Sem dúvida, o interior de São Paulo é absolutamente encantador, e o melhor: tem opção de lazer para todos os gostos e bolsos!
São mais de 500 cidades de todos os tamanhos, com populações diversificadas, onde você pode ir para relaxar, para curtir a natureza, para curtir a gastronomia, para ter contato com a história e cultura ou então até mesmo para se aventurar e praticar esportes radicais.
Sendo assim, seja você alguém que está procurando um lugar para viajar com a família, ou um destino mais romântico e gastronômico – no interior de SP você encontra de tudo!
25 Lugares para viajar em SP (cidades do interior)
Pensando nisso, criamos uma lista com cidades do interior de São Paulo que você precisa conhecer, e para te ajudar ainda mais, também incluímos ótimas opções de hospedagem em cada uma delas.
Então continue lendo para descobrir cidades incríveis no interior de SP:
1- Holambra (1h45 de SP)
Esta pequena e linda cidade tem chamado cada vez mais a atenção dos paulistas em busca de lugares para viajar em SP.
Conhecida também como “a cidade das flores”, Holambra se destaca principalmente por seu legado holandês, deixado por imigrantes.
Ou seja, as construções, a gastronomia, os parques e festivais, tudo faz lembrar Holanda, o que a torna uma cidade ainda mais especial.
Lá você pode fazer passeios nos campos de flores, conhecer o Moinho dos Povos Unidos, passear em parques, comer em bares e restaurantes ou então participar de festivais, como a famosa ExpoFlora.
Uma coisa é garantida – você irá voltar com fotos lindas!
Então veja a seguir um vídeo sobre Holambra e fique com mais vontade de conhecer a cidade:
▶ Saiba tudo sobre Holambra (pontos turísticos e o que fazer)
– Algumas opções de hospedagens em Holambra, no interior de São Paulo:
Parque Hotel
Villa de Holanda
Shellter Hotel
Confira outras opções no Booking clicando aqui!
2- Embu das Artes (40 min de SP)
Embu das Artes é um passeio “bate e volta” que certamente não poderia faltar aqui, até porque está localizada a cerca de 30 km de SP (bem pertinho!).
Nós mesmos já visitamos Embu inúmeras vezes, e toda vez experimentamos um restaurante diferente e voltamos com compras de produtos artesanais que só encontramos lá!
Aliás, foi o artesanato que fez com que Embu ganhasse fama – A Feira de Artes e Artesanato de Embu das Artes conta com mais de 600 expositores mostrando os seus trabalhos como os em telas, esculturas, objetos decorativos dos mais diversos estilos, camisetas, brinquedos, joias, bijuterias e artigos em couro.
Mas as atrações vão muito além, como lojas diversas e ateliês, sem contar nos maravilhosos restaurantes e docerias que por lá encontramos.
Confira a seguir um vídeo do nosso passeio por lá:
▶ Saiba tudo sobre Embu das Artes (pontos turísticos e o que fazer)
– Algumas opções de hospedagens em Embu das Artes:
Pousada Vale do Sol
Pousada Du Valle
Almenat Embu
Confira outras opções no Booking clicando aqui!
3- Campos do Jordão (2h30 de SP)
Também conhecida como “Suíça Brasileira” devido a sua arquitetura e clima, Campos do Jordão é certamente um dos principais destinos de inverno do país.
O charme proporcionado pelas construções europeias, pela natureza e pela gastronomia é de fato o que faz Campos ser tão especial!
Está localizada a apenas 180 km de distância de SP, e o interessante é que por estar a 1.628 metros de altitude, se torna o município mais frio do estado.
Apesar da alta temporada ser no inverno, é possível visitar Campos em todas as épocas do ano, já que mantém um clima sempre agradável.
Lá encontramos um enorme leque de atrações, como visitar a Vila Capivari, onde estão concentrados os principais restaurantes, bares e lojas, conhecer parques como o Amantikir e Horto Florestal, subir no Teleférico até o Morro do Elefante, andar nos Bondinhos, visitar museus, como o Museu Felícia Leiner, ou então, visitar fábricas de chocolate e de cerveja.
Mas acredite, a lista de pontos turísticos é enorme! Portanto, antes de ir, recomendamos que você confira nosso Guia Completo de Campos do Jordão:
▶ Saiba tudo sobre Campos do Jordão (pontos turísticos e o que fazer)
– Algumas opções de hospedagens em Campos do Jordão:
Confira opções no Booking clicando aqui!
4- Serra Negra (2h30 de SP)
Visitar Serra Negra é um passeio delicioso!
É sobretudo conhecida como um lugar ótimo para fazer compras, já que lá encontramos alguns produtos com preço muito mais em conta do que na capital.
Entre os produtos mais procurados estão os produtos como, por exemplo, os em lã, couro, linha, malha, além de artesanatos, sapatos, bolsas e cosméticos.
É praticamente um shopping a céu aberto, com ruas repletas de lojas, e por isso é praticamente impossível voltar de lá de mãos vazias!
Mas Serra Negra vai muito além das compras – esta incrível cidade do interior de São Paulo também é conhecida por seus deliciosos restaurantes, por seu turismo rural onde é possível visitar fazendas, além de passeios pela natureza e atrativos pela cidade.
Inclusive, talvez o mais importante de tudo, Serra Negra faz parte do Circuito das Águas e é muito conhecida por suas “águas milagrosas”, já que possuem propriedades medicinais. Para ter contato com essas águas há fontes espalhadas pela cidade, onde você pode aproveitar para encher sua garrafinha de água!
▶ Saiba tudo sobre Serra Negra (pontos turísticos e o que fazer)
– Algumas opções de hospedagens em Serra Negra:
Hotel Firenze
Serra Negra Paladium
Hotel Da Vinci
Confira outras opções no Booking clicando aqui!
5- Jundiaí (45 min de SP)
Quando falamos em Jundiaí, pensamos em uma cidade pequena, ótima para morar, ótima qualidade de vida, no entanto, poucos se referem a ela como um destino turístico.
Sendo assim, resolvemos trazer para essa lista de destinos do interior de SP uma cidade com menos fama, mas cheia de atrações.
Primeiramente, Jundiaí tem uma grande tradição da cultura italiana, e faz parte tanto da Rota do Vinho quanto da Rota da Uva.
Dessa forma, encontramos nessas rotas uma enorme quantidade de vinícolas, lojas, bares e restaurantes que podem ser visitados, que oferecem opções como vinho, doces, geleias, pães caseiros, bolos, massas tipicamente italianas, entre muitos outros produtos.
Ou seja, quem gosta de turismo gastronômico vai adorar passear nessa região de Jundiaí.
▶ Confira TOP 7 Vinícolas para visitar em Jundiaí
Além disso, há ainda o turismo rural e cultural. Jundiaí possui, ao todo, 6 rotas turísticas.
Outro atrativo que vamos dar destaque aqui é a Serra do Japi, repleta de lindos caminhos pela Mata Atlântica, lindas paisagens e de lindas cachoeiras.
Aliás, um exemplo de passeio no Japi é a Travessia de 18 km, passeio este que fizemos com a Mania de Jundiaí, e que terminou em uma deliciosa cachoeira, confira o vídeo do passeio a seguir.
– Algumas opções de hospedagens em Jundiaí:
Confira opções no Booking clicando aqui!
6- Itatiba (1h20 de SP)
Outra cidade que geralmente fica fora do radar das recomendações de destinos do interior de São Paulo é Itatiba, localizada a 85 km da capital.
Itatiba também é conhecida como “Princesa da Colina”, devido a sua altitude, e também como “Capital Nacional do Móvel Colonial”, já que conta com inúmeras do ramo.
Na região central podemos fazer um passeio visitando atrativos históricos culturais, como basílicas, planetário, e também parques.
Mas muitas pessoas vão para Itatiba para conhecer uma atração de maior fama: o Zooparque Itatiba!
É um dos maiores zoológicos do Brasil, montado de forma que você sinta que está caminhando pelos habitats de cada animal visitado.
Há diversas espécies de animais, dos pequenos como cobras e aves, aos maiores, como elefantes, girafas e tigres.
Certamente um passeio maravilhoso para toda a família! Veja como foi nosso passeio:
▶ Saiba tudo sobre o Zoológico Zooparque Itatiba
Aliás, Itatiba faz parte do Circuito das Frutas no interior de São Paulo, e outra atração que chama muito público para a cidade é a Festa do Caqui – uma festa com mais de 18 anos de tradição.
São diversas exposições para comercialização de frutas, além de atividades como gincanas, aulas de culinária, assim como shows e passeio rural por algumas fazendas da região, onde é possível conhecer de perto a produção de caquis.
Com público anual de cerca de 50 mil pessoas, a festa geralmente ocorre no mês de abril e tem entrada gratuita, então se programe para conhecer Itatiba nessa época do ano!
– Algumas opções de hospedagens em Itatiba, no interior de São Paulo:
Confira opções no Booking clicando aqui!
7- Paranapiacaba (1h20 de SP)
O clima e as construções londrinas de Paranapiacaba são certamente as principais razões para o sucesso da cidade.
Um destino pitoresco, uma Vila Inglesa com construções tombadas, que chama a atenção por seu passado histórico.
Logo que pensamos em Paranapiacaba nos vem na mente ferrovias e casas antigas, antigos vagões, a Torre do Relógio…
É um lugar incrível de visitar no interior de São Paulo – passear pelas ruas de paralelepípedo, atravessar a ponte da linha de trem para a parte baixa, ver os vagões antigos, tudo isso nos remete ao passado e dão ainda mais charme ao passeio.
Falando em charme, além das construções inglesas, outro fator que nos remete à Inglaterra é o clima – é comum, por exemplo, encontrar Paranapiacaba com muita névoa.
Além disso, há ainda passeios pela natureza, com diversas trilhas, e vale a pena também uma parada para tomar uma cachaça de cambuci e comer dos bares e restaurantes da cidade.
Falando em cambuci, em abril a cidade abriga o Festival do Cambuci de Paranapiacaba.
E outro festival que vale menção, talvez um dos festivais mais famosos de SP, é o Festival de Inverno de Paranapiacaba, que acontece em julho, e que reúne muita música, cultura e gastronomia.
▶ Saiba tudo sobre Paranapiacaba (pontos turísticos e o que fazer)
– Algumas opções de hospedagens em Paranapiacaba:
Pousada Shamballah
Pousada Avalon
Confira outras opções no Booking clicando aqui!
8- Águas de Lindóia (2h30 de SP)
Outra cidade do Circuito das Águas, Águas de Lindóia chama a atenção principalmente por suas belas paisagens e por sua tranquilidade.
Localizada a 158 km da capital, já mais próxima de Minas Gerais, é um lugar muito procurado para os que procuram tanto atividades ao ar livre e turismo rural, quanto para os que querem relaxar, curtir um lindo visual e fazer compras.
Ou seja, em Águas de Lindóia você pode passear em praças, visitais fontes que, assim como Serra Negra, possuem “águas milagrosas”, com ótimas propriedades medicinais, fazer um passeio de trenzinho, visitar o Cristo, mirantes, curtir em parques aquáticos, e visitar fazendas onde você pode fazer atividades como andar a cavalo, pescar, praticar tirolesa e ainda provar comidinhas típicas da roça.
E o melhor é que muitos desses lugares oferecem entrada gratuita!
▶ Saiba tudo sobre Águas de Lindóia (pontos turísticos e o que fazer)
– Algumas opções de hospedagens em Águas de Lindóia:
Pousada Morro Verde
Pousada Natalino Broleze
Pousada Mirante das Estancias
Confira outras opções no Booking clicando aqui!
9- Águas de São Pedro (2h de SP)
Considerada cidade-saúde, Águas de São Pedro é a única estância brasileira construída com a finalidade específica de ser um local de cura e lazer.
Embora seja uma das menores cidades de São Paulo, é certamente uma gigante em atrações turísticas.
Sendo assim, Águas de São Pedro é uma charmosa estância hidrotermal, destino ideal para quem deseja fugir da rotina e curtir o clima aconchegante do interior.
Além disso, suas fontes de águas termais com propriedades terapêuticas atraem visitantes do Brasil inteiro.
Mas as atrações não param por aí – em Águas de São Pedro podemos ainda visitar ranchos para praticar esportes de aventura, represas, restaurantes, parques, fontes de águas termais, igrejas, spas e ainda nos divertir em parques aquáticos.
– Algumas opções de hospedagens em Águas de São Pedro:
Confira opções no Booking clicando aqui!
10- Atibaia (1h de SP)
Atibaia é sem dúvida uma das cidades do interior de São Paulo mais procuradas pelos resorts para famílias, sem contar que tem a Pedra Grande entre suas principais atrações!
Em resumo, é uma ótima cidade para aproveitar dias tranquilos.
Além das riquezas naturais e das atividades de lazer, a cidade também carrega a fama de possuir o segundo melhor clima do mundo, segundo dados da Unesco.
Então ao visitar Atibaia, recomendamos que você conheça duas de suas principais atrações: o passeio de teleférico, e a ida até a Pedra Grande, de onde temos uma vista privilegiada da cidade, rendendo lindas fotos.
Além disso, muitas pessoas também visitam a cidade para passar dias de descanso e lazer em excelentes pousadas e resorts.
▶ Saiba tudo sobre Atibaia (pontos turísticos e o que fazer)
– Algumas opções de hospedagens em Atibaia:
Bourbon Resort Atibaia
Residence Hotel & Resort
Eldorado Eco Resort
Confira outras opções no Booking clicando aqui!
11- São Roque (1h de SP)
Um dos destinos do interior de São Paulo mais famosos e visitados é, de fato, São Roque, e assim que pensamos na cidade nos vem à mente “vinho”.
A apenas 70 km de São Paulo, São Roque é um passeio delicioso para os que buscam beleza natural aliada à gastronomia.
São Roque é então muito conhecida por seu Roteiro do Vinho, uma vez que abriga alguns dos principais produtores brasileiros da bebida.
O roteiro é feito na Estrada de Vinho, e nestes 10 km de estrada encontramos os melhores restaurantes, vinícolas e adegas de São Roque, onde é possível então degustar rótulos finos, conhecer parreirais e aprender detalhes sobre a bebida.
Além de ser destino certo para os amantes das uvas, São Roque possui ainda o Ski Mountain Park, parque perfeito para um dia em família já que conta com pistas para a prática de esqui, snowboard e patinação.
▶ Saiba tudo sobre São Roque (pontos turísticos e o que fazer)
– Algumas opções de hospedagens em São Roque:
Pousada Quinta das Araucárias
Aldeia Parque Pousada Rural
Pousada Juriti – Eco Hotel
Confira outras opções no Booking clicando aqui!
12- Itu (1h30 de SP)
Situada a 100 km da capital paulista, Itu é conhecida como “Cidade dos Exageros” já que lá encontramos diversos objetos imensos, símbolos da cidade de Itu.
Esses objetos são encontrados na Praça da Matriz e causam muita curiosidade, além de renderem divertidas fotos e serem uma piração para a criançada!
Contudo, Itu vai muito além dos semáforos e orelhões gigantes, chamando a atenção também dos que apreciam história e cultura, já que a cidade é uma das cidades mais antigas do país e já figurou entre as mais ricas do estado.
Durante o Ciclo do Café, do século XVIII ao XX, Itu foi um dos grandes polos da produção cafeeira do interior de São Paulo, e hoje podemos enxergar a cultura da época através da arquitetura, dos museus e das fazendas abertas à visitação.
Vale então visitar o Museu Republicano de Itu, o Parque Geológico do Varvito e a Praça da Matriz.
– Algumas opções de hospedagens em Itu:
Confira opções no Booking clicando aqui!
13- Boituva (1h30 de SP)
Boituva é conhecida principalmente por seus passeios de balão!
Logo nas primeiras horas do dia, o céu de Boituva amanhece repleto de balões coloridos, paisagem que é cartão-postal da cidade.
Situada a 120 km da capital, o município é um verdadeiro paraíso para os amantes do balonismo e esportes radicais, como o paraquedismo.
Enquanto o passeio de balão é uma atração ideal para famílias, os saltos duplos fazem a cabeça daqueles em busca de fortes emoções.
De fato, um passeio muito diferente para se fazer em casal ou com a família no interior de São Paulo, e experiências absolutamente inesquecíveis.
– Algumas opções de hospedagens em Boituva:
Confira opções no Booking clicando aqui!
14- Socorro (2h15 de SP)
Dos lugares para viajar em SP, podemos dizer que Socorro se destaca por ser uma das melhores opções para o turismo de aventura.
Localizada a cerca de 135 km da capital, Socorro é uma cidade linda, o que por si só já atrai muitos turistas em busca de sossego em um ambiente natural encantador, e dessa forma por lá encontramos muitas pousadas e hotéis fazendas para lá de aconchegantes.
No entanto, não podemos negar que a cidade respira ecoturismo e turismo de aventura!
A paisagem de tirar o fôlego da Serra da Mantiqueira se tornou um local ideal para prática de esportes radicais, como rafting, canoagem, rapel, tirolesa, escalada, trekking e muito mais.
Além disso, vale ressaltar que grande parte das atividades são adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
▶ Saiba tudo sobre Socorro (pontos turísticos e o que fazer)
– Algumas opções de hospedagens em Socorro:
Hotel Fazenda Village Montana
Hotel Fazenda 7 Belo
Hotel Recanto Maria Bonita
Confira outras opções no Booking clicando aqui!
15- São Pedro (2h30 de SP)
Situada a 192 km de São Paulo, São Pedro é vizinha de uma cidade que mencionamos anteriormente, Águas de São Pedro, e conta principalmente com uma natureza abundante e clima pacato, e com isso, se torna um destino ótimo para descanso.
Entretanto, além da tranquilidade, São Pedro chama muito a atenção dos praticantes do ecoturismo e de parapente.
Dessa forma, as serras ao redor da cidade, com destaque para a Serra do Itaqueri, oferecem inúmeras atividades radicais como voos de asa-delta e parapente, rapel nas cachoeiras (São Padro conta com 18 quedas d’água), trilhas off-road e diversas modalidades de saltos.
Ou seja, outra excelente opção de destino no interior de SP tanto para quem quer relaxar, quanto para os que estão em busca de uma aventura.
– Algumas opções de hospedagens em São Pedro:
Confira opções no Booking clicando aqui!
16- Cunha (3h de SP)
Cunha fica a 232 km de São Paulo, no encontro das serras do Mar, da Mantiqueira e da Bocaina e próxima à divisa com o Rio de Janeiro, e por certo o principal responsável por atrair tantos turistas são suas belíssimas paisagens.
Com um clima bucólico, Cunha é um destino do interior de São Paulo para quem busca muito sossego e natureza exuberante.
Perfeito então para passar dias cercado de paisagens incríveis e muita tranquilidade.
Além disso, na cidade você ainda pode fazer trilhas e visitar cachoeiras, além de visitar alguns dos pequenos ateliês de cerâmica artesanal que se espalham por diversos pontos de Cunha, principalmente ao longo do centro e da Vila Rica.
Outro destaque são os campos de lavanda Contemplário e Lavandário, responsáveis por colorir a paisagem e formar cenários perfeitos para as fotos de viagem.
▶ Saiba tudo sobre Cunha (pontos turísticos e o que fazer)
– Algumas opções de hospedagens em Cunha:
Pousada Natureza e Arte
Pousada São Miguel
Pousada dos Anjos
Confira outras opções no Booking clicando aqui!
17- Brotas (3h de SP)
Já mencionamos duas cidades do interior de São Paulo onde é possível praticar esportes radicais, mas essa lista não estaria completa se não incluíssemos a “Capital da Aventura” nela!
Brotas está localizada a aproximadamente 240 km da capital paulista, e com toda a certeza é um verdadeiro paraíso para quem ama ecoturismo e turismo de aventura.
Suas serras, rios, corredeiras e cachoeiras são palco para a prática de inúmeros esportes radicais, como por exemplo, arvorismo, rafting, trekking, bóia-cross e alpinismo.
Ainda mais, por ser bastante visitada, Brotas oferece ainda uma completa infraestrutura ao turista, com destaque para os hotéis-fazenda e para os restaurantes de culinária caseira.
▶ Saiba tudo sobre Brotas (pontos turísticos e o que fazer)
– Algumas opções de hospedagens em Brotas:
Hotel Natural Brotas
Hotel Boutique Frangipani
Hotel Fazenda Primavera da Serra
Confira outras opções no Booking clicando aqui!
18- Ribeirão Preto (3h de SP)
Ribeirão Preto fica a cerca de 310 km da capital e é certamente um destino sempre presente nas listas de cidades imperdíveis do interior de São Paulo.
Impulsionada pelo desenvolvimento do agronegócio, a cidade se tornou um dos maiores polos turísticos do interior paulista.
Sendo assim, Ribeirão Preto é um destino com aspiração de se ternar uma cidade grande, e neste cenário encontramos atrativos como museus, parques, restaurantes, teatros, cachoeiras e jardins.
Além disso, possui uma agitada vida noturna, marcada pelos bares, casas noturnas e pelos restaurantes de alta gastronomia.
– Algumas opções de hospedagens em Ribeirão Preto:
Confira opções no Booking clicando aqui!
19- Olímpia, interior de São Paulo (5h de SP)
Olímpia tem entrado no ranking como um dos melhores lugares para viajar em SP!
É uma cidade no interior de São Paulo conhecida principalmente por suas fontes de águas termais, e por consequência, por seus parques aquáticos, que diga-se de passagem, são absolutamente imperdíveis!
Dessa forma, a família inteira pode se divertir com águas quentinhas e muitas atrações.
Situada a cerca de 440 km da capital paulista, Olímpia tem ganhado cada dia mais fama e atualmente recebe mais de 2 milhões de visitantes por ano.
Aliás, dos parques aquáticos que encontramos por lá, o Thermas dos Laranjais é o mais famoso, com mais de 50 atrações, entre opções radicais, infantis, familiares e relaxantes.
O Hot Beach é outra possibilidade, com muita diversão garantida por rio lento, praia artificial com piscina de ondas, toboáguas e mais.
Para além do lazer dentro d’água, Olímpia é também conhecida como “Capital do Folclore”.
– Algumas opções de hospedagens em Olímpia
Confira opções no Booking clicando aqui!
20- Aparecida (2h de SP)
Aparecida é certamente um dos principais destinos de turismo religioso do Brasil!
Localizada a 170 km de SP, no Vale do Paraíba, Aparecida é conhecida como a “Capital da Fé” por dois motivos principais:
Além da cidade ser lar da padroeira do país, a Nossa Senhora Aparecida, também possui um dos maiores templos católicos do mundo, a Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Mas há muitos outros atrativos além da Basílica!
Então o turista pode aproveitar ainda para visitar o Porto Itaguaçu, à beira do Rio Paraíba do Sul, e fazer um passeio de barco pelo trecho em que a pequena imagem foi encontrada.
E não para por aí! Há também outros pontos turísticos, como por exemplo, museus (inclusive de cera), o Memorial da Devoção, o Morro do Cruzeiro, o Mirante da Santa, o Teleférico e a Passarela da Fé até a Matriz Basílica.
Sem dúvida, um destino do interior de SP perfeito para recarregar o espírito e lavar a alma.
– Algumas opções de hospedagens em Aparecida
Confira opções no Booking clicando aqui!
21- Guaratinguetá (2h30 de SP)
Ao lado de Aparecida temos outro destino de fé que vale a pena conhecer – Guaratinguetá!
Guaratinguetá é uma cidadezinha no interior de São Paulo, conhecida pela tradição religiosa e vida tranquila.
Localizada a cerca de 180 km de SP, o lugar possui diversas atrações ligadas à espiritualidade, como igrejas e catedrais, que atraem muitos peregrinos pelo país.
Entre elas estão a Igreja de Santo Antônio de Guaratinguetá e o Santuário Frei Galvão.
Além disso, a cidade possui também atividades voltadas ao ecoturismo que são incríveis.
Um ótimo exemplo é Gomeral, localizada na região rural de Guaratinguetá, onde é possível vislumbrar lindas paisagens, fazer trilhas e visitar deliciosas cachoeiras.
– Algumas opções de hospedagens em Guaratinguetá
Confira opções no Booking clicando aqui!
22- Botucatu (2h30 de SP)
Botucatu é outra cidade do interior de São Paulo perfeita para quem busca contato com a natureza, lindas paisagens e esportes radicais.
Localizada a 236 km da capital paulista, a cidade oferece várias opções de atividades, como cachoeiras, trilhas e o turismo rural.
Em meio a montanhas o visitante pode curtir escalada, canoagem e trekking, com destaque para o belo mirante da Pedra do Índio.
– Algumas opções de hospedagens em Botucatu
Confira opções no Booking clicando aqui!
23- Eldorado (40 min de SP)
A Estância Turística de Eldorado se localiza no interior de São Paulo, no Vale do Ribeira, que fica a sul do estado e a cerca de 240 km da capital.
Por possuir 70% do território coberto pela Mata Atlântica praticamente conservada, Eldorado se tornou um destino muito procurado para descanso e maior contato com a natureza.
Aliás, é principalmente procurada para o espeleoturismo (turismo em cavernas), já que abriga várias delas, e certamente a mais conhecida é a Caverna do Diabo.
Além disso, encontramos muitas trilhas, cachoeiras e uma rica cultura preservada nas comunidades quilombolas.
A cachoeira de Meu Deus, que fica no ponto culminante de uma trilha, também vale a pena conhecer durante um dia quente.
– Algumas opções de hospedagens em Eldorado
Confira opções no Booking clicando aqui!
24- Monte Alegre do Sul (2h10 de SP)
Monte Alegre do Sul está situada a cerca de 130 km de SP, entre as cidades de Serra Negra e Amparo, e faz parte do Circuito das Águas.
É conhecida principalmente como a “Capital da Cachaça” e também como a “Cidade do Morango”, já que é uma das maiores produtoras da fruta no país.
Esta pequena cidade se torna uma ótima viagem para casais e famílias com crianças pequenas, já que é bastante pacata e ótima para quem busca sossego em um ambiente com muita natureza e cheia de deliciosas opções gastronômicas,
Vemos charme até mesmo na arquitetura, que possui traços da imigração italiana que pode ser vista principalmente junto ao portal da cidade.
Assim como em outras cidades do Circuito das Águas, em Monte Alegre do Sul encontramos fontes com as famosas “águas milagrosas”.
Além disso, você ainda pode visitar o Mirante do Cristo Redentor, tomar banhos de imersão e fazer massagens no Balneário Municipal, praticar arvorismo e rafting e visitar adegas de vinho e ateliês.
Aliás, uma das melhores épocas para curtir esta cidade no interior de SP é nos finais de semana do mês de julho, quando acontece o Festival do Morango, e a cidade fica cheia de comidas típicas, cachaças artesanais e animação.
Confira a seguir um vídeo divulgação de Monte Alegre do Sul:
– Algumas opções de hospedagens em Monte Alegre do Sul
Confira opções no Booking clicando aqui!
25- Juquitiba, interior de São Paulo (1h10 de SP)
Se você deseja curtir um final de semana ao lado da natureza, mas sem ir muito longe de casa, Juquitiba pode ser uma excelente visita.
Localizada a apenas 73 km de SP, Juquitiba possui uma das maiores áreas verdes do estado, e portanto, oferece atividades cheias de energia para toda a família, entre elas trilhas ecológicas, cachoeiras, tirolesa, arvorismo, escalada e rafting no Rio Juquiá.
Além do ecoturismo e turismo de aventura, em Juquitiba também se destacam as inúmeras construções de igrejas, como por exemplo, a Capela Nossa Senhora das Dores.
Aliás, a santa Nossa Senhora das Dores é a padroeira da cidade, e a comemoração do seu dia ocorre em 15 de setembro.
Esta charmosa cidade também atrai muitos turistas nos períodos de festas religiosas e festas juninas.
Por fim, vale a pena ainda dar uma passada na Aldeia do Artesanato, no centro da cidade, onde encontramos cestarias, trabalhos em argila, entalhes em madeira, pinturas em tela, fabricação de móveis rústicos, além de bordados e crochês.
– Algumas opções de hospedagens em Juquitiba
Confira opções no Booking clicando aqui!
Cidades do Interior de São Paulo – muita natureza, lazer, aventura e descanso!
É claro que muitas cidades do interior de São Paulo acabaram ficando de fora, o que não as tornam menos especiais, mas nossa intenção foi criar uma lista com as principais cidades, com ótima estrutura para receber turistas e temos certeza de que a visita valerá a pena!
Dito isto, fica a pergunta: você já conheceu algum desses destinos do interior de SP? Ficou com vontade de conhecer?
Conte para nós nos comentários! Aproveite também para nos dizer se esse guia te ajudou – isso nos ajuda a criar guias cada vez melhores!
Enfim, são muitos lugares para viajar em SP! Então aproveite também para compartilhar essa página com as pessoas que irão com você na próxima viagem e escolham o melhor destino.
Esperamos então que tenha gostado das dicas.
Um forte abraço, e até o próximo destino!
Caso você prefira a segurança de uma reserva com cancelamento grátis em boas opções de hotéis e pousadas, disponibilizamos tutoriais sobre como Como Funciona o Booking.com para você fazer reservas facilmente!
Assista o vídeo ao .lado e entenda Como Funciona o Booking.com, ou então, confira nosso artigo completo sobre o assunto clicando no botão:
Viajar pelo interior do nosso Estado é gratificante, maravilhoso, faz bem para alma e o coração. Aprende se muito sobre a cultura de cada cidade. Ja fui para Águas de Lindóia, Holambra, Jundiaí, Ribeirão Preto, Itú, Salto, Aparecida do Norte, Campos de Jordão entre outras. Tudo de bom.
Concordo! Extremamente gratificante!!
Lamento o blog desconhecer a estância turística de Piraju SP. Fica o convite. Vai se surpreender.
Obrigada pela dica, Crisóstomo
Vocêis esqueceram da cidade de Barra bonita
Obrigada pela dica, Alcides