Praia do Simão ou Brava do Frade

Se está a procura de praia deserta em Ubatuba, a Praia do Simão, também conhecida como Brava do Frade, é a praia certa para você!

A praia é isolada, cercada de Mata Atlântica e tem vista para Ilhabela.

Está localizada na região sul de Ubatuba, um pouco antes da divisa com Caraguatatuba, e faz parte de uma famosa trilha na cidade, a Trilha do Saco das Bananas (ou Trilha das 10 Praias Desertas).

Segundo moradores locais, um frade já morou lá, razão do nome original.

Foto da Praia do Simão ou Brava do Frade Ubatuba

A Praia Brava do Frade (ou Praia do Simão) em Ubatuba é uma praia bastante extensa, com cerca de 1 km de extensão, dando ainda mais a sensação de isolamento!

Possui areia fina e fofa e seu mar é bastante agitado, de tombo (afunda rapidamente) e com muitas formações de correntes de retorno, o que faz com que seja uma praia bastante procurada para surf – um ótimo ponto para quem busca praticar o esporte sem precisar competir por espaço no mar.

Além disso, também encontramos uma pequena lagoa na praia, localizada do meio para o canto direito, e para melhorar ainda mais as coisas, há um ponto de água potável onde você pode se refrescar.

Paredões verdes de granito estão presentes nos costões da Praia do Simão, o que deixa o cenário ainda mais encantador.

Foto da Praia do Simão ou Brava do Frade Ubatuba

Passando uma pequena costeira rochosa, no canto direito da praia, temos a visão de uma queda d’água que vem diretamente da Serra do Mar, e com um pouco de cuidado para não escorregar nas pedras, é possível chegar perto da queda e se banhar.

Ainda no canto direito encontramos uma muralha com um pequeno fluxo de água potável, onde é possível se banhar. Porém, em dias de chuvas fortes, a muralha forma uma cachoeira que termina nas areias da praia.

Foto da Praia do Simão ou Brava do Frade Ubatuba

A vista que se tem de Ilhabela nos faz imaginar que dá para alcançá-la a nado de tão próxima que parece estar.

No entanto, essa impressão não passa de um truque de ótica. A ilha na realidade está a horas de distância de barco.

No seu lado esquerdo, indo por trilha chegamos na Praia Saco das Bananas.

O acesso dificultado faz com que a Praia do Simão em Ubatuba seja uma praia bastante preservada, e já que estamos falando disso, não custa lembrar que ao visitar a praia, recolha todo o lixo, não mexa com os animais, e preserve o meio ambiente.

Aliás, justamente por ser muito preservada e cercada pela Mata Atlântica, não deixe de levar o repelente de insetos!

Está localizada dentro de uma área reconhecida como o primeiro Quilombo do Litoral Norte que se estende da Praia da Lagoa até a Praia do Pulso.

A região é cercada de trilhas históricas com uma beleza selvagem.

Fotos da Praia do Simão

Onde ficar?

Foto da Praia do Simão ou Brava do Frade Ubatuba

Na Praia do Simão não existem hotéis, pousadas, nem nenhum outro tipo de hospedagem.

Contudo, você pode se hospedar em praias próximas ao início da trilha (que pode ser tanto na Praia da Caçandoca como na Praia da Figueira).

Próximo à Caçandoca você encontrará excelentes pousadas na Praia da Maranduba e na Praia da Lagoinha – praias ótimas para famílias, com mar bastante calmo, ondas fracas. Em Maranduba você encontrará mais infraestrutura e na Lagoinha, mais tranquilidade.

Já a praia com hospedagem mais próxima à Figueira é a Praia da Tabatinga, em Caraguatatuba, uma praia com bastante infraestrutura para o turista.

Nós selecionamos as melhores pousadas em cada praia e às colocamos em uma lista, confira:

▶ Confira também as 50 Melhores Pousadas em Ubatuba.

Agora se estiver indo em grupo, talvez se interesse em alugar casas. Veja então o que separamos para você de casas para aluguel em Ubatuba!

Você também pode conferir uma lista de estadias no booking clicando aqui, ou então fazendo uma pesquisa através do buscador abaixo:

Booking.com

Como chegar na Praia do Simão ou Brava do Frade em Ubatuba

Foto da Praia do Simão ou Brava do Frade Ubatuba

Como mencionamos anteriormente, a Praia do Simão (ou Brava do Frade) faz parte da Trilha do Saco das Bananas, também conhecida como Trilha das 10 Praias Desertas.

Esta trilha passa pela Praia da Caçandoca, Caçandoquinha, Raposa, Saco das Bananas, Simão (ou Brava do Frade), Lagoa, Mansa, Ponta Aguda, Figueira, e finaliza na Galhetas, que faz divisa com a Praia de Tabatinga, já em Caraguatatuba.

Você pode fazer a trilha completa e conhecer todas as outras praias, ou então ir direto para a Praia do Simão, e para isso existem duas possibilidades:

A primeira delas seria a partir da Praia da Ponta Aguda, percurso feito em estrada de terra + trilha.

Para chegar na Praia da Ponta Aguda, você terá que pegar uma estrada de terra e cascalhos de cerca de 1,5 km a partir da Tabatinga, em Caraguatatuba – recomendamos ir com veículos 4×4.

No final da estrada, estacione o carro e faça o restante do caminho a pé – uma trilha de nível médio pela Mata Atlântica de cerca de 50 minutos de caminhada.

A segunda é partindo da Praia da Caçandoca onde também é possível deixar o carro, considere cerca de 1h30min de caminhada. Neste percurso, temos algumas casas de fazendas antigas, e em alguns pontos acompanhado de um cheiro forte de frutas, em especial jacas e bananas.

Aviso: não faça a trilha durante e logo depois dias chuvosos ou depois – esta pode estar escorregadia, tornando o caminho ainda mais perigoso.

Veja qual a melhor época para ir para Ubatuba.

Além disso, prefira ir acompanhado de guias turísticos credenciados, desta forma além de você aproveitar ainda mais a trilha com fatos e curiosidades sobre as praias e sobre Ubatuba, você também ganha muito no quesito segurança. 

▶ Conheça todas as trilhas de Ubatuba.

Conheça outras Praias Desertas de Ubatuba

O que achou da praia?

Foto da Praia do Simão ou Brava do Frade Ubatuba

Você já conhecia esta linda praia? Ficou com vontade de conhecer?

Deixe um comentário dizendo o que achou da praia.

Aproveite também para compartilhar essa página da Praia do Simão com a pessoa que também vai amar ver essa linda praia de Ubatuba.

Suas dicas e comentários nos ajudam a criar um guia de Ubatuba cada vez melhor para você.

Comentários

  1. Tomem cuidado com essa praia, ela é traiçoeira, meu pai quase morreu nela;. Fraturando 7 vértebras da coluna pois qnd a onde quebra, ela t joga para baixo e as ondas são extremamente grandes

O que achou? Deixe sua opinião!

Please enter your comment!
Please enter your name here

- De um apaixonado por viagens para outro -

Veja também

Mapa de Ubatuba – Praias e Pontos Turísticos

[googlemaps https://www.google.com/maps/d/u/3/embed?mid=1oWMst6KNh0kGANde9TVcwv3NHuaxiD5v&w=100%&h=500]

As 24 melhores praias de Ubatuba para família – Lista completa

Pense comigo, sabemos que Ubatuba possui mais de 100 belíssimas praias, e não é de se espantar que com tanta opção você fique...

Pousadas na Praia da Picinguaba

Selecionamos para você os melhores hotéis e pousadas na Praia da Picinguaba, Ubatuba (próxima da Ilha das Couves)! Obtenha o...