Monte Verde MG – Guia Completo

Abraçada pela deslumbrante mata e pelas imponentes montanhas da Serra da Mantiqueira, está localizada Monte Verde!

Também conhecida como “Suíça Brasileira”, Monte Verde é destino diferente daqueles pesquisados todos os dias, portanto se você procura algo novo, este é o lugar pra você!

Paz e tranquilidade, porém, sem marasmo ou monotonia.

As montanhas, o frio da serra, lareiras, vinhos e uma arquitetura em estilo europeu, reforçam o clima de lua de mel, tornando Monte Verde um destino perfeito para uma viagem romântica!

Mas não são apenas os ares de romance que envolvem Monte Verde, a cidade também é ótima para quem deseja viajar com a família ou amigos para curtir as belas paisagens em caminhadas, trilhas, e se aventurar em passeios de jipe, quadriciclo ou monomotor.

O acolhedor distrito do município de Camanducaia, Minas Gerais, Monte Verde se aconchega a 480 km de Belo Horizonte, apenas 160 km de São Paulo Capital e a mais de incríveis 1500 metros acima do nível do mar.

Vista da estrada para Monte Verde MG - Clima serrano foto
Vista da estrada para Monte Verde MG – Clima serrano

Nós vamos te mostrar tudo o que a nossa “Suíça Brasileira” é capaz de proporcionar: Atividades ecológicas como caminhadas, trilhas, arvorismo, culturais como teatro, dança, música, gastronômicas e até radicais como escaladas e tirolesa.

Monte Verde chama a atenção pelo típico frio da serra, não chega a nevar, apesar de já ter acontecido segundo os locais, mas no inverno é certeza de se ver pela manhã as belas paisagens tomadas pelo branquinho da geada da madrugada.

É sob o charme e romantismo desse clima que Monte Verde convida seus visitantes a um íntimo convívio com a natureza sem abrir mão de requinte e sofisticação dignos do ocidente europeu.

Continue lendo esse guia completo com diversas fotos e tudo o que você precisa saber sobre essa joia da Serra da Mantiqueira.

O que fazer em Monte Verde
Passear pelo Centro de Monte Verde
Shoppings / Galerias
Termômetro
Chocolaterias
Monte Verde Radical – Trilhas, caminhadas e turismo de aventura
Fazenda Radical
Passeios de jipe e aluguel de bicicletas
Trilhas
Passeios de monomotor
Passeios à cavalo
Onde comer – Restaurantes em Monte Verde
Onde ficar – Hotéis e Pousadas em Monte Verde
Quando ir para Monte Verde
Eventos e festas
Conclusão

 

O que fazer em Monte Verde

Ao passar pelo portal do pequeno distrito, o visitante tem, em poucos instantes, a nítida sensação de estar saindo do Brasil, a beleza e o visual clean encantam logo de cara.

Seu estilo talvez possa ser comparado com Gramado-RS, mas a aparência está muito mais para algum bairro europeu ou região do norte do Canadá.

Em menos de 1 km já somos premiados com todo o encanto e aconchego do centro da localidade.

Sob uma bucólica paisagem, Monte Verde oferece aos seus visitantes uma vasta gama de opções de pontos turísticos e passeios para todos os gostos e idades.

Pode-se acordar em uma bela e fria manhã após uma maravilhosa noite de frente à lareira e logo mais estar praticando escalada, ou mesmo degustar as iguarias dos ótimos restaurantes após uma tarde de ciclismo ou trilhas.

Ao se chegar em Monte Verde, após estar devidamente instalado, é inevitável um pequeno passeio pelo centro para conhecer a região.

 

1. Passear pelo Centro de Monte Verde

Monte Verde - MG
Avenida principal de Monte Verde – MG

Nossa primeira dica é: Tire um tempo para passear pela avenida principal. A noite as ruas, lojas e galerias são iluminadas, dando uma nova perspectiva ao passeio!

Para você entender melhor, o centro de Monte Verde é composto praticamente pela avenida principal, onde você encontrará diversas lojinhas de artesanato, chocolates caseiros, queijos, produtos de perfumaria, como sabonetes e sais de banho.

Vamos começar por aqui então:

 

• Shoppings / Galerias

Monte Verde, como todo ponto turístico, possui um comércio muito rico com bastante lojas, mas os pequenas galerias/shoppings merecem destaque.

São muito charmosos e a estrutura de suas lojas, em sua maioria, dispostas como se fossem pequeninas casas uma ao lado da outra, clamam por um passeio.

Na lista a seguir você confere mais detalhes e informações acerca dos shoppings:

Shopping Vila Europa - Monte Verde foto
Shopping Vila Europa – Monte Verde

– Vila Europa: Lindo local em estilo alemão com lindo jardim de frente. São várias lojinhas com um pouco de tudo, souvenirs, restaurantes e roupas, aliás destaque para elas, pois são confeccionadas em tecidos de alta qualidade e o preço é justo. A galeria se localiza na Av. Monte Verde cruzamento com rua Rolinha nº 33, no centro.

Oak Plaza Shopping - Monte Verde foto
Oak Plaza Shopping – Monte Verde

– Oak Plaza Shopping: Este shopping segue um estilo mais moderno e possui menos lojas, em seu anexo, conta com o restaurante ‘O Caipira’, especializado em comida mineira, além de amplo estacionamento nos fundos. Está localizado na Av. Monte Verde, n° 1160.

Shopping Celeiro - Monte Verde foto
Shopping Celeiro – Monte Verde. Foto por: Mineiros na Estrada

– Celeiro: A mais famosa e fotografada galeria de Monte Verde, e também a mais movimentada. Por seu longos degraus enfileiram-se lojas, lanchonetes e chocolaterias.

Todas em formato de pequenas casas do período medieval alemão. É um lugar envolvente, ideal para aquele passeio de mãos dadas.

Sem dúvida é nesse local que você vai tirar aquela foto para mostrar que esteve em Monte Verde. Esse tradicional ponto de Monte Verde se localiza na Av. Monte Verde, nº 743.

Galeria Suíça - Monte Verde foto
Galeria Suíça – Monte Verde

– Galeria Suíça: Uma das galerias mais famosas de Monte Verde. Local ideal para conferir o sensacional artesanato local e também excelentes chocolates quentes.

Também é nesta galeria onde é possível contratar diversas modalidades de passeios de jipe (Mais detalhes a seguir em ‘passeios de jipe e aluguel de bicicletas’). Localizada na Av. Monte Verde, n° 856.

 

Estas são as principais galeria e shoppings de Monte Verde, mas não são as únicas, esse tipo de estabelecimento vem crescendo exponencialmente.

 

• Termômetro

Termômetro de Monte Verde foto
Termômetro de Monte Verde

Um singelo ponto turístico de Monte Verde não pode deixar de ser mencionado, o termômetro.

Você pode encontrá-lo bem no i

nício da avenida Monte Verde, modesto mas muito bem acabado e seguindo o mesmo estilo das construções do local.

Uma vez que Monte Verde se destaca pelo clima muito frio com temperaturas frequentemente atingindo marcas abaixo de zero, vale muito a pena uma paradinha para foto.

 

• Chocolaterias

Chocolaterias em Monte Verde foto
Chocolaterias em Monte Verde

Monte Verde como a maioria das cidades turísticas cuja atração principal é o frio, tem o chocolate como um dos alicerces.

O destaque em Monte Verde fica sem nenhuma sombra de dúvidas para o chocolate quente.

Em Monte Verde o chocolate quente é encorpado e chegando a ser quase pastoso, é uma iguaria.

Você irá encontrar uma variedade muito grande de chocolaterias pela cidade. Na próxima lista vamos falar das mais conhecidas e comentadas.

Chocolate Montanhês - Monte Verde foto
Chocolate Montanhês – Monte Verde

– Chocolate Montanhês: Este estabelecimento é muito conhecido e não há quem fale em chocolate no distrito sem mencioná-la.

Por esta razão, fazendo uma comparação com as outras chocolaterias da cidade, esta é a de preços mais elevados.

Para se ter uma ideia do nível dos produtos oferecidos no local, o chocolate quente da loja já foi mencionado em várias revistas famosas, como a Caras e também chegou a ser premiado pela Veja São Paulo, no ano de 2012, como o melhor da região.

O Chocolate Montanhês fica na Av. Monte Verde, nº 969 – Loja 1A

Sabor Chocolate - Monte Verde foto
Sabor Chocolate – Monte Verde

– Sabor Chocolate: Aqui você também vai ficar perdido diante de  tantas opções mas algumas especialidades desta loja chamam atenção, além do chocolate quente que também é muito bom.

Há várias opções de chocolates quentes com bebidas alcoólicas como conhaque (choconhaque) e amarula.

Os preços aqui são bem acessíveis também. Fica na Galeria Suíça – Avenida Monte Verde 856.

Gressoney Chocolates - Monte Verde foto
Gressoney Chocolates – Monte Verde

– Gressoney: Bem vindos a maior chocolateria de Monte Verde. Além da loja/fábrica principal, contamos mais dois postos de venda.

São os chocolates mais tradicionais da cidade, muitas opções e variedades.

Praticamente todos os tipos de chocolates que citamos até agora você encontrará lá. São mais de 100 tipos de chocolates diferentes.

Nesta loja o melhor negócio a fazer é escolher à vontade um pouco de cada um porque aqui os chocolates são cobrados por quilo.

O carro chefe da fábrica são as prímulas (cobradas à parte), que são doces parecidos com alfajor, tem origem italiana. São os primeiros e únicos de Monte Verde e sua receita é secreta.

A loja também oferece degustação mas não tem dia ou hora marcados.

Não podemos deixar de mencionar que você também poderá saborear o famoso chocolate quente (também cobrado à parte)

Esta loja fica na Avenida Monte Verde, n° 1057.

 

2. Monte Verde Radical – Trilhas, caminhadas e turismo de aventura

Trilhas em Monte Verde foto
Trilhas em Monte Verde

As pedras de Monte Verde, um dos principais atrativos turísticos, formam o Parque Verner Grinberg.

Fazem parte do parque ecológico as pedras Redonda com 1990 m de altitude, a Partida com 2050 m de altitude, o Platô com 1900 m de altitude, o Chapéu do Bispo com 2030 m de altitude e Pico do Selado com 2083 m de altitude.

Visuais são de tirar o fôlego, pode-se ver toda Monte Verde e Campos do Jordão.
A maioria das trilhas são bem sinalizadas, dispensando o acompanhamento de guias.

Veja abaixo algumas opções de passeios e trilhas em Monte Verde:

 

• Fazenda Radical

Fazenda Radical - Monte Verde
Fazenda Radical – Monte Verde. Foto por: Alma Ruiva

Tendo sua fundação datada do ano de 2010, a Fazenda Radical veio trazer a Monte Verde uma gama de opções para quem não queria apenas os deleites da boa gastronomia e conforto.

A fazenda se encaixou como uma luva ao roteiro de Monte Verde e conta com atividades que  vão desde arco e flecha até uma escola de falcoaria passando por uma das principais tirolesas do país.

Ela se localiza logo na entrada da cidade, 5 km antes do portal exatamente no km 5 da rodovia Deputado Agostinho Patrus. Existe sinalização e placas suficientes.

O local possui uma estrutura turística bem preparada, contudo, é muito importante ressaltar que a região onde se encontra a fazenda costumeiramente sofre com oscilações no sinal de internet, portanto, seu cartão de crédito pode não funcionar.

Para não incorrer em transtornos você pode optar por levar algum dinheiro ou comprar pacotes antecipadamente pelo site https://fazendaradical.com.br/ , aliás, para algumas atividades como falcoaria isso será obrigatório. Vamos falar mais sobre isso a seguir.

– Mega Tirolesa: São mais de 900 metros de descida por meio de duas tirolesas com mais de 450 metros cada em meio aos eucaliptos e 360° de uma vista de tirar o fôlego.

A atração conta com profissionais treinados e muito atenciosos, além de estar de acordo com    todas as exigências da ABNT.

A descida custa R$70,00 por pessoa.

– Arvorismo:  Possui uma trilha de 110 metros instalada em meio às árvores. Aqui é preciso muita força e disposição.

Esforço recompensado pela paisagem, o canto dos pássaros e a proximidade com os animais silvestres.

O passeio preenche todos os quesitos de segurança e custa R$55,00 por pessoa.

– Arco e Flecha: Porquê não? Aí está a perfeita oportunidade para fazer algo que não se vê todos os dias.

A fazenda possui campo e instrutores para arco e flecha e o preço é bem acessível, R$30,00 para cada 10 flechas (podem ser compartilhadas).

– Escola Mineira de Falcoaria: Já pensou na possibilidade de conhecer e praticar uma arte tão glamorosa e milenar.

Fazenda Radical - Monte Verde
Fazenda Radical – Quadriciclo. Foto: Ludmilla Balduino

A fazenda conta com o apoio de um simpaticíssimo casal de treinadores de aves de rapina.

Com eles você aprenderá que essas aves são muito mais do que enfeites no céu. São extremamente dedicados e responsáveis, inclusive, por vezes, não é possível realizar a instrução de manejo com a ave em pleno voo por ela estar trocando de penas, por estar muito calor ou mesmo chovendo.

Por estas razões a atividade deverá ser agendada pelo site da fazenda ou ainda whatsapp (35) 9 8851-5333.

Perfeito também para quem tem adolescentes e se acha sem opções.

Os valores e modalidades do serviço são informados durante o agendamento.

– Aluguel de quadriciclos: Outra das atrações mais populares da fazenda, é a possibilidade de se alugar quadriciclos, tanto para se aventurar pelas trilhas, tanto para passeios ou pequenas corridas indor, diversão garantida para adultos e crianças.

A preocupação com a segurança é percebida a todo momento, o circuito conta com monitores que estão sempre de olho.

Também será preciso assinar termos de responsabilidade no ato da contratação.

Os preços dessa atração são mais salgados, cerca de R$40,00 por 15 minutos para crianças, e R$50,00 por 15 minutos para adultos.

A Fazenda Radical ainda conta com escalada, tirolesa infantil e slackline, este último também deve ser agendado pelo site.

 

• Passeios de jipe e aluguel de bicicletas

Passeio de Jipe 4x4 em Monte Verde foto
Passeio de Jipe 4×4 em Monte Verde

Para aqueles mais reservados ou que não se identifiquem muito com a adrenalina dos quadriciclos, Monte Verde oferece várias oportunidades de se contratar passeios de jipe e até mesmo bicicletas.

Estradas e trilhas da Serra da Mantiqueira são percorridas por veículos 4×4 em roteiros emocionantes que duram em torno de uma hora para Quadriciclos e quatro horas para Jipes.

No centro, andando pela avenida Monte Verde, você encontra diversas opções de empresas que fazem os passeios de 4×4.

O preço pode variar, porém você encontra passeios a partir de R$ 70.

Mas a que mais chama atenção é a empresa “Nossa Viagem“, que tem como sede um charmosíssimo Jeep estacionado na Galeria Suíça e além dos passeios de jipe.

Os passeios de jipe saem a partir de R$ 130 por pessoa.

O aluguel da bike é a partir de R$ 70, e eles ainda te dão sugestões de roteiros e mapas.

Os passeios de bicicleta são a partir de R$ 150.

O preço é um pouco mais alto, mas lá você ainda conta com guia, fotógrafo e um singelo piquenique, tudo isso incluído no preço do passeio.

São mais de dez tipos diferentes de passeios, até mesmo noturnos.

 

• Trilhas

Trilhas em Monte Verde foto
Trilhas de Monte Verde

Praticar uma atividade física que proporcione sintonia com a natureza, é algo que não tem preço para ajudar a manter a saúde e o bem-estar. Nas trilhas de Monte Verde você certamente encontrará  equilíbrio e tranquilidade para alma.

Sempre que pensarmos em desbravar novos territórios é muito importante ter um planejamento.

Por exemplo, para desfrutar as belíssimas trilhas de Monte Verde lembre-se de usar um calçado confortável e adequado, ter consigo sempre um saco para lixo e levar uma garrafinha de água (sempre uma boa ideia).

Tentar se lembrar do máximo de detalhes possíveis pode fazer toda a diferença no seu passeio, esquecer-se de levar agasalho ou até mesmo de aparar as unhas pode destruir seu lazer.

Para aqueles que tem a intenção de percorrer as trilhas para conseguir boas fotos procure não fazê-lo em dias nublados pois a visibilidade é péssima e mal se vê o caminho à frente.

 

Para dar início a sua jornada é só se dirigir ao Café Platô, o ponto inicial para a maioria das trilhas de Monte Verde.

Abaixo você confere todos os detalhes das trilhas mais percorridas de Monte Verde:

Pedra Redonda - Monte Verde foto
Pedra Redonda – Monte Verde. Rafael Vianna Croffi from São Paulo, Brazil CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

– Pedra Redonda: A trilha mais procurada e comentada de Monte Verde, também a mais famosa.

Possui um terreno muito inclinado e exige um condicionamento físico em dia, mesmo possuindo pontos de apoio e escadas de madeira para ajudar a subida o esforço é grande.

Todo esforço recompensado pelo cume que trata-se uma enorme pedra redonda plana como um terraço.

É nesta trilha que você tirará suas fotos que receberão mais curtidas.

Altitude: 1990 metros.
Duração: 1,5 hora, ida e volta.

Dificuldade: Fácil.

Sinalização: Presente em toda a trilha.

Pico do Selado - Monte Verde foto
Pico do Selado – Monte Verde. Por Igorh84Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, Hiperligação

– Pico do Selado: Uma das melhores, maiores e mais difíceis trilhas de Monte Verde com 4,5 km de vistas maravilhosas e paz de espírito.

Por ser muito longa é pouco visitada e seria prudente não realizá-la sozinho. Pelo mesmo motivo em vários trechos a trilha pode estar coberta pela vegetação o que exige cuidado redobrado.

O final da trilha é recompensado por uma janela natural sem precedentes, e para o viajante mais disposto a uma pequena escalada até final, terá a oportunidade de deixar algumas anotações em um livro presente no cume.

Altitude: 2.082metros.
Duração: 5 horas, ida e volta.

Dificuldade: Difícil.

Sinalização: Presente em toda a trilha mas pode estar encoberta.

ATENÇÃO, não faça a trilha sozinho, procure guia e vá em grupo.

Trilha Chapéu do Bispo - Monte Verde foto
Trilha Chapéu do Bispo – Monte Verde. Foto: Youtube Viagens e Aventuras

– Chapéu do Bispo: Esta seria a trilha para a família, uma das mais fáceis e a mais popular.

A trilha dá acesso a uma bela pedra em formato da mitra.

Esta trilha apresenta uma considerável inclinação, mas apenas no início, logo o caminho torna-se plano até o final.

Altitude: 2.030metros
Duração: 1,5 horas, ida e volta

Dificuldade: moderada.

Sinalização: Presente em toda a trilha.

Trilha da Pedra Partida - Monte Verde foto
Trilha da Pedra Partida – Monte Verde. Foto: Monteverde.org

– Pedra Partida: Esta trilha lidera a disputa pela mais bonita de Monte Verde. A caminhada estende-se pelo topo da serra e a esta altura o viajante encontra-se lado a lado com abismos que podem chegar a mais de 100 metros de altura fazendo o coração bater bem mais forte.

A trilha é estreita, íngreme e por muita vezes a mata pode estar fechada. Exige preparo físico.

Em dias com boa visibilidade pode-se avistar a chamada Pedra do Baú localizada em Campos do Jordão.

O início da trilha se localiza no final da Avenida das Montanhas.

Altitude: 2.046metros
Duração: 3 horas, ida e volta

Dificuldade: moderada.

Sinalização: Presente em toda a trilha.

Trilha do Platô - Monte Verde foto
Trilha do Platô – Monte Verde

– Platô: A trilha do Platô é uma das mais movimentadas, se houvesse uma escala esta seria talvez a segunda.

Chama a atenção desta trilha o alto nível de inclinação presente por quase todo o trajeto, contudo, esta trilha possui vários mirantes para descansar, tomar água e obter fotos simplesmente sensacionais.

Importante orientar o viajante que quanto mais alto maior a incidência de pedras soltas.

Altitude: 1900 metros
Duração: 2 horas, ida e volta

Dificuldade: fácil.

Sinalização: Presente em toda a trilha.

Trilha do Pinheiro Velho - Monte Verde foto
Trilha do Pinheiro Velho – Monte Verde

– Pinheiro Velho: A trilha recebe este nome por ter como ponto principal uma árvore deste exemplar com mais de 400 anos de idade, aliás, esta trilha é percorrida em meio a belíssimas árvores centenários.

Esta é sem dúvida a trilha mais fácil de toda a região sendo inclusive recomendada para idosos.

Altitude: 1500 metros
Duração: 1 hora, ida e volta

Dificuldade: Muito fácil.

Sinalização: Presente em toda a trilha.

 

• Passeio de Monomotor

Voos Panorâmicos em Monte Verde - Foto
Voos Panorâmicos em Monte Verde

Voos Panorâmicos envolvem 3 lindos cenários naturais de Monte Verde.

 

Um deles dura 15 minutos e sobrevoa Monte Verde.

Já o de 25 minutos vai até a cachoeira dos Pretos em Joanópolis, enquanto o de 55 minutos vai até Campos do Jordão.

Os voos Panorâmicos são feitos nos finais de semana e saem do aeroporto de Monte Verde.

Localização: Rua do Aeroporto, número 740

 

• Passeio à cavalo

Passeio á cavalo em Monte Verde - Foto
Passeio á cavalo em Monte Verde

Quer ter uma experiência completamente diferente em Monte Verde?

Os passeios à cavalo do Haras Encanto Horse percorrem as trilhas de Monte Verde e te levam a cachoeiras e mirantes naturais.

Há cavalos para pessoas experientes e também iniciantes. Os passeios têm duração de 1h e 2h.

O aluguel dos cavalos é feito ao lado do posto de gasolina, na entrada da cidade.

 

Onde comer – Restaurantes em Monte Verde

Restaurantes em Monte Verde foto
Restaurantes em Monte Verde – Tradicional Fondue

Não se pode estar em Monte Verde e não desfrutar da imensa variedade gastronômica que a cidade oferece.

Uma infinidade de excelentes bares e restaurantes com os melhores pratos da cozinha mineira, italiana e alemã.

Para os casais em clima romântico existem diversas opções para um jantar romântico e a luz de velas.

Abaixo vamos citar os estabelecimentos que mais tem chamado a atenção tanto por experiência pessoal como pelos mais comentados em sites especializados.

Cantina Portale di Napoli - Monte Verde foto
Cantina Portale di Napoli – Monte Verde

– Cantina Portale di Napoli: Simplesmente esplêndido! Com um atendimento fantástico e uma decoração típica das melhores cantinas italianas, desde as toalhas à música, a Portale possui a maior variedade da ‘cucina italiana’ em Monte Verde.

São pratos fantásticos, excepcionalmente bem feitos, com destaque para o gigantesco polpettoni.

Local muito animado e alegre com preços justos, perfeito para um jantar com amigos.

A cantina, apelidada de Polpettoni, fica na avenida Monte Verde, n°215. Aceitam cartões de crédito.

Cantina Roma - Monte Verde foto
Cantina Roma – Monte Verde

– Cantina Roma: Local badalado, principalmente nas movimentadas noites do local, chega a ter fila de espera.

A Cantina Roma oferece uma grande variedade de massas, mas tem se destacado por servir deliciosas pizzas.

Os preço deste lugar chamam a atenção de uma forma curiosa, são baixos para os gêneros alimentícios, porém bem salgados para bebidas.

Os pratos demoram um pouco devido o grande volume de pessoas, mas a espera valerá cada minuto.

É interessante chegar um pouco mais cedo pra garantir um atendimento mais eficiente. Aceita-se cartões de crédito.

A cantina fica na avenida Monte Verde, n° 969.

Krause Haus - Bistrô e Boutique Alemã em Monte Verde foto
Krause Haus – Bistrô e Boutique Alemã em Monte Verde

– Krause Haus – Bistrô e Boutique Alemã: Um pouco bar, bistrô e pub.

É um lugar perfeito tanto para uma boa refeição típica alemã como para beber com amigos.

O lugar se destaca por ter uma ótima capacidade para recepcionar turistas. Possui acesso para cadeirantes, serviço de entrega, cadeiras para bebês, Wi-Fi gratuito além de aceitar a maioria dos cartões de crédito.

O Krause Haus fica na avenida Monte Verde, n° 4813

Rasselbock - Monte Verde foto
Rasselbock – Monte Verde

– Rasselbock: Um restaurante único e diferenciado.

Típico lugar que vale cada centavo e cada metro percorrido pelo 1,4 km de estrada de terra para se chegar.

Um lugar extremamente acolhedor em meio a natureza. Fica dentro do complexo hoteleiro Itapuá na estrada Monte Verde km 3.

É um restaurante tipicamente alemão. Possui uma ótima e variada carta de cervejas.

O lugar tem se destacado pelas deliciosas salsichas e excelente salada de batata!

O cardápio é muito variado e incluindo os pratos alemães mais típicos com joelho de porco, chucrute branco e roxo, kassler e ainda sobremesas.

Galeria Café - Monte Verde foto
Galeria Café – Monte Verde

– Galeria Café: Perfeito para aquela pausa das caminhadas. Excelente café, profissionais muito atenciosos de uma educação ímpar.

Fica na Galeria Suíça. Não passe por ela sem tomar um cafezinho aqui.

Mont Vert, A Casa do Fondue foto
Mont Vert, A Casa do Fondue

– Mont Vert, A Casa do Fondue: Montanhas, frio… sem fondue? Impensável!

O Mont Vert é o restaurante especializado na iguaria mais popular e disputado em Monte Verde.

Suas acomodações são sem igual. Extremamente bem decorado, confortável e transmite um clima familiar.

Faça seus jantar romântico aqui sem ressalvas.

Possui uma excelente cartas de vinhos, cardápio variado e ainda há possibilidade de se optar pelo rodízio.

Os preços aqui são um pouco mais caros, mas todo o conjunto do local faz valer cada centavo.

O Mont Vert fica na rua Rolinha, n° 71, centro.

 

Onde ficar – Hotéis e Pousadas em Monte Verde

Pousadas e Chalés em Monte Verde foto
Pousadas e Chalés em Monte Verde

Onde ficar em Monte Verde: Monte Verde é uma localidade cuja economia está centrada cem por cento no turismo, por isso apesar de pequena, é possível encontrar hospedagens em uma ampla faixa de valores e para todas as pretensões.

Em Monte Verde uma ótima opção seria hospedar-se no centro, até pelo tamanho do distrito você teria um fácil acesso a todas as atividade que o local oferece.

É no centro da localidade onde tudo acontece e apenas com uma curta e romântica caminhada pode-se estar em qualquer atração em pouco tempo.

Uma ótima opção para quem pretende viajar também com crianças, pode ser interessante instalar-se em algum hotel fazenda.

Todos os hotéis fazenda da região possuem ótimas recomendações e proporcionam atividades que as crianças e adolescentes vão adorar.

São também a melhor opção para grupos de jovens que procuram as trilhas ou as atividades radicais do lugarejo.

Clique aqui para ver as melhores opções com os melhores preços de chalés, pousadas e hotéis fazenda em Monte Verde a partir de R$ 75 a diária.

Ou então se preferir, faça a busca da sua hospedagem através das pesquisa abaixo:



Booking.com

 

Quando ir para Monte Verde

Monte Verde no inverno - Geada foto
Monte Verde no inverno – Geada

Já adiantamos pra você que é possível aproveitar Monte Verde durante todo o ano.

Porém, com vantagens e desvantagens em cada época do ano.

Então vamos fazer um pouco sobre elas:

 

Inverno

Por ser uma estância climática serrana, o frio é o grande atrativo de Monte Verde, e é na temporada de inverno que a vila recebe o maior número de visitantes.

A alta temporada é marcada pelos meses de abril a agosto, os meses menos chuvosos de Monte Verde.

Em abril, as chuvas começam a diminuir e as temperaturas caem (mínima de 15° máxima de 22°).

Em junho e julho, os termômetros marcam em média de 11° a 20°. Maio também já é um mês bem frio com médias de 12° a 20°.

A alta temporada trás junto diversos eventos (falaremos sobre eles no próximo tópico) e garante que todos os estabelecimentos estarão abertos.

Mas por ser alta temporada, a vila estará mais cheia e os preços mais elevados.

Portanto a nossa dica é: programa-se e e faça sua reserva com antecedência (encontre seu hotel com desconto).

Portanto no inverno, o que não falta é opção de lazer. As chances de pegar chuva são muito menores, o clima serrano deixa o ambiente mais romântico, e há muitas vezes opções de eventos pela vila. Porém, os preços estarão muito mais elevados e a vila estará bem mais cheia.

 

Verão

Apesar do verão ser não ser alta temporada, é comum haver uma grande procura pelo destino durante os fins de semana prolongado.

Os meses mais quentes são fevereiro (média mínima de 17° e média máxima de 24°), outubro (mínima de 15° e máxima de 24°) e dezembro (mínima de 17° e máxima de 24°).

Os meses mais chuvosos na vila são setembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março.

Apesar de encontrarmos a vila mais tranquila durante o verão (principalmente durante semana), a maioria dos estabelecimentos abrem normalmente.

Portanto, no verão, você tem mais chance de pegar chuvas, porém a temperatura estará agradável e você conseguirá melhores preços nas hospedagens.

 

Uma dica importante: De quarta-feira os estabelecimentos comerciais costumam fechar. Então, fica mais difícil de encontrar lojas e restaurantes abertos.

 

Eventos e festas

Festival de Inverno de Monte Verde foto
Festival de Inverno de Monte Verde. Foto: Marco Vaz

Festival de Inverno de Monte Verde: Nos finais de semana de julho acontece o Festival de Inverno com shows e atrações especiais.

Festival Gastronômico de Monte Verde: acontece em outubro com cardápios especiais nos restaurantes e oficinas sobre diversos temas ligados à alimentação.

Monte Verde Iluminado: Já em dezembro, a cidade fica toda iluminada, com decoração natalina e preparada para o Natal.

 

Conclusão

Avenida Monte Verde foto
Avenida Monte Verde. Foto: MonteVerde.org

Finalizando, Monte Verde é um misto de requinte e sofisticação que só o clima frio das montanhas pode proporcionar com o a paz de espírito e tranquilidade oferecidos pelas belas paisagens e proximidade com a natureza.

É um passeio perfeito tanto para família, casais ou grupo de amigos.

Por favor, nos conte nos comentários o que você achou deste guia!

Você já visitou Monte Verde? Tem algum passeio ou alguma dica sobre esse destino incrível?

Aproveite também para compartilhar este guia com a pessoa que você gostaria de levar para Monte Verde pra já ir batendo aquela vontade!

Então? É ou não uma maravilhosa opção diferente de destino para conhecer?

Deixe-se levar à Monte Verde.

Para não perder este guia, salve este pin:

Guia Monte Verde MG

Avatar
Naturamhttps://naturam.com.br
O cerne de nosso trabalho consiste em fazer verdadeiros Guias das Cidades e Destinos do Brasil e do mundo, sempre buscando o verdadeiro turista no Brasil e até no exterior, com informações consistentes e frequentemente atualizadas. Encontre em cada destino as melhores opções de hospedagem, restaurantes e passeios.

Confira passeios incríveis pelo Brasil:

Inscreva-se para receber novidades!

Seja o primeiro a receber nossas dicas de destinos e viagens pelo Brasil e pelo mundo e ainda diversas promoções e descontos!

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Postagens mais recentes

Os mais vistos

Melhores praias para família em Ubatuba foto

As 20 melhores praias de Ubatuba para família – Lista completa

Qual a melhor praia de Ubatuba para ir com a família? Pensando nisso criamos uma lista com 20 praias pra você escolher qual a melhor pra você e sua família!

Guia Completo de Caldas Novas

Águas termais, relaxamento, tranquilidade e diversão. Tem coisa melhor?Assim é Caldas Novas, a maior estância hidrotermal do mundo!A 170 km de Goiânia está Caldas Novas, a Terra das Águas Quentes, uma pequena cidade do...
Iguape, Litoral Sul SP - Foto

Iguape – Guia Completo

Iguape é uma cidadezinha com construções históricas, cercada da natureza e possui diversas atrações. Veja dicas de o que fazer, pousadas, ecoturismo, praias, trilhas, festas, eventos, culinária e muito mais!
Ilha do Cardoso, Cananéia - foto

Cananéia – Guia Completo

Cananéia é uma linda e preservada cidade do litoral sul paulista, um dos melhores roteiros ecológicos do mundo, é a opção ideal para quem busca tranquilidade, contato com a natureza, passeios de barco, trilhas...
Réveillon Fortaleza - Praia de Iracema foto

Réveillon Fortaleza 2019 – Praia de Iracema

O Réveillon de Fortaleza 2019 é o principal destino pra quem vai passar o ano novo no Ceará!Todos os anos Fortaleza cebelha a virada de ano com um incrível programação musical e queima de fogos na famosa...