Itanhaém Guia Completo

Naturam » Destinos » Itanhaém Guia Completo

Quando viajamos para uma cidade litorânea, normalmente pensamos em praias, descanso e natureza. Itanhaém oferece tudo isso para você descansar, recarregar as energias.

Mas e se além de todas essas belezas naturais e do poder da água do mar, você ainda pudesse conhecer muita, mas muita história?


É isso que Itanhaém te proporciona! Essa bela cidade do litoral sul paulista tem seus encantos praianos e marítimos, mas ainda carrega consigo o título de segunda cidade mais velha do Brasil.


Pertinho da capital paulista, a pouco mais de uma hora de viagem (em dias tranquilos no trânsito), Itanhaém é acessível e permite que você distribua seu tempo entre a natureza e as partes mais históricas. E, por que não, lugares que contam com os dois!


Apresentamos a você o nosso Guia Completo de Itanhaém!

O que você encontrará neste guia:

  1. História
  2. Praias de Itanhaém
  3. O que fazer em Itanhaém
  4. Gastronomia
  5. Pousadas e Hospedagem
  6. Como Chegar
  7. Previsão do Tempo Itanhaém

História de Itanhaém

Itanhaem Foto Panorâmica

Você deve saber que a data oficial do descobrimento do Brasil é no ano de 1500. Mas foi só décadas depois, em 1532, que o Rei de Portugal decidiu que queria de fato explorar estas terras.

O líder da expedição que chegou ao Brasil com fins de exploração e colonização era Martim Afonso de Souza. E no dia 22 de abril de 1532, ele fundaria o povoado de Conceição do Itanhaém, à foz do Rio Itanhaém.

A importância de Itanhaém foi enorme durante séculos. Chegou a ser chamada de “cabeça de capitania” durante um bom tempo, o que vale mais ou menos como uma capital de estado hoje em dia.

Figuras históricas importantes, como José de Anchieta, passaram por lá. Suas marcas estão registradas em lugares que até hoje podem ser visitados!

Entre igrejas, presídios, edifícios para a prática da política, da fé e da vida cotidiana, Itanhaém se estabeleceu como parte importante daquele Brasil colônia. E, atualmente, muito ainda está por lá.

Por mais que hoje seja uma cidade de apenas 100 mil habitantes, é impossível deixar de notar como Itanhaém foi fundamental para a importância do nosso país.

Então, não só aproveite o belo mar azul, como também perceba a quantidade de história que esse lugar tem para te oferecer!

As melhores Praias de Itanhaém

Itanhaém tem 4 praias que agradam aos mais diferentes perfis de público.

Segue abaixo um descritivo de cada uma delas para você fazer seu roteiro de praias em Itanhaém:

Praia do Sonho

Itanhaem Praia do Sonho

A Praia do Sonho é talvez a mais movimentada de Itanhaém. Ela não é tão grande, com apenas 800 metros de extensão, mas conta com algumas atrações imperdíveis.

Na faixa de areia, o espaço para colocar suas coisas e tomar sol pode ser amplo na baixa temporada, mas apertado em outras épocas. O mar é bravo, com algumas ondas fortes, permitindo esportes marítimos aos mais experientes.

Os restaurantes e quiosques na orla oferecem uma ótima infraestrutura, ideal para quem gosta de apreciar uma cerveja gelada à beira-mar e aproveitar os pratos deliciosos que o litoral oferece.

Mas o principal é o caminho de pedras belíssimo que pode ser percorrido pelos turistas. Ele permite uma incrível vista da cidade e do mar. Além de um desafio, o lugar também serve como experiência única de vida.

E não é só um simples caminho de pedras, já que ele é uma das formas de chegar à Cama de Anchieta, uma dos pontos turísticos da cidade.

Praia dos Pescadores

Itanhaém Praia dos Pescadores

Outra praia pequena, mas cheia de atrações. A orla aqui é ainda menor: 600 metros. E as ondas ainda mais fortes!

A Praia dos Pescadores não é só frequentada por pescadores, como seu nome diz. Ela também é um dos lugares mais frequentados no litoral sul pelos surfistas. Se esse é o seu esporte, corra para lá!

Ainda existe uma boa infraestrutura, mas não é a mesma coisa que em outros lugares de Itanhaém!

Porém, o que realmente atrai a Praia dos Pescadores para essa lista é a presença do monumento do artista Serafim Gonzales em homenagem à novela “Mulheres de Areia”.

Afinal, foi lá que foi gravada a primeira versão dessa novela, que marcou época. O local é muito bonito e merece ser conferido, tanto pelas areias e pelas ondas como pelo monumento histórico para a TV brasileira.

Praião

Itanhaém Praião

O Praião também é conhecido como “Praia de Itanhaém”. E seu tamanho justifica o nome – são nada menos do que 11,5 km de extensão!

O começo é na foz do Rio Itanhaém e o final é só na divisa com Mongaguá. Portanto, essa é a maior praia da cidade e, portanto, cheia de atrações!

Uma dessas atrações, é claro, é o encontro do rio com o mar. Um lugar belíssimo, que merece ser apreciado. Apenas tome muito cuidado ao entrar na água no local, já que fortes correntezas costumam gerar algum perigo.

No resto de sua extensão, o Praião tem ondas médias, não tão fortes como nas outras praias que já citamos, mas ainda de respeito. O banho de mar por ali pode ser muito gostoso!

Com uma extensão tão grande, é um lugar bem mais tranquilo para quem quiser simplesmente encontrar um lugar na areia e relaxar! Leve sua esteira ou suas cadeiras e divirta-se!

A infraestrutura, apesar de mais espaçada, também não deixa a desejar. É perfeitamente possível encontrar ótimos quiosques que irão preencher o seu estômago com muita qualidade.

Para um dia de mais descanso, tranquilidade e banho de mar, o Praião é a sua melhor opção em Itanhaém!

Praia do Gaivota

Itanhaém Praia do Gaivota

Sem tanta infraestrutura e em processo de reestruturação, a Praia do Gaivota é ideal para quem tem um hobby específico: o avistamento de aves!

Afinal, seu nome não é por acaso. Logo à frente da praia, existe uma ilha que é muito procurada por esses animais. Eles sempre voam de um lugar ao outro e fazem parte da vida de quem resolve parar um pouco por ali.

A Praia do Gaivota é uma das mais tranquilas de Itanhaém. Isso não deixa de ser curioso, uma vez que é possível dizer que ela também é a mais bonita da cidade!

O mar é bastante claro e limpo, e as águas são mais calmas que em demais pontos da cidade.

A infraestrutura, apesar de menor, ainda é satisfatória. Ninguém deixará de tomar uma cerveja ou comer uma bela porção por lá!

Se você deseja um lugar para ver aves e passar um dia tranquilo no litoral, vá até a Praia do Gaivota! Com certeza, você não se decepcionará!

O que fazer em Itanhaém?

Itanhaém, além das belas praias, tem muitos outros pontos turísticos! Vamos às outras atrações que a cidade oferece.

Abaixo listamos todas essas atrações, que vão tornar sua viagem muito mais divertida e completa. Venha conosco saber mais sobre Itanhaém e seus passeios históricos, culturais e de lazer:

Cama de Anchieta

Itanhaém Cama de Anchieta

A Cama de Anchieta é a atração turística mais importante de Itanhaém em termos de História do Brasil.

Em meio às pedras que embelezam a lateral da Praia do Sonho, ela está ali, junto ao mar. Praticamente uma pedra em formato de cama, carrega muita história.

Era ali que o jesuíta José de Anchieta, responsável por catequizar os índios da região e um dos primeiros educadores do Brasil, dormia quando passava seus dias na região. A imponência do lugar, tantos séculos depois, é gigante.

Existem duas formas para chegar à Cama de Anchieta. A primeira é fazendo o caminho pelas pedras, saindo do canto da Praia do Sonho. Ele pode ser um pouco complicado para quem está destreinado ou tem problemas de mobilidade, mas também recompensador.

Felizmente, alguns anos atrás foi inaugurada uma passarela de madeira que também leva à Cama de Anchieta. Ela é também uma atração turística à parte!

Ao visitar Itanhaém, não deixe de passar pela Cama de Anchieta!

Casa de Câmara e Cadeia

Itanhaém Casa de Câmara e Cadeia

Continuamos nosso tour histórico e agora passamos por uma das edificações mais antigas do Brasil – a Casa de Câmara e Cadeia, onde em pleno século XVI funcionava um presídio.

É claro que a edificação já passou por muitas reformas, mas isso não tira dela o seu charme, nem mesmo a sua importância histórica.

Tanto é que hoje ela abriga um museu – o Museu Conceição de Itanhaém. Não há uso melhor para um prédio tão antigo, não é mesmo?

Tombado pelo Conselho de Patrimônio Histórico, o edifício do Museu Conceição de Itanhaém merece sua visita e suas fotografias. E, claro, sua entrada!

Ali dentro, você encontrará documentos, fotos, recortes de jornais, objetos e artefatos que contam a história de Itanhaém. E, como você já deve ter percebido nesse artigo, a história de Itanhaém é diretamente ligada à história do Brasil!

Também existe um setor dedicado à novela “Mulheres de Areia”, que já citamos no setor sobre a Praia dos Pescadores.

A entrada para esse oceano de história chamado Museu Conceição de Itanhaém custa apenas 2 reais. O lugar fica na Praça Narciso de Andrade, no centro, e o funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 11 às 17.

Convento de Nossa Senhora de Conceição

Itanhaém Convento de Nossa Senhora de Conceição

É fácil imaginar que a segunda cidade mais antiga do Brasil conte com muitas das edificações mais antigas do Brasil. Isso vale, também, para o Convento de Nossa Senhora de Conceição!

Construído em 1563, o convento é uma das primeiras edificações religiosas do Brasil e ainda mantém diversos aspectos da arquitetura da época.

O local já passou por diversos problemas estruturais, mas foi totalmente restaurado e reconstruído em 1921 no governo do então presidente Washington Luís. Desde então, é foco de peregrinação e de turismo histórico.

Claro que é possível visitar o convento e conhecer as suas estruturas por dentro! E nós recomendamos, é óbvio, que você o faça!

O valor para entrar é de apenas 5 reais, e o funcionamento é diário das 10 às 18 horas. O Convento está localizado no Centro Histórico.

Centro Histórico de Itanhaém

Itanhaém Centro Histórico

Presídio, igreja, convento, edificações diversas. Uma das cidades mais antigas do país precisa ter a sua história preservada. E é exatamente isso o que acontece em Itanhaém.

O lugar ainda tem uma arquitetura bastante antiga, que faz com que você se sinta em outra época. As ruas e calçadas são estreitas e mostram exatamente o que era o estilo de vida de séculos atrás.

Não deixe de passear por essas ruas e de conhecer as construções que permitem visitas. Além das que já citamos, outro grande destaque é a Pinacoteca de Itanhaém.

Nada como aliar um bom passeio litorâneo, cheio de banhos de mar, com uma aula de história a céu aberto!

Fazer passeios de barco e visitar as ilhas da cidade

Itanhaém Ilhas

Voltamos, então, à típica programação litorânea. Você sabia que Itanhaém tem algumas belas ilhas que podem ser visitadas?

A primeira delas é a Ilha das Cabras. Ela fica em frente à Praia dos Pescadores, visível do monumento em homenagem a “Mulheres de Areia”.

Quando a maré está baixa, é possível ir a pé até lá! Em outros momentos, nadadores experientes ou simples veículos aquáticos fazem bem o trabalho.

Pequena e bonita, a Ilha das Cabras é boa para quem quer um período de tempo tranquilo e com uma belíssima vista.

As outras duas atrações são a Ilha da Queimada Grande e a Ilha da Queimada Pequena. Para visitá-las, você precisará fazer agendamento com agência turística. É preciso tomar cuidado!

A Ilha da Queimada Grande conta com uma das maiores concentrações de cobras do país, por isso, não a visite sem as devidas precauções!

Mas então, por que ir até esses dois lugares? Bom, eles são excepcionais pontos para mergulho! A fauna marinha da região é riquíssima!

Se você é fã de mergulho e quer apreciar tudo que as ilhas possibilitam, agende um passeio de barco ou lancha até elas. É possível encontrar tais viagens em agências espalhadas pela cidade. Nós garantimos que você não irá se arrepender!

Morro de Pernambuco

Itanhaém Morro de Pernambuco

É uma belíssima vista da cidade e da região o que você procura? Então é o Morro de Pernambuco que você precisa conhecer!

O Morro de Pernambuco, infelizmente, já teve a sua vegetação devastada. Isso faz com que não seja mais possível apreciar a mata atlântica original com sua fauna e flora.

Ainda existem algumas ótimas atrações! Entre elas, as pedras gêmeas, que são gigantescas e quase iguais. É um efeito natural muito bonito.

Mas o principal, de fato, é a possibilidade de ir até o ponto máximo do morro e ver toda a cidade de Itanhaém. Um ótimo lugar para sentar, relaxar e apreciar a vista.

Se você gosta de um lugar especial para passar algumas horas com linda visão, essa é a sua visita em Itanhaém!

E imagine as fotos que você pode fazer por lá!

O local fica na Praia das Conchas, que é vizinha à Praia do Sonho. É possível subir a pé em uma caminhada que nem chega a ser das mais complicadas.

Píer do Guaraú

Itanhaém Píer do Guaraú

Sabemos que o litoral sul tem a pesca como uma das suas principais atividades. As cidades sempre buscam dar opções aos moradores e turistas para praticar esse esporte ou hobby com qualidade.

Em Itanhaém, o principal ponto de pesca é o Píer do Guaraú. Ele é visitado por pescadores de todo o estado, tamanha a tranquilidade que oferece!

Às margens do Rio Itanhaém, pertinho de onde ele deságua no mar, no Praião, o Píer do Guaraú tem uma estrutura bastante completa. Assim, basta levar o seu equipamento, escolher um cantinho e passar quantas horas você quiser.

Portanto, se a pesca faz parte das suas atividades preferidas, não deixe de conhecer o Píer do Guaraú!

Curtir a vida noturna de Itanhaém

Itanhaém à noite

Itanhaém é uma cidade com pouco mais de 100 mil habitantes. Mesmo que não tivesse fins turísticos, precisaria proporcionar boas diversões noturnas para toda essa gente.

Com a grande quantidade de turistas que a visitam, então, essa necessidade se torna ainda maior!

Há uma grande quantidade de bares espalhados pela cidade. Na maior parte das praias, alguns quiosques ficam abertos até mais tarde e, nas ruas mais perto, existem boas opções se você quiser curtir um pouco a noite.

Dentre as praias, a com mais opções é a Praia dos Pescadores. Isso porque, como já mencionamos, ela é frequentada principalmente por surfistas.

Mas caso você queira bares que realmente ficam abertos até a madrugada ou até uma balada para dançar e tomar vários drinks, é ao centro que você deve ir!

Nas ruas próximas ao centro histórico, várias opções te aguardam. É só curtir!

Gastronomia em Itanhaém

Itanhaém Onde Comer

Itanhaém não foge à regra da maior parte do litoral paulista: Sua maior atração gastronômica é a profusão de peixes e frutos do mar!

Os quiosques espalhados pelas praias da cidade, que são muitos, oferecem gostosas porções para quem quer apenas petiscar ou também pratos mais completos. É só escolher o que for da sua preferência!

E, claro, é possível frequentar alguns restaurantes mais complexos, espalhados pelas ruas da cidade e capazes de oferecer criações gastronômicas mais complexas. Não só de peixes e frutos do mar, mas também de outras categorias!

Algumas redes de fast food estão espalhadas pela cidade e ainda é possível saborear alimentos como uma bela pizza. Você com certeza terá opções muito boas para preencher seu estômago ao visitar Itanhaém!

Onde se hospedar

A rede hoteleira de Itanhaém é bastante completa. Existem opções para todos os gostos.

Desde hotéis quatro estrelas até outros mais simples, você conseguirá encontrar uma hospedagem de nível mais alto, com café da manhã incluído e outras regalias, provavelmente com o pé na areia.

Caso a opção seja por gastar menos, pousadas mais simples, chalés e até mesmo casas disponíveis para aluguel de temporada estarão disponíveis. Basta saber qual é o seu bolso e a sua preferência.

Separamos para você alguns bons estabelecimentos de hospedagem,com link para Reserva Segura pelo Booking:

Hotel Pousada Miami

Hotel H Itanhaém

Hotel Azul do Mar

Pousada Elegance

Pousada Dolce Vita

Pousada Sobre as Pedras

Visual Mar Pousada

Pousada da Brisa

Pousada D’Ibiza

Pousada Maré dos Sonhos

Pousada Chateau Sophie

Pousada Dela Mar

Pousada Paraíso Solar

Murakami Pousada

Pousada Vina del Mar

Pousada das Hortênsias

Recanto Belas Artes

No mapa abaixo você poderá fazer sua pesquisa e escolher a hospedagem que mais lhe agrada fazendo uma Reserva Segura pelo Booking – são diversas pousadas, hotéis, apartamentos e casas para temporada em toda a região de Mongaguá:

Booking.com

Como chegar?

As distâncias entre Itanhaém e as principais cidades próximas são as seguintes:

São Paulo – 114 km

Santos – 70 km

Saindo de carro da capital, basta descer a serra pelo sistema Imigrantes/Anchieta e, em seguida, pegar a BR-101, conhecida no trecho como Padre Manoel da Nóbrega, em direção ao litoral sul. É um caminho bastante simples!

De ônibus, é só ir até o Terminal Jabaquara, de onde saem veículos diários em direção à cidade litorânea.

Caso você venha de longe visitar Itanhaém – o que garantimos que vale a pena! – os melhores aeroportos são os de Congonhas e Guarulhos. Em seguida, é só usar as orientações acima, seja via carro alugado, seja via transporte público.

Concluindo, a cidade é uma combinação perfeita de belas praias, boa estrutura para o turismo, passeios, lazer e turismo histórico-cultural.

Itanhaém oferece não só belas praias que te permitem um delicioso banho de mar e muito relaxamento, como também a oportunidade de conhecer algumas das edificações mais antigas do Brasil.

Não se esqueça de deixar seu comentário nesse guia completo de Itanhaém, e se tiver dicas para outras pessoas curtirem em Itanhaém, melhor ainda!

▶ Vai viajar? Garanta sua hospedagem:

Deixe um comentário