Picinguaba Ubatuba – A Praia

Praia da Picinguaba - Ubatuba - Naturam

A Praia da Picinguaba é uma antiga vila de pescadores tombada pelo Patrimônio Histórico, impedindo que o local sofra alterações.

Os pescadores do local ainda conservam casas, canoas e artefatos de pesca com suas características originais.

Águas calmas, ponto de saída e chegada de barcos, rodeada pelas ilhas Comprida, Carapuça e a famosa Ilha das Couves.

Na Picinguaba encontramos boas pousadas, bares e restaurantes.

A Praia da Picinguaba faz parte do Núcleo Picinguaba, Parque Estadual da Serra do Mar.

São 47.000 ha protegidos aproximadamente 80% do município. Patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO é o único ponto do litoral paulista onde são protegidos os ecossistemas costeiros, tais como praias, mangue, costões rochosos e mata de restinga.

Antes de mais detalhes sobre a praia, você pode dar uma olhada no episódio 11 da série Ubatuba Vista do Alto, onde mostramos pra você a Praia da Picinguaba vista de um outro ângulo, além das outras praias da região pra você conhecer.

É claro que o episódio não cobre tudo o que temos à dizer sobre esta praia incrível, mas com certeza te deixará com mais vontade ainda de ir pra lá!

In

Passeio de barco para a Ilha das Couves

Na praia você encontra opções de passeios para a Ilha das Couves – barquinhos te levam até a ilha e você pode deixar combinado a hora que o barquinho irá lhe buscar ou então entrar em contato com o pessoal avisando que quer voltar.

Os passeios são administrados pela Associação dos Barqueiros e Pescadores de Picinguaba. Por ser o ponto de saída de passeios de escuna ou lancha mais próximos da Ilha das Couves, são os mais baratos e de curta duração.

A Ilha das Couves  possui um quiosque que serve comida, porções e bebidas. Só não é permitido: churrasco, camping e animais.

Lembre-se de trazer seu lixo de volta para o continente.

Caminho e trilha para a Praia da Fazenda

Saindo da Praia da Picinguaba, entrando a pé em uma estradinha de terra do lado esquerdo da estrada, você encontrará uma pequena trilha que leva a Praia das Bicas e à Praia da Fazenda.

É um percurso de cerca de 20 minutos andando desde a Picinguaba, e a pequena trilha que você pega mais a diante no caminho é bem leve e tranquila.

Lembre-se: Cuidado ao atravessar o rio para a Praia da Fazenda, o mesmo pode conter correntezas e a maré pode mudar completamente durante o dia.

Siga a Naturam noYoutube NaturamYoutube e tenha acesso à diversos vídeos de praias e as melhores dicas de viagens!

Hotéis e Pousadas na Praia da Picinguaba

A Naturam indica os estabelecimentos abaixo:

Galeria de fotos

Vídeo da Praia da Picinguaba

Como chegar à Praia da Picinguaba

Pegar a Rio Santos no sentido Ubatuba-Paraty (norte). A cerca de 41 km do Centro de Ubatuba (Km 7,3 da Rio Santos) pegar via secundária asfaltada. Depois de aproximadamente 4 Km chega-se à Vila de Picinguaba.

Latitude -23.3763, Longitude -44.8389

Praias próximas

» Voltar para Praias de Ubatuba

11 COMENTÁRIOS

  1. Olá. Vcs indicam alguma agência ou guia de turismo para fazer esses roteiros ? Acho importante já que muitos desse lugares estão sendo depredados devido o turismo irresponsável e predatório.
    Vcs indicam alguma agência ou guia de turismo para acompanhar e orientar durante os passeios? Obrigada

    • Olá Rosiane!
      Sim, isso tem acontecido muito. O ideal seria conhecer estes locais na baixa temporada para evitar a superlotação, diminuindo significavelmente o impacto na natureza.
      A Ecotuba é uma empresa que faz passeios bacanas de forma consciente e sustentável.

  2. Olá, tudo bem?
    Há um tempo encontrei na internet umas informações sobre uma vila quilombola e uma tribo indígena em Picinguaba. Mas, agora não estou encontrando mais… você saberia me infromar algo sobre isso, pois vi que teria que agendar para fazer visita à esses locais. Obrigada!

  3. O Paraíso da simplicidade ainda com ilha das couves para contemplar mais ainda esse lugar maravilhoso

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here