Praias de Ubatuba Praia do Oeste

Praia do Oeste

A Praia do Oeste em Ubatuba é uma excelente opção para quem quer entrar em contato com a natureza e para quem busca um pouco mais de sossego.

Localizada na região sul de Ubatuba, no lado esquerdo da Praia da Lagoinha, a Praia do Oeste é a primeira praia da Trilha das 7 Praias, portanto para acessá-la é necessário percorrer um pequeno trecho da trilha.

Desta forma, se você estiver hospedado nas praias da Maranduba, Sapê ou Lagoinha, aproveite também para dar uma esticada até a Praia do Oeste.

Seu acesso é tão fácil e rápido que muitas famílias com crianças aproveitam a pequena aventura para curtir a uma praia mais tranquila, com menos movimento.

Quer saber mais sobre a praia? Então continue lendo!

O que você encontra aqui:

Sobre a Praia do Oeste

Foto da Praia do Oeste Ubatuba - Naturam

Possui um mar calmo, muito bom para banho, e é repleta de pedras espalhadas pela orla e pelo mar, dando um visual diferente à praia.

Sua orla arborizada garante sombras frescas e sua areia é monazítica, portanto, tem aparência acinzentada, mas é totalmente limpa.

A areia monazítica é um tipo de areia que possui uma concentração natural de minerais pesados, principalmente monazita, podendo ocorrer ao longo do litoral e em determinados trechos de rios. Possui também significativa quantidade de urânio e muitos dizem que possuem propriedades terapêuticas já que a pequena quantidade de radiação estimula o fluxo sanguíneo, no entanto, não há comprovação científica dos efeitos terapêuticos.

É um bom local também para praticar SUP e mergulho livre, portanto, não esqueça de levar sua prancha e sua máscara de snorkel caso seja praticante dessas modalidades de esportes aquáticos.

No entanto, por ser uma praia mais reservada, possui pouca infraestrutura. Por lá você ainda encontra alguns comércios funcionando na alta temporada e em períodos de maior movimento.

Logo após a Oeste, outra praia que pode ser visitada é a Praia do Peres, vizinha do lado esquerdo.

Estão bem juntas uma da outra, separadas apenas por algumas pedras e assim como sua vizinha, a Praia do Peres possui um mar bastante calmo, e sua principal diferença é ser menos arborizada e com menos pedras.

Se você estiver percorrendo a Trilha das 7 Praias saiba que este é só o início da trilha, ou melhor, a parte mais fácil da trilha.

Porém, o esforço é recompensado posteriormente ao chegar em outras praias ainda mais isoladas, com visuais incríveis.

Se quiser esticar um pouco pela trilha, saiba que você consegue chegar na Praia do Bonete e Grande do Bonete com um pouco mais de facilidade. Depois dessas a trilha começa a ficar mais difícil.

Saiba mais sobre a Trilha das 7 Praias: veja como fazer a trilha, todas as praias visitadas (como Bonete, Grande do Bonete, do Deserto, Cedro do Sul) e todas as dicas necessárias para percorrer a trilha.

Galeria de fotos

Vídeo

Vídeo da Trilha das 7 Praias no episódio 16 do Ubatuba Vista do Alto.

A Praia do Oeste é a primeira praia da Trilha das 7 Praias e no vídeo você encontrará imagens dela no minuto 1:43.

Hotéis e Pousadas na Praia do Oeste

Foto da Praia do Oeste Ubatuba - Naturam
- Advertisement -

A Praia do Oeste não possui hotéis e pousadas, apenas algumas casas para temporada.

Portanto, se você quiser tranquilidade e quiser se hospedar num local um pouco mais afastado você pode procurar a disponibilidade dessas casinhas através de aplicativos de hospedagem.

Ainda assim, como a Praia do Oeste tem acesso bastante facilitado por terra, você tem a possibilidade de se hospedar em praias próximas como a Lagoinha, praia da onde sai a Trilha para a Praia do Oeste, no Sapê, pequena praia que separa a Lagoinha da Maranduba, e também na própria Maranduba, que tem bastante opção de estadia e ótima infraestrutura.

Veja a lista de pousadas que nós indicamos em cada praia:

Veja também nossa seleção das melhores Pousadas em Ubatuba.

Se preferir, clique aqui e confira uma lista de pousadas encontradas na região através do booking, ou então fazer sua pesquisa através do buscador abaixo:

Booking.com

Como chegar na Praia do Oeste

Foto da Praia do Oeste Ubatuba - Naturam
Praia do Oeste na esquerda e Praia do Peres na direita

Como mencionamos anteriormente, por terra a principal alternativa para chegar na Praia do Oeste é através de trilha que se inicia no canto esquerdo da Praia da Lagoinha.

Indo de carro, entre na Praia da Lagoinha através do acesso da altura do km 77 da Rio-Santos, é o ponto mais próximo do início da trilha. Lá há vagas para estacionar.

A trilha para a Praia do Oeste é a mesma da Trilha das Sete Praias, e a Praia do Oeste é a primeira das praias.

O caminho é bem fácil e tranquilo, podendo ser percorrido em cerca de 15 minutos de caminhada que pode variar de acondo com a velocidade do passo. Crianças acompanham a trilha com facilidade.

A segunda alternativa por terra seria percorrendo a Trilha das 7 Praias a partir da Praia da Fortaleza, porém a trilha é bem mais difícil e, sem paradas, pode ser percorrida em cerca de 3h30. Se sua intenção for conhecer só a Praia do Oeste, vá pela Lagoinha.

A terceira e última forma de como chegar na Praia do Oeste seria através de passeio de barco que pode sair tanto da Praia da Fortaleza quanto da Maranduba.

Normalmente nos passeios de barco, a Praia do Oeste acaba fazendo parte de um roteiro onde você também visita outras praias mais isoladas que fazem parte da Trilha das 7 Praias.

O que achou da praia?

Foto da Praia do Oeste Ubatuba - Naturam

E aí, deu vontade de conhecer? O que achou da Praia do Oeste em Ubatuba?

Deixe sua opinião através dos comentários!

Aliás, se você já visitou a praia e tem alguma informação para acrescentar, também dê uma passada lá nos comentários para dar suas dicas.

Aproveite ainda para compartilhar esse guia da Praia do Oeste com as pessoas com quem você gostaria de ir pra lá!

Praia do Oeste, ótima para relaxar e descansar!

Comentários

O que achou? Deixe sua opinião!

Please enter your comment!
Please enter your name here

- De um apaixonado por viagens para outro -

Veja também

Mapa de Ubatuba – Praias e Pontos Turísticos

[googlemaps https://www.google.com/maps/d/u/3/embed?mid=1oWMst6KNh0kGANde9TVcwv3NHuaxiD5v&w=100%&h=500]

As 24 melhores praias de Ubatuba para família – Lista completa

Pense comigo, sabemos que Ubatuba possui mais de 100 belíssimas praias, e não é de se espantar que com tanta opção você fique...

Pousadas na Praia da Picinguaba

Selecionamos para você os melhores hotéis e pousadas na Praia da Picinguaba, Ubatuba (próxima da Ilha das Couves)! Obtenha o...