Praia do Cedro do Sul

A Praia Cedro do Sul em Ubatuba é, sem dúvida, uma das praias mais belas da cidade – e não é por nada!

Afinal, por ser uma praia isolada, de difícil acesso, a Cedro do Sul mantém seu aspecto preservado, sendo então totalmente cercada pela natureza, o que possibilita sua beleza singular.

Mas esta é só uma pequena introdução da incrível Praia do Cedro do Sul em Ubatuba – veja a seguir um vídeo dessa maravilhosa praia, e depois continue lendo para ter mais informações como, fotos, vídeos e dicas de como chegar na praia!

O que você encontra aqui:

Sobre a Praia do Cedro do Sul

Praia do Cedro do Sul Ubatuba - Naturam

Se você está a procura de uma praia tranquila, ou até deserta dependendo da época, você certamente irá querer conhecer a Praia do Cedro do Sul Ubatuba.

Como mencionamos anteriormente, é considerada uma das praias mais bonitas da cidade, e o esforço para conhecê-la é totalmente recompensado.

Está localizada na região sul de Ubatuba, próxima de praias famosas como a Praia da Lagoinha, a Praia da Maranduba, do Sapê e da Fortaleza e faz parte de uma das trilhas mais conhecidas da cidade, a Trilha das 7 Praias.

Portanto, para acessá-la, você terá que fazer uma trilha de nível médio ou então fazer um passeio de barco. 

Foto da Praia do Cedro do Sul Ubatuba - Naturam

— Como é a praia:

Em resumo, a paradisíaca Praia do Cedro do Sul é uma praia de areia amarelada e mar tranquilo, de águas cristalinas, ótimo para banho e prática de esportes aquáticos, como stand up paddle e caiaque.

Além disso, conta uma paisagem absolutamente espetacular, que abrange o verde da Mata Atlântica, que toma conta da orla, o azul profundo e límpido do mar, que por muitas vezes adquire uma coloração esverdeada, e uma vista impressionante para a Ilha do Mar Virado.

Praia do Cedro do Sul Ubatuba - Naturam
Prainha próxima da Cedro do Sul Ubatuba – Naturam

Conta ainda com refrescantes sombras de árvores – um belíssimo convite para descansar do sol!

Apesar de isolada, sua infraestrutura conta com um bar de praia rústico, que costuma abrir na temporada e em épocas de maior movimento.

Lá servem pratos típicos, preparados com frutos do mar, colhidos na fazenda marinha do local. Uma experiência deliciosa.

Não deixe de caminhar até a ponta esquerda, onde o mar é ainda mais lindo e pode ser observado do alto das pedras com um visual maravilhoso!

Por fim, é vizinha da Praia do Deserto, que fica no seu lado direito, separada desta apenas por uma formação rochosa.

Dica: para pegar a praia mais vazia ou realmente deserta, recomendamos que à visite na baixa temporada (fora de feriados) ou nos dias de semana

— Há duas “Praias do Cedro” em Ubatuba: a do Centro e a do Sul

Praias Cedro do Sul (esquerda) e Cedro (direita)

Em Ubatuba existem duas praias do Cedro, o que acaba confundindo um pouco os turistas, tanto pelo nome, quanto pelo fato de que ambas as praias são isoladas e tem acesso por trilha ou por barco.

A Cedro do Sul, da qual estamos falando aqui, como o próprio nome sugere, localiza-se na região sul de Ubatuba, próxima da Lagoinha e Fortaleza, já a Praia do Cedro (também conhecida como Cedrinho), está localizada na região central, vizinha próxima da Praia Vermelha, Praia do Tenório e próxima do Itaguá.

A Cedrinho costuma receber mais movimento pois, apesar de isolada, a trilha para a praia é relativamente fácil, com apenas 10 minutos de duração, diferentemente do que acontece com a Cedro do Sul, com acesso mais dificultado.

Saiba mais sobre a Praia do Cedro, na região central de Ubatuba.

Agora que a dúvida foi sanada, vejamos em seguida como chegar na maravilhosa Praia do Cedro do Sul Ubatuba:

Como chegar na Praia do Cedro do Sul

Foto da Praia do Cedro do Sul Ubatuba - Naturam
Praia do Deserto e Cedro do Sul

Basicamente, há 3 formas de chegar na Praia do Cedro do Sul Ubatuba:

  • por terra, através de trilha
  • pelo mar, através de barco
  • ou fazendo trechos de trilha e barco

Vamos explicar em seguida cada uma das alternativas:

Como é a trilha para a Praia do Cedro do Sul?

Como mencionamos anteriormente, a Praia do Cedro do Sul Ubatuba faz parte da famosa Trilha das 7 Praias, que passa pelas praias do Oeste, Peres, Bonete, Grande do Bonete, Deserto, Cedro do Sul e Fortaleza.

Sendo assim, para chegar na Praia do Cedro do Sul, você deverá começar a trilha ou na Praia da Lagoinha (a partir do canto esquerdo), ou na Praia da Fortaleza (a partir do canto direito).

— Saindo da Praia da Lagoinha até Cedro do Sul

Vindo da Praia da Lagoinha o percurso é mais bonito, margeando a orla na maior parte do caminho, e você ainda passa pelas praias do Oeste, Peres, Bonete, Grande do Bonete e Deserto. O desafio passa a ser a forte subida do morro e consequente descida entre a Praia Grande do Bonete e a Praia do Deserto.

Tempo estimado entre Lagoinha e Cedro do Sul SEM PARADAS: 1h30

— Saindo da Praia da Fortaleza até Cedro do Sul

vindo da Praia da Fortaleza o caminho é mais desafiador, o trecho da trilha é considerada de nível difícil e o caminho todo é feito dentro da Mata Atlântica – mas isso considerando que você não vá completar a Trilha das 7 Praias e vá voltar pelo mesmo caminho que veio.

Depois da Fortaleza, a Praia do Cedro do Sul é a primeira que você tem acesso.

Tempo estimado entre Fortaleza e Cedro do Sul SEM PARADAS: 1h00

— Trilha das 7 Praias COMPLETA

Bom, se chegou até a Praia do Cedro do Sul, porque não conhecer as outras praias da Trilha das 7 Praias, não é mesmo?

Mas vale lembrar que a Trilha das 7 Praias é uma trilha longa, e certamente leva-se mais de 3 horas para percorrê-la (contando paradas).

Dessa forma, não é possível fazer a trilha toda em um único dia, e isso significa que você terá que ter um plano bem traçado para o retorno (falamos sobre isso com mais detalhes no guia da Trilha das 7 Praias).

▶ Leia nosso Guia Completo da Trilha das 7 Praias.

— Preciso de guia?

Agora você deve estar se perguntando: preciso de guia para fazer essa trilha?

A resposta é não, pois a trilha é auto guiada, ou seja, possui sinalizações no caminho.

No entanto, um guia credenciado garante mais segurança, principalmente se você estiver vindo da Praia da Fortaleza, onde o trecho da trilha é mais difícil, sem contar que o guia pode enriquecer o passeio ao contar um pouco sobre a história do local.

— Qual a melhor época para fazer a trilha?

A melhor época para fazer a trilha são nos meses com menos chuva, que vão de maio a agosto.

Nessa época o céu está mais limpo e você também poderá fazer a trilha com mais segurança e tranquilidade.

▶ Veja também qual a melhor época para visitar Ubatuba!

Como ir de barco até a Praia do Cedro do Sul?

A outra forma de acesso à Praia do Cedro do Sul Ubatuba seria então através de passeios de barco.

Os passeios a bordo de escunas e lanchas que incluem as praias da Trilha das 7 Praias normalmente saem da Maranduba, Saco da Ribeira, Perequê Mirim, Enseada e Itaguá.

No entanto, é mais comum fazer os passeios com os barqueiros que ficam na Maranduba e na Lagoinha.

Sendo assim, a Lagoinha é certamente o principal ponto de saídas de barco para as praias da Trilha das 7 Praias, já que no canto esquerdo encontramos diversos barqueiros que fazem o passeio, e melhor, estão sempre por lá!

É uma enorme vantagem fazer o passeio de barco, já que além da aventura e diversão do barco, não é preciso se preocupar com o trajeto, possibilitando então que até mesmo famílias e pessoas mais velhas consigam conhecer a praia.

O passeio pode incluir ida e volta ou apenas ida – e se você tem a intenção de fazer a trilha, é aqui que fica a cereja do bolo.

Então continue lendo e confira nossa dica sobre como chegar fazendo um trecho de trilha e um trecho de barco.

▶ Saiba tudo sobre passeios de escuna e passeios de lancha em Ubatuba

Dica de ouro: Mix de trilha e barco

Pense no seguinte: se você tocar direto da Lagoinha até a Praia do Cedro do Sul, você vai levar cerca de 1h30 de caminhada, portanto, você terá que considerar o mesmo tempo de trajeto para a volta.

Mas não seria melhor então usar essas 1h30 para curtir mais tempo na praia?

Pois bem, levando isso em consideração, nossa dica é: faça o trecho de ida de barco, saindo da Lagoinha, e retorne pela trilha!

Há muitas vantagens em fazer o passeio dessa forma: primeiro que você economiza o tempo de trajeto de ida, podendo curtir mais tempo na praia, segundo que na volta você ainda pode aproveitar para conhecer outras praias da trilha, como Grande do Bonete e Bonete, e ainda poder tirar lindas fotos no caminho.

Confira em seguida um vídeo onde falamos tudo sobre a Trilha das 7 Praias, incluindo todas essas dicas:

Galeria de fotos da Praia do Cedro do Sul

  • Praia do Cedro do Sul Ubatuba - Naturam
  • Praia do Cedro do Sul Ubatuba - Naturam
  • Praia do Cedro do Sul Ubatuba - Naturam
  • Praia do Cedro do Sul Ubatuba - Naturam
  • Praia do Cedro do Sul Ubatuba - Naturam
  • Foto da Praia do Cedro do Sul Ubatuba - Naturam
  • Foto da Praia do Cedro do Sul Ubatuba - Naturam
  • Foto da Praia do Cedro do Sul Ubatuba - Naturam
  • Foto da Praia do Cedro do Sul Ubatuba - Naturam
  • Foto da Praia do Cedro do Sul Ubatuba - Naturam

Vídeo da Trilha das 7 Praias

Neste episódio mostramos as praias da Trilha das 7 Praias, entre elas a Praia do Cedro do Sul, que aparece no minuto 4:35.

Hotéis e Pousadas na Praia do Cedro do Sul

Não há nenhum tipo de estrutura hoteleira na Praia do Cedro do Sul.

Vale lembrar também que é proibido acampar em qualquer praia do litoral paulista. Placas indicativas na trilha reforçam a regra.

Sendo assim, recomendamos que você se hospede em praias que estão próximas à Praia do Cedro do Sul, como Lagoinha (praia de onde sai a trilha), Sapê (pequena praia que separa Lagoinha de Maranduba) ou Maranduba (de onde saem passeios de escuna e barco para o Bonete).

Além disso, hospedar-se em praias como Itaguá, ou outras próximas do Saco da Ribeira também acaba sendo uma boa opção pois são pontos de saídas de passeio de escuna.

Veja a lista de pousadas que nós indicamos em cada praia:

Veja também nossa seleção das melhores Pousadas em Ubatuba.

Se preferir, clique aqui e confira uma lista de pousadas encontradas na região através do Booking, ou então fazer sua pesquisa através do buscador abaixo:

Booking.com

Dicas finais

Foto da Praia do Cedro do Sul Ubatuba - Naturam

Ao realizar trilhas é importante lembrar de sempre manter a natureza preservada, não jogando lixo na trilha, respeitando os animais, evitar fazer barulho, sempre avisar alguém sobre seu passeio, não sair da trilha e também proteger-se do sol e dos mosquitos.

Fique alerta com animais peçonhentos como cobras, use calçados como tênis e bota, e como a trilha adentra um pouco na mata, o ideal é usar calça e camiseta com manga mais longa.

Não faça a trilha depois de dias chuvosos, esta pode estar enlameada e escorregadia, aumentando o risco de acidentes.

O que achou da praia?

Praia do Deserto e Cedro do Sul Ubatuba - Naturam

A Praia do Cedro do Sul em conjunto com a Praia do Deserto são consideradas umas das praias mais bonitas de Ubatuba!

Portanto, devemos sempre respeitá-la e preservá-la. É o mínimo que podemos fazer ao visitá-la, afinal, queremos que ela continue sempre assim.

O que achou da Praia do Cedro do Sul? Deu vontade de conhecer?

Não se esqueça de escrever para nós sua opinião através dos comentários!

Aproveite também para compartilhar este guia da Praia do Cedro do Sul em Ubatuba com as pessoas que você gostaria de levar pra lá!

Isolada e paradisíaca, a Praia do Cedro do Sul convida para uma aventura!

Veja também:

Outros vídeos para conhecer melhor Ubatuba:

– 24 Praias de Ubatuba que você nunca ouviu falar!

Criamos um vídeo com praias que poucas pessoas conhecem Ubatuba. Esperamos que gostem! Confira a seguir:

– As mais bonitas Praias de Ubatuba

Não tínhamos como não colocar aqui um dos vídeos com as imagens mais espetaculares das praias de Ubatuba.

Neste vídeo de 2h40 de músicas relaxantes você pode mergulhar com tudo e admirar a beleza dessa incrível cidade.

Se gostar, depois inscreva-se em nosso canal para nos ajudar a continuar fazendo vídeos como este!

Dicas de Viagem da Naturam

Como arrumar a mala de viagem

Como arrumar Mala de Viagem: 13 Dicas imperdíveis para você arrumar suas malas nas viagens e economizar bastante espaço, levando muito mais coisas!

Google Tradutor português para inglês

Vai viajar e não domina o inglês? Use o Google tradutor no celular nas viagens! Veja este Tutorial Prático, muito simples de entender e com vídeos explicativos.

Segurança na Praia, 10 mandamentos

Proteja sua família! Veja 10 medidas importantes de segurança na praia: o que fazer para evitar afogamentos e acidentes, medidas válidas para todas as praias.

Foto do autor
Autor
Mais de 10 anos de experiência em marketing de conteúdo, turismo, edição de vídeo e filmagem!

2 comentários em “Praia do Cedro do Sul”

  1. Praia inspiradora! A trilha, apesar de desafiadora, aumenta a Adrenalina, e no final, tudo valeu. Naturam é o melhor guia de Ubatuba porque tem tudo a ver com o meu jeito de ser! Informações claras e objetivas, conteúdo significativo e fotos muito atrativas. Amo!!!

    Responder
  2. Praia maravilhosa!! Estive nesse feriado de Páscoa em Ubatuba, e fui até essa praia! Realmente a trilha final até a praia, partindo da Grande Bonete é bem perigosa, para quem não está acostumado com caminhadas nesse nível! Mas a praia é linda!!! Local com poucas pessoas!!! Muito bonita! Ondas fortes!

    Responder

Deixe um comentário