Praia do Guaiúba Guarujá

Naturam » Tipo de Viagem » Praia » Praia do Guaiúba Guarujá | Comentários

A Praia do Guaiúba no Guarujá é sem dúvida considerada uma das mais belas da cidade, principalmente por ser cercada por rica vegetação da Mata Atlântica e mar de águas transparentes.

Além disso, é ideal para quem deseja fugir de movimento e relaxar num ambiente bastante familiar.

Dessa forma, criamos para você um guia com tudo o que precisa saber sobre a Praia do Guaiúba Guarujá, com dicas de o que fazer, dicas de hotéis e pousadas, como chegar, e claro, muitas fotos – então continue lendo!

Mas antes, que tal ter um vislumbre dessa linda praia? Assista o vídeo a seguir:

Inscreva-se no nosso canal do Youtube – vídeos de destinos e lugares para viajar!

O que você encontra aqui:

▶ Conheça nosso guia do Guarujá, no Litoral Sul de SP, com mais dicas de o que fazer, informações de praias e fotos.

Sobre a Praia do Guaiúba Guarujá

Foto da Praia do Guaiúba Guarujá - Naturam

Como mencionamos anteriormente, é considerada uma das praias mais bonitas do Guarujá, e não é por nada!

Um dos principais motivos para isso é o fato de que a Guaiúba está um pouco mais afastada do centro, e portanto, preserva um pouco mais sua vegetação, possibilitando uma beleza natural exuberante.

E o melhor é que, apesar de mais afastada, ela não fica tão longe do centro, e está próxima também de duas outras praias do Guarujá de grande fama.

Então, para ser mais específico, a Praia do Guaiúba está situada ao sul do Guarujá, a apenas 4 km do centro (Pitangueiras), a 3,5 km da Praia das Astúrias, e tem como vizinha do lado esquerdo a Praia do Tombo.

Praia do Guaiuba Guarujá - Naturam

Tem como principais características costões rochosos mar de águas calmas.

O mar tranquilo combinado com a larga faixa de areia torna a Guaiúba uma praia muito frequentada por famí­lias, já que crianças pequenas podem brincar no mar e na areia com maior segurança.

Embora geralmente seja uma praia com menos movimento (principalmente se compararmos as suas vizinhas do centro), a Praia do Guaiúba costuma encher bastante tanto na alta temporada e feriados, quanto em fins de semana de calor e sol.

Afinal, graças a sua beleza vem ganhando fama, e com isso, mais visitantes.

Portanto, se quiser conhecê-la mais vazia, recomendamos fugir de perí­odos de maior movimento.

Infraestrutura

Foto da Praia do Guaiúba Guarujá - Naturam

A Praia do Guaiúba garante para seus visitantes muita comodidade e lazer!

Antes de mais nada, uma das primeiras coisas que reparamos ao chegar na praia são os restaurantes (bares de praia), localizados no calçadão acima do nível na areia, onde você pode aproveitar uma incrível refeição com uma linda vista da praia.

Praia do Guaiuba Guarujá - Naturam

Já na areia, apesar de não haver quiosques, conta com diversas barracas que servem deliciosas porções e bebidas geladas, assim como cadeiras e guarda-sol.

Quanto a infraestrutura hoteleira, podemos fizer que não é muito grande, contando principalmente com casas de veraneio.

O mesmo acontece em relação aos estabelecimentos de comércio, dessa forma, para ter acesso a um leque maior de serviços (bancos, farmácias, postos de gasolina) é necessário se deslocar para as praias vizinhas, a Praia das Astúrias e a Praia das Pitangueiras

Outra preocupação é onde parar o carro – na Praia do Guaiúba você pode parar o carro nas ruas do bairro e ir andando até a praia, mas há também alguns estacionamentos pagos que oferecem duchas para seus clientes (uma ótima notí­cia para pessoas que gostam de fazer um bate e volta no Guarujá).

Os preços podem variar de acordo com a época do ano, mas custam cerca de 30 reais o dia.

O que fazer na Praia do Guaiúba

Praia do Guaiuba Guarujá - Naturam

Na praia em si encontramos muita opção de lazer, mas uma grande vantagem de estar na Guaiúba é o fato de que esta também fica muito próxima de diversos outros atrativos do Guarujá.

Dessa forma, não faltam opções de o que fazer na Praia do Guaiúba.

Continue lendo para ver todas as nossas dicas:

1. Atividades na praia

Praia do Guaiuba Guarujá - Naturam

Sem ter que ir muito longe, na própria praia existem muitas opções de lazer e diversão.

Sendo assim, nossa primeira dica é aproveitar o mar sem ondas para praticar stand up paddle e canoagem.

Inclusive, não tem problema se você não possuir os equipamentos pois na própria praia encontramos pontos de aluguel de pranchas e caiaques.

Outra atividade muito comum no Guaiúba é o mergulho.

Contudo, se você quiser praias para surfar no Guarujá, a Guaiúba não é uma boa opção – neste caso recomendamos a Astúrias e a Praia de Pernambuco.

Por fim, apesar de não ser uma praia extensa, não poderíamos deixar de recomendar um delicioso passeio contemplativo indo até os dois cantos da praia.

Sem contar ainda que não faltarão opções de deliciosas comidas e bebidas sendo vendidas, o que te ajudará a desfrutar ainda mais o momento.

2. Visitar mirantes

Foto O que fazer no Guarujá - Mirante Caixa D'agua
Foto: Rogerio Cassimiro.

A cerca de apenas 3,6 km do Guaiúba encontramos um mirante que deve constar no roteiro quando você for para a Praia do Guaiúba Guarujá.

Estamos falando do Mirante do Morro das Galhetas, localizado no lado esquerdo da Praia do Tombo, entre a Praia do Tombo e a Astúrias.

Em resumo, o Mirante do Morro das Galhetas é o famoso mirante de vidro, que oferece uma linda panorâmica da Praia das Astúrias.

Visual absolutamente imperdí­vel!

Foto Praia do Tombo Guarujá - Naturam
Vista do Mirante do Morro das Galhetas

Mas vale lembrar que este mirante pratica turismo sustentável, e por isso é solicitada a doação de 1km de alimento não perecível por pessoa na entrada.

Há vagas para estacionar o carro, no entanto vale o aviso de que fica bastante cheio em determinados horários, principalmente no fim da tarde.

O acesso aos mirantes fica atrás do mercado de peixes no bairro das Astúrias.

Enfim, não deixe de levar sua câmera para tirar lindas fotos e guarde um tempo para admirar o visual! 

3. Conhecer o Forte dos Andradas

O que fazer no Guarujá - Forte dos Andradas
Sturm / CC BY-SA

Guarujá tem um passado histórico riquí­ssimo e próximo da Praia do Guaiúba você tem fácil acesso à uma pequena parte de seu passado.

O Forte dos Andradas, inaugurado em 1942, foi preparado para resistir à intensos ataques aéreos.

É totalmente cravado na rocha e construí­do a aproximadamente 300 metros do ní­vel do mar.

Compõe-se de um complexo sistema de túneis de concreto, câmaras e elevadores que permitem a movimentação dos soldados e da munição.

Considerado o último forte construí­do no Brasil, hoje constitui-se numa exuberante atração turí­stica, mantida pela 1 ª Brigada da Artilharia Antiaérea.

O forte está localizado depois da Praia do Tombo e antes do Guaiúba, no Morro do Monduba, e seu acesso é monitorado e agendado previamente.

Para agendar o passeio, preencha o formulário no site da 1 ª Brigada da Artilharia Antiaérea.

4. Curtir a noite

Foto Praia das Astúrias Guarujá

Depois de um dia na praia, ao anoitecer, certamente nosso vontade é de sair, comer em um delicioso restaurante, tomar um gelado sorvete de sobremesa, ou saborear uma cerveja gelada com uma porção salgada, não é mesmo?

Bem, a Praia do Guaiúba não possui comércio, como mecionamos anteriormente, e portanto você não vai encontrar nada disso por lá.

Mas a boa notícia é que, bem perto dali, nas praias do Tombo, Astúrias e Pitangueiras, tudo isso é possí­vel!

A Praia do Tombo é famosa por ter uma noite agitada, não faltarão opções de restaurantes e bares para visitar. Os quiosques também se tornam uma ótima opção de passeio a noite, muitos com música ao vivo.

Depois temos a Praia das Astúrias, onde encontramos algumas opções de restaurantes assim como a Feira de Artesanatos da Praia das Astúrias, local onde você pode aproveitar para levar lembranças de sua visita ao Guarujá.

Por fim, outros pontos de badalação no Guarujá são a Pitangueiras e Enseada, localizadas mais ao norte, não muito distantes da Praia do Guaiúba, mas repletos de restaurantes, bares, shoppings e galerias.

5. Visitar Praias Próximas

Foto Praia do Tombo Guarujá - Naturam
Praia do Tombo

Mesmo estando hospedado na Praia do Guaiúba, nada te impede de sair um pouco para explorar outras praias do Guarujá.

Sendo assim, a primeira praia que você pode conhecer fica no lado esquerdo da Praia do Guaiúba, a Praia do Tombo, uma praia com ótimas ondas para o surf e muito frequentada pelo público jovem.

Depois da Praia do Tombo, ao norte, temos a Praia das Astúrias, uma linda praia de mar calmo, ótimo para praticar stand up paddle e com ambiente muito familiar.

Seguindo mais ao norte, passando da Astúrias, chegamos na Praia das Pitangueiras, uma praia extensa, ainda mais urbanizada e movimentada que a Astúrias, possuindo um mar com ondas, de águas claras, areia fofa e forte estrutura.

E por último, depois da Praia da Pitangueiras, temos então a famosa Praia da Enseada – outra praia bastante extensa, muito movimentada, excelente infraestrutura e balada a noite.

▶ Conheça todas as Praias do Guarujá em ordem geográfica, desde as mais famosas e movimentadas às praias mais isoladas e desertas.

Hotéis e Pousadas na Praia do Guaiúba

Praia do Guaiuba Guarujá - Naturam

Na Praia do Guaiúba encontramos, principalmente, casas de veraneio.

Ou seja, há poucas opções de pousadas por lá, mas de qualquer forma nós selecionamos algumas boas opções para vocês, com reserva garantida e segura pelo Booking:

Pousada Porto Paraí­so

P Em Cantos do Mundo

Agora, se por algum motivo você não conseguir hospedagem por lá, você pode optar por se hospedar nas praias vizinhas, como Tombo e Astúrias.

▶ Nós criamos uma lista com os melhores Hotéis e Pousadas no Guarujá, dessa forma você amplia sua oferta de hospedagens próximas à Guaiúba.

Além disso, você pode usar mais uma ferramenta – o mapa de pesquisas abaixo, onde você pode encontrar mais Hotéis e Pousadas em regiões próximas à Guaiúba e também chalés, flats, apartamentos e casas para temporada:

Booking.com

Como chegar na Praia do Guaiúba

Foto da Praia do Guaiúba Guarujá - Naturam

Primeiramente, precisamos saber como chegar no Guarujá, e chegar na cidade de Guarujá é mais fácil do que se imagina!

Distante a poucas horas das principais cidades do Estado de SP, a cidade possui acessos náuticos, aéreos e terrestres:

Localização

Guarujá localiza-se na Ilha de Santo Amaro, no litoral do Estado de São Paulo e é separada do continente pelo Canal de Bertioga e da Ilha de São Vicente pelo Estuário de Santos.

Indo de carro

Você tem acesso ao Guarujá através das seguintes rodovias:

  • Rodovia Cônego Domenico Rangoni (antiga Rod. Piaçaguera Guarujá)
  • a partir do entrocamento da Via Anchieta, em Cubatão.
  • Rodovia Rio-Santos, a partir do Litoral Norte Paulista
  • e pela Mogi-Bertioga

Balsas

  • Travessia Travessia Santos — Guarujá: Parte da Ponta da Praia em Santos.
  • Travessia Bertioga — Guarujá: Outro acesso é pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni, chegando a ilha através da Ponte do Monte Cabrão no Canal de Bertioga.

Indo de ônibus

Depois que chegar na rodoviária de Guarujá, pegue a informação do ônibus que vai para a Praia do Guaiúba (se não me engano, será o de número 61 ou 62).

Se necessário, peça para o motorista ou para o cobrador te avisar quando for pra descer, ou acompanhe o trajeto pelo Google Maps.

O que achou da Praia do Guaiúba no Guarujá?

Foto da Praia do Guaiúba Guarujá - Naturam

A Praia do Guaiúba no Guarujá é de fato uma praia um pouco mais rústica, com exuberante natureza, muito frequentada por famí­lias.

Mas e você, já conhecia a praia? O que achou dela?

Não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários, ela é muito importante para nós e também nos ajuda a criar guias cada vez melhores como este.

Ajude também nosso trabalho compartilhando essa página com as pessoas que você gostaria de levar para a Praia do Guaiúba Guarujá em suas redes sociais!

Guaiúba… mais uma praia encantadora do litoral paulista.

E antes de viajar, confira a Previsão do Tempo Guarujá.

Outros destinos recomendados

Foto da Praia do Guaiúba Guarujá - Naturam

Já que estamos falando do Guaiúba, por que não ter mais informações sobre essa incrí­vel cidade? Conheça nosso Guia Completo do Guarujá, no Litoral Sul de SP.

Aproveite também para conhecer outras praias do Litoral Sul, como Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruí­be, e mais ao sul ainda, Ilha Comprida, Cananéia e Iguape – todas com muitas dicas de o que fazer, como chegar, pousadas e fotos.

Se tiver curiosidade conheça também as melhores Praias do Litoral Norte SP, onde falamos sobre cidades como Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.

Caso você prefira a segurança de uma reserva com cancelamento grátis em boas opções de hotéis e pousadas, disponibilizamos tutoriais sobre como Como Funciona o Booking.com para você fazer reservas facilmente!

Assista o vídeo ao .lado e entenda Como Funciona o Booking.com, ou então, confira nosso artigo completo sobre o assunto clicando no botão:

Foto do autor
Autor
Conteúdo de qualidade para você viajar melhor! Nos dedicamos a criar conteúdos diferenciados e aprofundados sobre variados destinos e atrações - afinal, quanto mais informações temos sobre um lugar, melhores são as experiências.

6 comentários em “Praia do Guaiúba Guarujá”

  1. Amei a praia, fui em um final de semana, estava um pouco cheia,mas amei, gostaria de conhecer a praia saco do major, tem algum guia que possa nos levar 😍😍😍😍😍

    Responder
    • Sim, Guaiúba é linda demais! Ainda não conhecemos guias da região para indicar, mas se soubermos de algum voltamos aqui para comentar.

      Responder
  2. Amei Guaiuba!! 3a vez que volto lá, já elegi como minha praia favorita próximo SP !! Não vou mais para Litoral Norte , onde as praias são magníficas, mas é muito mais longe de SP !! Guaiuba é sossegada, mar calmo, com infraestrutura ótima, várias opções de restaurantes, e muito segura, pelo menos até agora, não há arrastões que estão acontecendo em Pitangueiras na alta temporada.

    Responder
  3. Adorei!! Levamos nossa Border Collie tomar um banho de mar!!
    Passeamos com ela em toda orla..
    Vale a pena conhecer também os quiosques e toda sua variada gama de petiscos.. Voltaremos muitas vezes, pois me interessei em adquirir um imóvel na área.

    Responder

Deixe um comentário