PRAIAS DE ILHABELA

Naturam » Outros » PRAIAS DE ILHABELA

Ilhabela tem praias de vários tipos e perfis. Conheça aqui as Melhores Praias de Ilhabela – sejam as mais movimentadas, as mais tranquilas e as isoladas e desertas.

Lista de Praias de Ilhabela

Praia de Castelhanos

Praia do Curral

Praia da Feiticeira

Praia do Julião

Praia do Bonete

Praia do Jabaquara

Praia Grande

Praia da Fome

Praia da Armação

Praia do Perequê

Praia do Veloso

Praia do Pinto

Praia do Viana

Praia do Portinho

Praia de Castelhanos

Praia de Castelhanos

A espetacular Praia de Castelhanos fica no lado de Ilhabela oposto ao continente. O acesso é difícil, por estrada de terra onde normalmente vão melhor os veículos preparados para este tipo de terreno, e até com tração 4×4.

Existem inclusive empresas especializadas que levam grupos de turistas para passar o dia em Castelhanos, fazendo o traslado com veículos off-road ou em passeios de barco, passando por outras praias pelo caminho.

E o passeio vale muito a pena! Com um visual fantástico, muitos consideram a Castelhanos uma das praias mais bonitas do Litoral Paulista e até do Brasil.

E a partir da Praia de Castelhanos parte trilhas para as praias vizinhas, como a Praia Mansa e a Praia Vermelha, e para a Cachoeira do Gato, uma das maiores cachoeiras de Ilhabela.

Conheça a página especial com muitas fotos e dicas: Praia de Castelhanos

Praia do Curral

Praia do Curral

Extensão: 500 metros

Localização: Está localizada a cerca de 9km ao sul da balsa.

Praias próximas: Praia Grande e Praia do Veloso

A Praia do Curral é com certeza a mais badalada de Ilhabela. Tem cerca de 500 metros, larga faixa de areia e grande área verde, ótima opção para aqueles que fogem do sol.

Com ótima infraestrutura, possui diversos quiosques, bares e restaurantes espalhados pela praia, com banheiros, duchas e estacionamentos.

No canto esquerdo da praia, está localizada a Capela de Santa Cruz. Seu acesso é feito por uma escadaria que permite a contemplação da paisagem em um mirante.

Para mais dicas e fotos da Praia do Curral, consulte a página Praia do Curral.

Praia do Bonete

Praia do Bonete

A belíssima Praia do Bonete é atrai as pessoas pelo incrível visual, pelas ótimas ondas e pela natureza exuberante, atraindo desde o pessoal do surf aos amantes do ecoturismo.

Pouco frequentada pelo difícil acesso, possui uma comunidade tradicional caiçara que preserva a riqueza de sua cultura.

O acesso é feito através de canoas caiçaras ou barcos de passeio, ou então por uma trilha de 12km, extensa, mas não íngreme, levando de 3h a 5h de caminhada.

Saiba tudo sobre a praia, como fazer os acessos, fotos e outras informações consultando a página Praia do Bonete Ilhabela.

Praia da Feiticeira

Praia da Feiticeira

Uma das mais famosas praias de Ilhabela, a Praia da Feiticeira é uma pequena praia de menos de 300 metros, de areia grossa e em formato de tombo. Entre a praia e a costeira do sul, duas cachoeiras desaguam.

É considerada uma praia tranquila, boa para quem procura um pouco de descanso. Suas águas transparentes e muitas árvores tornam-se um refúgio de tranquilidade e paz.

O acesso se dá por uma trilha a partir da estrada, passando pelo casarão e por uma cachoeira construída pelos antigos donos da fazenda que deságua na praia.

O mar calmo e claro também é propício para os praticantes de mergulho.

Saiba mais em uma página totalmente dedicada a essa praia: Praia da Feiticeira.

Praia do Julião

Praia do Julião

A Praia do Julião é uma bela praia de mar azul e calmo, e areia fina e branca. Suas águas transparentes são uma ótima oportunidade para observar os peixes nas pequenas piscinas naturais entre as pedras na parte rasa – não esqueça a máscara e o snorkel, inclusive para as crianças, que vão adorar!

Não possui grande infraestrutura, porém barraquinhas de comes e bebes costumam aparecer em alta temporada.

O acesso é por trilha, porém é uma trilha bem fácil, toda calçada e de cerca de 300 metros – sendo então uma boa opção para famílias.

Para ver as dicas de como chegar, fotos e outras informações veja em Praia do Julião.

Praia do Jabaquara

Praia do Jabaquara

A Praia do Jabaquara é a última praia que dá para ser acessada por carro, para quem vai em direção à Vila. No caminho passa por mirantes com vistas magníficas de 180° de todo o Litoral Norte e das belezas da Serra do Mar.

Essa maravilhosa praia é cercada pela natureza, possui larga faixa de areia branca e mar azul turquesa. É cortada por dois riachos, um em cada extremidade. O rio que deságua no lado direito da praia forma uma linda lagoa de água doce.

A praia é habitada por uma comunidade tradicional caiçara e possui moderada infraestrutura, com estacionamento, quiosques e restaurantes.

O acesso é feito através de uma estrada de terra. Portanto, se for de carro e não possuir um veículo 4×4, vá com cuidado, evitando dias de chuva quando a pista fica escorregadia e sujeita a buracos.

Quer saber mais sobre essa incrível praia? Saiba mais em Praia do Jabaquara.

Praia Grande

Praia Grande

A Praia Grande é uma praia de tombo, possui areia grossa e amarelada e tem a orla enfeitada por coqueiros. Um pequeno rio deságua no mar, em sua ponta esquerda.

Possui boa infraestrutura, com quiosques e restaurantes que oferecem guarda sol aos visitantes, e um calçadão com banquinhos, uma quadra poliesportiva e até uma capelinha — a Capela de São Benedito, construída com as pedras do Ilhote em frente à praia.

Está localizada um pouco antes da praia do Curral, mas ao contrário de sua movimentada vizinha é uma praia mais tranquila, ótima para contemplar o litoral e a natureza.

Veja informações completas em Praia Grande Ilhabela.

Praia da Fome

Praia da Fome

Famosa por ser uma ótima praia para a prática de mergulho devido a seu mar transparente, a Praia da Fome é uma praia de areia clara, muitas árvores e mar calmo.

Possui uma pequena comunidade com casas de pescadores, e sua infraestrutura conta com quiosques que fornecem a seus clientes mesas e cadeiras, além de banheiro.

Um grande casarão histórico se destaca na praia, ruínas de uma senzala, sendo um dos exemplares do patrimônio histórico de Ilhabela.

O principal acesso é pelo mar em passeios de lancha, ou por uma trilha de 3 horas a partir de Jabaquara, sendo importante a presença de um guia.

Saiba como chegar e veja dicas e fotos em Praia da Fome Ilhabela.

Praia da Armação

Praia da Armação
Praia da Armação – Ilhabela

A Praia da Armação tem areias claras e muita área verde, com bom movimento durante todo o ano. Lá encontra-se uma Igrejinha – a Capela Imaculada Conceição, assim como riachos e uma pequena indústria de pesca.

 A Praia da Armação é ótima para a prática de Stand-up Paddle, Vela, Windsurf e Kitesurf, e na praia está a sede da Associação de Windsurf de Ilhabela. A sede possui banheiros e chuveiros e até um barzinho. Também há nesta praia uma escola de esportes náuticos.

Veja como chegar e mais informações em Praia da Armação Ilhabela

Praia do Perequê

Praia do Perequê

A Praia do Perequê é uma das maiores praias da ilha, de mar calmo. É ótima para levar crianças sem preocupação, pois conta também com playgrounds à beira-mar, coqueiros e muitas árvores com deliciosas sombras nos dias de sol forte.

Recebe grande número de visitantes por estar localizada bem próxima ao centro e também por sua infraestrutura, com diversas opções de comércios.

É o principal ponto de embarque e desembarque de canoas e barcos de pequeno porte, e oferece uma excelente infraestrutura com estacionamento, duchas de água doce e quiosques, que disponibilizam mesas e cadeiras na areia bares e restaurantes.

Os bares na orla costumam ficar cheios durante a alta temporada, gerando movimento até mais tarde.

Para saber tudo sobre esta praia visite a página Praia do Perequê Ilhabela.

Praia do Veloso

Praia do Veloso

O visual da Praia do Veloso é marcado por pedras distribuídas pela praia de areia escura e águas calmas e claras, resultando num belo visual. É um lugar ótimo para quem busca um pouco de descanso.

A praia não possui quiosques e suas proximidades não contam com nenhum tipo de comércio, apenas casas residenciais e de veraneio.

A entrada da praia fica a 300 metros depois da praia do Curral. No canto esquerdo, uma capelinha (Capela de Santa Cruz) domina o morro entre o Veloso e a praia do Curral.

A praia é muito frequentada por mergulhadores, pois lá se encontra o navio Aymoré, naufragado em 1920.

Veja mais informações e dicas em Praia do Veloso.

Praia do Pinto

Praia do Pinto

A beleza exuberante da Praia do Pinto faz com que muitos a considerem uma das praias mais bonitas de Ilhabela, e é bem movimentada durante todo o ano todo.

Tem um mar azul e calmo, com espaçosa faixa de areia fina e branca, e muita vegetação, ótima para banhistas e para a prática de esportes como Stand Up Paddle.

Possui uma ótima infraestrutura, com quiosques e restaurantes que disponibilizam mesas, cadeiras e banheiros.

O acesso é feito através de um condomínio, mas também é possível chegar na Praia do Pinto indo até a Praia da Armação e voltar caminhando pela calçada sobre a costa, já que as duas praias ficam próximas.

Quer saber mais sobre esta bela praia? Conheça: Praia do Pinto.

Praia do Viana

Praia do Viana

A charmosa Praia do Viana possui areias claras, diversas pedras e águas limpas e transparentes, com coqueiros enfeitando toda a sua orla.

De fácil acesso, a praia costuma ser movimentada – seu mar calmo e sem ondas é perfeito para um passeio em família, com crianças pequenas e pessoas da terceira idade.

A praia possui uma estrutura para o turista, com quiosques e restaurantes, que dispõem de mesas e guarda-sóis na areia.

Para quem gosta de observar o fundo do mar com snorkel, as pedras no mar escondem diversas espécies de peixes e outros animais marinhos.

Veja mais dicas e informações em Praia do Viana

Praia do Portinho

Praia do Portinho

A Praia do Portinho, que atrai por sua simplicidade e aconchego, é uma praia cercada por pedras e árvores, um ótimo refúgio para quem busca um espaço tranquilo.

Integrante do Santuário Ecológico da Ilha das Cabras, caça, pesca e coleta são proibidas no local.

Com infraestrutura razoável, a praia possui quiosques e estacionamento, com movimento razoável nos fins de semana e maior na alta temporada.

Suas águas calmas e transparentes são uma ótima pedida para um mergulho, até porque a visibilidade na água chega a até 10m, e é boa também para praticar outros esportes como caiaque ou Stand Up Padle.

▶ Vai viajar? Então reserve aqui!

Você sabia que ao fazer uma reserva com um link aqui no nosso blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda a Naturam a produzir mais artigos de qualidade! Agradecemos imensamente a ajuda!

Deixe um comentário