Praia da Fazenda Ubatuba

Se está procurando uma praia mais tranquila, muito frequentada por famílias e casais em busca de sossego e com menos movimento e aglomerações, a Praia da Fazenda é a praia pra você!

A Praia da Fazenda em Ubatuba é uma praia paradisíaca, com ambiente familiar e mar de águas cristalinas.

A prova de sua beleza está no fato de que a praia já foi palco de cenas memoráveis de famosos filmes e minisséries de produção nacional, como Hans Stadem, Desmundo, A Muralha, A Casa das Sete Mulheres, Ilha do Castelo Rá Tim Bum e diversos outros.

Foto da Praia da Fazenda Ubatuba

Aqui você irá encontrar tudo o que precisa saber sobre a Praia da Fazenda em Ubatuba: muitas fotos, dicas de o que fazer, pousadas próximas, vídeos, e informações e dicas que você só encontra através da Naturam.

Então continue lendo!

Mas antes das dicas e fotos, só para dar um gostinho, que tal assistir um vídeo da Praia da Fazenda? (Aproveite e inscreva-se no nosso canal do Youtube).

O que você encontra aqui:

Sobre a Praia da Fazenda

Foto da Praia da Fazenda Ubatuba

A Praia da Fazenda é uma praia muito extensa (cerca de 3,5km), tem uma larga faixa de areias compactas e águas calmas, com poucas ondas, excelentes para banho.

Possui um terreno bem plano, portanto demora bastante para começar a afundar no mar.

Foto da Praia da Fazenda Ubatuba
Perceba como o mar é raso e demora para afundar

Esta linda praia é totalmente preservada e praticamente intocada, com baixa frequência de público durante o ano inteiro, o que atrai pessoas em busca de natureza e paz.

A apreciação do encontro da Mata Atlântica com o mar é o ponto alto deste passeio.

Foto da Praia da Fazenda Ubatuba

No lado esquerdo da praia encontramos um rico manguezal em biodiversidade e a barra dos rios Fazenda e Picinguaba.

Ao chegar na Praia da Fazenda em Ubatuba, você se deparará com uma guarita onde lhe é solicitado uma contribuição voluntária para preservar o local (normalmente é solicitado uma contribuição de 10 reais).

Infraestrutura

Foto da Praia da Fazenda Ubatuba
Estacionamento da Praia da Fazenda

Por ser uma praia que inserida em região de preservação do meio ambiente, não existe no local nenhum tipo de comércio.

Portanto, é recomendável levar lanches, bebidas, repelente de insetos e outros itens importantes para poder desfrutar o dia todo desta bela região.

Lembre-se sempre de recolher todo o lixo antes de ir embora para manter a praia preservada.

Foto da Praia da Fazenda Ubatuba
Bar / lanchonete no caminho para a praia
  • Estacionamento: Na entrada da praia, pouco depois da estrada, há um estacionamento.
  • Duchas: com duchas para os visitantes na Sede do Núcleo.
  • Comércio: não há comércio na Praia da Fazenda.
  • Comer e beber: Apenas um bar de praia, antes de chegar na praia, no lado direito, que abre em épocas de maior movimento.

O que fazer na Praia da Fazenda

Foto da Praia da Fazenda Ubatuba

Não faltam opção de lazer e o que fazer na Praia da Fazenda!

Esta incrível praia de enorme extensão, apesar de pouca estrutura, é propícia para prática de esportes da praia e de lá você consegue fazer diversos passeios ecológicos e culturais em Ubatuba.

Vamos então às nossas dicas de o que fazer na Praia da Fazenda:

Atividades na praia

Foto da Praia da Fazenda Ubatuba

A areia compacta e sua extensa faixa de areia por cerca de 3,5 Km de extensão é uma vantagem para os que gostam de caminhar ou correr pela praia.

Além disso, fica fácil também praticar esportes como futebol, vôlei, frescobol, taco, entre outros.

Outra atividade muito comum na Praia da Fazenda é o stand up paddle. Muitos aproveitam para levar sua prancha de SUP já que depois das arrebentações das ondas (que já são pequenas) o mar vira uma piscina.

Agora, essas ondas pequenas também podem virar um motivo de diversão!

As crianças aproveitam as ondas para se divertirem em suas pranchas de bodyboard ou então aproveitam para aprender a surfar nas tranquilas ondas da praia.

Há também a opção de tomar um banho de água doce no Rio Picinguaba que desemboca no canto esquerdo da praia quando a maré está baixa.

Ir até a Praia das Bicas

Foto da Praia da Fazenda Ubatuba
Praia das Bicas atravessando o rio

No canto esquerdo da Praia da Fazenda, atravessando o rio, você encontra a pequenina Praia das Bicas, um ótimo local para relaxar e tomar um banho de sol.

Tenha cuidado ao atravessar o rio, este pode conter correntezas e sua maré pode mudar completamente durante o dia.

Passeios ecológicos e culturais

Foto da Praia da Fazenda Ubatuba

Na praia está a Sede Administrativa do Núcleo Picinguaba, Parque Estadual da Serra do Mar, assim como seu Centro de Visitantes.

No Centro de Visitantes você poderá obter informações sobre as diversas trilhas da região e como realizá-las com a necessária assistência de monitores ambientais: trilha de bote pelo Mangue, trilha do Picadão da Barra, trilha da Brava da Almada, trilha do Jatobá e muitas outras.

Recomendamos ainda uma visita à Casa da Farinha, localizada no Sertão da Fazenda, do lado oposto à praia em relação à estrada, com acesso por via secundária um pouco à frente da entrada para a praia.

Outro passeio imperdível é visitar a famosa Ilha das Couves de Ubatuba – há saída de barcos a partir da Praia da Picinguaba, a próxima praia indo em direção ao norte.

▶ Saiba mais sobre o Núcleo Picinguaba e o Centro de Visitantes

Trilha para a Praia da Picinguaba e Praia Brava da Almada

Foto da Praia da Picinguaba em Ubatuba
Praia da Picinguaba

Falando em trilhas, uma trilha que você pode fazer atravessando o Rio Picinguaba é a trilha que cai na estrada da Praia da Picinguaba.

A trilha tem início na Praia das Bicas e é de nível fácil.

No entanto, a maré do rio pode subir e você pode não conseguir voltar, recomendamos cautela.

Outra trilha que sai da Praia da Fazenda é a Trilha para a Brava da Almada, que tem início no canto direito.

Esta já é uma trilha de nível difícil e deve ser feita apenas por monitores credenciados.

Conhecer praias próximas

Praia da Almada Ubatuba
Praia da Almada

Muitas pessoas que vão até a Praia da Fazenda já aproveitam para conhecer outras praias próximas dali!

A primeira delas é a Praia da Picinguaba, sentido norte (Paraty). É uma praia de mar calmo, sem ondas, e de onde sai também passeios para a Ilha das Couves.

Depois da Picinguaba, ainda em direção ao norte, a próxima praia que temos acesso é a Praia do Camburi, uma praia rústica, cercada pela natureza, e que possui alguns bares de praia.

Agora voltando um pouco, indo em direção à Caraguatatuba, temos a famosa Praia da Almada e em seguida a Praia do Engenho, ambas acessadas através de estrada secundária, com mar de águas calmas, bares de praia, restaurantes e ambiente familiar. Da Praia do Engenho sai uma trilha para a Praia Brava da Almada e para a Praia Laço da Cavala.

Um pouco mais ao sul você ainda pode aproveitar para conhecer a Praia do Estaleiro e a Praia do Ubatumirim, praias que você pode entrar com o carro na areia. Nelas você encontrará mar calmo, bares de praia e areia compacta.

No canto esquerdo do Ubatumirim, uma trilha para a Praia da Justa (na maré baixa é possível ir pelo mar).

Quer conhecer mais a região da Praia da Fazenda?

Então assista o episódio 11 da série Ubatuba Vista do Alto, onde mostramos pra você a Praia da Fazenda vista de um outro ângulo, além das outras praias da região.

Inscreva-se no canal da Naturam e tenha acesso à diversos vídeos de praias e as melhores dicas de viagens!

Hotéis e Pousadas

Foto da Praia da Fazenda Ubatuba

Não existem hotéis, pousadas na Praia da Fazenda, por lá você encontra apenas campings.

No entanto você pode procurar opções de hospedagens em praias que estão próximas à Praia da Fazenda, entre elas a Praia do Prumirim (com poucas opções, porém muito interessantes), a Praia da Almada e do Engenho, que oferecem algumas pousadas charmosas e chalés aconchegantes, e um pouco mais afastado temos a Praia do Prumirim, a Praia do Félix e a Praia de Itamambuca (esta última com uma grande rede de hospedagem).

▶ Veja nossa lista com as melhores pousadas de Ubatuba!

Também temos listas com pousadas separadas por praia:

Se preferir, clique aqui para ver estadias em Ubatuba disponíveis no booking, ou então faça sua pesquisa através do buscador abaixo:

Booking.com

Galeria de Fotos

Como chegar à praia da Fazenda

Foto da Praia da Fazenda Ubatuba

Para chegar na Praia da Fazenda, saindo do Centro de Ubatuba a partir do Trevo de Taubaté, você percorrerá a Rio-Santos em direção a Paraty por 36,4 km até a entrada da estrada de terra batida que leva à Praia da Fazenda.

Na estrada há uma placa do Núcleo Picinguaba (não existe placa indicativa para a Praia da Fazenda, portanto siga as instruções das placas do Núcleo Picinguaba), e seguindo por cerca de 750 metros por uma estradinha de terra, chega-se à sede administrativa do mesmo onde existe estacionamento e duchas para quem vai à praia.

O que achou da praia?

Foto da Praia da Fazenda Ubatuba

Esta é a Praia da Fazenda!

Uma ótima opção de praia mais tranquila em Ubatuba, com natureza intocada e visual paradisíaco.

Agora conta para nós: você já conhecia esta praia? Ficou com vontade de conhecer? Gostou das nossas dicas?

Não se esqueça de deixar seu comentário, adoraríamos saber sua opinião.

Aproveite também para compartilhar essa praia com as pessoas que também amam Ubatuba e vão adorar saber mais sobre a Praia da Fazenda!

» Voltar para Praias de Ubatuba

Comentários

  1. A Praia da Fazenda é magnífica…pena a gente não consegue ir mais alem do meio dela…muito extensa, hoje em dia carregar barraca, cooler, cadeiras…difícil fazer isso a pé…mas amo essa praia…queria o contato do Camping ali…

  2. Praia muito boa , conheco na palma da mão….1982 qdo não era conhecida só tinha camping,meu cunhado construiu ali uma casa ,sempre visitava muito bonita,acordar de manhã já pé na areia ver nascer sol , recanto pecinguaba área de pescadores,uns falavam uma parte novela mulheres de Areia foi realizado no portal pescadores…mas nossa alegria durou pouco ,um dos meu cunhado almoçou ,e há entrou na água é que ele acostumaca fazer , naquele dia deu congestão, e desapareceu ….por 5 dias…foi encontrado nas costeiras 07 km de onde estavam…. perdemos a vontade de visitar a praia mesmo sendo uma praia bonita ,rasa linda mas a cunhads acabou mudando, abandonando ali já nem podia construir …para não ter sem olhar a praia e lembrar triste ocorrido,mas sempre que podia visitava está praia estranhei a guarita mas como era preservação dou nota 10 ….quem poder visitam muito linda

    • Olá Ivan!
      Sentimos muito por sua perda. Um fato muito triste e desolador.
      É por isso que as medidas de segurança na praia são tão importantes, por mais que a praia seja tranquila, como a Praia da Fazenda.
      Mas como você disse, é uma praia linda, o mar demora pra afundar, as ondas são fracas e a aguá e cristalisna. A presença da natureza em um lugar completamente preservado deixa tudo mais encantador.

O que achou? Deixe sua opinião!

Please enter your comment!
Please enter your name here

- De um apaixonado por viagens para outro -

Veja também

Ilhas de Ubatuba – 7 Ilhas paradisíacas para você conhecer!

As ilhas de Ubatuba vem ganhando cada vez mais fama no litoral brasileiro e não é por nada! Além...

O que fazer em Ubatuba – 22 Passeios que você não pode deixar de fazer!

Se está a procura das melhores dicas de o que fazer em Ubatuba, você está no lugar certo! Essa...

Mapa de Ubatuba – Praias e Pontos Turísticos

[googlemaps https://www.google.com/maps/d/u/3/embed?mid=1oWMst6KNh0kGANde9TVcwv3NHuaxiD5v&w=100%&h=600]