Paranapiacaba - SP - Foto
Paranapiacaba - SP

Localizada a 50 km da capital, Paranapiacaba é uma charmosa vila de arquitetura inglesa testemunha de uma importante fase de expansão das ferrovias no Brasil, na segunda metade do século XIX.

A vila surgiu para abrigar os operários da cia britânica São Paulo Railway, que elaboraram um arquitetura belíssima, nas construções e na réplica de um Big Ben, instalado na Estação.

Para ajudar o cenário, a região que fica na Serra do Mar e é tomada sempre por uma neblina deixando o clima similar ao de Londres.

Paranapiacaba também é conhecida pelas festas no mês de julho como o Festival de Inverno reunindo estrelas da MPB, rock, música clássica e atrações internacionais.

 


Onde Ficar

CLIQUE AQUI E ACESSE A LISTA COMPLETA DE HOSPEDAGENS E IMÓVEIS PARA TEMPORADA EM PARANAPIACABA.


Atrações Principais

MUSEU TECNOLÓGICO FERROVIÁRIO FUNICULAR
No Museu estão as oficinas, ferramentas e utensílios que foram utilizados para fabricação dos trens.

Lindos vagões da antiga São Paulo Railway, vagão funerário, Maria-Fumaça entre outras peças ferroviárias.

Este slideshow necessita de JavaScript.

MUSEU DO CASTELO
O Museu do Castelo tem uma visão privilegiada da vila, lá morava o engenheiro chefe da estação.

O museu possuí um acervo da rede ferroviária, relógios e móveis antigos. É um casarão muito bonito, de madeira, da parte baixa dá pra ver ele entre a mata.

Museu do Castelo - Foto
Museu do Castelo

PARQUE NATURAL MUNICIPAL NASCENTES DE PARANAPIACABA
Seis trilhas com diferentes níveis de dificuldade estão espalhadas pelo Parque. Para os iniciantes, a Trilha da Pontinha com um quilômetro de extensão e cerca de uma hora de caminhada.

Nos dias de sol, os trilheiros podem se refrescar nas piscinas naturais ao longo do Rio Grande. Mais dificil, a Trilha do Mirante possui 1885 metros em uma estrada íngreme. No final da caminhada, é possível ver Cubatão e o litoral de São Paulo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

EXPRESSO TURÍSTICO
O passeio é feito a bordo de uma composição de dois vagões  puxados por uma locomotiva a diesel, a atmosfera é característica dos anos 1950.

O percurso tem duração de 1h30 e parte às 8h30, da Estação da Luz, todos os domingos.

Muito procurado em feriados nos fins de semana e feriados prolongados é possível perceber os sotaques de paulistanos, interioranos, de outros estados e línguas estrangeiras como alemão e francês.
www.cptm.sp.gov.br

Expresso Turístico Paranapiacaba - Foto
Expresso Turístico Paranapiacaba

Mapa de Localização

COMPARTILHE

Deixe sua opinião