More

    As 44 Melhores Praias do Litoral Norte de São Paulo

    O paulista adora pegar uma praia, não é mesmo?

    Não é segredo para ninguém que a todo feriado ou final de semana prolongado as estradas ficam tomadas por carros com turistas que buscam seus lugares junto à areia e ao mar do estado!

    Muita gente desdenha das praias do estado de São Paulo e nós agora vamos mostrar que não há como alguém estar mais errado: os paulistas têm muitas opções para se divertir, com lugares maravilhosos para banho e contato com a natureza.

    O litoral norte de São Paulo é composto pelas cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião.

    É a região que faz fronteira com o Rio de Janeiro. E é ali que ficam as melhores praias do estado: muitas são de tirar o fôlego!

    Por isso, preparamos o guia das melhores praias do litoral norte de São Paulo!

    Praias do Litoral Norte de São Paulo SP - Naturam
    Camburi – São Sebastião

    Mas antes de adentrarmos nas 44 deslumbrantes praias do litoral norte de SP (isso mesmo, 44!!!), vamos falar um pouquinho sobre estas cidades que tanto atraem os turistas por suas belezas naturais:

    • Ubatuba: tem mais de 100 praias entre o continente e as ilhas. Além das muitas belezas naturais, a cidade tem boa e diversificada estrutura para o turismo: Pousadas, Hotéis e Hospedagens de ótima qualidade, uma rede gastronômica rica e atrações como os Passeios de Escuna, Projeto Tamar, Aquário e outros.
    • Caraguatatuba: Além de belas praias, possui atrações como passeios pela Mata Atlântica, Vôo Livre no Morro de Santo Antônio, uma agenda cheia de Shows e Eventos, boa rede de hospedagem com pousadas e hotéis super completos, restaurantes excelentes!
    • Ilhabela: A famosa Capital da Vela esbanja charme e aventura – belas praias voltadas para o continente e praias selvagens do outro lado da Ilha; aventuras pelas trilhas; uma variada rede de hospedagem; uma ótima rede de gastronomia e passeios de dia e de noite pela Vila.
    • São Sebastião: Muito conhecida pelo Porto de São Sebastião e por praias famosas como Maresias e Camburi, a cidade tem um delicioso centro urbano e possui diversas praias. Não deixe de conhecer também Juquehy, Barra do Sahy, Barra do Una, Boiçucanga, Juréia, Paúba e muitas outras..

    Agora sem mais delongas, aqui você encontrará as 44 praias do litoral norte de SP que você precisa conhecer, mesmo que seja de outra região do país! 

    Preparado(a)?

    O que você encontra aqui:

    1. Praia de Itamambuca – Ubatuba

    Foto da Praia de Itamambuca – Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo
    Praia de Itamambuca Ubatuba

    Próxima à divisa com o Rio de Janeiro, a Praia de Itamambuca tem um visual extraordinário proporcionado pelo encontro do rio que desce da serra e deságua no mar.

    Por isso, é uma das mais bonitas de Ubatuba!

    As ondas são fortes e a praia é muito procurada por surfistas e praticantes de outros esportes aquáticos. Porém, há um canto perto do rio no qual a água fica mais tranquila.

    É onde várias pessoas ficam para começar a familiarização com a prancha de surf!

    É uma praia com uma infraestrutura razoável – existem algumas barracas do lado direito, com boas ofertas de comida e bebida, além de hotéis e pousadas de qualidade. E como é uma praia amada por surfistas, também existe uma escola para esse esporte. 

    Afastada 14 km do centro da cidade, ela é mais para quem quer natureza e tranquilidade.

    Há opções de trilhas que levam a outras bonitas praias, mas isso nem seria necessário devido ao espetacular visual causado pela união entre rio e mar.

    Aliás, nadar no rio também é uma excelente ideia! 

    Versátil, bonita, bem cuidada e com atrações de ótimo nível, Itamambuca é sem dúvida uma das melhores praias do litoral norte de São Paulo!

    Você não vai se arrepender ao começar seu tour por ela!

    Saiba mais:

    • Conheça Itamambuca em Ubatuba com a palma da mão com nosso guia sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.
    • Aproveite para conhecer também a maravilhosa cidade de Ubatuba e todos os seus passeios e pontos turísticos!

    2. Praia do Prumirim – Ubatuba

    Foto da Praia do Prumirim – Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo
    Praia do Prumirim Ubatuba

    A Praia do Prumirim é um pedaço ainda mais intocado da região de Ubatuba próxima à divisa com o Rio de Janeiro.

    O acesso é feito por um condomínio fechado e como é muito difícil de chegar sem carro, prepare-se para desembolsar os 12 reais cobrados de estacionamento.

    Uma vez na praia, prepare-se para a natureza!

    A areia é branca e a água é límpida. Porém, entrar no mar não é recomendado para todos, já que existe ali formação de tombo. Apenas quem sabe nadar deve arriscar mais do que alguns passos em direção ao oceano!

    Mas mesmo se você não está preparado para esse mar perigoso, aproveitar a Praia do Prumirim é muito possível!

    As redondezas contam com trilhas, riachos e cachoeiras de muita beleza. Há barcos que levam para a também belíssima Ilha do Prumirim.

    É uma praia não tão movimentada, com apenas um quiosque no lado direito. Justamente por essa falta de oferta de serviços, os preços podem ser salgados.

    Nas águas também é possível avistar surfistas e praticantes de diversos esportes aquáticos.

    Gosta de natureza e de belezas naturais da mata atlântica quase original? Então a Praia do Prumirim é um passeio imperdível!

    Leve seus lanches e prepare-se para um dia de muita alegria.

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia do Prumirim em Ubatuba com a palma da mão com nosso guia sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.
    • Aproveite para conhecer também a maravilhosa cidade de Ubatuba e todos os seus passeios e pontos turísticos!

    3. Praia do Puruba – Ubatuba

    Foto da Praia do Puruba – Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo
    Praia do Puruba – Ubatuba

    O que você procura é uma praia realmente isolada, onde você possa ficar a sós com a natureza e recuperar todas as suas energias?

    Então a Praia do Puruba é uma excelente opção!

    Ela não é acessível por via terrestre. É preciso cruzar um rio a nado ou de canoa para chegar até lá. Só que essa canoa está disponível apenas na alta temporada.

    Ou seja, em outras épocas do ano, realmente é necessário esforço para alcançar esse maravilhoso lugar!

    É por isso que os principais frequentadores são jovens em busca de contatos íntimos com a natureza. É comum haver eventos de grupos que buscam a Puruba para acampamento durante um final de semana e atividades similares.

    Digamos que esse é um ótimo jeito de se afastar da vida urbana!

    Além do comum acampamento, há outras atividades. São vários os riachos que deságuam no mar na Puruba. Nadar no mar não é muito recomendado, já que trata-se de uma praia de tombo e com águas muito perigosas, mas a existência dessas fontes de água doce compensa tal dificuldade.

    Como é de se imaginar, não existe estrutura de barracas ou quiosques por lá.

    Nós recomendamos a Puruba se a sua intenção é o acampamento – nesse caso, é claro, leve muita água e alimentos!

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia do Puruba em Ubatuba com a palma da mão com nosso guia sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.
    • Aproveite para conhecer também a maravilhosa cidade de Ubatuba e todos os seus passeios e pontos turísticos!

    4. Praia da Fazenda – Ubatuba

    Foto da Praia da Fazenda – Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo
    Praia da Fazenda – Ubatuba

    Você deve estar se perguntando se não existem praias calmas em Ubatuba, já que só falamos de mares agitados até agora. Sim, existem várias! E chegamos agora à primeira delas: a Praia da Fazenda.

    Não apenas o mar é calmo e com poucas ondas, como o terreno é bastante plano. Então, você pode caminhar muito em direção ao fundo sem afundar, fazendo com que o banho seja possível tanto para crianças, como para pessoas sem tantas habilidades com o nado.

    Outro destaque é o ecoturismo. O lugar é muito preservado, não há infraestrutura nenhuma.

    Ao chegar, é necessário passar por uma guarita onde uma contribuição voluntária é pedida. Assim, você ajuda com a manutenção da natureza nessa praia tão especial!

    Não podemos deixar de citar o manguezal que fica no lado esquerdo da praia.

    Se você gosta de apreciar a biodiversidade, irá ficar encantado com o local. Esse ecossistema é cada vez mais raro no sudeste do Brasil e apreciá-lo de perto é sempre maravilhoso!

    A Praia da Fazenda já foi cenário de filmes, séries e novelas. É uma das últimas do estado de São Paulo, muito próxima à divisa com o Rio de Janeiro.

    E também uma das mais bonitas!

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia da Fazenda em Ubatuba com a palma da mão com nosso guia sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.
    • Aproveite para conhecer também a maravilhosa cidade de Ubatuba e todos os seus passeios e pontos turísticos!

    5. Praia da Almada – Ubatuba

    Foto da Praia da Almada – Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo
    Praia da Almada – Ubatuba

    Uma praia mais conhecida de Ubatuba, A Almada junta várias características que são ótimas para atrair turistas: tem um mar calmo, bom para crianças e pessoas sem tanta experiência com o nado, e apresenta uma estrutura bem razoável de barracas e quiosques.

    É uma ótima praia para quem quer praticar esportes como o stand-up paddle, que requer um mar sem ondas.

    Além do banho, é claro, acessível a todos que a frequentam. A rede hoteleira apresenta algumas boas opções.

    O que vale a pena citar é que a Almada é uma praia “meio termo”: ainda não é das mais movimentadas e cheias de hoteis da Ubatuba, mas também já apresenta uma característica não tão “natureza intocada” como algumas das que já citamos.

    Um dos eventos mais tradicionais da cidade é o Festival do Camarão de Ubatuba. Ele acontece todo mês de julho na Praia da Almada.

    É um período bastante frio e por isso é preciso movimentar o turismo com outras atrações que não sejam relacionadas ao sol!

    Se você gosta de trilhas, a Praia da Almada também oferece ótimas opções.

    Uma delas parte para uma vizinha de nome bastante parecido e que é justamente o próximo item dessa lista…

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia da Almada em Ubatuba com a palma da mão com nosso guia sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.
    • Aproveite para conhecer também a maravilhosa cidade de Ubatuba e todos os seus passeios e pontos turísticos!

    6. Praia Brava da Almada – Ubatuba

    Foto da Praia Brava da Almada – Ubatuba,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia Brava da Almada – Ubatuba

    Existem algumas alternativas de caminho para a Praia Brava da Almada – trilhas saindo da Praia da Fazenda ou da Praia do Engenho ou uma estradinha da própria Praia da Almada.

    O fato é que, não importa qual a locomoção, não será muito fácil.

    Mas uma vez que você estiver nela, ficará deslumbrado! O visual é maravilhoso, com destaque para o pôr-do-sol.

    Sente-se na areia, feche os olhos, escute as ondas quebrarem e chegarem às pedras… Use seus sentidos para se conectar com a natureza nesse lugar tão especial.

    Como o nome diz, a praia é bastante brava. Não se arrisque a nadar! Além das ondas serem fortes, existe o risco de choque com as pedras, coisa que pode ser fatal.

    Porém, para praticantes do surf, pode ser uma ótima pedida.

    A Praia Brava da Almada está quase sempre semi-deserta. Alguns aventureiros chegam até ela todos os dias, surfam, aproveitam a natureza, mas lotação é algo que não existe.

    E nem infraestrutura, por isso, não se esqueça de levar tudo o que você for consumir.

    Ir até essa praia é um passeio para os mais aventureiros, que gostam se andar nas belas trilhas que existem dentro da mata atlântica e depois de aproveitar um dia longe da civilização.

    É o seu caso? Então é só desfrutar!

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia Brava da Almada em Ubatuba com a palma da mão com nosso guia sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.
    • Aproveite para conhecer também a maravilhosa cidade de Ubatuba e todos os seus passeios e pontos turísticos!

    7. Praia do Félix – Ubatuba

    Foto da Praia do Félix - Ubatuba,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia do Félix – Ubatuba

    Há quem considere a Praia do Félix a melhor de Ubatuba. Bom, isso não seria um exagero!

    O lugar é realmente espetacular. Além de ser linda, também é muito versátil, podendo agradar variados tipos de públicos.

    É uma praia de areia branca e gostosa, muito limpa.

    E com um mar que se divide: do lado direito, calmo, quase que uma piscina natural, indicado para todas as faixas etárias e para quem não sabe nadar, além de ser ótima para a prática de Stand Up Paddle e esportes similares. Do lado esquerdo, torna-se de tombo, com ondas fortes, ideal para surfistas e nadadores experientes.

    Como é na parte direita que as famílias costumam ficar, também é nela que está a infraestrutura da praia. Existem barracas, comércios e ambulantes que irão agradar a todos.

    Quanto mais para a esquerda, mais deserta a faixa de areia fica.

    Mas a versatilidade é só por causa da transição do mar? Claro que não!

    Também existem trilhas que levam a outras praias, uma parede escalável que dá uma ótima vista aérea da região, possibilidade de mergulho em determinados pontos e pedras que compõem um cenário arrebatador.

    A Praia do Félix precisa estar na sua lista de lugares a se visitar!

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia do Félix em Ubatuba com a palma da mão com nosso guia sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.
    • Aproveite para conhecer também a maravilhosa cidade de Ubatuba e todos os seus passeios e pontos turísticos!

    8. Ilha das Couves – Ubatuba

    Foto da Ilha das Couves – Ubatuba,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Ilha das Couves – Ubatuba

    A Ilha das Couves está no extremo norte da cidade de Ubatuba, já muito perto da fronteira com o Rio de Janeiro. É composta por duas praias: a Praia de Terra e a Praia de Fora.

    Como o nome diz, é uma ilha. E o acesso a ela é bastante difícil, já que está afastada do centro da cidade, o que requer uma boa viagem de carro, e depois ainda uma travessia de barco.

    Picinguaba é a melhor opção para encontrar os barqueiros responsáveis pelo trajeto, mas há saídas de diversos lugares, até mesmo de outras cidades.

    O lugar era pouquíssmo explorado até a década passada. Foi só aí que o turismo começou a chegar até a Ilha das Couves e as extremas belezas naturais foram descobertas.

    Cada vez mais e mais pessoas quiseram fazer esse passeio, gerando até uma superlotação em determinados dias.

    É curioso notar que a faixa de areia é muito estreita, o que não acontece nas praias do litoral norte de São Paulo.

    A Ilha das Couves tem boas opções de lugares para mergulho, mas recomendamos mesmo o passeio até seu ponto mais alto, onde uma vista absolutamente espetacular aguarda todos os turistas!

    Esse é um lugar que merece ser visitado, mas nossa dica é apenas que seja evitada a alta temporada.

    Não só a demanda por barcos será muito maior do que a oferta, como a Ilha não comporta todos que querem visitá-la. Aguarde um período mais tranquilo e, aí sim, vá!

    Saiba mais:

    • Conheça a Ilha das Couves em Ubatuba com a palma da mão com nosso guia sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.
    • Aproveite para conhecer também a maravilhosa cidade de Ubatuba e todos os seus passeios e pontos turísticos!

    9. Ilha Anchieta – Ubatuba

    Foto da Ilha Anchieta – Ubatuba, ,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Ilha Anchieta – Ubatuba

    Não há como ir a Ubatuba e não passar pela Ilha Anchieta. O lugar combina várias atrações de diferentes características – história, biodiversidade, trilhas e, claro, muita praia.

    Por bastante tempo, a ilha foi uma colônia penal. Ainda é possível visitar as ruínas do presídio, onde hoje funciona um museu. Em 1955, uma grande rebelião aconteceu e tudo isso está documentado.

    Na década de 1970, o local tornou-se um parque ambiental. É uma ilha com mata atlântica extremamente preservada e com fauna e flora ainda praticamente intocadas.

    São muitos os animais e espécies de plantas que lá habitam, e até por isso é feito um controle rigoroso dos visitantes e suas ações quando por lá.

    Dentre as trilhas, destacamos a do Saco Grande e a da Praia do Sul. Elas requerem um certo preparo físico e podem ser feitas apenas com o apoio de guias. É preciso fazer uma reserva com antecedência.

    E já que esse é um guia das melhores praias do litoral norte de São Paulo, não podemos deixar de mencioná-las!

    A principal é a Praia do Presídio, onde está localizado o píer para as embarcações que chegam e deixam a ilha. Mas não deixe de visitar a Praia do Leste e a Praia Grande – elas são lindíssimas e tranquilas para toda a família!

    Não há infraestrutura na Ilha Anchieta, por isso, leve alimentos e água para passar o dia!

    Saiba mais:

    • Conheça a Ilha Anchieta em Ubatuba com a palma da mão com nosso guia sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.
    • Aproveite para conhecer também a maravilhosa cidade de Ubatuba e todos os seus passeios e pontos turísticos!

    10. Praia do Português – Ubatuba

    Foto da Praia do Português – Ubatuba,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia do Português – Ubatuba

    Depois de falarmos sobre duas ilhas, voltamos ao continente! A Praia do Português é mais uma no norte da cidade, bastante perto da fronteira com o Rio de Janeiro.

    O acesso é feito a partir de um condomínio fechado que existe na parte direita da Praia do Félix. E até por ser tão restrita, ela mantém características de um lugar pouco explorado: a água é transparente de tão limpa!

    E o melhor é que trata-se de um mar bastante calmo, portanto, todos podem aproveitar e se divertir.

    Esse mar calmo permite a prática de alguns esportes como o Stand Up Paddle. Porém, você terá que levar o seu equipamento próprio – por ser uma praia pouco explorada e que tem acesso feito por dentro de um condomínio, a infraestrutura na Praia do Português é praticamente inexistente.

    A mata atlântica domina o entorno: essa é uma das praias com maior quantidade de vegetação em todo o estado de São Paulo.

    Por isso, a preservação é importante: não jogue lixo, leve sacolas para coletar os materiais que consumir e depois transporte-as de volta para onde possam ser depositadas longe da natureza.

    Andando um pouco mais, você ainda pode chegar a algumas cachoeiras. Um banho muito gostoso pode ser revigorante nesse paraíso escondido em Ubatuba!

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia do Português em Ubatuba com a palma da mão com nosso guia sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.
    • Aproveite para conhecer também a maravilhosa cidade de Ubatuba e todos os seus passeios e pontos turísticos!

    11. Praia do Tenório – Ubatuba 

    Foto da Praia do Tenório – Ubatuba ,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia do Tenório – Ubatuba

    Deixamos a região norte da cidade de Ubatuba e chegamos à central. Isso significa uma mudança significativa no perfil das praias, que não serão mais caracterizadas por uma natureza intocada e poucas pessoas, mas sim por uma enorme infraestrutura e recepção de turistas.

    A Praia do Tenório é a primeira que vale uma menção nessa nova categoria.

    Ela é pequena, mas com estrutura para receber bastante gente. Os quiosques vendem comidas e bebidas de qualidade e também existe comércio de bugigangas e aluguel de material para esportes aquáticos.

    Um ponto muito positivo é que o mar não é nem calmo, nem bravo, ficando na medida certa para quem gosta de um banho com mais emoção, mas ainda sem maiores riscos.

    Você pode se divertir com as ondas que se quebram com força razoável e até arriscar os primeiros passos no surf.

    Ainda existem as opções para quem gosta de mais aventura: dali, saem trilhas para algumas outras praias com características mais parecidas com as primeiras que citamos.

    Apesar de não fazer parte dessa lista, a Praia do Cedro é uma que merece atenção!

    Você pode até se hospedar na Praia do Tenório, que conta com uma rede hoteleira razoável. Ainda não é tão grande como as próximas que citaremos, porém.

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia do Tenório em Ubatuba com a palma da mão com nosso guia sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.
    • Aproveite para conhecer também a maravilhosa cidade de Ubatuba e todos os seus passeios e pontos turísticos!

    12. Praia Grande – Ubatuba

    Foto da Praia Grande – Ubatuba,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia Grande – Ubatuba

    Durante o dia, a Praia Grande costuma ser muito movimentada. É talvez a região com a rede hoteleira mais completa de Ubatuba – hotéis, pousadas, casas para aluguel, chalés e muito mais dominam as ruas que ficam próximas à orla.

    Por isso, é uma praia com enorme infraestrutura. Existem quiosques para todos os gostos, uma profusão de ambulantes, barracas de itens aleatórios que vão de roupas a materiais para esportes e muito mais.

    Na alta temporada, pode ser até difícil achar o seu cantinho na areia!

    Assim como a Praia do Tenório, a Praia Grande tem uma característica intermediária em relação ao mar – nem muito agitado, nem muito fraco.

    É ideal para quem está começando no surf, para quem gosta de brincar com as ondas e de dar um mergulho divertido, mas ainda não perigoso.

    Mas é à noite que a Praia Grande realmente ferve. Esse é o maior ponto de encontro dos jovens da cidade de Ubatuba e existem estabelecimentos comerciais para todos os gostos: restaurantes, bares, pubs, lanchonetes, sorveterias, food trucks e muito mais.

    Os carros tocam música alta e muita gente se diverte na orla até altas horas.

    A Praia Grande fica muito perto de Itaguá, onde estão ainda mais atrações para a vida noturna, além da Feirinha Hippie, do Aquário, Projeto Tamar, Shopping Center e tudo que atrai as pessoas quando escurece ou quando a chuva dá as caras.

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia Grande em Ubatuba com a palma da mão com nosso guia sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.
    • Aproveite para conhecer também a maravilhosa cidade de Ubatuba e todos os seus passeios e pontos turísticos!

    13. Praia das Toninhas – Ubatuba

    Foto da Praia das Toninhas – Ubatuba,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia das Toninhas – Ubatuba

    Um pouco mais ao sul, está a Praia das Toninhas. O acesso é feito pela rodovia, com o bairro sendo um pouco isolado entre a região central, de Praia Grande e Itaguá, e a Enseada.

    Mas ainda é muito fácil pegar um carro e frequentar qualquer um desses outros lugares!

    Durante o dia, a Praia das Toninhas é auto-suficiente. Também há um enorme número de quiosques e você conseguirá se alimentar com qualquer uma das tradicionais comidas de praia do estado de São Paulo.

    A rede hoteleira apresenta um bom número de opções e há comércio suficiente para suprir as necessidades básicas de quem passar um extenso período por lá.

    Só à noite, se você quiser diversão, que será preciso migrar até a Praia Grande ou ao bairro de Itaguá, mas como já citamos, isso não deve ser um problema.

    A Praia das Toninhas tem uma areia firme e gostosa de se caminhar. O mar é bom para todos os tipos de pessoas, apesar de um pouco mais calmo que na Praia Grande.

    Esse é um excelente lugar para se relaxar em família nas férias.

    É possível avistar a Ilha Anchieta da Praia das Toninhas e, devido a essa proximidade, é de lá que sai grande parte das embarcações que vão ao maravilhoso paraíso insular que já citamos neste guia!

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia das Toninhas em Ubatuba com a palma da mão com nosso guia sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.
    • Aproveite para conhecer também a maravilhosa cidade de Ubatuba e todos os seus passeios e pontos turísticos!

    14. Praia da Enseada – Ubatuba

    Foto da Praia da Enseada – Ubatuba,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia da Enseada – Ubatuba

    Outra das praias mais movimentadas de Ubatuba, a enseada é muito procurada por famílias.

    O lugar é dominado por casas de veraneio de famílias da capital e por uma rede hoteleira com opções para todos os bolsos, de grandes hotéis a chalés mais baratinhos.

    Enseada, de acordo com a geografia, é uma curvatura na costa cercada por montes laterais, o que dificulta a produção de ondas.

    E é exatamente isso que atrai tanto as famílias a esse lugar específico de Ubatuba: o mar é uma enorme piscina natural, absolutamente amigável para todos os tipos de pessoas.

    Além de facilitar o banho para crianças, idosos e para quem não sabe nadar, a Praia da Enseada é ideal para a prática de alguns tipos de esportes aquáticos.

    Você verá muitas pessoas nas águas se divertindo com o Stand Up Paddle!

    A infraestrutura é excelente. Os quiosques tomam toda a extensão da praia e oferecem comidas e bebidas de qualidade.

    Há supermercado, farmácia, restaurantes e outros comércios importantes nas ruas que dão acesso à orla.

    O único senão é que, à noite, a Praia da Enseada não continua tendo uma agitação.

    Mas pode ser que isso não seja um problema para você e, se for, saiba que ela ainda não está distante da Praia Grande e de Itaguá, os lugares onde tudo acontece.

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia da Enseada em Ubatuba com a palma da mão com nosso guia sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.
    • Aproveite para conhecer também a maravilhosa cidade de Ubatuba e todos os seus passeios e pontos turísticos!

    15. Praia da Sununga – Ubatuba

    Foto da Praia da Sununga – Ubatuba,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia da Sununga – Ubatuba

    Continuamos indo mais para o sul de Ubatuba… Chegamos agora à Praia da Sununga, que é acessada pelo canto esquerdo da Praia do Lázaro, sobre a qual falaremos mais adiante.

    A Sununga, por si só, não tem grande infraestrutura ou rede hoteleira, já que é quase que uma extensão da Praia do Lázaro.

    Por anos, foi procurada devido a uma atração natural que existe lá, a Gruta que Chora.

    Visitar a Gruta que Chora é um ótimo programa para quem vai a Ubatuba. O lugar rende fotos incríveis e é uma experiência imponente.

    Ela tem esse nome porque a água não para de pingar do teto em momento algum. São várias as lendas que tentam explicar a origem desse monumento natural.

    Mas como dissemos, durante anos a Gruta que Chora foi o único motivo de visita na Sununga. Isso porque o mar é muito perigoso, com ondas fortíssimas, além da formação de tombo.

    Só que recentemente os praticantes do Skimboard, uma espécie de surf com pranchas arredondadas, descobriram o local e se apaixonaram.

    O Skimboard transformou a Sununga, que já foi até palco de bateria do campeonato mundial do esporte. Hoje, é uma praia bem mais movimentada e que não depende mais da gruta para receber pessoas!

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia da Sununga em Ubatuba com a palma da mão com nosso guia sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.
    • Aproveite para conhecer também a maravilhosa cidade de Ubatuba e todos os seus passeios e pontos turísticos!

    16. Praia do Lázaro – Ubatuba

    Foto da Praia do Lázaro – Ubatuba,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia do Lázaro – Ubatuba

    Na região sul de Ubatuba, distante da fronteira com o Rio de Janeiro e próxima a Caraguatatuba, a Praia do Lázaro é a mais movimentada.

    É mais uma com extensa infraestrutura, barracas e quiosques que se extendem por toda a orla e grande presença de ambulantes.

    Assim como a Enseada, é uma praia sem ondas, portanto, ideal para o banho de pessoas de todas as idades e habilidades com natação.

    As famílias tomam conta da areia na alta temporada e o movimento pode ser muito grande.

    O bairro possui rede hoteleira muito grande, com o lugar rivalizando com o centro em relação à qualidade e quantidade das hospedagens.

    Muita gente prefere ficar na Praia do Lázaro por ser um lugar bem mais calmo quando a noite chega.

    Como acabamos de dizer, à esquerda, com um pouco de caminhada, está a Praia da Sununga. Mas à direita está uma outra maravilha de Ubatuba, a Praia Domingas Dias, cujo acesso é feito por um condomínio fechado. É mais um lugar paradisíaco nessa incrível cidade.

    Apesar de não ser muito qualificada no quesito belezas naturais, a Praia do Lázaro é uma das principais do litoral norte paulista quando o assunto é diversão e balneabilidade.

    A experiência de comer e beber em quiosques e fazer eventuais visitas ao mar é totalmente possibilitada no lugar!

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia do Lázaro em Ubatuba com a palma da mão com nosso guia sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.
    • Aproveite para conhecer também a maravilhosa cidade de Ubatuba e todos os seus passeios e pontos turísticos!

    17. Praia da Lagoinha – Ubatuba

    Foto da Praia da Lagoinha – Ubatuba,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia da Lagoinha – Ubatuba

    Agora deixamos a parte mais agitada de Ubatuba e voltamos às praias cujas principais características são a tranquilidade, a natureza preservada e as belezas naturais.

    A Lagoinha, a 30 km de Caraguatatuba, é uma pequena maravilha.

    O nome se dá por causa do Rio Lagoinha, que se encontra com o mar no canto direito da praia. É um excelente lugar para mergulho, com uma biodiversidade aquática altíssima.

    Empresas oferecem ali o snorkeling e muitas pessoas aproveitam a experiência.

    Um pouco mais adiante, está Maranduba, uma praia de tombo com excelente infraestrutura.

    Como a Lagoinha está na mesma faixa de areia, o fato dela não ser rica em quiosques e barracas não é um problema, já que uma pequena caminhada resolve a questão.

     O bairro tem rede hoteleira razoável e boas opções de comércio.

    Do outro lado da rodovia, existem algumas atrações bastante interessantes, especialmente as ruínas da primeira fábrica de vidros do Brasil. Também existem as Ruínas da Lagoinha.

    Para explorar melhor o local, também há o passeio até a Cachoeira do Véu da Noiva, além da Trilha das Sete Praias, que parte do lado esquerdo e passa por áreas preservadas com uma beleza inacreditável!

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia da Lagoinha em Ubatuba com a palma da mão com nosso guia sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.
    • Aproveite para conhecer também a maravilhosa cidade de Ubatuba e todos os seus passeios e pontos turísticos!

    18. Praia da Fortaleza – Ubatuba

    Foto da Praia da Fortaleza – Ubatuba,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia da Fortaleza – Ubatuba

    Uma das praias da trilha que acabamos de citar é a Praia da Fortaleza.

    Ela é uma experiência única em Ubatuba: muitas pessoas se hospedam por lá, mas a rede de hospedagem é principalmente via casas.

    Procura esse lugar principalmente quem busca por uma estadia mais rústica, ainda que não tão afastada da área urbana.

    A Fortaleza é o extremo oposto da Lagoinha na Trilha das Sete Praias. Caminhando, o trajeto completo deve levar algo como 4 horas.

    É recomendado fazer o percurso com guia, mas não obrigatório.

    No lado direito da Praia da Fortaleza, uma piscina natural, totalmente sem ondas, agrada a todos. Aqui, é possível aliar a possibilidade de banho para pessoas de todas as idades com incríveis belezas naturais.

    A vista de dentro do mar é impressionante!

    Existem alguns quiosques e barracas ainda desse lado direito, já que ali é onde fica a maior parte dos clientes.

    Também é onde está o caminho do Pontão de Fortaleza, uma área mais elevada que permite uma fantástica vista da região das praias do Lázaro, Sununga e Domingas Dias.

    Devido à calmaria das águas, esse é mais um lugar onde o Stand Up Paddle é muito popular.

    Os praticantes mais assíduos do esporte até preferem a Fortaleza, uma vez que é menos movimentada do que Enseada e Lázaro.

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia da Fortaleza em Ubatuba com a palma da mão com nosso guia sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.
    • Aproveite para conhecer também a maravilhosa cidade de Ubatuba e todos os seus passeios e pontos turísticos!

    19. Praia Brava da Fortaleza – Ubatuba

    Foto da Praia Brava da Fortaleza – Ubatuba,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia Brava da Fortaleza – Ubatuba

    Apesar do nome, a Praia Brava da Fortaleza não é tão complicada assim. Em vários períodos, o mar fica calmo e sem agitações.

    É uma boa ideia avaliar como ele está no dia antes de entrar com crianças ou praticar esportes aquáticos que requerem águas tranquilas.

    Ela é acessada a partir de uma trilha bastante simples que sai da Praia da Fortaleza. O trajeto todo tem 200 metros de extensão, sendo, portanto, fácil até para pessoas com mobilidade mais limitada.

    É uma praia bastante pequena e o destaque é a vegetação. As árvores são altas e ficam muito próximas da faixa de areia, gerando uma sombra muito gostosa e disputada pelos turistas no verão.

    Isso também faz com que seu visual seja um pouco diferente do que se costuma ver em Ubatuba.

    Não há uma grande rede hoteleira ou de quiosques no local.

    Isso não é um problema porque, como dissemos, a trilha para a Praia da Fortaleza tem apenas 200 metros de extensão, fazendo com que o percurso seja feito muito rapidamente – até ir buscar uma cerveja é muito fácil!

    Se você gosta de sombra e água fresca em uma praia sem tanta gente, a Praia Brava da Fortaleza é uma excelente opção para uma manhã ou tarde em Ubatuba.

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia Brava da Fortaleza em Ubatuba com a palma da mão com nosso guia sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.
    • Aproveite para conhecer também a maravilhosa cidade de Ubatuba e todos os seus passeios e pontos turísticos!

    20. Praia das Sete Fontes – Ubatuba

    Foto da Praia das Sete Fontes – Ubatuba,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia das Sete Fontes – Ubatuba

    Vamos falar de aventura? A Praia das Sete Fontes é mais uma belíssima atração escondida em Ubatuba.

    Ela é acessível apenas por trilha ou por embarcação marítima e, de uma forma ou de outra, o trajeto já é suficiente para deixar qualquer um de queixo caído.

    Se você escolher a trilha, precisa ir até a Praia do Ribeira, que fica perto da Sununga e do Lázaro, e iniciar uma trilha que parte de seu canto direito.

    São cerca de 50 minutos de caminhada de nível médio, com algumas áreas íngremes. Os barcos saem de vários pontos de Ubatuba para a Sete Fontes.

    Uma vez na praia, você irá perceber que o lugar abriga uma vila de pescadores. Os moradores são muito hospitaleiros e até existe um pequeno restaurante/barzinho.

    É o suficiente para um pouco de diversão na areia desse lugar tão isolado!

    Como a Praia das Sete Fontes ainda é inexplorada, não precisamos nem dizer que a água é transparente e a areia é limpa.

    O mar é bastante tranquilo, proporcionando um banho memorável para todos.

    Mas e o nome da praia? Bom, nas encostas da praia existem sete fontes de água potável! Você pode procurá-las, já que diz a lenda que em uma delas está o elixir da juventude.

    Só isso já seria o suficiente para o passeio valer a pena, não é mesmo?

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia das Sete Fontes em Ubatuba com a palma da mão com nosso guia sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.
    • Aproveite para conhecer também a maravilhosa cidade de Ubatuba e todos os seus passeios e pontos turísticos!

    21. Praia do Pulso – Ubatuba

    Foto da Praia do Pulso – Ubatuba,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia do Pulso – Ubatuba

    Já no extremo sul de Ubatuba está a Praia do Pulso, acessível através de uma entrada na rodovia que corte a cidade.

    Ela é ideal para quem busca tranquilidade e privacidade: a rede hoteleira é de alto padrão e existem muitos condomínios fechados.

    É uma praia que conta com segurança particular e provavelmente muita gente famosa “se esconde” por ali.

    Por outro lado, a infraestrutura de bares e restaurantes quase não existe. Como as casas são com o pé na areia, isso não deve ser um problema.

    A Praia do Pulso é limpa e tranquila, com um mar bastante calmo que é ideal para todos que queiram nadar e se divertir.

    Justamente por essa característica, muitas famílias buscam ali um retiro de alguns dias longe da civilização.

    Para quem quer sair um pouco da praia, há excelentes opções de lazer por perto. O Sertão do Quina, a poucos quilómetros de distância, é famoso por suas cachoeiras.

    Aliás, também tem quem prefira se hospedar por lá, mesmo que um pouquinho mais distante do mar.

    E à noite, Maranduba é a opção mais perto para um pouco de agito. Mas se você escolheu a Praia do Pulso, imaginamos que o desejo é realmente pela mais pura tranquilidade, certo?

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia do Pulso em Ubatuba com a palma da mão com nosso guia sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.
    • Aproveite para conhecer também a maravilhosa cidade de Ubatuba e todos os seus passeios e pontos turísticos!

    22. Praia do Bonete – Ubatuba

    Foto da Praia do Bonete – Ubatuba,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia do Bonete – Ubatuba

    Lembra que nós falamos da trilha das sete praias?

    Saindo da Lagoinha, a Praia do Bonete é a primeira. É um trajeto bastante fácil, que mesmo pessoas sem ótimas condições atléticas podem fazer.

    E nós garantimos que vale a pena!

    A Praia do Bonete tem uma certa quantidade de moradores entre pescadores e indígenas. Eles estão sempre por ali e você pode puxar conversa, pois todos são simpáticos.

    É uma honra aprender sobre a cultura e a vida dessas pessoas que passam seus dias de maneira tão diferente de nós.

    O local é calmo, com alguns banquinhos para as pessoas sentarem e quase nenhuma infraestrutura. Você pode levar bebidas e comidas e desfrutar um belo dia na areia.

    O mar também é bom para todos os tipos de pessoas.

    A característica mais marcante da Praia do Bonete é a areia mais amarelada em relação a outras praias de Ubatuba. Trata-se de uma área de muita preservação, com boa quantidade de árvores à beira-mar.

    Outra opção na cidade para sombra e água fresca!

    Quer tranquilidade, contato com pessoas simples e com a natureza? Então a Praia do Bonete é um lugar que com certeza merece a sua visita!

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia do Bonete em Ubatuba com a palma da mão com nosso guia sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.
    • Aproveite para conhecer também a maravilhosa cidade de Ubatuba e todos os seus passeios e pontos turísticos!

    23. Praias do Camburi e Camburizinho – São Sebastião

    Foto da Praias do Camburi e Camburizinho – São Sebastião,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praias do Camburi e Camburizinho – São Sebastião

    Ubatuba é a maior cidade do litoral norte de São Paulo e, por isso, passamos metade do nosso guia local falando sobre as suas praias.

    Finalmente, é hora de mudar de ares… chegamos agora a São Sebastião, mais um paraíso da região!

    A praia do Camburi, em São Sebastião, é muito procuradas pelos jovens. Além do visual paradisíaco e da água cristalina, as ondas são fortes, atraindo quem gosta de praticar o surf.

    Você sempre será vários grupos de amigos na água ou na areia!

    Por ter essa característica de atrair jovens, a Praia do Camburi percebeu que tinha um mercado para festas, baladas e bares. Esse é mais um lugar que ferve quando entardece, com opções para todos os gostos.

    Não podemos deixar de citar também os restaurantes de alto nível que surgem por lá.

    No canto da praia, você vai perceber uma espécie de península. Atravessando-a, rapidamente se chega à Praia do Camburizinho.

    Essa costuma ficar mais vazia e tem um mar mais tranquilo, indicado para famílias ou para quem prefere apenas relaxar.

    A região também é repleta de outras belezas naturais. Recomendamos as trilhas dos sertões do Camburi, que passam pelo meio da mata atlântica com um visual impressionante.

    Também existem belíssimas cachoeiras no percurso!

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia do Camburi e Camburizinho em São Sebastião com a palma da mão através do nosso GUIA COMPLETO sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, restaurantes, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.

    24. Maresias – São Sebastião

    Foto de Maresias – São Sebastião,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Maresias – São Sebastião

    Mesmo que você seja de longe, provavelmente já ouviu falar em Maresias. Essa é uma das praias mais famosas do estado de São Paulo.

    O motivo para a popularização é o mesmo do Camburi: o surf.

    Claro que Maresias é um lugar extremamente bonito. O visual é espetacular em vários lugares, com mirantes e trilhas por dentro da mata atlântica.

    Você quer só apreciar a natureza? Vale a pena ir para essa parte de São Sebastião sim!

    Mas o que realmente levou a popularidade de Maresias às alturas foi a possibilidade da prática do surf. Com ondas fortes e altas o ano inteiro, o lugar passou a atrair vários jovens.

    E eles se estabeleceram por lá, formando uma praia que é um point da garotada que busca se divertir na praia.

    Tudo o que falamos sobre Camburi, vale para Maresias, mas ainda em maior escala: os bares fervem durante a noite toda, também existem restaurantes de qualidade e opções para todos os gostos.

    Os baladeiros com certeza têm essa como uma das praias preferidas do estado!

    Maresias é, portanto, completa: atrai os jovens e os surfistas pela agitação e pelas ondas, mas também serve para as famílias que querem apreciar a grande beleza do lugar.

    Uma praia espetacular!

    Saiba mais:

    • Conheça Maresias em São Sebastião com a palma da mão através do nosso GUIA COMPLETO sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, restaurantes, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.

    25. Juquehy – São Sebastião

    Foto de Juquehy – São Sebastião,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Juquehy – São Sebastião

    Juquehy é outra praia famosa de São Sebastião. É um lugar mais sofisticado e também bastante versátil.

    O público varia muito entre famílias que buscam tranquilidade e descanso e grupos mais jovens que vão atrás também do surf.

    Mas o mar é bastante dividido: o lado direito é onde estão as ondas, atraindo os surfistas e as pessoas que buscam esportes mais agitados na água.

    Quanto mais para a esquerda, mais a água fica calma e ideal para que as crianças e pessoas com dificuldades no nado possam também se deliciar.

    O visual é lindíssimo. Apesar da praia estar recebendo um alto número de visitantes e do comércio local se desenvolver, ainda parece que está intocada.

    A vegetação é ampla e a água chega a assustar de tão bonita! De dentro ou de fora do mar, olhar para ele é realmente emocionante.

    Não é só isso: as redondezas são repletas de boas opções de trilhas, cachoeiras e cascatas. Nos dias que você não quiser voltar ao mar, não faltará o que fazer nas proximidades de Juquehy!

    E como a praia é muito popular, conta com extensa rede hoteleira, a maior parte de alto nível, além de bares, baladas e restaurantes.

    A sensação de não ter opções de lazer quando anoitece também não chega nem perto de ser um problema por lá!

    Saiba mais:

    • Conheça Juquehy em São Sebastião com a palma da mão através do nosso GUIA COMPLETO sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, restaurantes, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.

    26. Boiçucanga – São Sebastião

    Foto de Boiçucanga – São Sebastião,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Boiçucanga – São Sebastião

    Entre Camburi e Maresias, está Boiçucanga.

    É uma ótima opção para quem quer fugir um pouco da agitação das vizinhas durante o dia, ficando em uma praia mais tranquila, mas ainda assim ter acesso a elas quando a noite chegar.

    É uma praia com apenas 1 km de extensão, portanto, bastante curtinha. No canto esquerdo, deságua o Rio Boiçucanga, o que já gera um espetáculo visual.

    Vários pescadores ficam por ali e é possível aprender um pouco sobre esse dia a dia tão distante do nosso.

    O lugar tem um mar médio, que produz boas ondas, mas ainda não impede ninguém de desfrutá-lo.

    E felizmente, muito limpo! Uma das melhores coisas de Boiçucanga é poder sentar na areia e observar o pôr-do-sol, ao mesmo tempo que se escuta o barulho das ondas quebrando. 

    Uma opção para quem gosta de mar muito bravo, ideal para surf, é fazer a trilha que leva até a Praia Brava do Boiçucanga.

    Ali sim, as ondas são de arrepiar! Apenas os surfistas mais experientes devem se arriscar.

    Boiçucanga não é tão agitada como suas vizinhas, mas também não deixa a desejar em infraestrutura. Possui boas hospedagens, além de bares, restaurantes e quiosques capazes de deixar estômagos muito satisfeitos.

    Saiba mais:

    • Conheça Boicucanga em São Sebastião com a palma da mão através do nosso GUIA COMPLETO sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, restaurantes, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.

    27. Barra do Sahy – São Sebastião

    Foto da Barra do Sahy – São Sebastião,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Barra do Sahy – São Sebastião

    Pertinho de Juquehy está a Barra do Sahy, uma praia pequena e discreta, muito tranquila e que raramente fica cheia, mas também muito bonita.

    É um dos melhores lugares em São Sebastião para quem procura por descanso e relaxamento.

    Além de não ficar tão cheia nem ser tão badalada como outras praias da cidade, a Barra do Sahy também conta com um mar muito calmo.

    Por isso, não é tão visada pelos surfistas e permite que todos fiquem na água com muita facilidade.

    Uma ótima opção é aproveitar as pedras que ficam no canto direito para sentar e ver o pôr-do-sol. A vista, quase junto ao mar, é arrebatadora!

    A qualquer momento do dia é possível deitar na areia, relaxar e esquecer de todos os problemas.

    Também moram por ali muitos pescadores e pessoas simples. E eles oferecem um passeio de barco para as pequenas ilhas que podem ser avistadas do horizonte.

    Quer um nível ainda maior de calma e tranquilidade? Então é só fazer esse passeio!

    A Barra do Sahy não tem uma rede hoteleira tão grande como outras praias de São Sebastião, mas você consegue se hospedar por ali sem problemas.

    Existem boas opções de bares e restaurantes para almoçar, jantar, comer petiscos e tomar cervejas durante todo o dia.

    Saiba mais:

    • Conheça a Barra do Sahy em São Sebastião com a palma da mão através do nosso GUIA COMPLETO sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, restaurantes, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.

    28. Barra do Una – São Sebastião

    Foto da Barra do Una – São Sebastião,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Barra do Una – São Sebastião

    Quase na divisa com Bertioga, onde se encerra o litoral norte e começa o litoral sul, a Barra do Una é mais uma praia belíssima

    É outra que se destaca pela versatilidade, permitindo diferentes atividades conforme é percorrida.

    No canto esquerdo, deságua o Rio Una. Como ele ainda é largo e relativamente fundo no encontro com o mar, é um excelente ponto para que embarcações de todo tipo possam ficar paradas e, eventualmente, avançarem em relação às águas marítimas.

    Por isso, a Barra do Una é uma das praias mais procuradas por donos de lanchas, jet skis e similares e conta com marina bastante completa.

    Do canto esquerdo até o centro, o mar é calmo, permitindo que todas as pessoas possam nadar com tranquilidade. Quanto mais para a direita se vai, mais se nota um aumento de ondas, até que se possa dzer que a água fica realmente bem agitada.

    Além dos esportes náuticos, a quantidade de embarcações no local também faz com que haja uma miríade de passeios marítimos.

    Várias ilhas nas proximidades são alvos das excursões que saem da Barra do Una – é possível até ir para a Ilha das Couves, que citamos no início do texto! 

    E com tanta gente procurando o local para praticar os esportes náuticos, é claro que a infraestrutura é considerável, com hotéis, quiosques e restaurantes de qualidade.

    Saiba mais:

    • Conheça a Barra do Una em São Sebastião com a palma da mão através do nosso GUIA COMPLETO sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, restaurantes, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.

    29. Praia do Paúba – São Sebastião

    Foto da Praia do Paúba – São Sebastião,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia do Paúba – São Sebastião

    Se a Barra do Sahy é a vizinha tranquila de Juquehy, podemos dizer que a Praia do Paúba é a vizinha tranquila de Maresias.

    Uma pequena vila de pescadores que recentemente vem ganhando um aumento turístico, mas ainda mantém características de lugar pouco explorado.

    A chegada até a praia é feita por ruas muito estreitas e percebe-se rapidamente os riachos que chegam no mar. É ali que os pescadores trabalham.

    Na vila, a mistura entre casas de veraneio, pousadas rústicas e as habitações dos moradores locais dá o tom, deixando o lugar com um clima muito legal.

    Com muita beleza, a praia é ótima para relaxar. A areia é límpida e a água é quase transparente. O mar normalmente também é calmo, apenas de vez em quando se agitando um pouco. É um lugar muito legal para descansar em casal ou com a família.

    Quem fica na areia, prefere praticar esportes: é comum ver espaços tomados pelo futebol de areia, o vôlei de praia ou o frescobol.

    Por isso, como dissemos, os casais gostam muito de frequentar o lugar.

    Os bares e restaurantes estão presentes e são de altíssima qualidade. Oferecem uma comida com um ar mais caseiro, coisa que não é tão comum nas praias mais badaladas.

    Vale muito a pena conhecer a Praia do Paúba!

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia da Paúba em São Sebastião com a palma da mão através do nosso GUIA COMPLETO sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, restaurantes, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.

    30. Praia do Toque Toque Grande e Toque Toque Pequeno – São Sebastião

    Foto da Praia do Toque Toque Grande e Toque Toque Pequeno - São Sebastião,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia do Toque Toque Grande – São Sebastião

    As praias do Toque Toque são separadas por uma outra, a das Calhetas. E o fator curioso sobre elas, que recebem esses nomes parecidos, é que a pequena é maior que a grande. O tamanho de ambas é bastante limitado.

    A Praia do Toque Toque Grande é uma enseada, portanto, não apresenta ondas. Esse formato de piscina natural é excelente para as famílias.

    Não à toa, os condomínios fechados predominam por lá. A segurança e a tranquilidade dão o tom.

    O mesmo vale para a praia do Toque Toque Pequeno, que nem sequer tem muros entre as casas de seus condomínios.

    Nos dois casos, essas residências de veraneio de alto padrão dividem espaço com as vilas de pescadores.

    Não existe muita infraestrutura nas praias do Toque Toque. Como boa parte da hospedagem é feita em casas, sem grande rede hoteleira, as pessoas têm seus próprios alimentos e bebidas.

    O comércio local ainda não se desenvolveu muito. 

    Para quem quiser ainda mais beleza natural e tranquilidade, das Praias do Toque Toque é possível visualizar algumas ilhas, principalmente a Ilha do Toque Toque Pequeno, em formato de tartaruga.

    Com as embarcações adequadas, vale muito a visita!

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia do Toque Toque Grande e do Toque Toque Pequeno em São Sebastião com a palma da mão através do nosso GUIA COMPLETO sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, restaurantes, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.

    31. Juréia – São Sebastião

    Foto da Juréia – São Sebastião,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Juréia – São Sebastião

    A Praia da Juréia é outra que fica na categoria das tranquilas e pouco movimentadas de São Sebastião. Melhor assim!

    É muito mais fácil aproveitar esse paraíso de águas esverdeadas sem tanta gente disputando espaço na areia.

    No canto esquerdo da praia, existe uma lagoa de água doce. É ótima para banho, com água quentinha e profundidade bem rasa. As crianças e famílias se deliciam por lá.

    Mas, claro, também existe a opção do mar. Tão limpo como é, oferece uma ótima experiência a todos. Não é nem muito calmo nem muito bravo, produzindo ondas na frequência certa e permitindo a diversão para pessoas de faixas etárias variadas.

    Como ainda é pouco descoberta, a Praia da Juréia não tem uma grande infraestrutura de quiosques.

    Nas ruas do bairro, porém, encontra-se restaurantes de alto nível, com comida assinada por chefs renomados. É fundamental passar por eles em algum momento!

    O bairro conta com uma rede hoteleira razoável, com lugares de bom padrão para se hospedar.

    Um destaque é que ali fica um dos poucos hotéis dedicados à comunidade LGBT do litoral norte de São Paulo.

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia da Juréia em São Sebastião com a palma da mão através do nosso GUIA COMPLETO sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, restaurantes, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.

    32. Praia das Calhetas – São Sebastião 

    Foto da Praia das Calhetas – São Sebastião ,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia das Calhetas – São Sebastião

    Acabamos de citar nesse guia das melhores praias do litoral norte de São Paulo que o Toque Toque Grande e o Toque Toque Pequeno são separados pela Praia das Calhetas.

    Precisamos, então, falar mais sobre ela!

    Para chegar até ela, o ideal é ir de ônibus – o acesso é feito por um condomínio fechado na beira da rodovia no qual não se pode deixar o carro.

    Mas vale muito a pena! A Praia das Calhetas é onde mais você irá encontrar tranquilidade em toda São Sebastião.

    É quase que uma praia deserta. São pouquíssimas as pessoas que a frequentam, mesmo na alta temporada. Por isso, é possível relaxar na areia com muita tranquilidade e ficar totalmente à vontade.

    O mar calmo colabora ainda mais com a sensação.

    Por ser tão deserta e inexplorada, a vida selvagem também marca sua presença na Praia das Calhetas.

    E o melhor que é as formações rochosas de alguns cantos formam piscinas naturais que também são maravilhosas para banho.

    Claro que não existem barracas ou quiosques na Praia das Calhetas, portanto, leve o que você for consumir.

    Mas se quiser uma praia deserta, quase que para chamar de só sua, não deixe de visitá-la!

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia das Calhetas em São Sebastião com a palma da mão através do nosso GUIA COMPLETO sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, restaurantes, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.

    33. Praia da Baleia – São Sebastião

    Foto da Praia da Baleia – São Sebastião,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia da Baleia – São Sebastião

    A última das mais famosas praias de São Sebastião é a Baleia. Esse nome exótico foi dado por causa da ilha que é visível quando se está na areia ou no mar e que tem o formato desse mamífero. Ela ficou nacionalmente famosa com a música meme do garoto Nissin Ourfali alguns anos atrás.

    Com uma rede hoteleira de alto nível, que recebe principalmente pessoas de classe média alta, a Praia da Baleia é a mais bonita e a mais tranquila dentre as famosas de São Sebastião.

    O visual, graças à ilha, é absolutamente deslumbrante!

    A Praia da Baleia não possui ondas muito fortes e o banho é recomendado para todos.

    Os esportes aquáticos como o Stand Up Paddle são muito praticados no local. Há também escolhinhas de surf para os iniciantes nessa atividade.

    Recomendamos o passeio de barco que leva à ilha que fica logo à frente, bem como o que vai ainda mais distante, para a Ilha das Couves, em Ubatuba. Em determinadas épocas do ano, é possível ver golfinhos no trajeto.

    A estrutura da Praia da Baleia é excelente com restaurantes e bares de qualidade, mas o local não tem um grande agito à noite.

    Mas como ela é relativamente próxima a Maresias, o trajeto para curtir a vida noturna é bastante simples.

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia da Baleia em São Sebastião com a palma da mão através do nosso GUIA COMPLETO sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, restaurantes, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.

    34. Praia de Castelhanos – Ilhabela

    Foto da Praia de Castelhanos – Ilhabela,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia de Castelhanos – Ilhabela

    Deixamos o continente e chegamos à mais querida ilha paulista: Ilhabela!

    Muitos escolhem pegar a balsa e passar seus dias de descanso nesse lugar que esconde cantos paradisíacos em sua pequena extensão. Se você nunca foi até lá, é fato, precisa ir!

    E começamos pela Praia de Castelhanos, considerada em muitas listas uma das melhores do Brasil!

    Chegar até ela é uma tarefa bastante complicada, sendo que ela é acessível por um longo caminho pelo Parque Estadual de Ilhabela (1h 30 em um jipe 4×4 que balança demais) ou por via marítima.

    O melhor é pegar uma lancha. E aí, ao chegar, nós garantimos: a vista é arrebatadora!

    É um lugar com um ecossistema todo preservado, com árvores altas e espécies exóticas de plantas e animais, e uma faixa de areia que é estreita se comparada a toda essa densa vegetação.

    Isolada, a praia é procurada principalmente por quem gosta de aventura. Não existe sinal de celular, há algumas barracas na parte central, mas elas não aceitam cartão.

    O ideal é levar alimentos leves e água e se preparar para curtir esse lugar espetacular por conta própria.

    O mar é um pouco agitado, com ondas fortes para quem não tem muita experiência.

    Mas a Praia de Castelhanos é muito mais do que o mar! Há encostas lindíssimas, quedas d’água e trilhas que podem ser feitas. Atrações que não acabam mais em um pequeno lugar tão especial!

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia de Castelhanos em Ilhabela com a palma da mão através do nosso GUIA COMPLETO sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, restaurantes, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.

    35. Praia do Jabaquara – Ilhabela

    Foto da Praia do Jabaquara – Ilhabela,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia do Jabaquara – Ilhabela

    Também de acesso um pouco complicado, mas nem tanto como a Praia de Castelhanos, a Praia do Jabaquara fica na parte norte da ilha.

    É possível ir de barco ou lancha também, mas o carro funciona bem nesse caso específico – uma estrada de terra leva até lá.

    A água límpida tem um tom que se aproxima do verde e não é tão agitada. O principal do lugar é a vegetação que cerca a larga faixa de areia, que é maior do que se costuma encontrar no litoral paulista.

    Há espaço de sobra para sentar e apreciar a imensa beleza do local.

    Dois riachos desaguam na Praia do Jabaquara formando lagoas naturais de água doce na faixa de areia. Elas são ótimas para o nado, especialmente com crianças. A temperatura costuma ser mais quentinha e vale muito a experiência de se revigorar nessas piscinas naturais.

    Em questão de estrutura, a Praia do Jabaquara não decepciona: os restaurantes são de qualidade e os quiosques vendem comidas e bebidas de bom nível.

    É possível agradar também ao estômago enquanto se aprecia toda a beleza do local.

    O ponto negativo é que em toda Ilhabela existe uma intensa presença de mosquitos borrachudos, mas na Praia do Jabaquara e no norte da ilha a incidência é ainda maior.

    Esteja preparado com repelentes!

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia do Jabaquara em Ilhabela com a palma da mão através do nosso GUIA COMPLETO sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, restaurantes, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.

    36. Praia do Curral – Ilhabela 

    Foto da Praia do Curral – Ilhabela ,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia do Curral – Ilhabela

    Mais perto da região onde chega a balsa em Ilhabela está a praia mais badalada da ilha: a Praia do Curral.

    Como o acesso é fácil e, claro, o lugar é lindo, a maior parte das pessoas prefere ficar por ali mesmo. E elas têm bons motivos para isso!

    O mar é muito calmo e as águas são cristalinas. Durante o dia, as pessoas aproveitam a larga faixa de areia e ficam tranquilas, apreciando toda essa beleza.

    É um ótimo lugar para ver o pôr-do-sol, principalmente na escadaria que fica no canto esquerdo da praia.

    A estrutura é ampla: boa parte da rede hoteleira de Ilhabela está localizada por ali e os bares e restaurantes são de alto nível. Alguns deles cobram um preço bem salgado. Mas com um certo garimpo, você poderá encontrar um cantinho que seja do seu agrado.

    É uma praia que tem um público mais jovem entre os frequentadores principais.

    Eles aproveitam para curtir as festas que acontecem à noite nos bares do lugar. A Praia do Curral é onde a vida noturna pega fogo em Ilhabela!

    Mas não é só isso: andando um pouco para fora da faixa de areia, em direção ao bairro, você encontrará algumas belas construções históricas, como a Capela de Santa Cruz.

    É uma praia bastante completa e agrada a pessoas de todas as idades!

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia do Curral em Ilhabela com a palma da mão através do nosso GUIA COMPLETO sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, restaurantes, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.

    37. Praia da Feiticeira – Ilhabela

    Foto da Praia da Feiticeira – Ilhabela,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia da Feiticeira – Ilhabela

    A Praia da Feiticeira não conta com uma infraestrutura tão grande como a Praia do Curral, mas também é de simples acesso e bastante procurada.

    Fica a apenas 6 km da balsa, facilitando bastante o trajeto.

    Logo na entrada, um destaque: é preciso passar por um antigo casarão que antigamente era a sede de um engenho de açúcar. Hoje desativado, ele vale um olhar mais curioso de quem por ali passa. Uma cachoeira artificial ainda aguarda o caminho até a praia.

    Trata-se de uma praia de tombo, por isso, quem não sabe nadar deve tomar cuidado.

    Ela é bem curtinha, com apenas 250 metros de extensão no total, podendo ser conhecida inteira com uma caminhada de pouquíssimos minutos.

    Você pode perceber na encosta que duas cachoeiras desaguam por ali. Elas são bem bonitas e podem gerar um rápido banho de água doce.

    A areia é tranquila e a praia é frequentada principalmente por famílias, devido ao fácil acesso.

    A entrada é feita pelo lado esquerdo, através do casarão, e a infraestrutura fica concentrada na ponta direita, com onde fica um condomínio fechado e algumas barracas.

    Não há quiosques, nem restaurantes, o que dá um ar ainda mais rústico ao local.

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia da Feiticeira em Ilhabela com a palma da mão através do nosso GUIA COMPLETO sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, restaurantes, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.

    38. Praia do Bonete – Ilhabela

    Foto da Praia do Bonete – Ilhabela,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia do Bonete – Ilhabela

    Essa é a segunda Praia do Bonete desse guia das melhores praias do litoral norte de São Paulo.

    E, de acordo com o jornal The Guardian, ela vai muito além disso, já que foi listada também como uma das dez mais bonitas do mundo!

    A Praia do Bonete é extremamente preservada e, por isso, óbvio que o acesso é complicado. Uma opção é ir de barco, saindo das praias mais movimentadas de Ilhabela, e outra, para os aventureiros, é a trilha, que leva entre três e seis horas.

    Existe ali uma vila de pescadores que ainda levam a vida de maneira muito simples.

    Eles têm canoas coloridas que ficam em um rio que deságua no mar no canto direito. Essa cena é um visual incrível, misturando a natureza com a simplicidade das criações humanas!

    Vamos falar da praia em si?

    Bom, ela é maravilhosa. A areia é limpa e o mar é muito azul. As ondas são bastante fortes, o que atrai muitos surfistas até o local.

    Eles gostam de acampar e passar alguns dias por ali, e mesmo que você não seja adepto do esporte, também pode fazer a experiência!

    Por fim, não deixe de subir até o Mirante do Bonete! Ele tem uma vista absolutamente espetacular.

    De lá de cima, se vê toda a ilha, com o mar e a mata entrando em comunhão. Nós garantimos que seus olhos jamais se esquecerão do impacto causado pelo que for avistado lá de cima!

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia do Bonete em Ilhabela com a palma da mão através do nosso GUIA COMPLETO sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, restaurantes, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.

    39. Praia do Oscar – Ilhabela

    Foto da Praia do Oscar – Ilhabela,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia do Oscar – Ilhabela

    Dentre as praias mais próximas da balsa, a Praia do Oscar é uma das menos movimentadas.

    E nós não fazemos ideia do porquê, afinal, ela é belíssima e também um refúgio para quem procura tranquilidade.

    São apenas 3 km entre balsa e praia. Na estrada, antes de chegar na Praia do Curral, você verá as indicações.

    É só parar o carro por ali mesmo, descer uma pequena trilha e conhecer mais um pequeno paraíso de Ilhabela.

    Não existe nenhuma infraestrutura por ali. Quiosques, bares, restaurantes, nada. O ideal é ou continuar o percurso para comer em um lugar mais movimentado, ou levar seus lanches.

    Provavelmente a segunda, já que você não vai querer ir embora tão cedo…

    O mar é muito calmo, perfeito para famílias e crianças se divertirem. A faixa de areia é bastante pequena e algumas pedras marcam os limites da água.

    Parece, de fato, uma piscina. A diversão é absolutamente garantida.

    Depois do banho de mar, você pode observar o tempo passar sentado nas pedras, talvez até ver o pôr-do-sol.

    Ou apenas se bronzear na areia, quem sabe? Basta saber qual a sua preferência!

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia do Oscar em Ilhabela com a palma da mão através do nosso GUIA COMPLETO sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, restaurantes, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.

    40. Praia da Siriúba – Ilhabela

    Foto Praia da Siriúba – Ilhabela,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia da Siriúba – Ilhabela

    Em direção ao norte da ilha, cerca de 9,5 km distante da balsa, está a Praia da Siriúba. Esse é mais um reduto para quem busca tranquilidade em Ilhabela.

    A infraestrutura já é um pouco melhor, mas não existe muita badalação.

    As famílias e os grupos de amigos que querem curtir um dia típico de paulistas na praia buscam muito a Siriúba.

    Afinal, ela apresenta boas opções de quiosques e restaurantes, ideais para beber e petiscar, mas não fica lotada. Uma situação perfeita.

    Isso acontece porque a rede hoteleira não está tão presente na região e muita gente não quer visitar uma praia que não é tão encantadora por suas belezas naturais.

    Afinal, o mar não é tão azul e as ondas são fortes, só que nem tanto como em outros lugares que os praticantes do surf preferem.

    Sobra realmente quem quer simplesmente pegar uma praia tranquila, sem maiores incômodos. A Siriúba realmente cumpre com essa função!

    Imagine curtir um banho de mar, depois voltar às cadeiras de seu quiosque, beber mais uma cerveja e comer mais alguns camarões fritos?

    Parece ótimo, não é mesmo? Tudo isso com bastante espaço, sem ter que se acotovelar com vários outros banhistas.

    Não são muitos os lugares em Ilhabela que oferecem isso. Se é que você procura, corra para a Praia da Siriúba!

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia da Siriúba em Ilhabela com a palma da mão através do nosso GUIA COMPLETO sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, restaurantes, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.

    41. Praia das Pedras Miúdas – Ilhabela

    Foto Praia das Pedras Miúdas – Ilhabela,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia das Pedras Miúdas – Ilhabela

    A praia mais próxima da balsa é a Praia das Pedras Miúdas, a apenas 2,5 km de distância. Ela é mais uma muito procurada pelos turistas.

    São vários os motivos para isso, entre eles, a proximidade à Ilha das Cabras.

    É um lugar com uma grande biodiversidade marítima: funciona ali o Santuário Ecológico Marinho. E, por isso, os mergulhadores gostam muito de lá.

    Mais ainda nas proximidades da Ilha das Cabras, que fica 200 metros adiante. Embarcações fazem esse trajeto durante todos os períodos do dia.

    Vale muito a pena fazer o passeio se você tem experiência com mergulho! Mas se não, não existem problemas.

    A Praia das Pedras Miúdas é belíssima e tem esse nome pela enorme quantidade de pedrinhas que ficam tanto na areia, como no inicio da água.

    É um local com boa infraestrutura, tanto da rede hoteleira, como dos bares e restaurantes. Muita gente quer ficar apenas nos quiosques, e certamente os motivos para isso são ótimos: a comida do local é excelente!

    A praia é curtíssima, com pouco mais de 100 metros de extensão. Tudo isso com muita vegetação na encosta.

    Não tem as habilidades necessárias para o mergulho? Sem problemas! Sombra e água fresca te aguardam!

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia das Pedras Miúdas em Ilhabela com a palma da mão através do nosso GUIA COMPLETO sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, restaurantes, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.

    42. Praia da Tabatinga – Caraguatatuba

    Foto da Praia da Tabatinga – Caraguatatuba,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia da Tabatinga – Caraguatatuba

    Entre Ubatuba e São Sebastião, está Caraguatatuba. Essa é uma cidade bastante urbana, sem muitas praias paradisíacas.

    Mas não podemos fechar esse texto sem citar três opções que certamente merecem destaque!

    A primeira delas é a Praia da Tabatinga. Ela fica próxima a Ubatuba e é muito versátil, agradando diversos públicos diferentes!

    E, além disso, é muito extensa, sendo uma praia de enorme faixa de areia.

    Para começar, deságua ali o Rio Tabatinga, que tem uma profundidade razoável na chegada ao mar e, por isso, serve como marina. Várias embarcações como lanchas e jet skis saem de lá para passeios nas águas marítimas.

    Mas o mar em si é bastante calmo, permitindo que as famílias se divirtam. Crianças podem ir até as águas sem maiores problemas, e como a praia é comprida, os esportes acontecem por toda a sua extensão. Você verá vôlei de praia, frescobol e muito mais!

    É uma das praias com melhor infraestrutura em Caraguatatuba: os quiosques e restaurantes se dividem por toda a extensão da areia, servindo petiscos, pratos e bebidas.

    Também existe uma rede hoteleira bastante satisfatória!

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia da Tabatinga em Caraguatatuba com a palma da mão através do nosso GUIA COMPLETO sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, restaurantes, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.

    43. Praia Martim de Sá – Caraguatatuba

    Foto da Praia Martim de Sá – Caraguatatuba,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia Martim de Sá – Caraguatatuba

    A característica principal das praias de Caraguatatuba é que elas são bastante urbanizadas. Há grandes calçadões com ciclovias e várias opções de bares e pousadas por perto.

    Próxima ao centro da cidade, a Martim de Sá é a que mais se encaixa nisso!

    Como a orla é toda urbana, é comum ver ciclistas e praticantes de caminhada. Os jovens se divertem com os esportes de praia e as famílias ficam nos quiosques.

    Até mesmo à noite, existe bastante agito na Praia Martim de Sá.

    É preciso tomar cuidado com onde se entra no mar: no canto direito, é uma praia de tombo, no esquerdo, é mais rasa e tranquila.

    Percebe-se fácil a divisão, afinal, em um dos lados há mais surfistas, no outro, mais famílias e banhistas!

    Não adianta ir até lá esperando um visual arrebatador: trata-se de uma praia urbana. Mas sabemos que muita gente prefere tal característica pela praticidade, pela proximidade da civilização e por querer estar sempre conectado ao mundo moderno.

    E, afinal, essas pessoas não estão erradas! Cada um com as suas preferências.

    Se o seu caso é buscar sempre a vida mais urbana, mesmo nas praias, a Martim de Sá é uma excelente pedida para você!

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia Martim de Sá em Caraguatatuba com a palma da mão através do nosso GUIA COMPLETO sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, restaurantes, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.

    44. Praia da Cocanha – Caraguatatuba

    Foto da Praia da Cocanha – Caraguatatuba,Praias do Litoral Norte de São Paulo
    Praia da Cocanha – Caraguatatuba

    Um pouquinho mais distante do centro de Caraguatatuba está a última integrante da nossa lista de melhores praias do litoral norte de São Paulo: a Praia da Cocanha.

    Também urbanizada, ela segue as características da cidade.

    É mais uma praia ideal para as famílias: o mar é limpo e calmo, ótimo para banho. Esportes são comuns por lá, tanto na água – Stand Up Paddle e caiaque predominam – como na areia, com o frescobol mantendo as tradições brasileiras.

    A novidade por aqui é a proximidade de duas belas ilhas – a do Tamanduá e a da Cocanha. É possível avistá-las da areia ou do mar e, como é comum em tais situações, as embarcações partem o tempo todo em direção a elas.

    É a sua chance de mais tranquilidade em Caraguatatuba!

    Também temos que destacar a grande presença de coqueiros na Praia da Cocanha. Eles estão por todos os lados e fazem muita sombra.

    Se você quer fugir do sol escaldante, é só se instalar próximo a eles e degustar a sua cerveja.

    Falando em cerveja, a infraestrutura da Cocanha também é excelente. São muitos os quiosques e restaurantes, bem como a quantidade de hotéis e hospedagens.

    Você não sentirá falta de nada que consegue encontrar na cidade grande!

    Saiba mais:

    • Conheça a Praia da Cocanha em Caraguatatuba com a palma da mão através do nosso GUIA COMPLETO sobre a praia com dicas de hotéis, pousadas, o que fazer, restaurantes, como chegar, e claro, muitas fotos e vídeos.

    Hotéis e Pousadas no Litoral norte de São Paulo

    Praias do Litoral Norte de São Paulo SP - Naturam
    Praias do Litoral Norte de São Paulo SP – Naturam

    O que não falta é opção excelentes de hotéis e pousadas no litoral norte de SP.

    Não só isso, como chalés, casas para temporada, flats, hostels e muito mais!

    Você encontra de tudo: desde estabelecimentos luxuosos até os mais baratos e econômicos.

    Nós temos listas indicando as melhores hospedagens em cada uma dessas cidades, basta conferir através dos links abaixo:

    Se quiser você também pode conferir a lista de pousadas do booking clicando aqui, ou então fazer uma pesquisa através do buscador abaixo:

    Booking.com

    Como chegar no litoral norte de São Paulo?

    Praias do Litoral Norte de São Paulo SP - Naturam
    Praias do Litoral Norte de São Paulo SP – Naturam

    Isso vai depender muito de onde você está saindo e para onde você está indo!

    Vamos mostrar os trajetos possíveis e como chegar de ônibus em cada uma das cidade do litoral norte de SP.

    Como chegar em Ubatuba

    Ubatuba está à 220 km da capital São Paulo e 70 km de Paraty, no Rio de Janeiro.

    De carro:

    A estrada que liga as praias de Ubatuba é a BR-101, também conhecida como Rodovia Rio-Santos. Para quem está em São Paulo, as principais vias de acesso ao primeiro trecho de São Paulo para Ubatuba são a Rodovia Ayrton Senna (Carvalho Pinto) SP-070 e a Rodovia Presidente Dutra SP-060. O segundo trecho pode ser pela Rodovia Tamoios SP-099 (via São José dos Campos e depois pela BR-101 Rodovia Rio-Santos) ou a BR-383 (via Taubaté). 

    De ônibus:

    Para quem pretende viajar de ônibus, as melhores rotas são via São Paulo, Rio de Janeiro e a cidade de Paraty. A partir da cidade de São Paulo, o ônibus parte da Rodoviária Tietê e é operado pela Viação Litorânea (da Viação Pássaro Marron). A viagem tem 4h50 de duração e o custo é a partir de R$ 72. A empresa Viação São José e Viação Litorânea operam trechos a partir de outras cidades de SP, como Taubaté e Pindamonhangaba.

    Para quem sai da cidade do Rio de Janeiro, o ônibus tem como ponto de partida a Rodoviária Novo Rio e o trecho é operado pela Viação Útil. A viagem tem 5h30 de duração os preços das passagens partem de R$ 87. A partir de Paraty, o trajeto é operado pela Rodoviário Oceano. O custo do trecho é R$ 14,75 e tem 1h20 de duração.

    Como chegar em Caraguatatuba

    Caraguatatuba está à 174km de São Paulo, à 26km de São Sebastião, à 121km de Bertioga e à 374km do Rio de Janeiro.

    De carro:

    Indo de carro, você pode pegar as seguintes vias de acesso:

    • Tamoios: O principal acesso a Caraguá é feito pela Rodovia dos Tamoios, SP-99, através de São José dos Campos, o percurso tem 84 km.
    • Osvaldo Cruz: Também pode se chegar à cidade pela Rodovia Osvaldo Cruz, SP-125, que liga Taubaté a Ubatuba.Outra opção é a Rodovia Mogi-Bertioga, SP-98, através de São Sebastião.
    • Anchieta/Imigrantes: O acesso pode ser feito também pelo complexo Anchieta/Imigrantes,SP-150, por Santos, Bertioga e São Sebastião.
    • Rio-Santos: A Rodovia Rio-Santos, SP-55, é o principal acesso para quem chega do Litoral Sul de São Paulo. A rodovia também é o principal caminho para quem pretende chegar a Caraguá vindo do Litoral Sul do Rio de Janeiro.

    De ônibus:

    Duas ou três companhias, como a Litorânea, a Itapemirim e a Normandy fazem o trajeto até o festivo e belo litoral norte diariamente. Vale lembrar que, principalmente pela distância de algumas praias até o centro de Caraguatatuba, é preferível ter um carro à disposição para circular pela cidade.

    Como chegar em São Sebastião

    A cidade de São Sebastião está localizada entre Caraguatatuba e Bertioga. São Sebastião está distante 73 km de Ubatuba, 200 km da cidade de São Paulo, 146 km de Paraty e 445 km da cidade do Rio de Janeiro.

    De carro:

    As principais vias de acesso para o litoral norte de São Paulo são a Via Dutra e a Rodovia Ayrton Senna, esta com paisagem mais agradável e, no geral, melhores condições de tráfego. Uma boa rota alternativa, em caso de congestionamento, é a Rodovia Mogi-Bertioga (SP-098), que segue pela Rio-Santos e passa pelas praias de São Sebastião. Para quem viaja a partir da Costa Verde do Rio de Janeiro (Angra e Paraty), a Rio-Santos também é uma boa pedida.

    De ônibus:

    Quem não pretende viajar de carro contará com diversas alternativas de rotas de ônibus. Há transportes disponíveis para São Sebastião partindo do Rio de Janeiro e São Paulo. A partir do Rio de Janeiro, há ônibus saindo da Rodoviária Novo Rio (valores a partir de R$ 99) e também da cidade de Paraty (a partir de R$ 32), com rotas operadas pela Útil. De São Paulo, os ônibus partem do Terminal Tietê e são operados pelas empresas Litorânea e Expresso Luxo, com custo a partir de R$ 26.

    Como chegar em Ilhabela

    Ilhabela está localizada no litoral norte de São Paulo, distante 90 km de Ubatuba, 200 km da cidade de São Paulo, 170 km de Paraty e 450 km da cidade do Rio de Janeiro. 

    A principal rota para quem deseja visitar Ilhabela é a balsa que parte de São Sebastião e funciona como único meio de transporte público entre o continente e a ilha. Vale dizer que carros e motos também podem fazer a travessia da balsa, ou seja, se você estiver de carro, poderá circular com ele por Ilhabela.

    Balsa de São Sebastião para Ilhabela

    A balsa que faz a travessia do continente para a Ilhabela parte da cidade de São Sebastião e faz o transporte tanto de passageiros quanto de veículos. A balsa está disponível 24h, todos os dias da semana, com intervalos que variam, em média, de meia a uma hora.

    Para fazer a travessia da balsa, basta passar pela cancela de cobrança (como se fosse um pedágio) e seguir a fila para a balsa. Os motoristas são orientados sobre onde parar e a travessia dura apenas trinta minutos. Sem fila, todo o processo será bem rápido. O problema acontece nos dias de grande fluxo de turistas, como em feriados prolongados e períodos de férias, quando as filas para a travessia podem levar horas. Nesses casos, o mais recomendado é pagar pelo serviço de hora marcada, porém este serviço custa quase quatro vezes mais que a travessia normal. Em compensação, não haverá horas de espera.

    Funcionamento da balsa

    São Sebastião para Ilhabela

    • Todos os dias: 23h10; 23h30; 0h; 0h10; 1h15; das 2h às 5h, com intervalo máximo de uma hora; das 5h30 às 22h30, com intervalo máximo de meia hora.

    Ilhabela para São Sebastião

    • Todos os dias: 23h10; 23h30; 0h; 0h30; 0h45; 1h40; das 2h30 às 5h30, com intervalo máximo de uma hora; das 5h30 às 23h30, com intervalo máximo de meia hora.

    Preços da travessia de balsa

    • Pedestres têm acesso gratuito à balsa;
    • Travessia normal de carros comuns — de São Sebastião para Ilhabela — tem custo de R$ 18,50 em dias úteis e R$ 27,70 aos sábados, domingos e feriados;
    • Travessia normal de carros comuns — de Ilhabela para São Sebastião — gratuita;
    • Travessia com hora marcada — de São Sebastião para Ilhabela —  tem custo de R$ 63,50 em dias úteis e R$ 95,30 aos sábados, domingos e feriados;
    • Travessia com hora marcada — de Ilhabela para São Sebastião — tem custo de R$ 45,10 em dias úteis e R$ 67,60 aos sábados, domingos e feriados.

    Veja os valores da travessia de balsa para outros tipos de veículos e como está o funcionamento da balsa de São Sebastião para Ilhabela

    *Valores atualizados em maio de 2018

    De carro:

    O melhor trajeto de carro até a Ilhabela vai depender do seu ponto de partida e do dia da viagem. Difícil prever qual via estará congestionada ou com obras. Para ter certeza da melhor rota, consulte aplicativos de locomoção com atualização em tempo real antes da viagem. No geral, as melhores estradas de acesso para o litoral norte de São Paulo são a Via Dutra e a Rodovia Ayrton Senna, esta com paisagem mais agradável e, no geral, melhores condições de tráfego. Uma boa rota alternativa, em caso de congestionamento, é a Rodovia Mogi-Bertioga (SP-098), que segue pela Rio-Santos e passa pelas praias de São Sebastião. Para quem viaja a partir da Costa Verde do Rio de Janeiro (Angra e Paraty), a Rio-Santos também é uma boa pedida.

    De ônibus

    Quem não pretende viajar de carro contará com diversas alternativas de rotas de ônibus. Em todos os casos, o destino final será São Sebastião. Não há ônibus que faça a travessia da balsa, mas os veículos deixam os passageiros próximos ao terminal dela, onde podem fazer a travessia gratuitamente. Há ônibus disponíveis para São Sebastião partindo do Rio de Janeiro e São Paulo. A partir do Rio de Janeiro, há ônibus partindo da Rodoviária Novo Rio (valores a partir de R$ 99) e também da cidade de Paraty (a partir de R$ 32), com rotas operadas pela Útil. De São Paulo, os ônibus partem do Terminal Tietê e são operados pelas empresas Litorânea e Expresso Luxo, com custo a partir de R$ 26.

    O lindo litoral norte de São Paulo SP

    Praias do Litoral Norte de São Paulo SP - Naturam
    Praias do Litoral Norte de São Paulo SP – Naturam

    Esperamos que vocês tenham gostado na nossa seleção de 44 praias do litoral norte de São Paulo. Fizemos a lista e o texto com muito carinho! Agora, é só começar a expedição…

    Quantas você já conhece? Quais quer muito visitar em breve? Conte pra gente!

    Seus comentários e sugestões são muito importantes para nós. Faltou alguma coisa na lista? Também não deixe de comentar!

    Aproveite também para compartilhar essa lista com alguém que também ame o litoral norte de SP!

    Como você viu, o litoral norte de São Paulo é encantador e espera a sua visita!

    Comentários

    O que achou? Deixe sua opinião!

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    - De um apaixonado por viagens para outro -

    Veja também

    Praia Grande SP – Praias e 7 Dicas de O que Fazer!

    Sol, mar, praias bem próximas à São Paulo e ótima infraestrutura? Esta é a Praia Grande, uma das prediletas dos paulistanos.

    Camburi e Camburizinho – Charme e Rusticidade

    Camburi e Camburizinho são praias incrivelmente belas, localizadas no litoral norte de SP. Representam a harmonização perfeita entre natureza,...

    Juquehy – Uma Praia que combina charme e natureza!

    A Praia de Juquehy é uma linda praia, perfeita para quem busca tranquilidade, charme e relaxamento. Localizada a 158...