Núcleo Picinguaba

Naturam » Destinos » Brasil » Ubatuba » Núcleo Picinguaba

Núclo Picinguaba – Parque Estadual da Serra do Mar, área de preservação do meio ambiente em Ubatuba.

Nesta reportagem nossa equipe reuniu o passeio a uma bela e preservada praia à visitação de um dos núcleos do maior parque paulista, o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM).

PESM

Mais de 80% da área territorial do município de Ubatuba é controlado pelo Parque, compondo 47.000 hectares de área de proteção ambiental da natureza fascinante da Mata Atlântica.

Dentro do PESM temos o Núcleo Picinguaba, e a sede do núcleo fica localizada na Praia da Fazenda, onde também se encontra o Centro de Visitantes.

Centro de Visitantes

O Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba fornece informações gerais sobre o parque e atividades de educação ambiental, e possui:

  • Exposição de artesanato local;
  • Vídeos de Mata Atlântica e outros assuntos ambientais, podendo ser assistidos a qualquer momento;
  • Oficinas diárias de transformação de lixo em arte, ministradas por voluntários universitários treinados;
  • Monitores de trilhas, guarda-parques;
  • Hospedaria.

O Centro de Visitantes fica aberto diariamente das 9:00 às 17:00h, e possui estacionamento e sanitários.

Trilhas pelo parque só podem ser feitas mediante autorização do Núcleo Picinguaba e com acompanhamento de monitores credenciados – um detalhe bastante importante, pois o monitor não só vai lhe dar informações preciosas sobre a fauna e flora, desvendar locais mágicos e ainda pode ser uma garantia para sua segurança e fazer um passeio inesquecível.

Trilhas

Na sede administrativa é possível agendar trilhas pela região e se informar sobre a contratação de monitores credenciados.

Trilha da Rendeira: A trilha da Rendeira fica próxima ao Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba, em um trecho de mata de restinga, em estágio médio de regeneração. Rica em biodiversidade, é possível observar aves, caranguejos e répteis típicos da região.

Trilha Sensorial: Atividade realizada no próprio Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba, na Praia da  Fazenda. O percurso é feito com os olhos vendados  e pés descalços, para aguçar os outros sentidos e entrar  em contato com a natureza utilizando o tato, o olfato e a audição.

Roda de conversa: Esta atividade consiste em uma conversa descontraída com moradores locais, para conhecer um pouco da história das comunidades tradicionais. Geralmente contadas pelos moradores antigos que relatam a vivência da comunidade antes, durante e depois da implantação do Parque e da Rodovia Rio Santos, bem como os meios de subsistência e muitos “causos” pitorescos, recheados de cultura e sabedoria dos povos caiçara, quilombola e indígena.

Passeio de bote: origina-se da hospedaria do Parque, segue todo o mangue e permite vivenciar o movimento natural da mata de restinga, cruzando pelo caminho com biguás, guaxos, martim-pescadores, garças, maçaricos e outros exemplos da fauna da região.

O final do passeio, de duração de 1h, deságua no encontro dos rios Fazenda e Picinguaba, entre a praia Fazenda e a praia das Bicas, com retorno em caminhada.

Saiba mais sobre as trilhas na Mata Atlântica visitando a página de Trilhas de Ubatuba.

Ao chegar no Centro de Visitantes

Foto da Praia da Fazenda Ubatuba
Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba

Paramos o carro no estacionamento, e vimos que a praia ficava também a poucos metros.

Na parte final do prédio do Centro de Visitantes notamos uma série de chuveiros públicos, que jorram água em abundância; excelente para quem sai da praia e quer tirar a água do corpo, principalmente para quem tem que subir no carro para o caminho de volta.

Aproveite e visite a Praia da Fazenda

Praia da Fazenda, Ubatuba

A Praia da Fazenda fica ao norte de Ubatuba, pegando a Rio-Santos no sentido Paraty, aproximadamente a 40 Km do centro da cidade.

Saiba mais sobre a Praia da Fazenda

A Praia da Fazenda é magnífica. Por estar situada em área de preservação, não tem nenhum tipo de construção, nem bares ou quiosques de beira-mar, nem ambulantes.

Excelente para quem deseja um ambiente o mais natural possível.

Por isso mesmo, se for passar um bom tempo lá não esqueça de levar água e lanches, e é imprescindível um bom repelente de insetos, principalmente no verão.

Do lado esquerdo da praia deságua um pequeno rio de águas límpidas, com o Mangue onde são feitas trilhas fluviais de bote.

As areias são finas e batidas, perfeito para esportes como tênis, vôlei, futebol, taco…

O visual é privilegiado: Na região do continente a densa vegetação da Mata Atlântica formada pela vegetação de Restinga e a visão da Serra do Mar; em frente à praia as inúmeras ilhas da região.

As ondas não são fortes, mas o suficiente para diversão dos banhistas. Paz, sossego e natureza como em poucas praias de fácil acesso do Litoral Norte.

A região da Fazenda em imagens aéreas

Outros pontos turísticos

Você pode aproveitar este passeio conhecendo mais um local administrado pelo Núcleo Picinguaba e que é importante na história da cidade, além de pitoresco, a Casa da Farinha.

E outro passeio imperdível é a visita à Ilha das Couves de Ubatuba, com ponto de partida na praia próxima à praia da Fazenda, a Praia da Picinguaba.

Mais informações:

É importante ressaltar que todas as visitas na área do parque são feitas com solicitação de monitoramento, exceto a praia, Casa da Farinha e Centro de visitantes.

Na praia, por estar em área de parque, não são permitidos comércios.

Como chegar

  • O acesso é feito por uma via secundária, com placas no local indicando a entrada da Praia da Fazenda e do Núcleo Picinguaba.
  • Entrando neste acesso, poucos metros à frente, vemos a guarita do Centro de Visitantes.
  • À direita um estacionamento para os carros, que não podem ir até a praia.

Um vídeo espetacular, com as mais bonitas Praias de Ubatuba

Não tínhamos como não colocar aqui um dos vídeos com as imagens mais espetaculares das praias de Ubatuba.

Neste vídeo de 2h40 de músicas relaxantes você pode mergulhar com tudo e admirar a beleza dessa incrível cidade.

Se gostar, depois inscreva-se em nosso canal para nos ajudar a continuar fazendo vídeos como este!

▶ Vai viajar? Garanta sua hospedagem:

3 comentários em “Núcleo Picinguaba”

  1. Fui sozinha, sou do interior de São Paulo. Eu amo com toda minha vida Ubatuba. Atualmente pesquiso uma forma de morar aí. A praia da Fazenda é fascinante!! Eu estava hospedada no Perequê Açú. Só o caminho até a Fazenda já é uma contemplação divina. Recomendo para qualquer pessoa, individual, família, tanto faz.

    Responder

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: