Aventura e Ecoturismo Garopaba - Guia Completo!

Garopaba – Guia Completo!

Foto principal por: Alvaro Reguly

Você sabia que pertinho de Florianópolis existe uma pequena cidade com lindas praias, muitas opções de passeios pela natureza e ainda uma pitada de história?

E que tudo isso está ao seu alcance?

Estamos falando de Garopaba, que fica a apenas 101 km da capital catarinense!

Lá, você poderá ter contato com a natureza, avistar grupos de baleias, praticar o surfe e relembrar um pouco da arquitetura açoriana. É muita coisa bonita pra uma só viagem!

Garopaba, Santa Catarina foto
Garopaba, Santa Catarina. Foto: Paula Cristina

Garopaba era habitada pelos índios carijós e teve o primeiro contato com europeus em 1525, com o espanhol Dom Rodrigo de Acuña. No século XVII, seria colonizada pelos açorianos.

Hoje, sua economia gira em torno do turismo. Afinal, a cidade foi abençoada com praias inacreditáveis de bonitas, trilhas, cachoeiras e muita mata.

Quer conhecer essa joia do litoral catarinense? Então venha com a gente, que vamos apresentar a você nas próximas linhas um guia completo de Garopaba!

Você não vai se arrepender de ler – disponibilizamos aqui muitas fotos, dicas de o que fazer em Garopaba SC, com pontos turísticos incríveis, dicas de hotéis e pousadas, gastronomia, como chegar e muito mais.

Você precisa conhecer esse paraíso!

O que você encontra aqui:

O que fazer em Garopaba

O que fazer em Garopaba, SC foto
O que fazer em Garopaba (Praia do Rosa – vizinha de Garopaba). Foto: Renato Soares

Existem diversas opções de o que fazer em Garopaba, desde praias, passeios na natureza como trilhas, dunas, observação de baleias, até passeio urbanos, na cidade.

Portanto nós vamos te mostrar aqui os melhores passeios e pontos turísticos para serem visitados em Garopaba:

1 – Praias de Garopaba

Praias de Garopaba, SC foto
Praias de Garopaba, SC

Não há como iniciar um guia sobre uma cidade litorânea conhecida pelo ecoturismo sem falar de praias, não é mesmo?

Por isso, vamos às principais praias de Garopaba!

1.1 – Praia da Ferrugem

Praia da Ferrugem, Garopaba, Santa Catarina. foto
Praia da Ferrugem, Garopaba, Santa Catarina. (Ita Kirsch e Simone Blauth/Wikimedia Commons)

Uma praia com ótimas ondas para surfistas de um lado, e piscinas naturais que agradam toda a família de outro? E muitos bares que bombam à noite e atraem a galera mais jovem?

Estamos falando da Praia da Ferrugem, que na década de 1980 foi descoberta como um paraíso hippie e soube aproveitar bem essa fama para desenvolver uma bela estrutura.

É possível aproveitar esse lugar de muitas formas. Sendo surfista? É claro. Sendo apenas um banhista que se diverte nas piscinas naturais? Também. Sendo um jovem que quer simplesmente beber bons drinks e relaxar nas areias? Mais ainda.

Lagoa da Ferrugem, Garopaba - SC foto
Lagoa da Ferrugem, Garopaba – SC. Foto: Renato Soares

Claro que o mar é bastante bravo do lado contrário ao das piscinas naturais, então tome cuidado!

E também não exagere no álcool nas festas que bombam a praia à noite. É o principal point de agito de Garopaba!

O acesso à Praia da Ferrugem é feito pela rodovia SC-434. Ela fica a 8 km do centro da cidade.

1.2 – Praia Garopaba (Praia Central)

Praia de Garopaba - Santa Catarina foto
Praia de Garopaba. Foto: Ricardo Junior (www.ricardojuniorfotografias.com.br)

Como o nome já sugere, essa praia é a mais centralizada (portanto, urbana) de Garopaba. O acesso é feito pela avenida principal da cidade.

Isso também significa uma praia com bastante infraestrutura, onde predomina uma rede hoteleira desenvolvida, bem como maiores opções de quiosques, ambulantes e comidas de forma geral.

A orla é bastante extensa e, no verão, acomoda uma miríade de guarda-sóis. Por ser a mais urbana e de mais fácil acesso da cidade, a Praia Garopaba é a que mais tem famílias entre seus principais turistas.

As águas aqui são bem mais calmas que na Praia do Ferrugem. A prática do surfe dá lugar a outras tranquilas, como a do stand up paddle.

Há intensa atividade de pesca, mas você pode nadar sem maiores problemas. Com um mar que não é bravo, a família toda se diverte com mais tranquilidade.

E nem sequer há necessidade de pegar estrada para voltar a seu hotel depois. A Praia Garopaba, portanto, é para quem quer tranquilidade sem abrir mão do conforto da presença urbana!

1.3 – Praia do Silveira

Praia do Silveira - Garopaba foto
Praia do Silveira – Garopaba. Foto: Divulgação Pousada do Sol

O seu negócio é o surfe? Então você precisa conhecer a Praia do Silveira. Ela é considerada uma das melhores do mundo para a prática desse esporte!

Nós não estamos exagerando. As ondas são realmente ótimas para a prática do surfe e o lugar já foi escolhido como quinto melhor do mundo (e segundo do Brasil) pelos surfistas.

São constantes os campeonatos nacionais e internacionais de surfe na Praia do Silveira.

Hoje o público é mais diversificado! A infraestrutura dessa praia tem crescido a cada ano, com novos quiosques, restaurantes e pousadas. Os surfistas ainda predominam, mas famílias já a adotam também como um destino comum.

Isso porque a paisagem é exuberante, com a presença de vegetação rasteira e costões de pedras. E, ao fundo, um vilarejo ainda com características rústicas, com muitos pescadores e habitantes locais.

O acesso à Praia do Silveira é relativamente tranquilo: são apenas 3 km do centro, também pela SC-434.

1.4 – Praia do Gamboa

Praia do Gamboa - Garopaba foto
Praia do Gamboa – Garopaba. Foto: Paulo C T Bittencourt

Falamos sobre praia que atrai jovens para grandes festas, praia urbana, praia para surfistas. Mas e você, que gosta de natureza e tranquilidade, como fica?

Não se preocupe, também temos algo para você em nosso guia completo de Garopaba! É a Praia do Gamboa!

Distante 15 km do centro pela SC-434, o trajeto até ela já é de tirar o fôlego: há uma parte de serra, depois dunas, vales e um rio. A natureza realmente queria esconder bem a Gamboa!

Chegando lá, você não vai encontrar muita infraestrutura, nem sequer muita gente. É a mais vazia das quatro praias que já citamos. Normalmente, haverá alguns visitantes e os pescadores locais, sempre trabalhando.

O mar possui ondas fortes, apesar de nem tanto como a do Silveira. Não é recomendado, portanto, para banhistas inexperientes.

O maior destaque da Praia do Gamboa é o relaxamento que proporciona! Grandes espaços vazios de areia, natureza muito bonita… é só deitar e relaxar por horas!

1.5 – Praia da Barra

Praia Barra de Garopaba foto
Praia Barra de Garopaba

Partindo do centro de Garopaba, a Praia da Barra fica um pouco depois da Praia da Ferrugem. A distância é de aproximadamente 10 km.

O principal atrativo da Praia da Barra é a junção de um riacho com o mar, formando uma grande piscina natural que é muito bonita e gostosa para a natação. Por ser rasa, pode ser explorada por pessoas de todas as idades!

É um lugar ainda com natureza bastante intocada. Não são muitos os visitantes, o que também gera uma excelente opção para quem quer tranquilidade, longe do movimento existente nas praias mais badaladas!

Você poderá apreciar a mata nativa, boiar na piscina natural e até mesmo se aventurar no mar. Tudo isso sem ser incomodado.

Quase não há infraestrutura na Praia da Barra, por isso, recomendamos que você leve alimentos e água caso pretenda passar um bom tempo por lá.

2 – Dunas do Siriú

Dunas do Siriú - Garopaba foto
Dunas do Siriú – Garopaba. Foto por Juliano Kessler.

Não mencionamos a Praia do Siriú no setor acima para não ficarmos repetitivos. Isso porque a principal atração do lugar é a beleza de suas dunas!

Para se ter uma ideia, essas dunas chegam a medir 30 metros de altura! E elas estão logo ali, coladas com o mar.

A Praia do Siriú faz parte do Parque Nacional da Serra do Tabuleiro, e é objeto de preservação por lei.

Dunas do Siriú - Garopaba foto
Dunas do Siriú – Garopaba. Foto por Adilson A Ribeiro (Panoramio)

Explorar essas dunas em um passeio será algo inesquecível. Ao terminar, você pode relaxar na praia, observando a bela mata que a cerca e também curtindo o mar.

Além de aproveitar a praia, mergulhando e tomando sol, há um atrativo extra na Siriú, que é causado justamente pelas dunas: a prática do sandboard!

Sandboard? Isso mesmo, é uma espécie de surfe na areia! Usando pranchas, as pessoas descem as dunas, que como já citamos, podem chegar a 30 metros de altura.

É similar ao snowboard, mudando apenas a superfície. E dentro dele, são várias as modalidades. Deu vontade de tentar? Garopaba e o Siriú te esperam!

3 – Observação de baleias-francas

Observação de baleia franca em Garopaba foto
Observação de baleia franca em Garopaba

Citamos até agora muitas atrações de verão. O sol e o calor são grandes parceiros para aproveitar uma praia, mas desaparecem no inverno. Ainda mais em Santa Catarina.

Só que Garopaba tem uma grande atração marítima nos seus meses de inverno: aparecem por lá muitas baleias-francas!

Esses grandes mamíferos costumam ir ao litoral catarinense entre os meses de junho e setembro. A visita faz parte do ciclo reprodutivo dos animais: as baleias fêmeas dão a luz e amamentam seus filhotes por lá, já que ficam assim mais distantes de predadores.

Anualmente, são vistas em média 109 baleias-francas no litoral catarinense! Garopaba e a vizinha Imbituba são os principais pontos de avistamento.

Em Garopaba, a Praia do Gamboa é a mais comum para observar as baleias. E existem passeios de barco regulamentados que te levam até bem perto delas!

Não se preocupe, os passeios são regulamentados pela APA, associação protetora dos animais, e são totalmente amigáveis com a natureza, além de seguros.

Você conseguirá fazer esses passeios na temporada de baleias e eles devem custar, dependendo da empresa, entre R$ 80 e R$ 150 por pessoa. Imperdível!

Conheça as empresas que fazem o passeio clicando aqui.

4 – Trilhas

Trilhas em Garopaba foto
Trilhas em Garopaba (Praia da Silveira). Foto: bairrosfelipe

Você é um aventureiro que gosta de explorar trilhas pela mata e chegar a destinos com vistas extraordinárias? Tudo bem, Garopaba também será capaz de te agradar!

São duas as principais trilhas da cidade, mais recomendadas para quem é fã dessa atividade. E a principal delas é a Trilha da Pedra Branca. A vista será maravilhosa e no final a recompensa será ótima!

Para acessá-la, é preciso pegar uma pequena entrada na SC-434, logo após a Ponte da Encantada. São quase duas horas de percurso, sendo que o final é bastante complicado. Também é possível praticar rapel por lá!

A trilha é em subida e te levará a um mirante com vista maravilhosa de Garopaba e da vizinha Imbituba! É possível enxergar boa parte das praias da região a partir dele.

Outra opção é a Trilha da Vigia. Ela liga as praias da Preguiça e do Silveira.

É um caminho por pedras que pode ser um pouco complicado para quem não tem costume de percorrer trilhas, mas que também é recomendada por desbravar a mata atlântica e render contato com lindas paisagens!

Pronto para encarar as trilhas de Garopaba?

5 – Cachoeiras

Cachoeira do Siriú - Garopaba foto
Cachoeira do Siriú – Garopaba

Não é apenas de água salgada que uma cidade paradisíaca se faz! Apesar de ter lindíssimas praias, Garopaba também te dá ótimas opções para se banhar nas águas de uma cachoeira.

São três as principais cachoeiras de Garopaba: Encantada, do Siriú e do Macacu.

Cascata Encantada - Garopaba foto
Cascata Encantada – Garopaba. Foto: Paulo Lopes

A Cascata Encantada fica quase na divisa com Imbituba. Conta com excelente infraestrutura: há playground, restaurante, bar e cantinho para churrasco. Por isso, tem um custo de R$ 15 a diária por pessoa.

Cachoeira do Siriú – Garopaba

Próxima à Praia do Siriú e às dunas, a Cachoeira do Siriú também conta com um pequeno bar e restaurante no local, mas ele nem sempre está aberto. A queda d’água é pequena e muito gostosa!

Cachoeira do Macuco Garopaba foto
Cachoeira do Macuco Garopaba

A principal infraestrutura é a da Cachoeira do Macacu. Foi construído ali em volta um verdadeiro centro de divertimento! Há restaurante, piscinas, tirolesa, paredão de escalada e muito mais…

Essa também é a mais próxima do centro: são apenas 5 km. O acesso é bastante tranquilo até para quem não conhece a cidade!

O valor da visita também é de R$ 15, podendo subir caso haja uso de alguma das atrações extras.

Centro Histórico de Garopaba foto
Centro Histórico de Garopaba. Foto: Renato Soares

A Garopaba urbana

Garopaba não é uma grande cidade. Se você busca uma profusão de opções culturais ou aquele tradicional fervo das metrópoles, não é para você.

Mas se além das praias, a ideia é conhecer um pouco da história local e ter contato com lindas imagens, aí sim, você conseguirá!

Portanto, não poderíamos deixar de falar das atrações urbanas de Garopaba:

6 – Morro da Embratel – Mirante

Morro da Embratel  (Mirante) - Garopaba foto
Morro da Embratel (Mirante) – Garopaba.

Que tal um mirante de fácil acesso, com uma linda vista de praticamente toda a região e disponível para visitação a qualquer horário?

O Morro da Embratel fica a apenas 3 km do centro da cidade e também é bastante próximo às Dunas do Siriú. Você pode escolher se pretende subi-lo a pé, o que pode ser muito cansativo para alguns, ou de carro.

Lá em cima, a vista é espetacular! É possível enxergar até mesmo Florianópolis, já que a capital catarinense não está assim tão distante. A maior parte das praias de Garopaba é bastante reconhecível.

O clima do lugar é bem romântico. Muitos casais vão ali para namorar e há grupos de jovens que buscam se divertir. Durante o dia, é possível encontrar empresas que oferecem serviços como o vôo livre.

Você não pode ir embora de Garopaba sem apreciar essa visão! E caso seja um programa do seu agrado, fazer um belo piquenique por ali e passar um dia inteiro encantando seu olhar com o litoral catarinense.

7 – Igreja Matriz São Joaquim

 Igreja Matriz São Joaquim - Garopaba foto
Igreja Matriz São Joaquim – Garopaba

Como já mencionamos, Garopaba foi colonizada por açorianos que chegaram no século XVII. Eles trouxeram consigo muitas características locais. Entre elas, a religião e a arquitetura.

A Igreja Matriz São Joaquim não é tão antiga: data de 1846. Ainda assim, conta com essa característica açoriana, levando os visitantes de Garopaba a um outro tempo e um outro lugar.

Já foram duas reformas desde então. Apesar disso, as características permanecem. A igreja está no centro da cidade, em lugar de destaque: em frente ao Oceano Atlântico.

Isso mesmo, estamos falando de uma igreja com vista para o mar!

O endereço é Praça 21 de Abril, sem número. A visitação pode ser feita a qualquer dia da semana, nos horários convencionais de funcionamento da igreja.

E em meses festivos, há eventos religiosos tradicionais, como quermesses e festas juninas, tornando ainda mais acolhedor o ambiente até mesmo para quem não segue a religião católica.

Mesmo que você não a visite, certamente notará a sua presença, ali perto da praia!

8 – Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Gruta Nossa Senhora de Lourdes - Garopaba foto
Gruta Nossa Senhora de Lourdes – Garopaba. Foto: Rota-18

A cidade de Garopaba cresceu em volta da Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Foi a partir dali que as construções começaram a ser erguidas e que a civilização se desenvolveu.

Mas essa gruta é bastante pequena e singela. Uma estrutura que hoje serve como turismo histórico e religioso, impressiona por sua simplicidade.

O caminho para a gruta é bastante bonito, com uma escadaria levando a ela. No fundo, imagens religiosas que permitem às pessoas terem os seus momentos de fé.

E claro, tudo isso bem perto da praia. A Gruta Nossa Senhora de Lourdes também está localizada no centro histórico e é vizinha do mar. É outra oportunidade para apreciar uma vista linda enquanto se faz um turismo histórico e religioso!

9 – Visitar a Praia do Rosa

Praia do Rosa, Garopaba - SC foto
Praia do Rosa, Garopaba – SC. Foto: Renato Soares

A Praia do Rosa na realidade está localizada em Imbituba, mas como esta a apenas 15km de Garopaba, com toda a certeza vale a visita à essa ilustre praia vizinha.

É perfeita para aqueles que procuram um lugar mais rústico para ter contato total com a natureza.

A praia é dívida em: Rosa Sul, a parte mais estruturada onde ficam a maior parte dos bares e restaurantes à beira-mar, as ondas são menores e é muito procurado por famílias; já na Rosa Norte, há menos estrutura, com poucos quiosques, mas ondas bem maiores, sendo a parte mais frequentada por surfistas e galera jovem.

Aliás, a Praia do Rosa já foi eleita uma das 30 praias mais bonitas do mundo e uma das 10 mais belas do Brasil. Vale ou não vale a pena dar uma passadinha por lá?

Gastronomia em Garopaba

Gastronomia em Garopaba foto
Gastronomia em Garopaba

Apesar de ser uma cidade pequena, Garopaba não decepciona com a sua gastronomia. Isso se deve, é claro, ao elevado número de turistas que recebe.

Como é uma cidade litorânea, a principal característica é o consumo dos frutos do mar. Se você é fã de camarões, lulas, ostras e afins, vai se deliciar!

Esse consumo pode ser feito tanto com o pé na areia, em belas porções nos quiosques da praia, ou em restaurantes mais sofisticados, que podem proporcionar um belo jantar romântico ou em grupo!

Se você não é tão fã dos frutos do mar, não se preocupe. Há várias outras opções: culinária brasileira, italiana, árabe, panquecas, pastéis… seu paladar certamente será bem tratado.

Quanto à vida noturna, como já mencionamos, é na Praia da Ferrugem que ela acontece. Os melhores barzinhos e festas da cidade estão por lá!

Onde se hospedar? Hotéis e Pousadas em Garopaba

Hotéis e Pousadas em Garopaba foto
Hotéis e Pousadas em Garopaba. (Hotel Pousada da Lagoa)

Garopaba tem várias opções de hospedagem – são diversos hotéis e pousadas que abrangem todos os gostos e bolsos.

Seja você um jovem mochileiro que quer apenas uma cama (ou uma barraca?) para dormir, seja você um casal buscando um pouco de conforto, ou seja você um turista em busca de luxo, será possível encontrar.

Há opções de pousadas bastante chiques na cidade e até mesmo de um hotel quatro estrelas. Por outro lado, são muitos os campings e albergues que permitem passar a noite por um preço módico.

É claro, você também pode optar por alugar quartos ou apartamentos inteiros em lugares não dedicados exclusivamente à hotelaria. É uma forma de se integrar mais à cidade e ao seu dia a dia.

Como é uma cidade do litoral catarinense, a procura por hospedagem em Garopaba é bem maior nos meses de verão. Ela não desaparece no inverno, como mencionamos, porque muitos desejam praticar o ecoturismo.

Por isso, reserve com antecedência! Assim, você terá um cantinho que cumpre com todas as suas expectativas.

Clique aqui para ver diversas opções de hospedagens no Booking.com, ou se preferir, dê uma pesquisada através do box abaixo:

Booking.com

Como chegar

Garopaba, Santa Catarina foto
Garopaba, Santa Catarina

Garopaba está localizada às seguintes distâncias de cidades importantes:

  • Florianópolis – 80 km
  • Porto Alegre – 411 km

Por ser tão próxima à Florianópolis, a cidade tem seu acesso bastante facilitado. Para quem quer ir de outros estados brasileiros, basta pegar um avião à capital catarinense e em seguida fazer um pequeno percurso até Garopaba!

Vale lembrar que o estado de Santa Catarina também tem o aeroporto de Navegantes, esse mais distante: 187 km.

Se você está em Florianópolis e quer visitar a cidade, é possível pegar um ônibus com facilidade. Existem diversas saídas diárias e o valor fica abaixo de R$ 30.

Caso a opção seja ir de carro, o trajeto é simples pela BR-101 e, após isso, SC-434. A distância de 80 km resulta em uma viagem de menos de duas horas. Ideal até mesmo para um bate-volta!

Conclusão

Garopaba, Santa Catarina foto
Garopaba, Santa Catarina. Foto: Divulgação Pousada do Sol

Louco para conhecer Garopaba? Como não ficar, não é mesmo? São tantas praias bonitas e atrações de ecoturismo que agradam a todas as tribos…

Especialmente se você é um praticante do surfe ou se quer apreciar o espetáculo proporcionado pelas baleias-francas, a cidade é um destino único. Paradisíaco!

No inverno ou no verão, te receberá de braços abertos. E você terá mais essa viagem para recordar por toda a sua vida.

Gostou desse guia de Garopaba? Achou que ficou faltando alguma coisa? Quer fazer sugestões ou críticas? Não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários!

Seus comentários são muito importantes para a gente e nos fazem continuar produzindo guias sobre os destinos maravilhosos do planeta. Se você já foi para Garopaba ou ainda quer ir, com certeza tem algo a nos contar!

Aproveite também para compartilhar esse guia com alguém que você gostaria de levar para conhecer Garopaba em SC!

Agora se você gostou de Garopaba, você provavelmente também irá gostar de Florianópolis, uma cidade a apenas 90km de Garopaba, com diversas praias paradisíacas e hotéis e pousadas para todos os gostos.

Ainda em Florianópolis há uma outra praia que já foi considerada uma das mais bonitas do Brasil, a Praia Lagoinha do Leste.

E se você tiver Pinterest, você pode salvar o pin abaixo para garantir que você nunca perca o nosso Guia de Garopaba:

Garopaba – Fotos, Praias, O que fazer, Hotéis e Pousadas

Veja alguns destinos indicados:

  • Ubatuba, tem mais de 100 praias entre o continente e as ilhas! Descubra as belezas naturais de Ubatuba e ainda veja dicas de Pousadas, Hotéis e Hospedagens, restaurantes e atrações como os Passeios de Escuna, Projeto Tamar, Aquário, Ilha das Couves, e outros.
  • Juquehy, considerada a praia mais sofisticada do sul de São Sebastião tem um visual lindo e possui Hotéis e Pousadas super completos.
  • Miami, um destino espetacular dos Estados Unidos tanto para compras como para diversão. Veja mais de 25 dicas de o que fazer em Miami.

Avatar
Naturamhttps://naturam.com.br
O cerne de nosso trabalho consiste em fazer verdadeiros Guias das Cidades e Destinos do Brasil e do mundo, sempre buscando o verdadeiro turista no Brasil e até no exterior, com informações consistentes e frequentemente atualizadas. Encontre em cada destino as melhores opções de hospedagem, restaurantes e passeios.

Confira passeios incríveis pelo Brasil:

Inscreva-se para receber novidades!

Seja o primeiro a receber nossas dicas de destinos e viagens pelo Brasil e pelo mundo e ainda diversas promoções e descontos!

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Postagens mais recentes

Os mais vistos

Melhores praias para família em Ubatuba foto

As 20 melhores praias de Ubatuba para família – Lista completa

Qual a melhor praia de Ubatuba para ir com a família? Pensando nisso criamos uma lista com 20 praias pra você escolher qual a melhor pra você e sua família!
Campos do Jordão - Dicas de o que fazer foto

Campos do Jordão

Campos do Jordão esta localizado no interior de São Paulo e é um dos principais destinos turísticos de inverno do Brasil. Conhecida como a “Suíça Brasileira” devido suas belas construções europeias e pelo seu clima mais frio que a média brasileira...
Festival de Inverno de Campos do Jordão - Programação foto

Programação Festival de Inverno de Campos do Jordão

Veja aqui a Programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão. A Fundação Osesp administra o Festival com Marcelo Lopes na Direção Executiva, Arthur Nestrovski na Direção Artística e Marin Alsop como Consultora Artística. Fabio...
Iguape, Litoral Sul SP - Foto

Iguape – Guia Completo

Iguape é uma cidadezinha com construções históricas, cercada da natureza e possui diversas atrações. Veja dicas de o que fazer, pousadas, ecoturismo, praias, trilhas, festas, eventos, culinária e muito mais!
Capitólio, Minas Gerais (MG) foto

Capitólio Minas Gerais – Tudo o que você precisa saber!

Já pensou em reservar uns dias das suas férias para renovar as energias em um íntimo contato com a natureza às margens de um dos maiores lagos artificiais do mundo e aos pés de maravilhosas...