Paraty RJ

Naturam » Nossos Guias Turí­sticos » Paraty RJ

Paraty RJ é uma cidade cidade colonial do litoral do Rio de Janeiro, considerada Patrimônio Histórico Nacional, e preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos.

Paraty faz divisa com SP ao sul, com a cidade de Ubatuba, no distrito de Trindade.

No Centro Histórico de Paraty ainda se encontram na pavimentação das ruas as pedras “pés-de-moleque”, e nelas uma variedade enorme de restaurantes, bares, lojas de artesanato e comércio em geral.

A sensação que fica é a de uma viagem através do tempo ao Brasil Colonial, com toques de modernidade. O tráfego de automóveis não é permitido no centro.

A cidade é muito procurada por turistas brasileiros e estrangeiros, não só por sua arquitetura colonial mas também pelas belas praias de Paraty e passeios na Mata Atlântica, e por isso oferece uma grande variedade de charmosos Hotéis e Pousadas, e uma Gastronomia exuberante.

Hotéis e Pousadas em Paraty

A Naturam indica as pousadas e hotéis abaixo para sua estadia em Paraty, clique no link para conhecer e fazer sua reserva:

Pousada Literária de Paraty
Refúgio Tropical Pousada & Flats
Pousada Casa Colonial
Casa Turquesa – Maison D ´Hôtes
Eliconial Pousada
Pousada Corsario Paraty
Pousada L’essence
Pousada Enseada do Jatobá
Pousada Magia Verde
Pousada do Prí­ncipe
Pousada Eclipse
Villas De Paraty

CLIQUE AQUI E ACESSE A LISTA COMPLETA DE HOSPEDAGENS E IMí“VEIS PARA TEMPORADA EM PARATY.

Praias de Paraty

Paraty possui próximo a 60 praias, sendo algumas com acesso por carro e muitas com acesso apenas por barco. Praias belí­ssimas, como a Cachadaço com areias brancas, cercada de vegetação, a Praia do Sono e seu mar agitado, a enseada de águas calmas de Paraty-Mirim, as praias urbanas localizadas na região central (Pontal e Jabaquara).

Conheça algumas delas:

Praia da Conceição

Com a extensão de 200m, coqueiros e amendoeiras ornamentam o local. águas transparentes, mornas, de tonalidade verde escuro.

Praia da Conceição - Foto
Praia da Lula

Fica a 60 minutos de Paraty, entre as Praias Vermelha e da Conceição e é parada certa dos saveiros que saem a passeio. Com águas claras e tranquilas, é local ótimo para banho e snorkqueling.

Praia da Lula - Foto
Paraty Mirim

Enseada de águas calmas e cristalinas, areias brancas, rio e coqueiros tortos guarda ainda a simpática igrejinha de Nossa Senhora da Conceição, de 1757. Ainda no cenário, de ruí­nas de antigos casarões. O acesso é por barco ou carro – cerca de 10 km do Centro Histórico (via Rio-Santos, sentido São Paulo), com direito a uma reserva indí­gena no caminho. 

Paraty Mirim - Foto
Praia do Pontal

Localizada no bairro do Pontal, encontra-se bem próxima do Centro Histórico. Basta atravessar a ponte que liga os bairros. Pode ser visitada juntamente com o Forte Perpétuo. Do Forte se tem a vista para o Centro Histórico. É uma praia calma e agradável, possui bastante árvores, bares e balanços infantis. Também há pousadas e hostels bem próximos.

Praia do Pontal - Foto
Praia dos Antigos

Localizada em uma área preservação ambiental é uma das praias mais bonitas de Paraty e região. Suas águas são geralmente mornas e cristalinas e as areias branca e fina. A mata atlântica completa esse cenário paradisí­aco.

Praia dos Antigos - Foto
Praia dos Antiguinhos

É uma praia deserta perto da Praia do Sono em Paraty.

Praia dos Antiguinhos - Foto
Praia do Sono

Apontada como uma das mais bonitas de Paraty, a praia do Sono é linda mesmo: água transparente, areia branquinha e fina e alguns barquinhos e casas de pescador na beira do mar. Nem precisa levar guarda-sol: as amendoeiras fazem sombra na areia.

Praia do Sono - Foto
Praia das Galhetas

Também conhecida como Saco das Galhetas, linda e surpreendente, mas não se parece nada com as nossas tí­picas praias tropicais, cheias de verde. Na verdade, ao atravessar a ponte sobre o rio e ter vista para o mar, pensa-se ter chego à alguma praia grega. Não tem areia, só pedras.

Praia das Galhetas - Foto
São Gonçalinho

É uma das praias mais tranquilas em Paraty. O mar é muito calmo, sem nenhuma onda. A praia é ideal para crianças.

Praia São Gonçalinho - Foto
São Gonçalinho é uma das praias mais tranquilas em Paraty. O mar é muito calmo, sem nenhuma onda. A praia é ideal para crianças.
Prainha

Chega-se a esta bela praia por uma trilha fácil que sai no canto esquerdo da Praia Grande. Há local para estacionar o carro. Local muito agradável, possui um bar.

Prainha - Foto
Praia do Jabaquara

Praia extensa com acesso pelo caminho que vai ao Forte Defensor Perpétuo. É famosa por suas lamas medicinais. Praia ideal para velejar, andar de pedalinho, caiaques e SUP. Boa para crianças pois não possui ondas. Tem muitos quiosques e barzinhos ao longo da praia.

Praia do Jabaquara - Foto
Praia do Jabaquara – Praia extensa com acesso pelo caminho que vai ao Forte Defensor Perpétuo. É famosa por suas lamas medicinais. Praia ideal para velejar, andar de pedalinho, caiaques e SUP. Boa para crianças pois não possui ondas. Tem muitos quiosques e barzinhos ao longo da praia.

O que fazer em Paraty

Abaixo você verá os melhores pontos turí­sticos de Paraty. Programe seus passeios:

Centro histórico de Paraty

O conjunto colonial de Paraty está cercado de histórias interessantes: atribui-se à maçonaria o desenho das ruas, enquanto a disposição dos prédios teria sido feita de modo a facilitar a defesa da cidade de ataques piratas.

Além dessas curiosidades, oCentro Histórico apresenta atrações incrí­veis, como a Casa da Cultura, aIgreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, de 1873, a Igreja de Santa Rita, de 1722, e o Antigo Paço Municipal, do século 18, que foi restaurado e hoje abriga a Pinacoteca da cidade.

Algumas fotos do Centro Histórico:

Cachoeiras

A Serra da Bocaina revela muitas quedas d’água, como a Tobogã, em que uma grande pedra lisa forma um escorregador que deságua em um poço; a Pedra Branca, cujas quedas d’água terminam em piscinas naturais cercadas por pedras.

No local ainda existem vestí­gios de uma antiga hidrelétrica. Na Toca da Ingrácia, uma corda amarrada em árvore permite aos banhistas se jogarem nos poços naturais.

Cachoeiras de Paraty - Foto
Cachoeiras de Paraty
Alambiques

A cidade foi uma das maiores produtoras de cachaça no Brasil Colônia e no Império. Hoje ainda existem sete alambiques principais: o mais antigo é o Coqueiro, gerenciado pela mesma famí­lia há cinco gerações.

Aprecie também a bebida feita com capricho nos alambiques Engenho d’Ouro, Corisco, Paratiana, Pedra Branca, Maré Cheia e Maria Izabel.

Caminho do Ouro

Conhecido antigamente como “estrada da serra do facão”, o caminho serviu durante mais de três séculos para escoar ouro, café, escravos e cachaça. São 2,5 quilômetros de trecho aberto ao público na estrada, construí­da pelos escravos entre os séculos 17 e 19 a partir de trilhas indí­genas no meio da Mata Atlântica.

Ilhas

A maioria das ilhas de Paraty são um paraí­so exótico a ser explorado, onde os visitantes dispõem de várias atrações durante o dia: podem usufruir de passeios de barco para outras ilhas da região, ficar tomando sol, passear pela vegetação, andar pelas trilhas e ocasionalmente encontrar alguma preguiça, ou esquilos e macacos, sempre dispostos a uma brincadeira. Você pode ainda mergulhar junto a corais e à rica fauna marinha.

Ilhas de Paraty - Foto
Ilhas de Paraty

Cajaí­ba

O local reúne as praias do Pouso, Panema, Grande e Itaoca, interligadas por trilhas que margeiam os costões. Fica dentro da Reserva Ecológica da Juatinga e o acesso se dá por barco.

A praia do Pouso tem águas cristalinas, ideias para mergulho, deve seu nome ao padre José de Anchieta, que passou uma noite ali, na companhia de indí­genas, em 1563. Cajaí­ba ainda possui bons mirantes, como a Pedra da Miranda e o Farol da Juatinga.

Mapa de Localização

▶ Vai viajar? Então reserve aqui!

Você sabia que ao fazer uma reserva com um link aqui no nosso blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda a Naturam a produzir mais artigos de qualidade! Agradecemos imensamente a ajuda!

Deixe um comentário