São Roque SP: TOP 20 Dicas de O que Fazer na Rota do Vinho

Naturam » Nossos Guias Turí­sticos » São Roque SP: TOP 20 Dicas de O que Fazer na Rota do Vinho | Comentários

Localizada bem próxima de São Paulo, a pouco mais de 60 km da cidade (cerca de 1h), São Roque é um destino ótimo para passar o fim de semana, ou então para fazer um bate e volta (passeio de um dia).

Popularmente conhecida como a “Terra do Vinho”, São Roque é sinônimo de clima rural de interior, comida boa, cultivo de uvas, cultura italiana e portuguesa, degustação de vinho, paisagens incríveis e muita diversão em família!

O que fazer em São Roque: 20 passeios imperdíveis!

Mapa de São Roque

Possui diversas atrações, mas certamente a mais procurada é a famosa Rota do Vinho!

Em resumo, a Rota do Vinho em São Roque, (ou Roteiro do Vinho) é formada por 3 estradas, e nelas estão distribuídos mais de 30 estabelecimentos, entre eles temos principalmente adegas, vinícolas e restaurantes, alguns com parquinhos para crianças brincarem e lugares incríveis para fotos!

Além disso, há outros programas muito interessantes, como a Fazenda Angolana, onde as crianças podem ter contato com animais e hotéis charmosos (perfeitos para casais que querem curtir um fim de semana em clima de romance).

Sendo assim, nossas dicas de o que fazer em São Roque incluirão opções de paradas na Rota do Vinho, assim como outros atrativos que encontramos na cidade e que vale a pena você conhecer!

Mas de qualquer maneira, nós criamos algumas opções de roteiros no final do texto para você ter como exemplo e como guia na hora de se planejar.

1 – O Castelo

O Castelo Medieval em São Roque

Você já imaginou a possibilidade de vivenciar a rica história da Idade Média? Pois bem, é exatamente essa a proposta do Castelo, uma das mais novas atrações de São Roque.

Então, basicamente, ao visitar esse incrível castelo medieval você encontrará:

  • um museu com uma vasta coleção de armaduras, espadas e outros artefatos da Idade Média
  • um autêntico restaurante medieval, inspirado nas tavernas da época onde você poderá irá desfrutar de pratos inspirados na gastronomia medieval
  • um incrível salão de banquete, que conta inclusive com uma mesa capaz de acomodar até 90 pessoas
  • uma arena que será palco de espetáculos com guerreiros medievais, demonstrações de arco e flecha e apresentações com cavalos, aves de rapina, como gaviões
  • além de muitas outras atrações, somo a lendária sala Távola Redonda, aposentos reais, adega, e personagens como reis e princesas para divertir e tirar muitas fotos

Aliás, você tem ainda a oportunidade de alugar trajes típicos da época.

O evento acontece em apenas alguns finais de semana. Possui uma duração de 6 horas e todas as refeições e bebidas estão inclusas. Para saber a data do próximo evento e garantir seu ingresso confira o site oficial do Castelo.

2 – Portal de São Roque

Portal São Roque
Foto: Divulgação

Comecemos então pelo Portal de São Roque – um dos principais cartões postais da cidade.

Caso goste de fotos, você pode dar uma parada rápida no local, e de lá, seguir para a tão procurada e requisitada Rota do Vinho ou então para outros pontos turísticos de São Roque.

“Mas e se eu for fazer um passeio na rota do vinho, eu vou precisar fazer um desvio para ver o portal?”

Para quem vem do interior de São Paulo, não, pois o portal é caminho.

Entretanto, para quem vem da capital há duas opções de caminho, e o caminho para conseguir passar pelo é através da Rod Pres Castello Banco.

– Mais informações:

Localização: Av. Varanguéra – Google Maps

3 – Bella Aurora Vinícola e Cafeteria

O que fazer em São Roque: Bella Aurora
Foto: Divulgação
  • Rota do Vinho
  • Número (45) no mapa

A Bella Aurora é, sobretudo, um ótimo lugar para ter contato com a natureza e também para levar as crianças para se divertirem!

Lá você poderá degustar gratuitamente vinhos, cachaças e queijos.

Além disso, crianças poderão brincar no playground e você ainda poderá visitar o sítio, as plantações de uvas, a fábrica, além de poder adquirir toda a linha de produtos da Vinícola Bella Aurora.

Aliás, a cantina dos Vinhos Bella Aurora tem um visual diferente, já que foi montada no interior de um autêntico tonel de madeira com capacidade para 120 mil litros.

Outro destaque é o Bella Café, uma cafeteria com uma ampla variedade de cafés, bebidas, assim como porções, alheira e bolinho de bacalhau – tudo isso apreciado em um deck panorâmico com uma bela vista.

– Mais informações:

Site da Bella Aurora

Localização: km 56 da Raposo Tavares (loja de fábrica Estrada do Vinho Nº 6501) – Google Maps

4 – Adega Terra do Vinho

O que fazer em São Roque - Adega Terra do Vinho
Foto: Divulgação
  • Rota do Vinho
  • Número (2) no mapa

A Adega Terra do Vinho, da Família Oliveira Santos, fica logo no início da Estrada do Vinho, e seu maior diferencial é, sem dúvida, o excelente atendimento e fantástico serviço de degustação!

Em um ambiente elegante e sofisticado, você pode experimentar gratuitamente tanto vinhos de mesa, vinhos finos (com rótulos fantásticos), quanto petiscos como mussarela com ervas, parmesão, lombinho com azeitonas e com pimenta.

Além disso, a Terra do Vinho também possui uma lojinha com souvenires e mesas ao ar livre.

Com toda a certeza, um dos melhores locais para fazer uma degustação completa e com o melhor atendimento possível!

– Mais informações:

Site da Adega Terra do Vinho

Localização: Estrada do Vinho, KM 1, 300 – Google Maps

5 – Vinícola Casa da Árvore

Rota do Vinho São Roque - Vinícola Casa da Árvore
Foto: Divulgação
  • Rota do Vinho
  • Número (44) no mapa

A Vinícola Casa da Árvore é um projeto familiar em meio a Mata Atlântica, e certamente um lugar perfeito para experimentar um bom vinho em um ambiente mais tranquilo e também para andar em meio às parreiras.

O destaque vai então para o restaurante da vinícola – a gastronomia contemporânea com sotaque esloveno é um convite para se tomar um bom vinho, e tudo isso, pode ser apreciado em ambiente aberto e cercado por muito verde.

Aliás, um prato que não pode faltar é a tradicional linguiça eslovena Kranjska Klobasa e a tábua de queijos finos.

Já no Wine Bar temos um ambiente aberto, debaixo de um pergolado florido, onde são feitos os drinks elaborados com espumantes e vinhos da casa.

No parreiral da Vinícola Casa da Árvore encontramos mais de oito variedades de uvas, permitindo que a vinícola produza desde suco de uva e vinhos a espumantes.

Por fim, a vinícola também possui passeios diferenciados que podem ser feitos através de reserva, como o “Passeio ao Terroir”, uma experiência ao mundo da uva do vinho e o “Le Degorge”, onde você tem a experiência de fabricar o seu próprio espumante.

– Mais informações:

Instagram Vinícola Casa da Árvore

Localização: Quintino de Lima KM 1.5 Google Maps

6 – Vinícola Real D’Oro – Quinta do Nino

Rota do Vinho São Roque - Quinta do Nino Real D'Ouro
Foto: Divulgação
  • Rota do Vinho
  • Número (6) no mapa

A Vinícola Real D’Oro possui um ambiente muito agradável e acolhedor, com vinhos de ótima qualidade, onde você pode fazer degustação gratuita para escolher e levar os vinhos que mais lhe agradarem!

Além disso, na Vinícola Real D’Oro você tem acesso ao Museu do Vinho, onde é possível ver todos os maquinários da antiguidade usados para a fabricação de vinho.

Por fim, no local também é possível saborear tábuas de frios e comprar doces, artesanatos em madeira, pano, couro e outros produtos.

– Mais informações:

Localização: Rua Álvaro Pinto Duarte, 16 – Google Maps

7 – Vila Don Patto – Doces portugueses

Rota do Vinho São Roque - Vila Don Patto
Foto: Divulgação
  • Rota do Vinho
  • Número (10) no mapa

Em suma, a Vila Don Patto é uma vila gastronômica com restaurantes que servem pratos portugueses e italianos, padaria, café e sorveteria.

E para melhorar ainda mais, conta com uma área verde com espetacular vista para as montanhas.

Chegando lá você irá se deparar com diversos ambientes, como por exemplo, Adega, Emporio, Artesanato, Barco Cenográfico, Sorveteria, Cafeteria, Redário, Playground, Heliponto, Boulangerie para comprar pães artesanais, além dos restaurantes Português e Italiano.

Ou seja, uma excelente opção de parada na Rota do Vinho em São Roque para passar mais tempo com a família – enquanto você degusta vinhos, petisca e curte a paisagem, a criançada aproveita para se divertir no enorme Playground. 

No Restaurante Português há diversos pratos de bacalhau, além de pratos como alheira, sardinha, leitão à moda do Patto, sobremesas e muitos outros pratos tradicionais portugueses. 

Em contrapartida, no Restaurante Italiano são servidos antepastos, massas frescas, massas secas, risotos, carnes e sobremesas deliciosas da culinária italiana.

Já na Adega você encontra uma infinidade de vinhos nacionais e importados, além das exclusivas linhas de vinhos Don Patto, com mais de cem anos de tradição em São Roque.

Certamente um ambiente com excelente estrutura para lazer e descanso.

– Mais informações:

Site da Vinícola Don Patto

Localização: Estrada do Vinho, KM 2,5 – Google Maps

8 – Quinta do Olivardo – Adega e Restaurante

Rota do Vinho São Roque - Quinta do Olivardo
Foto: Divulgação
  • Rota do Vinho
  • Número (15) no mapa

O Quinta do Olivardo é outra opção em São Roque onde você pode passar o dia, já que conta com muita opção de lazer e comida boa!

A paisagem em si é linda, e para melhorar ainda mais, nos mergulhamos na cultura portuguesa através da decoração e da gastronomia, inspirados na Ilha da Madeira.

No menu encontramos, por exemplo, 12 receitas de bacalhau que servem duas pessoas. Outro carro-chefe do restaurante são as porções para mais de uma pessoa. Linguiça, palmito, batata frita, milho frito e azeitonas estão entre as sugestões do menu.

Há também pratos voltados especialmente para os pequenos.

E como não poderia faltar, na loja, além dos vinhos de fabricação própria, o visitante tem à disposição vários itens deliciosos como: sucos de uva; cachaças artesanais; doces portugueses; doces e conservas da região; salames e linguiças artesanais; queijos regionais; louças portuguesas e galos de Barcelos.

Aliás, vale a pena fazer o tour pelos parreirais.

Além disso tudo, o local possui atividades pagas para as famílias, entre elas o circuito de aventuras, incluindo arvorismo, pedalinho, escalada e tirolesa, navio pirata, pula-pula e cama elástica.

No entanto, aos sábados, domingos e feriados há também opções de atividaes gratuitas, como os bichinhos na fazendinha que podem ser visitados pelas crianças.

Além disso, nos finais de semana os visitantes contam ainda com uma atração à parte: uma pequena fábrica de pastéis de nata (Belém), além de um cafezinho passado em coador de pano, preparado em um fogão a lenha. 

E por fim, entre janeiro e fevereiro acontece a Pisa da Uva, um passeio onde os visitantes percorrem um caminho pelas videiras para colher e provar os frutos.

– Mais informações:

Site da Quinta do Olivardo

Localização: Estrada do Vinho, KM 4 – Google Maps

9 – Villa Canguera

O que fazer em São Roque: Villa Canguera
Foto: Divulgação
  • Rota do Vinho
  • Número (23) no mapa

Com uma adega e um delicioso restaurante ao ar livre, a Villa Canguera é cercada de muita natureza e com uma paisagem de tirar o fôlego!

Lá você tem a oportunidade de se deliciar com pratos generosos, mas certamente o diferencial está na especialidade do restaurante, a flor de alcachofra uma iguaria suave, leve saudável e muito saborosa com um vasto cardápio a la carte.

Mas os pratos com sabor de comida caseira vão além, com destaque também para a costela bovina e grelhados.

Neste charmoso ambiente também podemos comprar na adega os Vinhos Canguera – hoje, os clientes são atendidos pelos netos do fundador da vinícola, dando um ar mais intimista aos negócios!

Além disso, os visitantes podem interagir nessa belíssima história passeando pelo museu do vinho com maquinário de época e para terminar, dar uma passada no Armazém da Villa, com artesanato licores, compotas, salames, queijos e outros “balangandans” ótimos pra levar pra casa.

– Mais informações:

Site da Villa Canguera

Localização: R. do Evangelho, 420 – Google Maps

10 – Vinícola Góes

O que fazer em São Roque: Vinícola Goés
Foto: Divulgação
  • Rota do Vinho
  • Número (26) no mapa

Uma das mais famosas vinícolas de São Roque, a Vinícola Goés é certamente parada obrigatória para quem está visitando a Rota do Vinho pela primeira vez, afinal, é uma das principais produtoras de vinhos do país!

Você pode adquirir uma visita guiada, fazer uma degustação gratuita com menos opções, ou então, uma degustação orientada.

A vinícola tem um espaço lindo, com um jardim e um lago de carpas muito bem cuidados, ótimo para fotos.

Além disso, conta ainda com 3 restaurantes, 2 cafés, Wine Bar, lojas com os produtos da vinícola que incluem vinhos e licor, lojas de doces e de souvenires, playground e um espaço ao ar livre para descansar e contemplar.

Vale a pena conferir o facebook da Vinícola Goés para ver se haverá programação especial no fim de semana – entre as possibilidades temos:

  • piqueniques – cerca de R$ 355 para 2 adultos
  • tour dos vinhedos – cerca de R$ 85 adulto
  • degustação orientada – cerca de R$ 55
  • degustação premium harmonizada – cerca de R$ 195
  • DJ no wine bar (normalmente nos sábados à noite)

Há durante o ano muitas festas na Vinícola Goés, uma delas é a Vindima, que acontece no mês de janeiro e o Festival de Inverno, em todos os finais de semana em julho.

– Mais informações:

Site da Vinícola Goés

Localização: Estr. do Vinho, 9111 – Google Maps

11 – Giullian’s Licores e Cachaças

O que fazer em São Roque: Giullian's Licores e Cachaças
Foto: Divulgação

O Espaço Giullians é uma opção que veio com uma proposta inovadora e diferenciada na região.

Em um ambiente moderno, na Giullians você encontra licores e cachaças elaborados de forma artesanal, além de chocolates artesanais que incluem bombons produzidos com os licores da casa!

Os licores são produzidos à base de plantas, frutos e aromas naturais, enquanto a linha de cachaças Aroma da Terra possui versão ouro e prata.

Além do espaço interno com os produtos deliciosos, há o deck com uma vista panorâmica que permite fotos incríveis e ocasionalmente recebe shows para animar ainda mais a todos.

– Mais informações:

Site do Giullian’s Licores e Cachaças

Localização: Estr. do Vinho (Spv-077), 9411 – Google Maps

12 – Vinícola Palmeiras

O que fazer em São Roque: Vinícola Palmeiras
Foto: Divulgação
  • Rota do Vinho
  • Número (33) no mapa

A degustação dos produtos, gastronomia, cafeteria e doces em um espaço absolutamente acolhedor resume bem a Vinícola Palmeiras!

Na adega você terá o prazer de degustar todos os vinhos da vinícola, que vão desde os vinhos tradicionais de mesa, como também os vinhos finos, os espumantes, o suco de uva, entre outros.

No local encontramos também uma cafeteria, um ambiente agradável com aroma de café, excelente para uma boa conversa com os amigos e familiares, onde você pode se deliciar em saborosas sobremesas e o mais fino chocolate.

Por fim, temos o Restaurante Tia Lina, que tem como especialidade a comida italiana, com pratos com alcachofra, rotisserie, com destaque para o pão caseiro, berinjela desfiada, rondele quatro queijos com molho de alcachofra e o frango desossado com farofa.

Lembrando que nos meses de agosto a novembro é servido a fruta da alcachofra, uma delícia que vale a pena conferir.

– Mais informações:

Site da Vinícola Palmeiras

Localização: Estr. do Vinho, KM 10 – Google Maps

13 – Fazenda Angolana

Roteiro do Vinho São Roque: Fazenda Angolana
Foto: Divulgação
  • Rota do Vinho
  • Número (43) no mapa

Uma das principais atrações para as crianças é certamente a Fazenda Angolana!

Em meio à natureza e ar puro, é um local onde é possível entrar em contato direto com os animais, e por consequência, vivenciar um pouco do clima da fazenda.

Sendo assim, lá encontramos um parquinho e minizoo com porcos, cabras, pôneis, galinhas, pavões, coelhos e pássaros exóticos (incluso no ingresso de entrada, R$15 por pessoa). 

Além disso, a criançada ainda pode se divertir fazendo arvorismo, passeio de pônei, pedalinho, tirolesa, playground, cama elástica, trilhas ecológicas (lembrando que muitas dessas atrações são pagas!)

O local conta também com uma cafeteria e dois restaurantes com pratos bem servidos.

Mas antes de ir, entre no site da Fazenda para dar uma conferida se haverá programação especial na data da sua viagem!

– Mais informações:

Site da Fazenda Angolana

Localização: Estr. Turística da Angolana, 257 – Google Maps

14 – Estação Ferroviária de São Roque

O que fazer em São Roque: Estação Ferroviária

A Estação Ferroviária de São Roque se tornou uma das principais atrações da cidade por sua beleza arquitetônica e pelo fato de ainda encontrarmos por lá vagões antigos.

Ou seja, é sem dúvidas um lugar para voltar com lindas fotos!

Em resumo, a estação construída em 1930 tinha por finalidade inicialmente levar os passageiros até a Estação Ferroviária de Sorocaba, e posteriormente passou a funcionar somente para trens de carga. Foi desativada no ano de 1999, levando 

Então mesmo que para uma passada rápida, a estação é um ótimo lugar para ver de pertinho a arquitetura antiga e seus trilhos de ferro, rendendo ótimas fotos.

– Mais informações:

Localização: R. João Teodoro, 354 – Google Maps

15 – Dream Old Car Museum

Dream Car Museum - Museu de Carro em São Roque
Dream Car Museum – Museu de Carro em São Roque

O Dream Old Car Museum é a mais novo museu de carro em São Roque e certamente um paraíso para os amantes de carros.

Este incrível museu conta com uma coleção de nada mais nada menos do que 145 veículos que vai desde carros clássicos, motos, até bicicletas – é de fato uma das maiores coleções do Brasil!

Entre os destaques estão os lendários Lamborghinis, como o Diablo 1991 e o Countach 1987, raridades que certamente vão deixar os aficionados por carros sem fôlego. Além disso, você poderá admirar exemplares únicos e clássicos da Ferrari, que são verdadeiras obras de arte sobre rodas.

Mas a diversão não se limita apenas à exposição, afinal, o Dream Car Museum oferece ainda um mini parque de diversões além de uma das maiores pistas de kart do Brasil, onde os visitantes podem experimentar momentos de adrenalina e velocidade.

– Mais informações:

Localização: Estr. do Vinho, 7901 – Google Maps

16 – Morro do Cruzeiro

O que fazer em São Roque: Morro do Cruzeiro

O Morro do Cruzeiro é uma parada muito bacana de se fazer em São Roque, já que conta com uma vista belíssima de toda a cidade!

Está situado a apenas 550 metros da Estação Ferroviária e seu acesso é bem tranquilo, podendo ser feito de carro ou a pé.

Ao chegar no alto do morro, além da linda vista, temos também a imagem do santo padroeiro da cidade, São Roque.

Nos meses de julho e agosto, vários devotos do santo sobem o morro para fazer a Novena do Cruzeiro.

– Mais informações:

Localização: R. João Teodoro, 354 – Google Maps

17 – Trilha do Morro do Saboó

O que fazer em São Roque: Morro do Saboó

O Morro do Saboó é um dos lugares mais altos da cidade, a mais de mil metros de altitude, e portanto, possui uma linda vista.

O morro é acessado através de uma trilha de nível médio de cerca de 1,5km, e na base do morro, antes do início da trilha, encontramos um estacionamento e uma lanchonete, para quem deseja tomar um fôlego antes do passeio.

Apesar de estar localizado em uma propriedade particular, a entrada é gratuita.

Depois de percorrer a trilha, temos um presente maravilhoso: uma vista incrível de São Roque e das cidades vizinhas – mas vale lembrar que quando há nebulosidade não é possível avistá-las.

Em contrapartida, há também mais abaixo do topo do morro, o Mirante do Saboó, onde é possível chegar de carro (veja como chegar no Google Maps). Uma opção para os que estão com pouco tempo ou querem evitar a caminhada.

– Mais informações:

Início da trilha: Google Maps

18 – Parque Recanto da Cascata

O que fazer em São Roque: Recanto da Cascata
Foto: Divulgação

O Parque Recanto da Cascata é o parque onde acontece a Expo São Roque, e normalmente é uma opção de atrativo para quem participa dos eventos do parque, mas se você estiver procurando um passeio diferente próximo ao centro, você pode dar um pulo no Recanto da Cascata.

Cercado pela natureza, o local possui estrutura com passarelas de madeira em meio a natureza e cachoeiras.

Além disso, aos domingos das 9 às 16 horas ocorre a Feirinha do Recanto da Cascata, onde os visitantes encontram restaurantes, chopes artesanais, doces, lanches, hortifrútis, flores e plantas, além de shows ao vivo.

– Mais informações:

Localização: Av. Antônio Maria Picena, 34 – Google Maps

19 – Igreja Matriz de São Roque

O que fazer em São Roque: Igreja Matriz

A Igreja Matriz de São Roque é a maior igreja do país dedicada ao Santo.

Construída em 1935, apresenta um interior encantador!

As pinturas no teto e nas paredes são dos irmãos Gentili, artistas plásticos italianos, e os lindos vitrais em mosaico mostram como foi a vida de São Roque aqui na terra.

– Mais informações:

Localização: Praça da Matriz – Google Maps

20 – Catarina Fashion Outlet

Outlet Catarina
Foto: Divulgação

Para quem segue pela Rodovia Castelo Branco, uma dica é finalizar o dia com uma parada no Outlet Catarina (fica um pouco antes da entrada da cidade).

Trata-se de um shopping a céu aberto que concentra diversas lojas interessantes com descontos atrativos.

Inspirado nos melhores outlets Norte-Americanos, o outlet conta com lojas como Arezzo, Shutz, Tory Burch, Adidas, Cecilia Dale, Michael Kors, Daslu, Burberry e muito mais. 

E como não poderia faltar, também há diversas opções gastronômicas no Outlet!

Vale lembrar que o estacionamento é pago.

– Mais informações:

Site do Catarina Fashion Outlet

Localização: Rua Rafael Costa Dias, 140  – Google Maps

Hotéis e Pousadas em São Roque

Na Rota do Vinho em São Roque encontramos algumas opções de excelentes pousadas, no entanto, você não precisa ficar preso à elas, já que na cidade temos uma boa variedade de ofertas.

Pensando nisso, selecionamos ótimas opções que nós encontramos no Booking:

— Algumas opções de pousadas:

Quinta das Araucárias

Aldeia Parque Pousada Rural

Pousada Juriti Eco Hotel

Pousada Acalanto

Canto das Corujas

Abaete Pousada da Estancia

— Algumas opções de hotéis:

Hotel Villa Rossa

São Roque Park Hotel

Dica de roteiros em São Roque:

Agora que conhece algumas opções de o que fazer em São Roque, basta montar o itinerário.

É claro que você pode, com tranquilidade, decidir passar o dia inteiro em apenas um estabelecimento, afinal, muitos deles são bem completos, com muita opção de lazer.

No entanto, para os que querem aproveitar para visitar mais de uma atração na cidade, veja algumas opções de roteiros:

— Roteiro de 1 dia em São Roque:

Opção 1: passeio pelas vinícolas e restaurantes da Rota do Vinho o dia todo.

Opção 2: passeio pelas vinícolas e restaurantes da Rota do Vinho de manhã e à tarde, e por volta das 14h30 ir para o Ski Mountain Park, que fica aberto até as 18h.

Se for visitar muitas vinícolas em um único dia, você pode seguir o seguinte roteiro:

  1. Bella Aurora
  2. Terra do Vinho
  3. Casa da Árvore
  4. Vila Don Patto
  5. Quinta do Olivardo
  6. Villa Canguera
  7. Vinícola Palmeiras
  8. Vinícola Góes

Ou então:

  1. Adega Terra do Vinho
  2. Villa Canguera
  3. Vinícola Goés
  4. Quinta do Olivardo
  5. Catarina Outlet Fashion

— Roteiro de 2 dias em São Roque (para passar o fim de semana):

1° dia: passeio pelas vinícolas e restaurantes da Rota do Vinho.

2° dia: conhecer outras atrações da cidade, como o Ski Mountain Park, visitar mirantes, fazer trilhas, tirar fotos na Estação Ferroviária.

— Roteiro de 3 dias em São Roque:

1° dia: se chegar à noite, pode visitar um bar da região, ou então, na Rota do Vinho ficam abertos a Villa Don Patto (até às 23h), e a Casa Araucária (até as 22h30).

2° dia: passeio pelas vinícolas e restaurantes da Rota do Vinho.

3° dia: conhecer outras atrações da cidade, como o Ski Mountain Park, visitar mirantes, fazer trilhas, tirar fotos na Estação Ferroviária.

Qual a melhor época para ir para São Roque?

São Roque é um destino propício durante todo o ano, mas suas temporadas diferem pelo que oferecem ao viajante.

Na primavera é o momento ideal para contemplar a beleza inconfundível da flor de alcachofra, período que antecede sua colheita.

No verão, entre os meses de janeiro e fevereiro, é a hora da colheita da uva, e portanto, marca a alta temporada em São Roque.

No outono as árvores de plátanos dão seu show em toda a cidade.

Por outro lado, o inverno é uma ótima oportunidade para curtir o friozinho da cidade e todo o charme espalhado no ar.

Como chegar

De carro: Acesso pela Rodovia Raposo Tavares (SP-270) e Rodovia Castelo Branco (SP-280).

De ônibus: A viação Cometa faz a linha São Paulo (Barra Funda) x São Roque. Não há muitas linhas de ônibus para São Roque, então é comum ter que ir até São Paulo/Barra Funda para pegar um ônibus até São Roque (como o que acontece para quem vem de Campinas, por exemplo).

Perguntas comuns sobre a Rota do Vinho São Roque:

Quais são as estradas que englobam o Roteiro do Vinho?

Em suma, o Roteiro do Vinho é formado pela Estrada do Vinho (ou Estrada do Carmo), Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima. 

É cobrada entrada?

Não é cobrada a entrada na maioria dos estabelecimentos, mas vale ressaltar que alguns cobram estacionamento.

Tem degustação? Qual o valor?

Sim, as vinícolas oferecem degustação dos vinhos gratuitamente. Entretanto, há também a opção de fazer uma degustação dirigida (valores no local).

Precisa ir de carro?

Se a sua ideia for conhecer mais de um estabelecimento, sim, o ideal é ir de carro, já que as vinícolas e restaurantes ficam distantes um do outro. Contudo, é possível ir de ônibus e escolher uma vinícola para passar o dia!

Outros destinos do interior de São Paulo

– Veja também:

Roteiro do Vinho em Jundiaí

Coloque aqui uma breve descrição do destino / atrativo.

Campos de Jordão

Campos do Jordão

Coloque aqui uma breve descrição do destino / atrativo.

Serra Negra

Serra Negra

Coloque aqui uma breve descrição do destino / atrativo.

Dicas de Viagem da Naturam

Como arrumar a mala de viagem

Como arrumar Mala de Viagem: 13 Dicas imperdíveis para você arrumar suas malas nas viagens e economizar bastante espaço, levando muito mais coisas!

Google Tradutor português para inglês

Vai viajar e não domina o inglês? Use o Google tradutor no celular nas viagens! Veja este Tutorial Prático, muito simples de entender e com vídeos explicativos.

Como tirar passaporte

Como tirar o Passaporte em 6 passos

Pode parecer complicado, mas na verdade o processo de tirar o passaporte atualmente é muito simples! E você faz a maior parte do processo totalmente online.

Caso você prefira a segurança de uma reserva com cancelamento grátis em boas opções de hotéis e pousadas, disponibilizamos tutoriais sobre como Como Funciona o Booking.com para você fazer reservas facilmente!

Assista o vídeo ao .lado e entenda Como Funciona o Booking.com, ou então, confira nosso artigo completo sobre o assunto clicando no botão:

Foto do autor
Autor
Conteúdo de qualidade para você viajar melhor! Nos dedicamos a criar conteúdos diferenciados e aprofundados sobre variados destinos e atrações - afinal, quanto mais informações temos sobre um lugar, melhores são as experiências.

2 comentários em “São Roque SP: TOP 20 Dicas de O que Fazer na Rota do Vinho”

  1. Boa tarde. Estou pensando em ir para São Roque no Sábado, dia 19/06. Porém, gostaria de saber como está funcionando o Turismo em meio à pandemia, se o parque está aberto.

    Responder
    • Olá Eliane. Pelo o que sabemos o Ski Mountain Park fechou no ano passado por causa da pandemia e ainda não reabriu. Você pode acompanhar as atualizações pelo facebook ou instagram deles (@skimountainpark)

      Responder

Deixe um comentário