Praia da Almada Ubatuba

A Almada é um praia da região norte de Ubatuba, acessada por via secundária que sai da estrada e bastante reservada. Praia linda, uma piscina, tem bons bares de praia e restaurantes, algumas hospedagens, um visual deslumbrante e a vizinhança da bucólica Praia do Engenho, e por trilha, a beleza selvagem da Praia Brava da Almada.

Portanto, por esses motivos, a pequena Praia da Almada de Ubatuba chama a atenção de famílias, que podem deixar seus filhos brincando livremente no mar sem ondas e também casais em busca de mais sossego e contato com a natureza.

Aliás, a própria estrada para chegar até a praia presenteia com visuais de tirar o fôlego!

Praia da Almada Ubatuba
Praia da Almada Ubatuba – Crianças e família brincando

Essa praia cercada pela natureza, com árvores centenárias, também possui infraestrutura turística e ainda abriga um dos festivais mais famosos em Ubatuba, o Festival do Camarão da Almada.

A Almada é vizinha da também bela Praia do Engenho, e são separadas por uma pequena península com uma escadaria.

Por trilha, a partir do centro da Praia do Engenho, você poderá fazer uma aventura rumo à fantástica Praia Brava da Almada. E na região vale a visita a praias como a Praia Estaleiro do Padre, Ubatumirim, Praia da Fazenda e Picinguaba, de onde saem passeios de barco para a Ilha das Couves. Ubatuba tem mais de 100 praias, conheça todas visitando a página Praias de Ubatuba.

Foto Praia da Almada Ubatuba

Nas praias da Almada e Engenho uma ONG local realiza um trabalho de conscientização ambiental com crianças e jovens, realizando oficinas de arte com materiais reciclados e ajudando na conservação das praias.

Continue lendo para saber tudo sobre essa incrível praia de Ubatuba que é a Praia da Almada! Aqui nós te damos todas as dicas, o que fazer, lindas fotos, vídeo, e muito mais!

O que você encontra aqui:

O que fazer na Praia da Almada
Infraestrutura turística
Hotéis e Pousadas na Praia da Almada
Fotos
Vídeo
Dicas para aproveitar melhor a praia
Como chegar

O que fazer na Praia da Almada

O que fazer na Praia da Almada Ubatuba
O que fazer na Praia da Almada Ubatuba

No mar: O mar da praia da Almada é absolutamente delicioso! Praticamente sem ondas, é perfeito para banho e nadar livremente, boiar, além de permitir a prática de vários esportes como o stand up paddle e o mergulho livre.

Na areia: Já quando estamos na areia, fora aquele banho de sol que não pode faltar, você ainda pode fazer caminhadas e corridas pela praia, emendando também com a Praia do Engenho.

Além disso, brincar com a bola de vôlei e jogar frescobol são ótimas pedidas.

Praia da Almada Ubatuba

Conhecer outras praias: Indicamos conhecer também a Praia do Engenho, acessada por uma escadaria no final da Almada do lado esquerdo. É um caminho fácil e tranquilo de se percorrer, são apenas alguns degraus que atravessam o rochedo que separa as duas praias.

Se você tiver um espírito mais aventureiro você pode conhecer também a Praia Brava da Almada, acessada por uma trilha que se inicia mais ou menos no meio da Praia do Engenho. Por ser acessada por trilha, é uma praia tranquila, cercada pela natureza, e com ondas incríveis para o surf.

Foto Praia da Almada, Praia do Engenho e Praia Brava da Almada vista do alto
Praia da Almada, a esquerda, Praia do Engenho, a direita e Praia Brava da Almada, ao fundo.

Outra praia que você pode conhecer que fica a apenas 3km da Almada é a Praia da Fazenda, que além de ser linda e preservada, abriga o Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba que oferece diversos passeios, todos com acompanhamento.

Visitar as ilhas: Talvez você goste de saber que na Almada também são oferecidos passeios de barco e lancha para algumas ilhas de Ubatuba. Entre elas a Ilha dos Porcos (a mais próxima) e também a mais procurada Ilha das Couves. Mas vale o aviso aqui que estes passeios são mais comuns na alta temporada, portanto, não tem como ter certeza que você encontrará esses passeios durante a baixa temporada.

Foto to Festival de Camarão da Almada Ubatuba 2019 - Por Naturam
Festival de Camarão da Almada Ubatuba – 2019

Festival Gastronômico: Uma boa ideia também é visitar a praia durante o mês de julho, quando acontece na região o famoso Festival do Camarão da Almada, um passeio gastronômico divertido e delicioso.

Neste festival você encontrará diversas barracas com delícias à base de Camarão, e normalmente acontecem shows com entrada livre de música variada.

No evento também costumam ocorrer alguns eventos pontuais, como a soltura de tartarugas pelo Projeto Tamar.

Infraestrutura turística

Infraestrutura Turística na Praia da Almada Ubatuba
Infraestrutura Turística na Praia da Almada Ubatuba

Uma boa notícia é que, apesar da Almada ser uma praia mais reservada, ela possui ótima infraestrutura turística:

Restaurantes e bares: Com bons restaurantes e bares de praia você tem a oportunidade de comer uma comida fresca e tradicional da região e ainda tomar um refresco, seja ele um drink, uma cerveja, um refrigerante ou uma água de coco, curtindo o lindo visual da praia. Estes estabelecimentos disponibilizam de cadeiras e guarda sol, e alguns oferecem banheiros e ducha.

Foto Praia da Almada Ubatuba - Naturam

Se quiser conhecer mais, nós te damos mais informações sobre os dois bares mais famosos que você encontra por lá, o Caju bar e Restaurante e o Bar de Praia da Almada, vale dar uma conferida.

Hospedagem: Possui também alguns charmosos chalés, pequenas pousadas e casas para locação. Falaremos mais sobre a hospedagem no próximo item.

Estacionamentos: Bem próximo a praia há estacionamentos gratuitos (na rua) e pagos. Os estacionamentos pagos são administrados por uma Associação local.

Hotéis e Pousadas na Praia da Almada

Praia da Almada Ubatuba
Praia da Almada Ubatuba, lado direito

Como dissemos, a Praia da Almada possui chalés, pequenas pousadas e casas para locação.

A vantagem de se hospedar na Almada é ter acesso a pé à 3 praias, a Almada, Engenho e Brava da Almada, além de também estar próxima a praias incríveis da região norte de Ubatuba.

Uma ótima pedida para quem vai ficar na Almada são as Casinhas da Almada: Casinhas aconchegantes pé na areia, que estão localizadas na realidade na praia do Engenho. Possuem lindo visual da praia de suas janelas e varandas, e ainda possuem cozinha completa e redes para você relaxar.

Você também pode dar uma olhada em outras opções de hotéis e pousadas na Almada ou então olhar nossa lista com as melhore hotéis e pousadas em Ubatuba, onde você irá encontrar diversas hospedagens em em praias próximas.

No booking você também encontra diversas opções, clique aqui para ver a lista do booking.

Fotos

É claro que não poderiam faltar mais fotos aqui para você continuar se encantando com as belezas dessa praia incrível!

Vídeo

Conheça a Praia da Almada, o Engenho e a Brava da Almada de um ângulo completamente diferente!

Dicas para aproveitar melhor a praia

Dicas para aproveitar melhor a Praia da Almada Ubatuba
Praia da Almada, canto esquerdo

O ideal é chegar bem cedo e passar o dia pra aproveitar o máximo possível a praia.

Você verá em como chegar que não é tão simples chegar na praia, portanto quando for pra lá, procure ir pensando em passar o dia, até porque além da praia ser uma delícia, tem muito o que fazer por lá.

Vale também informar que esta realidade de sossego muda na alta temporada, que costuma lotar. Se for visitar a praia nesta época, chegue bem cedo para conseguir vaga para parar o carro.

Os restaurantes da Praia da Almada servem uma comida deliciosa e local, merecendo a fama que possuem, mas se você for passar o dia lá e estiver economizando, recomendamos levar o que for beber e comer, lembrando sempre de recolher todo o lixo!

Há pessoas que estranham a “sujeira” que muitas vezes fica no mar onde as ondas quebram, bem no rasinho. Mas não estranhe, são folhas e galhos das árvores e ao adentrar um pouco mais no mar, você se encantará com um mar limpo e de água cristalina.

Como chegar

Visual do caminho da Praia da Almada Ubatuba
Visual do caminho da Praia da Almada Ubatuba

Saindo do Centro de Ubatuba, a partir do Trevo de Taubaté, você percorrerá a Rio-Santos em direção a Paraty por 34 KM para chegar à estrada de acesso para a Praia da Almada.

Assim que passar a Praia do Ubatumirim a estrada tem uma subida um pouco mais íngreme, e no final desta você verá a placa de acesso à Almada.

O acesso é feito por via secundária que sai da rodovia, uma estradinha asfaltada com lindas vistas e mirantes.

É bom ficar esperto na estradinha, ela é bem estreita e sinuosa, com subidas, decidas e buracos. Da entrada na rodovia até a praia da Almada são quase 4 km de distância.

Como falamos anteriormente, lá você encontra vagas para estacionar na rua e estacionamento pago. Chegue cedo na alta temporada, pois costuma lotar.

» Voltar para Praias de Ubatuba

Veja abaixo perguntas frequentes feitas por pessoas que querem visitar a Praia da Almada. Se tiver mais perguntas, opiniões sobre a praia ou até informações novas, deixe nos comentários no final da página, isso poderá ajudar outras pessoas!

Onde fica a Praia da Almada?

A linda Praia da Almada se situa na região Norte da cidade de Ubatuba, tendo como vizinhas próximas à Praia do Engenho e à Praia Brava da Almada.

Como é a Praia da Almada?

A Praia da Almada é um praia da região norte de Ubatuba, acessada por via secundária que sai da estrada e bastante reservada. Praia linda, uma piscina (ótima para famílias com crianças), tem bons bares de praia e restaurantes, algumas hospedagens, um visual deslumbrante e a vizinhança da bucólica Praia do Engenho, e por trilha, a beleza selvagem da Praia Brava da Almada.

Quais as melhores Pousadas na Praia da Almada?

Veja as melhores opções em Onde se Hospedar na Praia da Almada.

Existem bons vídeos da Praia da Almada?

Não só da Almada, como de toda a região. Veja o vídeo Ubatuba Vista do Alto: Praias da Almada, Engenho e Brava da Almada.

Comentários

  1. Praia linda, passei dias maravilhosos com minha família nesse lugar q não tenho nem palavras pra descrever

  2. Eu sou meio suspeita a falar, pois Ubatuba para mim nao tem praia melhor, e a praia da Almada é a praia que mais sou apaixonada, so o nome dela eu ja gosto muito, simplesmente amo Ubatuba.

  3. Bom nunca fui a Ubatuba..tenho 19 anos só visitei duas praias na minha vida…quando olhei essa praia em meu celular me apaixonei..e um paraíso na terra..necessito descansar o corpo ea alma nesse lugar…tudo parece maravilhoso..To encantada…faço qualquer coisa pra esta nesse lugar pelo menos uma vez…levo uma vida estressante cuidar de casa e filho…essa praia mi faria super bem..curtir a paissagem..saborear o que a de bom por la..beber…afinal tudo..mi deem essa oportunidade…a praia tem até meu sobrenome…ela tá mi esperando mi ajudem.kklk

  4. E quando vc chega na Almada vc olha em volta vê como é grande a natureza, aquela água azul o verde exuberanre, a areia seu olhos enche de água o seu coração entra em paz, vc percebe
    o que está em paz,tudo fica calmo é isso oque sinto quando chego e assim agradeço.

  5. Amooo Ubatuba. N conheço Almada, foi por isso que a escolhi. Os comentários sobre ela são encantador. Já estou imsginando eu poder ver e sintir tdo isso de perto. Verdadeiro Paraiso na terra. Praia dos sonhos.

  6. Almada um lugar perfeito pra comemorar o 1 ano de casado, um lugar tranquilo que ira renovar nossas energias e com certeza acender mais ainda nosso amor.

O que achou? Deixe sua opinião!

Please enter your comment!
Please enter your name here

- De um apaixonado por viagens para outro -

Veja também

Ilhas de Ubatuba – 7 Ilhas paradisíacas para você conhecer!

As ilhas de Ubatuba vem ganhando cada vez mais fama no litoral brasileiro e não é por nada! Além...

O que fazer em Ubatuba – 22 Passeios que você não pode deixar de fazer!

Se está a procura das melhores dicas de o que fazer em Ubatuba, você está no lugar certo! Essa...

Mapa de Ubatuba – Praias e Pontos Turísticos

[googlemaps https://www.google.com/maps/d/u/3/embed?mid=1oWMst6KNh0kGANde9TVcwv3NHuaxiD5v&w=100%&h=600]