São Luiz do Paraitinga

Naturam » Tipo de Viagem » São Luiz do Paraitinga

Quem vai de Taubaté a Ubatuba pela rodovia Oswaldo Cruz encontra pelo caminho a simpática São Luiz do Paraitinga, uma pacata cidade com muitas construções históricas, várias festas durante o ano e bons restaurantes e hospedagens.

Mas o que mais atrai público para a cidade são as atividades ligadas à natureza: o ecoturismo e os esportes de aventura, praticados no Núcleo Santa Virgínia, pertencente ao Parque Estadual da Serra do Mar.

O que fazer em São Luiz do Paraitinga:

Região Urbana de São Luiz do Paraitinga

Bucólica, tranquila e receptiva, a cidade oferece tanto momentos de paz e fuga do stress, saborear boa comida nos inúmeros quanto diversão em muitas festas durante o ano todo.

Ao passear pelo centro São Luiz do Paraitinga, o visitante se vê cercado de casarões e construções históricas do período colonial, notadamente da época dos ciclos do ouro e do café no Vale do Paraíba.

E o slogam “Cidade das Mil Festas” é levado a sério… são festas de todos os tipos: as festas juninas, carnavalescas com festivais de marchinhas e muitos eventos junto à natureza como os circuitos de Trilhas e Montanhas, passeios ciclísticos e muitas outras.

O site da prefeitura possui um calendário sempre atualizado das principais festas e eventos da cidade, conheça todos para programar uma ótima viagem: https://www.saoluizdoparaitinga.tur.br/calendário-festivo.

Hotéis e Pousadas em São Luiz do Paraitinga

A Naturam indica para você os estabelecimentos de hospedagem abaixo, com reserva segura e garantida pelo Booking. Clique nas hospedagens para visualizar página com informações completas, fotos, preços e contatos/reservas:

Pousada Araucária

Pousada Primavera

Pousada Asa do Vento

Chácara do Delei

Pousada Recanto Nativa’s

Pousada Chique na Roça

Encontrou sua hospedagem? Você pode também fazer uma pesquisa no mapa interativo abaixo, trazendo não só hotéis e pousadas da região, mas também chalés, suítes, e até casas para temporada, tudo com reserva pelo Booking:

Booking.com

Restaurantes em São Luiz do Paraitinga

São Luiz do Paraitinga possui muitos restaurantes com culinárias variadas, sendo bastante procurado um prato típico de nome “Afogado”. No mapa Google abaixo, já com filtro dos restaurantes e estabelecimentos de gastronomia da cidade e localização, você poderá fazer sua pesquisa e escolher a melhor opção:

Como chegar em São Luiz do Paraitinga

O melhor caminho para São Luiz do Paraitinga é a Rodovia Oswaldo Cruza, que liga Taubaté a Ubatuba. A cidade fica no Km 42. A cidade é pequena e com facilidade você conhecerá toda a região urbana de carro e até a pé.

Já deixamos abaixo um Mapa Google preparado para você, basta clicar e traçar as rotas possíveis a partir de sua localização de origem:

Núcleo Santa Virgínia

Inaugurado em 1989, o Núcleo Santa Virgínia faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar tem extensão de 17.500 hectares, e sua área está inserida nos municípios de São Luiz do Paraitinga, Natividade da Serra, Cunha, Ubatuba e Caraguatatuba, todos pertencentes à região do Vale do Paraíba.

O Núcleo tem grande parte de florestas intactas protegidas do Vale do Paraíba, e seu relevo acidentado favorece a formação de cachoeiras e ótimas trilhas pela Mata Atlântica, sendo um dos principais pontos turísticos de São Luiz do Paraitinga.

Veja algumas das principais atividades de Ecoturismo do núcleo a seguir.

Rafting no Rio Paraibuna

Rafting Rio Paraibuna, foto site PESM

Essa incrível aventura passa pelas cachoeiras do Saltinho, Salto Grande, Ponte de Pedra, Corredeiras da Gamela de Pedra e do Itapavão. Você deve procurar as empresas especializadas – o Núcleo indica:

Operadoras: Cia de Rafting – www.ciaderafting.com.br

Paraitinga Turismo – www.paraitinga.com

Trilhas na Mata Atlântica

Trilhas Núcleo Santa Virgínia, foto site PESM

São várias as trilhas desenvolvidas na Mata Atlântica, algumas de nível difícil, para aventureiros mais experientes e preparados, outras que podem ser feitas por qualquer pessoa. São elas:

Trilha do Pico do Corcovado – este pico fica a 1.168 metros de altitude, e dele se pode vislumbrar uma fantástica vista da Serra do Mar e das praias do Litoral Norte. Muito extensa, passa pelos núcleos Santa Virgínia e Picinguaba. É uma trilha de nível difícil, adequada para atletas e pessoas com bom preparo físico.

Trilha da Pirapitinga – é uma trilha de nível médio, pelas margens dos rios Paraibuna e Ipiranga, e no percurso surgem cascatas e piscinas naturais. Cerca de 5,6 km num percurso de ida e volta.

Trilha Poço do Pito – Esta trilha de nível médio (8 km ida e volta) é feita às margens do Rio Paraibuna, passando por uma grande rocha até uma cachoeira, ambas conhecidas pelo nome Lajeado;

Trilha do Ipiranga – É uma caminhada pelas margens do Rio Ipiranga até a cachoeira de mesmo nome. Pela riqueza da flora e fauna locais é bastante utilizada para educação ambiental.

Trilha do Garcês – Trilha que passa pelo Rio Grande, com passagem pelas cachoeiras do Jacu e do Garcês. Ótima para observar a natureza, boas chances de encontrar mamíferos e aves silvestres.

Trilha do Rio Grande – Essa trilha é feita acompanhando as margens do Rio Grande. Tem 14 km de ida e volta, portanto, requer um bom condicionamento físico. Ótima para observas as florestas secundárias e primárias.

Todas essas trilhas devem ser feitas com monitor credenciado, e, portanto, necessitam de agendamento. Para maiores informações acesse a página https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/pesm/nucleos/santa-virginia/atividades/

Cachoeiras

Cachoeiras Núcleo Santa Virgínia, foto site PESM

A região do Núcleo Santa Virgínia é cortada pelos rios Paraibuna, Ipiranga, Grande e vários outros, e em muitos deles encontramos belas cachoeiras.

Numa região de Mata Atlântica preservada, a visita às cachoeiras reserva momentos de grande intimidade com a flora exuberante do Parque Estadual da Serra do Mar.

Quer conhecer as cachoeiras? Veja informações mais detalhadas diretamente na página de atividades no site oficial do Núcleo Santa Virgínia: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/pesm/nucleos/santa-virginia/atrativos/

Links Oficiais

Saiba tudo sobre o Núcleo Santa Virgínia no site oficial: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/pesm/nucleos/santa-virginia/

Conheça o Parque Estadual Serra do Mar, a maior porção contínua preservada de Mata Atlântica no Brasil com 332 mil hectares compreendendo 25 municípios paulistas: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/pesm/

▶ Vai viajar? Então reserve aqui!

Você sabia que ao fazer uma reserva com um link aqui no nosso blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda a Naturam a produzir mais artigos de qualidade! Agradecemos imensamente a ajuda!

Deixe um comentário