Morretes

0
Morretes - PR - Foto
Morretes - PR

Algumas das estradas mais bonitas do país são as que levam a Morretes, cidadezinha do litoral paranaense famosa pelas construções históricas e pelo Barreado, um prato típico da região. Partindo de Curitiba, pode-se ir de carro ou de trem. A primeira opção é via Estrada da Graciosa – e o nome já diz tudo!
Andar pelas estreitas ruas de Morretes é encontrar a história, a cultura as belezas naturais e a tradição em um só local. A natureza desta pequena cidade do litoral do Paraná é encantar a todos que por ela passam.
Seu povo acolhedor recebe a todos os visitantes de braços abertos. Não é a toa que até o Imperador Dom Pedro II já pernoitou em um de seus antigos casarios.
Chegar em Morretes é estar de bem com a vida. Estar em Morretes é descobrir um local único e inesquecível.
Venha também descobrir por que Morretes é naturalmente encantadora.

Atrações Principais

Uma vez em Morretes, conheça os muitos atrativos da cidade fundada pelos jesuítas em 1733, às margens da baía de Paranaguá. No centro, os destaques são as construções históricas bem-preservadas e que hoje abrigam museus e espaços culturais. Já nos arredores, a natureza oferece uma gama de atividades radicais, como as caminhadas pela serra do Mar que levam aos saltos dos Macacos e da Fortuna; os trekkings no Parque Estadual do Marumbi; e o bóia-cross pelas águas geladas do rio Nhundiaquara.

PASSEIO DE TREM
O passeio de trem pela Serra do Mar é uma experiência inesquecível e um dos tours mais conhecidos e desejados do Brasil.  A construção da estrada de ferro é uma obra prima da arquitetura, concluída em mais de cinco anos. No trajeto, você terá a oportunidade de passar por diversos túneis, viadutos e pontes, ver a natureza de perto, sentir o cheiro das flores, ver lindas paisagens, como rios e cachoeiras e trechos preservados da Mata Atlântica. O passeio é demorado, mais de 3 horas de duração e monitorado por guias especializados que narram durante a viagem toda a história e as principais atrações. É ideal para casais, famílias e grupos da terceira idade.

Passeio de trem em Morretes - Foto
Passeio de trem em Morretes

GASTRONOMIA EM MORRETES
É uma cidade famosa por seus restaurantes, que vendem um prato típico da região.
Um das grandes atrações gastronômicas da cidade é o Barreado, que foi criado em Açores e trazido para a região pelos portugueses há mais de 300 anos.
O município recebe diariamente turistas de todo o Brasil, e mesmos estrangeiros, interessados em conhecer a iguaria. O Barreado é preparado em panela de barro e feito com pedaços de carne e farinha de mandioca. O cozimento dura entre três e 12 horas e o prato, de dar água na boca, é servido acompanhado por banana da terra e laranja.

Barreado - Prato típico de Morretes - Foto
Barreado – Prato típico de Morretes

RIO NHUNDIAQUARA
Ponto de visita obrigatória, uma linda e famosa paisagem de Morretes é a do Rio Nhundiaquara que corta a cidade e é envolto por construções colônias e por uma rica e refrescante vegetação. Em língua indígena nhundi significa peixe e quara, significa buraco. O Rio serviu como primeira via natural de penetração, ligando o litoral ao planalto. Anteriormente denominado “Cubatão”, contribuiu economicamente para o desenvolvimento da cidade de Morretes. É navegável em aproximadamente 12 km, e permite a prática de esportes como canoagem, rafting, bóia-cross e pescarias proporcionando uma ótima opção para todos os estilos.
Serve de paisagem para quem esta na praça (coreto) e nos restaurantes nas duas margens.

Rio Nhundiaquara - Foto
Rio Nhundiaquara

ESTRADA DA GRACIOSA
São 33 quilômetros de curvas, paralelepípedos e paisagens panorâmicas que descortinam encostas floridas, mata Atlântica, picos e cachoeiras. De tão encantadora, a estrada inaugurada em 1873 é pontilhada por mirantes para que os viajantes possam apreciar o visual e tirar fotografias. Vale aproveitar as parada também para comprar deliciosas balas de banana, além de cachaça e mel.

Estrada da Graciosa - Foto
Estrada da Graciosa



Booking.com

Mapa de Localização

COMPARTILHE

Deixe sua opinião