O que fazer em Pomerode: 20 atrações imperdíveis!

Naturam » Nossos Guias Turí­sticos » O que fazer em Pomerode: 20 atrações imperdíveis! | Comentários

Você sabia que existe um pedacinho da Alemanha perdido no Brasil?

Estamos falando, é claro, de Pomerode, conhecida principalmente por ser a “cidade mais alémã do Brasil”, e não é por nada.

Tudo por lá respira cultura alemã – vemos os traços característicos dos alemães nas contruções, na culinária e até mesmo nos costumes.

É certamente uma forma de conhecer um pouco da Alemanha sem nem mesmo ter que pisar fora do continente.

Além disso, é uma excelente opção de destino para casais, pois conta com um ambiente muito romântico.

Mas os casais não são os únicos que podem aproveitar o clima bucólico de Pomerode, afinal, muitas famílias procuram a cidade em busca de uma uma viagem em local mais tranquilo, com comida boa, e lindas paisagens.

A cidade de Pomerode, Santa Catarina
A cidade de Pomerode, Santa Catarina. Foto: Renato Soares

Em resumo, Pomerode SC é uma linda cidadezinha de Santa Catarina, que fica próxima de Blumenau, no interior catarinense. Conta com apenas 30 mil habitantes, sendo possí­vel visitá-la inteiramente em um ou dos dias.

Então, se você quiser explorar tudo o que há para ser explorado, um fim de semana é o ideal.

Curioso para saber mais sobre essa maravilhosa cidade?

Então continue lendo para ficar por dentro de todas as dicas de o que fazer em Pomerode, com todos os pontos turísticos, além de diversas fotos, dicas de pousadas, passeios, restaurantes, como chegar e muito mais!

O que você encontra aqui

Sobre Pomerode SC – A cidade mais alemã do Brasil

Grupo Folclórico Alpino Germnico, Pomerode
Grupo Folclórico Alpino Germnico. Foto: Renato Soares

Pomerode conta com uma história bastante particular e, como você deve imaginar, está diretamente ligada à imigração alemã.

Tudo começou quando a cidade começou a ser colonizada por imigrantes da região da Pomerânia, em 1863. A região, até então inabitada, foi dividida entre vários lotes e distribuí­da entre as pessoas que buscavam vida nova por lá.

Desde então, novas levas de imigrantes foram chegando, principalmente refugiados na Segunda Guerra Mundial. Nessa época, aliás, Getúlio Vargas proibiu o uso da lí­ngua e da arquitetura alemã no Brasil, deixando menor o clima colono da cidade.

Mas isso não foi suficiente para barrar a forte cultura dos imigrantes, e hoje essa caracterí­stica está de volta – inclusive, muitos moradores são bilingues e além do português, também falam alemão.

Por fim, foram em apenas em três estados brasileiros que os pomeranos formaram comunidades autônomas que mantiveram seus costumes: em Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo; em São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul; e em Pomerode, Santa Cararina.

— Turismo em Pomerode

A cultura germânica, portanto, se tornou uma ótima oportunidade econômica em Pomerode.

As casas edificadas de acordo com a típica arquitetura germânica enxaimel, restaurantes de comida alemã e festas que celebram as tradições germânicas se tornaram as principais atrações da cidade.

Aliás, as festas tradicionais são um sucesso em Pomerode, trazendo nas comemorações o aspecto cultural da cidade, com comidas, bebidas e músicas típicas alemãs.

Um ótimo exemplo (e talvez a festa mais esperada do ano) é a Festa Pomerana, que certamente lembra muito a famosa Oktoberfest.

Mas há ainda diversas outras festas, uma mais divertida do que a outra – o que nos leva então ao nosso principal assunto: o que fazer em Pomerode!

O que fazer em Pomerode

O que fazer em Pomerode
Vista de Pomerode – Casa do Imigrante. Foto: Renato Soares

Acredite, mesmo sendo uma cidade pequena, o que não falta é opção de o que fazer em Pomerode!

E para melhorar ainda mais, por ter diversos pontos turí­sticos e uma paisagem de tirar o fôlego, a cidade acaba por agradar a todos os públicos, desde casais em busca de romance numa cidade com construções em estilo alemão, até famí­lias em busca de um passeio diferente com as crianças.

Sem mais delongas, vamos então às principais dicas de o que fazer em Pomerode:

1 – A Rota do Enxaimel

Rota Enxaimel, Pomerode
Rota Enxaimel. Foto: Renato Soares

A Rota do Enxaimel é, sem dúvida, parada obrigatória para todos que visitam Pomerode SC!

Foi até mesmo selecionada pela ONU como uma das melhores vilas turísticas do mundo.

Bom, para quem não sabe, enxaimel é um antigo estilo de construção, que fez muito sucesso na Pomerânia.

Em resumo, este estilo de construção consiste em entrelaçar várias estacas de madeira, responsáveis pela sustentação, e em seguida, preencher os espaços vazios com tijolos.

As casinhas construí­das dessa maneira pelos imigrantes continuam por lá (são aproximadamente 220 espalhadas pela cidade), e você pode conhecê-las e admirá-las ao percorrer a Rota do Enxaimel.

Rota Enxaimel, Pomerode
Rota Enxaimel. Foto: Renato Soares

A rota é um dos maiores atrativos de Pomerode e uma oportunidade única de conhecer a cultura e arquitetura alemã assim como vislumbrar lindas paisagens.

Ela fica na zona rural da cidade, em Teste do Alto, com cerca de cinquenta construções tombadas como patrimônio histórico.

O iní­cio da Rota do Enxaimel é feito nas proximidades da entrada norte do Portal Wolfgang Weege ou Pórtico do Imigrante (saí­da para Jaraguá do Sul), onde você certamente já pode fazer uma parada para tirar fotos.

Aliás, por ser um caminho curto, é possível fazer a rota tanto a pé, como de carro ou bike (que pode ser alugada na cidade).

Uma dica, inclusive, é fazer a rota durante a páscoa, já que é quando as casas ganham uma decoração diferenciada, adornadas com Osterbaums (árvores de natal alemã) e enfeites tí­picos.

Ao longo do percurso de estrada de chão, vemos uma bucólica paisagem repleta de tratores antigos, carroças, bois, galinhas e senhores sentados em cadeiras de balanço nas varandas de suas casas.

Aliás, algumas destas casas permitem a visitação:

— Casas na Rota do Exaimel que você pode visitar

Casa Comercial Weege - “Feira do Produtor” - Pomerode Rota do Exaimel
Casa Comercial Weege – “Feira do Produtor”

A casa marca a entrada da Rota do Enxaimel e abriga a venda de produtos diretamente do produtor rural, tais como frutas, legumes, hortaliças e flores. Também vende biscoitos, melado, embutidos e conservas.

– Aos sábados, das 7h30 às 12h30.
– Rua Pres. Costa e Silva, 677

Casa Siewert Pomerode Rota do Exaimel
Casa Siewert

Tradicional propriedade rural baseada na produção de milho e gado de leite. O casal Adriana e Rogério conduzem os recém chegados numa bela visita pela propriedade, onde demonstram as lidas antigas e contam como foi a trajetória dos pomeranos que colonizaram a Comunidade. Ao final do tour é oferecida uma degustação de produtos caseiros, como o Muss – doce de melado e frutas elaborado artesanalmente seguindo a receita tradicional dos imigrantes alemães.

– Aberto a visitante individual e cicloturista
– Rua Testo Alto, 8019
Fabebook

Igreja Luterana de Testo Alto e Cemitério dos Imigrantes Pomerode Rota do Exaimel
Igreja Luterana de Testo Alto e Cemitério dos Imigrantes

A construção, datada do século 19, destaca a influência da religião luterana na organização da comunidade, desenvolvida sempre em torno da igreja, da escola e do clube de caça e tiro.
O cemitério, um dos mais antigos da cidade, abriga antigos túmulos de imigrantes da região, com inscrições originais em alemão.

– Rua Progresso, 3250

Pousada Casa Wachholz Pomerode Rota do Exaimel
Pousada Casa Wachholz

Ambientada com móveis antigos e prestando atendimento familiar, a casa enxaimel tombada de 1867 é a mais antiga do bairro e atua como pousada. Com atendimento familiar, possui também estábulo de vacas e açude para a prática de pesca, para os hóspedes. Assim, além de desfrutar do patrimônio arquitetônico herdado dos colonizadores alemães, se pode experimentar o contato com o modo simples e tranquilo dos moradores.

Curry Wurst Chopperia Pomerode Rota do Exaimel
Curry Wurst Chopperia

Um autêntico biergarten que oferece cervejas especiais, chope e pratos inspirado nos sabores de Pomerode.

– Rua Testo Alto, 2065
Instagram

Multi Doces Pomerode Rota do Exaimel
Multi Doces

A Multi Doces é uma fábrica artesanal que traz em seus biscoitos as receitas deixadas pela família, preservadas até hoje. Oferece uma linha de bolachas artesanais, além de bolos e cucas sob encomenda.

– Rua Testo Alto, 2065
Instagram

Fábrica de Chocolate em Pomerode - Nugali
Fábrica de Chocolates – Nugali

Imagine uma experiência completa com chocolate, desde o processo de fabricação até a degustação? É isso o que a fábrica da Nugali Chocolates irá proporcionar para você! Você também poderá degustar à vontade os sabores dos chocolates premiados.

– De segunda a domingo das 9 às 18h (inclusive feriados)
– Ingresso: R$30 (crianças até 4 anos não pagam)
– Rua Testo Alto, 4848
Site

2 – Portal Turí­stico do Sul

Portal Turí­stico Sul - Pomerode
Portal Turí­stico Sul. Foto: Divulgação prefeitura

Chegando a Pomerode pela rodovia SC-418, a primeira coisa que você vai ver é o deslumbrante Portal Turí­stico do Sul.

O portal foi construí­do no estilo exaimel e não poderia ser de forma diferente, afinal, é a melhor maneira de recepcionar os visitantes, dando a eles uma dose da cultura germânica e um pequeno exemplo do que eles encontrarão por lá!

Além disso, ali também funciona um centro de informações aos turistas, onde você pode pegar mapas da cidade e até comprar algumas lembrancinhas. Sendo assim, vale a pena parar nos arredores do portal e já pegar dicas e informações sobre Pomerode!

E por fim, não que equeça da foto!

Aliás, falando em foto, aproveite também para tirar uma foto na grande placa com o nome de Pomerode e um coração que existe na praça atrás do Portal.

Portal Sul Pomerode
– Localização: Acesso Jorge Lacerda, 821, Centro

3 – Alles Park Pomerode

Alles Park - O que fazer em Pomerode
Alles Park visto de cima, em Pomerode — Foto: Luiz C. Kriewall Filho/Divulgação

O Alles Park Pomerode é uma atração recente na cidade, e foi construído com o intuito de trazer diversão e alegria de um jeitinho bem alemão para as famílias que visitam.

É um parque temático aberto, com muita comida típica, chopp, sobremesas e um cenário fabuloso, no estilo alemão, como não poderia faltar em Pomerode.

Além disso, por lá encontramos atrações das mais diversas e para todas as idades.

A principal é certamente a Vila da Neve, um local onde você recebe botas de neve e pode brincar na neve por 30 minutos – e como a temperatura média é de 7ºC, não se esqueça de levar casacos, luvas e gorros!

Mas há outras atrações, como o Kinderzone, um percurso em um grande brinquedo inflável com obstáculos onde pais e filhos se divertem juntos, o Fliegl, um brinquedo onde a criança tem sensação de estar pilotando um avião, a Roda Gigante e o maravilhoso Karussel, o primeiro e único carrossel artesanal totalmente em madeira do Brasil.

Enfim, essas são apenas algumas das atrações do parque, dá para passar o dia lá.

Aliás, vale ressaltar que para entrar no parque é cobrado um ingresso, e as atrações são a parte (na hora da compra você pode escolher o passaporte que mais combina com você, com atrações específicas).

Veja o vídeo a seguir e conheça o parque:

Alles Park Pomerode
– Aberto de quarta à domingo
– Ingressos: a partir de R$ 59
– Passaportes/Combos: a partir de R$ 55
Compre aqui

4 – Pórtico do Imigrante

Pórtico do Imigrante, Pomerode
Pórtico do Imigrante. Foto: Divulgação prefeitura

Sim, há mais de um portal em Pomerode, e claramente é impossível chegar na cidade sem se sentir bem vindo!

Sendo assim, o segundo portal que você pode parar para tirar uma foto é o Pórtico do Imigrante (ou Portal Wolfgang Weegefica), que fica na outra entrada da cidade, recepcionando quem vem pela SC-416, na saí­da para Jaraguá do Sul.

Essa não é uma construção tão simpática como o Portal Turí­stico do Sul, mas é mais imponente e tem uma caracterítica cultural importante – o portal é uma réplica em tamanho real do Portal de Stettin, que fica na região da Pomerânia.

O Pórtico do Imigrante foi, construí­do em 2000, é tanto uma homenagem aos colonizadores da cidade, como uma comemoração à emancipação, que aconteceu em 1959.

Neste portal (assim como o Portal Sul) é possí­vel obter informações turí­sticas sobre a cidade, além de pegar um mapa turí­stico de Pomerode (incluindo da Rota do Enxaimel).

Você não precisará passar muito tempo para conhecê-lo, mas estacionar o carro e tirar algumas fotos vale à pena. Afinal, é um belo monumento que passa um ar muito gostoso de boas-vindas!

Pórtico do Imigrante
– Localização: Rua Presidente Costa e Silva, 980

5 – Praça Torgelow

Praça de Torgelow, Pomerode
Praça de Torgelow, Pomerode. Foto: Renato Soares

A Praça Torgelow, inaugurada em 2012, é uma linda homenagem aos 180 anos de imigração alemã em Santa Catarina.

São esculturas fabulosas de uma família tradicional imigrante trabalhando a terra, feitos pelo artista José Batista, representando então a formação da cidade de Pomerode.

É de fato muito bem feito e muito bonito, e merece ser apreciado.

A Praça Torgelow também precisa apenas de alguns minutinhos para ser visitada e é de acesso muito fácil: está localizada logo à frente do Teatro Municipal, na Rua Hermann Weege, Centro.

6 – Rota dos Museus

Mergulhe na cultura local e conheça alguns museus da cidade:

Mudeu Pomerano, Pomerode

Museu Pomerano

Em resumo, o Museu Pomerano conta a história dos primeiros imigrantes que chegaram à cidade. Lá encontramos objetos originais como móveis, peças de roupas, documentos e até veí­culos como carroças e charretes.

– terç a sex das 10h às 11h30 e das 13h às 17h30, e aos sáb e dom das 10h às 16h
– Ingressos: R$ 6 (inteira)
– Localização: ao lado do Teatro Municipal, Rua Hermann Weege, 111

Museu Teichmann Pomerode

Museu Teichmann
(ou Casa do Escultor)

O Museu Teichmann um dia foi a casa do escultor Ervin Cult Teichmann, artista este que criava obras que retratavam o cotidiano e atividades rurais, como, por exemplo, peças em madeira, moldes em barro, peças de porcelana e até mesmo pinturas em aquarela.

– das 9h às 17h de ter a dom
– Ingresso: R$ 10 (inteira)
– Localização: em frente ao Pórtico do Imigrante, R. 15 de Novembro, 791

Casa do Imigrante - Pomerode, SC

Museu Casa do Imigrante

A belíssima construção enxaimel é um memorial cuidadosamente ambientado com móveis e objetos da época da colonização que homenageia Carl Weege, um dos pioneiros imigrantes pomeranos, portanto, aqui é possí­vel encontrar aspectos de uma vida mais rural e de trabalho no campo.

– terç a dom, das 9h às 12h e das 13h às 17h
– Entrada gratuita
– Localização: R. Vidal Ferreira, 1032

Museu do Automóvel Pomerode

Museu do Automóvel

Para os amantes de carros antigos há o Museu do Automóvel, que chegou em Pomerode com clássicos que arrancaram suspiros de famosos como Elvis Presley e Marilyn Monroe nas décadas de 40 a 70 e que hoje deixam os visitantes apaixonados, com relíquias, como por exemplo Ford, Mercury, Cadillac, Chevrolet, entre outros clássicos.

– seg a ter, das 10h às 18h e sáb e dom das 9h às 18h
– Ingresso: R$ 49,90
– Localização: R. Hermann Weege, 544
Site

Museu do Marceneiro Pomerode

Museu do Marceneiro

O Museu mantém intacta uma instalação de marcenaria movida por roda d’água com 6m de altura, e além disso, lá também encontramos outras peças antigas, como plainas, tornos e máquinas da época da colonização. Depois, você ainda pode comprar ítens de madeira na loja do museu.

– seg a sex, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h, e de sáb e dom das 9h30 às 13h e das 14h30 às 17h
– Localização: R. Alfredo Hoge, 525

7 – Zoológico de Pomerode

Zoológico de Pomerode
Zoológico de Pomerode. Foto: Renato Soares

Surpreendentemente, o Zoológico de Pomerode não é pequeno, como se supõe por estar numa cidadezinha pequena de interior! Pelo contrário, há muita história no local.

Em resumo, foi o primeiro zoológico privado do Brasil, fruto da iniciativa de Hermann Weege em 1932 – o que inicialmente era uma pequena coleção de animais nos fundos de uma casa, não parou de crescer.

Hoje, o lugar conta com nada menos do que 1300 animais de 225 espécies diferentes. É um incrí­vel passeio não só para as crianças, mas também para os adultos. Uma experiência de vida que certamente será lembrada por anos!

Zoológico de Pomerode
– Funcionamento: todos os dias das 8 às 18 horas
– Ingressos: R$ 50 (inteira)
– Localização: Rua Hermann Weege, 180
Site

8 – Vila Encantada: Parque dos dinossauros

Vila Encantada Pomerode SC Foto
Vila Encantada. Foto: Divulgação

Certamente uma diversão incrí­vel para as crianças, capaz de aguçar a imaginação e ainda gerar novos conhecimentos!

A Vila Encantada trata-se de um incrível parque de dinossaurs, e por lá encontramos oito espécies de dinossautos em tamanho real, além de diversas outras reproduções – sendo assim, já é possível imaginar a criançada soltando a imaginação e andando pelo parque brincando de palentólogos.

Além disso, também temos os “brinquedos radicais”, que possibilitam algumas aventuras aéreas, como a Vila da Aventura, com pontes suspensas, e o Circuito Sinuoso, com caminhos que levam as crianças até alturas elevadas – tudo com muita segurança.

E da mesma forma que existem as réplicas de dinossauros, também há as de insetos (em tamanho bastante aumentado) e piratas!

Vila Encantada Parque dos Dinossauros Pomerode
– Funcionamento: todos os dias das 09h às 18h
– Ingressos: a partir de R$ 50 (inteira)
– Localização: ao lado do Zoológico, na Rua Hermann Weege, 204
Site

9 – Compras de Artesanato

Acho que uma das coisas mais gostasas ao viajar é poder voltar com lembranças da cidade e poder presentear pessoas queridas.

Pois bem, Pomerode, como muitas cidades, também possui uma infinidade de lojinhas e até pequenas feiras para você fazer compras, e como a cidade é pequena, conforme você for passeando pela cidade você certamente topará com várias delas!

Mas para facilitar um pouco sua busca, separamos para você algumas opções de lojas de artesanatos de Pomerode:

  • Arte do Lar Decorações – R. 15 de Novembro, 4420
  • Agridoce Ateliê – R. 15 de Novembro, 367
  • Special Presentes – Rua Hermann Weege, 243
  • Artesanato Kunsthandwerk – Centro, Pomerode
  • Guenther Velas Especiais – R. Frederico Weege, 3420
  • Handgemacht – Loja Feito a Mão Em Pomerode – Rua Hermann Weege, 111
  • Raiar Artesanatos – R. Rega III, 640
  • Empório Raiar – R. Paulo Zimmermann, 31 – sala, 2
  • Armazém da Arte – R. Mal. Floriano Peixoto, 1485

Enfim, aproveite a caminhada para parar em algumas lojas e dar uma fuçada – há muitos souveniers e artigos de empório deliciosos e interessantes para você levar para casa.

10 – Passeio de charrete (ou carros de mola)

Passeio de carros de mola em Pomerode
Passeio de carros de mola em Pomerode. Foto: Divulgação prefeitura

É, de fato, um passeio muito tranquilo e agradável em Pomerode.

As charretes, também chamadas de “carros de mola”, são puxadas por cavalos e te levam para conhecer de uma forma diferente e romântica as ruas do centro da cidade – é possível levar até cinco pessoas por passeio.

Atualmente, aos fins de semana e feriados, o espaço em frente ao Zôo Pomerode é a área de embarque reservada aos charreteiros.

Outro lugar que oferece esse passeio é a Pousada Paraíso Enxaimel Mundo Antigo (está incluso no day use da pousada, falaremos mais a seguir) – porém, diferentemente do passeio que sai da frente do Zoo, este passeui é feito em ambiente rural.

Os carros de mola fazem parte da história da cidade, resgatando o estilo de vida dos imigrantes que os utilizavam para passeios em situações especiais, como por exemplo, se dirigir à igreja ou a eventos sociais.

11 – Pousada Paraíso Enxaimel Mundo Antigo

Pousada Paraíso Enxaimel Mundo Antigo - O que fazer em Pomerode

Além de ser uma ótima opção de estadia em Pomerode e com pensão completa, a Pousada Paraíso Enxaimel Mundo Antigo é, basicamente, um centro de lazer, possuindo diversas opções de atividades, como, por exemplo, piscina, quadra poliesportiva, sala de jogos, trilha para caminhadas, cachoeiras, lagoas, charretes, pôneis, cavalos e muito mais…

É claro que, essas atividades já estão inclusas nas diárias de quem se hospeda na pousada, porém, mesmo que você não estiver hospedado, já a opção de comprar um “day use”, que te permite usufruir de todas as atrações oferecidas e ainda está incluso um almoço no restaurante.

É um lugar de beleza incrível, e a rusticidade deixa tudo ainda mais encantador.

Pousada Paraíso Enxaimel Mundo Antigo
– Day use: R$ 170 (inclui almoço)
– Localização: R. Ribeirão Herdt, 1830
Site

12 – Pomerode Jeep Tour

Pomerode Jeep Tour Foto
Pomerode Jeep Tour. Foto: Divulgação

O Pomerode Jeep Tour, em resumo, organiza passeios, city tours e traslados em veí­culo 4×4 do Exército, o “Bruttus”, ou então no buggy vintage chamado “Xokleng”.

É, de fato, um trabalho de imersão na cultura e história da região, e o guia fluente em alemão torna o passeio ainda mais único!

A aventura pode ser feita em áreas urbanas e rurais, como na Rota do Exaimel, assim como em morros, vales, pontos turí­sticos tradicionais e roteiros gastronômicos e de compras.

Aliás, para os amantes de adrenalina, é possível visitar o “Morro da Turquia”, mirante natural com 586 metros de altura e o “Morro Schmidt”, o mirante natural mais alto de Pomerode com 931 metros de altitude e uma vista de 360º.

Pomerode Jeep Tour
– Para grupos de até 10 pessoas
Saiba mais

13 – Morro da Turquia

Morro da Turquia - O que fazer em Pomerode

No coração da Rota Raízes Germânicas você pode conhecer o Morro da Turquia, uma das atrações mais populares de Pomerode, onde você desfruta de vista incrível e também de um maior contato com a natureza.

Em resumo, o Morrio de 586 metros de altura é o mirante natural mais próximo da região central da cidade, distante cerca de 10 km do Portal Turístico Sul.

Portanto, conta com acesso fácil, e o caminho até chegar no topo já presenteia com lindas paisagens.

Sendo assim, para chegar ao topo do Morro da Turquia, é necessário seguir uma trilha de aproximadamente 3km, que pode ser percorrida a pé ou com moto, carro, bicicleta. A trilha é considerada de nível moderado e oferece algumas subidas íngremes, mas é bem sinalizada e não apresenta grandes dificuldades.

Chegando no topo do Morro da Turquia, encotramos uma plataforma de observação que oferece uma vista panorâmica de aproximadamente 100 graus da região, dando até mesmo para ver o centro da cidade de Pomerode.

Vale o aviso de que o local não conta com nenhum tipo de infraestrutura, e se quiser uma dica, vá no entardecer, o pôr do sol é absolutamente magnífico.

Enfim, é certamente uma ótima oportunidade de curtir uma vista fabulosa do vale e da cidade de Pomerode.

Morro da Turquia Pomerode
– Nível de dificuldade: moderada a acentuada (para veículos de passeio)
– Fina na região de Pomerode Fundos

14 – Morro Azul

Morro Azul - Pontos turísticos Pomerode / Timbó

Situado na Rota Romântica Liebestal, o Morro Azul, graças aos seus 764 metros de altitue, presenteia com uma vista espetacular de Pomerode e outras cidades (Timbó, Blumenau e Indaial).

E acredite, em dias em que o clima ajuda, a visão chega ainda mais longe, dando até mesmo para ver o Oceano Atlântico a olho nú.

Além disso, a altutude do Morro Azul também o torna um ambiente propício para a pratica de asa-delta e parapente, e naõ é por nada que encontramos por lá tantos esportistas se preparando para os vôos (e você pode também fazer um voo de parapente, é só contratar o passeio).

A localidade do Morro Azul faz parte do Parque Ecológico Freymund Germer, que apesar de estar situado em Pomerode, tem sua área administrada pelo município vizinho de Timbó, por isso o acesso se dá através de ambas cidades.

Mas a vista tem um preço: é preciso fazer uma viagem para chegar no Morro. Mas em compensação, a estrada é absolutamente fantástica, com visuais incríveis, e no verão fica praticamente tomada pelos tons azulados das hortênsias.

O acesso pode ser realizado de carro ou moto, exigindo pequenos esforços e cuidados em alguns pontos, porém nada intransponível para um veículo de passeio.

E por fim, você ainda pode tirar uma foto no enorme balanço que encontramos lá e também na escultura de coração querendo dizer “Eu amo Timbó”.

15 – Morro do Schmidt

Morro do Schmidt - Pontos Turísticos Pomerode
Foto: Visite Pomerode

Localizado na Rota Enxaimel, o Morro do Schmidt é o mais alto de Pomerode, com 931 metros de altura.

Boa parte das terras do morro pertencem à Porcelana Schmidt, indústria de porcelanas pomerodense, por isso o nome.

No cume estão instaladas algumas antenas de transmissão e o teto da casinha das instalações das antenas serve de mirante – talvez o mais belo da cidade.

É uma paisagem imperdível, e se for num dia de céu limpo, pode-se ver o mar e vários municípios do Vale Europeu e do litoral.

Porém, é um passeio recomendado para veículos 4×4 devido às condições da estrada. Como mencionamos anteriormente, a Pomerode Jeep Tour faz esse passeio.

Morro do Schmidt - Pontos Turísticos Pomerode

Bom, também é possível subir de bike, mas não é tarefa fácil já que é preciso encarar o ganho de elevação de 777m, ao longo de 9,8km com inclinação média de 9,74%. Aliás, no “Guia das 100 Subidas Mais Difíceis do Brasil”, aparece na 21ª posição.

E, como você pode imaginar, o pôr do sol no Morro do Schmidt é esplendoroso!

16 – Falcoaria em Pomerode

Art Falcon Falcoaria - O que fazer em Pomerode
Foto: Divulgação

A experiência de interagir de perto com uma ave de rapina é absolutamente inesquecível, e Pomerode SC é um dos poucos lugares que te permite ter essa experiência!

Então, imagine só, ver de perto e deixar pousar no seu braço um gavião ou uma coruja?

Pois bem, é possível na ArtFalcon, que também conta com projeto de reabilitação e resgate desses animais.

O passeio começa com uma excelente aula sobre a arte milenar de falcoaria e aves de rapina, onde você descobre curiosidades e tira muitas dúvidas.

Por fim, com conhecimento prévio suficiente, você poderá ter a incrível experiência de ver uma ave voando em sua direção e depois, pousando em sua luva.

Falcoaria Pomerode
– Necessário agendamento prévio
– Acontece diariamente
Instagram

17 – Trilha da Natureza

Trilha da Natureza - O que fazer em Pomerode

A Trilha da Natureza em Pomerode é uma excelente oportunidade de entrar em contato com a natureza!

Primeiro porque é uma trilha de dificuldade leve, com uma agradável caminhada em área de preservação da mata. Segundo, porque ela te leva até uma linda cachoeira.

Além disso, durante o caminho, os proprietários Roberto e Mariléia dão uma verdadeira aula de história, contanto sobre o desbravamento da região e os detalhes do que se encontra ao longo da trilha.

O passeio simpático e descontraído termina na casa do casal, onde servem uma refrescante limonada tí­pica alemã, preparada com limão vermelho, colhido fresquinho no quintal.

Há também um enorme balaço que com toda a certeza irá render fotos incríveis!

É certamente uma experiência muito agradável.

Trilha da Natureza
– Visita guiada mediante agendamento (WhatsApp)
– Ingressos: cerca de R$ 10
– Localização: Rua Hermann Lieckfeld, 285
Instagram

18 – Circuito do Cicloturismo

Cicloturismo Vale Europeu - Pomerode
Cicloturismo Vale Europeu. Foto e passeio por Sampa Bikers

Aventura, lindas paisagens, e vários dias pedalando… é exatamente isso o que você irá encontrar no Circuito do Cicloturismo.

Em resumo, são sete dias de pedaladas em 300 km de estradas de terra tranquilas e agradáveis, pernoitando cada dia num local diferente.

A ideia do roteiro é, principalmente, proporcionar um maior contato com a cultura e a natureza.

Pelo caminho você poderá observar a arquitetura enxaimel, provar vinhos e queijos produzidos com tradição italiana e entrar em contato com o modo simples e tranquilo das pessoas da região.

Sendo assim, para completar o trajeto você pode, tranquilamente, percorrer cerca de 50 km por dia, num circuito circular, começando e terminando da cidade de Timbó (SC) e passando por nove municí­pios: Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Apiúna, Rodeio, Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros.

E para melhorar ainda mais, o Circuito do Cicloturismo é muito bem estruturado e auto guiado, contanto, por exemplo, com diversos pontos de apoio e estrutura e sinalização com placas e setas amarelas para guiar o caminho.

A viagem no circuito pode ser planejada e executada por cada viajante da maneira que lhe for mais conveniente, mas são sugeridos sete dias ou mais para que se desfrute o máximo possí­vel do trajeto.

Circuito do Cicloturismo Vale Europeu
– Não é recomendado para iniciantes, pois em sua totalidade o circuito possuí uma altimetria superior a 1.500 metros.
– Passaporte: Custa R$ 20 e pode ser carimbado nos hotéis, restaurantes, prefeituras, portais e vários pontos de vendas da região e, ao completar o circuito, o certificado estará disponível no mesmo local do credenciamento.
Mais informações (itinerário/cartilha para download)
Operadora

19 – Vôo Duplo de Parapente

Vôo Duplo de Parapente - Pomerode SC

O que acha de uma aventura mais radical em Pomerode?

Pois bem, a Cidade Mais Alemã do Brasil também pode ser apreciada do céu!

Os voos de parepente acontecem no Morro Azul, como mencionamos anteriormente, e tem a duração de 20 minutos.

É feito com escolas e intrutores especializados, e para voar não é preciso saber pilotar, porém, a decolagem só acontence em condições seguras e é preciso agendar com antecedência.

Voo Duplo de Parapente Pomerode
– Mediante agendamento prévio
– Todos os dias das 9h às 17h
– Duração do Voo: Aproximadamente 20 min
– Empresas:
Tribo do Vento (WhastApp)
Aprenda a Voar (Site ou WhatsApp)

20 – Festas em Pomerode (Calendário de Eventos)

Festa Pomerana, Pomerode SC
Festa Pomerana. Foto: Daniel Zimmermann

E por fim, talvez o assunto mais aguardado de todos!

Pomerode é, sem dúvida, famosa por suas festas tradicionais que celebram a cultura e as tradições alemãs, e o melhor de tudo é que tem festa o ano inteiro!

Então fique tranquilo pois não faltará desculpa para voltar a visitar Pomerode.

Sendo assim, confira a seguir algumas das festas que ocorrem em Pomerode, separadas por mês:

— Festa Pomerana (Janeiro)

Festa Pomerana, Pomerode SC
Festa Pomerana. Foto: Daniel Zimmermann

Uma das festas mais famosas em Pomerode é a Festa Pomerana, que ocorre anualmente em janeiro – certamente uma festa familiar, aconchegante, alegre e autêntica!

São 13 dias de festa, com desfiles de carros alegóricos, grupos de dança folclórica, música ao vivo, comidas típicas, competições como serrador, lenhador, fazer chopp, corrida de barril, além de muita cerveja.

Clique aqui e confira as datas e informações do evento este ano
Instagram / Facebook
– Ingressos: em torno de R$ 15

— Osterfeast – Páscoa em Pomerode (de Fevereiro à Abril)

Osterfest Pomerode
Osterfest Pomerode. Foto: Renato Soares

Na Osterfeast a cidade se enche de ovos coloridos, coelhos e outras decorações típicas da Páscoa, além de eventos como oficinas de decoração de ovos, shows de música e dança.

Além disso, o evento conta com a Osterbaum – A Maior Árvore de Páscoa do Mundo e O Maior Ovo de Páscoa do Mundo, que entraram para o Guinness World Records!

E por fim, o evento possui a Ostermarkt – Feira de Páscoa, que vende artesanato e artigos de decoração, apresentações de grupos folclóricos e outras atrações.

Clique aqui e confira as datas e informações do evento este ano
Instagram
– Ingressos: em torno de R$ 5

— Encontro de Veículos Antigos de Pomerode (Março)

Encontro de Veículos Antigos de Pomerode - Eventos em Pomerode

Um evento que reúne hots, clássicos, esportivos e caminhões fabricados até 1993, com uma programação recheada de música boa!

São três dias de evento onde geralmente encontramos mais de mil carros em exposição.

Geralmente acontece no mês de março, mas é bom dar um conferida com antecedência para verificar as datas.

– Ingresso: público cerca de R$ 15, para entrar com carro antigo cerca de R$ 25
Facebook (acompanhe as publicações e fique por dentro das novidades)

— Festival Schornstein (Junho ou Julho)

Fábrica da Cerveja Schornstein em Pomerode
Fábrica da Cerveja Schornstein em Pomerode. Foto: Renato Soares

A Cervejaria Schornstein produz cerveja artesanal de altí­ssima qualidade, seguindo a tradicional Lei de Pureza Alemã, e além de você poder visitar a fábrica, no inverno a cervejaria promove o Festival Schornstein, uma incrível festa que acontece no pátio da cervejaria!

São 2 dias de muito sabor, sonzeira com muito rock e blues e claro, cerveja boa! Nas ruas de Pomerode, shows de variados estilos musicais acontecem das 19h às 2h da manhã, com entrada gratuita.

Facebook (acompanhe as publicações e fique por dentro das novidades)

— Festival Gastronômico de Pomerode (Julho)

Festival Gastronômico de Pomerode (Julho)
Foto: Divulgação

Aqui Pomerode se transforma em uma linda vila gastronômica de inverno!

Em resumo, trata-se de um evento onde é reunido diversos restaurantes, onde você pode conhecer um pouco mais da culinária germânica, além dos produtos tradicionais da cidade como cucas, pães, chocolates, linguiças, cervejas e artesanatos.

As baixas temperaturas não são um problema para o Festival Gastronômico, pois aquecedores ficam espalhados pelo espaço e cobertinhas estão disponíveis para trazer mais conforto aos visitantes.

E por fim, neste evento também há música ao vivo outras atrações culturais.

Clique aqui e confira as datas e informações do evento este ano
Facebook

— Pomerlamm Fest: Festa do Borrego (Agosto)

Pomerlamm Fest: Festa do Borrego - Festas de Pomerode

O evento Pomerlamm Fest é conhecido como a tradicional Festa do Borrego em Pomerode, onde encontramos muita costela a fogo de chão, assim como carne de cordeiro, galeto e os mais diversos acompanhamentos, regados e muito chope, alegria e diversão.

Em resumo, as atrações mais esperadas da festa são a Feira Comercial Industrial e Artesanal, a Exposição Agropecuária, onde temos contato com os animais, gastronomia típica e pratos que evidenciam a estrela da festa, a carne de cordeiro

E como não pode faltar, bandas regionais, apresentações culturais e competições típicas, como, por exemplo, a de tosqueamento de ovelhas.

Facebook / Instagram (acompanhe as publicações e fique por dentro das novidades)

— Pomerode Bierfest (Novembro)

Pomerode Bierfest (Novembro) - Festas em Pomerode

A Pomerode Bierfest acontece no feriado de 15 de novembro, são cerca de 6 dias de festa que reúne muito chope, gastronomia e experiências cervejeiras.

É, de fato, a festa perfeita para os apaixonados por cerveja artesanal.

Facebook / Instagram (acompanhe as publicações e fique por dentro das novidades)

— Weihnachtsfest – Natal em Pomerode (Dezembro)

Weihnachtsfest Natal Pomerode - Festas Pomerode SC

Uma festa que dura o mês inteiro, que vai do final de novembro até o final de dezembro!

Na Weihnachtsfest a cidade se enche de luzes e decorações natalinas, com uma programação lúdica e familiar, como corais, concertos, feiras de artesanato e desfiles de Natal, por exemplo.

Mas a caracterítica principal da festa está nas diversas tradições de origem germânica que fazem parte dos singulares costumes natalinos da população pomerodense.

A gastronomia típica é certamente imperdível, como as Plätzchens (bolachas decoradas) e o Stollen, pão doce símbolo da culinária alemã natalina, similar ao tradicional panetone.

Facebook (acompanhe as publicações e fique por dentro das novidades)

— Volksfriends – Encontro de Volks em Pomerode (Dezembro)

Volksfriends - O que fazer em Pomerode

Na cidade mais alemã do Brasil não poderia faltar também o amor pela Volkswagen, não é mesmo?

Pois bem, em Pomerode todo ano no mês de dezembro acontece a tão esperada Volksfriends, que basicamente uniu a cultura alemã e a paixão por veículos VW refigerados a ar!

Então o que está esperando para ir para Pomerode com seu Volks? Se programe e faça parte desse incrível evento!

Confira como é o evento:

Instagram (acompanhe as publicações e fique por dentro das novidades)

Restaurantes em Pomerode

Gastronomia em Pomerode
Gastronomia em Pomerode – culinária alemã. Foto: Bierwein Pizzaria e Restaurante

É claro que, em Pomerode, o destaque fica para a culinária alemã, com diversos restaurantes e confeitarias especializadas em marreco recheado, chucrute, purê de maçã, cuca e strudel.

Mas além da cozinha alemã, os restaurantes italianos e pizzarias também são disputados, além de hamburguerias e lanchonetes.

Além disso, no inverno, temos ainda uma grande procura por pratos como fondues e caldos.

Sendo assim, veja a seguir algumas opções de bares e restaurantes em Pomerode que farão você ficar com água na boca:

Restaurante Wunderwald Pomerode

Wunderwald

$$ – $$$ | É um restaurante mais tradicional, dotado de pratos alemães clássicos como Eisbein cozido, bisteca de porco, salsichão vermelho e branco, repolho, chucrutes e purê, além de marreco recheado.

Restaurante Baracchetta Pomerode

Baracchetta

$$ – $$$ | Este mistura um pouco da tradição pomerana, culinária argentina, e do que todo o brasileiro ama – um bom churrasco! Vai de linguiça suíça e empanada argentina à parrilha.

Restaurante Mon Cheri Bistro Pomerode

Mon Cheri Bistro

$$ – $$$ | Aqui servem alimentos saudáveis e almoços e jantares com ingredientes locais, como zacusca, bolinhos de bacalhau, bullz ardelenesc, polvo a vinagrete e linguiça artesanal.

Restaurante Tarthurel Pizzaria Pomerode

Tarthurel Pizzaria

$$ – $$$ | Esta pizzaria oferece diversos sabores, como: Calábria e Linguiça Blumenau, Frango e Peruana, Portuguesa e Fratelli, Jardineira e Gratinada, Napolitana e Linguiça Blumenau, Frango e Gratinada, Firenze e Palmito ao creme, que é divina!

Restaurante Torten Paradies Pomerode

Torten Paradies

$$ – $$$ | Uma confeitaria que serve doces e um café colonial. Por exemplo, salgados, torta, bolo, quiches, frios, cupcakes e vários outros. Atendem com buffet, além de servirem almoço, como feijão, purê, peixe, carne, macarrão e várias outras opções.

Restaurante Siedlertal Pomerode

Siedlertal

$$ – $$$ | Além dos pratos a la carte e buffet de culinária alemã, também servem opções de peixe, como o Salmão da Belle Meuniére (salmão grelhado, camarões na manteiga com champignon e alcaparras) e o Filé de Tilápia Grelhado.

Restaurante Bierwein Pomerode

Bierwein

$$ – $$$ | Ótimo atnedimento, funcionários com roupas típicas, e serve desde pratos típicos alemães (muito bem servidos e temperados) até deliciosas pizzas que são servidas a noite.

Onde ficar – Pousadas em Pomerode

Hospedagem em Pomerode
Hospedagem em Pomerode. Foto de Pousada Rural Mundo Antigo

Pomerode em si não conta com uma rede hoteleira muito extensa, mas oferece ótimas opções de pousadas, chalés e casas para temporada.

As principais hospedagens são casarões antigos ou até mesmo pequenas pousadas e chalés com caracterí­sticas tradicionais alemãs, perfeitas para te fazer entrar no clima de Pomerode e sua tradição alemã.

A Naturam separou para você algumas das melhores hospedagens em Pomerode:

Dein Haus Pousada

Chalés Pomerode

Hotel Bergblick

Pousada Blauberg

Pousada Lena Rosa

Hotel Pommernland

Harmonia Pomerana

Casa Branca Pousada

Pousada Imigrante

Hotel Schroeder

Casarão Gastehaus

Pousada Casarão Schmidt

E você ainda pode clicar aqui para pesquisar ótimas opções de hospedagem em Pomerode com ótimos preços no Booking em pousadas, hotéis, hostels e casas para temporada.

Qual a melhor época para ir a Pomerode?

Quando ir para Pomerode
Festa Pomerana. Foto: Daniel Zimmermann

Qual a melhor época para ir a Pomerode?

Bom, a cidade adota o slogan “Pomerode o Ano Inteiro”, pois conta com excelente calendário de eventos, com festas que acontecem todos os anos.

Ou seja, dificilmente haverá um mês em Pomerode sem que nada esteja acontecendo!

Agora, em relação à tempertatura, a cidade tem um verão quente e um inverno ameno, mas com bastante chuva, tanto que é comum o tempo nublado na cidade.

Ao longo do ano, em geral, a temperatura varia de 12°C a 29°C e raramente é inferior a 7°C ou superior a 32°C.

Para fazer atividades ao ar livre, como visitar os morros, voar de parapente e fazer cicloturismo, o ideal é visitar a cidade nas épocas que temos tempo mais aberto e sem chuva, que vai do fim de março até junho, do início de agosto até fim de setembro, e por fim, do iní­cio de outubro ao fim de novembro – a temperatura nesses períodos viara entre 18°C e 27°C.

No verão, que é o período entre novembro e março, faz bastante calor na cidade – uma bela desculpa para aproveitar e se refrescar com um bom chopp artesanal, enquanto saboreia pratos tí­picos como marreco ou eisbein (joelho de porco)!

Mas como falamos anteriormente, Pomerode possui atrações o ano todo, portanto, seja no calor ou no inverno, não vai faltar o que fazer na cidade.

Clicando aqui, você volta para a parte do guia onde falamos sobre cada uma das festas, mas veja a seguir um resumo dos eventos em Pomerode que rola durante o ano, separados por mês:

  • Janeiro – Festa Pomerana
  • Fevereiro – Stammtisch Pomerode
  • Março – Encontro de Veí­culos Antigos de Pomerode
  • Abril – Osterfest
  • Junho – Schornstein Festival
  • Julho – Festival Gastronômico
  • Agosto – Pomerlammfest, Festa do Borrego
  • Setembro – Pomerode Bier Fest
  • Novembro – Weihnachtsfest,Festa de Natal
  • Dezembro – Volksfriends

O que fazer em Pomerode em um dia

Pois bem, vamos falar agora o que fazer em Pomerode em um dia – uma ótima opção para quem vai fazer um bate e volta até a cidade, muito comum para viajantes que estão vindo de cidades como Blumenau, Indaial, Timbó, Jaraguá do Sul e Rio dos Cedros.

É claro que, em um dia, não conseguimos ver tudo, afinal, são muitas atrações. Mas vejamos alguns pontos turísticos de Pomerode que não podem faltar no seu roteiro, principalmente se for a primeira vez que você está visitando a cidade:

Outra dica: no centro da cidade encotramos um atrativo do lado do outro, então você já pode aproveitar para dar uma passada nesses outros lugares pela proximidade.

Por exemplo, ao seguir pela Rua 15 de Novembro, rua ao lado do Pórtico Turí­stico do Sul, você verá vários pontos históricos de Pomerode que ficam todos próximos um do outro, quase que de lado a lado.

Seriam eles o Sobrado Blosfeld, Museu Teichmann, Casa Oerding, Sobrado Greuel, Prefeitura Municipal, Queijaria Passold, Casa Siebert, etc.

Como chegar em Pomerode SC

Como chegar em Pomerode
Como chegar em Pomerode

Antes de te dar as dicas de como chegar em Pomerode, você deve saber que a cidade fica às seguintes distâncias de cidades importantes:

  • Blumenau — 30 km
  • Jaraguá do Sul — 35 km
  • Joinville — 82 km
  • Florianópolis — 122 km
  • São Paulo — 586 km

Agora que sabe as distâncias, vamos às dicas.

Se você viaja de fora do estado de Santa Catarina, o aeroporto mais próximo de Pomerode é o de Navegantes. O de Joinville e o de Florianópolis, porém, também são boas opções, já que também não ficam muito longe.

De Florianópolis, deve-se pegar a BR-280 até Jaraguá do Sul e, a partir daí­, mudar para a SC-416 em direção a Pomerode. Quem chega do sul do paí­s, por sua vez, pode seguir pela BR-470 até Blumenau e então seguir as indicações para a cidadezinha alemã.

O trajeto de ônibus em direção a Pomerode saindo de cidades próximas como Blumenau e Jaraguá do Sul é feito várias vezes por dia e os preços são bastante baixos — no caso da primeira, por exemplo, apenas 6 reais é o suficiente para uma passagem.

De toda forma, se você visita Pomerode, também pode aproveitar para conhecer essas cidades vizinhas!

— Como se locomover em Pomerode?

A melhor forma de se locomover e ir aos principais pontos turísticos de Pomerode é de carro, pois assim você vai poder fazer a Rota Enxaimel com mais conforto, esticar a viagem para cidades próximas e, claro, chegar até lá com mais conforto, independente de qual aeroporto você desembarque.

Perguntas frequentes

O que fazer em Pomerode em um dia?

10 dicas de o que fazer em Pomerode em 1 dia: Rota enxaimel (você não pode ir a Pomerode sem visitar esse clássico), Cervejaria Schornstein, Zoo Pomerode, Museu do Automóvel, Paraíso Enxaimel Mundo Antigo, Restaurante Wunderwald, Visitar o Museu e a Casa do imigrante e Conhecer a fábrica de chocolates Nugali.

Qual a melhor época para ir a Pomerode?

Qual a melhor época para ir em Pomerode? A cidade pode ser visitada durante o ano todo, mas o destaque fica para os períodos festivos, sobretudo janeiro quando ocorre a Festa Pomerana, uma festividade em homenagem à cultura dos imigrantes alemães, com muita música e gastronomia.

O que se faz em Pomerode?

As principais atrações da cidade ficam localizadas ao longo da Rua Hermann Weege, inclusive parte dos restaurantes. O ideal é fazer um roteiro pelo Vale Europeu, passar pelo menos um dia e uma noite em Pomerode, depois visitar destinos como Blumenau, Timbó, Jaraguá do Sul, Rio do Sul, entre outros…

Qual a cidade mais alemã do Brasil?

Afinal, qual a cidade mais alemã do Brasil? Certamente, Pomerode, em Santa Catarina, é a detentora desse título! Por ter a cultura alemã tão forte na cidade, mesmo os atrativos que não são especificamente típicos acabam tendo ao menos um pouquinho dessa influência em suas propostas.

Como se locomover em Pomerode?

A melhor forma de se locomover e ir aos principais pontos turísticos de Pomerode é de carro, pois assim você vai poder fazer a Rota Enxaimel com mais conforto, esticar a viagem para cidades próximas e, claro, chegar até lá com mais conforto, independente de qual aeroporto você desembarque.

Onde fica Pomerode?

Pomerode é uma cidade de Santa Catarina SC, famosa por ter forte presença da colonização alemã e uma excelente estrutura voltada ao turismo. Está localizada no interior catarinense, muito perto de Blumenau e do Parque Estadual da Serra do Itajaí­.

Quais as melhoras cidades de Santa Catarina para o Turismo?

Além de Pomerode, Santa Catarina tem incrí­veis cidades para quem gosta de viajar e fazer turismo: Florianópolis, Blumenau, Urubici, Bombinhas, Garopaba, Balneário Camboriú, Imbituba e muitas outras.

Quais as melhores festas de Pomerode?

Pomerode tem uma grande tradição na Páscoa, com a montagem da Osterbaum seguida da famosa OsterFest. E seguindo a tradição alemã, temos a Festa Pomerana — A mini Oktoberfest, e o famoso Festival da Cervejar Schornstein em junho.

O que achou de Pomerode?

Pomerode - Festa Pomerana
Pomerode – Festa Pomerana. Foto: Foto: Daniel Zimmermann

Arte, cultura, história, gastronomia, artesanato, cultura alemã e muitos passeios – Pomerode é realmente uma didadezinha muito diferenciada e certamente um exemplo de destino turístico!

Tentamos aqui colocar a maior parte dos passeios em Pomerode, porém, pode ser que uma outra coisa tenha ficado fora – então se sentir falta de alguma atração, escreva para nós nos comentários!

Aliás, falando em comentários, escreva sua opinião dizendo se este guia te ajudou no planejamento da viagem, ou então suas impressões sobre Pomerode, adoraríamos ouvir o que tem para dizer!

E se você ficou com vontade de conhecer Pomerode SC, não deixe de compartilhar nas redes sociais.

Um forte abraço e até o próximo destino!

Outros destinos

Conheça mais destinos famosos de outono e inverno pelo Brasil:

Penedo

Penedo, a Pequena Finlândia, é um lugar absolutamente encantador com uma atmosfera mágica no outono, inverno e Natal!

Gramado

Gramado, uma cidade europeia no Brasil. Conheça os Parques Temáticos, as rotas do vinho e chocolate, o Natal Luz e outras atrações.

Campos do Jordão

Campos do Jordão fica localizada no interior de São Paulo e é um dos principais destinos de outono e inverno do Brasil, veja o Guia Completo.

Serra Negra

Serra Negra, SP: ambiente serrano, águas milagrosas, paisagens de tirar o fôlego e ruas com shoppings a céu aberto num ambiente tranquilo e aconchegante!

Sto Antonio Pinhal

Santo Antônio do Pinhal, perto de Campos do Jordão, é uma ótima cidade para se entrar em contato com a natureza na Serra da Mantiqueira.

Conheça outros incrí­veis Destinos de Turismo de Santa Catarina:

Caso você prefira a segurança de uma reserva com cancelamento grátis em boas opções de hotéis e pousadas, disponibilizamos tutoriais sobre como Como Funciona o Booking.com para você fazer reservas facilmente!

Assista o vídeo ao .lado e entenda Como Funciona o Booking.com, ou então, confira nosso artigo completo sobre o assunto clicando no botão:

Foto do autor
Autor
Mais de 10 anos de experiência em marketing de conteúdo, turismo, edição de vídeo e filmagem!

26 comentários em “O que fazer em Pomerode: 20 atrações imperdíveis!”

  1. Adorei as dicas, estamos indo para lá em outubro na meia maratona e comemorar aniversário de casamento, já vi que vamos aproveitar muito essa cidadezinha romântica.

    Responder
  2. Vou para Pomerode daqui uns dias e a sua reportagem foi a mais completa. Parabéns! Estou animadíssima para ir! Agora vou ler o que você escreveu sobre Blumenau pois vou ficar uns dias lá também mas já vi que Pomerode é mais minha cara. Eu tenho um blog que acabou se tornando sobre viagens. Passe para conferir! Está abaixo.
    um abraço e obrigada
    Virginia Costa

    Responder
  3. Amo essa cidade encantadora e sempre que posso vou passear com a família nos finais de semana…

    Responder
  4. Há alguns anos estive com a família na Festa da Colônia em Domingos Martins -ES onde havia uma bandinha de Pomerode animando a Festa. Foi quando ouvi pela primeira vez sobre essa cidade. E agora através desse texto de roteiro turístico muito bem elaborado, fiquei ansioso para conhecer de parto essa encantadora cidade. Já vou programar .Parabéns pela exposição!

    Responder
  5. Gostaria de saber se mês no com a pandemia terão os eventos na semana da Páscoa. Estou com muita vontade de conhecer Pomerode.

    Responder
    • Olá Jacqueline! Não saberí­amos dizer, é difí­cil confirmar com tanta antecipação. Teremos que descobrir conforme a data for ficando mais próxima 🙂

      Responder
  6. Adoramos suas dicas. Já tinha vontade de conhecer Pomerode, agora fiquei com mais vontade ainda

    Responder
  7. í“tima matéria fui a Pomerode esse ano mas já estou louca pra voltar e passar mais tempo lá vcs me ajudaram mt com essas dicas sobre a cidade obrigada

    Responder
  8. Que legal as informações. Já queria ir antes, agora é que quero ir mesmo. Ja programando para as orixinas férias. í“timo site!

    Responder
  9. Estive hoje 24/2/20 em quase todos esses lugares citados, cidade maravilhosa, vários lugares a ser explorados

    Responder
  10. Nossa, parabéns pelo seu site! Muitos detalhes e a vontade imensa de voltar a Pomerode (fui há mais de 35 anos!!! rs…), uma cidade pra lá de charmosa e linda!

    Grata pelas dicas preciosas!
    Tamine

    Responder

Deixe um comentário