TOP 10 Pontos Turísticos imperdíveis em Munique!

Vai pra Munique? Então aproveite para conhecer as principais atrações e pontos turísticos da cidade!

Munique é uma das principais cidades da Alemanha e capital do estado da Baviera.

A cidade conta com cerca de 1,3 milhões de habitantes e é considerada uma das maiores do país.

Ainda assim, Munique carrega um clima de cidade pequena, principalmente no centro, onde você não vê tantos prédios nem muitos carros passando (até mesmo nos horários de pico).

São tantas as atrações e coisas para se fazer que separamos uma lista com 10 passeios imperdíveis em Munique.

Aproveite para conhecer todos eles adentrando um pouco da história e entendendo toda a importância que cada um desses pontos carrega.

Veja o que você vai encontrar por aqui:

Por que visitar Munique?
1. Marienplatz
2. Cervejaria Hofbräuhaus
3. Frauenkirche
4. Olympiapark
5. Museu da BMW
6. Englischer Garten
7. Deutches Museum
8. Zoológico de Munique
9. Palácio Nymphenburg
10. Campo de Concentração de Dachau
Conclusão

 

Por que visitar Munique?

Porque visitar Munique, Alemanha foto

Munique é uma cidade cheia de segredos, com muito charme e muita coisa para se fazer.

Ela se difere de outras grandes cidades da Europa porque não vive lotada de turistas, principalmente fora de temporada. Desta forma você consegue aproveitar mais das atrações e perceber como é a vida por lá.

Além disso, você vai ficar deslumbrado com as construções que a cada esquina parecem ficar mais lindas, desde o centro histórico até os prédios mais modernos.

A fundação da cidade data de meados do século XII, o que significa que há muita história, muita arte e muita cultura para se conhecer.

Para você entender o dia a dia de Munique você tem que viver a cidade!

Andar por entre as ruas do centro histórico, no meio dos bairros e das lindas casas são passeios obrigatórios essenciais para que você compreenda o que os moradores de Munique sentem ao morar nessa fantástica cidade.

Os pontos turísticos são uma história à parte. Se você tiver apenas 2 ou 3 dias para passar por lá, nossa recomendação é que você conheça ao máximo o que eles podem te oferecer. Você com certeza irá se encantar.

Ainda não está convencido de visitar a cidade?

Então dê uma olhada na nossa lista de 10 pontos turísticos imperdíveis de Munique.

Eles com certeza irão te convencer!

 

1. Marienplatz

Pontos turísticos em Munique - Marienplatz foto
Marienplatz – Foto por Tom Vitor De Freitas

Marienplatz é o principal ponto do centro histórico de Munique, definitivamente um dos principais cartões postais da cidade.

É lá que normalmente qualquer passeio pela cidade começa. É lá também onde você verá o maior número de turistas na cidade, que é algo não tão comum no resto das atrações.

A  famosa praça Marienplatz (em português, Praça da Maria) foi fundada em 1158, ou seja, seu nascimento é também o nascimento de Munique.

A principal atração de lá é, sem dúvidas, a Nova Prefeitura (ou Neues Rathaus, em alemão).

A construção de estilo neogótico foi muito bombardeada durante a segunda guerra, mas felizmente hoje em dia ela está totalmente reconstruída e continua linda.

Todos os dias, às 11h e ao meio dia, você pode assistir o “Glockenspiel”, um show de bonecos bem em frente ao relógio, que conta algumas histórias interessantes sobre a cidade.

No andar superior, os bonecos retratam um torneio de cavaleiros que ocorreu no ano de 1568 em honra ao casamento do Duque Herzog Wilhelm V. com Renate de Lorena.

No andar inferior, são retratados os fabricantes de barris que, depois da epidemia da peste, foram os responsáveis por sair pelas ruas alegrando o povo e espantando o medo que a doença tinha trazido.

É também a partir de Marienplatz que você consegue ir para a Kaufingerstrasse, uma das mais importantes ruas de compras da cidade.

De lá, você também chega rapidamente na estação central de trem e de ônibus.

Os restaurantes e bares mais famosos de Munique também ficam nessa região, desta forma você pode tranquilamente reservar boa tarde do seu dia para conhecer as diversas atrações do centro histórico de Munique.

Sim, são muitas informações históricas e muitas fotos a serem tiradas, mas esse é só o começo.

 

2. Cervejaria Hofbräuhaus

Pontos turísticos em Munique - Cervejaria Hofbräuhaus foto
Prokrust 007 CC BY-SA 4.0, from Wikimedia Commons

Uma das primeiras coisas que vem à mente quando falamos da Alemanha é a cerveja.

Então uma das cervejarias mais famosas do mundo não poderia ficar de fora dos 10 pontos turísticos imperdíveis de Munique, não é mesmo?

A cervejaria Hofbräuhaus (pronuncia-se Hôfbróirraus) foi fundada em 1589 para uso exclusivo do Duque Wilhem IV da Baviera e apenas em 1828 ela foi aberta para o público.

A construção original foi quase totalmente destruída pela segunda guerra mundial, mas sua reconstrução foi terminada em 1958.

Pontos turísticos em Munique - Hofbräuhaus foto
Hofbräuhaus – Foto por Tom Vitor De Freitas

A Hofbräuhaus também é conhecida por ter sediado a primeira reunião do que viria a ser o Partido Nazista, com Adolf Hitler conduzindo.

Dentro da cervejaria, você pode aproveitar os diversos tipos de cerveja (todas produzidas por eles), além dos diversos pratos típicos da culinária da Baviera.

Lá dentro você se sente realmente dentro de um local Bávaro, com músicas típicas sendo tocadas, garçons com trajes locais e todo o cardápio feito para você degustar o que é Munique.

Vale a pena a passagem por lá, nem que seja para tomar uma cerveja!

 

3. Frauenkirche

Pontos turísticos em Munique - Frauenkirche foto
Dronepicr CC BY 3.0, from Wikimedia Commons

Construída em 1494, a Frauenkirche (ou Catedral de Nossa Senhora Bendita) é a maior igreja de Munique e também um dos principais pontos turísticos da cidade.

Suas altas torres construídas em 1524 podem ser avistadas de qualquer ponto do centro histórico.

Existe, inclusive, uma lei que proíbe que qualquer construção na região ultrapasse os 100 metros de altura, para que as torres possam continuar a serem vistas de qualquer posição.

Por 3 euros é possível subir as escadarias e ter uma das melhores vistas da cidade lá do alto. A única recomendação é que esteja preparado, pois são muitos degraus!

 

4. Olympiapark

Pontos turísticos em Munique - Olympiapark foto

Distanciando-se um pouco do centro histórico, o Parque Olímpico de Munique também é uma ótima opção do que fazer em Munique e vale muito a pena passar uma tarde por lá.

Olympiapark é uma atração turística de fama mundial.

Ele foi construído para as olimpíadas de 1972 e hoje em dia funciona como um centro de lazer, cultura e esportes.

 

Esportes

Por lá, existem diversas quadras para se jogar tênis, vôlei, basquete e, é claro, futebol, além de muitos outros esportes.

Também há piscinas cobertas e descobertas para se praticar natação.

Essas estruturas que foram montadas para as olimpíadas foram se modernizando com o tempo e comportam desde as pessoas que querem se divertir até profissionais que treinam no local.

Sem contar as demais atrações que você pode encontrar lá como: roof climbing (escalada), flying fox (uma tirolesa de 35 metros no Olympic Stadium), áreas para esportes no gelo, minigolfe, passeio de canoa e muito mais.

 

Cultura e Shows

Culturalmente falando, o parque conta com duas casas de shows, uma para atrações maiores e outra para as de menor porte, além do Estádio Olímpico, que também é usado para grandes eventos e shows importantes.

E por falar em música, não deixe de visitar a calçada da fama do rock, que fica em frente à torre de Munique e conta com assinaturas de artistas como Metallica, Bom Jovi e Aerosmith.

Exemplos de eventos que acontecem o Olympiapark são a festa Tollwood de verão e o Sommer Impark (festival de verão).

 

Torre Olímpica

Pontos turísticos em Munique - Olympiapark foto
Olympiapark, Torre Olímpica – Foto por Tom Vitor De Freitas

Bem em frente, temos a Torre Olímpica, uma das principais atrações turísticas da cidade também.

Para subir nela o preço é de 7 euros, mas a vista vale muito a pena.

Você pode passear livremente por seus dois andares e avistar alguns dos principais pontos turísticos lá do alto: a Frauenkirche e o estádio Allianz Arena são alguns dos exemplos.

Aliás, é de lá que você consegue ter uma visão privilegiada da cidade olímpica de Munique, que sofreu um atentado durante os jogos olímpicos.

Além de você conseguir avistar a cidade praticamente em sua totalidade lá de cima, o lugar ainda conta com um museu do rock, onde você pode avistar alguns artefatos raros, como trajes de Freddie Mercury, instrumentos de Elton John e Metallica, além de lembranças de artistas como John Lennon, por exemplo.

 

Sea Life

Uma outra atração dentro do Parque Olímpico de Munique é o Sea Life, um aquário completo e realmente deslumbrante.

O preço para entrar lá é de 20 euros, mas comprando pela internet você pode economizar até 6 euros por ingresso, então não perca essa chance também.

 

Olympiaberg

Outra opção é assistir o pôr do sol no Olympiaberg (montanha olímpica), uma montanha artificial muito visitada por moradores e turistas.

Para saber sobre horários e visitas visite o site do Olympiapark.

 

5. Museu da BMW

Pontos turísticos em Munique - Museu da BMW foto

Bem ao lado do Parque Olímpico fica o museu da BMW.

Além do prédio ser uma atração por si só, lá você pode conhecer toda a história de uma das maiores marcas de carro do mundo.

O ingresso custa 10 euros, mas você pode visitar o “BMW Welt”, uma atração onde são expostos alguns carros novos da marca, totalmente de graça.

Ou seja, você pode ficar um dia inteiro entre o Parque Olímpico e o Museu da BMW sem pagar nada para entrar nas atrações.

É claro que a entrada vale muito a pena, mas para quem está com o orçamento mais apertado, a dica é boa.

 

6. Englischer Garten

Pontos turísticos em Munique - Englischer Garten foto
Englischer Garten – Foto por Tom Vitor De Freitas

É impossível falar dos 10 pontos turísticos imperdíveis de Munique sem citar seu principal parque.

O Englischer Garten não é apenas uma para obrigatória para quem visita Munique, mas também um ponto importante para se entender como os habitantes de lá vivem e como eles passam seu tempo livre.

Com mais de 4km², o Englischer Garten é um dos maiores parques do mundo, além de também ser um dos mais bonitos.

A sua volta você pode encontrar uma enorme variedade de cafés, bares e restaurantes para passar o tempo em um dos bairros mais bonitos de Munique.

Lá dentro, os diversos playgrounds fazem a diversão de crianças. O mais legal é que existem brinquedos e parquinhos para todas as idades, ou seja, desde os bebês até os mais velhos vão conseguir se divertir.

Uma das principais atrações de lá é a Torre Chinesa, que conta com um enorme Biergarten à sua volta, o que faz com que o local seja perfeito para se fazer um lanche e, é claro, tomar uma típica cerveja alemã.

O Englischer Garten é uma atração onde você pode passar uma tarde inteira sem nem perceber.

Por isso reserve um bom tempo para sua passagem por lá durante a sua visita.

 

7. Deutches Museum

Deutches Museum Munique foto
Foto por Sergio

Um dos mais bonitos museus de toda a Alemanha!

O Deutches Museum funciona desde 1906, tendo parado apenas por três anos entre 1945 e 1948 por conta dos danos que a guerra trouxe.

Ele é dedicado às ciências naturais e à história da Alemanha e conta com mais de 18 mil objetos em suas exposições.

O museu é também diversão garantida para as crianças, que aprendem de um jeito divertido com as diversas atrações interativas que o museu possui.

A entrada custa 12 euros, mas para estudantes e crianças o preço é de apenas 4 euros.

Como é localizado bem próximo ao centro, você não terá dificuldade nenhuma de chegar até lá com a estação de S-Bahn Isator ou a de U-Bahn Frauhoferstrasse.

Vale também ressaltar que o museu conta com uma gigantesca biblioteca, com mais de 850 mil títulos, a maioria em alemão, mas muitos em inglês também.

Para quem é estudante da área das ciências naturais, é um prato cheio.

 

8. Zoológico de Munique Hellabrunn

Hellabrunn Zoológico de Munique foto
Hellabrunn Zoológico de Munique – Polar World

Quem é que não gosta de visitar um Zoológico, não é mesmo?

E o de Munique, sem dúvidas, tem algo de especial.

Com mais de 100 anos de existência, o local abriga uma enorme variedade de espécies divididas em 13 áreas diferentes.

Dentro dessas áreas, animais de todo o mundo e de diferentes climas habitam espaços muito bem cuidados e climatizados para cada um.

Uma experiência muito rica e, sem dúvidas, inesquecível.

Algumas das áreas imperdíveis do Zoológico de Munique são:

  • Mundo Polar – Conta com diversos animais do mundo polar, incluindo os lindos ursos.
  • Casa dos Elefantes – Recentemente reinaugurada, é a construção mais nova do zoológico e também uma das mais legais de se visitar.
  • Mundo dos Macacos – São realmente muitas as espécies de macacos que você pode encontrar por lá. Mas é claro que os chimpanzés e os gorilas acabam tomando muito mais atenção dos visitantes por suas brincadeiras e modos de viver impressionantes. Tudo isso pode ser visto através de vidros, o que torna a experiência ainda mais interessante.

Dentro do zoológico você ainda encontra um belíssimo aquário, que vale muito a pena a visita.

O local ainda possui um parquinho gigante para crianças de todas as idades com alguns restaurantes em volta. É um local estratégico para comer enquanto as crianças brincam e poder relaxar durante sua visita.

É um dos zoológicos mais bonitos e com mais variedade da Alemanha, o que torna esse um ponto turístico imperdível em Munique.

Reserve pelo menos 5 horas para aproveitar bem o local.

 

9. Palácio Nymphenburg

Palácio Nymphenburg Munique foto

Uma imponente construção em estilo barroco que fica dentro da cidade e serviu por séculos como residência de verão aos governantes da Baviera.

O Palácio Nymphenburg é, sem dúvidas, um local cheio de história, mas também atrai a atenção pelos belos jardins, que hoje em dia se tornaram um parque e, no inverno, abrigam uma das pistas de patinação no gelo mais famosas da cidade.

Dentro do palácio, você vai se encantar com afrescos e as pinturas de retratos da Galeria da Beleza.

Além disso, não é todo dia que se pode conhecer os cômodos de uma residência nobre de tantos séculos atrás.

O preço da entrada pode variar entre 8,50 euros e 11,50, dependendo da época do ano.

A estação de S-Bahn mais próxima do palácio é a Laim, enquanto a de U-Bah é a Schloss Nymphenburg.

São poucos minutos de distância do centro, mas é importante ficar atento aos horários dos trens.

 

10. Campo de Concentração de Dachau

Campo de Concentração de Dachau em Munique foto

Apesar de tecnicamente estar fora do município de Munique, você consegue chegar em Dachau com a linha S2, que passa por todo o centro da cidade.

Visitar um campo de concentração não é uma experiência linda ou animadora, mas o lugar consegue mexer com você tanto quanto qualquer outra. Eu diria que até mais.

O local mantido como ele foi deixado após o fim da segunda guerra mundial é uma lição para a humanidade para que esse tipo de coisa nunca mais se repita.

Vale lembrar que Dachau foi o primeiro campo de concentração da história e serviu de base para a construção dos outros.

Logo na entrada, o local onde ficavam os guardas hoje em dia é um museu que conta a história de como o campo surgiu.

Para além do grande pátio, algumas casas de prisioneiros conservadas nos dão a ideia de como era o sofrimento e a vida daquelas pessoas.

Mais atrás, você encontrará diversos templos religiosos, tanto católicos quanto judeus.

Você também pode visitar as câmaras de gás e os diversos túmulos coletivos que ficam em volta delas. Definitivamente não é o passeio mais agradável que você fará por lá, mas é extremamente importante, necessário e marcante para a sua vida.

 

Conclusão

Ruas de Munique - Pontos Turísticos foto
Ruas de Munique

Andar por Munique sempre é uma experiência única e encantadora.

Visitar cada um desses pontos faz com que você crie uma conexão com a cidade e queira sempre voltar para conhecer mais, aproveitar mais e viver Munique.

E você, o que achou desses pontos turísticos de Munique? Não se esqueça de deixar a sua opinião nos comentários!

É claro que existem muitas outras coisas para serem feitas na cidade, mas se você conseguir visitar tudo o que indicamos por aqui, pode ter certeza de que teve uma boa experiência do que é Munique.

Procure fazer os programas do seu jeito, dando mais tempo para as atrações que mais te interessam, sejam elas históricas, culturais, culinárias, etc.

Há muito o que se ver, muito o que andar, o que fotografar e o que sentir em Munique.

Não importa o tempo que você vá passar na cidade, pode ter certeza de que vai querer voltar!

Aproveite também para encontrar as melhores opções de hotéis e pousadas em Munique:



Booking.com

Não perca este post, salva agora este pin:

pontos turísticos munique

Inscreva-se para receber novidades!

Seja o primeiro a receber nossas dicas de destinos e viagens pelo Brasil e pelo mundo e ainda diversas promoções e descontos!

Naturamhttps://naturam.com.br
O cerne de nosso trabalho consiste em fazer verdadeiros Guias das Cidades e Destinos do Brasil e do mundo, sempre buscando o verdadeiro turista no Brasil e até no exterior, com informações consistentes e frequentemente atualizadas. Encontre em cada destino as melhores opções de hospedagem, restaurantes e passeios.

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga-nos no Instagram!