Boracéia, A Praia

Naturam » Nossos Guias Turí­sticos » Boracéia, A Praia

Boracéia é uma linda praia do Litoral Norte SP, que também conta uma boa estrutura para o turista e muitas opções de lazer.

Parte da Praia de Boracéia está situada em Bertioga, uma cidade que serve quase que como divisão entre o litoral sul e o litoral norte de São Paulo. Ali estão algumas praias excepcionais, como a Riviera de São Lourenço, Enseada, Itaguaré e outras.

Mas a Boracéia marca a divisa de Bertioga com a cidade de São Sebastião, e dessa forma a praia fica dividida entre as duas cidades do litoral norte paulista.

É uma praia com 5 km de extensão, o que faz dela uma praia muito versátil. Você consegue encontrar uma infraestrutura de qualidade, boas opções de hospedagem e lugares para explorar ou apenas relaxar.

Mas o que realmente faz da Boracéia tão especial é que ela esbanja beleza, assim como ser uma praia extensa e de larga faixa de areia, muito espaço, o que dificilmente deixa a praia lotada.

Sua grande extensão faz com que sempre exista uma boa faixa de areia para todo mundo, especialmente famí­lias com crianças, pelo seu mar calmo.

Vai viajar sozinho? Em casal? Em famí­lia? Em grupo de amigos? Não importa! Você irá se divertir por lá.

Ficando curioso sobre a praia? 

Então continue lendo, pois aqui vamos te dar todas as dicas num guia super completo da Praia de Boracéia, com opções de o que fazer, pousadas, hotéis, como chegar, distância de sp, e claro, muitas fotos.

O que você encontra aqui:

Por que ficar na Boracéia?

Algumas praias são conhecidas por serem points para os jovens, com surf e vida noturna. Outras, como paraí­so romântico para os casais apaixonados. E há aquelas de águas calmas, ideais para as famí­lias.

E se você tivesse um pouquinho de cada uma dessas caracterí­sticas em um só lugar? 

Bom, essa é a Boracéia!

Por ser uma praia muito grande, todos os tipos de públicos encontram um cantinho por ali.

A praia proporciona contato com a natureza, o prazer sensorial de apreciar e sentir o verde, o tradicional costume de sentar em um quiosque e tomar cervejas e relaxar e, claro, deliciosos banhos de mar.

Várias pessoas se hospedam na Boracéia a cada final de semana prolongado, mas ainda não é um número que chegue perto da Riviera de São Lourenço ou das praias mais movimentadas de São Sebastião.

Por isso, você consegue, sim, calmaria por ali. E também um pouco de agito a noite!

Nós recomendamos a Boracéia justamente por ser uma das praias mais versáteis do estado de São Paulo!

Sobre a Praia de Boracéia – Um encontro entre São Sebastião e Bertioga

Boracéia é uma praia um pouco afastada de áreas urbanas. Por isso, tem areias e águas muito limpas!

O lugar esbanja limpeza e cuidado. Não faltam elogios sobre o trabalho para as equipes que retiram o lixo de lá todas as manhãs. Esse é um dos fatores que mais fazem da Boracéia tão recomendada.

Você irá encontrar uma larga faixa de areia. Junto aos 5 km de extensão da praia, temos muito espaço para ser explorado!

O mar é um pouco agitado, com ondas.

Talvez não seja o ideal para entrar com crianças muito pequenas ou ir muito fundo se você não sabe nadar. Ainda assim, não oferece perigos para quem tem cautela.

É por isso que a prática de esportes é bastante variada nas águas do lugar. As águas agitadas, mas nem tanto, permitem que iniciantes no surf dêm seus primeiros passos.

E as crianças aproveitam as ondas para se difertirem com suas pranchas de body board.

Muita areia, muito espaço, muita limpeza. 

águas um pouco agitadas, mas claras e próprias para banho. É isso que você encontrará na Boracéia!

Infraestrutura turí­stica

A Praia de Boracéia é de ní­vel intermediário em questão de infraestrutura: há o suficiente para que você se divirta, mas dependendo do que procura, talvez tenha que ir a algum lugar próximo.

Na praia em si, você encontra uma ótima quantidade de quiosques, restaurantes e barracas. Será bem tranquilo tomar uma cerveja e comer petiscos ou refeições bastante saborosas!

Quanto mais você anda de Bertioga em direção a São Sebastião, mais a infraestrutura rareia. O lugar fica quase deserto quando se adentra a parte do litoral norte!

Mas na parte movimentada da praia, tudo pode ser encontrado. Ambulantes vendem artigos para a prática de esportes ou itens de moda. Lembrancinhas e souvenirs também aparecem.

O bairro conta com boa estrutura hoteleira, como falaremos mais a seguir, e com todos os serviços básicos para a estadia.

Acreditamos que falta apenas um pouco de agito para a vida noturna. Mas você encontrará alguns bares interessantes que não invadem a madrugada, mas proporcionam diversão!

O que fazer em Boracéia?

A pergunta que não quer calar, o que fazer em Boracéia!

É hora de preencher seus dias na praia!

Selecionamos algumas opções de diversão que certamente irão valer a pena.

Sem mais delongas, vamos às nossas dicas de atividades e passeios em Boracéia:

1. Praticar esportes praianos

Já falamos que o lugar é excelente para dar os primeiros passos no surf. E, de fato, é verdade! 

O mar agitado, mas que não chega a ser bravo ou forte, proporciona uma boa experiência!

Você conseguirá encontrar na praia, principalmente na alta temporada, barracas onde você pode alugar bons equipamentos para a prática de esportes. Claro, também pode levar o seu!

Isso não fica restrito apenas ao surf: você pode andar de caiaque, lancha ou jet ski. 

E se você já tiver uma boa experiência com stand up paddle, também pode aproveitar!

Lembra que mencionamos o enorme espaço dessa praia? Então também é possí­vel praticar esportes na areia!

O frescobol é o campeão, mas com tanto espaço, você pode fazer o que quiser! Até bater uma pelada com amigos, ou colocar a sua rede de vôlei por ali. É só usar a criatividade!

Não deixe de fazer uma caminhada para contemplar a beleza do lugar e sentir a brisa do mar.

2. Fazer uma trilha

Praia Brava

Uma praia com 5 km de extensão é cheia de segredos. Claro que a Boracéia não é exceção!

Várias pequenas prainhas são acessí­veis através de trilhas que saem da Boracéia. Você pode explorá-las e ter acesso a paraí­sos desconhecidos cheios de natureza intocada.

O mais legal é que essas prainhas normalmente contam com ondas muito fortes, o que faz a alegria dos surfistas. 

Nada como um lugar deserto e ótimo para botar a prancha, não é mesmo?

Nossa principal recomendação é a trilha que leva à Praia Brava, no canto de São Sebastião. Como o nome diz, o destino é um lugar com ondas fortes, exatamente como descrevemos acima.

E se você já é experiente e tem espí­rito aventureiro, pode procurar a Trilha de Guaratuba. Ela leva a uma das praias mais bonitas de Bertioga, mas é de dificuldade alta e pode demorar cerca de seis horas.

Boracéia tem trilhas para todos os gostos! É só escolher a sua!

3. Conhecer a Reserva Indí­gena do Rio Silveira

Reserva Indí­gena do Rio Silveira

Seguindo da Boracéia em direção a São Sebastião por cerca de 1,5 km, você chega à Reserva Indí­gena do Rio Silveira

É um lugar preservado, onde cerca de 120 famí­lias da etnia tupi-guarani mantém seus costumes.

Essa é uma oportunidade para conhecer um pouco do estilo de vida dos indí­genas. É possí­vel provar a gastronomia, comprar artesanato e presenciar apresentações musicais.

Claro que você não pode ir à aldeia quando desejar: a visita é sempre guiada e deve ser marcada com antecedência, nas datas disponibilizadas.

Caso você tenha interesse, deve falar diretamente com o cacique para fazer o agendamento. O telefone é (12) 3867-9204.

4. Ir à Festa da Tainha

Foto por: Diego Eduardo Bachiéga

Julho, apesar de ser inverno, ainda tem muitos dias de sol, pouca chuva é uma ótima época para visitar a praia, pois é quando acontece a tradicional Festa da Tainha de Boracéia!

O evento acontece em todo mês de julho já há 40 anos e é organizado pela prefeitura de São Sebastião. Por isso, a sede é já na parte do litoral norte.

Além dos deliciosos pratos com tainha, peixe tí­pico da região, também é possí­vel apreciar alguns espetáculos musicais e artí­sticos.

Você irá trocar o sol e a praia pelo frio e pelas barracas na rua, mas irá se divertir muito com a Festa da Tainha!

5. Conhecer outras praias de Bertioga

Foto da Praia de Guaratuba Bertioga
Guaratuba

Boracéia é a última praia de Bertioga no sentido norte, fica distante cerca de 35 km do centro da cidade. 

Mas isso não significa que não existem outros lugares maravilhosos para conhecer ali perto.

A praia conhecida mais próxima é a da Guaratuba. São 10 km de distância para visitar um lugar que parece intocado, com muita mata preservada. Existem muitos condomí­nios por ali e o mar é bravo. O acesso é fácil pela Rio-Santos.

Um pouco mais adiante indo em direção a São Paulo está Itaguaré, um lugar incrí­vel para se conhecer. Existe um encontro entre rio e mar no local e a fauna é muito rica.

O lugar não tem infraestrutura e são muitos, mas muitos caranguejos!

Praia mais conhecida de Bertioga, a Riviera de São Lourenço fica a 30 km da Boracéia.

6.  Conhecer outras praias de São Sebastião

Juquehy

Estar na divisa permite ao turista também conhecer as melhores praias de São Sebastião! E, como você deve saber, elas são muitas!

Duas das praias mais famosas de São Sebastião estão perto de Boracéia e a visita é muito fácil. 

Estamos falando de Juquehy (18 km) e de Maresias (39 km).

Essas duas praias são points para os jovens que buscam agito. Ricas em vida noturna, podem ser uma opção para quem quiser uma festa ao se hospedar na Boracéia. E, claro, para praticar o surf durante o dia!

Se você prefere mais tranquilidade, não deixe de visitar a Barra do Una, que fica a apenas 11 km de distância da Boracéia!

Onde se hospedar? Pousadas em Boracéia

A Boracéia conta com uma variada rede de hospedagem.

A praia possui desde bons e completos hotéis, passando por bem equipadas e charmosas pousadas e indo até chalés e pousadas baratas, para uma viagem mais econômica.

Separamos para você as principais hospedagens da Praia da Boracéia, tanto na parte que pertence a Bertioga quanto à parte de São Sebastião, conheça as selecionadas:

Pesque Park Pousada

Salvetti Praia Hotel

Pousada HB Point

Pous. Chalé Boracéia

Pousada Boramar

Ganesh Chalés

Chalés Bora Bora

Residencial Portugas

Pousada Ilha do Mel

Luar de Boracéia

Chalés Ki Aconchego

Pousada Movimentai

Chalés Ancoradouro

Pousada Boracéia 1

Esperamos que tenha encontrado uma hospedagem de acordo com seu perfil! Por outro lado, você pode também pesquisar outras pousadas, hotéis, chalés e até apartamentos e casas para temporada na região da Boraceia, usando o mapa abaixo:

Booking.com

Como chegar?

A Praia de Boracéia está localizada a 130 km de São Paulo.

Partindo de carro da capital, o melhor caminho é através da rodovia Mogi-Bertioga. Após a descida da serra, é só seguir pela Rio-Santos em direção ao litoral norte até ver as indicações para a praia à beira da estrada.

Se você for de transporte público, basta ir até a rodoviária do Jabaquara e pegar um ônibus em direção a Bertioga. De lá, mais um para Boracéia.

Para conhecer essa ótima praia vindo de outros estados, os melhores aeroportos para desembarcar são os de Guarulhos e Congonhas. A partir deles, basta seguir as indicações acima, seja via carro alugado ou transporte público.

Boracéia: um refúgio para todos os gostos

A Boracéia, como dissemos, é uma praia para todos os gostos e bolsos.

Não deixe de visitar esse lugar limpo, bonito, preservado e um delicioso mar com ondas.

É onde você pode passar ótimos dias longe da loucura da cidade grande.

Seja em um grupo de amigos, em famí­lia ou em casal, as opções de diversão e relaxamento serão muitas!

A proximidade com São Sebastião ainda permite que alguns dos lugares mais bonitos do litoral norte sejam visitados com tranquilidade.

Gostou deste guia? Já foi para Boracéia?

Não se esqueça de deixar seu comentário com sua opinião, nos dizendo o que achou dessa linda praia!

Aproveite também para compartilhar o guia nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para que possamos continuar produzindo conteúdo de qualidade!

Boracéia é ou não é um refúgio para todos os gostos?

10 comentários em “Boracéia, A Praia”

  1. Gostei muito das informações, gostaria de saber quais praias é apropriada pra criança. Praia sem ondas

    Responder
  2. Gostei muito das dicas e da praia no geral, só gostaria de saber onde pescar sem ser em pesqueiro. Parabéns pelas informações e sugestões.

    Responder
    • Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo, Antonio. Em relação í  pesca, infelizmete não temos essa informação. Tenha um ótimo dia!

      Responder
  3. Olá! Gostei bastante do conteúdo.. é bem esclarecedor!! Para acessar a rio santos, o melhor caminho é descer pelas rodovias Anchieta ou Imigrantes?

    Responder
    • Olá! Que ótimo que gostou, ficamos muito felizes! Então, do centro de São Paulo indo por qualquer uma dessas vias o tempo é praticamente o mesmo. No entanto, pode haver congestionamento em algumas das vias, e por isso recomendamos olhar o Waze para verificar qual a via mais rápida no dia da viagem. Outra opção é ir pela Mogi-Bertioga.

      Responder
    • Olá Mario. Siim, muito diferente uma cidade da outra, cada uma com vantagens e desvantagens, irá depender do que você realmente está em busca. 🙂

      Responder

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: