Iguape é uma cidadezinha pitoresca, com construções históricas, cercada pela natureza protegida e com diversas atrações culturais.
A cidade da famosa Praia da Juréia é uma ótima fuga do stress e das preocupações, para se conectar com o Mar e a Mata Alântica.
O charme e a simpatia de cidade pequena casam perfeitamente com o ambiente tranquilo e de paz trazido pelo contato com a natureza.
Iguape está localizada no Litoral Sul de São Paulo, no Vale do Ribeira, com pouco mais de 30.000 habitantes.
Apesar de ser uma pequenina cidade, Iguape possui uma área de município bem grande, com 1.977 Km2 (a maior do estado de São Paulo).
Seu centro histórico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio nacional desde 2009, dando um encanto ainda maior para a cidade com suas construções antigas e ruas de bloquete.
Iguape é um destino fascinante e nós separamos pra você algumas opções de o que fazer em Iguape, opções de hospedagem e também informações de como chegar lá.
Continue lendo pra saber mais.
O que você encontra aqui:
- O que fazer em Iguape – 10 opções de passeios
- 1. Centro Histórico
- 2. Mirante do Cristo Redentor
- 3. Praia da Juréia
- 4. Conhecer Ilha Comprida
- 5. Se deliciar na culinária local
- 6. Artesanato local
- 7. Sair a noite
- 8. Fonte do Senhor
- 9. Toca do Bugio
- 10. Passeios pela natureza – ecoturismo e turismo de aventura
- 11. Visitar Cananéia e conhecer outras Ilhas
- Ano novo
- Carnaval
- Calendário de eventos e festas
- Mar Pequeno
- Onde ficar em Iguape
- Dicas gerais
- Como chegar
O que fazer em Iguape – 10 opções de passeios
Como falamos anteriormente, Iguape é uma cidade pequena, mas apesar disso você pode dar uma passeio pelo centro histórico, pela natureza e também ficar de olho na programação de eventos da cidade.
Conheça os principais pontos turísticos de Iguape e também algumas opções de passeios:
1. Centro Histórico
Iguape possui um dos maiores conjuntos de construções coloniais preservadas de São Paulo, com diversas casas, casarões e igrejas, que proporcionam um excelente passeio histórico e cultural.
A Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape localizada na principal praça da cidade, a Praça da Basílica, é uma atração muito visitada.
Trata-se de um templo católico construído em pedra portuguesa, argamassa e óleo de baleia.
A igreja é imponente, com lindos ornamentos e no seu interior possui uma imagem enorme de cristo, fruto de uma doação.
Na sala dos milagres encontramos várias peças, pinturas, esculturas e bilhetes agradecendo a graça alcançada pelo Bom Jesus de Iguape.
Visitar a Basílica do Senhor Bom Jesus é mergulhar de cabeça em um momento histórico do Brasil, nos lembrando que em 1647, no auge da riqueza proporcionada pelo ouro, Iguape transformou-se em um centro de peregrinação.
Veja sua localização no Google Maps.
A tradição cultural de Iguape é marcada por manifestações folclóricas e religiosas, representadas pela Marujada, a Folia de Reis o Fandango e a Festa de Bom Jesus do Iguape que acontece anualmente de 25 de julho a 6 de agosto.
Além da Basílica, vale ainda a visita:
- Ao Museu de Arte Sacra na Igreja do Rosário;
- Ao Museu Municipal, que teve uma excelente restauração e está instalado no mais antigo edifício fazendário do Brasil;
- í€ Fundação S.O.S. Mata Atlântica, localizada em um centenário casarão cedido pela Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza.
2. Mirante do Cristo Redentor – Morro do Espia
O Mirante do Cristo Redentor, localizado no Morro do Espia, possui belíssima vista de Iguape, do Mar Pequeno e da Ilha Comprida.
A visita ao amanhecer ou anoitecer é sempre uma boa pedida.
Para chegar ao topo do mirante você pode subir a pé pelas escadarias (alertando que a escadaria é grande) ou de carro por uma subida íngreme. Subindo pela escadaria você consegue capturar lindas fotos na volta.
Antigamente o local era usado por vigias que controlavam a entrada e saída de embarcações no porto e hoje abriga uma réplica do Cristo Redentor.
3. Praia da Juréia
Se você gosta de praias mais afastadas, preservadas e cercadas pela Mata Atlântica, você não pode deixar de ir até a Praia da Juréia.
A Juréia é a unica praia no território de Iguape
A praia fica na Estação Ecológica Juréia – Itatins, que é uma grande área de proteção ambiental excelente para quem gosta de caminhadas e trilhas pela Mata Atlântica.
O aceso à praia é feito em estrada secundária e só pode ser acessada via balsa, ficando alguns quilômetros do centro.
Para chegar até a Juréia você parte do centro (Est. de Icapara), em uma estrada asfaltada e com belo visual até chegar à balsa.
Para quem tem veículos 4X4 ou preparado para terrenos mais difíceis, é tranquila.
A praia tem diversas construções da época da colonização (casarões e igrejas), alguns quiosques e uma boa estrutura de hospedagem com várias pousadas.
Dicas:
- O risco de atolamento na praia é bem alto, portanto se seu carro não é 4×4 deixe ele antes de entrar na praia, onde outros carros também estarão parados. Na alta temporada há aluguel de bug. Outra opção é seguir de moto ou, se você tiver disposição, até de bike.
- Dirija devagar e com responsabilidade na areia, pois além de diversas espécies de aves você vai encontrar muito resto de madeira fincados na areia.
4. Conhecer a Ilha Comprida
A Ilha Comprida possui um cenário paradisíaco formado por dunas, praias preservadas e piscinas naturais.
Tem 74 quilômetros de extensão e é repleta de trilhas.
Para chegar à Ilha Comprida, basta pegar a balsa da Dersa. O percurso dura menos de 5 minutos e você pode ir tanto de carro quanto a pé (gratuito).
Se você estiver a pé quando chegar à Ilha Comprida, você pode pegar um ônibus (cerca de R$2,50 por passageiro) que te leva até a praia.
Em Ilha Comprida você encontra praias tranquilas, pouca gente, cercadas pela Mata Atlântica.
Para conhecer um pouco mais esse paraíso, conhecer suas praias e opções de passeios na Ilha Comprida, visite nosso Guia Completo de Ilha Comprida e assista também o vídeo a seguir:
5. Se deliciar na culinária local
Agora se você é que nem eu e gosta de apreciar um bom prato de culinária local fique feliz em saber que no centro você encontra diversos restaurantes oferecendo pratos à base de frutos do mar.
Portanto, você vai encontrar pratos como caldeiradas, moquecas e caiçaras como peixe cozido com banana verde, tainha recheada e bolinho de marisco branco.
Hum… Já dá até água na boca.
6. Artesanato local
Quem não gosta de voltar de uma viagem com lembrancinhas, presentes e lindos acessórios?
O artesanato faz parte do folclore e revela usos, costumes, tradições e características da região.
Você pode encontrar o artesanato tradicional de Iguape no Mercado de Artesanato e Cultura, antigo Mercado Municipal, gerenciada pela AAPCI (Associação de Artesãos e Produtores Caseiros de Iguape).
Damos destaque para as panelas pretas, trabalhos em junco e sisal, cestaria em taquara, cipó, timbopeva e imbê, tricô, crochê, cartonagem e objetos em madeira talhada todos de forte influência indígena, negra e europeia.
Vale a pena a visita.
Veja onde está localizado o Mercado de Artesanato e Cultura no Google Maps.
7. Sair a noite
Se tem uma cidade onde é uma delícia sair a noite para um passeio é Iguape.
No centro, ao redor da praça, existem vários barzinhos, pizzarias e mesas nas ruas. Tudo muito tranquilo.
Recomendo ficar de olho na programação, é muito comum shows de blues, rock, eventos literários e culturais.
8. Fonte do Senhor
A Fonte do Senhor é um recanto turístico, uma ótima opção de lazer para quem visita Iguape.
A fonte situa-se no Parque Municipal do Morro do Espia e possui uma deliciosa área de lazer, com agradável vegetação e muita tranquilidade, perfeita para um passeio.
A Fonte do Senhor também é um dos pontos de partida para a Trilha Ecológica do Morro do Espia.
- Endereço: Avenida Maestro Moacir Serra, s/nº – Google maps
- Funcionamento: Diariamente
- Horário: Das 8:00 às 18:00
A Pedra que Cresce
Lá existe uma pequena gruta de alvenaria branca construída sobre uma pedra que recebe milhares de visitantes durante o ano e, especialmente, durante a Festa em homenagem ao santo, realizada anualmente de 28 de julho a 6 de agosto.
A imagem do Bom Jesus de Iguape, após ser trazida da praia do Una, no ano de 1647, foi levada à principal fonte do município, onde deveria ser lavada para remoção da areia e do sal.
Em pouco tempo essa fonte se tornou destino dos peregrinos que iam à “Festa de Agosto” no final do mês de julho e início de agosto.
Os romeiros, acreditando nos poderes milagrosos da pedra sobre a qual havia sido colocada a imagem para ser lavada, começaram a retirar-lhe lascas. Após séculos tendo lascas removidas, porém, a pedra continuava com o mesmo tamanho, dando origem à lenda da pedra que cresce.
Essa lenda encantou até mesmo o escritor Albert Camus, que dedicou-lhe um conto em seu livro O Exílio e o Reino.
9. Toca do Bugio
A Toca do Bugio é um paraíso natural perfeito para quem procura paz e sossego com uma linda vista para o Mar Pequeno.
No píer você pode se sentar, e passar o dia todo pescando ao som de pássaros e com a brisa fresca a te tocar! Por lá existem várias espécies de peixes, siris e muito mais.
Por lá existes disponíveis várias mesinhas onde você pode parar para fazer um lanche. Outra opção é comer no quiosque que tem por lá.
Tem bastante espeço para as crianças se divertirem e cadeirinhas e balanços nas árvores para elas brincarem.
Veja onde está localizado a Toca do Bugio pelo Google Maps.
10. Passeios pela natureza – ecoturismo e turismo de aventura
Como falamos no começo do guia, Iguape está localizada no Vale do Ribeira, que é reconhecido por sua riqueza ambiental, fazendo parte do Circuito Turismo Ecológico e da Reserva Ecológica de Juréia-Itatins.
Trilha Ecológica do Morro do Espia
Os adeptos do trekking não abrem mão de percorrer a trilha que leva ao Morro do Espia. São 2 km de caminhada em meio à Mata Atlântica e muitas figueiras, embaúbas, bromélias e orquídeas.
A trilha possui cerca de 2 km de extensão e pode ser iniciada a partir de quatro pontos, a sede do Ibama, a Fonte do Senhor, o Mirante do Cristo Redentor e a antiga Fazenda da Porcina.
Saindo da Fonte do Senhor você pode fazer 2 paradas:
- 1 ª Mirante do Cristo: com uma linda vista de Iguape, Mar Pequeno e Ilha Comprida
- 2 ª Mirante da Boa Vista (Pedra Lisa): outra vista de tirar o fôlego só que ainda mais alta, localizada na borda do morro, acima da Pedra Lisa. Dá para avistar até onde o horizonte escurece entre morros e nuvens.
A subida é muito íngreme e pode cansar bastante.
O percurso dua em média 2h de caminhada tranquila.
Na volta você tem a opção de descer a trilha até o ponto inicial, a Fonte de Bom Jesus, ou então descer até o Mirante do Cristo e de lá seguir pelo asfalto de volta até a Fonte.
Trilha Ecológica da Vila Alegria
A trilha inicia-se no bairro Barra do Ribeira com a travessia do Rio Suamirim seguida de caminhada sobre o mangue através de uma passarela construída em madeira com cerca 300 metros.
O passeio inclui a visita a um casarão construído no século XIX.
Trilha do Imperador ou do Telégrafo – Juréia
No Costão da Juréia, localizado no seu lado esquerdo, inicia-se uma trilha que leva ao Guaraú (Peruíbe) que passa pela Barra do Una e Rio Verde.
Porém vale lembrar que para acessá-la é necessário uma autorização e acompanhamento de monitor ambiental por se tratar de uma área de proteção ambiental fechada ao público.
Trilha ou Caminho do Imperador recebeu esse nome por servir de passagem de informações entre o Império e outras regiões do Brasil.
Em 1871 foi inaugurada a linha telegráfica entre Iguape e Santos.
Ainda hoje na extensão do Caminho pode-se encontrar vestígios dos centenários postes telegráficos motivo pelo qual o caminho também é conhecido por Trilha do Telégrafo.
Além disso a trilha também serviu para o transporte de mercadorias entre Iguape Santos e todo o litoral.
Conta a história que possivelmente a imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape tenha sido trazida para o centro da Vila através dessa trilha.
Contatos para agendar a travessia:
Telefones: (13) 3257-9243 – (13) 3257-9244
E-mail: ec.jureiaitatins@fflorestal.sp.gov.br
Sítio Arqueológico Caverna do í“dio
Ocupado por períodos sucessivos de curta duração o abrigo conhecido como Caverna do í“dio serviu a um pequeno grupo que aí se instalou para pescar e coletar moluscos.
O local é hoje um sítio arqueológico onde encontra-se vestígios de ações destes grupos representados através da estratigrafia que mostra a sobreposição de camadas correspondentes às diversas ocupações com a presença de manchas de carvão das fogueiras de restos ósseos de peixes e de pequenos animais e carapaças de moluscos e crustáceos
11. Visitar Cananéia e conhecer outras ilhas
Cananéia é uma linda e preservada cidade do litoral sul paulista, um dos melhores roteiros ecológicos do mundo, é a opção ideal para quem busca tranquilidade, contato com a natureza, passeios de barco, trilhas e diversão.
A cidade está localizada à cerca de 1h20 de carro de Iguape.
De Cananéia saem passeios para a Ilha do Cardoso e a Ilha do Bom Abrigo.
Outra opção de passeio em Cananéia é conhecer as cachoeiras da cidade.
O roteiro das cachoeiras em Cananéia inclui 4 belíssimas cachoeiras: Pitu, Mandira, Encanto e Rio das Minas.
Recomentamos a companhia de um monitor ambiental por segurança e também para obter informações sobre cada cachoeira.
Para conhecer um pouco mais sobre Cananéia, conhecer suas praias e opções de passeios, visite nosso Guia Completo de Cananéia.
Ano novo em Iguape – Reveillón
Virada de ano na cidade é bem simples, com a tradicional Corrida de São Silvestre Iguapense, show na praça e queima de fogos Iguape proporcionou a milhares de turistas e moradores momentos de brilho, emoção e muita festa.
As festas normalmente acontecem na Praça da Basílica e na Barra do Ribeira.
É uma ótima pedida para casais e famílias que querem fugir das multidões sem deixar de curtir um reveillón com muita diversão, queima de fogos e shows.
Carnaval em Iguape
Você sabia que o Carnaval de Iguape é considerado um dos melhores carnavais de rua de São Paulo?
O carnaval de Iguape ainda é muito parecido com o carnaval que nossos pais e avós costumam nos contar!
Muitos dos blocos que desfilam na cidade, foram fundados há mais de 40 anos. O bloco Chaleira, por exemplo, foi fundado em 1910.
Figuras carnavalescas também se destacam na história do carnaval da cidade. Nos anos 70 o Boco do Siri colocava nas ruas o carro do Tubarão, que foi manchete em vários jornais de São Paulo.
Já na década de 80, vários foliões seguiam pelas ruas a bonecona Dona Juritica e seu marido Tinico.
Blocos como o Boi Tatá, que nasceu em 1981, e o Banho da Dorotéia, onde tradicionalmente os homens se vestem como mulheres e vice e versa, são sempre destaques todos os anos da programação.
Se você quer um carnaval no estilo tradicional, com muita diversão e folia, Iguape é o lugar certo pra você!
Calendário de eventos e festas
Calendário de eventos de Iguape de Janeiro a Dezembro:
– Janeiro
06 – Festa de São Benedito – Festa que comemora o dia deste santo. O evento é realizado na Igreja de São Benedito.
– Festa de São Sebastião – Outra festa religiosa que comemora o dia do referido santo. A comemoração não tem data exata mas ocorre sempre no terceiro domingo do mês, na Vila Garcez, na Igreja de São Sebastião.
– Junho
– Festa de São João Batista – Festa sacra em comemoração ao São João Batista. Realiza-se sempre no 4º Domingo do mês, na Igreja de São João Batista.
– Festa De São Pedro – Esta comemoração também acontece no 4º domingo do mês de Junho, e é celebrada na Barra do Ribeira, na Igreja de São Pedro.
– Agosto
05 – Festa da Padroeira Nossa Senhora das Neves – Festa em homenagem a padroeira, realiza-se a 5 de Agosto na Basílica.
06 – Festa Do Senhor Bom Jesus De Iguape – Também é comemorado na Paróquia de Nossa Senhora das Neves, acontecem, missa, novena e procissão. Durante a festa são projetados filmes religiosos e o Museu de Arte Sacra é aberto para visitação Pública.
– Festa a Santo Agostinho – Festa realizada no 4º domingo de Agosto. O evento acontece em Guaricana, na Igreja de Santo Agostinho.
Novembro
08 – Festa A Nossa Senhora Da Conceição – Festa Sacra em comemoração ao dia da Santa, em questão. Acontece em Icapara onde são realizados cortejos.
Mar Pequeno
Iguape é parte do Complexo Lagamar, que engloba os municípios de Iguape, Ilha Comprida, Cananeia e Pariquera-Açu, no Estado de São Paulo, e Paranaguá, no Paraná.
área rica em manguezais, serve de berçário para várias espécies marinhas e por isso é considerada um dos cinco maiores criadouros marinhos do mundo.
Em Iguape, a Ponte Prefeito Laércio Ribeiro passa sobre sobre o Mar Pequeno e dá acesso à Ilha Comprida.
Onde ficar – Pousadas, hotéis, casas e apartamentos
Iguape é bem pequena e não dispõe de uma grande quantidade de hotéis, pousadas, casas pra temporadas e apartamentos.
É mais comum as pessoas ficarem na Ilha Comprida, no entanto, Iguape ainda tem opções bastante charmosas e bom ótimo preço!
Pousada Aly da Costa
Hotel Itamiaru
Pousada Casa Grande
Hotel Itaicy
Pesquise também no mapa abaixo todas as opções de hotéis, pousadas e casas para temporada em Iguape com o melhor preço e reserva segura pelo Booking.
Booking.comDicas gerais para quem vai pra Iguape
- Leve repelente – Iguape está cercada pela natureza, portanto não se esqueça do repelente para se proteger dos mosquitos.
- Visite o Centro de Informações Turísticas para mais dicas de passeios
- Iguape está localizada em uma área de proteção ambiental do Litoral Sul Paulista, depois de Peruíbe, portanto respeite o meio ambiente
Como chegar em Iguape
Iguape está localizada a:
- 175 km de São Paulo
- 179 km de Sorocaba
- 183 km de Santos
- 244 km de Campinas
- 585 km do Rio de Janeiro
Indo para Iguape de ônibus
- saindo de São Paulo: Valle Sul, Rodoviária Barra Funda
- saindo de Santos: Valle Sul, Rodoviária de Santos
- saindo de Sorocaba: Transpen, Rodoviária de Sorocaba
- Saindo de Curitiba: Princesa dos Campos
Indo para Iguape de carro
Rodovias de acesso:
- Rodovia Federal — Régis Bittencourt — BR 116
- Rodovia Estadual — Prefeito Casimiro Teixeira — SP 222 (via Rodovia Régis Bittencourt — São Paulo/Iguape)
- Rodovia Estadual — Prefeito Ivo Zanella — SP 222 (via Pariquera-Açú/Iguape)
Trace sua rota através do Google Maps:
Veja abaixo as perguntas mais frequentes feitas por pessoas que querem conhecer a região de Iguape. Caso tenha mais dúvidas ou até informações, deixe nos comentários e responderemos com prazer assim que possível – isso inclusive pode ajudar outras pessoas que queiram visitar Iguape!
A cidade de Iguape tem muitas atrações: a famosa Praia da Juréia, atividades de Ecoturismo, um charmoso Centro Histórico e seu Roteiro Gastronômico e as vizinhas Cananéia e Ilha Comprida. Veja em O que fazer em Iguape – 10 passeios incríveis.
Iguape tem boas opções de pousadas, hotéis, chalés e casas para temporada – faça sua pesquisa em Hospedagem em Iguape.
Sim – essa praia é um verdadeiro paraíso ecológico preservado bastante isolada – saiba mais em Praia da Juréia em Iguape.
Iguape é um município do Litoral Sul Paulista, na região mais extrema, famoso pela Praia da Juréia, pelo ecoturismo e turismo histórico e cultural. Fica ao lado das cidades de Ilha Comprida e Cananéia – uma região de lindas praias e Mata Atlântica preservada, além de um rico patrimônio histórico.
Conheça outras cidades do Litoral Sul Paulista
GUARUJÁ
Guarujá é uma das cidades mais atraentes de nosso litoral, com excelente estrutura para o turismo: hotéis e pousadas, gastronomia pujante e muitos passeios e atrações.
PERUÍBE
Peruíbe é uma cidade famosa por ter praias lindas e limpíssimas, mas também por suas atrações com muita natureza, culturais, históricas e várias opções de passeios e lazer.
ITANHAÉM
Itanhaém é uma das mais velhas cidades do Brasil: muitas atrações históricas, belas praias, vários passeios, bons restaurantes e vários hotéis, pousadas e outras hospedagens.
ILHA COMPRIDA
Ilha Comprida: sol, mar, dunas, vilas de pescadores, barcos, caminhadas e comida típica caiçara. Tem mais de 70 km de extensão, com várias praias, e boa estrutura comercial.
CANANÉIA
Cananéia é uma linda e preservada cidade do extremo litoral sul SP, um incrível roteiros ecológico para quem busca contato com a natureza, passeios de barco, trilhas e ecoturismo.
PRAIA GRANDE
Sol, mar, praias bem próximas a São Paulo e ótima infraestrutura? Esta é a cidade de Praia Grande, uma das prediletas dos paulistanos para férias e feriados prolongados.
Dicas de Viagem da Naturam
Airbnb – como funciona & dicas úteis
Você está em dúvida sobre como funciona o Airbnb ou se é a melhor opção de hospedagem para você? Conheça o Tutorial Completo em Texto e Vídeo.
.
Booking – como funciona & dicas úteis
Como funciona o Booking.com? Como é a forma de pagamento do Booking? E como é essa questão do cancelamento grátis? Tire suas dúvidas aqui!
Como arrumar Mala de Viagem
Como arrumar Mala de Viagem: 13 Dicas imperdíveis para você arrumar suas malas nas viagens e economizar bastante espaço, levando muito mais coisas!
Segurança na Praia, 10 mandamentos
Proteja sua família! Veja 10 medidas importantes de segurança na praia: o que fazer para evitar afogamentos e acidentes, medidas válidas para todas as praias.
Google Tradutor inglês para português
Vai viajar e não domina o inglês? Use o Google tradutor no celular nas viagens! Veja este Tutorial Prático, muito simples de entender e com vídeos explicativos.
Os 20 melhores acessórios de viagem
Veja a seguir os melhores acessórios de viagem que podem fazer toda a diferença e te ajudar na organização – com link para ofertas e descontos nos produtos.
Boa Tarde Eu Tive O Prazer De Conhecer Um Pouco Desta Cidade Pitoresco ,Sou Proprietário de Uma Área Em IGUAPÉ 👀🎻 Más Pretendo Voltar Para Poder Conhecer Melhor Este Paraíso ✨💫✨Em Breve.
Vale a pena conhecer a fundo, Joel! 😀
Olha ja morei em igual
Sou da bahia
Gostaria tanto de poder voltar um dia deixei tantos amigos ai que nao tenho mas contatos e gostaria dejaque ter quando morei na rua joana angelica estudei na escola pedro alvares cabral
Legal Gostei, Parabéns, para quem projetou.
Ficamos muito felizes que tenha gostado! 😀
Tenho um sítio em Iguape no Jairé, uma vila de pescadores na margem da “Ribeira” como eles gostam de chamar esse abençoado rio. Lá acontece a festa da manjuba, muito famosa na região.A cidade é bem simples e carente de recursos, mas o povo caiçara é bem hospitaleiro. Ainda estamos desbravando esse pedaço preservado de São Paulo.
Que maravilha!! Com certeza, um lugar lindo, simples e com povo hospitaleiro. Iguape é encantadora.
Olá, queremos conhecer a cidade. Adoramos o litoral paulista, mas soube de restrições para câes em algumas cidades. Em Ilha Comprida e Iguape como é procedimento?
Olá Alexandre, se houver restrições será para levar os animais para a praia, mas é preciso confirmar com as prefeituras para saber a legislação local sobre o assunto.
Alguém saberia me ajudar em
Aluguel de Bug em Iguape
Olá Carla! Infelizmente não temos informações sobre esse tipo de serviço em Iguape. Se você encontrar depois vem aqui contar para a gente 🙂
Olá pessoal amo muito esse lugar e vou todo ano ou as duas vezes no ano Iguape era muito mais lindo quando a água do Ribeira não entrava no canal tinha muitas variedades de peixe inclusive vários golfinhos no canal e agora não vê mais e o canal agora você só vê mato está muito feio já foi decretado para fechar a comporta e não fecham isto já foi provado que está acabando com o ecossistema taí uma boa dica para os turistas ficarem em iguape e não precisar ir para ilha comprida