Praia da Cocanha Caraguatatuba

Se você está a procura de uma praia com um visual incrí­vel, estruturada e familiar, então a Praia da Cocanha em Caraguatatuba é uma ótima opção pra você!

Aliás, se olhar as opiniões e comentários das pessoas que frequentam a praia, você notará que todas falam de sua beleza e de seu delicioso mar, com águas tranquilas, perfeita para nadar.

Foto da Praia da Cocanha Caraguatatuba - Naturam

É certamente uma praia diferenciada em Caraguatatuba, e para te ajudar, criamos um guia completo sobre ela.

Dessa forma, aqui você encontrará todas as informações sobre a Praia da Cocanha, como dicas de o que fazer, hotéis e pousadas, como chegar, praias próximas e claro, muitas fotos espalhadas pela página para a sua apreciação.

Esperamos que goste das nossas dicas! Depois de ler, não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários.

Mas antes, confira esse vídeo incrível que fizemos da Praia da Cocanha!

▶ Confira também guia completo de Caraguatatuba, com muitas dicas de o que fazer, e também o guia com todas as Praia de Caraguatatuba, vale a pena conferir!

O que você encontra aqui:

Sobre a Praia da Cocanha

Foto da Praia da Cocanha Caraguatatuba - Naturam

Antes de mais nada, é preciso saber onde fica essa linda praia!

Bom, a Praia da Cocanha fica situada na região norte da cidade, a apenas 11km do centro de Caraguatatuba.

Além disso, tem como vizinha do lado esquerdo a Praia da Mococa, e do lado direito, Massaguaçú.

É uma praia quase que escondida, e por isso a Cocanha preserva um aspecto mais natural, com muita vegetação – mas ainda assim, conta com ótima estrutura para o turista.

A Praia da Cocanha é marcada pelos ótimos quiosques, mas principalmente por ser uma praia aberta, extensa, e com mar de águas tranquilas, ótimo para crianças.

Outra característica muito marcante da praia é o rio que encontramos no canto direito da praia, o o Rui Gracuí (também conhecido como Rio Cocanha), que separa a Praia da Cocanha da Praia de Massaguagú.

Também não podemos nos esquecer da Ilha da Cocanha, que fica bem de frente à praia, não muito distante da costa, contribuindo para tornar ainda mais belo o visual desta simpática praia de Caraguatatuba.

– Infraestrutura

Foto da Praia da Cocanha Caraguatatuba - Naturam

Agora, quanto à infraestrutura, já mencionamos anteriormente que a Cocanha possui excelente estrutura para o turista – ou seja, ela conta com bons restaurantes, quiosques e lanchonetes.

Além disso, em frente à praia existe um grande número de vagas para estacionar veí­culos. Porém, vale lembrar que é importante chegar cedo para garantir um lugar, principalmente em períodos de maior movimento, pois como a praia fica mais cheia é comum ver as vagas se esgotarem.

Em relação às acomodações, no bairro você encontra muitas casas de veraneio, mas também há ótimas opções de hotéis e pousadas. Selecionamos algumas opções de acomodações para você aqui.

Sem dúvidas, toda essa estrutura e o mar calmo contribuem para que a praia tenha um ambiente bastante familiar.

– Movimento na Praia da Cocanha

No geral, é uma praia com movimento moderado o ano inteiro, e por ser uma praia extensa, é possível encontrar um cantinho com mais sossego, principalmente nas regiões onde não há quiosque.

Mas como a maioria das praias do litoral norte de SP, na alta temporada e feriados a Praia da Cocanha costuma encher bastante.

Sendo assim, se quiser aproveitar ela mais vazia, recomendamos que vá em outras épocas do ano, como outono e inverno, ou então, durante a semana.

O que fazer na Praia da Cocanha

Foto da Praia da Cocanha Caraguatatuba - Naturam

Se está planejando visitar a praia, com toda a certeza também está se perguntando sobre o que fazer na Praia da Cocanha!

Primeiramente, já podemos dizer que algo que você não pode deixar de fazer quando visitar a Cocanha é caminhar pela extensa praia e apreciar a linda vista.

Nossa segunda dica está relacionada ao mar:

1. Praticar esportes em suas águas calmas

Foto da Praia da Cocanha Caraguatatuba - Naturam

Decerto, o mar calmo da Cocanha favorece a prática de esportes aquáticos como stand up paddle e caiaque, e como não poderia faltar, lá encontramos com facilidade pontos de aluguel destes equipamentos.

Sendo assim, é uma ótima oportunidade de se aventurar no mar, seja você iniciante ou não – todos podem se divertir!

Você também encontrará por lá, principalmente em épocas de mais movimento, passeios de banana boat.

No banana boat (um barco inflável amarelo) você é rebocado para alto mar e lá o barco faz algumas manobras até as pessoas caí­rem no mar. Muito divertido!

2. Passeio de Barco

Foto da Praia da Cocanha Caraguatatuba - Naturam

Logo em frente a Cocanha você verá duas ilhas – a Ilha da Cocanha, que é a ilha mais próxima da costa e a que temos melhor vista, e mais distante, à esquerda, temos a Ilha do Tamanduá.

As duas ilhas possuem praia, e por isso, se toram uma excelente opção de passeio em Caraguatatuba.

Dessa forma, como ambas as ilhas ficam próximas da Praia da Cocanha, encontramos por lá diversos barqueiros que fazem passeios de barco até as ilhas.

Na Ilha da Cocanha encontramos apenas uma pequena prainha, que também é muito boa para mergulho – aliás, muitas pessoas aproveitam para conhecer a ilha através de caiaque e stand up paddle, de tão próxima!

No entanto, a ilha que mais recebe passeios é certamente, a Ilha do Tamanduá!

A Ilha do Tamanduá, apesar de mais distante, é uma ilha maior, com duas praias, e conta com mais infraestrutura comparada a Ilha da Cocanha.

Com isso a ilha se torna uma das melhores opções de passeios na região, já que, além de possuir lindas praias, é possí­vel fazer mergulho livre em seu mar de águam calmas, além de ser também uma boa opção para a prática de pesca esportiva.

Outros pontos onde há saí­das de barco para a Ilha do Tamanduá é a Mococa (local mais próximo da ilha), Tabatinga e Massaguaçú.

O custo do passeio pode variar de acordo com a época, mas custa em média R$ 25 para duas pessoas para ficar 30 minutos.

Vale muito a pena!

3. Passear no Centro de Caraguatatuba

Uma grande vantagem da Praia da Cocanha é estar a apenas 11 km do centro, portanto, visitar o centro se torna uma opção muito válida de passeio!

Ou seja, quando a noite cai, saí­mos à procura de lugares para comer e beber, além de opções diferentes de lazer, e a boa notícia é que você irá encontrar tudo isso no centro de Caraguatatuba.

Sendo assim, na Praia do Centro você encontra uma larga avenida e um bonito calçadão onde concentra-se a área mais movimentada da cidade.

Ali está situado o famoso parque de diversões de Caraguatatuba, a praça de eventos, uma pista oficial de skate e o centro de diversões aquáticas onde ocorrem os grandes shows e comemorações.

Também não faltam opções de excelentes bares além de fast foods como MCDonald’s, Subway, entre outros.

Agora, apensar de uma infraestrutura menor do que na Praia do Centro, a Praia de Massaguaçú tem se tornado uma ótima pedida para sair à noite, já que o número de bares e restaurantes tem aumentado bastante no bairro nos últimos anos!

4. Visitar as praias vizinhas

Praia de Massaguaçu – 5 km de distância

Estando na Cocanha, você pode também aproveitar para visitar praias vizinhas.

A primeira delas fica no lado direito, a Praia de Massaguaçu!

Apesar de ser uma praia de tombo, encontramos lá ótima infraestrutura e muitos quiosques, um lugar para relaxar e curtir o visual. Além disso, também é comum a prática de pesca na praia.

Praia da Mococa – 2 km de distância

Por outro lado, no lado esquerdo da Cocanha, temos a Mococa, uma praia menor, mas ótima para banho. Conta com visual muito bonito, infraestrutura, e lá é possí­vel tanto o banho de mar quanto o banho de rio.

Praia de Tabatinga – 6,6 km de distância

Mais ao norte, depois da Mococa e já na divisa com Ubatuba, temos a Tabatinga, uma das mais famosas da cidade, com boa infraestrutura e um mar calmo.

5. Mangue, Fazenda de Mexilhões e Festival do Mexilhão

Ao norte da praia, ou seja, em seu canto esquerdo, há um local onde onde o mangue encontra o mar.

Tem um morro a frente com algumas rochas. 

Esse ponto está longe dos quiosques, portanto, costuma ter menos movimento, atraindo pessoas em busca de sossego.

É de fato um lugar muito bonito para fazer fotos e uma caminhada.

A água que vem do mangue é bem escura com um lodo avermelhado.

Além disso, a Praia da Cocanha também é usada por maricultores da região.

Ou seja, na Ilhota que fica a poucos metros da praia, existem Fazendas de Mexilhões que garantem a sobrevivência de alguns moradores.

Por consequência, no final do outono é realizada o Festival do Mexilhão. Barracas com os mais diversos e saborosos pratos à base do molusco são preparados e comercializados pelos mesmos maricultores.

Além da culinária caiçara, no evento há recreação infantil, artesanatos tí­picos da região e atrações musicais.

Milhares de pessoas comparecem ao Festival todos os anos.

Por fim, o festival normalmente ocorre na Praça Irmã Lucila, Massaguaçu, na Av. Maria Carlota.

No entanto, recomendamos confirmar as informações do evento como realização, data e local antes de ir.

6. Relaxar e curtir o dia com tranquilidade graças à sua infraestrutura

Foto da Praia da Cocanha Caraguatatuba - Naturam

Nada melhor do que passar um dia despreocupado, não é mesmo?

Na Praia da Cocanha as crianças podem brincar livremente, o mar é calmo, e para a segurança de todos, um salva-vidas está sempre presente no local.

Foto da Praia da Cocanha Caraguatatuba - Naturam

Os quiosques oferecem deliciosas opções de comidas, porções, bebidas e drinks gelados, além de cadeiras e guarda sol para maior comodidade.

Hotéis e Pousadas na Praia da Cocanha

Foto da Praia da Cocanha Caraguatatuba - Naturam

Como mencionamos anteriormente, no bairro você encontra muitas casas de veraneio, mas também há opções de hotéis e pousadas na Praia da Cocanha, algumas inclusive, são pé na areia!

Mas não só isso, os tipos de hospedagens se estendem para chalés, casas para temporada e apartamentos.

Ainda assim, se quiser procurar pelos arredores da Praia da Cocanha, você pode dar uma olhada nas hospedagens da Praia de Massaguaçú e na Praia da Mococa.

Veja a seguir as melhores hospedagens indicadas pela Naturam:

Pousada Sol e Cia

Pousada A Ver o Mar

Como chegar na Praia da Cocanha

Foto da Praia da Cocanha Caraguatatuba - Naturam

A Praia da Cocanha fica logo antes da Mococa, na região norte de Caraguatatuba, sentido Ubatuba, a aproximadamente 11 km do centro de Caraguatatuba.

Chegar na Cocanha é fácil, pois há placas indicativas.

Na Rodovia BR 101, saindo do perí­metro urbano de Caraguatatuba e seguindo em direção à Ubatuba, logo você já verá a placa indicando a Praia da Cocanha, fica depois da Massaguaçú, fique atento. 

Clique aqui para ver onde fica a praia no google maps.

Ambiente familiar e muito lazer!

Foto da Praia da Cocanha Caraguatatuba - Naturam

A Praia da Cocanha em Caraguatatuba é certamente uma das praias famosas e mais bonitas da cidade.

Possui um ambiente bastante familiar, tem muitas opções de lazer e é um lugar para onde as pessoas vão para curtir a praia com conforto e tranquilidade.

Mas e você, já conhecia a Praia da Cocanha? Gostou das nossas dicas? Conte para nós nos comentários! Sua opinião nos ajuda a criar conteúdos cada vez melhores.

E não se esqueça: antes de ir, consulte a Previsão do Tempo Caraguatatuba.

Aproveite também para compartilhar essa linda praia com as pessoa que você gostaria de levar pra lá quando for pra Caraguatatuba!

Outros destinos recomendados

Foto da Praia da Cocanha Caraguatatuba - Naturam

Não deixe de conhecer todas as Praias de Caraguatatuba. Criamos um post totalmente dedicado listando todas as praias da cidade, com informações gerais e muitas fotos.

Não deixe de ver também nosso Guia Completo de Caraguatatuba. Lá você encontrará ainda mais dicas de o que fazer, fotos, trilhas, passeios, até ví­deo da cidade.

Agora bem pertinho de Tabatinga, fica Ubatuba, uma cidade com mais de 100 praias de todos os tipos, com muitas opções de o que fazer, atrativos, ilhas, e modéstia à parte, nós temos o melhor guia da cidade, com uma quantidade enorme de informações, fotos e ví­deos, não deixe de conferir.

Falando ainda do Litoral Norte de São Paulo, você também pode querer saber sobre São Sebastião, com praias famosas como Maresias, Camburi, Juquehy, Barra do Sahy e Barra do Una.

Outra cidade que você pode visitar é a maravilhosa Ilhabela, que fica quase em frente de Caraguatatuba (de onde encontramos vários pontos com vista para a ilha).

Não perca também nossa excusiva lista com as Mellhores Praias do Litoral Norte de SP!

Passando São Sebastião chegamos no Litoral Sul, especificamente, em Bertioga, onde está localizada a famosa Riviera de São Lourenço, e achamos que vale a pena mencionar aqui estes destinos para que você possa dar uma olhada em nossos guias!

E é isso aí­!

Trabalhamos todos os dias para trazer pra você um conteúdo rico e de qualidade!

Dicas de Viagem da Naturam

Como arrumar a mala de viagem

Como arrumar Mala de Viagem: 13 Dicas imperdíveis para você arrumar suas malas nas viagens e economizar bastante espaço, levando muito mais coisas!

Google Tradutor português para inglês

Vai viajar e não domina o inglês? Use o Google tradutor no celular nas viagens! Veja este Tutorial Prático, muito simples de entender e com vídeos explicativos.

Como tirar o Passaporte em 6 passos

Pode parecer complicado, mas na verdade o processo de tirar o passaporte atualmente é muito simples! E você faz a maior parte do processo totalmente online.

Caso você prefira a segurança de uma reserva com cancelamento grátis em boas opções de hotéis e pousadas, disponibilizamos tutoriais sobre como Como Funciona o Booking.com para você fazer reservas facilmente!

Assista o vídeo ao .lado e entenda Como Funciona o Booking.com, ou então, confira nosso artigo completo sobre o assunto clicando no botão:

Foto do autor
Autor
Conteúdo de qualidade para você viajar melhor! Nos dedicamos a criar conteúdos diferenciados e aprofundados sobre variados destinos e atrações - afinal, quanto mais informações temos sobre um lugar, melhores são as experiências.

6 comentários em “Praia da Cocanha Caraguatatuba”

  1. Oi boa tarde eu gostaria de saber se está praia da Cocanha já está aberto pra banhos nesse tempo

    Responder
    • Olá, boa tarde! Caraguatatuba já está em processo de flexibilização, quiosques e hospedagens já estão recebendo clientes com capacidade reduzida.

      Responder

Deixe um comentário