio Arthur e Trilha Juruvaúva — Pedrinhas)

O percurso tem cerca de 72 km, dura cerca de 3 horas e custa cerca de R$ 800 para oito pessoas.

— Roteiro Ponta da Praia

O roteiro Ponta da Praia foca mais as paisagens ao longo do Mar Pequeno, tendo como objetivo principal a contemplação de aves do Lagamar.

Também são oferecidas as possibilidade de banhos em piscinas naturais, pequenas prainhas ao longo do caminho e na lagoa Ponta da Praia.

Todos os passeios são guiados e orientados por técnicos em turismo receptivo e monitores ambientais.

O percurso tem cerca de 30 km, dura cerca de 3 horas e custa cerca de R$ 480 para oito pessoas.

Reservas e informações sobre os passeios podem ser feitas na Central de Atenção ao Turista no Balneário Monte Carlo, na Av. Copacabana, 60, por telefone nos números (13) 3842-7029 / (13) 3842-2186 ou através do WhatsApp no número (13) 9.9799-2476. Outra opção seria enviar um email para [email protected].

3. Passeio de quadriciclo – Quadri Aventura

Como o nome já insinua, os veí­culos responsáveis por este passeio são os excelentes quadriciclos, que vão te ajudar a desbravar as areias de Ilha Comprida.

O roteiro desse passeio é o mesmo citado logo acima, o Ponta da Praia, e o que muda, obviamente, é a fantástica experiência de dirigir o quadriciclo ao longo das maravilhas naturais da ilha.

O passeio percorre uma distância de cerca de 30 km ao longo de 1 hora e 30 minutos e custa em torno de R$ 200 para uma pessoa ou R$ 250 para duas pessoas.

O passeio exige que você seja habilitado (possuir CNH) e que seja maior de idade. Todo o passeio é acompanhado por monitores.

Reservas e informações sobre os passeios podem ser feitas na Central de Atenção ao Turista no Balneário Monte Carlo, na Av. Copacabana, 60, por telefone nos números (13) 3842-7029 / (13) 3842-2186 ou através do WhatsApp no número (13) 9.9799-2476. Outra opção seria enviar um email para [email protected].

Onde ficar – Hotéis e Pousadas em Ilha Comprida

Hotéis e Pousadas em Ilha Comprida foto
Hotéis e Pousadas em Ilha Comprida

Ilha Comprida possui uma enorme gama de hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos, portanto o que não falta por lá é opção de onde se hospedar.

A Naturam indica para você algumas Hospedagens:

Pousada Praia do Araçá

Pousada Poçágua

Roteiros em Ilha Comprida

Foto Ilha Comprida
Praia Mar Azul (norte)

Com tanta coisa para fazer em Ilha Comprida, entendemos que não é fácil escolher o que fazer.

Veja então algumas opções de roteiros que você pode fazer durante a sua viagem:

— Roteiro pelo norte

Foto Ilha Comprida
Rua Copacabana
  1. Caminhar pelas Dunas do Araçá, contemplar o pôr do sol e avistar o Mar Pequeno de um lado e o mar aberto do outro lado são momentos de rara beleza e estreito contato com a natureza.
  2. Dar um mergulho no Mar Pequeno – passando as Dunas do Araçá, há diversas ruas que levam ao Mar Pequeno e lá você pode dar um delicioso mergulho (alguns pontos possuem até quiosques).
  3. Compras na Rua Copacabana e arredores (localização: Praia do Encanto).
  4. Pescar, praticar esportes náuticos e comprar peixes frescos no Porto da Balsa na Av. 27 de Outubro, 1000. Há a área urbanizada do Porto da Balsa com rampa náutica, trapiche, lanchonete e Escola Náutica.
  5. Passear pelo Parque Linear

— Roteiro pelo sul

  1. Visitar a Vila de Pedrinhas, uma tradicional vila de caiçaras com uma vista incrível para o Mar Pequeno, deck com 190 metros de extensão por cima de manguezais e com incrível culinária tradicional. (Necessário obter informações sobre as condições da maré.)
  2. Ver as incríveis Dunas do Juruvaúva que podem chegar a 10 metros de altura. (Necessário obter informações sobre as condições da maré.)
  3. Ir até a Vila Nova, uma vila de pescadores onde você pode conhecer a Capela Nossa Senhora da Conceição e o Cemitério Caiçara.
  4. Passear no Boqueirão Sul, porta de entrada da Ilha Comprida pela cidade de Cananéia, via balsa, onde há pousadas, quiosques com gastronomia caiçara e praias amplas.
  5. Ir até a Baía dos Golfinhos para tentar ver os golfinhos de perto.
  6. Conhecer o rústico e preservado Pontal de Trincheira, com praias desertas, vilas caiçaras e muita natureza.

Como chegar

Foto Ilha Comprida
Como chegar em Ilha Comprida – Ponte Pref. Laércio Ribeiro (liga Iguape à Ilha Comprida)

Bom, agora que você já está bem ambientado a esse peculiar destino e já está com aquela vontade de fazer as malas, vamos dar algumas dicas e informações sobre como chegar em Ilha Comprida.

A Ilha está localizada bem próxima ao continente e seu acesso é muito fácil, basta atravessar a Ponte Pref. Laércio Ribeiro, não sendo necessário pegar nenhuma balsa – a não ser que você esteja vindo de Cananéia.

Saindo de São Paulo

Como chegar em Ilha Comprida - Saindo de SP foto
Como chegar em Ilha Comprida – Saindo de SP

O acesso é feito pela rodovia BR-116 (Régis Bittencourt) até o trevo de Iguapé, antes da localidade de Oliveira Barros, seguindo daí­ em diante pela rodovia estadual SP-222 (Casimiro Teixeira).

Nesta rota, a travessia do continente para ilha é feita por meio de uma ponte (Pref. Laércio Ribeiro).

A distância total é 200 km.

Saindo de Curitiba

Como chegar em Ilha Comprida - Saindo de Curitiba foto
Como chegar em Ilha Comprida – Saindo de Curitiba

O acesso é feito pela rodovia BR-116 (Régis Bittencourt) até Jacupiranga, onde o futuro visitante deve tomar a saí­da a direita para a rodovia estadual SP-222 (Casimiro Teixeira).

Nesta rota o acesso à ilha também é feito pela ponte Pref. Laércio Ribeiro no municí­pio de Iguape.

A distância total é de 260 km.

Chegando em Ilha Comprida por Cananéia

Existe a possibilidade de acessar o sul da ilha também pelo municí­pio de Cananéia, mas existem alguns pontos a se considerar.

Se você optar pelo acesso por Cananéia você precisa saber que será preciso balsa.

Por isso, podem acontecer uma série de imprevistos que podem atrasar ou atrapalhar e muito a viagem, como por exemplo condições da maré, filas, excesso de peso, bagagem entre outros.

Para acessar as praias do norte, recomendamos ir pela Ponte Pref. Laércio Ribeiro, que liga Iguape à Ilha Comprida.

Outras cidades do Litoral Sul Paulista

Iguape

Iguape, bucólica cidade da famosa Praia da Juréia: é lotada de construções do período colonial, com boas opções de bares e restaurantes, uma ponte a separa da Ilha Comprida.

Cananéia

Cananéia é uma linda e preservada cidade do extremo litoral sul SP, um incrível roteiros ecológico para quem busca contato com a natureza, passeios de barco, trilhas e ecoturismo.

Peruíbe

Peruíbe é uma cidade famosa por ter praias lindas e limpíssimas, mas também por suas atrações com muita natureza, culturais, históricas e várias opções de passeios e lazer.

Itanhaém

Itanhaém é uma das mais velhas cidades do Brasil: muitas atrações históricas, belas praias, vários passeios, bons restaurantes e vários hotéis, pousadas e outras hospedagens.

Guarujá

Guarujá é uma das cidades mais atraentes de nosso litoral, com excelente estrutura para o turismo: hotéis e pousadas, gastronomia pujante e muitos passeios e atrações.

Praia Grande

Sol, mar, praias bem próximas a São Paulo e ótima infraestrutura? Esta é a cidade de Praia Grande, uma das prediletas dos paulistanos para férias e feriados prolongados.

O que achou?

Foto Ilha Comprida
Praias do norte de Ilha Comprida – passarela

Impossí­vel comparar Ilha Comprida com  outras regiões litorâneas do paí­s.

É um lugar realmente único!

Ilha Comprida oferece a possibilidade de ter um perí­odo de férias extremamente diversificado, seja divertindo-se em uma praia animada ou descanso em uma praia deserta, almoçando junto aos pescadores ou em restaurantes mais sofisticados e até desbravando as trilhas a pé ou de quadriciclo.

E você, gostou de Ilha Comprida? Esquecemos de falar sobre algum ponto turí­stico?

Escreva pra gente nos comentários a sua opinião sobre Ilha Comprida, e se já tiver visitado a ilha, não deixe de nos contar como foi sua viagem!

Aproveite também para compartilhar esse guia incrí­vel com a pessoa que você gostaria de levar para Ilha Comprida.

Não dá pra perder a oportunidade de passar momentos maravilhosos com famí­lia ou amigos em uma sintonia tão marcante com a natureza, em áreas intocadas, praias preservadas e piscinas naturais ao som das ondas e da fauna tão abundante.

Ilha Comprida é sem sombra de dúvidas um lugar í­mpar, que vai te ajudar a recuperar as energias além de trazer paz de espí­rito e tranquilidade.

Agora, se você tiver um pouco mais de tempo, vale a pena visitar a bucólica Iguape, cidade vizinha, basta atravessar a ponte Pref. Laércio Ribeiro que você já estará lá. Nós te apresentamos Iguape e ainda te damos dicas de o que fazer por lá, com alguns passeios e pontos turí­sticos que valem a pena conhecer.

Outra opção fantástica para conhecer por lá é Cananéia, uma linda visita que pode ser acessada por balsa, onde também damos diversas dicas de o que fazer e passeios.

Agora se você usa o Pinterest e não quer perder esse guia, aproveite e já salve este pin:

Ilha Comprida – Fotos, dicas de o que fazer e muito mais!

Alguns destinos do Litoral Sul de São Paulo que você pode gostar de ver também:
  • Iguape, é o municí­pio vizinho de Ilha Comprida, uma bucólica cidade de Litoral que tem como grande atrativo a famosa e preservada Praia da Juréia.
  • Cananéia,  uma linda e preservada cidade do litoral sul paulista, opção ideal para quem busca tranquilidade, contato com a natureza, passeios de barco, trilhas e diversão.
  • Peruí­be, cidade de belas praias e atrações turí­sticas, é a última do litoral sul de SP antes da área protegida do municí­pio de Iguape.
  • Guarujá, a famosa cidade do litoral sul paulista é um destino com atrações como belas praias, ecoturismo, gastronomia, cultura, história e excelente estrutura.

Perguntas frequentes

Veja abaixo as perguntas mais frequentes feitas por quem quer conhecer a Ilha Comprida, no Litoral Sul de SP. Se tiver outras dúvidas, deixe nos comentários no final da página e responderemos com prazer, isso inclusive pode ajudar outros turistas!

Onde fica a Ilha Comprida SP?

A Ilha Comprida fica no extremo litoral sul paulista, numa região de muitas áreas de mata preservada e grande beleza natural. Saiba Como Chegar na Ilha Comprida.

Quais as melhores praias de Ilha Comprida?

Escolher a melhor praia de Ilha Comprida é uma tarefa que depende muito de gosto pessoal. Escolha você mesmo conhecendo Todas as Praias de Ilha Comprida SP.

Como são as Pousadas em Ilha Comprida? E outros tipos de Hospedagem?

Em Ilha Comprida você terá muitas opções para se hospedar. Faça sua pesquisa sobre os melhores Hotéis e Pousadas em Ilha Comprida.

O que fazer na Ilha Comprida?

Ilha Comprida é uma cidade que oferece inúmeras atividades junto à natureza. Saiba tudo em O quer Fazer em Ilha Comprida.

▶ Vai viajar? Então reserve aqui!

Você sabia que ao fazer uma reserva com um link aqui no nosso blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda a Naturam a produzir mais artigos de qualidade! Agradecemos imensamente a ajuda!

36 comentários em “Guia Definitivo de Ilha Comprida SP – Praias e O Que Fazer!”

  1. Parabéns pelo guia. Ajudou bastante, tanto que estou pensando em esticar até lá nascminhas férias que serão em ubatuba.

    Responder
  2. Adorei a página de vocês, posso indicar aos meus visitantes a página de vocês ?
    Muito obrigada pelo belo conteúdo sobre a nossa cidade Ilha Comprida -SP.

    Responder
  3. Este sem dúvidas foi o melhor texto e roteiro que já vi sobre Ilha Comprida. Parabéns ao naturam e para o autor do texto! Ilha Comprida é um pedacinho do céu.

    Responder
  4. Esse lugar pra mim, é simplesmente um pedaço do paraíso, onde o criador Jeová se preocupou em deixar tudo muito lindo e perfeito!! Ja fui varias vezes, sozinha, com a familia, com amigos, e se me perguntarem qual a melhor praia, sem duvida nenhuma direi: Ilha comprida! Amo esse lugar, dia 17 de dezembro estarei ai. Sou de Itaporanga SP.

    Responder
  5. Quero saber se é possível fazer um tour de carro pela ilha?? Saindo do Boqueirão até próximo Cananéia??

    Responder
    • Olá Tobias! Seria no Boqueirão Sul? Boqueirão Sul já fica na saída para Cananéia, é bem próximo, veja no mapa. Tem que atravessar por balsa. Agora, de carro pela Ilha Comprida inteira não é possível. Depois da Praia de Dunas, onde encontramos as Dunas do Juruvauva, não há mais estrada. Se você está vindo de Iguape (do norte), você teria que voltar para o continente para pegar a Rod. Ivo Zanella e depois a Estr. Pref. José Herculano de Oliveira Rosa, passar por Cananéia, pegar a balsa, para depois voltar para a Ilha Comprida (veja no mapa.

      Responder
  6. Sou do Maranhão e amo Ilha Comprida.
    Aqui somente quero parabenizar pela riqueza de detalhes disponibilizados no site. O trabalho de vocês é fantástico!

    Responder
  7. Gostei muito do site, vou ficar uma semana em ilha comprida, em fevereiro, e amei as dicas.

    Responder
  8. Adorei o site! tenho casa na frente da praia do encanto desde 1969 e não sabia de tudo isso hahahaha

    Responder
  9. Visitei, amei, e apaixonei pela Ilha Comprida. Agora não consigo ficar um mês se quer sem visitá-la. Lugar de praias maravilhosas. Amo Ilha Comprida.

    Responder
  10. Lugar lindo maravilhoso !!! praias desertas limpas !! Passei um fim de semana e ficamos apaixonados !!!

    Responder
  11. Eu amo ilha comprida, foi amor a primeira vista, comprei terreno constuir uma casa, onde vivo os melhores dias da minha vida obrigada ilha comprida, pela qualidade de vida que me proporcionou

    Responder

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: