Praia da Fazenda Ubatuba

Praia da Fazenda - Ubatuba - Naturam

A Praia da Fazenda, no Litoral Norte de Ubatuba, ficou famosa em todo o Brasil por ter sido palco de cenas memoráveis de famosos filmes e mini-séries de produção nacional, como Hans Stadem, Desmundo, A Muralha, A Casa das Sete Mulheres, Ilha do Castelo Rá Tim Bum e diversos outros.

A praia tem uma larga faixa de areias bem compactadas e águas calmas, com poucas ondas, excelentes para banho.

A praia possui um terreno bem plano, portanto demora bastante para começar a afundar no mar.

A Praia da Fazenda é uma praia preservada e praticamente intocada, com baixa frequência de público durante o ano inteiro, o que atrai pessoas em busca de natureza e paz.

A apreciação do encontro da Mata Atlântica com o mar é o ponto alto deste passeio.

No lado esquerdo da praia encontramos um rico manguezal em biodiversidade e a barra dos rios Fazenda e Picinguaba.

Ao chegar na Praia da Fazenda em Ubatuba, você se deparará com uma guarita onde lhe é solicitado uma contribuição voluntária para preservar o local (normalmente é solicitado uma contribuição de 10 reais).

 

Infraestrutura turística

Por ser uma praia que inserida em região de preservação do meio ambiente, não existe no local nenhum tipo de comércio, sendo portanto recomendável levar lanches, bebidas, repelente de insetos e outros itens importantes para poder desfrutar o dia todo desta bela região. Sempre recolha seu lixo!

  • Estacionamento: Na entrada da praia, pouco depois da estrada, há um estacionamento.
  • Duchas: com duchas para os visitantes na Sede do Núcleo.
  • Não possui comércio
  • Hospedagem: Também não existem hotéis, pousadas e outros tipos de hospedagens, somente um Camping local. Você pode optar por ficar hospedado em um hotel ou pousada na região norte de Ubatuba. Veja aqui as opções de Pousadas em Ubatuba.
  • Comer e beber: Na alta temporada você encontra no caminho de terra logo antes de chegar na praia, no lado direito, um bar com diversas opções de comidas e bebidas.

 

O que fazer na Praia da Fazenda

  • Caminhada e esportes: A areia compacta e sua extensa faixa de areia por cerca de 3,5 Km de extensão é uma vantagem para os que gostam de caminhar pela praia, ou então praticar esportes como futebol, vôlei, frescobol, entre outros.
  • Stand up paddle: Muitos aproveitam para levar sua prancha de stand up paddle, já que depois das arrebentações das ondas o mar vira uma piscina.
  • Boddyboard e surf para crianças: Crianças se divertem em suas pranchas de bodyboard ou então aproveitam para aprender a surfar nas tranquilas ondas da praia.
  • Banho no rio: Aproveite para tomar um banho no rio no canto esquerdo da Praia da Fazenda na maré baixa.
  • Prainha ao lado: Logo em seguida, atravessando o rio no canto esquerdo, você encontra a pequenina Praia das Bicas, um ótimo local para relaxar e tomar um banho de sol.
    Tenha cuidado ao atravessar o rio, este pode conter correntezas e sua maré pode mudar completamente durante o dia.
  • Trilha: No lado direito o acesso para trilha da Praia Brava da Almada, uma trilha de nível difícil, melhor fazer na supervisão de monitores credenciados.
  • Casa da Farinha: Recomendamos ainda uma visita à Casa da Farinha, localizada no Sertão da Fazenda, do lado oposto à praia em relação à estrada, com aceso por via secundária um pouco à frente da entrada para a praia.

 

Sede Administrativa do Núcleo Picinguaba

Na praia esta a Sede Administrativa do Núcleo Picinguaba, Parque Estadual da Serra do Mar, assim como seu Centro de Visitantes, onde você poderá obter informações sobre as diversas trilhas da região e como realizá-las com a necessária assistência de monitores ambientais: trilha de bote pelo Mangue, trilha do Picadão da Barra, trilha da Brava da Almada, trilha do Jatobá e muitas outras.

Saiba mais sobre o Núcleo Picinguaba e o Centro de Visitantes

 

Galeria de fotos

 

Vídeo

Siga a Naturam noYoutube NaturamYoutube e tenha acesso à diversos vídeos de praias e as melhores dicas de viagens!

 

Como chegar à praia da Fazenda

Para chegar a essa praia, saindo do Centro de Ubatuba a partir do Trevo de Taubaté, você percorrerá a Rio-Santos em direção a Paraty por 36,4 km até a entrada da estrada de terra batida que leva à Praia da Fazenda.

Na estrada há uma placa do Núcleo Picinguaba (não exite placa indicativa para a Praia da Fazenda, portanto siga as instruções das placas do Núcleo Picinguaba), e seguindo por cerca de 750 metros por uma estradinha de terra, chega-se à sede administrativa do mesmo onde existe estacionamento e duchas para quem vai à praia.

Latitude -23.3601, Longitude -44.8563

 

Praias próximas

 

» Voltar para Praias de Ubatuba

5 COMENTÁRIOS

  1. Praia muito boa , conheco na palma da mão….1982 qdo não era conhecida só tinha camping,meu cunhado construiu ali uma casa ,sempre visitava muito bonita,acordar de manhã já pé na areia ver nascer sol , recanto pecinguaba área de pescadores,uns falavam uma parte novela mulheres de Areia foi realizado no portal pescadores…mas nossa alegria durou pouco ,um dos meu cunhado almoçou ,e há entrou na água é que ele acostumaca fazer , naquele dia deu congestão, e desapareceu ….por 5 dias…foi encontrado nas costeiras 07 km de onde estavam…. perdemos a vontade de visitar a praia mesmo sendo uma praia bonita ,rasa linda mas a cunhads acabou mudando, abandonando ali já nem podia construir …para não ter sem olhar a praia e lembrar triste ocorrido,mas sempre que podia visitava está praia estranhei a guarita mas como era preservação dou nota 10 ….quem poder visitam muito linda

    • Olá Ivan!
      Sentimos muito por sua perda. Um fato muito triste e desolador.
      É por isso que as medidas de segurança na praia são tão importantes, por mais que a praia seja tranquila, como a Praia da Fazenda.
      Mas como você disse, é uma praia linda, o mar demora pra afundar, as ondas são fracas e a aguá e cristalisna. A presença da natureza em um lugar completamente preservado deixa tudo mais encantador.

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here