Zooparque Itatiba SP: Passeio inesquecível no zoológico

Considerado o maior zoológico particular do Brasil, o Zooparque Itatiba é um passeio incrível para ir com a família no interior de SP.

E quando digo incrível, não estou brincando!

Ficamos absolutamente encantados!

Sem dúvida é um passeio diferente, imersivo, com caminhos de paralelepípedo, trilhas, e animais inseridos em ambientes feitos para que pareçam que estão em seu habitat natural.

E, antes de mais nada, é também um local que investe na conservação dos animais – mais um motivo para apoiar e visitar esse incrível zoológico em SP.

Assim sendo, veja como foi nosso passeio e o que te espera nessa ilustre visita ao zoológico de Itatiba.

Mas antes, confira nosso vídeo do passeio para o Zooparque:

▶ Gostou do vídeo? Inscreva-se no nosso canal para mais dicas de viagens!

O que você encontra aqui:

O Zooparque Itatiba

Zooparque Itatiba SP Foto Naturam
Zooparque Itatiba – Entrada (começo da trilha)

Ao chegar, depois de estacionado o carro, as placas indicativas te levarão ao início da trilha.

É uma caminhada de 3km do ponto de partida (entrada) até o fim da trilha (saída), portanto, vá com sapatos confortáveis.

A trilha rústica é composta de pedriscos e paralelepípedos, e uma vez que tem sentido único, é impossível errar o caminho – assim, você conseguirá visitar todos os animais!

Com toda a certeza a trilha pode ser feita em cerca de 2 a 3 horas de caminhada.

Nós, por outro lado, acabamos levando mais tempo, pois estávamos registrando tudo o que podíamos desse maravilhoso passeio.

Nesse sentido, se você também é do tipo que gosta de parar, ler as placas e tirar muitas fotos, pode ser que leve um pouco mais de tempo também.

Visitando os animais e percorrendo as trilhas temáticas

Zooparque Itatiba – Savana

Antes de mais nada, precisamos ressaltar que o Zooparque está inserido em um fragmento de Mata Atlântica, onde os animais vivem em amplos ambientes naturais que valorizam o seu bem estar e a qualidade de vida.

Sem dúvida, para nós isso fez toda a diferença no passeio – foi como se estivéssemos no habitat deles.

Aliás, você sabia que no Zooparque você pode conhecer mais de 1200 animais? Eles estão distribuídos em aproximadamente 180 espécies diferentes.

Na bilheteria, antes de estacionar o carro e começar a trilha, são entregues alguns folhetos, e um deles contém o mapa do zoológico, mostrando por quais animais você vai passar ao longo da trilha.

Aviário

Zooparque Itatiba SP Foto Naturam
Arara vermelha (antes do aviário)

Logo de cara temos o aviário, onde você entra dentro do viveiro das aves e consegue ficar bem próximo delas.

Eu sou louca por aves e não queria sair dali. Há por lá espécies como araras e tucanos.

Aliás, tivemos um contato interessantíssimo com um dos tucanos, que voou para o muro e ficou bem próximo de nós, nos observando.

Tucano – Aviário

Bem devagar, eu comecei a levar minha mão para perto dele, e inesperadamente ele acabou chagando ainda mais próximo e pudemos ficar admirando sua beleza, suas lindas cores e detalhes.

Experiências que você só tem no Zooparque Itatiba!

Pantanal

Trilha do Pantanal

Em seguida, depois do aviário vemos emus, cangurus, antas, tuiuius, e antes de chegar no lobo guará é possível fazer a Expedição Pantanal – uma trilha que replica o Pantanal, um dos principais biomas do Brasil.

Inegavelmente dá até para sentir a umidade do pantanal e imaginar os animais escondidos na água escura e lodosa.

Lobo-guará descansando

Amazônia

Trilha da Amazônia

Logo após o lobo-guará, a trilha continua com diversas espécies de macacos e aves até chegarmos na Trilha da Amazônia, onde passando por uma ponte pênsil em meio a mata fechada.

Devo admitir que achei divertidíssimo – fui e voltei umas 2 vezes na ponte, aproveitando que não tinha ninguém.

Além disso, há ali um recinto coberto, com alguns aquários onde podemos ver de perto espécies de cobras e sapos, e também um tamanduá!

Mata Atlântica

Entrada para a Trilha da Mata Atlântica

Logo após, temos a Trilha da Mata Atlântica que, infelizmente, estava fechada.

Se você já fez essa trilha, conte para nós como é nos comentários.

Mesmo que não tenhamos conseguido fazer a trilha, seguimos contentes pois o passeio estava fabuloso!

Savana

Rinocerontes na Savana

Após a Mata Atlântica, logo identificamos que entramos na parte da Savana, onde estão grandes animais como rinoceronte, avestruz e jacarés.

Passamos por urubus reis, macacos aranhas, pelo casuar e então, finalmente chegamos no tigre!

Haviam 3 tigres e ficamos absolutamente maravilhados.

Tigre

Em seguida vieram outros animais grandes, como hipopótamo, búfalo e elefante, que também podem ser vistos da lanchonete que encontramos por ali – se estiver com fome e com vontade de ir ao banheiro, essa é a hora.

Logo após temos outros animais menores como macaco barrigudo, tamanduá, lêmure e mangusto.

Girafas

Um enorme destaque fica para as girafas, que com seu tamanho chamam a atenção de longe.

Aliás, o Zooparque está com um filhote de girafa, é a coisa mais linda!

Como fomos durante a semana, não vimos a alimentação delas – elas chegam bem pertinho.

Pré-história brasileira

Zooparque Itatiba SP Foto Naturam

Passando as girafas, nos deparamos com o museu chamado “Viagem pela Evolução e Biodiversidade do Mundo”, uma nova atração do zoológico onde pudemos conhecer a pré-história brasileira.

A imersão se inicia mostrando a evolução da vida, desde organismos simples até organismos complexos.

Logo após, ao entrarmos na próxima sala, nos deparamos com enormes ossos de dinossauros!

Viagem pela Evolução e Biodiversidade do Mundo

A parte da evolução humana é incrível, aqui encontramos até ossada de australopithecus!

Seguindo pelo museu, também encontramos diversas representações de animais em seus respectivos habitats. Aliás, repare que todas estão, de certa forma, interagindo uma com a outra.

Era do Gelo

E por fim, temos a Era do Gelo!

É fácil saber que chegamos quando damos de cara com o enorme mamute. E para fechar, temos as ossadas de alguns desses animais.

Entre, conheça o espaço, admire o que há por lá e depois continue a trilha.

Répteis e Maternidade Aviário

Zooparque Itatiba SP Foto Naturam

Passando a atração sobre evolução, conhecemos o mangusto, vimos de perto o cisne negro e a preguiça, e eu tive uma interação muito diferente com um atobá que estava bem pertinho de nós.

Na hora eu brinquei com ele para que ele abrisse a asa, fazendo movimento com o braço, e inesperadamente, ele começou a imitar e abrir as asas.

A gente parece criança nessas horas! Foi muito legal ver o atobá interagindo comigo.

Atobá

Depois, continuamos a caminhada até chegar nos Répteis e na Maternidade de Aviário.

Os vidros dos aquários estavam um pouco embaçados, mas conseguimos ver muitas espécies de répteis e anfíbios, entre eles cobras dos mais variados tamanhos e até pequenos sapinhos coloridos.

E apesar de ser um local dedicado aos répteis, vimos também de perto alguns macacos e um tatu-bola.

Aviário

Saindo do espaço fechado, adentramos num outro aviário, mais aberto e com mais aves.

O guará, com cor chamativa, é o que mais prende a atenção – haviam muitos deles. Mas também achei demais o colhereiro, com seu bico que parece uma colher.

Chegando no fim da trilha

Flamingos

Saindo do aviário a trilha vai chegando ao fim.

Vimos mais algumas espécies, como o tamanduá mirim, jabutis e jacarés, e o final do passeio é marcado por um lago cheio de flamingos, onde aproveitei para tirar mais fotos.

No entanto, recomendo não parar o passeio por aqui, pois ainda há 2 lugares para conhecer – o Minizoo e o Jardim Sensorial.

Minizoo e Jardim Sensorial

Minizoo

O Minizoo fica depois da lanchonete, e lá temos contato com animais como coelhos, cabras, porquinhos e emu.

Os porquinhos, quando chegamos perto, vieram correndo para próximo da cerca.

Da mesma forma veio o emu, a nos observar de perto (provavelmente esperando algum petisco).

Jardim Sensorial

Passando o Minizzo entramos no Jardim Sensorial, que tem por finalidade estimular alguns de nossos sentidos: visão, olfato e tato.

Sendo assim, encontramos por lá diversos tipos de folhas, flores, frutas, verduras e substratos.

Achei o jardim lindo e muito bem cuidado.

Playground, lanchonete, restaurante e loja

Playground

Por fim, temos o playground, onde você pode deixar as crianças brincando num enorme escorregador em forma de serpente, nas casinhas de madeira e nos balanços.

Você também pode aproveitar para matar a fome no restaurante ou lanchonete que encontramos ali.

Há ainda uma loja onde você pode levar uma linda lembrança de um passeio que tenho certeza que será inesquecível.

Paradas para descansar, se hidratar e comer

Búfalos e hipopótamos vistos da varando da Lanchonete do Elefante

Três km de caminhada não é brincadeira, ainda mais se estiver calor e com sol.

Ao longo de toda a trilha encontramos diversos bancos onde é possível dar uma descansada da caminhada, ou até mesmo dar uma parada para contemplar a vista.

Além disso, também encontramos banheiros e bebedouros ao longo da trilha para que você se mantenha hidratado.

Se a fome bater, você pode comer em alguma das lanchonetes ou restaurantes do parque.

Elefante visto da varando da Lanchonete do Elefante

Uma das lanchonetes está estrategicamente localizada no meio da trilha (depois do tigre), a Lanchonete dos Elefantes – ótimo para quem quer aproveitar para repor as energias e necessidades nutricionais.

Essa lanchonete dá vista para os hipopótamos, búfalos e para os elefantes – absolutamente extraordinário.

Ao fim da trilha temos acesso a mais uma lanchonete e um restaurante (veja os horários de funcionamento).

Aproveite o fim do passeio para fechar com chave de ouro, saboreando algo antes de voltar para casa.

Posso levar o que comer e beber?

Sim! O Zooparque libera a entrada de alimentos. Aliás, foi o que fizemos.

Nossos lanchinhos nos salvaram já que passamos o dia todo no zoológico.

Dicas para conseguir momentos únicos no Zooparque Itatiba

Zooparque Itatiba SP Foto Naturam

Nossa visita foi durante a semana, numa quinta feira. Portanto, apesar de mais vazio, não pudemos curtir alguns momentos que são considerados únicos no zoológico.

Então vamos às dicas e dias de funcionamento de algumas atrações:

Atrações diárias

• Trilhas temáticas
  • Playground
  • Jardim Sensorial
  • Minizoo

Ou seja, durante a semana essas atrações estarão garantidas!

A Lanchonete dos Elefantes também é certeza de estar aberta (a lanchonete que fica no meio da trilha).

A vantagem de ir durante a semana é justamente poder aproveitar o passeio num momento em que o zoo estará mais vazio.

Atrações de fim de semana e feriado

• Encontro animal
  • Alimentação dos animais
  • Espaço kids

Apesar de mais cheio, os fins de semana e feriados recompensam com atrações diferenciadas.

A alimentação dos animais é um espetáculo à parte, pois você consegue ter contato com eles em muitos casos, ou vê-los bem de perto.

Quer uma dica? Consulte na bilheteria os horários das alimentações.

Como é visitar o zoológico de Itatiba?

Zooparque Itatiba

Visitar o zoológico tem uma importância ainda maior do que somente ver os animais de perto – apenas quando temos contato com os animais sentimos a real necessidade de preservá-los.

Vê-los tão próximos é uma sensação única, independente da idade.

Mas para as crianças a experiência é ainda mais impactante – no Zooparque temos um estímulo atrás do outro, e sabemos como as crianças absorvem tudo, não é mesmo?

Em outras palavras, além do zoo abrir novos horizontes e incrementar o conhecimento das crianças, também encanta e diverte pessoas das demais idades, inclusive adultos.

O Zooparque Itatiba é então, uma ótima opção de passeio para famílias, casais e amigos.

Onde fica o Zooparque? Como chegar?

Zooparque Itatiba SP Foto Naturam

Que o zoológico fica em Itatiba, no interior de São Paulo, nós já sabemos. A questão na verdade é saber localizar o zoo em relação a outras cidades.

Confira as distâncias:

• São Paulo: cerca de 90 km (1h30 de carro, sem trânsito)
  • Campinas: cerca de 40 km (40 min de carro, sem trânsito)
  • Jundiaí: cerca de 40 km (45 min de carro, sem trânsito)

O acesso é através do km 96 (sul) da Rod. Dom Pedro I, e a entrada fica logo após as placas para o B. Paraíso das Aves e Posto de Serviços.

A partir daí você já encontra placas indicativas para o zoológico, basta seguí-las e em poucos kms você chegará na bilheteria.

Hotéis e pousadas próximos do Zooparque Itatiba

Sabemos que uma viagem pode ser cansativa, e muitas vezes não queremos ter que sair logo do passeio para não chegar tarde e cansado em casa.

Desta forma, uma ótima opção para quem vem de mais longe é se hospedar em algum hotel ou pousada próximo do Zooparque, em Itatiba, ou então nas intermediações.

Confira abaixo um mapa com hospedagens próximas ao zoológico, ou então clique aqui para ver uma lista de hospedagem no booking.

Booking.com

Horários e ingressos para o Zooparque

Harpia

Valores dos ingressos (2021):

• Crianças (0 a 2 anos): Entrada Franca
  • Crianças (3 a 11 anos): R$30,00
  • Adultos: R$70,00
  • Estudantes e professores: R$35,00 (necessária apresentação de comprovante)
  • Melhor Idade: R$35,00 (acima de 60 anos)
  • Estacionamento: R$15,00/diária

*A entrada do museu já está incluso no valor de todos os ingressos.

Compre os ingressos online clicando aqui.

Horários de funcionamento:

• Zooparque: entrada das 09h às 15h | saída até às 17h
  • Trilhas temáticas: todos os dias
  • Minizoo: todos os dias até 16h30
  • Jardim Sensorial: todos os dias até 16h30
  • Playground: todos os dias
  • Loja: todos os dias das 9h às 17h.
  • Viagem pela Evolução e Biodiversidade do Mundo: aberto todos os dias até as 16h30.
  • Restaurante do Parque: de Terça à Domingo das 12h às 15h
  • Lanchonete: de segunda à sexta das 9 às 17, aos sábados e domingos das 9 às 17h30 (horários sujeitos à alteração sem aviso prévio)
  • Lanchonete dos Elefantes: todos os dias: das 9h às 17h (exceto dias chuvosos)

O que achou deste Zoológico em SP?

Zooparque Itatiba SP Foto Naturam

E você, é a primeira vez que vai para o Zooparque ou já conhecia?

Antes de mais nada, conte para nós o que você achou do Zooparque nos comentários. Aproveite para dizer se gostou das nossas dicas ou se ficou alguma dúvida a fim de nos ajudar a criar conteúdos cada vez melhores.

Certamente este incrível zoológico no interior de SP merece destaque e reconhecimento.

O trabalho deles é fantástico, os animais são muito bem cuidados e o percurso em si nos faz sentir dentro habitat deles.

Aliás, não deixe de assistir nosso vídeo sobre o Zooparque Itatiba, ali você terá uma noção melhor de como é o passeio.

E se puder, compartilhe esse artigo nas redes sociais.

Enfim, esperamos que tenham gostado e até a próxima!

Outros destinos do interior de São Paulo

Para você que curtiu o Zooparque, em Itatiba, que tal conhecer outras cidades próximas de SP?

Selecionamos lugares para você viajar com a família, destinos românticos, gastronômicos e de aventura, confira:

Interior de São Paulo - Olímpia

– Dica de passeio em Jundiaí

Aqui vai mais uma sugestão de passeio da Naturam, um maravilhoso passeio em ônibus retrô na Rota do Vinho em Jundiaí!

– Dica de passeio em Holambra

Confira também como foi nosso passeio de bate e volta em Holambra:

Conheça também outras atrações do interior de SP:

Caso você prefira a segurança de uma reserva com cancelamento grátis em boas opções de hotéis e pousadas, disponibilizamos tutoriais sobre como Como Funciona o Booking.com para você fazer reservas facilmente!

Assista o vídeo ao .lado e entenda Como Funciona o Booking.com, ou então, confira nosso artigo completo sobre o assunto clicando no botão:

Foto do autor
Autor
Conteúdo de qualidade para você viajar melhor! Nos dedicamos a criar conteúdos diferenciados e aprofundados sobre variados destinos e atrações - afinal, quanto mais informações temos sobre um lugar, melhores são as experiências.