Ilha do Mel

A Ilha do Mel tem aproximadamente 95% de sua área composta por ecossistemas de restinga e Floresta Atlântica, o que a elevou à categoria de Estação Ecológica em 1982. Em março de 2002 foi criado o Parque Estadual da Ilha do Mel com uma área de 337,84 hectares. Seus principais atrativos são o Farol das Conchas, a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres e a Gruta das Encantadas.

Dos seus 2.700 ha,apenas 200 têm permissão de uso – o restante é reserva ecológica (tombada pelo Patrimônio Histórico em 1975, é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná desde 1982).

O turista dispõe de pousadas e pequenos restaurantes. A ilha tem cinco vilarejos: Fortaleza, Nova Brasília ou Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas.
Não há ruas ou estradas, só trilhas.

A implantação de geradores de energia elétrica, em 1988, deu início a atitudes que hoje se transformaram em preocupação pela preservação da ilha e sua principal atração: a natureza.

 


CLIQUE AQUI E ACESSE A LISTA COMPLETA DE HOSPEDAGENS E IMÓVEIS PARA TEMPORADA NA ILHA DO MEL.

Onde Ficar

A Naturam indica as pousadas e hotéis abaixo para sua estadia na Ilha do Mel, clique no link para conhecer e fazer sua reserva:

Pousadinha
Pousada Praia do Farol
Grajagan Surf Resort
Pousada Astral da Ilha
Hotel Pousada Praia do Farol
Pousada das Meninas
Pousada Marimar
Pousada Beehouse
Pousada Enseada das Conchas
Pousada Ilha do Mel Café
Pousada Villa Maria


Praias

Trilhas de areia levam às belas praias da Ilha do Mel. As de ondas fortes atraem os surfistas, como a semi deserta praia Grande. Já a Praia de Encantadas é o point do burburinho, com bares, restaurantes e pousadas.

Quem quer sossego deve seguir para a da Fortaleza, a mais tranquila da ilha, acessível também por barco.

Pousadinha - Ilha do Mel - Foto


Atrações Principais

Farol das Conchas
O farol datado de 1872 não está aberto à visitação interna, mas vale a pena subir os 150 degraus e as rampas que levam ao seu topo, no Morro das Conchas. Lá de cima, a vista panorâmica descortina toda a Ilha do Mel.

A caminhada dura meia hora, partindo da vila de Nova Brasília; e duas horas, partindo de Encantadas.

Farol das Conchas - Foto
Farol das Conchas

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres
Uma bela caminhada de uma hora pela praia na maré baixa – partindo da vila de Nova Brasília – leva à construção erguida em 1770. O forte fica à beira-mar e está bem conservado, com direito a canhões dos séculos 18 e 19. Na parte mais alta, um mirante apresenta as ilhas de Superagüi e das Peças.

É possível chegar à praia também de barco (dez minutos) e de bicicleta. Quando a maré está alta, há a alternativa de uma trilha paralela. Vindo de Encantadas, são 2h30 de caminhada.

Nos arredores fica o Morro das Baleias, com um labirinto de canhões e um mirante panorâmico.

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres - Foto
Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

Gruta das Encantadas
A parte interna da gruta tem piso de areia e pouco espaço. O bacana por aqui é ver, da grande abertura no meio das rochas, a Praia de Fora das Encantadas – uma das imagens clássicas da ilha.

Acesso durante a maré baixa, geralmente entre 8h e 13h, por uma leve trilha (15 minutos) a partir do trapiche de Encantadas, facilitado por um deque sobre as pedras.

Gruta das Encantadas - Foto
Gruta das Encantadas

Mapa de Localização

Confira passeios incríveis pelo Brasil:

Inscreva-se para receber novidades!

A Naturam te dá dicas de destinos incíveis espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Seja o primeiro a receber nossas dicas, promoções e descontos!

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais vistos

Melhores praias para família em Ubatuba foto

As 20 melhores praias de Ubatuba para família – Lista completa

Qual a melhor praia de Ubatuba para ir com a família? Pensando nisso criamos uma lista com 20 praias pra você escolher qual a melhor pra você e sua família!

Festa da Cerejeira de Campos do Jordão

A Festa da Cerejeira de Campos do Jordão é uma contraída e popular festa realizada todos os anos pela colônia japonesa instalada na região.Em 2019, a tradicional Festa da Cerejeira...
Festival de Inverno de Campos do Jordão - Programação foto

Programação Festival de Inverno de Campos do Jordão

Participe do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina!O evento acontece na cidade anualmente todo mês de julho, e reúne grandes...
Festival de Inverno de Paranapiacaba foto

Festival de Inverno de Paranapiacaba – Tudo o que você precisa saber

A 19ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba 2019 chega com muita música e boa comida por toda a Vila, mas não para por aí!Além disso, o...
Pomerode Santa Catarina (SC) - O que fazer

Pomerode – A cidade mais alemã do Brasil!

Você sabia que existe um pedacinho da Alemanha perdido no Brasil?Ainda com muitas características tradicionais, trazidas pelos colonizadores no Século XIX, o local é uma excelente pedida para...

Postagens mais recentes