Ilha Bela

Naturam » Tipo de Viagem » Praia » Ilha Bela

Uma ilha paradisíaca no litoral paulista: a “Ilha Bela” faz jus ao nome com magníficas praias, esportes náuticos e ecoturismo, hospedagem de qualidade, gastronomia e tudo sobre Ilhabela!


Ilha Bela, a Capital da Vela

Ilhabela Capital da Vela
Ilhabela, a Capital da Vela

Imagine uma ilha com praias, montanhas, natureza com paisagens paradisíacas, além de ótima estrutura, charme e diversão.

Esta é Ilha Bela, localizada no litoral norte de São Paulo, a 200km da capital.

São mais de 30 praias para conhecer e visitar, algumas com fácil acesso e bem urbanizadas, outras mais selvagens apenas por barco e trilha.

Sua orla tem 130 km, toda rodeada por Mata Atlântica, sendo que 85% de sua área é preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela, onde o turista desfruta de trilhas na floresta, praias desertas, piscinas naturais, cachoeiras e uma infinidade de espécies de animais e plantas.

O título de “Capital Nacional da Vela” se origina dos fortes ventos que ocorrem no canal formado entre a ilha e o continente, propiciando a navegação com vela.

Hoje Ilha Bela se tornou cenário de diversas competições que ocorrem durante o ano inteiro e trazem velejadores de todo o mundo.

Além disso, Ilhabela possui uma forte tradição no mergulho já que o mar do arquipélago é pontilhado por diversos naufrágios, boa parte disponível para mergulhos.

Na cidade você também pode visitar construções históricas, curtir o agito das boates, os bares com música ao vivo, os charmosos restaurantes e uma diversificada rede de hospedagem.

Seja bem-vindo à Ilha Bela!!!

Praias da Ilha Bela

Foto da Praia do Bonete Ilhabela
Praia do Bonete — Ilhabela

Ilhabela possui praias incríveis para todos os gostos! Algumas são bem movimentadas e atraem bastante público, entre elas a do Curral, Feiticeira, Praia Grande, do Viana e Julião.

Outras são praias mais sossegadas, onde é possível relaxar. Porque são menos badaladas, mais tranquilas, boas para casais e famílias – como Jabaquara, Siriúba, Portinho, Santa Tereza e Veloso.

E quem gosta de estar em maio à natureza encontra praias mais isoladas com acesso por trilha ou barco como as famosas Praia do Bonete e Castelhanos.

São mais de 40 praias, e podemos ajudar você a escolher as mais indicadas para seu perfil, e até traçar um Roteiro de Praias para conhecer.

Na página do link a seguir, disponibilizamos informações sobre toda as praias de Ilhabela com muitas dicas do que fazer, fotos e como chegar: As Melhores Praias de Ilhabela – separadas pelo perfil das praias para facilitar suas consultas.

Trilhas e Aventura em Ilha Bela

trilha praia de castelhanos
Trilha para Praia de Castelhanos em veículo 4X4

O que não falta em Ilhabela são as Trilhas e Aventuras em meio à Mata Atlântica, por trilhas em contemplação à natureza, e onde você encontrará incríveis rios e cachoeiras, e em muitos casos terminando em uma praia paradisíaca.

Muitas dessas trilhas estão no Parque Estadual de Ilhabela. Com uma área de 27 mil hectares, o Parque é composto por um total de 12 ilhas, sendo a principal a Ilha de São Sebastião – onde fica a cidade – e mais 3 ilhotes, 3 lajes e 1 parcel.

O Parque é composto por ecossistemas como a Restinga, os Manguezais e a Mata Atlântica, e possui uma rica fauna composta por centenas de espécies de mamíferos, répteis e aves.

Você pode agendar uma visita para desfrutar dessas trilhas em contato com o Parque, ou até fazer contato com empresas locais estruturadas para oferecer passeios pela natureza, sejam em caminhadas, passeios de barco e até em veículos 4X4.

Para saber mais e traçar um bom roteiro de aventuras, consulte diretamente o Parque Estadual:

Parque Estadual de Ilhabela – Sede Administrativa e Centro de Visitantes:

O Parque funciona de em dias úteis das 8h às 17h. Para fazer sua visitação aos Sábados, Domingos e Feriados consulte horários de funcionamento por telefone.

Endereço: Praça Coronel Julião de Moura Negrão, 115

Vila Centro – Ilhabela – SP – CEP: 11630-000

Telefones: (12) 3896-2585 / (12) 3896-1646

E-mail [email protected]

Passeios de Lancha e Escuna

Passeios de Escuna e Lancha em Ilhabela
Praia da Armação – Ilhabela

Muitas das praias de Ilhabela só podem ser acessadas em passeios de lancha, escuna e outras embarcações.

São praias isoladas, algumas ótimas para mergulho, outras para contemplação da natureza selvagem de Ilhabela. Muitas delas em área do Parque estatual e protegidas.

Os roteiros são de diversos tipos; podem ser de uma vista de um dia a Praia como Castelhanos, roteiros para visitar diversas praias e até passeios totalmente personalizados.

Veja no mapa Google abaixo algumas empresas especializadas em Passeios de Lancha em Ilhabela:

Vila: Centro Histórico de Ilha bela

A Vila, Centro Histórico de Ilhabela
Vila – Centro Histórico de Ilhabela

Conhecido como “Vila”, este charmoso centro conta com preservados prédios históricos, lojas de artesanato, moda praia e muitos outros tipos (ótimas para suas compras!), bons restaurantes e bares de praia.

Você poderá passear ainda pelos calçadões e decks desfrutando de maravilhosas vistas do mar. Um passeio agradável e imperdível, para famílias, grupos de amigos e casais, tanto durante o dia como noite.

E caso gosta de conhecer um pouco da história e cultura locais, a Vila tem muitas opções.

O Centro Cultural da Vila possui diversas exposições da cultura caiçara, peças de acervo do Museu Náutico de Ilhabela.

Vale ainda conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso, construção histórica perfeitamente conservada.

Mergulho em Ilhabela

Mergulho em Ilhabela
Mergulho em Ilhabela

O Mergulho é outra atividade turística importante em Ilhabela. Além de possuir um mar com ricas fauna e flora, no entorno existem naufrágios que tornam os mergulhos uma aventura incrível.

Por esse motivo, em Ilhabela existem várias operadoras que oferecem saídas de barco para os melhores pontos de mergulho, além de cursos.

Alguns cursos, inclusive, são voltados para pessoas que têm o desejo de mergulhar, mas nenhuma experiência, oferecendo a oportunidade de fazer mergulhos de final de semana!

Para mergulhar nos mares de Ilhabela, consulte algumas, Operadoras de Mergulho e Cursos no Mapa Google abaixo:

Hotéis e Pousadas em Ilhabela

DPNY Hotel Ilhabela
DPNY Hotel Ilhabela

Ilhabela possui uma excelente estrutura de hospedagens, composta por Hotéis, Pousadas, Chalés e até ótimos imóveis para temporada.

Em Ilha bela você encontra desde pousadinhas charmosas e aconchegantes, num ambiente mais rústico, até hotéis de luxo localizados à beira mar.

Existem muitas opções de todos os preços e para os mais variados tipos de turistas: famílias, casais e até grupos de amigos.

Separamos para você uma lista do que há de melhor em Ilhabela, em uma lista pré-selecionada de estabelecimentos com link para reserva direta pelo Booking, com segurança e tranquilidade.

Visite nossas páginas de Hospedagens em Ilhabela e escolha sua Pousada, Hotel ou outro tipo de hospedagem para fazer uma reserva perfeita!

Restaurantes em Ilhabela

Restaurantes em Ilhabela
Prato de camarão, que fica mais barato na baixa temporada

Ilhabela possui uma rica gastronomia, baseada principalmente em ótimos restaurantes de Frutos do Mar.

Mas há inúmeras outras opções: restaurantes de cozinha caiçara, de culinária internacional, gastrobares e botecos, bistrôs, hamburguerias, delicatessens, docerias e sorveterias.

Existem também boas opções para o dia a dia: restaurantes tipo self-service ou “por quilo” com pratos triviais, lanchonetes variadas, e muito mais.

Para facilitar sua busca por onde comer em Ilhabela, e até bolar um Roteiro Gastronômico para se deliciar com a rica culinária da Ilha, O Mapa Google abaixo oferece várias opções de Restaurantes por toda a Ilha Bela:


▶ Vai viajar? Garanta sua hospedagem:

Deixe um comentário