Quando pensamos em Campos do Jordão, logo vem aquela vontade de inverno, vinho, chocolate e fondue.
De fato, é impossível não se apaixonar por Campos do Jordão – a cidade é absolutamente encantadora e sinônimo de romance, conquistando até mesmo os mais exigentes viajantes!
Campos de Jordão fica localizada no interior de São Paulo e é um dos principais destinos de inverno do Brasil!
É também conhecida como “Suíça Brasileira” já que possui belas construções em estilo europeu, assim como por seu clima, que é mais frio do que a média brasileira.
Além disso, Campos possui uma exuberante natureza, com paisagens absolutamente incríveis, de cair o queixo!
Por isso resolvemos criar para você o guia mais completo de Campos do Jordão – um guia com todas as dicas de o que fazer em Campos do Jordão, inclusive com recomendações de restaurantes, hotéis, e até mesmo mostrando passeios inusitados, que você nem imaginava que existia na cidade!
Curioso?
Então continue lendo para conhecer tudo sobre este charmoso destino!
O que você encontra aqui:
- Campos do Jordão: a Suíça Brasileira
- 27 dicas de o que fazer em Campos do Jordão
- Restaurantes
- Hotéis e pousadas
- Quando ir
- Como chegar
- O que achou
Campos do Jordão: a Suíça Brasileira
Certamente, a semelhança de Campos com a Suíça vai além das construções e arquitetura em estilo europeu, que cá entre nós, são maravilhosas.
Tem muito haver, aliás, com o clima!
Isso porque as temperaturas em Campos do Jordão dificilmente passam de 23º C, e diferentemente do que ocorre no litoral, é no inverno que acontece a alta temporada – nesse período a região chega a receber quase dois milhões de pessoas.
Nos meses de julho, agosto e setembro a temperatura costuma ficar abaixo de 5 °C, e à noite pode chegar a abaixo de zero, ou seja, o clima é geladíssimo.
Decerto já dá para se imaginar com lindas roupas pesadas, que nos fazem sentir como que na Europa, tomando vinhos e chopps gelados nos bares e restaurantes, aproveitando comidas fantásticas e depois, no quarto do hotel, se esquentando próximo da lareira.
Então, conseguiu imaginar?
— Um destino para ir em qualquer época do ano!
Enfim, na alta temporada também acontece o famosíssimo Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, consolidado como o maior evento de música erudita da América Latina.
Mas embora o inverno seja a época preferida entre os visitantes, Campos do Jordão é um destino que vale a pena visitar durante todo o ano.
Isso porque no verão na cidade tem temperaturas mais elevadas, propícias para passeios meio à natureza das montanhas cobertas de bosques de araucárias.
Sendo assim, agora que te demos uma bela ideia do que é essa linda cidade, já podemos começar a falar das dicas de o que fazer em Campos do Jordão.
São MUITOS os passeios disponíveis por lá, e nós queremos te passar o máximo de informação possível, portanto, o guia é extenso.
Todavia, é um guia cheio de fotos e atrativos que você nem imaginava existir na cidade! Confira a seguir:
O que fazer em Campos do Jordão – Passeios imperdíveis
Como dissemos anteriormente, apesar de ser conhecida como um destino de inverno, Campos pode ser visitada o ano inteiro.
Isto é, a cidade está repleta de ótimos estabelecimentos de todo o tipo, e a maior parte são encontrados no coração da cidade, nos bairros Abernéssia, Jaguaribe e o Capivari.
Além disso, você também pode visitar parques, andar de teleférico, visitar museus, fábricas de chocolate, de cerveja artesanal… Enfim, opções de lazer não faltam!
1. Festival de Inverno de Campos do Jordão
Comecemos então com o evento mais famoso da cidade!
O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão é, de fato, considerado o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina.
O evento acontece na cidade anualmente todo mês de julho, com o intuito de reunir grandes nomes do estilo através de apresentações, masterclasses, aulas individuais de instrumentos, e claro, um maravilhoso show para quem quiser assistir.
É certamente um espetáculo que merece ser apreciado!
Veja a Programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão.
Ao longo de sua história, grandes nomes brilharam nos palcos do festival, como por exemplo Eleazar de Carvalho, Magda Tagliaferro, Yehudi Menuhin, Hugh Ross, Mstislav Rostropovich, Michel Philippot, Kurt Masur e Dame Kiri Te Kanawa.
Hoje, o Festival conta com um público de dezenas de milhares de pessoas, e por seus palcos passam mais de 3 mil artistas, enquanto as aulas são ministradas por mais de uma centena de músicos do primeiro escalão mundial.
Aliás, o principal palco desse evento é o Auditório Cláudio Santoro, projetado para receber as grandes atrações do Festival.
Por fim, a programação completa do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão é, geralmente, anunciado em junho no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador.
2. Vila Capivari – O Coração e Campos do Jordão
A Vila Capivari é o Centro Turístico de Campos do Jordão, passeio indispensável em sua visita à cidade, até porque também é onde se concentra grande parte da vida noturna.
Então, de uma forma ou outra, você vai acabar passando pela Vila Capivari!
Dessa forma, é lá que se encontram a maioria das acomodações de quem deseja passar bons momentos nas montanhas, com opções que vão desde econômicas até super luxo, além dos sofisticados restaurantes, cafés e barzinhos que atendem aos mais diversos gostos e paladares (confira alguns aqui).
Aliás, é na Vila Capivari que também podem-se adquirir produtos exclusivos de Campos como chocolates caseiros, a tradicional cerveja artesanal.
— Compras
Sem dúvida, a Vila é o local perfeito para compras – está repleta de lojas de grifes que estão espalhadas em suas ruas e shoppings.
Sendo assim, recentes tendências da moda podem ser encontradas nas lojas e boutiques, com destaque para artesanatos, souvenirs malhas e artigos em lã fabricados na cidade.
Aliás, podemos destacar aqui o tradicional Shopping Geneve, que há mais de 25 anos é o ponto de encontro dos turistas em Vila Capivari, com sua arquitetura e sua famosa torre é um dos cartões postais da cidade.
— Eventos
Também é possível conferir shows e apresentações culturais na Praça São Benedito em temporada de inverno, feriados e alguns finais de semana, entre elas as apresentações gratuitas de grandes orquestras no mês de julho, quando acontece o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.
— Parque Capivari – Lazer, diversão, gastronomia e compras
Com toda a certeza, não tem como falar de Campos do Jordão e Vila Capivari e não mencionar os atrativos do Parque Capivari.
Entre os atrativos do parque estão o Morro do Elefante, o Teleférico, assim como a Roda Gigante, o Espaço Aventura, e muitos outros atrativos por vir!
Continue lendo pois falaremos a seguir sobre cada uma dessas atrações.
Além das opções de passeios e espaços de descanso, o parque também conta com praça de eventos, amplos estacionamentos e um centro de compras e gastronomia com o melhor da produção e da culinária regional.
Aliás, o novo e moderno centro de compras e gastronomia foi construído com contêineres, e oferecem ótimas opções de restaurantes, bares e lojas de produtos regionais da cidade.
A entrada no parque é gratuita, mas alguns passeios e os estacionamentos são pagos.
Então continue lendo para conferir estes passeios que você pode fazer no Parque Capivari:
3. Morro do Elefante e Teleférico no Parque Capivari
O Morro do Elefante fica no Parque Capivari e definitivamente é um dos mais conhecidos pontos turísticos de Campos do Jordão.
Seu nome se dá devido ao seu com contorno, pois lembra a tromba de um elefante.
A montanha está a 1.500 metros de altitude e possui uma maravilhosa vista panorâmica de Campos do Jordão.
Lá encontramos um mirante que certamente vale a pena visitar! O mirante conta com um belíssimo jardim colorido por lindas flores, que aliás, é um dos pontos mais bonitos para posar e tirar fotos.
De lá se tem uma linda vista que abrange toda a Vila Capivari, parte do Alto do Capivari, entre outros bairros da cidade, além de diversas montanhas que se perdem no horizonte.
Além disso, para melhorar, o passeio é gratuito.
O acesso ao mirante é muito fácil, já que está a apenas 10 minutos de carro do centro de Vila Capivari, e pode ser feito pela estrada ou pelo teleférico.
Agora, se você estiver com crianças vale a pena dar um pulo no Parque dos Elefantes, local onde os pequenos podem conferir e tirar fotos com diferentes estátuas de elefantes, como por exemplo o elefante jogador de futebol, de pijama, um “poltronafante” e até uma réplica de um paleontólogo encontrando fósseis.
Mas é um passeio para combinar com outros para valer a pena. Os pais, por outro lado, poderão aproveitar a bela vista do local.
— Teleférico
Agora, subir no Morro do Elefante de Teleférico deixa o passeio ainda mais divertido.
São dezenas de cadeiras, suspensas por cabos de aço, que levam as pessoas até o topo do Morro, possibilitando então uma linda visão aérea do centro turístico da cidade.
Para quem tiver coragem, é um delicioso passeio, e o percurso total tem 560 metros (ou seja, feito em cerca de 5 minutos, apenas).
Contudo, o passeio de teleférico é pago e os ingressos podem ser adquiridos no local.
O Teleférico está passando por reformas e, portanto, estamos aguardando a reabertura para também conseguirmos informar os custos. Previsão de término de obras em outubro de 2022!
Informações:
- Funcionamento: De quarta-feira a segunda-feira: das 9h às 18h. / Nas terças: das 13h às 18h
- Mais informações: (12) 99624-5028
- Endereço: Rua Marco Antônio Cardoso, 240 — Morro do Elefante
4. Bondinhos e Estrada de Ferro
Resumidamente, a compra do passeio de Bondinho é feita na Estrada de Ferro (na estação Emílio Ribas, na Vila Capivari) e tem o intuito de fazer um passeio pela cidade, enquanto que na Estrada de Ferro você pode fazer um outro tipo de passeio, mais longo: andar nos trens históricos que vão até Pindamonhangaba.
Vejamos um pouco mais sobre cada um desses passeios:
— Andar nos trens históricos da Estrada de Ferro
A Estrada de Ferro de Campos do Jordão possui grande importância histórica para a cidade, já que nasceu no início do século passado da necessidade de se levar pessoas que sofriam de doenças respiratórias à cura, no clima propício das montanhas de Campos.
As antigas máquinas à vapor levavam até 12 horas para completar o trajeto de 47 quilômetros de trilhos de Pindamonhangaba à Campos do Jordão.
De fato, é incrível pensar que a estrada foi construída em 1914 e tem sua arquitetura preservada até hoje!
Hoje as máquinas são movidas a energia elétrica, mas a maior parte da tecnologia utilizada no início do século perdura até hoje, conservando o estilo e romantismo antigo.
Passear pela Estrada de Ferro é, aliás, uma excelente forma de conhecer um pouco mais do passado de Campos.
Pelos 47 km da ferrovia é possível trafegar por vários percursos, em diferentes extensões, horários e tarifas, mas todos têm em comum a beleza da paisagem da região.
É possível comprar passagens para os serviços da Estrada de Ferro diretamente nas estações de Campos do Jordão e Pindamonhangaba com dinheiro ou com cartões de crédito.
Além disso é importante ressaltar que a venda de bilhetes acontece até meia hora antes do fechamento das estações.
Informações:
Veja abaixo os horários de funcionamento e números de telefones de cada estação:
Estação Pindamonhangaba:(12) 3644-7408 ou 3644-7409
Segunda a sexta-feira, das 6h às 18h
Sábados, das 6h30 às 15h30
Domingos e feriados, das 7h às 16h
Estação Emílio Ribas (Vila Capivari), em Campos do Jordão:(12) 3663-1531
Diariamente, das 9h às 18h
Estação Abernéssia, em Campos do Jordão:(12) 3662-1531
Diariamente, das 9h às 18h
— Passeios dos bondinhos no Parque Capivari
Outra atração incrível no Parque Capivari!
Basicamente, os clássicos passeios nos bondinhos atravessam calmamente a cidade, em diferentes horários, para que você admire as belas paisagens locais.
Você tem a opção de fazer dois percursos:
- O primeiro é o percurso entre a estação Emílio Ribas e a parada Portal, que é feito nos simpáticos bondes vermelhos e amarelos (uma das marcas registradas da cidade). O tempo do percurso é de aproximadamente uma hora.
- E o segundo, que é operado na extensão entre as estações Emílio Ribas e São Cristóvão.
Os dois passeios são ida e volta, portanto o tanto o embarque quanto o desembarque serão na estação Emílio Ribas.
Outra opção é o Bonde Turístico Urbano, que leva os passageiros da estação Emílio Ribas, no bairro Capivari, até Abernéssia, um dos bairros mais tradicionais da cidade.
Lá se encontra a matriz de Campos do Jordão, o edifício que sediou um dos primeiros hotéis da cidade, o mercado municipal e a estrada que leva ao Palácio de Inverno e ao Auditório Cláudio Santoro, onde anualmente se realizam os concertos do Festival de Inverno. Posteriormente, o veículo retorna ao Parque do Capivari.
O tempo do percurso de ida e volta é de cerca de 30 minutos.
Informações:
- Você pode adquirir os ingressos na bilheteria da Estrada de Ferro, na Estação Emílio Ribas, na Vila Capivari.
- Para mais informações e telefones, clique aqui.
5. Roda Gigante no Parque Capivari
Já conhece um dos novos cartões postais da Campos do Jordão?
Pois bem, no Bairro Capivari é só olhar para cima e verá a majestosa Roda Gigante, localizada no Parque Capivari, ao lado do Espaço Aventura, sobre o qual falaremos a seguir!
Esta incrível Roda Gigante possui 22 metros de altura e por isso é uma excelente opção de passeio para quem quer ver a cidade em um outro ângulo.
Aliás, a noite a atração ganha ainda mais destaque já que fica totalmente iluminada.
São no total 16 gondolas na Roda Gigante, e a capacidade de cada cabine é de 4 pessoas (até 400kg).
Com toda a certeza, um passeio onde tanto crianças quanto adultos aproveitam muito e se divertem juntos!
Informações:
- Valores: R$30 por pessoa (promoção de quarta-feira: R$ 25 por pessoa) / Crianças até 6 anos não pagam, mas precisam estar acompanhadas de um adulto responsável. Compra feita na bilheteria do parque.
- Horários de funcionamento: Segunda a Quinta: das 12h às 21h. Sexta, Sábado, Domingo e Feriados: das 11h às 22h.
6. Espaço Aventura no Parque Capivari
Outra novidade é o Espaço Aventura do Parque Capivari.
O Espaço Aventura é um miniparque feito para adultos e crianças se divertirem com conforto.
Lá encontramos diversas atividades repletas de adrenalina e com isso, acaba se tornando um passeio diferente em Campos do Jordão – e próximo do centro da cidade!
Entre as atividades temos parede de escaladas, com 7,5 metros de altura, e o circuito de arvorismo, ambos a partir de 8 anos.
Aliás, para os mais corajosos, a recomendação é o Quick Jump – uma queda livre com 10 metros de altura.
Além disso tuso, para completar a diversão da criançada de 3 a 7 anos de idade, o Espaço Aventura possui um circuito infantil com diversas atividades.
Nele, as crianças podem pintar literalmente o sete na brinquedoteca do Domo Geodísico, pular na cama elástica com 6 metros de diâmetro, atravessar pontes de madeira, incluindo a Ponta Leonardo da Vinci, que só é acessada por cordas, descer por um escorregador de 4 metros.
Os fãs de “O Senhor dos Anéis” vão adorar passear pelas “casas dos hobbits“, construções subterrâneas com telhado redondo, e queimar energia subindo e descendo dos coloridos montes de piso monolítico.
E claro que tudo com acompanhamento de monitores para cuidar e divertir os pequenos.
Informações:
- Valores: por atração (compras na bilheteria do parque)
– para Escalada e Arvorismo: R$40 – 1 atração / R$70 – 2 atrações / R$90 – 3 atrações
– para o Circuito Infantil: R$ 30 Meia hora / R$ 50 1 hora.
** pais e acompanhantes adultos pagam meia entrada. - Horários de funcionamento: Sexta, Sábado e Domingo das 9h às 18h.
7. Pedalinhos no Parque Capivari
De fato, os pedalinhos são um passeio para pessoas de qualquer idade e que, sejamos sinceros, nunca sai de moda!
No Parque Capivari encontramos 2 modelos de pedalinhos, entre eles os que transportam até 2 pessoas (Americano), e os que transportam até 4 pessoas (Caravela), ou seja, um passeio para fazer tanto em família quanto à dois, proporcionando em qualquer caso momentos únicos.
É um delicioso passeio tranquilo pelo lago. Um dica é ir no fim da tarde, já que a paisagem fica incrível.
Informações:
- Valores:
– Pedalinho Americano: R$30 por pessoa
– Pedalinho Caravela: R$50 por pessoa
**valor especial de R$80,00 por caravela, até 4 pessoas, para compras na bilheteria do parque - Horários de funcionamento: Quarta a Segunda – 9h às 18h / Terça: 12h às 18h
8. Parque Amantikir — Jardins que falam
Este maravilhoso parque é uma atração imperdível em Campos do Jordão!
Se você gosta de apreciar a natureza, lindos jardins ou está em busca de lugares incríveis para tirar fotos, então o Parque Amantikir é o lugar perfeito para visitar!
O Parque Amantikir (termo indígena que originou a palavra Mantiqueira – Serra que chora) exibe belíssimos jardins de diferentes partes do mundo.
Aliás, esse tipo de parque é comum nos Estados Unidos e Europa – são jardins para contemplação e reúnem a arte da jardinagem com uma rica programação cultural.
É incrível como o local transmite uma sensação de tranquilidade e sossego.
No parque existem no parque mais de 700 espécies de plantas, divididos em 22 espaços inspirados em 12 países, onde cada jardim mostra uma cultura diferente.
Além disso, eventos culturais como Tai Chi Chuan, exposição, aulas de artes plásticas, apresentações musicais e de danças formam o apelo cultural do parque.
Em média é possível percorrer o parque em até 2 horas, todavia, há pessoas que chegam pela manhã e saem ao final da tarde.
Aliás, há também diversos serviços locais de transporte turístico, como as Vans Profissionais ou o Trenzinho da Alegria fazem o trajeto até o parque.
Informações:
- Funcionamento: aberto todos os dias do ano, das 9h às 16h.
- Ingressos: cerca de R$60 a inteira, podem ser adquiridos online ou na bilheteria.
- Animais com guia são bem vindos
- Endereço: Rua Simplício de Toledo Neto n. 2200 Bairro Gavião Gonzaga
9. Museu Felícia Leirner
Em contraste com a ideia de museus que normalmente temos, o Museu Felícia Leirner é um museu ao ar livre!
De fato é um lugar encantador, mas a composição das esculturas de Felícia Leiner em harmonia com a natureza deixa tudo ainda mais deslumbrante.
Felícia Leiner foi uma famosa escultora, e em 1978 doou suas esculturas para o Governo de São Paulo pois amava Campos do Jordão.
São cerca de 85 belíssimas esculturas esculpidas em bronze, granito e cimento branco de figuras zoomórficas e humanas, além de gigantescas imagens brancas que nascem da grama para estabelecer uma comunhão perfeita com a paisagem.
Aliás, este museu se encontra no jardim do espaço que divide com o Auditório Claudio Santoro, sede do Festival Internacional de Inverno.
Por entre suas alamedas sombreadas e floridas, pode-se sentir toda a alma da escultora através de suas peças expostas em pontos estratégicos e a belíssima vista da Pedra do Baú com todo seu encanto.
Por fim, para conferir as obras em forma cronológica, inicie o trajeto por um caminho estreito cheios de árvores numa sugestiva sombra, indo às peças abstratas em formas circulares.
Informações:
- Funcionamento: De terça a domingo das 9h às 18h
- Ingressos: cerca de R$ 15, compre online ou na bilheteria (aos domingos a entrada é gratuita)
- Acessibilidade: o Museu está preparado para receber todos os públicos.
- Endereço: Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto da Boa Vista
- Faça um tour pelo museu sem sair de casa: Tour Virtual
10. Visitar a fábrica da Cervejaria Baden-Baden
Decerto, a cerveja Baden Baden é o produto mais comercializado de Campos do Jordão já que seu delicioso sabor conquistou os corações do brasileiros amantes de cerveja.
Agora, imagina só poder conhecer a fábrica dessa maravilhosa cerveja artesanal?
Pois bem, saiba que isso é possível!
Visitar a fábrica da cervejaria Baden Baden é uma das experiências mais procuradas em Campos do Jordão, já que assim o visitante pode conhecer o processo de fabricação da cerveja.
Fundada por 4 amigos em 1999, a Baden Baden e é uma cerveja com sabores marcantes e de vários tipos, seguindo todas as tradições e rituais para a produção das cervejas artesanais que seguem o movimento internacional do The Craft Beer Renaissance.
Por serem elaboradas a partir de receitas de conceituados concursos internacionais, as cervejas beneficiam-se, principalmente, da pureza da água de Campos do Jordão, que é captada a quase dois mil metros de altitude, nas verdes montanhas da região.
Esta água possui propriedades naturais que possibilitam o equilíbrio perfeito para a fabricação das cervejas mais especiais do Brasil, que valoriza acima de tudo a felicidade e o prazer de fabricar cervejas com sabor, aroma e corpo inconfundíveis.
Importante: Se você não quiser fazer o tour não tem problema, você pode visitar a loja da Baden Baden.
O Tour pela fábrica
O tour pela fábrica da Baden Baden é um tour sensorial.
Então no passeio o guia o levará para conhecer cada etapa do processo da fabricação de cerveja seus ingredientes, seleção e esclarecendo quaisquer dúvidas, até de como consumi-las.
Por fim, depois de passados cerca de 20 minutos desde o começo do tour, você ainda terá a oportunidade de saborear 5 dos tipos das cervejas fabricadas, para terem o conhecimento teórico e degustativo.
Dá água na boca só de pensar, não tem como ficar fora dessa!
Informações:
- Funcionamento: Visitas diárias das 10h às 17h, em intervalos de uma hora.
- Agendamento: O agendamento das visitas pode ser realizado pelo telefone 0800 888 1010, disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, presencialmente na recepção do Baden Tour, ou clicando aqui.
- Ingressos: (vale a pena para garantir a vaga na data da sua viagem) Custa cerca de R$ 50 por pessoa – Não é permitida a entrada de menores de 18 anos, mesmo acompanhados dos responsáveis. Você pode comprar online aqui
- Endereço: Av. Matheus Costa Pinto, 1653 Vila Santa Cruz (a 2,5km da entrada da cidade)
11. Horto Florestal Campos do Jordão
O Horto Florestal é um dos principais atrativos de Campos do Jordão pois é um lugar lindo com diversas atividades para todos os gostos e idade.
Certamente, é uma ótima opção para quem quer passar o dia fazendo algo diferente das tradicionais atrações do Centro de Campos do Jordão, o Capivari.
Também conhecido como Parque Estadual de Campos do Jordão, o Horto ocupa 40% da área do município e está localizado a 13 km da Vila Capivari, na Av. Pedro Paulo, no Bairro Horto Florestal.
Trata-se então de um enorme parque, com mais de 8 mil hectares de área preservada, e uma vasta área de lazer.
Ou seja, além das lindas paisagens, no horto encontramos diversos bosques para piquenique, churrasqueiras, trilhas para caminhadas, lanchonete, áreas de ginástica, ducha, ciclovia, uma capela, centro de exposições, viveiro de plantas… Enfim, são 30 atrações para você escolher!
Seu relevo montanhoso chega a 2.007 metros de altitude, então aproveite para subir numa torre de madeira de 12 metros de altura que há por lá, a vista panorâmica é incrível!
Aliás, uma curiosidade: há também no parque um Posto de Salmonicultura, responsável pela criação de trutas para o peixamento constante dos rios e lagos da região.
— Tirolesas e Arborismo
Veja algumas opções de atrações pagas no parque para quem gosta de aventura:
Aluguel de Bike Zoom Aventura: Alugue bicicletas tipo Mountain Bike da marca americana Specialized, com 5 tamanhos diferentes, e aproveite duas boas opções de percursos no Horto Florestal.
Ou seja, se você quiser você pode pedalar em trilhas entre 5 e 12 km de extensão, que podem ser percorridas de 50 minutos a 2 horas. A Trilha da Cachoeira é o percurso mais procurado, leva aproximadamente 1 hora entre ida e volta para ser percorrido. Preço: a partir de R$40 a primeira hora.
Tirolesas do Sapucaí: São duas tirolesas. A primeira, de 450m, passa sobre o Rio Sapucaí, e a segunda tem 150m, também cruzando um rio. O pacote para as duas custa cerca de R$ 80. Para chegar até a primeira tirolesa é feito uma trilha de 25 minutos, e o passeio dura no total, cerca de 1h30.
Arborismo Zoom Aventura: No total são 14 travessias (pontes) e 1 tirolesa de 130m, passando por um lago e cruzando um riacho. O passeio dura entre 25 e 40 minutos. Preço: R$ 60
Além desses passeios, o Horto Florestal de Campos do Jordão possui diversas trilhas, uma mais linda que a outra, que te leva para um passeio agradável e em outros casos, um passeio mais radical, como você verá a seguir.
— Trilhas no Horto Florestal
No entanto, se você gosta de aventura mas quer algo mais leve, ou quer gastar pouco, ou está com a família, recomendamos que você separe um tempo para as trilhas do Horto Florestal:
Trilha dos Campos do Timoni: A trilha é íngreme e tem a forma de um mosaico e é composto por uma mata mais conservada, uma área de campo e reflorestamento. No final, a 1700 metros de altitude, vê-se a região coberta por araucárias.
- Extensão: 3km ida e volta
- Tempo de duração: 2 horas
- Dificuldade: média
Trilha do Rio Sapucaí: Uma trilha relaxante onde você poderá apreciar Araucárias centenárias e avistar as corredeiras do rio Sapucaí Guaçú que atravessa a cidade de Campos do Jordão.
Lá no topo tem uma tirolesa de 450m de comprimento e 70 de altura, que atravessa os campos de araucária e o rio Sapucaí.
- Extensão: 2,6km
- Tempo de duração: 1 hora
- Dificuldade: fácil
Trilha das 2 Pontes: É uma trilha tranquila, ótima para crianças, desde que acompanhadas por adulto. Nesta caminhada há pontes pênseis sobre o Rio Sapucaí. Então, cuidado garotada!
- Extensão: 1km
- Duração: 30min
- Dificuldade: muito fácil
Trilha da Cachoeira: A trilha termina na Cachoeira do Galharda, e permite em seu caminho observar a Estação de Truticultura e Salmonicultura do Instituto de Pescas.
Esta é uma das trilhas mais procuradas e não é preciso ter muito preparo físico, porque o acesso é fácil. Pode ser feita até de bike.
- Extensão: 4,7km ida e volta
- Tempo de duração: 2 horas
- Dificuldade: fácil
— Demais atrações
Além disso tudo, no parque ainda é possível fazer passeio no Trenzinho Florestal, com guiamento e explicação sobre a unidade, e também o passeio de pedalinho.
Informações:
- Entrada: R$16 a inteira (por pessoa). Clique aqui para garantir o ingresso.
- Funcionamento: Aberto diariamente das 9h às 17h30.
- Pets: Animais domésticos não podem entrar no parque.
- Endereço: Av. Pedro Paulo, s/n — Horto Florestal, Campos do Jordão.
12. Parque da Floresta Encantada – diversão para as crianças
Se você está indo para Campos do Jordão com as crianças, temos uma boa notícia pra você!
O Parque da Floresta Encantada em Campos do Jordão é, sem dúvida, diversão garantida para crianças de qualquer idade!
É um parque cercado pela natureza e um local onde a criaçada pode mergulhar em seus sonhos e fantasias já que lá as principais atrações são as diversas Casas de Brinquedo com temos de histórias infantis.
Por exemplo, lá as crianças brincam na Casa dos Gnomos, das Bruxas, na Casa Fantasma, dos Coelhos, dos Andos, do Papai Noel, da Branca de Neve…. entre muitas outras!
Essas casinhas são um sonho virando realidade para as crianças, que participam das histórias como se fossem verdade.
Nos finais de semana monitores fantasiados entram na brincadeira e deixam as crianças ainda mais à vontade no espírito da imaginação.
Além disso, o Parque da Floresta Encantada possui uma lanchonete onde adultos e crianças pode se saciar para continuar a brincadeira.
Informações:
- Ingresso: cerca de R$ 10 por pessoa (mesmo valor adulto e criança) Crianças de até 3 anos não pagam
- Funcionamento: 9h30 às 17h00
- Endereço: Rua Arandi, 270 (Caminho do Pico do Itapeva)
13. Visita à Fabrica do Chocolate Araucária
Falamos um pouco de cerveja, mas em Campos o que realmente não pode faltar é chocolate!
Para aqueles que, além de chocólatras, são curiosos, Campos do Jordão pode ser um bom motivo para não só apreciar as belas paisagens da cidade, como também visitar uma fábrica de chocolate e desvendar como esta iguaria é produzida.
O Chocolate Araucária fabrica em Campos do Jordão diversos tipo de doces, como, por exemplo, bombons e trufas de dar água na boca.
E o melhor: você ainda pode ir até a fábrica e conhecer o processo de fabricação artesanal do chocolate e, como não poderia faltar, se maravilhar provando essas delícias.
— Como funciona o passeio na fábrica?
Através de uma parede de vidro você consegue acompanhar alguns processos artesanais da fabricação – com toda a certeza, é um dos momentos que mais dá água na boca!
Em seguida você dá um pulo no Museu do Chocolate, onde irá aprender mais sobre as primeiras criações feitas a partir do cacau e como surgiu o chocolate que apreciamos hoje.
Depois, já no fim do passeio, você poderá apreciar na loja em anexo as diversas opções do menu à base de cacau, assim como tortas doces ou salgadas , cafés diversos, bolos e sorvetes – sem falar do fondue express e do petit gateau!
Mas não espere um tour com guia – esta é uma visita não monitorada, ou seja, um roteiro “auto explicativo” bem simples, o que permite que o passeio seja gratuito.
Uma dica importante é: escolha bem o horário.
Dependendo do horário certas atividades produtivas podem estar inativas, seja por troca de turnos, pausa para almoço, etc.
É realmente tentador juntar o friozinho de Campos do Jordão com uma saborosa visita à uma fábrica de chocolate! Então não perca essa oportunidade.
— Onde comprar os Chocolates Araucária?
- Loja Araucária: R. Amadeu Carletti Jr., 255 — Vila Jaguaribe (fábrica)
- Loja Portal: Rua Santa Tereza, 95 — Vila Isabela
Mais informações:
- Entrada: Livre e de graça. Para grupos com mais de 15 pessoas, é necessário fazer agendamento prévio.
- Funcionamento: Diariamente das 10h00 às 17h00 (domingos até às 16h)
- Endereço: Rua Amadeu Carletti Jr., 255 — Vila Jaguaribe.
- Saiba mais
14. Belvedere Vista Chinesa
Gosta de assistir o pôr do sol? Então separe um fim de tarde no seu roteiro para ir até o Belvedere Vista Chinesa!
A Vista Chinesa em Campos do Jordão é um belvedere com vista para a maravilhosa Serra da Mantiqueira, onde é possível ver o horizonte se encontrar com as montanhas no lindo verde do Vale do Lageado.
Um lugar onde sentimos paz e tranquilidade, afinal, não há nada como uma linda vista e muita natureza para trazer à tona esses sentimentos, não é mesmo?
Este lindo ponto turístico de Campos do Jordão está localizado um pouco antes do portal da cidade, na rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro.
Sendo assim, é o primeiro ponto turístico da cidade para contemplação da natureza, (para quem está chegando em Campos).
— Curiosidades:
Durante o inverno é comum avistar quatis pedindo alimentos aos visitantes, dos quais já estão bem acostumados, então, não se assuste.
Além disso, no local você ainda pode encontrar algumas barracas com lembranças de Campos do Jordão, como doces e milho verde e ainda aproveitar para tomar um delicioso caldo de cana.
— Qual melhor horário?
Definitivamente, ver o nascer do sol e o pôr do sol são os melhores horários para visitar o Belvedere Vista Chinesa e curtir o espetáculo de natureza que é a Serra da Mantiqueira.
Mas em dias claros de céu azul, comuns em Campos do Jordão, qualquer horário garante uma boa experiência visual.
Entretanto, o pôr do sol na Vila Chinesa é um espetáculo à parte, isso pois nos finais de tarde as montanhas ao longe escondem os últimos raios de sol em um show de cores maravilhoso.
De certo, um lugar ótimo para conhecer em Campos do Jordão, mesmo que para uma visita rápida, aproveitando para voltar para casa com fotos de uma paisagem de tirar o fôlego!
Informações:
- Entrada: Gratuita — passeio público
- Endereço: Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro
- Como chegar:
– O mirante fica próximo ao Portal de entrada de Campos do Jordão, quase no final da Rodovia SP-123, fique atento ao trânsito e respeite suas regras, pois o mirante estará localizado ao lado esquerdo da rodovia, (para contornar).
– Ou então, caso você esteja na Vila Capivari, siga na avenida principal que da acesso a saída da cidade, passe o Portal de Campos e siga na Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro até o mirante, que fica do lado direito da estrada!
15. Tarundú – Diversão e Aventura
O passeio Tarundú é uma ótima pedida para quem quer de divertir e entrar em contato com a natureza ao mesmo tempo.
Ou seja, num enorme parque com 500mil metros quadrados você pode aproveitar para fazer atividades diversas, como arborismo, arco e flecha, mini golf, bike, paint ball, patinação no gelo, trilhas, até mesmo balonismo.
Além disso, também faz parte do Tarundú a Vila Hípica, que oferece aluguel de cavalos, e para os iniciantes, estão disponíveis instrutores qualificados.
E para facilitar o passeio, o Centro de Lazer Tarundú também possui opção de hospedagem e um sofisticado restaurante.
É claro que tudo isso tem um preço:
— Como funciona?
Antes de mais nada, para entrar no Turundú é preciso pagar um ingresso de R$ 45 (inteira), e as atrações são pagas à parte.
Basicamente, no ingresso está incluso entrada, estacionamento, receptivo, sanitários, fraldário, wifi, segurança, seguro pessoal e acessibilidade.
Agora, para se divertir nas atividades há duas opções:
- Passaporte (R$ 215): Com o Passaporte você se diverte o quanto quiser em várias atrações!
- Passaporte Fast (R$ 99): Com o Passaporte Fast você pode se divertir por 01 hora em mais de 15 atrações! Mas atenção, sua utilização é válida somente entre 10h e 12h ou entre 15h e 17h e só pode ser adquirido no receptivo do Parque.
As atrações inclusas nos passaportes são: Arborismo Top, Arborismo Light, Arco e Flecha, Air Games, Boia Cross, Bungee Trampolim, Brinquedão, Escorrega Boia, Imagination, Mini Golf, Tirolesa Double, Tirolesa, Paint Alvo, Tiro Esportivo, Tubo Insano e Up and Down.
Há ainda uma terceira opção, onde você pode pagar avulso, possibilitando então pagar apenas as atividades que irá realizar (veja aqui os preços).
Informações:
- Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 17h
- Entrada: R$ 45 por pessoa (inteira). Crianças até 3 anos não pagam, e até 10 anos pagam meia.
- Endereço: Av. José Antônio Manso, 1515, Alto Lajeado
- Saiba mais
16. Aventura no Rancho
O Aventura do Rancho une as lindas paisagens naturais de Campos do Jordão com o ecoturismo e o turismo de aventura, ou seja, basicamente você se diverte enquanto aprecia a beleza natural da Serra da Mantiqueira.
É cá entre nós, é exatamente o tipo de passeio que ambos crianças e adultos se divertem por horas a fio.
Dessa forma, por lá você encontra aventuras como:
- Arvorismo em araucárias
- Paintball
- Tirolesa (800 metros)
- Passeio a cavalo
- Trilhas de bike
- Boulder (modalidade de escalada)
Os valores dos passeios iniciam de R$ 25 por pessoa e podem chegar à mais de R$ 100 por pessoa.
Aliás, o Aventura no Rancho também disponibiliza duas opções de hospedagem (chalé e cabana), para quem quiser passar a noite – e acredite, o lugar é incrível, vale a pena!
O Rancho também possui um restaurante que serve um delicioso almoço, lanches e bebidas.
Certamente um passeio divertidíssimo para todas as idades!
Informações:
- Entrada Franca. Consulte os preços das atividades.
- Endereço: Av. Pedro Paulo, 7997 — Vila Capivari (estrada do Horto Florestal, em frente ao borboletário)
- Saiba mais
17. Caminhadas e Aventura no Bosque do Silêncio
Outro passeio ótimo para ir em casal, com os amigos ou em família.
No Bosque do Silêncio você terá a oportunidade de entrar em contato com a natureza, assim como fazer caminhadas em trilhas tranquilas ou até mesmo atividades mais radicais.
E pra melhorar, está a apenas cerca de 20 minutos de caminhada do centro turístico (Capivari).
Vejamos então o que você encontra no Bosque do Silêncio, incluindo as atividades da Altus Turismo, localizada dentro do Bosque do Silêncio:
- Sede com sanitários e loja de conveniência;
- Café com área de descanso; (parceiros)
- Área para estacionamento;
- 1.500 metros de trilhas interpretativas;
- 2.000 metros de Arborismo adulto dividido em 2 segmentos (a partir de R$ 110 por pessoa) com tirolesas e um arborismo infantil (R$ 60 por criança).
- 3 Campos de Paintball (a partir de R$ 70 por pessoa)
- 1 Campo de Minigolfe (R$ 30 por taco)
Para agendar sua atividade, clique aqui.
No entanto, existem também atividades externas, também feitas pela Altus Turismo.
Entre elas estão o montanhismo, trilhas e rapel na Pedra do Baú, a Trilha Sertão dos Moreiras, mountain bike e bóia cross.
Para saber mais sobre os passeios externos, clique aqui.
Aliás, vale lembrar que desde 2021 passou a ser cobrada uma taxa para entrar no Bosque, no valor de R$ 20.
E então? Bateu ou não vontade de entrar numa aventura?
Informações
- Funcionamento: Todos os dias das 9h às 18h
- Entrada: R$20
- Endereço: Avenida Senador Roberto Simonsen, 1724, Vila Inglesa
18. Mirante do Pico do Itupeva
Uma das vistas mais privilegiadas da Serra da Mantiqueira pode ser apreciada do Pico do Itapeva.
O Pico do Itapeva, um dos maiores picos do Brasil, na realidade está localizado em Pindamonhangaba, mas acaba se tornando um atrativo de Campos do Jordão, pois além de estar a apenas 14 km da Vila Capivari, seu único acesso acontece pela estrada de asfalto que sai de Campos.
Com 2.030 m de altitude, do Pico do Itupeva (que em indígena significa “Pedra Chata”) é possível avistar 15 cidades do Vale do Paraíba.
São elas: Tremembé, Guará, Aparecida, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira, Caçapava, Potim, Cruzeiro, Lorena, Piquete, Moreira Cesar, São José dos Campos, Eugênio de Melo e Cachoeira Paulista.
De fato a paisagem do alto do Pico do Itapeva é realmente surpreendente e vale muito a visita.
O mirante é gratuito, porém, há uma enorme confusão das pessoas que acabam indo no mirante localizado no parque, onde é cobrada a entrada.
Então atenção: Há 2 mirantes no local, o mirante do Parque do Itupeva, e o mirante gratuito, mais adiante, próximo de umas antenas.
— Os dois mirantes do Pico do Itupeva
O mirante do Parque cobra uma entrada de R$10 por pessoa e R$20 de estacionamento (em dinheiro), e no local é possível caminhar por um lindo jardim de lavandas, rendendo lindas fotos. Além disso, lá também tem um café em formato de castelinho, com um delicioso chocolate quente.
Ou seja, é uma opção para quem deseja passar mais tempo no local.
No entanto, há o mirante gratuito, que fica um pouco mais para frente, em um ponto mais alto avançado em direção ao vale.
Então se sua intenção for dar uma parada rápida, este é o melhor ponto! E a vista panorâmica indescritível.
Como chegar: Siga até Vila Capivari, o Centro Turístico da cidade. Passando pelo Shopping Boulevard Geneve, siga sentido ao Tênis Clube; vire à direita, passando pela Ducha de Prata onde há uma placa indicando o caminho. Em frente ao Hotel Quatre Saison, vire a rua à direita e siga até o cume do Pico do Itapeva para se deslumbrar com toda a belíssima paisagem que de lá se avista.
19. Complexo Pedra do Baú
Subir na Pedra do Baú e ver o mundo até onde a vista alcança proporciona um sentimento maravilhoso, e com toda a certeza esta é uma das vistas mais incríveis da região.
O Complexo Pedra do Baú é um dos pontos mais procurados para quem gosta de trilha, aventura, e bom, não tem medo de altura rs!
Trata-se então de uma enorme formação rochosa, que compõe o Bauzinho, a Pedra do Baú e a Pedra Ana Chata, com uma altitude de 1.950 metros onde as pessoas vão para escalar.
Sendo assim, a escalada pode ser feita pela face norte (acesso por São Bento do Sapucaí) ou face sul (acesso por Campos do Jordão), com percurso mais longo.
Porém, na realidade o Complexo não está localizado em Campos do Jordão, mas sim em São Bento do Sapucaí, sendo Campos então o melhor acesso até o complexo.
Por isso o Complexo do Baú acaba se tornando um cartão postal de Campos, já que fica tão próximo e é o principal meio de acesso.
— Bauzinho
Aos que buscam um programa mais leve o Bauzinho é uma boa pedida.
Chega-se tranquilamente de carro ao Bauzinho e para alcançar sua parte mais íngreme é necessário subir uma pequena trilha de 10 minutos.
Seguindo as placas na estrada da Campista chega-se na rua de terra que leva a Pedra do Baú, onde no final um platô com placas indicativas mostram uma pequena trilha para o Bauzinho. De lá é possível avistar a pedra maior, apontada bem de frente, com seu grande paredão rochoso, que enche os olhos a todo instante.
— Pedra do Baú
Já que procura adrenalina, a Pedra do Baú é um desafio e tanto, sendo a maior das 3 rochas
É possível subir ao topo da pedra maior por uma outra trilha que demora em média uma hora e meia de caminhada na mata.
Logo após encontram-se as escadas de ferro e vergalhões cravados nas pedras. A partir deste ponto a adrenalina fica mais forte, pois o trajeto é feito por meio de escalada nos paredões estreitos da rocha, que exige certo preparo físico e muita coragem dos visitantes.
Recomenda-se que este passeio a pedra maior do Baú seja conduzida por guias capacitados, que conhecem bem as trilhas e as escadas que levam ao cume.
No ponto mais alto da Pedra os visitantes podem andar em sua base, apreciando uma visão espetacular.
É possível ver de um lado boa parte da serra de Campos do Jordão, e de outro as lindas montanhas de Minas Gerais. Na ponta da Pedra do Baú vê-se um enorme precipício de granito, capaz de dar vertigem a qualquer pessoa.
Suba a Pedra do Baú com a equipe do Bosque do Silêncio
— Pedra Ana Chata
A Pedra Ana Chata fica no meio da trilha para a Pedra do Baú e pode ser vista, em alguns ângulos da estrada, entre a Pedra do Baú e a Pedrinha.
Após uma longa caminhada, é necessário cruzar uma gruta, e fazer a subida por uma trilha estreita e difícil, com abismos ao lado.
Do seu alto tem-se uma vista parecida com a da Pedra do Baú.
— Dicas antes de ir:
Para os que preferem uma atividade mais radical pode desbravar todo o complexo da Pedra do Baú, começando pelo o Bauzinho, subindo a Pedra do Baú pelas escadas metálicas da face Sul, descendo pelas escadas da face Norte, e depois ainda vai até a Ana Chata. A atividade tem duração média de 8 horas, portanto é preciso chegar ao local bem cedo.
Pela cidade de São Bento do Sapucaí existe também um caminho para a Pedra do Baú, que exige ainda mais destreza na escalada. A prática de rapel e alpinismo também são bastante comuns no local, em que os esportistas encontram diversos terrenos para esportes radicais.
— Importante:
Todas as práticas devem ser feitas sob o acompanhamento e orientação de um guia montanhista que oferecerá equipamentos e instruções necessárias para que seja efetuada com a máxima segurança;
Manga longa, blusa e calça comprida também são recomendados, pois a temperatura no topo da rocha tende ser bem mais baixa que na base.
É um passeio público, portanto a entrada é franca.
Como chegar: Siga sentido a Vila Capivari, o Centro Turístico da cidade. Chegando em Vila Jaguaribe, faça o contorno à esquerda em frente ao Supermercado Roma, seguindo sentido a Fábrica de Chocolates Araucária. Passando a ponte, localizada próximo ao Estádio Municipal, siga a rua à esquerda, conhecida como Estrada da Campista. Nesta estrada há placas que indicam o caminho que leva até a Pedra do Baú.
20. Pico do Imbiri
O Pico do Imbiri em Campos do Jordão fica afastado do centro urbano e reserva um visual maravilhoso com todos os encantos da Serra da Mantiqueira.
É uma ótima opção de passeio para quem procura um lugar distinto da cidade, mas sem se afastar do centro.
Entretanto, o acesso não é nada fácil, a estrada é de terra, íngreme, e recomenda-se 4×4 para subir até o mirante.
Mas a vista recompensa o esforço!
Chegando em seu cume temos uma bela imagem das montanhas que formam a Serra da Mantiqueira e que fazem divisa com o Sul de Minas Gerais.
Possui 1862 metros de altitude e de lá é possível identificar várias regiões da cidade, principalmente os locais mais altos, como a Pedra do Baú.
Além disso, o Imbiri também é recomendado para a prática de ecoturismo, possuindo diversas trilhas, e também passeios de bicicleta, cavalo, moto e quadriciclo.
É um passeio público, portanto a entrada é franca, e está localizado na Estrada do Pico do Imbiri.
Como chegar: Siga sentido a Vila Capivari, o Centro Turístico da cidade. Chegando em Vila Jaguaribe, faça o contorno à esquerda em frente ao Supermercado Roma, seguindo sentido a Fábrica de Chocolates Araucária. Depois, passando a ponte localizada próximo ao Estádio Municipal, siga a rua à esquerda, conhecida como Estrada da Campista. Assim que começar a descida desta estrada, vire à direita, em uma rua de terra e siga as placas indicativas até o cume do Pico do Imbiri.
21. Ducha de Prata
A Ducha de Prata, além de muito bonita, é muito bem estruturada, o que faz com que seja um dos pontos turísticos mais tradicionais de Campos do Jordão.
É formada por várias duchas artificiais que desembocam águas vindas do represamento do Ribeirão das Perdizes.
Por estar em meio à natureza, mas pessoas visitam a Ducha de Prata para relaxar ouvindo o som das águas, mas principalmente para passear pelas plataformas de madeira e tirar lindas fotos!
Lá você também encontra atividades como arborismo, tirolesa e arco e flecha.
O passeio é de fácil acesso, está a 1,8 km do centro turístico, localizado no bairro de Vila Inglesa, na estrada para a Vila Capivari.
Aliás, a dica para quem não quiser ir de carro é aproveitar o passeio no famoso Trenzinho da Montanha, que faz um city tour com parada na Ducha. Ele sai do centrinho, em frente ao Teleférico.
Além das lindas quedas d’água, você também encontrará barraquinhas com produtos artesanais, malhas, chocolates e diversos outros souvenirs.
Informações:
- Entrada: Gratuita
- Funcionamento: Todos os dias
- Endereço: Avenida Roberto Simonsen — Vila Inglesa
22. Mosteiro de São João
Se tiver um tempinho mais tranquilo na sua agenda em Campos, não deixe de ir.
O local é lindo, calmo e transmite uma sensação de paz bem grande.
Em meio a um lindo bosque e um belo jardim você encontra a Comunidade Monástica do Mosteiro São João (também conhecido como o Mosteiro das Monjas Beneditinas), local onde residem as monjas, conhecidas como “As Beneditinas” pertencentes à mais antiga ordem religiosa do ocidente, fundada por São Bento Abade.
De fato trata-se de um local onde a natureza impera em harmonia com a religião.
Aliás, a principal atração do Mosteiro é o recital de Canto Gregoriano, que acontece diariamente às 17h45, na Capela de São João Batista, com duração de cerca de 40 minutos.
É uma oração que fascina todos os visitantes pois trata-se da palavra de Deus cantada de forma totalmente artística.
Além disso, a outra atração do Mosteiro é o maravilhoso jardim que divide espaço com o Mosteiro, por onde você pode aproveitar para caminhar e admirar as lindas árvores e o lago cheio de peixes.
O espaço também oferece uma agradável área de reflexão e oração. Ou seja, caminhos cercados de luminárias levam a grutas com imagens cristãs, onde você pode desfrutar do espaço para fazer suas preces com paz e tranquilidade.
Por fim, você ainda pode sair de lá com uma lembrancinha da loja do Mosteiro, que vende diversos trabalhos artesanais e doces feitos pelas irmãs, além de livros, imagens e cartões postais.
Visitar o mosteiro é um passeio delicioso, pois além da experiência de paz interior, você tem a oportunidade de escutar o maravilhoso Canto Gregoriano da Ordem Beneditina e levar para casa deliciosos produtos artesanais.
Informações:
- Entrada: franca
- Funcionamento: Diariamente das 7h às 18h30.
- Endereço: Av. Dr. Adhemar de Barros, 330 — Vila Abernéssia
- Saiba mais
23. Off Road em Campos do Jordão
Se você está procurando por um roteiro mais inusitado e uma experiência diferente e divertida em Campos do Jordão, então o passeio de off road é com toda a certeza uma das melhores opções.
É uma experiência inesquecível, distante do centro da cidade, perfeito para quem quer estar próximo à natureza, às montanhas e cachoeiras, enquanto curte um pouco de aventura.
Em suma, o Off Road em Campos do Jordão inclui atravessar pequenos riachos, passagens incríveis por erosões, desvios em atoleiros, passando por trilhas quase inexploradas, e chegando a lugares surpreendentes.
Portanto, existem diversos roteiros para escolher, como por exemplo o Pico do Imbiri, Parque da Ferradura, Vale da água Santa, Pedra do Baú, São Bento do Sapucaí, entre muitos outros.
24. Palácio Boa Vista
O Palácio Boa Vista é uma excelente opção de passeio histórico-cultural já que atrai os olhares com sua arquitetura com o estilo de castelos europeus e maravilhoso mobiliário antigo.
O Palácio da Boa Vista em Campos de Jordão foi construído para servir como casa de veraneio do Governador do Estado em 1964, e no fim das contas em 1970 o governador declarou o palácio “Monumento Público do Estado de São Paulo”.
Mas além de uma arquitetura diferenciada, o palácio também chama a atenção com seu Museu, que possui obras de artistas nacionais e estrangeiros.
Portanto você pode contemplar os mobiliários dos séculos XVII e XVIII, antiguidades, esculturas, peças decorativas, objetos religiosos, e obras de artistas contemporâneos, como Tarsila de Amaral, Anita Malfatti, Aldo Bonadei, com destaque para os quadros de Di Cavalcanti.
O palácio possui decoração no estilo inglês e está localizado no alto da colina, de onde se pode ter uma vista panorâmica dos bairros da cidade.
— Como é a visitação no palácio
A visitação é gratuita, mas mesmo assim, conta com presença de guias que explicam cada uma das peças e obras presentes no local, com tour entre meia hora e 1 hora de duração, passando pelos principais cômodos.
Entretanto, é proibido o uso de máquinas fotográficas e filmadoras durante a visita.
Um breve momento no pátio central é franqueado ao registro dos visitantes.
Vale ressaltar que não há acessibilidade para cadeirantes para o segundo andar, pois o acesso é feito por escada.
Aliás, uma curiosidade é que o Palácio Boa Vista foi palco do primeiro Concerto de Inverno de Campos do Jordão que mais tarde deu origem ao atual “Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão”, que passou a ser realizado no Auditório Cláudio Santoro devido ao aumento do número de participantes.
Informações:
- Entrada franca – todas as visitas são acompanhadas por educadores
- Funcionamento: De quarta a domingo e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h
- Agendamentos e informações: (12) 3662-2033
- Endereço: Av. Dr. Adhemar de Barros, 3001 – Alto da Boa Vista.
25. Casa da Xilogravura
Gostaria de fazer um passeio cultural diferente?
Então a Casa da Xilogravura em Campos do Jordão é uma ótima opção!
Trata-se de um museu especializado em Xilogravuras, e portanto conta com um diversificado acervo de obras de artistas brasileiros e internacionais.
Aliás, você sabe o que é a xilogravura?
Pois bem, a xilogravura é uma arte que teve origem no Oriente há mais de um milênio e meio, e se trata de gravuras feitas por meio de impressão sobre o papel de uma matriz entalhada em madeira.
O museu reúne em suas 20 salas mais de 5 mil obras de 400 artistas, como por exemplo do Oswaldo Goeldi, Lasar Segall, Tarsilla do Amaral, Lívio Abramo, Marcello Grasmann, Maria Bonomi, Regina Katz e tantos outros.
Neste passeio, além das obras, você ainda poderá conhecer um atelier xilográfico, bem como a biblioteca com materiais que explicam mais sobre essa técnica e arte e também conferir as lembranças, artesanatos e materiais para aventurar nesta arte, na lojinha do museu.
O Museu fica situado no antigo prédio do Mosteiro de São João (Irmãs Beneditinas), construído em 1928, em frente à Igreja N. Sr ª da Saúde.
Informações:
- Ingresso: cerca de R$ 20 a inteira
- Funcionamento: aberta de quinta a segunda-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
- Endereço: Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295. Vila Jaguaribe (junto à Praça N. Sra. da Saúde).
- Saiba mais
26. Parque das Cerejeiras
Pense num passeio absolutamente encantador!
Se você for para Campos do Jordão entre os meses de julho e setembro você precisa incluir no seu roteiro o Parque das Cerejeiras, já que nesses meses as árvores ficam totalmente cobertas de flores.
O parque de 2.500 metros quadrados está localizado no bairro Sakura Home, e no auge das floradas das suas 400 cerejeiras, fica totalmente colorido de um lilás intenso – com toda a certeza um lugar maravilhoso para passear e, obviamente, para tirar lindas fotos.
É uma cena linda de ser ver.
Além disso, o parque também é famoso por abrigar a Festa da Cerejeira em Campos do Jordão! São 4 finais de semana entre julho e agosto onde acontecem apresentações de dança, música e taikô, além de serem servidos doces e comidas típicas.
Mas se você for para Campos em outras épocas e quiser visitar o parque mesmo sem florada você pode ir tranquilamente, já que o parque continua aberto para visitação.
Informações:
- Entrada: R$ 20 a inteira (Crianças até 7 anos incompletos são isentas)
- Funcionamento: Das 9h às 16h, fechando apenas às Terças
- Endereço: Av. Tassaburo Yamaguchi, 2173 – VilaCristina
27. Passeio de Quadriciclo
Andar de quadriciclo sempre é um passeio excitante e em Campos do Jordão fica melhor ainda, já que de bônus você tem a oportunidade de contemplar paisagens de tirar o fôlego!
Ou seja, você terá a chance de descobrir lugares de exuberantes belezas naturais.
O passeio de quadriciclo em Campos do Jordão é uma ótima pedida tanto para famílias quanto para casais ou individual, já que é possível escolher entre passeios mais tranquilos até passeios mais radicais, passando por trilhas mais difíceis.
A duração dos passeios varia entre 30 minutos à 3h.
Sendo assim, veja abaixo algumas empresas que fazem passeio de quadriciclo em Campos do Jordão:
Campos do Jordão Quadricilos
- Telefone: (12) 3663-2390
- Whatsapp: (12) 99783-2148
- Serviço de Transfer nos Hotéis
- Endereço: Avenida Pedro Paulo 3.200, Km 2.2 – Caminho do Horto Florestal, Bairro do Fojo, Campos do Jordão
- Saiba mais
Quad Mania
- Telefones: (12) 3663-3736 / 99741-0909 / 99724-4709
- Endereço: Av. José de Oliveira Damas, 600 – Vila Capivari, Campos do Jordão
- Saiba mais
Restaurantes em Campos do Jordão
No coração de Campos do Jordão você encontra um verdadeiro roteiro de sabores que vão agradar a todos com cozinhas que vão desde a contemporânea, gaulesa até a regional e muito, mas muito chocolate!
Veja então algumas recomendações de restaurantes em Campos do Jordão que você deve conhecer!
Baden Baden
O Restaurante Baden Baden é um restaurante estilo alemão, com comida boa e cerveja gelada além de joias da cozinha sagrada de Baden Baden.
Com suas mesinhas na calçada, é com toda a certeza o ponto certo para quem quer ver e ser visto em meio a badalação da cidade.
Localizado na Vila Capivari, na Rua Djalma Forjaz, 93 — Shop Geneve-lj 06.
Safari Restaurante e Bar
O Safari Restaurante e Bar é um restaurante de comida contemporânea.
Localizado no coração do Capivari,precisamente na Rua Djalma Forjaz, 139.
Villa Gourmet
O Villa Gourmet também é um um restaurante de comida contemporânea, mas com toques regionais.
Sua comida é aliada a uma alimentação saudável, portanto conta com pratos feitos sob baixa temperatura, à vácuo.
Localizado na Vila Caivari, na Rua Djalma Forjaz, 209.
La Gália
O Restaurante La Gália por sua vez, é um restaurante especializado em cozinha gaulesa.
E para completar a alegria, possui música ao vivo às sextas e sábados, com o melhor da música brasileira e internacional.
Localizado na Vila Capivari, na Avenida Macedo Soares, 340.
Festival Della Pasta
Se você gosta de comida italiana, então você vai adorar comer do Festival Della Pasta!
O Festival Della Pasta, possui ambientes aconchegantes para você aproveitar as delícias oferecidas por lá.
Está localizado na Vila Capivari, na Avenida José Manoel Gonçalves, 160.
Onde ficar – Hotéis e Pousadas em Campos do Jordão
Campos do Jordão é certamente um dos melhor lugares para se hospedar no Brasil!
Como resultado, grande parte dos hotéis e pousadas de Campos do Jordão oferecem uma acomodação requintada e repleta de opções de lazer como piscina aquecida, sauna, banheiras de hidromassagem e SPA.
Sendo assim, a Naturam selecionou para você algumas opções de hotéis e pousadas no link Pousadas em Campos do Jordão.
Mas se preferir, você pode fazer suas pesquisas abaixo abaixo nas pousadas e hotéis disponíveis no Booking:
Quando ir para Campos do Jordão
A pergunta que não quer calar: quando ir pra Campos do Jordão?
A alta temporada em Campos do Jordão tem início no feriado de Corpus Christi e vai até agosto. Ou seja, o inverno é o que mais atrai as pessoas a visitarem essa linda cidade serrana.
Dessa forma, o auge da movimentação na cidade é o mês de julho, que também é quando a cidade sedia seu Festival de Inverno.
Aliás, em julho (além do Festival de Inverno), a cidade ganha uma programação diferenciada com diversas atrações e shows para te divertir, e muitas delas acontecem nos restaurantes das cidades.
Mas o ponto negativo é que a cidade ficar bem cheia, fazendo com que você tenha que encarar filas, trânsito (especialmente nos finais de semana), além de ainda acabar pagando mais caro pelas hospedagens.
Se você deixar pra ir maio ou agosto, você ainda aproveita o friozinho da cidade e curte o destino com mais calma já que o número de visitantes é menor.
— Como é Campos do Jordão fora da temporada
Não se engane achando que o inverno é a única época para visitar Campos, porque não é!
No verão a cidade mantém temperaturas agradáveis graças ao seu clima serrano.
Além disso, você com toda certeza irá pagar mais barato nas hospedagens.
O Natal, no entanto, é uma atração à parte! As ruas e edifícios iluminados dão um charme extra pra Campos e você ainda consegue fazer normalmente todos os passeios que citamos acima, então é outra época que vale a pena visitar.
Como chegar em Campos do Jordão
— indo de carro
Chegar em Campos do Jordão é bastante simples: o acesso se dá através de duas das principais rodovias paulistas: Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, e Carvalho Pinto.
— indo de avião
Campos não possui aeroporto, então se você estiver indo de avião, o aeroporto mais próximo é o de São José dos Campos, à apenas 80 quilômetros da cidade. A Azul tem voos para a cidade a partir do Rio de Janeiro. Porém, para as demais companhias, Guarulhos é a melhor opção (a 150km de distância).
— indo de ônibus
Agora, se você for de ônibus, você pode pegar a Pássaro Marrom saindo de São Paulo (Terminal Tietê), Campinas e São José dos Campos, além de 10 outras cidades.
Saindo do Rio e de cidades próximas, os ônibus são oferecidos pela Autoviação 1001e pela.
O que achou de Campos do Jordão?
Campos do Jordão é de fato uma cidade encantadora, com diversas opções de passeios para todos os estilos e gostos.
Portanto, essa cidade incrível é capaz de agradar tanto as pessoas que querem ir para relaxar, curtir um friozinho e comer em restaurantes deliciosos, quanto pessoas que querem ir para se divertir e curtir um pouco mais de aventura e entrar em contato com a natureza.
Enfim, esperamos que você tenha gostado de nossas dicas, nos dedicamos para colocar o máximo de informações possíveis pra você!
Mas conte para nós, você sentiu falta de algum ponto turístico? Aliás, já visitou Campos do Jordão?
Deixe sua resposta nos comentários, pois adoramos ouvir o que nossos leitores tem a dizer!
Aproveite também para compartilhar esse guia com as melhores dicas de o que fazer em Campos do Jordão com a pessoa que você quer levar pra Campos!
Ela com toda a certeza ficará boquiaberta com a quantidade de passeios que existem por lá!!!
Veja alguns destinos de Campo e Montanha indicados por nós:
Santo Antonio do Pinhal – pertinho de Campos do Jordão, esta cidade de montanha tem paisagens magníficas, uma charmosa estação de onde partem passeios de trem, passeios pela natureza, pousadas charmosas e uma gastronomia deliciosa!
Cunha – Incrustrada nas montanhas da Serra do Mar fica esta cidade que oferece incríveis ateliês de cerâmica, um famoso Lavandário, trilhas ecológicas pelo parque estadual e pitorescas pousadas e restaurantes.
Teresópolis é um excelente destino de inverno reunindo turistas de variados estilos em busca do excelente clima da região, com pousadas e restaurantes cheios de estilo possuindo lareiras, deliciosos pratos e ótimos vinhos.
Excelente Materia. Eu amo Campos do Jordão. É uma cidade Linda e muito romântica. Sempre fico na Pousada Recanto dos sonhos
Obrigada Vanessa! Campos do Jordão é linda mesmo 😀