Ilha do Mel

Naturam » Nossos Guias Turí­sticos » Ilha do Mel

A Ilha do Mel no Paraná tem aproximadamente 95% de sua área composta por ecossistemas de restinga e Floresta Atlântica, o que a elevou à categoria de Estação Ecológica em 1982.

Em março de 2002 foi criado o Parque Estadual da Ilha do Mel com uma área de 337,84 hectares. Seus principais atrativos são o Farol das Conchas, a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres e a Gruta das Encantadas.

Dos seus 2.700 hectares, apenas 200 têm permissão de uso – o restante é reserva ecológica (tombada pelo Patrimônio Histórico em 1975, é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná desde 1982).

O turista dispõe de pousadas e pequenos restaurantes. A ilha tem cinco vilarejos: Fortaleza, Nova Brasí­lia ou Brasí­lia, Farol, Praia Grande e Encantadas. Não há ruas ou estradas, só trilhas.

A implantação de geradores de energia elétrica, em 1988, deu iní­cio a atitudes que hoje se transformaram em preocupação pela preservação da ilha e sua principal atração: a natureza.

Pousadas e Hotéis na Ilha do Mel

A Naturam indica as pousadas e hotéis abaixo para sua estadia na Ilha do Mel, clique no link para conhecer e fazer sua reserva:

Pousadinha
Pousada Praia do Farol
Grajagan Surf Resort
Pousada Astral da Ilha
Hotel Pousada Praia do Farol
Pousada das Meninas
Pousada Marimar
Pousada Beehouse
Pousada Enseada das Conchas
Pousada Ilha do Mel Café
Pousada Villa Maria

CLIQUE AQUI E ACESSE A LISTA COMPLETA DE HOSPEDAGENS E IMÓVEIS PARA TEMPORADA NA ILHA DO MEL

Praias da Ilha do Mel

Trilhas de areia levam às belas praias da Ilha do Mel. As de ondas fortes atraem os surfistas, como a isolada e praticamente deserta praia Grande. Já a Praia de Encantadas é o point do burburinho, com bares, restaurantes e pousadas.

Quem quer sossego deve seguir para a da Fortaleza, a mais tranquila da ilha, acessí­vel também por barco.

As principais praias são:

Praia da Fortaleza – Considerada uma das praias mais tranquilas da ilha, tem quatro quilômetros de extensão e alguns quiosques, restaurantes e pousadas no ponto de passagem para quem segue para a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres.

Praia das Encantadas – Praia de grande beleza natural e tranquilidade, essa praia é considerada um dos lugares mais encantadores da Ilha do Mel. Seu clima tranquilo e beleza natural costumam atrair diversas pessoas durante a alta temporada, que aproveitam para relaxar, tomar um refrescante banho de mar e repor as energias.

Praia de Brasí­lia – Praia de grande beleza natural, é conhecida por seu clima agradável e tranquilidade. Ainda pouco explorada pelo turismo, o lugar mantém sua paisagem praticamente ao natural. Costuma receber alguns turistas durante a alta temporada, mas não é muito conhecida entre os que visitam a cidade.

Praia de Fora – Praia de grande beleza e tranquilidade, é considerada um dos refúgios da cidade. De mediana extensão, costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada, em sua maioria jovens e surfistas.

Praia Grande – Praia tranquila de mediana extensão, costuma ficar praticamente deserta a maior parte do tempo. Sua beleza natural e clima agradável formam o cenário ideal para os que preferem lugares calmos. Ainda pouco conhecida por turistas que visitam a cidade.

Praia do Farol – Praia tranquila de mediana extensão, é conhecida por sua beleza natural e tranquilidade. É considerada um dos melhores destinos turí­sticos da cidade, recebendo diversos turistas durante a alta temporada.

Veja a Galeria de Fotos das Praias:

Pousadinha - Ilha do Mel - Foto

Pontos Turí­sticos da Ilha do Mel

Farol das Conchas

O farol datado de 1872 não está aberto à visitação interna, mas vale a pena subir os 150 degraus e as rampas que levam ao seu topo, no Morro das Conchas. Lá de cima, a vista panorâmica descortina toda a Ilha do Mel.

A caminhada dura meia hora, partindo da vila de Nova Brasí­lia; e duas horas, partindo de Encantadas.

Farol das Conchas - Foto
Farol das Conchas
Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

Uma bela caminhada de uma hora pela praia na maré baixa – partindo da vila de Nova Brasí­lia – leva à construção erguida em 1770. O forte fica à beira-mar e está bem conservado, com direito a canhões dos séculos 18 e 19. Na parte mais alta, um mirante apresenta as ilhas de Superagí¼i e das Peças.

É possí­vel chegar à praia também de barco (dez minutos) e de bicicleta. Quando a maré está alta, há a alternativa de uma trilha paralela. Vindo de Encantadas, são 2h30 de caminhada.

Nos arredores fica o Morro das Baleias, com um labirinto de canhões e um mirante panorâmico.

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres - Foto
Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres
Gruta das Encantadas

A parte interna da gruta tem piso de areia e pouco espaço. O bacana por aqui é ver, da grande abertura no meio das rochas, a Praia de Fora das Encantadas – uma das imagens clássicas da ilha.

Acesso durante a maré baixa, geralmente entre 8h e 13h, por uma leve trilha (15 minutos) a partir do trapiche de Encantadas, facilitado por um deque sobre as pedras.

Gruta das Encantadas - Foto
Gruta das Encantadas

Mapa de Localização – Como Chegar na Ilha do Mel

Deixe um comentário