Blog da Naturam 6 Passos simples para você tirar seu Passaporte - Sem complicação!

6 Passos simples para você tirar seu Passaporte – Sem complicação!

Viajar para fora do Brasil é seu sonho?

Sem dúvidas, é uma experiência fascinante. Conhecer novas culturas, conviver com pessoas de lugares diferentes, visitar monumentos e maravilhas, integrar-se às cidades… sua vida nunca mais será a mesma depois de passar por tudo isso!

Tirar o passaporte então, é o primeiro passo para tornar esse sonho realidade!

Pode parecer complicado, mas na verdade o processo de tirar o passaporte hoje em dia é bem simples – você faz a maior parte do processo online.

Como tirar seu passaporte - Passo a passo foto
Passaporte brasileiro

O que pode complicar um pouco é o tempo para retirada e talvez uma necessidade de locomoção, mas falaremos disso mais pra frente.

Então não se preocupe!

Nesse guia definitivo mostraremos a você um passo a passo muito detalhado com tudo que você precisa saber para não ter problemas na hora de tirar seu passaporte.

Depois, é só se aproveitar a viagem.

Portanto prepare a sua atenção, leia tudo detalhadamente até o final, siga o nosso passo a passo de como tirar seu passaporte, e te garanto que você sairá daqui sem dúvidas e logo com seu passaporte na mão!

O que você vai encontrar aqui:

O que você precisa saber antes de iniciar o processo?
1. Prepare toda a documentação necessária
2. Preencha o requerimento de passaporte
3. Pague a Guia de Recolhimento da União
4. Faça o agendamento de atendimento
5. Compareça à Polícia Federal no dia e horário agendados
6. Retire seu passaporte!
E depois?
Conclusão

O que você precisa saber antes de iniciar o processo?

Como tirar seu passaporte - Passo a passo foto
O que você precisa saber antes de iniciar o processo?

O passaporte brasileiro é emitido pela Polícia Federal. Não são muitas as cidades que possuem postos dessa entidade, por isso, é bem possível que você precise se locomover.

E não adianta delegar essa função para terceiros: no momento tanto do cadastramento como da retirada do documento, é obrigatória a presença do titular!

Não deixe para iniciar esse processo já muito perto de uma viagem marcada! Ele pode demorar, possuindo duração imprevisível. Planeje-se bem.

Também há uma taxa envolvida que é um pouco salgada – atualmente, o valor para tirar o passaporte é de R$ 257,25.

Não existe renovação de passaporte!

Caso o seu tenha vencido, será necessário passar por toda a burocracia desde o começo mais uma vez.

Felizmente, a validade atual desse documento é de dez anos, ou seja, você não vai repetir esse procedimento de maneira cansativa.

Por fim, lembramos que não é necessário passaporte para viajar para 9 países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Se algum desses é o seu destino, já pode preparar as malas!

Vamos então ao que nos interessa:

Passo a passo de como tirar o passaporte

Como tirar seu passaporte - Passo a passo foto
Como tirar seu passaporte

São 6 passos para você seguir – nossa intenção é esclarecer suas dúvidas e descomplicar o processo.

Leia os passos atentamente e depois confirme pra nós como isso te ajudou na hora de entrar com o processo para tirar o passaporte:

1 – Prepare toda a documentação necessária

Como tirar seu passaporte - Prepare toda a documentação necessária foto
Prepare toda a documentação necessária

A primeira coisa a se fazer para tirar passaporte é providenciar toda a documentação necessária.

Você está com a situação eleitoral em dia? Isso será checado no momento do atendimento inicial. Por isso, caso você não tenha votado, é preciso ter justificado ou pagado as devidas multas. Se houver divergências no sistema, os documentos eleitorais podem ser exigidos.

O mesmo vale para homens e o serviço militar: confira se está tudo em dia. Qualquer pendência impedirá a confecção do seu passaporte!

No caso de quem já teve alterações de nome ou sobrenome, além de manter tudo em dia nos registros, é preciso levar ao atendimento todas as averbações realizadas. A comprovação será feita através das certidões atualizadas. Elas precisam ser originais. Cópias serão recusadas!

Para todos os brasileiros, é preciso apresentar documento original com foto (preferencialmente o RG) e CPF. A CNH é válida apenas se junto com outro documento que contenha a data de nascimento (um RG, por exemplo).

Se você já teve um passaporte antes, ele também é requerido. Será feito seu cancelamento e devolução.

Menores de idade precisam apresentar uma lista específica de documentos (saiba mais aqui), e lembramos que a presença do menor é obrigatória tanto no momento do requerimento quanto da retirada do passaporte.

Estes também precisam de uma autorização dos pais, cujo modelo está disponível aqui.

Além disso, ainda é preciso ter os pais presentes. No caso de impossibilidade por óbito, a certidão é requerida. Se a ausência for por outro motivo, apresente um documento assinado com firma reconhecida, ou na impossibilidade disso, uma procuração pública de autorização.

Então, descomplicando:

  • RG e CPF atualizados e em boas condições.
  • Pessoas com nome/sobrenome alterado devido a casamento ou divórcio, deve apresentar, além do documento de identidade, todas as certidões de divórcio e casamento com as devidas averbações/anotações atualizadas. Se for devido à decisão judicial, levar também certidão de nascimento. – Saiba mais lendo as sessões 1.3 e 1.4.
  • Leve também o título de eleitor e comprovantes de votação/justificativa/pagamento de multa da última eleição (dos dois turnos, se houve). Caso haja alguma inconsistência no sistema você já apresenta os comprovantes, evitando ter que voltar lá um outro dia.
    Pessoas que tinham mais de 70 anos na última eleição não precisam apresentar nenhum documento ou comprovação eleitoral.
  • Menores de idade devem estar presentes e precisam apresentar uma lista específica de documentos, que você encontra aqui.
  • Os homens devem estar com a situação do serviço militar em dia. Caso a situação se encontre irregular ou haja divergência que impeça a localização do cadastro, poderá ser exigido documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório. Desta forma, você também já pode ir com o documento em mãos por precaução.
    Para os homens, apenas a partir de 31 de dezembro do ano em que completam 45 (quarenta e cinco) anos é que há a dispensa de regularidade com o serviço militar obrigatório. Saiba mais.
  • Se você estiver renovando seu passaporte e ele ainda estiver válido, você também deve levá-lo para que este seja cancelado. Se estiver vencido, também é recomendado que você o apresente no dia do atendimento. Saiba mais.
  • Levar também o comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU que será efetuado no requerimento do passaporte (falamos mais sobre o pagamento aqui).
  • E por fim, levar o comprovante de agendamento (falamos mais sobre aqui).

Se você ainda precisar de mais detalhes sobre a documentação necessária para tirar o passaporte, você pode verificar a informação diretamente no site da Polícia Federal, clicando aqui.

2 – Preencha o requerimento de passaporte

Como tirar seu passaporte - Preencha o requerimento de passaporte foto
Preencha o requerimento de passaporte

Já tem certeza que não sobraram pendências com a justiça eleitoral e o exército, nem problemas com seu nome completo?

Então vamos para o passo mais importante: preencher o requerimento de passaporte!

Para isso, você precisará entrar neste link.

Você vai preencher todos os seus dados, certifique-se de que não haja nenhum erro, e já pense também quais serão os documentos que você irá levar – será RG ou CNH e certidão de nascimento? Tudo isso será perguntado, bem como os números específicos de cada um!

No final desse procedimento, será gerada a GRU (Guia de Recolhimento da União), um boleto para o pagamento do valor de R$ 257,25.

3 – Pague a Guia de Recolhimento da União (GRU)

Como tirar seu passaporte - Pague a Guia de Recolhimento da União (GRU) FOTO
Pague a Guia de Recolhimento da União (GRU)

O passo mais simples e mais dolorido do guia: vá a uma agência bancária e efetue o pagamento da GRU (ou pela internet se preferir).

Lembramos apenas que não é possível adiar o pagamento ou agendar para datas futuras. O próximo passo poderá ser iniciado apenas quando o dinheiro já estiver com o governo.

Caso não consiga pagar o boleto antes da sua data de vencimento, é possível reemitir a GRU.

Uma vez que o pagamento já foi finalizado e identificado, você pode seguir em frente.

Ah, e não se esqueça de juntar o comprovante do pagamento da GRU com os documentos que citamos lá em cima!

4 – Faça o agendamento de atendimento

Como tirar seu passaporte - Agendamento foto
Agendamento

Agora você vai entrar mais uma vez no site da Polícia Federal, mais especificamente nesse link, e agendar o seu atendimento.

O principal problema aqui é a escassez de postos de atendimento. Confira aqui a lista de unidades.

Planeje-se com antecedência caso você precise viajar! Afinal, podem ser algumas boas horas de estrada para conseguir chegar à unidade mais próxima da Polícia Federal.

Se for preciso pegar uma folga do trabalho ou algo assim, saiba fazer a conciliação entre o agendamento e essa data.

Não é possível ficar sempre reagendando: são permitidas apenas duas mudanças de data a cada trinta dias.

Aqui, há mais um documento que você não pode se esquecer de levar: o comprovante de agendamento.

5 – Compareça à Polícia Federal no dia e horário agendados

Como tirar seu passaporte - Compareça à Polícia Federal  foto
Compareça à Polícia Federal

Com uma antecedência de 15 minutos, vá ao posto da Polícia Federal para o qual você agendou o atendimento.

É necessário que você tenha em mãos todos os documentos que citamos passo 1, bem como o comprovante de pagamento da GRU e o comprovante de agendamento.

Quando seu horário chegar, procedimentos básicos serão feitos: tomada de impressões digitais, fotografia do rosto, assinatura. Tudo isso constará no seu passaporte.

Agora a notícia boa: por ser agendado e pela maior parte do processo ter sido feita online, o procedimento costuma ser bastante rápido. Não serão muitos minutos até que você deixe o prédio da Polícia Federal.

Só que você ainda não estará com seu passaporte: ele leva, em média, seis dias úteis para ficar pronto – porém o prazo pode sofrer alteração de acordo com a demanda.

6 – Retire seu passaporte!

Como tirar seu passaporte - Retirada foto
Retirada do passaporte

A parte que simboliza a felicidade nesse guia é, obviamente, a última. Nela, você retira o seu passaporte e fica livre para viajar.

Mas vamos com calma: É possível que um e-mail será enviado para você avisando que o passaporte está pronto. Como dissemos acima, isso leva aproximadamente seis dias úteis para acontecer. Pode ser mais, dependendo da demanda.

Você pode acompanhar o andamento do seu pedido do passaporte clicando aqui.

Daí, você precisa ir ao mesmo posto da Polícia Federal em que foi pela primeira vez. E não se esqueça de levar mais uma vez os mesmos documentos. Eles serão usados para conferência dos dados e é possível que suas impressões digitais voltem a ser colhidas.

Não é possível enviar ninguém em seu lugar: apenas o titular pode fazer a retirada!

Agora sim, seu passaporte estará em mãos!

Só dez anos depois você precisará se preocupar com isso novamente (a não ser que aconteça algum acidente, mas torcemos muito contra essa hipótese!).

E depois?

Como tirar seu passaporte - E depois? foto
E depois?

Queríamos dizer que é só pegar a sua passagem e viajar, mas nada é tão simples assim. Preste atenção nas especificações do lugar que você vai visitar!

Alguns destinos exigem visto, o que infelizmente te obrigará a passar por mais um processo burocrático.

Outros, exigem vacinas, que são bem mais simples de serem conseguidas, mas também podem acabar resultando em um certo custo.

E nunca se esqueça de ter seu passaporte com você no momento da viagem. Ele será fundamental para passar na imigração e para resolver possíveis perrengues que apareçam nos dias longe do Brasil!

Conclusão

Como tirar seu passaporte - Passo a passo foto
Como tirar seu passaporte – Passo a passo

Seguindo corretamente todos esses passos de como tirar seu passaporte, você não passará por nenhuma dificuldades para ter em mãos esse documento que é como uma chave para abrir as portas do planeta pra você.

Agora, é possível viajar por todos os quatro cantos do mundo, viver experiências inesquecíveis e fascinantes que com certeza ficarão na sua memória, passar pelos lugares que são cheios e história e cultura, celebrar a humanidade e a natureza.

Aliás, você que vai viajar de avião talvez se interesse pelas nossas 13 dicas de como arrumar a mala de viagem perfeita, sem complicações!

Viaje sempre. Não há energia melhor e mais libertadora do que essa!

O que achou deste passo a passo? Ele te ajudou a esclarecer e organizar a ideias do que você precisa pra tirar seu passaporte? Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós.

Depois, conte pra gente também como foi o seu processo de tirar passaporte. Fácil? Estressante? Contando sua experiência você pode estar ajudando muita pessoas!

Aproveite e compartilhe também esse passo a passo pra pessoa que também quer tirar o passaporte e ainda tem dúvidas.

Se quiser, salve este pin no pinterest para você não perder este post:

Como tirar passaporte

Os mais vistos

Foto Melhores praias para família em Ubatuba - Naturam

As 24 melhores praias de Ubatuba para família – Lista completa

Qual a melhor praia de Ubatuba para ir com a família? Pensando nisso criamos uma lista com 20 praias pra você escolher qual a melhor pra você e sua família!
Ilha Comprida, Litoral Sul de SP

Tudo sobre Ilha Comprida – 9 Dicas de O Que Fazer e muito mais!

Sol, mar, dunas, vilas de pescadores, barcos, caminhadas e comida típica caiçara.Com toda certeza esse belo conjunto está presente no pensamento da maioria de nós quando começamos a...
Réveillon Cabo Frio

Réveillon Cabo Frio – Praia do Forte, RJ

O Réveillon de Cabo Frio é uma grande festa com shows de bandas de renome nacional, músicos da cidade e uma linda e tradicional queima de fogos de artifício.O evento está confirmado para a virada...
Ilha do Cardoso, Cananéia - foto

Cananéia – Guia Completo

Cananéia é uma linda e preservada cidade do litoral sul paulista, um dos melhores roteiros ecológicos do mundo, é a opção ideal para quem busca tranquilidade, contato com a natureza, passeios de barco, trilhas...
Capitólio, Minas Gerais (MG) foto

Capitólio Minas Gerais – Tudo o que você precisa saber!

Já pensou em reservar uns dias das suas férias para renovar as energias em um íntimo contato com a natureza às margens de um dos maiores lagos artificiais do mundo e aos pés de maravilhosas...

Postagens mais recentes

Avatar
Naturamhttps://naturam.com.br
O cerne de nosso trabalho consiste em fazer verdadeiros Guias das Cidades e Destinos do Brasil e do mundo, sempre buscando o verdadeiro turista no Brasil e até no exterior, com informações consistentes e frequentemente atualizadas. Encontre em cada destino as melhores opções de hospedagem, restaurantes e passeios.

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here