Ilha do Mel - PR - Foto
Ilha do Mel - PR

A Ilha do Mel tem aproximadamente 95% de sua área composta por ecossistemas de restinga e Floresta Atlântica, o que a elevou à categoria de Estação Ecológica em 1982. Em março de 2002 foi criado o Parque Estadual da Ilha do Mel com uma área de 337,84 hectares. Seus principais atrativos são o Farol das Conchas, a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres e a Gruta das Encantadas.

Dos seus 2.700 ha,apenas 200 têm permissão de uso – o restante é reserva ecológica (tombada pelo Patrimônio Histórico em 1975, é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná desde 1982).

O turista dispõe de pousadas e pequenos restaurantes. A ilha tem cinco vilarejos: Fortaleza, Nova Brasília ou Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas.
Não há ruas ou estradas, só trilhas.

A implantação de geradores de energia elétrica, em 1988, deu início a atitudes que hoje se transformaram em preocupação pela preservação da ilha e sua principal atração: a natureza.

 


CLIQUE AQUI E ACESSE A LISTA COMPLETA DE HOSPEDAGENS E IMÓVEIS PARA TEMPORADA NA ILHA DO MEL.

Onde Ficar

A Naturam indica as pousadas e hotéis abaixo para sua estadia na Ilha do Mel, clique no link para conhecer e fazer sua reserva:


Praias

Trilhas de areia levam às belas praias da Ilha do Mel. As de ondas fortes atraem os surfistas, como a semi deserta praia Grande. Já a Praia de Encantadas é o point do burburinho, com bares, restaurantes e pousadas.

Quem quer sossego deve seguir para a da Fortaleza, a mais tranquila da ilha, acessível também por barco.

Pousadinha - Ilha do Mel - Foto


Atrações Principais

Farol das Conchas
O farol datado de 1872 não está aberto à visitação interna, mas vale a pena subir os 150 degraus e as rampas que levam ao seu topo, no Morro das Conchas. Lá de cima, a vista panorâmica descortina toda a Ilha do Mel.

A caminhada dura meia hora, partindo da vila de Nova Brasília; e duas horas, partindo de Encantadas.

Farol das Conchas - Foto
Farol das Conchas

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres
Uma bela caminhada de uma hora pela praia na maré baixa – partindo da vila de Nova Brasília – leva à construção erguida em 1770. O forte fica à beira-mar e está bem conservado, com direito a canhões dos séculos 18 e 19. Na parte mais alta, um mirante apresenta as ilhas de Superagüi e das Peças.

É possível chegar à praia também de barco (dez minutos) e de bicicleta. Quando a maré está alta, há a alternativa de uma trilha paralela. Vindo de Encantadas, são 2h30 de caminhada.

Nos arredores fica o Morro das Baleias, com um labirinto de canhões e um mirante panorâmico.

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres - Foto
Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

Gruta das Encantadas
A parte interna da gruta tem piso de areia e pouco espaço. O bacana por aqui é ver, da grande abertura no meio das rochas, a Praia de Fora das Encantadas – uma das imagens clássicas da ilha.

Acesso durante a maré baixa, geralmente entre 8h e 13h, por uma leve trilha (15 minutos) a partir do trapiche de Encantadas, facilitado por um deque sobre as pedras.

Gruta das Encantadas - Foto
Gruta das Encantadas

Mapa de Localização

COMPARTILHE

Deixe sua opinião