Aventura e Ecoturismo Florestas Brasileiras: turismo na natureza

Florestas Brasileiras: turismo na natureza

Floresta, Mata, Selva. Você sabia que o Brasil tem florestas ricas e variadas, que proporcionam incríveis experiências de ecoturismo, passeios de contemplação da natureza e até esportes de aventura? Conheça os mais variados biomas de fauna e flora brasileiros e veja ótimas dicas de Turismo pela Selva!

O que são florestas?

Na definição mais clássica, floresta é uma área grande de terra coberta por vegetação de vários tipos, mas obrigatoriamente com espécies que produzam madeira e que possuam copa com pelo menos 5 metros de altura para formar um “manto verde”.

Em área de florestas o Brasil ocupa uma posição de destaque; é o segundo país com mais florestas, perdendo apenas para a Rússia.

Faremos aqui uma abordagem das principais florestas do Brasil sob o ponto de vista do Turismo, como conhecer e curtir as belas florestas do Brasil de forma Sustentável e Responsável.

As florestas brasileiras estão distribuídas em 5 biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal. Cada um destes biomas possui características particulares, englobando desde áreas de campos naturais a florestas densas.

Mata Atlântica

Mata Atlântica do Brasil
Foto: Tom Alves

A Mata Atlântica é uma floresta tropical que ocupa cerca de 14% do território nacional presente em 17 estados da federação e é considerada um Patrimônio da Humanidade.

Embora bastante desmatada, ainda assim conserva grandes áreas com bom nível de preservação, muitas delas protegidas por leis ambientais.

Mesmo bastante reduzida e fragmentada, ainda abriga mais de 20.000 espécies vegetais, uma das maiores biodiversidades do mundo.

A fauna também é bastante rica: abriga 849 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 de mamíferos e cerca de 350 espécies de peixes.

Está presente em todos os estados brasileiros banhados pelo Atlântico de norte a sul, entrando pelo interior de estados como Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

No site da Fundação SOS Mata Atlântica você encontrará muitos detalhes sobre a preservação desta importante floresta e todas as cidades e regiões do Brasil onde ela ainda é presente e protegida – pratique o turismo responsável e sustentável!

Cidades turísticas do litoral da Mata Atlântica

Algumas das mais procuradas cidades turísticas do Brasil estão nesse trecho de Mata Atlântica e têm grande parte do município com área de proteção e preservação.

Um bom exemplo é Ubatuba: uma das cidades de praia mais procuradas do Litoral Paulista, tem mais de 80% do município composto por Mata Atlântica protegida: é um belíssimo encontro do Mar com a Floresta.

Ubatuba conta com imensa rede hoteleira, ótima estrutura para o turismo e empresas e monitores especializados em trilhas e passeios pela natureza – saiba mais na página dedicada ao Ecoturismo em Ubatuba.

A cidade possui um excelente roteiro gastronômico, uma Base do Projeto Tamar de proteção às tartarugas marinhas e ilhas paradisíacas como a Ilha das Couves, a Ilha Anchieta e a Ilha do Prumirim.

No geral, temos muitas cidades do litoral na área de Mata Atlântica com excelente estrutura para o turismo, ótimos hotéis e pousadas, Resorts à beira mar, rica gastronomia de pratos típicos caiçaras, parques de preservação da natureza abertos à visitação, lindas praias e passeios pela natureza, conheça algumas:

Cidades turísticas do interior da Mata Atlântica

A Mata Atlântica também engloba diversas cidades do interior do Brasil, notadamente nos estados de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.

Em Minas Gerais temos um excelente Circuito Turístico da Mata Atlântica, com muitos passeios e atividades de ecoturismo, e que envolve os municípios de Açucena, Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Dionísio, Ipatinga, Marliéria, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata e Timóteo.

Em Goiás temos o Parque Estadual da Mata Atlântica em Goiás a 247 quilômetros de Goiânia, na cidade de Água Limpa, já próximo à divisa com Minas Gerais. Oferece incríveis passeios de ecoturismo pela selva com incrível beleza cênica.

Em Mato Grosso o Parque Nacional da Serra da Bodoquena possui o maior trecho de Mata Atlântica do estado, com áreas compostas por cerrados, florestas, montanhas de rochas calcárias e regiões alagadas.

É uma região muito procurada para o turismo ecológico e de aventuras na natureza, tendo a cidade de Bonito, com ótima estrutura para o turismo: hotéis e pousadas, restaurante, comércio variado e agências para passeios.

Floresta Amazônica

Floresta Amazônica do Brasil
Foto: Pydum

A Amazônia é um dos biomas mais importante do mundo e representa cerca de 30% das florestas tropicais do planeta. Sua enorme extensão, 4,2 milhões de hectares, e sua biodiversidade lhe garantem tamanha importância.

A Floresta Amazônica se caracteriza por possuir grandes árvores, com copas fechadas e folhas largas, o que impede a entrada da luz solar mata adentro. Seu clima tropical é marcado por temperaturas quentes e altas quantidades de chuvas durante todo o ano.

A Amazônia brasileira se estende pelos estados do Amazonas, do Pará, de Roraima, de Rondônia, do Acre, do Amapá, do Maranhão, do Tocantins e parte do Mato Grosso.

Fazer turismo na Amazônia é uma experiência indescritível, é ter contato com uma das mais majestosas florestas do planeta, é ficar maravilhado com paisagens de tirar o fôlego e de flora e fauna surpreendentes e únicas.

Um destino de turismo incrível na Amazônia é Alter do Chão. Um verdadeiro Caribe Amazônico, com cerca de 300 lindas praias formadas pelo Rio Tapajós. Um local único para fazer trilhas e caminhadas pela floresta, para contemplar a exuberante flora amazônica.

Os cruzeiros pelas vias fluviais de Alter do Chão são outro programa ótimo e imperdível. E a região conta com vários hostels, pousadas e casas de aluguel.

Outra atração da Amazônia são os famosos Hotéis de Selva. O turista pode dormir e acordar com o som da natureza, e os hotéis fornecem refeições baseadas em peixes frescos da região e frutas típicas colhidas na mata.

Todos os Hotéis indicam guias experientes para fazer passeios pela floresta ou pelos muitos rios da região, verdadeiras aventuras na selva!

A capital Manaus é o coração da Amazônia. Além da fauna e flora espetaculares que a rodeiam, o turista pode desfrutar de uma cidade charmosa que tem inúmeras atrações.

Na Gastronomia, são vários Restaurantes que servem pratos da culinária amazonense, e Manaus possui ainda excelentes hotéis e pousadas.

Manaus tem vários pontos turísticos: o famoso Teatro Amazonas, o Bosque da Ciência, o Zoológico do Cigs, a Praia da Ponta Negra e o Museu do Seringal.

Também são muitos procuradas as atividades junto à natureza: passeios de barco para ter contato com os famosos Botos Rosa e com as belas Vitórias-régias, caminhadas e trilhas pela selva.

Cerrado

Florestas do Brasil - Bioma do Cerrado
Foto: Valmir Pereira

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, ocupa cerca 24% do território nacional. O Cerrado brasileiro é a savana mais rica do planeta, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas, segundo o Serviço Florestal Brasileiro. Muitas dessas espécies são importantes para usos medicinais e na alimentação.

Sua vegetação é adaptada ao clima muito seco e com presença de queimadas, por isso prevalecem as herbáceas e os arbustos e árvores com troncos espessos e duros e com capacidade para armazenar grandes quantidades de água.

Sua área abrange os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, e partes do Amapá, Roraima e Amazonas.

Para quem quer conhecer este grande bioma, uma ótima opção é a Chapada dos Veadeiros – um parque de conservação e preservação da natureza localizado na região centro-oeste do estado de Goiás.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é conhecido por suas inúmeras e incríveis cachoeiras, canyons de tirar o fôlego, exploração de cavernas e flora e fauna riquíssimas.

A região é muito procurada pelos amantes do Camping – os principais ficam na região da cidade de São Jorge – mas há muitas opções de pousadas nos municípios de Alto Paraíso e São Jorge.

Caatinga

Florestas do Brasil - Caatinga do Nordeste
Foto: Paulo César Barmonte

A Caatinga ocupa 10% do território nacional e é o único bioma exclusivamente brasileiro. Sua vegetação se caracteriza pela presença de arbustos espinhosos e florestas sazonalmente secas, mas tem paisagem com muito verde no período das águas.

A Caatinga possui muitas belezas, uma vegetação sem paralelo no mundo e paisagens estonteantes. A principal atração são as trilhas pela natureza ímpar, os parques nacionais onde encontramos até pinturas rupestres, as incríveis formações rochosas e a fauna particular da região.

Uma grande atração da caatinga é a Chapada Diamantina, região limitada por penhascos localizada na Bahia central. Paisagens incríveis, centenas de quedas d’água e sítios arqueológicos fazem deste Parque nacional um grande polo turístico.

Nas várias cidades da Chapada Diamantina podemos encontrar excelentes pousadas, restaurantes e muitas agências de turismo com guias especializados em inúmeros e inesquecíveis passeios pela região.

Imperdível também é o Parque Nacional Serra da Capivara – considerado Patrimônio Cultural da Humanidade por conta de seus muitos sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestre feitas pelos habitantes pré-históricos com idade de muitos milênios.

São mais de 1000 sítios arqueológicos, e além das pinturas apresentam vários vestígios da presença do homem pré-histórico, com datações mais antigas conhecidas no continente americano. Desses sítios, 173 são abertos à visitação.

Excelente também para o Ecoturismo, o Parque protege uma parte da vegetação da caatinga e nele habita uma variada fauna de tatus, tamanduás, jaquatiricas, veados, macacos e muitos outros animais típicos da região.

Próximo ao Parque Nacional da Serra da Capivara existem inúmeros municípios que oferecem vários tipos de hospedagem: hotéis, pousadas e outros.

Pantanal

Florestas do Brasil - Pantanal do Mato Grosso
Foto: Raphael Milani

O Pantanal ocupa 1,8% do território brasileiro e se caracteriza por ser uma região de savana estépica alagada. Suas formações vegetais são bastante variadas e sua paisagem muito heterogênea, formando uma região de grande diversidade de fauna e flora.

Muitos inclusive consideram sua fauna s mais rica do planeta, composta por muitas espécies de peixes, mamíferos, aves e répteis.

A UNESCO declarou o Pantanal do Mato Grosso como “Patrimônio Natural Mundial” e “Reserva da Biosfera”.

Com clima predominantemente Tropical Continental, o Pantanal se caracteriza pelas altas temperaturas e grande índice pluviométrico no verão – no inverno o clima é bem mais frio e seco.

Para o turismo, o Pantanal é fascinante:

– É muito procurado por amantes do Birdwatching (observação de aves), pela enorme variedade e exotismo destes animais na região;

– Por quem gosta de aventura em trilhas pela mata contemplando a natureza, a riquíssima flora e o exotismo da fauna, e a paisagem que mistura também grutas, cavernas, rios e cachoeiras;

– Para quem pratica a pesca esportiva, que no Pantanal é controlada, mas que proporciona as maiores aventuras de quem curte a pesca esportiva flivial.

Uma das grandes atrações do Pantanal é o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com seus imponentes paredões alaranjados de arenito.

Existem agência que fazem passeios monitorados por guias para explorar as paisagens naturais, lagos, rios e cachoeiras, cavernas, trilhas.

A região também possui muitos sítios arqueológicos, a famosa Aroe Jari, a maior caverna de arenito do país, uma incrível piscina natural conhecida como Lagoa Azul.

Pampas

Florestas do Brasil - Pampas gaúchos - Rio Grande do Sul
Foto: Rafael Peixe

Os Pampas são as Estepes (ou Pradarias) brasileiras, típicas do estado do Rio Grande do Sul. As vegetações herbáceas, e em áreas de transição florestas subtropicais com araucárias.

A região também é conhecida como Campanha Gaúcha, Campos Sulinos ou Campos do Sul, e é o único bioma brasileiro presente somente numa unidade federativa.

O turismo é bastante presente no Rio Grande do Sul, com forte influência das culturas europeias, e mistura atrativos históricos e naturais.

São famosos o Churrasco Gaúcho e o Chimarrão, bebida feita com as folhas e os ramos secos e triturados da erva-mate, misturados com água quente a aproximadamente 80ºC.

Além do Brasil, o Chimarrão é também bastante consumido no Uruguai e Argentina.

Algumas cidades são grandes polos turístico nacionais, como Gramado, Canela e Bento Gonçalves.

Turismo Sustentável – preserve a fauna e a flora das florestas brasileiras!

Brasil Turismo Sustentável e Responsável - Papagaio no Pantanal do Mato Grosso
Foto: Roberto Hungria

O Brasil possui florestas fantásticas, e explorar cada uma delas é uma das aventuras mais gratificantes que uma pessoa pode ter.

Mas é necessário ter em mente que este tipo de turismo tem que ser responsável – a sustentabilidade e preservação de uma floresta é de vital importância para a vida na terra.

As florestas cobrem cerca de 30% da superfície terrestre de nosso planeta, e essa cobertura verde desempenha papel fundamental com a fotossíntese – a absorção do gás carbônico e a produção do oxigênio – são verdadeiros pulmões do mundo.

E para que continuem cumprindo sua função, é necessário que o equilíbrio ecológico seja mantido – é nossa obrigação cuidar da fauna e da flora de nossas florestas, para que continuem sempre vivas.

Para fazer turismo por nossas florestas, é importante observar os pontos abaixo:

– Procure conhecer os melhores destinos que ofereçam informações detalhadas sobre as estruturas turística mais adequadas para sua aventura, consultando um bom Guia de Viagens. Um conhecimento prévio das condições turísticas locais vai facilitar muito o planejamento da viagem.

– Para conhecer uma floresta e curtir ótimos passeios pela natureza com segurança é fundamental verificar a possibilidade de contratar pacotes com Agências de Turismo que forneçam os serviços de Guias de Turismo, Monitores credenciados e equipamentos necessários para as diversas atividades.

– Sempre verifique as providências necessárias para realizar um bom passeio: vestimentas adequadas, necessidade de levar alimentos e bebidas hidratantes, protetores solares e repelentes de insetos, etc. – geralmente os próprios guias e monitores de turismo fornecerão uma lista completa das necessidades básicas para uma aventura com segurança.

– Respeite as florestas, matas, selvas, rios, cachoeiras e todo o ambiente natural durante seu passeio. Nunca deixe para trás nenhum tipo de lixo ou poluente, não interfira de modo algum com o equilíbrio natural local.

O passeio pela natureza feito de forma responsável é uma experiência única, transformadora e inesquecível. E o contato com a natureza feito com respeito e reverência torna cada um de nós um ser humano melhor.

Postagens mais recentes

Os mais vistos

Melhores praias para família em Ubatuba foto

As 20 melhores praias de Ubatuba para família – Lista completa

Qual a melhor praia de Ubatuba para ir com a família? Pensando nisso criamos uma lista com 20 praias pra você escolher qual a melhor pra você e sua família!
Campos do Jordão - Dicas de o que fazer foto

Campos do Jordão

Campos do Jordão esta localizado no interior de São Paulo e é um dos principais destinos turísticos de inverno do Brasil. Conhecida como a “Suíça Brasileira” devido suas belas construções europeias e pelo seu clima mais frio que a média brasileira...
Festival de Inverno de Campos do Jordão - Programação foto

Programação Festival de Inverno de Campos do Jordão

Veja aqui a Programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão. A Fundação Osesp administra o Festival com Marcelo Lopes na Direção Executiva, Arthur Nestrovski na Direção Artística e Marin Alsop como Consultora Artística. Fabio...
Iguape, Litoral Sul SP - Foto

Iguape – Guia Completo

Iguape é uma cidadezinha com construções históricas, cercada da natureza e possui diversas atrações. Veja dicas de o que fazer, pousadas, ecoturismo, praias, trilhas, festas, eventos, culinária e muito mais!
Capitólio, Minas Gerais (MG) foto

Capitólio Minas Gerais – Tudo o que você precisa saber!

Já pensou em reservar uns dias das suas férias para renovar as energias em um íntimo contato com a natureza às margens de um dos maiores lagos artificiais do mundo e aos pés de maravilhosas...
Avatar
Naturamhttps://naturam.com.br
O cerne de nosso trabalho consiste em fazer verdadeiros Guias das Cidades e Destinos do Brasil e do mundo, sempre buscando o verdadeiro turista no Brasil e até no exterior, com informações consistentes e frequentemente atualizadas. Encontre em cada destino as melhores opções de hospedagem, restaurantes e passeios.

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here