Nossos Guias Turísticos Pomerode - A cidade mais alemã do Brasil!

Pomerode – A cidade mais alemã do Brasil!

Você sabia que existe um pedacinho da Alemanha perdido no Brasil?

Ainda com muitas características tradicionais, trazidas pelos colonizadores no Século XIX, o local é uma excelente pedida para conhecer a arquitetura, a culinária e os costumes alemães sem precisar viajar até o velho continente.

Estamos falando, é claro, de Pomerode, cidadezinha que fica perto de Blumenau, no interior catarinense. É um lugar no qual tudo parece feito com carinho e dedicação, quase como em uma vila alemã de muito tempo atrás.

Essas características despertam o interesse de casais em busca de romance e de famílias em busca de um passeio diferenciado.

Pomerode conta com apenas 30 mil habitantes. É uma cidade bastante pequena, sendo possível visitá-la inteiramente em um ou dos dias. Se você quiser explorar tudo o que há para ser explorado, um fim de semana é o ideal.

A cidade de Pomerode, Santa Catarina
A cidade de Pomerode, Santa Catarina. Foto: Renato Soares

Mas, afinal, o que são essas atrações? O que irá te encantar em Pomerode? O que você não pode deixar de fazer de maneira alguma quando estiver por lá?

Para que não exista nenhuma dúvida, criamos um Guia Completo de Pomerode com dicas de o que fazer, pontos turísticos, pousadas, hotéis, restaurantes e como chegar!

Pra te dar um gostinho, saiba que a cidade possui atrações durante as quatro estações do ano com festas e feiras e também com as belas paisagens recortadas pela natureza. Pode-se também conhecer a história dos antepassados de Pomerode através dos museus e das praças.

Continue lendo para ficar por dentro de todas as dicas e encontre diversas fotos com as encantadoras paisagens de Pomerode!

O que você encontra aqui

Sobre Pomerode – A cidade mais alemã do Brasil
O que fazer em Pomerode
1 – A Rota do Enxaimel
2 – Portal Turístico do Sul
3 – Pórtico do Imigrante
4 – Praça Torgelow
5 – Teatro Municipal
6 – Museu Pomerano
7 – Museu Teichmann
8 – Museu Casa do Imigrante
9 – Zoológico de Pomerode
10 – Vila Encantada
11 – Osterbaum
12 – OsterFest
13 – Cervejaria Schornstein e Festival da Cerveja
14 – Festa Pomerana – A mini Oktoberfest
15 – Compras de artesanato
16 – Passeio de carros de mola
17 – Pomerode Jeep Tour
18 – Trilha da Natureza
19 – Cicloturismo Vale Europeu
Gastronomia em Pomerode
Onde se hospedar – Hotéis e Pousadas
Como chegar
Pomerode, um pedacinho da Alemanha

Sobre Pomerode – A cidade mais alemã do Brasil

Grupo Folclórico Alpino Germnico, Pomerode
Grupo Folclórico Alpino Germnico. Foto: Renato Soares

Pomerode é uma cidade com uma história bastante particular e ligada à imigração alemã.

A cidade começou a ser colonizada por imigrantes da região da Pomerânia em 1863. A região, até então inabitada, foi dividida entre vários lotes e distribuída entre as pessoas que buscavam vida nova por lá.

Desde então, novas levas de imigrantes foram chegando, principalmente refugiados na Segunda Guerra Mundial. Nessa época, aliás, Getúlio Vargas proibiu o uso da língua e da arquitetura alemã no Brasil, deixando menor o clima colono da cidade.

Hoje, essa característica está de volta, especialmente graças aos ares de cidade turística que Pomerode tomou.

O que fazer em Pomerode

O que fazer em Pomerode
Vista de Pomerode – Casa do Imigrante. Foto: Renato Soares

O que não falta é o que fazer em Pomerode: com diversos pontos turísticos e uma grande variedade de atrações, a cidade agrada a todos os públicos, desde casais em busca de romance numa cidade com construções em estilo alemão, até famílias em busca de um passeio diferente com as crianças.

A seguir, nós vamos te mostrar os principais pontos turísticos de Pomerode, começando é claro, com os monumentos e construções que existem por lá e remetem à Alemanha!

Além disso, passeios culturais onde você tem a oportunidade de saber um pouco mais sobre a cidade, os primeiros colonos e o modo de vida que eles trouxeram da Alemanha.

Agora, se você vai para Pomerode com crianças, fique tranquilo! Além das atrações culturais e históricas, também existem pontos turísticos para toda a família e que com certeza deixarão as crianças muito felizes!

Sem mais delongas, vamos então às principais dicas de o que fazer em Pomerode:

1 – A Rota do Enxaimel

Rota Enxaimel, Pomerode
Rota Enxaimel. Foto: Renato Soares

Enxaimel é um antigo estilo de construção que fez muito sucesso na Pomerânia. Consiste em entrelaçar várias estacas de madeira, responsáveis pela sustentação, e em seguida, preencher os espaços vazios com tijolos.

Como era comum na Pomerânia, é fácil de imaginar que os imigrantes trouxeram o enxaimel pra cá!

As casinhas construídas dessa maneira continuam por lá, são aproximadamente 220 espalhadas pela cidade. E você pode fazer uma rota que te permite visualizar todo o charme e a beleza que elas possuem!

Rota Enxaimel, Pomerode
Rota Enxaimel. Foto: Renato Soares

Na Rota do Enxaimel, que fica na zona rural da cidade em Teste do Alto, temos cerca de cinquenta construções, todas tombadas como patrimônio histórico. Trata-se de um dos maiores atrativos turísticos de Pomerode!

Um passeio fundamental para quem é fã de história, arquitetura e de cultura alemã, bem como para quem quer apenas se sentir um pouco no passado.

Ao longo do percurso de estrada de chão, vemos uma bucólica paisagem repleta de tratores antigos, carroças, bois, galinhas e senhores sentados em cadeiras de balanço nas varandas de suas casas.

Aliás, algumas destas casas permitem a visitação.

– Casa Comercial Weege, “Feira do Produtor”: a casa marca a entrada da Rota do Enxaimel e abriga a venda de produtos diretamente do produtor rural, tais como frutas, legumes, hortaliças e flores. Também vende biscoitos, melado, embutidos e conservas.
Aberto aos sábados, das 7h30 às 12h30.
Rua Pres. Costa e Silva, 677

– Casa Siewert: Tradicional propriedade rural baseada na produção de milho e gado de leite, mantendo os equipamentos antigos em uso e apresentando aos visitantes as mudanças ocorridas ao longo dos anos na região. Aos fins de semana, serve também caldo de cana produzido na propriedade.
Aberto a visitante individual e cicloturista.
Rua Testo Alto, 8019.
Contato: 47-3387-3383

– Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Testo Alto e Cemitério dos Imigrantes: a construção, datada do século 19, destaca a influência da religião luterana na organização da comunidade, desenvolvida sempre em torno da igreja, da escola e do clube de caça e tiro.
O cemitério, um dos mais antigos da cidade, abriga antigos túmulos de imigrantes da região, com inscrições originais em alemão.
Rua Progresso, 3250. ​

– Pousada Casa Wachholz: ambientada com móveis antigos e prestando atendimento familiar, a casa enxaimel tombada de 1867 é a mais antiga do bairro e atua como pousada. Com atendimento familiar, possui também estábulo de vacas e açude para a prática de pesca, para os hóspedes. Vale destacar que o caminho era usado como antiga rota comercial, interligando Pomerode a Jaraguá do Sul, quando ainda não havia rodovia de acesso entre os municípios. Assim, além de desfrutar do patrimônio arquitetônico herdado dos colonizadores alemães, se pode experimentar o contato com o modo simples e tranquilo dos moradores.

O início da Rota do Enxaimel é feito nas proximidades da entrada norte do Portal Wolfgang Weege ou Pórtico do Imigrante (saída para Jaraguá do Sul), que em si, já é um atrativo.

Você pode fazer a rota tanto a pé, como de carro ou bike (que pode ser alugada na cidade).

Na páscoa a rota ganha uma decoração diferenciada, dezenas de casas são adornadas com Osterbaums (árvores de natal alemã) e enfeites típicos.

2 – Portal Turístico do Sul

Portal Turístico Sul - Pomerode
Portal Turístico Sul

Chegando a Pomerode pela rodovia SC-418, a primeira coisa que você visualizará será o deslumbrante Portal Turístico do Sul.

Estamos falando de um portal construído no estilo enxaimel, responsável por recepcionar todos aqueles que estão de chegada à bela cidadezinha.

Ao passar por ele, é como se você estivesse sendo transportado para um mundo diferente!

Ali também funciona um centro de informações aos turistas, onde você pode pegar mapas da cidade e até comprar algumas lembrancinhas. É uma excelente ideia parar nos arredores do portal e já se orientar sobre as suas intenções dentro de Pomerode!

E, obviamente, não se esquecer da foto! O Portal Turístico do Sul, com toda a sua beleza e simpatia, merece.

Aliás, falando em foto, aproveite também para tirar uma foto na grande placa com o nome de Pomerode e um coração que existe na praça atrás do Portal.

O Portal Sul está localizado no Acesso Jorge Lacerda, 821, Centro.

3 – Pórtico do Imigrante

Pórtico do Imigrante, Pomerode
Pórtico do Imigrante

Pomerode é uma cidade cheia de monumentos para dar as boas-vindas aos seus visitantes! Em outra entrada, para quem vem pela SC-416, na saída para Jaraguá do Sul, está o Pórtico do Imigrante ou Portal Wolfgang Weege.

Essa não é uma construção tão simpática como o Portal Turístico do Sul, mas é mais imponente. Isso por ser uma réplica em tamanho real do Portal de Stettin, que fica na região da Pomerânia.

O Pórtico do Imigrante foi construído em 2000 e é tanto uma homenagem aos colonizadores da cidade como uma comemoração à emancipação, que aconteceu em 1959.

Neste portal (assim como o Portal Sul) é possível obter informações turísticas sobre a cidade, além de pegar um mapa turístico de Pomerode (incluindo da Rota do Enxaimel).

Você não precisará passar muito tempo para conhecê-lo, mas estacionar o carro e tirar algumas fotos vale à pena. Afinal, é um belo monumento que passa um ar muito gostoso de boas-vindas!

Está localizado na Rua Presidente Costa e Silva, 980.

4 – Praça Torgelow

Praça de Torgelow, Pomerode
Praça de Torgelow, Pomerode. Foto: Renato Soares

A Praça Torgelow é mais uma construção recente: foi inaugurada em 2010, em homenagem aos 180 anos de imigração alemã em Santa Catarina.

São várias esculturas de bronze, todas realizadas pelo artista José Batista, que representam a formação da cidade de Pomerode.

Há uma tradicional família imigrante nas esculturas: o homem segura a enxada e trabalha, a mulher educa os filhos, e os animais auxiliam essa jornada. Tudo muito bem feito e muito bonito!

A Praça Torgelow também precisa apenas de alguns minutinhos para ser visitada e é de acesso muito fácil: está localizada logo à frente do Teatro Municipal, na Rua Hermann Weege, Centro.

5 – Teatro Municipal

Teatro Municipal de Pomerode
Teatro Municipal de Pomerode

Entre tantas construções antigas e com estilos próprios que lembram tempos remotos da Alemanha, o Teatro Municipal de Pomerode é praticamente um estranho.

Isso porque foi construído em 2009, com um investimento de 3,5 milhões de reais. E segue uma arquitetura realmente mais moderna, afastada do que se encontra no restante da cidade.

Por Pomerode ser uma cidade no interior de Santa Catarina, o Teatro, com capacidade para quase 500 pessoas, não recebe grandes peças de destaque nacional. Mas ainda assim, há uma produção regional que merece muito ser apreciada!

Há peças, musicais, espetáculos de dança, entre outros. Confira a programação quando estiver visitando Pomerode para fazer essa visita muito agradável!

O Teatro Municipal de Pomerode está localizado na Rua Hermann Weege, 111.

6 – Museu Pomerano

Mudeu Pomerano, Pomerode
Museu Pomerano. Foto: Renato Soares

O Museu Pomerano é bastante pequeno e, ao vê-lo de fora, não há como se esperar muita coisa. Mas felizmente, essa é uma impressão bastante equivocada.

Por dentro, ele conta a história dos primeiros imigrantes que chegaram à cidade. Tem objetos originais como móveis, peças de roupas, documentos e até veículos como carroças e charretes. Mais uma oportunidade de viajar ao passado!

O que impressiona ali dentro é o detalhismo dos itens. Nas carroças, por exemplo, podemos reconhecer algumas bastante específicas, como a fúnebre e a do leiteiro.

Só isso já seria fascinante o bastante para garantir uma visita, não? O valor histórico desses objetos é imensurável!

O funcionamento do Museu Pomerano é de terça a sexta das 10h às 11h30 e das 13h às 17h30, e aos sábados e domingos das 10h às 16h. Os ingressos custam cerca de 6 reais (inteira) ou 3 (meia).

Localizado ao lado do Teatro Municipal, na Rua Hermann Weege, 111.

7 – Museu Teichmann

Museu Teichmann Pomerode
Museu Teichmann em Pomerode

O Museu Teichmann é bastante específico: localizado onde era a casa do escultor Ervin Cult Teichmann, abriga as obras desse artista.

Teichmann viveu na cidade de Pomerode entre 1914 e 1992 e se dedicou a retratar em suas obras o cotidiano da cidade e do trabalhador rural. Por isso, figuras como lavradores, peões e cavalos são as mais comuns desse museu.

Há vários tipos de obras: peças em madeira, moldes em barro, peças de porcelana e até mesmo pinturas em aquarela. Teichmann era bastante versátil e, até por isso, tem um museu todo dedicado à sua obra.

Em frente ao Pórtico do Imigrante, o Museu Teichmann funciona das 9 às 17 horas de terça a domingo, e a entrada custa 10 reais a inteira, com meia para estudantes, crianças e idosos.

O museu está localizado na R. 15 de Novembro, 791.

Aliás, aqui fica uma dica:

Ao seguir pela Rua 15 de Novembro, rua ao lado do Pórtico Turístico do Sul, você verá vários pontos históricos de Pomerode que ficam todos próximos um do outro, quase que de lado a lado, e cada um com uma história diferente.

Seriam eles o Sobrado Blosfeld, Casa Teichmann, Casa Oerding, Sobrado Greuel, Prefeitura Municipal, Queijaria Passold, Casa Siebert, etc.

Portanto, leve isso em consideração na hora de montar seu roteiro.

8 – Museu Casa do Imigrante

Casa do Imigrante - Pomerode, SC
Casa do Imigrante. Foto: Renato Soares

A Casa do Imigrante é mais um museu que tenta reproduzir características da vida em Pomerode em outros tempos.

Construída em 1920, foi deixada em perfeito estado por Carl Weege, seu último proprietário, e então aberta para visitação. Se você gosta de história e cultura, esse é mais um passeio imperdível!

Aqui, é possível encontrar aspectos de uma vida mais rural e de trabalho no campo.

A Casa do Imigrante conta com atrações como açude, roda d’água, roda de moenda de cana-de-açúcar e jardim.

Vale mencionar, é claro, que a casa é toda feita no estilo enxaimel! No interior, os móveis antigos predominam e tornam a visita ainda mais incrível.

Esse museu funciona de terça a domingo, das 9 às 12h e das 13h às 17h. A entrada é gratuita e está localizado na R. Vidal Ferreira, 1032.

9 – Zoológico de Pomerode

Zoológico de Pomerode
Zoológico de Pomerode. Foto: Renato Soares

O Zoológico de Pomerode não é pequeno, como se supõe por ser uma atração de uma cidadezinha de interior! Pelo contrário, há muita história no local.

Foi o primeiro zoológico privado do Brasil, fruto da iniciativa de Hermann Weege em 1932. O que inicialmente era uma pequena coleção de animais nos fundos de uma casa, não parou de crescer.

Hoje, o lugar conta com nada menos do que 1300 animais de 225 espécies diferentes. É um incrível passeio não só para as crianças, mas também para os adultos. Uma experiência de vida que certamente será lembrada por anos!

Precisamos também mencionar que o zoológico é um lugar onde casas são dadas àqueles que não podem voltar à natureza, e onde também são realizados importantes trabalhos de preservação.

O horário de funcionamento é das 8 às 18 horas, todos os dias da semana. Os ingressos custam cerca de 36 reais (inteira) e 18 reais (meia, para crianças, estudantes, professores e idosos) e está localizado na Rua Hermann Weege, 180. Clique aqui para mais informações.

10 – Vila Encantada

Vila Encantada Pomerode
Vila Encantada

Uma diversão incrível para as crianças, capaz de aguçar a imaginação e ainda gerar novos conhecimentos. A Vila Encantada propicia tudo isso e muito mais!

São muitas as atrações da Vila Encantada: o carro-chefe é a reprodução de dinossauros e a possibilidade de que as crianças brinquem de paleontólogos, fazendo com que o interesse pela ciência surja desde cedo.

Mas também há vários brinquedos “radicais”, possibilitando algumas aventuras aéreas que, claro, são totalmente seguras. Podemos citar a Vila da Aventura e o Circuito Sinuoso como exemplos desse lado mais aventuresco.

E da mesma forma que existem as réplicas de dinossauros, também há as de insetos (em tamanho bastante aumentado) e piratas!

No centro de Pomerode, o acesso à Vila Encantada é bastante fácil, na Rua Hermann Weege, 204. Os ingressos custam cerca de 30 reais para adultos e 25 para crianças.

11 – Osterbaum

Osterbaum Pomerode
Osterbaum, Pomerode

Pomerode também é dona de um grande recorde mundial! Isso mesmo, a Osterbaum é nada menos do que a maior árvore de páscoa do nosso planeta.

A Osterbaum contou, nas suas últimas edições, com nada menos do que 80 mil casquinhas de ovos em seus galhos. E isso após chegar ao número de 120 mil em 2017, que valeu a Pomerode o lugar no Guiness Book.

Junto com a montagem da Osterbaum, acontece a Osterfest, um festival com muito chocolate e atrações para os turistas.

A única parte triste é que você não poderá ver essa monumental árvore durante o ano todo – ela fica montada apenas na época próxima à páscoa. Por isso, caso essa seja a sua prioridade (ou a dos seus filhos!), escolha bem a data ideal para essa viagem.

A Osterbaum está localizada na Rua Hermann Weege, 79-89.

12 – Osterfest

Osterfest Pomerode
Osterfest Pomerode. Foto: Renato Soares

A Páscoa em Pomerode é um capítulo à parte. A cidade mais alemã do Brasil veste um colorido todo especial para celebrar as mais genuínas tradições pascoais dos imigrantes alemães.

Além da Osterbaum, que mencionamos acima, a Osterfest também conta com a Ostermarkt – Feira de Páscoa que vende artesanato e artigos de decoração, além de apresentações de grupos folclóricos e outras atrações.

A Osterfest possui entrada gratuita e acontece no Centro Cultural de Pomerode: Rua Hermann Weege, 111. Saiba mais aqui.

13 – Cervejaria Schornstein e Festival da Cerveja

Fábrica da Cerveja Schornstein em Pomerode
Fábrica da Cerveja Schornstein em Pomerode. Foto: Renato Soares

Alemães amam cerveja. A maior parte dos brasileiros, também. Como fazer um Guia Completo de Pomerode, então, sem essa bebida que é preferência mundial?

A cervejaria Schornstein produz cerveja artesanal de altíssima qualidade, seguindo a tradicional Lei de Pureza Alemã.

É possível fazer uma visita à fábrica e passar por um processo de degustação. Há uma chaminé de 30 metros de altura no local!

E no mês de junho, durante o inverno, acontece o Festival Schornstein!

Festival Schornstein Pomerode
Festival Schornstein Pomerode

São 2 dias de muito sabor, sonzeira com muito rock e blues e claro, cerveja boa! Nas ruas de Pomerode, shows de variados estilos musicais acontecem das 19h às 2h da manhã, com entrada gratuita.

Se você ama cerveja, essa é uma oportunidade de ouro para consumir a bebida com qualidade. E que consumo que existe! Na edição de 2018, foram nada menos do que 5,8 mil litros de chope no total.

O Festival Schornstein acontece no Pátio da Cervejaria Schornstein, na Rua Hermann Weege, 160.

Para agendar sua visita à fábrica e ter mais informações do festival, clique aqui.

14 – Festa Pomerana – A mini Oktoberfest

Festa Pomerana, Pomerode SC
Festa Pomerana. Foto: Daniel Zimmermann

Com tributo à cultura e identidade de Pomerode, a Festa Pomerana é uma festa familiar, aconchegante, alegre e autêntica!

São treze dias de muita música, dança e pratos típicos da culinária germânica durante o mês de janeiro em Pomerode.

A primeira Festa Pomerana aconteceu em 1984, com a vontade da comunidade de comemorar o 25º aniversário de Pomerode de um jeito diferente. Tão logo na primeira edição, mais de 20 mil pessoas circularam pela cidade mais alemã do Brasil durante 15 dias de festejos.

No início dos anos 2000, a festa se consolidou como o principal evento turístico da cidade de Pomerode e uma das mais genuínas festas de cultura germânica de Santa Catarina. Hoje, a cada ano, mais de 80 mil pessoas visitam os pavilhões e vivenciam o amor pelas tradições.

Festa Pomerana, Pomerode SC
Festa Pomerana

Dentre as atrações da festa temos:

  • Desfiles típicos das rainhas e princesas.
  • Competições típicas, com brincadeiras gratuitas, abertas a todos os visitantes, onde são testadas as habilidades que resgatam antigas práticas dos colonizadores como serrador, lenhador, fazer chopp e corrida no barril, etc.
  • Jogos dos clubes de caça e tiro.
  • Fackelzug & Küchenmarsch –  a passagem do Fackelzug, ou desfile de tochas, acompanhada da Küchenmarsch ou dança das cozinheiras.
  • O Encontro Internacional de Tocadores de Bandoneon
  • Encontro de Tocadores de Teufelsgeige
  • Encontro Nacional de Grupos Folclóricos e Danças Folclóricas
  • Dia da melhor idade
  • Espaço infantil

E as atrações não param por aí!

Como deu pra perceber, a Festa Pomerana atrai pessoas de todas as idades e com uma rica programação, atrai milhares de pessoas todos os anos pra Pomerode.

Normalmente a Festa Pomerana acontece no Parque Municipal de Eventos Francisco Canola Teixeira, na Avenida 21 de Janeiro, 2700 e os ingressos, que não precisam ser adquiridos antecipadamente, custam entre 12 e 30 R$. Saiba mais aqui.

15 – Compras de Artesanato

Artesanato em Pomerode
Artesanato em Pomerode

Uma coisa que pequenas cidades turísticas do Brasil têm em comum é a produção de artesanato. Afinal, é uma maneira de movimentar a economia local para todos, não só para quem trabalha nas atrações ou na rede hoteleira.

Caminhando pelas ruas de Pomerode, você encontrará muitas lojinhas ou até pequenas feiras de artesanato. Nelas, será possível comprar praticamente de tudo. Não faltará souvenirs para que você presenteie os entes queridos!

Se for possível ter algumas horas para olhar e escolher com calma, ótimas compras serão feitas. E como estamos falando de uma cidade bastante pequena, nem será necessário fazer uma grande locomoção!

Precisa comprar artesanato? Pomerode te espera! Veja alguns locais onde você irá encontrar artesanato em Pomerode:

  • Arte do Lar Decorações – R. 15 de Novembro, 4420
  • Agridoce Ateliê – R. 15 de Novembro, 367
  • Special Presentes – Rua Hermann Weege, 243
  • Artesanato Kunsthandwerk – Centro, Pomerode
  • Guenther Velas Especiais – R. Frederico Weege, 3420
  • Handgemacht – Loja Feito a Mão Em Pomerode – Rua Hermann Weege, 111
  • Raiar Artesanatos – R. Rega III, 640
  • Empório Raiar – R. Paulo Zimmermann, 31 – sala, 2
  • Armazém da Arte – R. Mal. Floriano Peixoto, 1485

Os locais podem sofrer alterações, porém por Pomerode ser uma cidade pequena, você com certeza encontrará diversas dessas lojinhas para comprar presentes e lembranças da cidade andando pelas ruas.

16 – Passeio de carros de mola

Passeio de carros de mola em Pomerode
Passeio de carros de mola em Pomerode.

O passeio resgata o saudosismo do deslocamento em carros de mola, carruagens de tração animal precursoras dos automóveis.

As famílias dos imigrantes faziam uso do carro de mola apenas em situações especiais, como para se dirigir ao culto.

O passeio de carros de mola em Pomerode passa pelas principais ruas do centro da cidade. Cada carroceria tem capacidade para abrigar até cinco pessoas.

Aos domingos você encontra o passeio na Rua Hermann Weege, em frente ao Zoológico.

Contatos do charreteiros:

  • Renaldo Sievert – (47) 3387-3380 (Zoológico) – Trabalha domingos e sábados à tarde
  • Herbert Schroeder – (47) 3387-3318 (Zoológico) – Domingo
  • Ivo Just  – (47) 3387-6049 (trabalha somente na Festa Pomerana)
  • Miro Just – (47) 3387-6077 (trabalha somente na Festa Pomerana)
  • Adolar Fischer – (47) 3387-3143 (Mundo Antigo)
  • Klaus Volkmann – (47) 3395-0161/ 9965-5188 (transp. eventos)

17 – Pomerode Jeep Tour

Pomerode Jeep Tour
Pomerode Jeep Tour

Que tal uma experiência de aventura em áreas urbanas e rurais, como na Rota do Enxaimel, morros e vales, pontos turísticos tradicionais e roteiros gastronômicos e de compras, tudo isso em um 4×4?

O Pomerode Jeep Tour organiza passeios, city tour e traslados, em veículo 4×4 do Exército para grupos de até 10 pessoas, dentro e fora de Pomerode.

Para os amantes de adrenalina, o visitante também pode optar por ir ao “Morro da Turquia”, mirante natural com 586 metros de altura e ao “Morro Schmidt”, o mirante natural mais alto de Pomerode com 931 metros de altitude e uma vista de 360º.

18 – Trilha da Natureza

Trilha da Natureza em Pomerode
Trilha da Natureza em Pomerode.

A Trilha da Natureza em Pomerode tem dificuldade leve, uma agradável caminhada em área de preservação da mata, que te leva até em cachoeira com a mais pura água das fontes nas montanhas.

O passeio é recheado de histórias sobre o desbravamento da região e informações sobre as árvores, animais e plantas nativas. Atenção esta dada pelos proprietários, que explicam todos os detalhes do que se encontra ao longo da trilha!

O Casal Roberto e Mariléia gentilmente compartilha seu paraíso atrás de casa com quem aprecia estar junto à natureza, ter momentos de lazer!

E com toda simpatia e descontração, o passeio finaliza junto à casa do casal, onde servem uma refrescante limonada típica alemã, preparada com limão vermelho, colhido fresquinho no quintal.

Também no local pode se adquirir peças artesanais feitas em madeira.

Visitas à trilha, somente guiadas pelos proprietários por cerca de 8 R$ por pessoa.

Localizado na Rua Hermann Lieckfeld, 285 e atende mediante agendamento (47) 3395-1430 / 991937253.

19 – Cicloturismo Vale Europeu

Cicloturismo Vale Europeu - Pomerode
Cicloturismo Vale Europeu.

O Circuito Vale Europeu é o primeiro roteiro brasileiro planejado para o cicloturismo!

São sete dias de pedaladas pernoitando cada dia num local diferente em 300 km de estradas de terra tranquilas e agradáveis.

O roteiro possui um trajeto rico em natureza e cultura e, ao mesmo tempo, conta com pontos de apoio, estrutura e sinalização com placas e setas amarelas para que cicloturistas iniciantes ou experientes possam pedalar com tranquilidade neste circuito auto guiado.

O trajeto é circular começando e terminando na cidade de Timbó (SC) de fácil acesso, cerca de 30km de Blumenau. Com uma média de 50km por dia o circuito passa por nove municípios: Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Apiúna, Rodeio, Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros.

Pelo caminho, o cicloturista pode observar a arquitetura enxaimel, proveniente do sul da Alemanha, provar vinhos e queijos produzidos com tradição italiana e entrar em contato com o modo simples e tranquilo das pessoas da região.

A viagem no circuito pode ser planejada e executada por cada viajante da maneira que lhe for mais conveniente, mas são sugeridos sete dias ou mais para que se desfrute o máximo possível do trajeto.

Ponto de Apoio/Partida do Circuito do Vale Europeu: Thapyoka Restautante, na Avenida Getúlio Vargas, 201, Centro.

Para reservas ou informações sobre a operacionalização dos roteiros, entre em contato com as operadoras do circuito, disponíveis aqui.

Gastronomia em Pomerode

Gastronomia em Pomerode
Gastronomia em Pomerode – culinária alemã

A gastronomia de Pomerode surpreende com sua culinária alemã, com grandes restaurantes e confeitarias especializadas em marreco recheado, chucrute, purê de maçã, cuca e strudel.

E em poucos lugares do Brasil você encontrará uma gastronomia germânica tão fiel ao que se consome na Europa.

Mas além da cozinha alemã, os restaurantes italianos e pizzarias também são disputados, além de hamburguerias e lanchonetes.

São vários os ótimos restaurantes espalhados pela cidade. É só escolher, seja pelas fachadas ou pelas avaliações na internet, e se deliciar!

No inverno, também há uma grande procura por pratos como fondues e caldos.

Mas vale aqui um destaque para uma produtora de alimentos que é muito famosa na região e chega até a boa parte do estado de Santa Catarina, mas infelizmente não tem grande alcance em todo o Brasil.

Estamos falando da Pomerode Alimentos! Há uma loja oficial na cidade, mas os produtos de excelente qualidade podem ser comprados de outra forma. Só que uma vez lá, não há como não visitar a loja!

O principal destaque é a produção de queijos. O mais famoso é o que vem em bisnaga, mas há vários outros de destaque. E, claro, diferentes categorias de alimentos, como geleias e até cervejas.

Se você gosta de alimentos artesanais de altíssima qualidade, vai se deliciar na Pomerode Alimentos.

Onde se hospedar

Hospedagem em Pomerode
Hospedagem em Pomerode

Pomerode em si não conta com uma rede hoteleira muito extensa, mas oferece ótimas opções de pousadas, chalés e casas para temporada.

As principais hospedagens são casarões antigos ou até mesmo pequenas pousadas e chalés com características tradicionais alemãs, perfeitas para te fazer entrar no clima de Pomerode e sua tradição alemã.

Há também alguns hotéis para quem busca mais luxo e conforto!

Outra solução é alugar casas ou apartamentos para temporada.

O que você pode fazer também é se hospedar em uma das cidades vizinhas de grande porte como Blumenau (a cerca de 40 minutos de carro) e Jaraguá do Sul (a cerca de 50 minutos de carro).

De qualquer forma, você pode clicar aqui para pesquisar ótimas opções de hospedagem em Pomerode com ótimos preços, ou dar uma olhada nas hospedagens abaixo:

Booking.com

Quando ir

Quando ir para Pomerode
Festa Pomerana. Foto: Daniel Zimmermann

A cidade adota o slogan “Pomerode o Ano Inteiro”, pois tem atrações fixas, além de festividades todo mês.

Lá faz bastante calor no verão e o inverno é bem ameno, e durante o ano inteiro, o tempo é com precipitação e de céu parcialmente encoberto.

Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 12 °C a 29 °C e raramente é inferior a 7 °C ou superior a 32 °C.

As melhores épocas do ano para visitar Pomerode são dias pouco encobertos e sem chuva, com sensação de temperatura entre 18 °C e 27 °C, quando é possível realizar atividades de clima quente. Estas épocas são do fim de março ao início de junho, do início de agosto ao fim de setembro e do início de outubro ao fim de novembro.

No verão, entre novembro a março, recomendamos levar roupas leves, calçado confortável, e claro, mantendo-se sempre hidratado.

O calor é uma bela desculpa para aproveitar e se refrescar com um bom chopp artesanal, enquanto saboreia pratos típicos como marreco ou eisbein (joelho de porco)!

Mas como falamos anteriormente, Pomerode possui atrações o ano todo, portanto, seja no calor ou no inverno, não vai faltar o que fazer na cidade.

Dê uma olhada nos eventos que rola durante o ano em Pomerode:

  • Janeiro – Festa Pomerana
  • Fevereiro – Stammtisch Pomerode
  • Março – Encontro de Veículos Antigos de Pomerode
  • Abril – Osterfest
  • Maio – Desafio dos Rochas de Mountain Bike
  • Junho – Schornstein Festival
  • Julho – Festival Gastronômico
  • Agosto – Pomerlammfest, Festa do Borrego
  • Setembro – Pomerode Bier Fest
  • Outubro – Meia Maratona de Pomerode
  • Novembro – Weihnachtsfest,Festa de Natal
  • Dezembro – Volksfriends

Como chegar

Como chegar em Pomerode
Como chegar em Pomerode

Antes de te dar as dicas de como chegar em Pomerode, você deve saber que a cidade fica às seguintes distâncias de cidades importantes:

  • Blumenau – 30 km
  • Jaraguá do Sul – 35 km
  • Joinville – 82 km
  • Florianópolis – 122 km
  • São Paulo – 586 km

Agora que sabe as distâncias, vamos às dicas.

Se você viaja de fora do estado de Santa Catarina, o aeroporto mais próximo de Pomerode é o de Navegantes. O de Joinville e o de Florianópolis, porém, também são boas opções, já que as distâncias não são tão elevadas.

De Florianópolis, deve-se pegar a BR-280 até Jaraguá do Sul e, a partir daí, mudar para a SC-416 em direção a Pomerode. Quem chega do sul do país, por sua vez, pode seguir pela BR-470 até Blumenau e então seguir as indicações para a cidadezinha alemã.

O trajeto de ônibus em direção a Pomerode saindo de cidades próximas como Blumenau e Jaraguá do Sul é feito várias vezes por dia e os preços são bastante baixos – no caso da primeira, por exemplo, apenas 6 reais é o suficiente para uma passagem.

De toda forma, se você visita Pomerode, também pode aproveitar para conhecer essas cidades vizinhas!

Pomerode, um pedacinho da Alemanha

Pomerode - Festa Pomerana
Pomerode – Festa Pomerana

Arte! Cultura! História! Gastronomia! Artesanato! Respeito às raízes e às tradições! Passeios divertidos! Quanta coisa Pomerode nos oferece.

Vocês conseguem imaginar uma cidade tão pequena, com menos de 40 mil habitantes, e tanta diversidade nas opções turísticas?

Certamente, coisas importantes ainda devem ter ficado de fora desse guia de Pomerode!

Se você já esteve na cidade ou gostaria de ir pra lá, não deixe de compartilhar conosco a sua opinião nos comentários.

Sua opinião e experiência pode ajudar outras pessoas que estão indo pra lá, além de nos ajudar a continuar melhorando o conteúdo dos artigos e fazendo com que fiquem cada vez mais complexos e ricos de informações.

Seus comentários, elogios, críticas e sugestões são muito importantes para nós!

E se você gostou muito do texto, também não deixe de compartilhar nas redes sociais. Mostre a todos os paraísos existentes nesse mundo para que todos possamos continuar viajando!

Postagens mais recentes

Os mais vistos

Melhores praias para família em Ubatuba foto

As 20 melhores praias de Ubatuba para família – Lista completa

Qual a melhor praia de Ubatuba para ir com a família? Pensando nisso criamos uma lista com 20 praias pra você escolher qual a melhor pra você e sua família!
Campos do Jordão - Dicas de o que fazer foto

Campos do Jordão

Campos do Jordão esta localizado no interior de São Paulo e é um dos principais destinos turísticos de inverno do Brasil. Conhecida como a “Suíça Brasileira” devido suas belas construções europeias e pelo seu clima mais frio que a média brasileira...
Festival de Inverno de Campos do Jordão - Programação foto

Programação Festival de Inverno de Campos do Jordão

Veja aqui a Programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão. A Fundação Osesp administra o Festival com Marcelo Lopes na Direção Executiva, Arthur Nestrovski na Direção Artística e Marin Alsop como Consultora Artística. Fabio...
Ilha do Cardoso, Cananéia - foto

Cananéia – Guia Completo

Cananéia é uma linda e preservada cidade do litoral sul paulista, um dos melhores roteiros ecológicos do mundo, é a opção ideal para quem busca tranquilidade, contato com a natureza, passeios de barco, trilhas...
Iguape, Litoral Sul SP - Foto

Iguape – Guia Completo

Iguape é uma cidadezinha com construções históricas, cercada da natureza e possui diversas atrações. Veja dicas de o que fazer, pousadas, ecoturismo, praias, trilhas, festas, eventos, culinária e muito mais!
Avatar
Naturamhttps://naturam.com.br
O cerne de nosso trabalho consiste em fazer verdadeiros Guias das Cidades e Destinos do Brasil e do mundo, sempre buscando o verdadeiro turista no Brasil e até no exterior, com informações consistentes e frequentemente atualizadas. Encontre em cada destino as melhores opções de hospedagem, restaurantes e passeios.

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here