Penedo

Naturam » Nossos Guias Turí­sticos » Penedo

Penedo, a Pequena Finlândia….

Você já imaginou como seria divertido passar o Natal em um ambiente típico europeu bem no meio do ano?

É exatamente o que tem a oferecer o deslumbrante distrito de Penedo, no estado do Rio de Janeiro.

Penedo é um lugar absolutamente encantador com uma atmosfera mágica. Aqui nós vamos lhe dar todas as dicas de que precisa para ir conhecer essa pérola fluminense, com muitas dicas de o que fazer, passeios, como chegar e ótimos hotéis e pousadas que encontramos por lá!

Então continue lendo nosso guia com todos os detalhes sobre Penedo.

O que você encontra aqui:

Um pouco sobre Penedo

Pequena Finlândia – Penedo

Antes de mais nada, Penedo não é uma cidade, mas sim um pequeno distrito do município de Itatiaia,  localizado na região Sul do estado do RJ, além de ser também um parque ecológico.

Localizado a 178 km do Rio de Janeiro e a 270 km de São Paulo, Penedo destaca-se por ser a mais visitada colônia finlandesa do Brasil, respeitando até os dias de hoje a cultura e os costumes de seus fundadores.

Marcada pela cultura e arquitetura típicas daquele país, decerto é um lugar de muita paz e tranquilidade, de clima ameno e muito agradável.

Tamanha semelhança com as terras do norte europeu, o turismo se faz cada vez mais forte no pequeno distrito, de tal forma que hoje já conta com mais de 50 hotéis, 40 restaurantes além de diversos bares e pequenas lanchonetes.

Assim, no intuito de preservar toda a cultura finlandesa, foi fundado o Clube Finlândia, que além de atrações típicas do país, ainda abriga o museu finlandês Dona Eva, que recebe mais de 500 turistas por mês.

E Penedo não fica por aí.

Não podendo ser diferente, tamanha influência finlandesa, trouxe também a Penedo um permanente clima natalino, uma vez que é sua a tradição do Papai Noel.

O que fazer em Penedo

Foto Cachoeiras de Penedo
Cachoeiras de Penedo

Vamos nos aprofundar ainda mais nesse lindo e característico destino.

Afinal, antes de qualquer viagem é importante saber as opções de lazer e passeios, e aqui nós mostraremos para você dicas de o que fazer em Penedo e seus principais pontos turísticos. Confira:

1- O Centrinho

Penedo Centrinho
Pequena Finlândia – Penedo

A área central de Penedo é onde se concentra todo o fluxo do local, é o famoso ‘onde tudo acontece’.

São várias lojas, restaurantes, sorveterias, lanchonetes, todas com sua arquitetura tipicamente finlandesa.

Assim sendo, esta é uma das partes mais fotografadas de Penedo, e com toda razão.

Inegavelmente a fidelidade à arquitetura finlandesa é tanta que, aliada ao clima característico da região de Itatiaia, nos provoca uma nítida e constante sensação de estarmos em terras europeias.

A sensação de imersão neste local é sem precedentes.

2- Pequena Finlândia

Pequena Finlândia – Penedo

Classificar como encantador qualquer coisa que seja em Penedo é ‘chover no molhado’, mas para este pedacinho da Finlândia vamos correr esse risco.

A famosa Pequena Finlândia é um pequeno shopping ao ar livre com várias lojinhas que vão te levar à loucura, tamanhos o charme e a simpatia.

Com uma decoração extremamente em sintonia com o país que representa, o já conhecido cartão postal de Penedo proporciona um maravilhoso clima de Natal durante todo o ano, claro, tornando-se ainda mais intenso e encantador nos meses de novembro e dezembro.

São diversos tipos de lojinhas para atender a todos os gostos e pretensões.

Além disso, também é possível encontrar chocolates, cervejas 100% artesanais, presentes de toda sorte, decorações para casa, camisas e bolsas.

Contudo, o carro chefe aqui é bem diferente, o destaque da Pequena Finlândia é de longe a Casa do Papai Noel.

3- Casa do Papai Noel

Foto Casa do Papai Noel Penedo
Casa do Papai Noel – Penedo

É também na Pequena Finlândia que se localiza a Casa do Papai Noel oficial no Brasil, aliás, segundo informações dos guias, é a única  casa oficial do Papai Noel fora da Lapônia.

O lugar é uma graça, e claro, possui uma decoração natalina ímpar e inegavelmente, é o ponto mais desejado das crianças.

Além disso, seu entorno conta com várias barraquinhas de guloseimas infantis como churros, sorvetes e pipocas, além de áreas com muitos brinquedos, sem falar, lógico, do Papai Noel.

4- Artesanato

Você não encontrará em Penedo absolutamente nada de eletrônicos mirabolantes ou brinquedos, sapatos de marca ou blusas de couro.

Andando pelo centrinho, de cara você vai perceber que o artesanato é uma atividade muito presente, um ponto fortíssimo de Penedo.

Para sermos mais exatos, quando nos referimos a artesanato, estamos generalizando uma infinidade de produtos maravilhosos.

São várias lojas com uma verdadeira fartura em biscoitos típicos, doces, infinitos licores e também móveis rústicos e muitas… mas muitas peças de decoração para casa.

Abaixo vamos dar algumas dicas de locais onde você pode conferir o melhor do artesanato local e muito mais dicas de o que fazer em Penedo.

5- Penedo Shopping – Shopping do Esquilo

Foto Shopping do Esquilo - Penedo
Shopping do Esquilo – Penedo

Esse shopping é sem dúvida uma simpatia e já cativa desde a entrada.

Aqui você poderá tirar do papel toda aquela decoração para sua casa que estava planejando.

São uma infinidade de artigos para seu lar todos feitos à mão, o que vai dar aquele toque único.

Aliás, no Shopping do Esquilo você ainda poderá encontrar cachaças, uma infinidade de licores, pimentas e temperos totalmente artesanais, além de muitos quitutes de origem finlandesa e também brasileira.

O Penedo Shopping fica na estrada Coronel Rubens Tramujas Mader, número 945.

6- Shopping Azul

Foto Shopping Azul - Penedo
Shopping Azul – Penedo

É um pequeno shopping bem na rua principal de Penedo. São pequenas lojinhas com muitas novidades para quem gosta de um bom artesanato local.

O Shopping Azul é o local ideal para quem quer dar um charme na casa com belas tapeçarias.

Certamente são produtos únicos, belas tapeçarias feitas pelas treinadas mãos dos colonos finlandeses em seus teares, bem à moda antiga mesmo.

Este ponto se dedicou à parte dos tecidos no artesanato local, também sendo possível encontrar aqui calças, camisetas e até material para pesca como colete de utilidade, por exemplo.

Outros destaques do Shopping Azul são vasos, arranjos de flores, molduras, relógios e diversos souvenirs da localidade.

O Shopping Azul fica na Avenida das Mangueiras, número 1636.

7- Shopping Vale dos Duendes

Foto Shopping Vale dos Duendes
Shopping Vale dos Duendes – Penedo

Um simpático ponto para compras em Penedo, chamando a atenção pela singela decoração e arquitetura no mais fiel estilo finlandês.

Aliás, uma das especialidades do pequeno shopping são os produtos a base de couro.

Aqui será possível você encontrar de jaquetas a malas de viagem passando por bolsas, mochilas, carteiras e cintos.

Além disso, o fato de terem sua fabricação extremamente limitada faz com que o item que se compra aqui seja particularmente singular, vale muito a visita.

Shopping Vale dos Duendes
Shopping Vale dos Duendes – Penedo

O Shopping Vale dos Duendes oferece ainda uma excelente variedade na gastronomia artesanal, sendo assim o local certo para encontrar uma vasta linha de licores, doces, queijos e doces.

Destaque para o excelente atendimento de todas as lojinhas, que além de muita cordialidade oferecem ao visitante uma pequena degustação que o ajudará a decidir entre um produto e outro.

O Shopping Vale dos Duendes fica na Avenida das Mangueiras, número 1876.

8- Eila Tapeçarias

Foto Eila Tapeçarias
Eila Tapeçarias – Penedo

Mais um ponto turístico que vale a pena sua visita, o atelier de uma ilustre artista plástica finlandesa.

A pequena Elia Tapeçarias possui um bom acervo de tapeçarias, pinturas e objetos pessoais que irão proporcionar magnífica contemplação bem como verdadeiras lições de vida ao nos contar mais sobre a vida de um finlandês radicado no Brasil.

Surpreendentemente a tradição criada por Eila é mantida até hoje pelas mãos de sua filha, a também artista plástica Laura, que se utiliza dos mesmos materiais e teares rigorosamente como os finlandeses.

Para quem quiser levar uma maravilhosa recordação de Penedo para casa ou apenas fazer uma visita, a Galeria da Eila fica na Travessa da Galeria, número 55.

9- Casa do Chocolate

Casa do Chocolate - Penedo
Casa do Chocolate – Penedo

Fiel à belíssima arquitetura europeia, a Casa do Chocolate, um dos cartões postais de Penedo, conta com uma variedade enorme de produtos, dentre eles o chocolate.

Lá você vai encontrar geléias, compotas, chocolate quente, um saboroso café expresso, assim como trufas, sorvetes, sanduíches e o famosíssimo strudel.

Além de desfrutar das mais saborosas iguarias artesanais, você ainda pode passear pelas passarelas da área externa e ainda aproveitar para ver de perto a fabricação das guloseimas por meio de enormes janelas.

A Casa do Chocolate é um verdadeiro delírio gastronômico, mas não é tudo que o lugar oferece.

Aliás, lá é possível obter autorização para acessar o Pico do Penedinho, uma propriedade particular, porém aberta, que sem sombra de dúvidas trará um plus ao passeio.

A Casa do Chocolate fica na Avenida Casa das Pedras, número 10.

10- Pico do Penedinho

Foto Pico do Penedinho
Pico do Penedinho – Penedo

Uma trilha de aproximadamente 600 metros entre a mais exuberante mata serrana.

De fato, a sensação de liberdade e o íntimo contato com a natureza são indescritíveis.

Prepare-se para fotos arrasadoras, pois o lugar é maravilhoso.

A entrada é franca, basta você deixar a autorização que conseguiu na casa do caseiro, logo no início da caminhada.

A primeira parte do passeio é por entre uma mata muito bonita, de onde é possível avistar algumas casas de arquitetura peculiar e hotéis da região.

Posteriormente, mais ou menos na metade da trilha, você encontrará uma pequena fonte d’água que além de um charme singular proporciona aquela refrescância, a esta altura merecida.

Por fim, ao final da trilha há um mirante onde terá a oportunidade de contemplar as mais belas vistas de Penedo, Resende e Itatiaia parcialmente além do Parque Itatiaia.

A entrada para o Pico do Penedinho fica na Rua Harry Bertell, sem número, depois da pousada Mirante Penedo.

O passeio pode ser feito das 9:20 às 15:30 horas.

Dica:

Recomendamos que o passeio seja feito na parte da manhã, pois existem trechos bem íngremes que podem exigir mais e sob o sol da tarde pode se tornar desconfortável.

11- Clube Finlândia em Penedo

Foto Clube Finlândia - Penedo
Clube Finlândia – Penedo

Embalado pelas polkas que alegravam as noites de descontração dos imigrantes remanescentes em Penedo, surgiu em 1952, o Clube Finlândia.

É no Clube Finlândia que acontecem os bailes típicos finlandeses, que ao propósito, ainda são a pedra fundamental que mantém vivos os hábitos, costumes e memórias desse povo.

O baile, sempre a caráter, reúne danças e músicas antigas de um folclore que os imigrantes lutam para não serem esquecidos.

Sendo assim, o visitante que tiver a oportunidade de assistir ao baile pode ter a certeza que está se deparando com o mais puro e tradicional evento, tal e qual estivesse na própria Finlândia.

É muito importante salientar que o baile finlandês não se trata de uma atração do local ou mesmo um show.

Aliás, trata-se de uma atração muito tradicional proporcionada pelos próprios moradores do local há mais de 70 anos.

Além disso, para maior comodidade e melhor receber os visitantes, o espaço ainda conta com serviço de bar e possui estacionamento gratuito.

O Clube Finlândia realiza seus bailes sempre no primeiro sábado do mês, mas pode acontecer também aos sábados de feriados prolongados.

O Clube Finlândia fica na Avenida das Mangueiras, número 2601 e a entrada custa R$ 20,00. Estudantes e idosos pagam a metade.

12- Museu Finlandês Dona Eva

Foto Museu Finlandês Dona Eva
Museu Finlandês Dona Eva – Penedo

O Museu Finlandês Dona Eva conta em detalhes a fantástica saga dos imigrantes finlandeses que vieram às terras do sul com uma incrível determinação.

É muito bem montado e seu acervo traz acessórios como roupas típicas, fotos antigas, documentos, assim como objetos pessoais dos pioneiros.

A sensação de imersão naquele ambiente é muito boa, sendo assim vale reservar um tempinho para conhecer essa fantástica história e aprender um pouco mais sobre a cultura desse povo.

O museu Dona Eva fica na Avenida das Mangueiras, anexo ao Clube Finlândia e o ingresso custa R$ 10,00. Estudantes e idosos pagam a metade.

13- Passeio de quadriciclo e cachoeiras

Passeio de quadriciclo e cachoeiras
Passeio de quadriciclo e cachoeiras – Foto Experience Tour

Na Avenida das Mangueiras, existem várias empresas que prestam o serviço de aluguel de quadriciclos.

Aliás, dependendo da empresa escolhida e da forma de contratação do passeio, poderá inclusive ser disponibilizado um carro ou van para buscar o aventureiro onde estiver hospedado.

O visitante será conduzido a um pequeno centro de treinamento, onde terá algumas noções sobre o quadriciclo além de familiarizar-se com alguns procedimentos de segurança.

Por fim, já bem inteirados do funcionamento dos veículos, os visitantes irão sair por um passeio guiado pelas maravilhas naturais de Penedo.

Durante o passeio são feitas várias paradas em meio à exuberante natureza.

A primeira delas geralmente é feita na Cachoeira de Deus, que é uma bela formação rochosa cercada de muito verde, com uma singela queda d’água sobre uma pequena piscina natural.

Foto Poço da Esmeralda
Poço da Esmeralda – Penedo

Normalmente, as próximas paradas são feitas no Poço da Esmeralda e Três Bacias, sendo esta última uma incrível formação rochosa que une três piscinas naturais em disposição de escada, unidas pelas quedas d’água.

Um show à parte, impossível resistir a um belo banho de cachoeira, afinal não são todos os dias que temos oportunidades assim.

14- Passeios a cavalo ou jipe

Passeio de Jeep Penedo - From Penedo Adventure
Passeio de Jeep Penedo – From Penedo Adventure

Não é porque estamos rodeados de paisagens bucólicas e relaxantes que devemos perder nosso espírito aventureiro, não é mesmo?

Em Penedo existem algumas empresas que oferecem estes singulares passeios que acabam por desbravar essa agradabilíssima região.

Sem contar que para quem já se interessou pela possibilidade de um banho de cachoeira, contratar um passeio de jipe pode ser de grande ajuda para chegar aos pontos principais já que não exige força nem muito tempo.

Os passeios de jipe podem levar o visitante à Cachoeira de Deus, Três Bacias, Poço das Esmeraldas e Cachoeira da Lontra.

Passeio a cavalo Penedo - From Penedo Adventure
Passeio a cavalo Penedo – From Penedo Adventure

No entanto, uma outra opção diferente para apreciar bem de perto e com mais calma as maravilhas naturais de Penedo, são os passeios a cavalo.

Certamente percorrer as trilhas de Penedo a cavalo é uma experiência sem igual que transporta o visitante a um cenário de paz e tranquilidade indescritíveis.

Os roteiros dos passeios a cavalo pelo alto Penedo passam por trilhas com belíssimas paisagens e também por algumas lagoas sendo inclusive permitido uma pequena parada para banho ou apenas que se atravesse por elas.

Além disso, os passeios a cavalo também podem incluir uma passagem pela Cachoeira da Lontra.

Tanto os passeios de jipe quanto os de cavalo podem ser encontrados em uma faixa de preço que varia entre R$ 50,00 e R$ 80,00 por pessoa. As empresas que oferecem o serviço não costumam cobrar de crianças abaixo de 10 anos.

Dica:

Certamente existem várias possibilidades de se contratar passeios em Penedo, sejam a cavalo, jipe ou quadriciclo.

Todavia, aconselhamos que opte sempre por empresas que contem com guias especializados e que detalhem o roteiro previamente ao visitante.

Ou seja, isso irá garantir que sua experiência em Penedo seja muito bem aproveitada.

Outra dica é que para aqueles que viajam com crianças, seria interessante optar por empresas que ofereçam pôneis aos pequenos, vai com certeza tornar o passeio deles inesquecível.

Onde ficar – Hotéis e Pousadas em Penedo

A Naturam indica as pousadas e hotéis abaixo para sua estadia em Penedo, clique no link para conhecer e fazer sua reserva:

Pousadas

Pousada Santa Fé

Pousada Reserva Penedo

Pousada Villa Luna

Pousada Vale do Ermitão

P. Solar das Montanhas

Pousada Lapônia

Pousada Serra da Índia

Aconchegos Ile de France

Pousada Serra da Mata

Pousada Cheiro de Mato

Pousada Vale dos Pássaros

Pousada Mirante do Penedo

Pousada Arboretum

Pousada Terraço

P. Bosque do Esquilo

P. Quintal das Pedras

Recanto de Moriá

Pousada Rainha da Mata

Village Colonial Pousada

P. Casa do Bosque

Pousada Mon Desir

Pousada Chez Nous

Hotéis e Resorts

Hotel Moradas do Penedo

Hotel Bougainville

Hotel Fazendinha

Hotel da Cachoeira

Hotel Vilar Formoso

Hotel do Papai Noel

Hotel Casa Encantada

Hotel Rio Penedo

Hotel Terras da Finlândia

Hotel Serra de Penedo

CLIQUE AQUI e acesse a lista completa de hospedagens e imóveis em Penedo.

Quando ir a Penedo

Penedo Quando Ir
Pequena Finlândia – Penedo

Penedo é um destino que já se tornou tradicional para os cariocas, e recentemente muitos paulistas, possuindo algumas características bem peculiares no que diz respeito às altas e baixas temporadas.

A rigor, essa expressão ‘alta e baixa temporada’ sequer pode ser muito bem aplicada a Penedo, contudo, se tivéssemos que, forçosamente determinar uma alta temporada para Penedo, poderíamos dizer que seria o mês de dezembro.

A quem diga que o inverno seria a alta temporada de Penedo, mas na verdade, à exceção de dezembro, Penedo apresenta um fluxo similar durante todo o ano.

O que ocorre é que Penedo recebe um volume muito grande de pessoas todos os finais de semana.

Chega a assustar a quantidade de pessoas que chegam, principalmente aos sábados, de uma só vez, voltando ao ‘normal’ apenas no domingo a partir do meio dia.

Mas vamos com calma, não estamos falando de confusão e desordem. Penedo é muito bem preparada para absorver toda essa demanda.

No entanto, é preciso considerarmos dois pontos:

  • Primeiro, que para aqueles que gostam dos destinos turísticos mais vazios o ideal seria fazer o passeio de quarta à sexta-feira.
  • O segundo ponto é que devido ao volume de pessoas que fora recebido nos sábados, ao chegar domingo, muitos estabelecimentos fecham, podendo haver dificuldades até mesmo para encontrar restaurantes.

Agora é só planejar a seu gosto.

Como chegar em Penedo

Penedo Como chegar
Pequena Finlândia – Penedo

Saindo do Rio de Janeiro

Para quem pretende deixar o Rio de Janeiro para conhecer Penedo, deve atravessar a baixada fluminense sentido Seropédica pela rodovia BR 116 (Presidente Dutra), seguindo até Resende onde deve pegar a saída 311 antes de Itatiaia.

Existe um pedágio e o valor para carro convencional é em torno de R$ 15,00.

Saindo de São Paulo

Já para quem pretende deixar a Terra da Garoa deve simplesmente pegar a BR 116 (Presidente Dutra) na região do Tatuapé e seguir sentido Pindamonhangaba e, após a divisa com Rio de Janeiro, pegar a saída 311 depois de Itatiaia.

Existem pedágios no trajeto e os valores somados podem chegar a R$ 40,00.

Saindo de Belo Horizonte

Por fim, para quem vai deixar Minas Gerais, adotando como ponto de partida Belo Horizonte, deve seguir pela BR 040 sentido Juiz de Fora, onde deve pegar a saída para BR 267.

Seguir até Bom Jardim de Minas pegando a rodovia estadual MG 457 (que se tornará RJ 159) até a BR 116 (Presidente Dutra) seguindo até Resende onde deve pegar a saída 311 antes de Itatiaia.

Existem seis praças de pedágio no caminho e os valores somados podem chegar a R$ 50,00.

O que achou de Penedo?

Pequena Finlândia – Penedo

Não dá para não concordar que Penedo é uma pérola da Serra da Mantiqueira.

Em suma, é um destino que proporciona a mistura de lazer com sofisticação, regados por uma nostalgia infantil presente durante todo o passeio.

Estar cercado por belas paisagens em um clima constante de harmonia e confraternização como o Natal, renova as energias para o dia a dia e revigora o espírito.

E você? Já esteve em Penedo e quer compartilhar alguma dica?

Por favor, diga-nos o que achou dessas dicas nos comentários.

Este é o tipo de passeio para ser feito com quem se ama e quer próximo, aproveite para compartilhar este guia com a pessoa que você quer nessa viagem.

Então? Malas prontas?

Veja também

Conheça outros destinos do Rio de Janeiro:

▶ Vai viajar? Então reserve aqui!

Você sabia que ao fazer uma reserva com um link aqui no nosso blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda a Naturam a produzir mais artigos de qualidade! Agradecemos imensamente a ajuda!

2 comentários em “Penedo”

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: