Paraty RJ é uma cidade cidade colonial do litoral do Rio de Janeiro, considerada Patrimônio Histórico Nacional, e preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos.
No Centro Histórico de Paraty ainda se encontram na pavimentação das ruas as pedras “pés-de-moleque”, e nelas uma variedade enorme de restaurantes, bares, lojas de artesanato e comércio em geral.
A sensação que fica é a de uma viagem através do tempo ao Brasil Colonial, com toques de modernidade. O tráfego de automóveis não é permitido no centro.
A cidade é muito procurada por turistas brasileiros e estrangeiros, não só por sua arquitetura colonial mas também pelas belas praias de Paraty e passeios na Mata Atlântica, e por isso oferece uma grande variedade de charmosos Hotéis e Pousadas, e uma Gastronomia exuberante.
Hotéis e Pousadas em Paraty
A Naturam indica as pousadas e hotéis abaixo para sua estadia em, clique no link para conhecer e fazer sua reserva:
Pousada Literária de Paraty
Refúgio Tropical Pousada & Flats
Pousada Casa Colonial
Casa Turquesa – Maison D´Hôtes
Eliconial Pousada
Pousada Corsario Paraty
Pousada L’essence
Pousada Enseada do Jatobá
Pousada Magia Verde
Pousada do Príncipe
Pousada Eclipse
Villas De Paraty
CLIQUE AQUI E ACESSE A LISTA COMPLETA DE HOSPEDAGENS E IMÓVEIS PARA TEMPORADA EM PARATY.
Praias de Paraty
Paraty possui próximo a 60 praias, sendo algumas com acesso por carro e muitas com acesso apenas por barco. Praias belíssimas, como a Cachadaço com areias brancas, cercada de vegetação, a Praia do Sono e seu mar agitado, a enseada de águas calmas de Paraty-Mirim, as praias urbanas localizadas na região central (Pontal e Jabaquara).
Conheça algumas delas:
Praia da Conceição
Com a extensão de 200m, coqueiros e amendoeiras ornamentam o local. Águas transparentes, mornas, de tonalidade verde escuro.

Praia da Lula
Fica a 60 minutos de Paraty, entre as Praias Vermelha e da Conceição e é parada certa dos saveiros que saem a passeio. Com águas claras e tranquilas, é local ótimo para banho e snorkqueling.

Paraty Mirim
Enseada de águas calmas e cristalinas, areias brancas, rio e coqueiros tortos guarda ainda a simpática igrejinha de Nossa Senhora da Conceição, de 1757. Ainda no cenário, de ruínas de antigos casarões. O acesso é por barco ou carro – cerca de 10 km do Centro Histórico (via Rio-Santos, sentido São Paulo), com direito a uma reserva indígena no caminho.

Praia do Pontal
Localizada no bairro do Pontal, encontra-se bem próxima do Centro Histórico. Basta atravessar a ponte que liga os bairros. Pode ser visitada juntamente com o Forte Perpétuo. Do Forte se tem a vista para o Centro Histórico. É uma praia calma e agradável, possui bastante árvores, bares e balanços infantis. Também há pousadas e hostels bem próximos.

Praia dos Antigos
Localizada em uma área preservação ambiental é uma das praias mais bonitas de Paraty e região. Suas águas são geralmente mornas e cristalinas e as areias branca e fina. A mata atlântica completa esse cenário paradisíaco.

Praia dos Antiguinhos
É uma praia deserta perto da Praia do Sono em Paraty.

Praia do Sono
Apontada como uma das mais bonitas de Paraty, a praia do Sono é linda mesmo: água transparente, areia branquinha e fina e alguns barquinhos e casas de pescador na beira do mar. Nem precisa levar guarda-sol: as amendoeiras fazem sombra na areia.

Praia das Galhetas
Também conhecida como Saco das Galhetas, linda e surpreendente, mas não se parece nada com as nossas típicas praias tropicais, cheias de verde. Na verdade, ao atravessar a ponte sobre o rio e ter vista para o mar, pensa-se ter chego à alguma praia grega. Não tem areia, só pedras.

São Gonçalinho
É uma das praias mais tranquilas em Paraty. O mar é muito calmo, sem nenhuma onda. A praia é ideal para crianças.

Prainha
Chega-se a esta bela praia por uma trilha fácil que sai no canto esquerdo da Praia Grande. Há local para estacionar o carro. Local muito agradável, possui um bar.

Praia do Jabaquara
Praia extensa com acesso pelo caminho que vai ao Forte Defensor Perpétuo. É famosa por suas lamas medicinais. Praia ideal para velejar, andar de pedalinho, caiaques e SUP. Boa para crianças pois não possui ondas. Tem muitos quiosques e barzinhos ao longo da praia.

O que fazer em Paraty
Abaixo você verá os melhores pontos turísticos de Paraty. Programe seus passeios:
Centro histórico de Paraty
O conjunto colonial de Paraty está cercado de histórias interessantes: atribui-se à maçonaria o desenho das ruas, enquanto a disposição dos prédios teria sido feita de modo a facilitar a defesa da cidade de ataques piratas.
Além dessas curiosidades, o Centro Histórico apresenta atrações incríveis, como a Casa da Cultura, a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, de 1873, a Igreja de Santa Rita, de 1722, e o Antigo Paço Municipal, do século 18, que foi restaurado e hoje abriga a Pinacoteca da cidade.
Algumas fotos do Centro Histórico:
Cachoeiras
A Serra da Bocaina revela muitas quedas d’água, como a Tobogã, em que uma grande pedra lisa forma um escorregador que deságua em um poço; a Pedra Branca, cujas quedas d’água terminam em piscinas naturais cercadas por pedras.
No local ainda existem vestígios de uma antiga hidrelétrica. Na Toca da Ingrácia, uma corda amarrada em árvore permite aos banhistas se jogarem nos poços naturais.

Alambiques
A cidade foi uma das maiores produtoras de cachaça no Brasil Colônia e no Império. Hoje ainda existem sete alambiques principais: o mais antigo é o Coqueiro, gerenciado pela mesma família há cinco gerações.
Aprecie também a bebida feita com capricho nos alambiques Engenho d’Ouro, Corisco, Paratiana, Pedra Branca, Maré Cheia e Maria Izabel.
Caminho do Ouro
Conhecido antigamente como “estrada da serra do facão”, o caminho serviu durante mais de três séculos para escoar ouro, café, escravos e cachaça. São 2,5 quilômetros de trecho aberto ao público na estrada, construída pelos escravos entre os séculos 17 e 19 a partir de trilhas indígenas no meio da Mata Atlântica.
Ilhas
A maioria das ilhas de Paraty são um paraíso exótico a ser explorado, onde os visitantes dispõem de várias atrações durante o dia: podem usufruir de passeios de barco para outras ilhas da região, ficar tomando sol, passear pela vegetação, andar pelas trilhas e ocasionalmente encontrar alguma preguiça, ou esquilos e macacos, sempre dispostos a uma brincadeira. Você pode ainda mergulhar junto a corais e à rica fauna marinha.

Cajaíba
O local reúne as praias do Pouso, Panema, Grande e Itaoca, interligadas por trilhas que margeiam os costões. Fica dentro da Reserva Ecológica da Juatinga e o acesso se dá por barco.
A praia do Pouso tem águas cristalinas, ideias para mergulho, deve seu nome ao padre José de Anchieta, que passou uma noite ali, na companhia de indígenas, em 1563. Cajaíba ainda possui bons mirantes, como a Pedra da Miranda e o Farol da Juatinga.