Paraty - RJ - Foto
Paraty - RJ

Paraty é uma cidade cidade colonial do litoral do Rio de Janeiro, considerada Patrimônio Histórico Nacional, e preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos.

No Centro Histórico de Paraty ainda se encontram na pavimentação das ruas as pedras “pés-de-moleque”, e nelas uma variedade enorme de restaurantes, bares, lojas de artesanato e comércio em geral.

A sensação que fica é a de uma viagem através do tempo ao Brasil Colonial, com toques de modernidade. O tráfego de automóveis não é permitido no centro.

A cidade é muito procurada por turistas brasileiros e estrangeiros, não só por sua arquitetura colonial mas também pelas belas praias e passeios na Mata Atlântica, e por isso oferece uma grande variedade de charmosos Hotéis e Pousadas, e uma Gastronomia exuberante.

 


Onde Ficar

A Naturam indica as pousadas e hotéis abaixo para sua estadia em Paraty, clique no link para conhecer e fazer sua reserva:


CLIQUE AQUI E ACESSE A LISTA COMPLETA DE HOSPEDAGENS E IMÓVEIS PARA TEMPORADA EM PARATY.

Praias

Paraty possui próximo a 60 praias, sendo algumas com acesso por carro e muitas com acesso apenas por barco. Praias belíssimas, como a Cachadaço com areias brancas, cercada de vegetação, a Praia do Sono e seu mar agitado, a enseada de águas calmas de Paraty-Mirim, as praias urbanas localizadas na região central (Pontal e Jabaquara).

Principais atrações

Centro histórico
O conjunto colonial de Paraty está cercado de histórias interessantes: atribui-se à maçonaria o desenho das ruas, enquanto a disposição dos prédios teria sido feita de modo a facilitar a defesa da cidade de ataques piratas.

Além dessas curiosidades, o Centro Histórico apresenta atrações incríveis, como a Casa da Cultura, a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, de 1873, a Igreja de Santa Rita, de 1722, e o Antigo Paço Municipal, do século 18, que foi restaurado e hoje abriga a Pinacoteca da cidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cachoeiras
A Serra da Bocaina revela muitas quedas d’água, como a Tobogã, em que uma grande pedra lisa forma um escorregador que deságua em um poço; a Pedra Branca, cujas quedas d’água terminam em piscinas naturais cercadas por pedras.

No local ainda existem vestígios de uma antiga hidrelétrica. Na Toca da Ingrácia, uma corda amarrada em árvore permite aos banhistas se jogarem nos poços naturais.

Cachoeiras de Paraty - Foto
Cachoeiras de Paraty

Alambiques
A cidade foi uma das maiores produtoras de cachaça no Brasil Colônia e no Império. Hoje ainda existem sete alambiques principais: o mais antigo é o Coqueiro, gerenciado pela mesma família há cinco gerações.

Aprecie também a bebida feita com capricho nos alambiques Engenho d’Ouro, Corisco, Paratiana, Pedra Branca, Maré Cheia e Maria Izabel.
Crédito: Thinkstock

Caminho do Ouro
Conhecido antigamente como “estrada da serra do facão”, o caminho serviu durante mais de três séculos para escoar ouro, café, escravos e cachaça. São 2,5 quilômetros de trecho aberto ao público na estrada, construída pelos escravos entre os séculos 17 e 19 a partir de trilhas indígenas no meio da Mata Atlântica.

Ilhas
A maioria das ilhas de Paraty são um paraíso exótico a ser explorado, onde os visitantes dispõem de várias atrações durante o dia: podem usufruir de passeios de barco para outras ilhas da região, ficar tomando sol, passear pela vegetação, andar pelas trilhas e ocasionalmente encontrar alguma preguiça, ou esquilos e macacos, sempre dispostos a uma brincadeira. Você pode ainda mergulhar junto a corais e à rica fauna marinha.

Ilhas de Paraty - Foto
Ilhas de Paraty

Cajaíba
O local reúne as praias do Pouso, Panema, Grande e Itaoca, interligadas por trilhas que margeiam os costões. Fica dentro da Reserva Ecológica da Juatinga e o acesso se dá por barco.

A praia do Pouso tem águas cristalinas, ideias para mergulho, deve seu nome ao padre José de Anchieta, que passou uma noite ali, na companhia de indígenas, em 1563. Cajaíba ainda possui bons mirantes, como a Pedra da Miranda e o Farol da Juatinga.

Mapa de Localização

COMPARTILHE

Deixe sua opinião