Praias de Ubatuba Picinguaba Ubatuba - A Praia

Picinguaba Ubatuba – A Praia

A Praia da Picinguaba em Ubatuba é uma linda praia localizada no extremo norte de Ubatuba, já chegando bem perto de Paraty!

Esta vila de pescadores possui um visual único, mantendo conservadas as casas e também os costumes locais.

Além da rusticidade e do contato direto com a cultura local a Praia da Picinguaba atrai muitos turistas por ser o ponto mais próximo de saída de barco para a Ilha das Couves.

Foto da Praia da Picinguaba em Ubatuba

Este é só um resumo sobre a Praia da Picinguaba, continue lendo e descubra mais sobre a praia, como dicas de o que fazer, informações sobre o passeio de barco até a Ilha das Couves, infraestrutura, além de muitas fotos e vídeos para você se encantar ainda mais com a praia!

O que você encontra aqui:

Sobre a Praia da Picinguaba Ubatuba

Foto da Praia da Picinguaba em Ubatuba

A Praia da Picinguaba é uma antiga vila de pescadores tombada pelo Patrimônio Histórico, impedindo que o local sofra alterações.

Os pescadores do local ainda conservam casas, canoas e artefatos de pesca com suas características originais.

Possui um mar de águas calmas, praticamente uma piscina, onde é possível nadar tranquilamente. Esta característica também faz com que a praia seja muito procurada por famílias.

▶ Conheça as melhores praias de Ubatuba para ir com a família!

No entanto, ainda o principal motivo para que os turistas procurem a praia são os passeios de barco!

Próximo à Picinguaba temos a Ilha Comprida, a Carapuça e a famosa e mais requisitada, Ilha das Couves.

Outro fato interessante sobre a Praia da Picinguaba é que ela está localizada dentro do Núcleo Picinguaba, do Parque Estadual da Serra do Mar, onde são protegidos os ecossistemas costeiros.

Veja abaixo nosso vídeo da Praia da Picinguaba em Ubatuba. Aproveite e inscreva-se no nosso canal!

▶ Conheça TODAS as praias de Ubatuba – seleções especiais divididas em categorias para que você encontre a melhor praia de acordo com o que está procurando.

Infraestrutura

Foto da Praia da Picinguaba em Ubatuba

A infraestrutura na Praia da Picinguaba é bastante razoável.

Por lá você encontrará alguns bares de praia que disponibilizam cadeiras e guarda-sol para seus clientes, além de alguns restaurantes que servem deliciosas refeições, maioria especializada na culinária local.

No entanto, você ainda encontrará por lá vendedores ambulantes de sorvetes, açaís, e alguns moradores oferecem em suas casas alguns lanchinhos como hot dog.

Em relação à hospedagem, apesar de não ser abundante, há ótimas opções de estadias, mas sobre isso falaremos mais para frente.

Uma pergunta muito feita é em relação à estacionamento. A Picinguaba possui sim alguns estacionamentos, mas você também tem a possibilidade de parar o carro na rua.

O que fazer na Praia da Picinguaba

Foto da Praia da Picinguaba em Ubatuba
- Advertisement -

Há diversas opções de o que fazer na Praia da Picinguaba, e nossa primeira dica é relaxar e curtir o mar tranquilo da praia.

A segunda é tirar um tempo para caminhar pelo bairro, comer em algum restaurante e quem sabe até mesmo comprar alguma peça de artesanato feita pelos moradores.

A Praia da Picinguaba é uma praia muito boa para se passar o dia. Recomendamos ir na baixa temporada para aproveitar ainda mais a beleza e a tranquilidade da praia.

▶ Aproveite e leia nosso post sobre a melhor época para ir para Ubatuba!

Agora vamos aos passeios que você pode fazer por lá!

1 – Passeio de barco para a Ilha das Couves

Foto da Praia da Picinguaba em Ubatuba

São diversas as opções de passeios para a Ilha das Couves – barcos te levam até a ilha e você pode deixar combinado a hora que o barco irá lhe buscar ou então entrar em contato com o pessoal avisando que quer voltar.

Os passeios são administrados pela Associação dos Barqueiros e Pescadores de Picinguaba.

Por ser o ponto de saída mais próximos da Ilha das Couves, os passeios acabam sendo mais baratos e de curta duração comparado à outros pontos de saídas de barco – o percurso é de cerca de 15 minutos até a ilha. É claro que para isso, há um deslocamento maior até a Praia da Picinguaba, que está localizada no extremo norte de Ubatuba.

Ilha das Couves Ubatuba - Naturam
O quiosque está localizado na Praia Maior

A Ilha das Couves possui um quiosque que serve comida, porções e bebidas. Só não é permitido: churrasco, camping e animais.

Lembre-se de recolher todo o lixo antes de ir embora, preservando a beleza da Ilha das Couves.

2 – Fazer uma trilha para a Praia da Fazenda

Saindo da Praia da Picinguaba, entrando a pé em uma estradinha de terra do lado esquerdo da estrada, você encontrará uma pequena trilha que leva a Praia das Bicas e à Praia da Fazenda.

É um percurso de cerca de 20 minutos andando desde a Picinguaba, e a pequena trilha que você pega mais adiante no caminho é bem leve e tranquila.

Lembre-se: Cuidado ao atravessar o rio para a Praia da Fazenda, o mesmo pode conter correntezas e a maré pode mudar completamente durante o dia, tornando perigoso atravessar o rio.

Recomendamos não atravessar o rio e curtir a beleza da Fazenda na Praia das Bicas.

Uma caminhada tranquila e revigorante.

3 – Visitar praias próximas

Foto da Praia da Picinguaba em Ubatuba
Praia da Picinguaba e ao fundo, Praia da Fazenda

A Picinguaba está localizada próxima de praias incríveis de Ubatuba.

A primeira é a Praia da Fazenda, uma praia extensa, de areia batida, e mar que demora para afundar, de águas cristalinas. É totalmente preservada e não possui estrutura.

A segunda, também seguindo para o sul, é a Praia da Almada. Para acessá-la você terá que pegar uma estrada secundária. Possui águas calmas, com incríveis restaurantes à beira mar. Um ambiente totalmente familiar!

No canto esquerdo da Almada, passando as pedras, temos a Praia do Engenho, também com um mar calmo.

Se você é do tipo aventureiro recomendamos fazer a trilha da Praia Brava da Almada ou então a trilha para a Laço da Cavala, ambas saindo da Praia do Engenho.

Agora no sentido norte à Picinguaba, um pouco antes da divisa com Paraty temos a Praia do Camburi, uma praia cercada pela natureza, de beleza singular, com alguns bares de praia.

Veja abaixo o episódio 11 da série Ubatuba Vista do Alto, onde mostramos pra você a Praia da Picinguaba e outras praias da região.

Hotéis e Pousadas na Praia da Picinguaba

Foto da Praia da Picinguaba em Ubatuba

A Praia da Picinguaba possui ótimas pousadas e algumas casas de aluguel para temporada.

Apesar da oferta não ser grande, as opções disponíveis atendem à um público bastante variado.

No entanto, caso não encontre o que procura por lá, você sempre tem a opção de se hospedar em praias próximas à Picinguaba, como na Praia do Prumirim, Félix e Itamambuca.

Veja nossas listas com as melhores pousadas em cada praia:

Se preferir, clique aqui para ver a oferta de pousadas no booking, ou então faça sua pesquisa através do buscador abaixo:

Booking.com

Galeria de fotos

Dicas para aproveitar melhor a praia

Foto da Praia da Picinguaba em Ubatuba

A Picinguaba já foi uma praia mais vazia, uma opção para relaxar e fugir de muvucas.

No entanto, com o aumento da procura pelos passeios para a Ilha das Couves, a Praia da Picinguaba acabou por entrar no mapa da rota dos turistas.

Portanto, em épocas de maios movimento recomendamos chegar cedo para conseguir vaga para parar seu veículo.

Outra dica seria evitar visitar a Ilha das Couves na alta temporada a fim de conservá-la, o que é uma vantagem pois em outras épocas a ilha estará mais vazia e você conseguirá curtir melhor a praia. Não se esqueça de levar seu snorkel!

Como chegar à Praia da Picinguaba

Foto da Praia da Picinguaba em Ubatuba

A Praia de Picinguaba fica na região norte de Ubatuba, a cerca de 41 km do centro.

Ela é acessível por via secundária de asfalto, cuja entrada principal está localizada no km 7,3 da Rio-Santos, sentido norte, Paraty.

Depois de aproximadamente 4 km chega-se à Vila de Picinguaba.

O que achou da praia?

Foto da Praia da Picinguaba em Ubatuba

A Praia da Picinguaba é uma praia perfeita para entrar em maior contato com a cultura local, tomar um banho de mar em águas calmas, e ainda poder fazer um inesquecível passeio de barco!

O que você achou da praia? Já conhecia? Nós te ajudamos com nossas dicas?

Não se esqueça de deixar seu comentário!

Aproveite também e compartilhe essa praia com pessoas que amem Ubatuba tanto quanto você!

Comentários

  1. Olá. Vcs indicam alguma agência ou guia de turismo para fazer esses roteiros ? Acho importante já que muitos desse lugares estão sendo depredados devido o turismo irresponsável e predatório.
    Vcs indicam alguma agência ou guia de turismo para acompanhar e orientar durante os passeios? Obrigada

    • Olá Rosiane!
      Sim, isso tem acontecido muito. O ideal seria conhecer estes locais na baixa temporada para evitar a superlotação, diminuindo significavelmente o impacto na natureza.

  2. Olá, tudo bem?
    Há um tempo encontrei na internet umas informações sobre uma vila quilombola e uma tribo indígena em Picinguaba. Mas, agora não estou encontrando mais… você saberia me infromar algo sobre isso, pois vi que teria que agendar para fazer visita à esses locais. Obrigada!

  3. O Paraíso da simplicidade ainda com ilha das couves para contemplar mais ainda esse lugar maravilhoso

O que achou? Deixe sua opinião!

Please enter your comment!
Please enter your name here

- De um apaixonado por viagens para outro -

Veja também

Mapa de Ubatuba – Praias e Pontos Turísticos

[googlemaps https://www.google.com/maps/d/u/3/embed?mid=1oWMst6KNh0kGANde9TVcwv3NHuaxiD5v&w=100%&h=500]

As 24 melhores praias de Ubatuba para família – Lista completa

Pense comigo, sabemos que Ubatuba possui mais de 100 belíssimas praias, e não é de se espantar que com tanta opção você fique...

Pousadas na Praia da Picinguaba

Selecionamos para você os melhores hotéis e pousadas na Praia da Picinguaba, Ubatuba (próxima da Ilha das Couves)! Obtenha o...