Mongaguá – Guia Completo

Naturam » Destinos » Mongaguá – Guia Completo

Sempre que chega um final de semana prolongado, feriado ou período de férias, não dá outra: o paulista faz as malas, pega o carro, desce a serra e vai curtir a praia! E um dos destinos mais procurados é Mongaguá.

Mongaguá é uma cidade de praias urbanizadas. Boa parte da vegetação foi retirada e deu lugar a casas e prédios.

Por isso, não é o melhor lugar para quem quer contato com a natureza, mas sim para quem quer continuar se sentindo urbano mesmo quando na praia. Se você não abre mão do seu conforto, visite!

Outro ponto de destaque da cidade é o incentivo à pesca. Como veremos nos itens seguintes desse guia completo de Mongaguá, são muitos os atrativos turísticos ligados à atividade.

É hora de conhecer as praias, as atrações turísticas, saber onde se hospedar e o que fazer nessa bela cidadezinha litorânea. Preparado?

Ao término da leitura, você poderá fazer seu roteiro de viagem para Mongaguá!

  1. Praias de Mongaguá
  2. O que Fazer em Mongaguá
  3. Gastronomia
  4. Hotéis e Pousadas
  5. Como chegar

As melhores praias de Mongaguá

Em Mongaguá não existem praias escondidas. Tudo é acessível tendo um carro para passear pela orla, usando transporte público, em passeios de bike pela orla plana e até em caminhadas contemplativas.

São 13 km de extensão de orla que se divide entre várias praias. Elas levam o nome dos bairros em que ficam, mas tem características bastante parecidas de infraestrutura, mar e areia.

Em quase todas, casas e prédios dominam os arredores. Você vai encontrar um pouquinho de natureza em alguns pontos específicos ou em áreas de preservação, como é o caso do Poço das Antas.

Mas vamos, então, às praias de Mongaguá!

Praia São Paulo

Mongaguá Praia São Paulo

Essa é a praia mais frequentada de Mongaguá. Durante a alta temporada, fica bastante cheia. Você irá notar que poucos são os espaços na faixa de areia e que o mar também tem grande concentração de pessoas.

Essa superlotação pode fazer com que ela eventualmente se torne imprópria para banho.

Mas é uma praia ótima para todas as pessoas e famílias! O mar não é muito agitado, o que faz com que todas as pessoas busquem seu cantinho. Os quiosques são muitos.

Você vai encontrar venda de comidas, bebidas, artigos esportivos, roupas de praia, artesanato e muito mais.

Entre tomar cervejas, jogar frescobol, fazer castelos de areia e comer uma bela porção de camarões, um ótimo dia pode acontecer na Praia São Paulo!

Balneário América

Mongaguá Balneário América

Como mencionamos, Mongaguá não conta com praias que permitam total contato com a natureza. Nada de longas faixas de mata atlântica ou trilhas pelo meio da fauna e flora.

Mas o Balneário América é o que mais se aproxima disso! É onde ainda existem algumas faixas intocadas de natureza.

É claro que essas faixas dividem espaço com condomínios e colônias de férias. Mas para um maior relaxamento, o Balneário América é o melhor lugar de Mongaguá.

Tome cuidado com o mar, que pode ser bastante bravo em algumas ocasiões e, mais ainda, formar algumas correntezas perigosas.

O lugar conta com boa infraestrutura e permite também uma ótima experiência de diversão praiana. Portanto, se quiser mais tranquilidade em Mongaguá, o lugar ideal é o Balneário América!

Praia Agenor de Campos

Mongaguá Praia Agenor de Campos

A Praia Agenor de Campos segue o mesmo estilo de tudo que encontramos em Mongaguá: boa infraestrutura, quiosques de qualidade, tudo o que você precisa para se divertir em um dia no litoral. Mas ela tem mais alguns atrativos!

A Plataforma de Pesca Agenor de Campos é o principal destaque – mais adiante falaremos sobre ela nesse guia completo de Mongaguá!

Essa é uma praia para quem quer misturar o dia de diversão com uma ótima oportunidade para pescar. Ou simplesmente dividir a família entre as duas atividades!

A Agenor de Campos tem algumas ondas de tamanho médio. Bom para quem está aprendendo a surfar e quer treinar. Para os nadadores inexperientes, recomendamos que se tenha cuidado.

Flórida Mirim

Mongaguá Praia Florida Mirim

Flórida Mirim é talvez o ponto de Mongaguá com o mar mais tranquilo. Ideal para ir com crianças, pessoas que não sabem nadar ou idosos.

A infraestrutura é a mesma do restante da cidade: bons quiosques e restaurantes, ótimas oportunidades para comer, beber e aproveitar a praia com esportes e atividades divertidas.

A rede hoteleira local é bastante diversificada, com uma grande quantidade de colônias de férias, mas também pousadas e casas para aluguel. A Flórida Mirim talvez seja o melhor lugar de Mongaguá para viajar em família!

Aproveite os momentos de menor movimento para ir até lá e desfrutar da larga faixa de areia e do mar calmo.

O que fazer em Mongaguá

Existem vários outros atrativos em Mongaguá além das praias. A cidade oferece outras opções de lazer para os seus moradores e visitantes.

Se você gosta de cultura, de pesca, de passeios mais ligados à natureza ou de agito, haverá algo que te agrade nesta bela cidadezinha litorânea!

Portanto, é hora de relatarmos no nosso guia completo de Mongaguá as melhores opções para que você se divirta nas suas horas longe da praia!

Plataforma de pesca

Que tal visitar uma das maiores plataformas de pesca marítima do mundo?

A plataforma de pesca de Mongaguá, chamada Agenor de Campos, é gigantesca: ela avança 400 metros mar adentro, e em seguida se bifurca em formato de T, com mais 86 metros para cada lado.

O lugar é todo montado para a pesca amadora. Na entrada, existem estruturas para a montagem e lavagem dos acessórios. Depois, é só encontrar o seu lugar e se divertir com uma boa pescaria!

Mesmo que você não queira pescar, vale a pena fazer uma visita. Afinal, você estará bastante avançado sobre o mar e poderá assistir de perto a performance de quem tenta a sorte com os peixes.

O lugar é muito bem cuidado. Até por isso, é preciso pagar um valor de entrada de 5 reais. Para crianças e idosos, é de apenas 3.

Aberta para visitação 24 horas por dia, de segunda a domingo, a plataforma está localizada na Avenida Governador Mário Covas Júnior, número 10.181, na Praia Agenor de Campos. Essa é a avenida Beira-Mar de Mongaguá!

Complexo Plataforma

Aproveitar o potencial de sua maior atração turística é importante para o desenvolvimento de uma cidade. Justamente por isso, a prefeitura de Mongaguá criou o Complexo Plataforma.

Como o nome já indica, o lugar aproveita todo o potencial da plataforma de pesca. Ali, acontecem variados eventos e feiras.

A feira de artesanato local é o principal destaque. Está lá diariamente. É uma chance de conhecer a cultura local e ajudar os trabalhadores que dão duro para conseguirem oferecer ótimas peças.

Mas não é só isso. Você pode acompanhar a programação de shows e eventos que acontecem no Complexo Plataforma. É comum que o lugar tenha apresentações noturnas capazes de divertir moradores e turistas.

Quando for a Mongaguá, passe pelo Complexo Plataforma! É provável que você encontre por ali algo capaz de animar o seu dia e a sua noite!

Arquibancada do pescador

A pesca é realmente uma atividade popular em Mongaguá! Além da enorme plataforma, existe outro lugar dedicado a ela: a Arquibancada do Pescador.

Porém, ao contrário da plataforma, a Arquibancada do Pescador é para aqueles que querem uma pescaria em água doce! Ela fica na foz do Rio Mongaguá.

O lugar está próximo ao ponto que o rio deságua. Seu nome vem do fato de que realmente parece uma arquibancada: são alguns degraus altos, nos quais é possível se sentar e passar momentos muito tranquilos esperando pelos peixes.

Mesmo quem não é tão adepto à pescaria pode aproveitar a arquibancada. É comum que grupos de amigos se sentem ali para conversar. Até mesmo para casais em busca de contato com o ar livre pode ser um ótimo programa, principalmente durante a noite.

A arquibancada fica no centro da cidade, perto da Igreja Matriz.

Monumento a Nossa Senhora de Aparecida

O Monumento a Nossa Senhora de Aparecida tem nada menos do que 15 metros de altura. Para chegar até ele, existe uma passarela de madeira com 150 metros de extensão.

É um passeio que vale a pena, pois permite uma linda vista da cidade. De lá, ainda é possível fazer um avistamento de pássaros exóticos da região.

E aos pés do monumento, existe uma pista de skate bastante frequentada pelo público jovem.

A localização é na Avenida Marina, no centro da cidade.

Feira de Artes Vera Cruz

Outra importante atividade de Mongaguá é o artesanato. Já mencionamos a feira que costuma acontecer no Complexo Plataforma, mas temos outra ainda maior!

A Feira de Artes Vera Cruz é um espaço com uma grande quantidade de expositores. Você pode adquirir peças do artesanato local, produtos típicos da região e souvenirs variados.

A estrutura que abriga essa feira também vale muito a visita: é uma construção muito simpática com concreto e azulejos. Mesmo que não queira comprar nada, passe pelo lugar!

Na parte de fora, ainda existe um espaço de convivência, com banquinhos para quem quiser conversar ao ar livre e ter momentos calmos aproveitando o ar do litoral.

Localizada na Avenida Governador Mário Covas Júnior, número 3225, a feira funciona aos sábados, domingos e feriados, à tarde e no comecinho da noite.

Poço das Antas

Sempre que falamos sobre cidades litorâneas, mencionamos opções para quem gosta de se aprofundar na natureza, respirar ar puro e recuperar as energias.

Em Mongaguá, uma cidade bastante urbanizada, temos uma ótima opção: o Poço das Antas. Esse é o grande ponto ecológico de Mongaguá. E nós garantimos: você vai adorar visitá-lo!

O Poço das Antas é lindíssimo. Ele é, na prática, uma cachoeira, cujas águas formam uma piscina de água natural com variadas profundidades, que podem permitir o nado a quem quiser. Tudo isso, é claro, envolto em muita natureza.

A água é limpíssima e os arredores fazem os olhos de qualquer um brilharem!

E o melhor: o Poço das Antas tem ótima infraestrutura para turistas! Há banheiros, lanchonetes, estacionamento e até mesmo um espaço para piquenique.

Claro que toda essa estrutura tem um custo. Mas não se preocupe: ele é bastante simbólico.

Para visitar o Poço das Antas, você paga apenas 4 reais. Se precisar usar o estacionamento local, porém, o valor sobe para 20 reais. O funcionamento é diário, das 9 às 17 horas.

É fácil localizar o Poço das Antas: da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, basta pegar uma saída à direita, no sentido contrário à praia, e seguir as orientações. A atração fica mais ou menos na direção do centro da cidade!

Gastronomia em Mongaguá

Não existe como fazer um guia completo de Mongaguá e não falar de gastronomia!

Você percebeu nas principais atrações da cidade o quanto a pesca é uma atividade amada e incentivada por lá. Logo, é fácil concluir: Mongaguá é um lugar especial para degustar peixes e frutos do mar!

Se você viaja até a cidade, precisa comer nos quiosques da orla. Eles são a marca registrada e estão por tudo. É difícil dar alguns passos na areia sem já se deparar com o próximo, praticamente em qualquer região.

E nesses quiosques, você sempre irá perceber a grande oferta de peixes e frutos do mar.

Além dos quiosques, é possível ainda conferir bons restaurantes espalhados pela cidade, principalmente no centro. Algumas redes de fast food estão presentes. Mas imaginamos que você prefira a gastronomia local, não é mesmo?

Por isso, prepare seu paladar! A estadia em Mongaguá deve ser repleta de peixes, camarões, lulas, polvos, mariscos e tudo mais que você acreditar que tem direito!

Hospedagem em Mongaguá

Mongaguá conta com uma rede hoteleira bastante satisfatória. Você encontrará pela cidade principalmente hotéis, pousadas e casas de aplicativo. É só escolher qual a sua preferência!

Uma curiosidade é que Mongaguá é uma cidade com muitas colônias de férias. Várias empresas têm ali os seus espaços para recreação dos trabalhadores!

Quando falamos especificamente de hotéis e pousadas, há opções tanto para os mais exigentes, com sofisticação e serviços de alto nível, como para quem prefere aspectos mais rústicos ou que caibam em bolsos menores.

Separamos para você alguns bons estabelecimentos de hospedagem,com link para Reserva Segura pelo Booking:

Hotel Cantinho Maneiro

Pousada das Artes 1

Pousada das Artes 2

No mapa abaixo você poderá fazer sua pesquisa e escolher a hospedagem que mais lhe agrada fazendo uma Reserva Segura pelo Booking – são diversas pousadas, hotéis, apartamentos e casas para temporada em toda a região de Mongaguá:

Booking.com

Como chegar

A cidade de Mongaguá está localizada no litoral sul do estado de São Paulo, e é parte da baixada santista.

A distância das importantes cidades é a seguinte:

São Paulo – 100 km

Santos – 41 km

Mongaguá fica entre Praia Grande e Itanhaém, duas outras famosas cidades da baixada santista.

Para ir de carro saindo da capital paulista, deve-se usar o sistema Imigrantes/Anchieta. Ao completar a descida da serra, basta pegar a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega em direção ao litoral sul. A cidade está à beira da estrada.

Usando transporte público, existem ônibus diretos para Mongaguá partindo do Terminal Jabaquara, na capital.

Se você vai visitar Mongaguá saindo de outros estados, os melhores aeroportos são os de Guarulhos e Congonhas. Após a chegada, é só seguir as orientações acima, seja via carro, seja via transporte público.

Concluindo, Mongaguá é uma cidade para quem quer estar na praia sem deixar de lado o clima urbano. Repleta de condomínios e prédios, não tem o mesmo clima bucólico que muito se encontra, por exemplo, no litoral norte.

A cidade tem excelentes atrações turísticas e é muito bonita em alguns de seus pontos. Ao descer a serra, é uma opção para famílias que querem um tempo em belas praias, com muitas opções de quiosques e restaurantes.

E, claro, é uma opção fantástica para os fãs da pesca!

Não deixe de conhecer a bela Mongaguá! A cidade espera sua visita com suas praias e opções para turistas!

Gostou do guia completo de Mongaguá? Deixe seu comentário! Você pode falar se gostou, se esquecemos de algo, se gostaria de visitar a cidade ou se tem maiores recomendações.

Também compartilhe o guia nas redes sociais! Dessa forma, podemos produzir mais e mais artigos como esse!

▶ Vai viajar? Então reserve aqui!

Você sabia que ao fazer uma reserva com um link aqui no nosso blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda a Naturam a produzir mais artigos de qualidade! Agradecemos imensamente a ajuda!

Deixe um comentário