Categoria:

Praia de Castelhanos

  • Extensão: 1500 metros
  • Localização: Leste de Ilhabela

A Praia de Castelhanos é uma praia imperdível, nela você irá encontrar tranquilidade, sossego, um profundo contato com a natureza, e tudo isso com um pouco de aventura.

Lá vive uma pequena comunidade caiçara.

Sua estrutura conta com dois pequenos restaurantes à beira mar, onde se pode desfrutar o prazer de uma refeição quase ao ar livre, de frente para o mar, e nada como saborear um peixe à beira mar.

** A praia não é urbanizada e não possui eletricidade. Sinal de celular? Humm…. Difícil. Mas aproveite para curtir o momento.

A praia é dividida em três partes:

– Central: onde ficam os restaurantes.

– Canto direito: No lado direito da praia uma pequena trilha leva a um morro, e subindo por uns 200 metros encontrarão umas pedras que proporcionam um magnífico visual de toda a praia. A praia, vista de cima, possui uma formação que lembra a de um coração!!

– Canto esquerdo: Além da Praia do Bonete, o canto esquerdo da Praia de Castelhanos chama os surfistas para o mar, pois possui boas ondas. No canto esquerdo também há um riacho que cria um local delicioso entre o encontro das águas doces com o mar e também se tem acesso a Cachoeira do Gato, uma das mais bonitas de toda ilha.

**A praia toda é excelente para o banho!

Dicas:

Se está querendo ir com o próprio carro, vá bem cedo! Pois o número de veículos que podem acessar a praia é limitado (65 jipes de passeios, 42 carros particulares e 60 motocicletas). A taxa de acesso à praia pelo Parque Estadual de Ilhabela é de R$ 12 por pessoa, valor que será revertido para manutenção e preservação do local.

Os jipes podem ser abertos ou fechados, portanto se tem alguma preferência (por causa de poeira ou sol), pergunte antes.

Dinheiro em espécie: lá não possui maquininhas de cartão.

Devido à alta procura na alta temporada ou finais de semana procure reservar o passeio com 1 ou 2 dias de antecedência.

Repelente: a região tem muitos borrachudos (muito mesmo!). Então, levar o repelente é mais do que uma ótima opção!

Vestimenta: Vá com roupas confortáveis e de preferência, tênis. Leve trocas de roupas reservas e claro, não se esqueça da roupa de banho e do protetor solar.

Acesso para a Praia de Castelhanos:

Há duas opções de acesso à Praia de Castelhanos em Ilhabela, por trilha em veículo 4×4 ou por mar. Algumas agências oferecem passeios com ida e volta de jipe, ou então indo num trecho de jipe e outro de lancha.

A) TRILHA indo de jipe

A trilha possui 22km de extensão, sendo que na ida são 12km de subida, e na volta, 10km de descida, ambas bastante íngremes em alguns pontos.

A trilha é de terra batida, passa por locais íngremes e possuí muitas subidas e descidas, buracos e atoleiros quando há chuvas. Por isso, se pretende ir com seu carro, muito cuidado, não é qualquer um que consegue fazer a trilha, o ideal é que seja feita com 4×4. Uma ótima opção para evitar estresse e não ficar estragando o carro à toa é contratar um tour para chegar à praia, como os que a Ciaventura faz, que é especializada em passeios de ecoturismo e turismo de aventura, e que te levam à Praia de Castelhanos em valentes Land Rovers.

B) MAR

Indo ou voltando de barco gasta-se mais tempo no percurso e também aumenta o valor do tour, porém se tem vistas lindas da ilha, fazendo pequenas paradas em outras praias como a da Fome, Saco do Eustáquio e Jabaquara.

 

Galeria de fotos

Localização da Praia de Castelhanos

Comentários

O que achou? Deixe sua opinião!

Please enter your comment!
Please enter your name here

- De um apaixonado por viagens para outro -

Veja também

Trilhas

Com relação as trilhas, o Parque Estadual de Ilhabela começa a partir da cota 200 (lado...

Restaurantes Ilhabela

Marakuthai Restaurante - A decoração foi inspirada em estampas de bandanas, criando um clima descontraído e descolado. Fica clara a originalidade de cada detalhe:...

Praias de Ilhabela

Segue a Relação das melhores Praias de Ilhabela. Temos praias para todos os gostos: ótimas para famílias e crianças, movimentadas, boas para...