Sem dúvida, há muitas razões para visitar Penedo!
Primeiro, porque é o único bairro no Brasil conhecido por ser tipicamente finlandês, então conta com uma maravilhosa atmosfera européia, que inclui construções típicas, gastronomia e cultura.
Segundo, porque Penedo conta com incríveis paisagens naturais, além de proporcionar a oportunidade de fazer passeios em meio à natureza.
E terceiro, porque lá o Natal dura o ano inteiro! (É isso mesmo!)
Conhecida também como A Pequena Finlândia, Penedo fica no sul do estado do Rio de Janeiro, em Itatiaia, e é certamente um lugar maravilhoso para se visitar.
Sendo assim, nós criamos para você um guia super completo de Penedo, com muitas dicas de o que fazer (pontos turísticos da cidade), assim como dicas de hotéis, pousadas, restaurantes e como chegar.
Então leia até o final para ficar por dentro de tudo o que é possível fazer em Penedo RJ.
O que você encontrará aqui:
- Sobre Penedo
- O que fazer em Penedo
- Onde ficar – pousadas e hotéis
- Onde comer – restaurantes
- Quando ir
- Quantos dias ficar em Penedo
- Roteiro de 3 dias
- Como chegar
- O que achou?
Um pouco sobre Penedo
Como mencionamos anteriormente, Penedo é um um pequeno distrito do município de Itatiaia, no RJ, estando a 178 km da cidade do Rio de Janeiro (cerca de 3h) e a 270 km de São Paulo (cerca de 4h).
Este lindo distrito se destaca principalmente por preservar a cultura finlandesa e os costumes de seus fundadores até os dias de hoje.
Sendo assim, em Penedo nós encontramos construções que preservam a arquitetura típica da Finlândia, além de deliciosos restaurantes com pratos típicos, museus que contam um pouco da história e sobretudo, a tradição natalina que toma conta da cidade.
Aliás, no intuito de preservar toda a cultura finlandesa, foi fundado o Clube Finlândia, que além de atrações típicas do país, ainda abriga o museu finlandês Dona Eva.
Além disso, também é um destino ótimo para quem busca tranquilidade e um clima ameno, e também para os que gostam de entrar em contato com a natureza, seja através de belas paisagens ou até mesmo de trilhas pela pela natureza (com direito a lindas cachoeiras).
Pois bem, agora que você tem uma ideia melhor sobre esse peculiar distrito do RJ, vamos então às dicas de o que fazer em Penedo.
O que fazer em Penedo
Afinal, o que tem de bom para fazer em Penedo?
Até agora nós te demos uma ideia muito ampla sobre o destino, mas a verdade é que há muitas opções de o que fazer em Penedo e que certamente atendem a todos os gostos, atraindo casais em busca de romance até famílias levando a criançada para conhecer a casa do Papai Noel.
Bom, primeiramente, passear pelas ruas principais é algo que não pode faltar na sua viagem, até porque lá as construções são todas em estilo filandês, então além de ser um lugar encantador, você também voltará com lindas fotos.
Inegavelmente a fidelidade à arquitetura finlandesa é tanta que, aliada ao clima característico da região de Itatiaia, nos provoca uma nítida e constante sensação de estarmos em terras europeias.
Aproveite então para apreciar as construções, para visitar lojas e também para comer em algum restaurante ou lanchonete.
Aliás, o artesanato também é muito presente – são várias lojas com uma verdadeira fartura em biscoitos típicos, doces, infinitos licores e também móveis rústicos e muitas… mas muitas peças de decoração para casa.
Sendo assim, a fim de facilitar seu passeio, a seguir nós daremos dicas dos principais pontos turísticos de Penedo que você encontra no “centrinho”, assim como outros passeios que você pode fazer nas intermediações:
1 – Pequena Finlândia
A famosa Pequena Finlândia é sem dúvida o lugar mais visitado de Penedo – trata-se da reprodução de uma colônia finlandesa em seus mínimos detalhes, e funciona como um pequeno shopping ao ar livre, com várias lojinhas charmosas.
As casinhas coloridas e os guarda chuvas coloridos certamente deixam o clima muito alegre, e nesse ambiente descontraído as pessoas aproveitam para passar o dia visitando as lojinhas que vendem os mais variados produtos, como chocolates, cervejas artesanais, lembrancinhas, decorações para casa, camisas e bolsas.
Aliás, não podemos nos esquecer de mencionar o clima de Natal que encontramos por lá – e para melhorar ainda mais, por volta de novembro a fevereiro, a Pequena Finlândia ganha uma linda decoração de Natal e tudo fica iluminado.
E por falar nisso, é lá que encontramos outra atração muito procurada em Penedo, a Casa do Papai Noel.
Pequena Finlândia
– Segunda a sexta: 10h às 21h
– Sábado, domingo e feriados: 10h às 22h
– Localização: R. das Velas, 100 (Google Maps)
2 – Casa do Papai Noel
É também na Pequena Finlândia que encontramos a Casa do Papai Noel oficial no Brasil, e segundo informações dos guias, é a única casa oficial do Papai Noel fora da Lapônia.
O lugar é uma graça, com uma decoração natalina ímpar e, inegavelmente, é o ponto mais desejado das crianças, que vão para lá principalmente para ver o Papai Noel.
Além disso, seu entorno conta com várias barraquinhas de guloseimas infantis como churros, sorvetes e pipocas, além de áreas com muitos brinquedos.
Casa do Papai Noel Penedo
– Ingressos: cerca de R$ 20
– Segunda a quinta: 11h às 18h
– Sexta, sábado, domingo e feriados: 11h às 20h
– Localização: Pequena Finlândia (Google Maps)
3 – Shopping do Esquilo
Como mencionamos anteriormente, andar pelo bairro visitando lojas com arquitetura típica faz parte da experiência da viagem, e foi justamente pensando nisso que escolhemos para você alguns shoppings que vale a pena conhecer.
O primeiro deles nós já citamos, e inclusive, foi nossa primeira dica de o que fazer em Penedo – o Shopping Pequena Finlândia.
A outra opção é o Shopping do Esquilo que, sem dúvida, já cativa desde a entrada, tamanha a simpatia!
Aqui você encontrará os mais diversos artigos decorativos feitos a mão, o que é ótimo, pois dá um toque de personalidade à decoração.
Além disso, você ainda encontra artigos de empório, como cachaças, licores, pimentas, temperos, e como não poderia faltar, quitutes de origem finlandesa e brasileira para você se deliciar.
Ele na verdade fica no bairro Jardim Martineli, a menos de 10 minutos de Penedo, mas com certeza vale a pena a visita, afinal, é um dos shoppings mais visitados da região!
Shopping do Esquilo
– Localização: Av. Dr. Arnaldo Marzoto – Jardim Martineli (Google Maps)
4 – Shopping Vale dos Duendes
Nossa terceira dica é o famoso Shopping Vale dos Duendes, localizado no próprio distrito de Penedo.
O Vale dos Duendes tem uma grande similaridade com o Shopping Pequena Finlândia, principalmente por ser um shopping a céu aberto, com arquitetura em estilo finlandês, e por ter uma decoração natalina.
Mas uma coisa interessante sobre este shopping é que uma de suas especialidades são os produtos a base de couro, como jaquetas, bolsas, mochilas, carteiras e cintos.
Outro aspecto que realmente chama a atenção é a excelente variedade na gastronomia artesanal, onde podemos encontrar uma vasta linha de licores, doces, queijos e outros quitutes.
O destaque certamente vai para o incrível atendimento de todas as lojinhas, que além de muita cordialidade oferecem ao visitante uma pequena degustação que o ajudará a decidir entre um produto e outro.
Shopping Vale dos Duendes
– Localização: Av. das Mangueiras (Google Maps)
5 – Shopping Azul
Este pequeno shopping normalmente passa despercebido nas indicações de o que fazer em Penedo, mas é outra ótima opção para quem quer dar uma olhada no artesanato local.
Localizado na avenida principal de Penedo, o Shopping Azul, primeiramente, conta com belas tapeçarias, feitas à moda antiga, além de vasos, arranjos de flores, molduras e relógios.
Além disso, possui deliciosos queijos, doces e cachaças, tudo com ótimo preço.
Shopping Azul
– Localização: Av das Mangueiras, 1636 (Google Maps)
7 – Lojas de Chocolate
Certamente o passeio mais gostoso de todos é visitar as lojas de chocolate em Penedo.
São diversas lojas espalhadas pelo distrito, onde você pode fazer degustações e levar para casa ou dar de lembrança algumas dessas iguarias.
Porém, há três que se destacam.
— Fábrica de Chocolate Tonttulakki Suklaat
A primeira delas é a Fábrica de Chocolate Tonttulakki Suklaat, que com sua arquitetura tipicamente finlandesa, traz o melhor chocolate belga da região.
Fica localizada na Pequena Finlândia, e além dos deliciosos chocolates, conta com sorvetes, geléias e bombons com os mais variados recheios, como os que cachaça, que fazem muito sucesso, os de paçoca, marshmallow com nutella, e muitos outros.
Fábrica de Chocolate Tonttulakki Suklaat
– Localização: R. das Velas, 100, dentro da Pequena Finlândia (Google Maps)
— Joulupukin Suklaa
A segunda é a Joulupukin Suklaa, também conhecida como Chocolate do Papai Noel.
Um diferencial da fábrica é você poder acompanhar a produção de bombons e barras de chocolate bem de pertinho, e como nas maiorias as lojas, lá você ainda pode fazer uma degustação dessas delícias.
Joulupukin Suklaa
– Localização: R. das Velas, 101 (Google Maps)
— Casa do Chocolate
E a terceira, é a Casa do Chocolate. Lá você vai encontrar geléias, compotas, um saboroso café expresso, assim como trufas, sorvetes, sanduíches e o famosíssimo strudel.
O destaque sem dúvida vai para o chocolate quente, feito com barra de chocolate derretida.
Casa do Chocolate
– Localização: Av. Casa das Pedras, 10 (Google Maps)
8 – Clube Finlândia em Penedo
O Clube Finlândia surgiu em 1952, fundado pelos imigrantes remanescentes em Penedo que, através de muita descontração e bailes típicos, puderam preservar a cultura finlandesa.
Aliás, os bailes típicos finlandeses no clube acontecem até hoje – nesses bailes temos danças a caráter com músicas antigas folclóricas, e a intenção não é apenas atrair turistas, mas sim manter viva a cultura e a tradição.
Sendo assim, se você tiver a oportunidade de assistir ao baile, pode ter a certeza que está se deparando com o mais puro e tradicional evento, tal e qual estivesse na própria Finlândia.
Além disso, para maior comodidade e melhor receber os visitantes, o espaço ainda conta com serviço de bar.
Clube Finlândia
– Bailes: realizados no primeiro sábado do mês, mas pode acontecer também aos sábados de feriados prolongados
– Localização: Av. das Mangueiras, 2601 (Google Maps)
– Contato: (24) 3351-1374
9 – Museu Finlandês Dona Eva
O Museu Dona Eva é anexo ao Clube Finlândia, e conta em detalhes a fantástica saga dos imigrantes finlandeses que vieram às terras do sul com uma incrível determinação.
Em resumo, um lugar para curtir e se divertir, viver a cultura finlandesa e seus costumes.
Trata-se de um acervo muito bem montado, com acessórios como roupas típicas, fotos antigas, documentos, assim como objetos pessoais dos pioneiros.
A sensação de imersão naquele ambiente é muito boa, sendo assim, vale reservar um tempinho para conhecer essa fantástica história e aprender um pouco mais sobre a cultura desse povo.
Museu Finlandês Dona Eva
– Ingresso: cerca de R$ 10
– Localização: Av. das Mangueiras, 2601 (Google Maps)
10 – Pico do Penedinho
Uma ótima pedida de o que fazer em Penedo é entrar em contato com a natureza, afinal, Penedo não é apenas um distrito, mas também um Parque Ecológico.
Então nossa primeira dica de passeio na natureza é o Pico do Penedinho, uma trilha de aproximadamente 600 metros (cerca de 30 minutos de caminhada) entre a mais exuberante mata serrana.
Antes de mais nada, vale ressaltar que há alguns trechos mais íngremes (não é muito indicado para quem não tem um bom preparo físico).
A primeira parte do passeio é por entre uma mata muito bonita, de onde é possível avistar algumas casas de arquitetura peculiar e hotéis da região, e no meio do caminho temos uma pequena fonte de água que ajuda a refrescar.
Por fim, ao final da trilha há um mirante onde você terá a oportunidade de contemplar as mais belas vistas de Penedo, Resende e Itatiaia – um belíssimo local para fotos.
A entrada é gratuita, porém, para poder subir é preciso pegar uma autorização na Casa do Chocolate, até porque trata-se de uma propriedade particular, e logo no começo da caminhada você apresenta essa autorização na casa do caseiro.
Pico do Penedinho
– Entrada: gratuita
– Horário para iniciar a trilha: 9h às 15h30
– Como chegar: Siga de carro pela Rua Harry Bertell até chegar numa casa onde há a placa “Pico do Penedinho”. Lá você pode estacionar o carro e entregar a autorização para o caseiro.
11 – Poço das Esmeraldas
Além do mirante do Pico do Penedinho, há outras dicas de o que fazer em Penedo em meio à natureza, e uma delas é visitar as belas cachoeiras da Serra da Mantiqueira.
Sendo assim, nossa primeira dica de cachoeira em Penedo é o famoso e deslumbrante Poço das Esmeraldas.
É um atrativo de fácil acesso, e portanto, dá até mesmo para levar as crianças no passeio – uma ótima oportunidade de fazê-las entrar em contato com a natureza e entender a necessidade de preservá-la.
É de fato o maior poço de Penedo, e lá você vai encontrar, como o próprio nome sugere, águas verdes, em tom esmeralda, e totalmente cristalinas.
Então aproveite para curtir o visual e, se o clima estiver quente, tome um banho nas deliciosas águas do poço, até porque lá bate pouco sol e a água é bem geladinha – há alguns pontos rasos e outros fundos.
Por fim, leve o que for comer e beber, pois não há nenhuma estrutura, sempre se lembrando de recolher todo o lixo antes de ir embora, e tome cuidado ao descer para não escorregar nas pedras.
Poço das Esmeraldas Penedo
– Ingresso: cerca de R$ 18
– Estacionamento: cerca de R$ 15
– Como chegar: O poço está situado a 15 km do centro. Há no local um estacionamento pago. Depois de parar o carro, pague a taxa para ir no poço e siga por uma trilha curta (tranquila e bem demarcada) até chegar no Poço das Esmeraldas. (Google Maps)
– Também pode ser acessada através de passeio de quadriciclo, bugre e jipe
12 – Três Cachoeiras
As Três Cachoeiras em Penedo é outra dica de cachoeira na cidade, porém, geralmente não é recomendada para banho, mas ainda assim é um ótimo lugar para visitar e tirar fotos, até mesmo porque o acesso é fácil e gratuito.
Basicamente são três pequenas quedas d’águas rodeadas de muito verde, localizadas à beira da rodovia.
Se for se arriscar a entrar na água tome bastante cuidado, pois as pedras são cobertas por lodo e portanto, são muito escorregadias.
Por fim, nossa última dica é visitar as quedas durante a semana ou bem cedo, já que nos finais de semana costuma ficar cheia.
Três Cachoeiras Penedo
– Entrada: gratuita
– Como chegar: Situada a apenas 3 km de Penedo, pode ser acessada a pé (do centro de Penedo são 40 min), ou de carro (cerca de 7 minutos, há um estacionamento no local). Outra possibilidade de acesso é através do passeio pago de trenzinho, que também passa por outros atrativos (cerca de R$ 25). (Google Maps)
– Também pode ser acessada através de passeio de quadriciclo, bugre e jipe
13 – Cachoeira de Deus
Das cachoeiras de Penedo, a Cachoeira de Deus é certamente uma das mais bonitas!
Trata-se de um lugar bem preservado, com muita natureza, e a queda de 15 metros de altura forma um delicioso poço para banho, com águas cristalinas e geladas, e portanto, perfeitas para um mergulho no verão.
Para acessar a cachoeira é necessário fazer uma trilha curta e de nível fácil, de apenas 15 minutos de caminhada, no entanto, vale ressaltar que não há muita sinalização, então é bom ficar atento.
Além disso, apesar de ser de nível fácil, no caminho há muitas pedras que podem escorregar, portanto não é recomendado para pessoas idosas ou com mobilidade reduzida, e também é preciso ir com sapatos adequados.
Por fim não há estrutura no local, então leve o que for comer e beber, sempre se lembrando de recolher o lixo antes de ir embora.
Cachoeira de Deus
– Entrada: gratuita
– Como chegar: O acesso é através de trilha de nível fácil, feita em cerca de 15 minutos de caminhada (fique atento a uma bifurcação, mantenha-se à direita, dá para ouvir o som da cachoeira vindo nessa direção). Também há um ônibus saindo da Av. das Mangueiras que deixa no início da trilha. (Google Maps)
– Também pode ser acessada através de passeio de quadriciclo, bugre e jipe
14 – Cachoeira das Três Bacias
A Cachoeira das Três Bacias em Penedo é, em resumo, formada por diversas quedas, sendo que a atração principal são as três bacias que encontramos no local, bacias estas que dão nome à cachoeira.
O lugar é muito bonito, com águas cristalinas e tranquilas, e o acesso é através de trilha de nível fácil.
Além disso, é possível escorregar pelas pedras e cair em duas das três bacias, a terceira é acessada pelas pedras. Mas não faça isso se as bacias estiverem muito cheias, pois fica perigoso.
Aliás, vale ressaltar também que dependendo da época as águas podem estar baixas, e como resultado praticamente não vemos as bacias.
Contudo, por ser um passeio gratuito vale a pena dar uma olhada, no mínimo vai render ótimas fotos.
Cachoeira das Três Bacias Penedo
– Entrada: gratuita
– Como chegar: Fica bem próxima do Poço das Esmeraldas, um pouco mais para frente, e tem acesso por trilha, bem fácil, dá cerca de 2 minutos de caminhada. Você pode ir de carro, mas a estrada é bem estreita e com buracos (se a estrada estiver muito ruim, uma dica é parar o carro um pouco antes do Poço das Esmeraldas, na Rua AA, e ir a pé). Se estiver no pique, também dá para ir para a cachoeira a pé do centro, já que fica bem próxima – são cerca de meia hora de caminhada.
– Também pode ser acessada através de passeio de quadriciclo, bugre e jipe
15 – Serrinha do Alambari
Bom, na verdade, a Serrinha do Alambari é uma cidadezinha que faz parte de Resende, mas é tão próxima de Penedo que vale a pena incluí-la como uma das opções de o que fazer em Penedo.
É certamente outra atração incrível para quem procura um maior contato com a natureza, e conta com diversas trilhas e cachoeiras que formam deliciosas piscinas naturais.
A trilha, em resumo, leva para diversas cachoeiras, mas duas acabam se destacando – o Poço do Céu, com formação bastante peculiar, semelhante à uma concha, e o Poço do Dinossauro.
Essas cachoeiras ficam dentro de propriedade particular e é necessário pagar entrada para curtir os atrativos.
Serrinha do Alambari
– Entrada: R$ 35 por pessoa (incluso estacionamento)
– Como chegar: Fica a apenas 14 km do centro de Penedo, em direção à Visconde de Mauá. A trilha de acesso para o Poço do Céu está localizada em uma propriedade particular no final da Estrada Ricardo Batalha Menescal(antiga Estrada do Camping Clube do Brasil), 2km após o CCB.
– Site
16 – Parque Nacional do Itatiaia
O Parque Nacional do Itatiaia é um parque absolutamente deslumbrante, com uma infinidade de atrações, como mirantes, trilhas, travessias, cachoeiras, birdwatching (observação de pássaros), butterflywatching (observação de borboletas), ciclismo, montanhismo, escaladas, enfim, atrações para todos os gostos!
Contudo, há dois atrativos que se destacam por lá: o Pico das Agulhas Negras e a Cachoeira Véu da Noiva.
Em resumo, este lindo parque está situado na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, e fica a apenas 20 km de Penedo, então se você quiser estender um pouco mais sua viagem para Penedo e fazer uma aventura diferente, recomendamos imensamente o Parque Nacional do Itatiaia.
Bom, com tantas opções de o que fazer, fica difícil colocar tudo aqui, portanto, deixaremos para vocês a seguir o link do site oficial, onde há mapas, informações dos atrativos, ingressos, e até contato de guias para fazer os passeios.
Parque Nacional do Itatiaia
– Como chegar: São aproximadamente 18 km de distância de Penedo, passando pela Via Dutra. O Parque fica aberto das 7h às 18h na Parte Alta e das 08h às 17h na Parte Baixa. Há ingressos de R$4 a R$40 por pessoa.
– Site oficial
17 – Passeios de quadriciclo, jipe, bugres e a cavalo
Há diversas formas diferentes de conhecer Penedo e seus arredores, que envolvem muita aventura, estradas de terra, trilhas, cachoeiras, mirantes e paisagens de tirar o fôlego – passeios estes que certamente vão render ótimas fotos e deixar a viagem ainda mais divertida!
E acredite, há opções para todos os gostos e idades, desde os passeios onde você pode dirigir um veículo como quadriciclo ou UTV, ou até mesmo passeios para famílias que te levam para pontos turísticos de forma divertida, como os passeios de jipe e trenzinho.
Basicamente, os principais passeios são:
- Passeio de bugre
- Passeio de quadriciclo
- Passeios de jipe (conversível e 4×4 fechado)
- Passeio de trenzinho
- Passeio de UTV
- Passeios a cavalo
Alguns passeios, como por exemplo o de quadriciclo e o passeio a cavalo, vão exigir que você faça um treinamento antes para se familiarizar.
Mas seja como for, é um passeio mais incrível do que o outro – então escolha o que tem mais a ver com você e desfrute da aventura.
Muitas empresas que fazem esses passeios ficam na Av. das Mangueiras, onde você pode contratar o serviço – aliás, algumas até mesmo oferecem transfer para te buscar onde você estiver hospedado.
No geral, você irá sair para um passeio guiado pelas maravilhas naturais de Penedo e região, com direito à várias paradas para contemplação e foto. Algumas paradas bastante comuns em Penedo são na Cachoeira de Deus, no Poço das Esmeraldas e Três Bacias.
Enfim, como são muitas as opções de empresas, vamos deixar a seguir uma lista de algumas delas para você entrar em contato para tirar dúvidas caso tenha interesse:
— Empresas que fazem passeios de quadriciclo, bugre, jipe e cavalo em Penedo
** Os links vão para o site, Facebook ou Instagram da empresa.
- Jipe Tour: com passeios de jipe, de trenzinho, de UTV, e os passeios a cavalo em Penedo.
- Tour Penedo Adventure: te leva de jipe para fazer tours em Penedo, no Parque Nacional do Itatiaia, em Visconde de Mauá e também na Serrinha do Alambari.
- From Penedo Adventure: com passeios de jipe e a cavalo, mas com destaque para os passeios a cavalo.
- Penedo Bugres: com passeios de bugre, jipe, off road, a cavalo, quadriciclo, balão, parapente e paraquedas (com opções de passeios em Penedo, Parque Nacional do Itatiaia, Serrinha do Alambari e Visconde de Mauá).
- Rancho Capelinha: passeios a cavalo (com uma opção de passeio noturno).
- Bugre da Praça: passeios de bugre, jeep 4×4, quadriciclo e aluguel de bicicleta (faz rotas em Penedo, Parque Nacional de Itatiaia, Serrinha do Alambari e Visconde de Mauá).
- Águia de Penedo: passeios de quadriciclo e 4×4
- Penedo Experience Tour: passeios de UTV, jipe e 4×4
- Tarzaan Tour Penedo: passeios de bugre (faz rotas em Penedo, Parque Nacional de Itatiaia, Serrinha do Alambari e Visconde de Mauá).
- Rota dos Passeios: passeios de buggy, jipe pelas cachoeiras da região, passeios a cavalo, aluguel de bicicletas, vôo de parapente, montanhismo, quadriciclo, vôo panorâmico (com opções de passeios em Penedo, Parque Nacional do Itatiaia, Serrinha do Alambari e Visconde de Mauá).
- Chiclé Passeios: passeios de quadriciclo, bugre, 4×4 (com opções de passeios em Penedo,Parque Nacional do Itatiaia, Visconde de Mauá e Serrinha do Alambari).
- Alves Passeio de Quadriciclo: passeios de quadriciclo em Penedo.
- Esquilo Passeios: passeios de brugre, jipe e quadriciclo em Penedo.
18 – Jazz Village
O Jazz Village é um clube que traz artistas nacionais e internacionais de jazz e blues em um ambiente bem aconchegante, misturando o rústico com a decoração europeia, então uma excelente forma de terminar a noite com chave de ouro.
Além de música boa, lá também encontramos um restaurante que serve pratos deliciosos e carta de vinhos.
Jazz Village
– Ingresso: cerca de R$ 95 (R$ 35 entrada e R$ 60,00 de consumação mínima)
– Reserva e pagamento antecipados
– Horários: show começa às 20h e restaurante abre às 19h
– Como chegar: O clube fica dentro do Hotel Pequena Suécia (Google Maps).
– Programação
Onde ficar – Hotéis e Pousadas em Penedo
A Naturam indica as pousadas e hotéis abaixo para sua estadia em Penedo, clique no link para conhecer e fazer sua reserva:
Pousadas
Pousada Santa Fé
Pousada Reserva Penedo
Pousada Villa Luna
Pousada Vale do Ermitão
P. Solar das Montanhas
Pousada Lapônia
Pousada Serra da Índia
Aconchegos Ile de France
Pousada Tapera
Pousada Serra da Mata
Pousada Cheiro de Mato
Pousada Suarez
Pousada Vale dos Pássaros
Pousada Mirante do Penedo
Pousada Arboretum
Penedo House
Pousada Terraço
P. Bosque do Esquilo
P. Quintal das Pedras
Pousada Penedo
Recanto de Moriá
Pousada Rainha da Mata
Village Colonial Pousada
Maison Clapp
P. Casa do Bosque
Pousada Mon Desir
Pousada Chez Nous
Pousada Shangrilla
Pousada do Sol
Pousada Viking
Hotéis e Resorts
Hotel Moradas do Penedo
Hotel Bougainville
Hotel Fazendinha
Hotel da Cachoeira
Hotel Vilar Formoso
Hotel do Papai Noel
Hotel Casa Encantada
Hotel Rio Penedo
Hotel Vivenda
Hotel Britannia
Hotel Terras da Finlândia
City Park Hotel
Hotel Daniela
Hotel Girassol
Hotel Serra de Penedo
CLIQUE AQUI e acesse a lista completa de hospedagens e imóveis em Penedo.
Onde comer: Restaurantes em Penedo
Em Penedo inegavelmente o que não falta é boa gastronomia! Alguns dos pratos mais famosos da região são o fondue e truta, mas há opções para todos os gostos, e para beber, o que não faltam são deliciosas cervejas artesanais e vinho.
Sendo assim, separamos para você algumas dicas de restaurantes em Penedo, confira:
Rei das Trutas
$$ – $$$ | A truta é um peixe cultivado em pesqueiros da região, portanto, é um dos pratos mais pedidos em Penedo. Em resumo, um restaurante de qualidade, com ambiente tranquilo e familiar.
Jardim Secreto
$$$$ | Um restaurante incrível, com pratos de diferentes cantos do mundo, comida deliciosa, bons vinhos, linda decoração e cercado pela natureza.
Petit Gourmet
$$ – $$$ | Um restaurante que traz os melhores pratos da comida brasileira e contemporânea – o ambiente é simples, mas bem agradável.
Sr. Duíche Hamburgueria
$$ – $$$ | Se gosta de hambúrguer artesanal, você com certeza irá amar o Dr. Suíche, que além de hambúrgueres bem feitos e gostosos, possui ótimos preços.
Quatro Marias Boulangerie
$ | Esse café é um lugar sofisticado, e possui diversas opções de bolos, cookies, pães e tortas, além dos maravilhosos cafezinhos.
Pizza da Villa
$$ – $$$ | Pizzaria com ótimo preço e com atendimento de primeira. Serve pizzas doces e salgadas e conta com ambiente muito aconchegante.
Querencia
$$ – $$$ | Traz todo o sabor e qualidade da tradicional churrascaria gaúcha, perfeito para quem gosta de fondue, já que oferece rodízio com várias opções.
Restaurante Bucanero
$$ – $$$ | Desde comida finlandesa, japonesa, alemã, escandinava ou aquela comida baiana ou mineira, até o imperdível fondue.
Restaurante Braseiro
$$ – $$$ | Restaurante de primeira, com carnes de qualidade, e uma terceira ótima opção para comer um bom rodízio de fondue.
Fuê Gelateria Natural
$$ – $$$ | A Fuê é um ótimo lugar para comer uma sobremesa, com um waffle com ganache de chocolate e calda de frutas vermelhas maravilhoso.
Sorvete Finlandês
$$ – $$$ | Uma das sorveterias mais famosas de Penedo, com opções muita variadas de sorvete – um mais gostoso do que o outro.
Quando ir ? Melhor época para visitar Penedo
Antes de mais nada, Penedo pode ser visitada em qualquer época do ano, já que a cidade tem atrações e atividades que podem ser feitas e visitadas durante todo o ano.
Alguns vão dizer que a melhor época para visitar Penedo é em dezembro, pois é quando acontece o Natal Luz o distrito ganha uma decoração única no Natal, ficando ainda mais encantadora. Outros vão dizer que é no inverno, por causa do clima de montanha, mas a verdade é que, à exceção de dezembro, Penedo apresenta um fluxo similar durante todo o ano.
Contudo, se a sua intenção é se refrescar nas cachoeiras e se aventurar pelas trilhas, a melhor época é o verão.
Por outro lado, no mês de agosto o distrito de Penedo recebe o Festival Gastronômico, trazendo vários pratos deliciosos da gastronomia finlandesa e de comunidades nos arredores. Então se você não dispensa uma boa comida, essa época é perfeita para realizar uma viagem para Penedo.
Bom, além disso, é preciso entender que Penedo recebe um volume muito grande de pessoas todos os finais de semana, principalmente aos sábados, voltando ao normal apenas no domingo a partir do meio dia.
Uma dica é que, se você gosta de destinos mais tranquilos, com menos gente, o ideal é conhecer Penedo durante a semana, preferencialmente de quarta à sexta, assim você evita o grande fluxo aos sábados.
Ótimos atrativos para visitar durante a semana são as cachoeiras, já que estarão com menos gente e você, além de poder curtir mais, vai conseguir voltar com fotos ainda mais belas.
Quantos dias ficar em Penedo
Em resumo, é possível conhecer Penedo em um final de semana, já que o distrito é pequeno, e grande parte das atrações ficam no centrinho.
No entanto, se você tiver interesse em conhecer mais a fundo Penedo, incluindo cachoeiras, fazendo trilhas, indo até a Serrinha do Alambari, aí é melhor passarão menos de 4 a 5 dias em Penedo.
Roteiro em Penedo: 3 dias
Diante de tantas opções, muitos ficam perdidos na hora de decidir o que fazer em Penedo.
E por isso, fizemos uma sugestão de roteiro com os principais pontos turísticos de Penedo que citamos neste post. Considerei uma viagem de 2 e 3 dias – assim fica muito mais fácil de você conhecer esse lugarzinho tão gostoso!
Dia 1 | Cachoeiras
(preferencialmente durante semana para pegar mais vazio)
- Cachoeiras
- Poço das Esmeraldas
- Cachoeira de Deus
- Cachoeira das Três Bacias
- Três Cachoeiras
- Lojas de chocolate
- Jazz Village
Dia 2 | Centro de Penedo
- Pequena Finlândia
- Shopping Vale dos Duendes
- Museu Finlandês Dona Eva Hilden
- Lojas de chocolate
Dia 3 | Aventura na natureza
Passeios de bugre, ou passeios de jipe, ou Parque Nacional do Itatiaia, ou Pico do Penedinho, ou Serrinha do Alambari
Como chegar em Penedo
Saindo do Rio de Janeiro
Para quem pretende deixar o Rio de Janeiro para conhecer Penedo, deve atravessar a baixada fluminense sentido Seropédica pela rodovia BR 116 (Presidente Dutra), seguindo até Resende onde deve pegar a saída 311 antes de Itatiaia.
Existe um pedágio e o valor para carro convencional é em torno de R$ 15.
Saindo de São Paulo
Já para quem pretende deixar a Terra da Garoa deve simplesmente pegar a BR 116 (Presidente Dutra) na região do Tatuapé e seguir sentido Pindamonhangaba e, após a divisa com Rio de Janeiro, pegar a saída 311 depois de Itatiaia.
Existem pedágios no trajeto e os valores somados podem chegar a R$ 40.
Saindo de Belo Horizonte
Por fim, para quem vai deixar Minas Gerais, adotando como ponto de partida Belo Horizonte, deve seguir pela BR 040 sentido Juiz de Fora, onde deve pegar a saída para BR 267.
Seguir até Bom Jardim de Minas pegando a rodovia estadual MG 457 (que se tornará RJ 159) até a BR 116 (Presidente Dutra) seguindo até Resende onde deve pegar a saída 311 antes de Itatiaia.
Existem seis praças de pedágio no caminho e os valores somados podem chegar a R$ 50.
O que achou de Penedo?
Penedo é de fato, uma pérola da Serra da Mantiqueira.
Em suma, é um destino que proporciona a mistura de lazer com sofisticação, regados por uma nostalgia infantil presente durante todo o passeio.
Estar cercado por belas paisagens em um clima constante de harmonia e confraternização como o Natal, sem dúvida renova as energias para o dia a dia e revigora o espírito.
E você? Já esteve em Penedo e quer compartilhar alguma dica? Por favor, diga-nos o que achou dessas dicas nos comentários.
E por fim, aproveite para compartilhar este guia com a pessoa que você quer nessa viagem.
Perguntas frequentes
Em resumo, é possível conhecer Penedo em um final de semana, já que o distrito é pequeno, e grande parte das atrações ficam no centrinho. No entanto, se você tiver interesse em conhecer mais a fundo Penedo, incluindo cachoeiras, fazendo trilhas, indo até a Serrinha do Alambari, aí é melhor passarao menos de 4 a 5 dias em Penedo.
Centro de Penedo, Pequena Finlândia, Shopping Vale dos Duendes, Museu Finlandês Dona Eva Hilden, Lojas de chocolate, Jazz Village, Cervejaria
Conheça outros destinos da Região Serrana do RJ:
Veja alguns destinos ótimos para o período de Outono e Inverno:
Pomerode
Pomerode é uma linda cidade do interior de Santa Catarina, um verdadeiro pedaço da Alemanha no Brasil, um destino com todo o charme europeu.
Gramado
Gramado, uma cidade europeia no Brasil. Conheça os Parques Temáticos, as rotas do vinho e chocolate, o Natal Luz e outras atrações.
Campos do Jordão
Campos do Jordão fica localizada no interior de São Paulo e é um dos principais destinos de outono e inverno do Brasil, veja o Guia Completo.
Sto Antonio Pinhal
A romântica Santo Antônio do Pinhal, perto de Campos do Jordão, é uma ótima cidade para se entrar em contato com a natureza na Serra da Mantiqueira.
Serra Negra
Serra Negra, SP: ambiente serrano, águas milagrosas, paisagens de tirar o fôlego e ruas com shoppings a céu aberto num ambiente tranquilo e aconchegante!
Dicas de Viagem da Naturam
Como arrumar a mala de viagem
Como arrumar Mala de Viagem: 13 Dicas imperdíveis para você arrumar suas malas nas viagens e economizar bastante espaço, levando muito mais coisas!
Google Tradutor português para inglês
Vai viajar e não domina o inglês? Use o Google tradutor no celular nas viagens! Veja este Tutorial Prático, muito simples de entender e com vídeos explicativos.
Como tirar o Passaporte em 6 passos
Pode parecer complicado, mas na verdade o processo de tirar o passaporte atualmente é muito simples! E você faz a maior parte do processo totalmente online.
Caso você prefira a segurança de uma reserva com cancelamento grátis em boas opções de hotéis e pousadas, disponibilizamos tutoriais sobre como Como Funciona o Booking.com para você fazer reservas facilmente!
Assista o vídeo ao .lado e entenda Como Funciona o Booking.com, ou então, confira nosso artigo completo sobre o assunto clicando no botão:
Olá, estou planejando ir a Penado na semana de feriado em Outubro. Sabe me dizer se o clima na região é favorável nessa época do ano? Estamos planejando em fazer esses passeios ecológicos, etc. Porém não sei se o clima é bom, poderia me informar. Grato!
Olá, Igor! Em outubro já é primavera e a temperatura começa a esquentar, então acreditamos que sim, para ecoturismo já começa a ficar muito bom. Em Penedo esse época a temperatura varia em média de 16 a 25º C, e chove menos que os meses de verão que vão de novembro a janeiro você pode conferir esses dados aqui.
Gostaria de saber se tem alguma pousada q aceita pet?
Olá Ângela, tudo bom? Sim, clique aqui para conferir as pousadas em Penedo que aceitam pets!
Olá! Estamos planejando conhecer Penedo em abril, no feriado… acho que estará lotado mas é o tempo que temos né.. fazer o quê rs rs. Vimos algumas pousadas a 300, 400 reais a diária.. pelo que pesquisei essa é a média de preços na cidade em fim de semana e feriados..você indica alguma em específico, que tenha ficado em alguma viagem sua para lá, que seja “boa e barata”?
Abçs!
Erika
Olá Erika, tudo bom? Vai depender muito das datas e número de pessoas, mas uma opção é o Flat Salto D’Água. Você pode ver mais opções na cidade clicando aqui, basta inserir as datas para aparecerem os preços.
Gostaria de conhecer em 2022. Tem excursão que sai de SP?
Olá Jane! Acredito que tenha sim 🙂