Que tal aproveitar o fim de semana para visitar um destino do interior e ter uma experiência única na Rota do Vinho?
Você deve estar pensando em São Roque, mas na verdade, estamos falando da Rota do Vinho em Jundiaí!
É isso mesmo!
Nós realizamos um incrível passeio por lá – conhecemos algumas vinícolas de Jundiaí e ainda nos esbaldamos nas degustações de vinhos.
Uma experiência deliciosa e, de fato, uma excelente opção de bate e volta próximo de São Paulo!
Quer saber mais?
Então continue lendo para conhecer algumas das melhores vinícolas na Rota do Vinho em Jundiaí, com direito a muitas fotos e vídeo completo do tour!
Rota do Vinho em Jundiaí
Localizada entre São Paulo e Campinas e a cerca de 60 km das duas cidades, Jundiaí é de fato muito procurada por quem busca um passeio tranquilo.
Portanto, torna-se uma formidável opção de destino próximo de São Paulo para fazer um bate e volta no fim de semana.
Possui diversos parques, ótimos restaurantes, passeios por trilhas, mas o que mais atrai os viajantes são as mais de 20 adegas que encontramos na cidade, herança dos imigrantes italianos.
Jundiaí faz parte do Circuito das Frutas e é muito conhecida por sua produção de uva, e como resultado, na região encontramos são mais de 40 variedades diferentes de vinhos.
No entanto, a Rota do Vinho em Jundiaí é descentralizada, e as vinícolas se espalham pelos bairros da cidade.
O que você encontra aqui:
- Saindo de São Paulo com o Expresso Turístico
- Visitando as vinícolas em Ônibus Retrô
- TOP Vinícolas de Jundiaí
- Onde ficar em Jundiaí – Hotéis e Pousadas
- Já visitou a Rota do Vinho?
- Comentários
Saindo de São Paulo com o Expresso Turístico
De São Paulo para Jundiaí são cerca de 60 km de estrada, ou seja, um trecho curto para quem está de carro.
No entanto, existe uma outra opção muito interessante para se chegar em Jundiaí, que é através do Expresso Turístico.
O Expresso Turístico trata-se então de uma oportunidade de andar em uma locomotiva histórica do século passado.
O trajeto é realizado aos sábados, com partida às 8h30 na Estação da Luz e retorno às 16h30 na Estação Jundiaí, e a tarifa é cerca de R$ 50 por pessoa, com descontos progressivos na compra de mais ingressos (compre aqui).
Visitando as vinícolas em Ônibus Retrô
É claro que você sempre pode ir de carro até Jundiaí e ir por conta própria conhecer as vinícolas, mas ir de ônibus retrô é muito mais divertido!
O passeio pelas vinícolas de Jundiaí com a Mania de Jundiaí, além de ser feito no ônibus retrô, conta com guia turístico que dará informações sobre a cidade e sobre as vinícolas, deixando o passeio ainda mais rico!
Aliás, o ônibus retrô é uma atração à parte. Pessoas mais velhas dirão que se lembram de andar em ônibus como esse, enquanto pessoas mais jovens experimentarão uma sensação muito diferente e terão um gostinho de como eram as coisas na década de 60.
Certamente uma enorme vantagem de se fazer o passeio com o ônibus retrô é poder degustar mais à vontade, sabendo que não precisará dirigir entre uma vinícola e outra.
No geral visitam-se de 2 a 3 vinícolas, com parada para almoço.
Entre em contato com a Mania de Jundiaí (WhatsApp) para verificar preços e a data do próximo passeio.
Ponto de encontro: Caso você opte por fazer o passeio em ônibus retrô com a Mania de Jundiaí, o ponto de encontro será na Estação Jundiaí – o ônibus estará te esperando ao lado da estação. Agora para quem vem com o Expresso Turístico haverá uma pessoa com a placa da Mania de Jundiaí para recepcioná-los.
TOP Vinícolas de Jundiaí
Vamos então falar sobre algumas das melhores vinícolas de Jundiaí?
1 – Adega Maziero
Também conhecemos a Adega Maziero através da Mania de Jundiaí – foi a primeira vinícola que visitamos no tour.
Foi fundada há mais de 60 anos e lá pudemos degustar vinhos maravilhosos, cachaças, sucos de uva e licores, disponíveis também para compra na loja junto de outros produtos artesanais.
Recomendo que experimentem o licor de conhaque com uva passa – uma delícia.
Uma curiosidade é que a Maziero foi a adega escolhida para produzir o vinho que o Papa Bento XVI celebrou a missa em sua vinda ao Brasil em 2007.
O vinho servido para a celebração foi o Rosé Suave, que aliás você pode comprar hoje lá e também está disponível para degustação.
Na adega encontramos um espaço com diversos tonéis de vinho onde você pode tirar fotos.
Veja um vídeo do passeio:
Mais informações:
- Endereço: Av. Maria Negrini Negro, 2051 – Caxambu
- Instagram: Adega Maziero
- Possui degustação: sim
- Almoço no local: não
- Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 8h às 17h. Domingo e feriado das 8h às 15h
2 – Vinícola Saccomani
A Vinícola Saccomani fica localizada no bairro Horto Florestal em Jundiaí, e oferece uma experiência completa para quem os visita.
Hoje a vinícola mantém a tradicional forma de cultivo das parreiras em sistema de CARAMANCHÃO (Pergolado) de cultivo e utilizando métodos tradicionais e modernos de fabricação de seus produtos.
De fins de semana eles oferecem almoço caipira (mas somente com reserva antecipada).
Além disso, eles contam com adega para venda de produtos com vinhos, espumantes e sucos, e visitas guiadas (com agendamento) para grupos ou individuais que acontecem às 11h e às 14h.
Veja um vídeo do passeio:
Mais informações:
- Endereço: Av. Companhia Paulista de Estrada de Ferro, 2247 – Horto Florestal
- Instagram: Vinícola Saccomani
- Contato: WhatsApp
- Possui degustação: sim
- Almoço no local: sim
- Horário de funcionamento: De terça a domingo. Passeios e almoço mediante reserva
3 – Open Tap
Se você está procurando por um lugar despojado e que faça com que você se sinta em casa, então a Open Tap é o lugar perfeito para você.
A Open Tap está na Rota do Vinho de Jundiaí e é uma opção incrível de bar na rota, com muita cerveja boa, gastronomia de primeira, e repleta de eventos.
Aliás, lá você conta com o autosserviço de chopp, ou seja, você mesmo se serve das torneiras – isso te permite experimentar várias opções de cervejas, além de poder controlar a quantidade exata de chopp que você quer tomar, e claro, pagando somente por aquilo que se serve. Basta você comprar o cartão deles, carregar com o valor que quiser, e depois, é só se servir.
Além disso, a gastronomia do bar é de primeira, com ingredientres frescos e locais, com destaque para os hambúrgueres, porções e milkshakes.
E para melhorar, toda hora tem algum tipo de evento no bar, que procura incentivar a cultura e negócios locais, como por exemplo, dia da produção de cerveja, ou dia feijoada, além dos shows ao vivo que acontecem todos os finais de semana, com uma pegada mais pop rock, rock, mpb – recomendo acompanhá-los pelo instagram para ver a programação.
Veja um vídeo sobre esse paraíso da cerveja artesanal:
Mais informações:
- Endereço: Rua Humberto Cereser, 2650 – Caxambu, Jundiaí
- Instagram: Open Tap
- Contato: WhastApp
- Possui degustação: não
- Comida no local: sim
- Horário de funcionamento: Quarta e quinta das 18h às 22h / Sexta das 18h à 0h / Sábado das 14h à 0h / Domingo das 14h às 22h
4 – Adega Marquesim
Localizada no bairro do Caxambu, a Adega Marquesim é uma opção incrível de adega na rota.
Na adega encontramos vinhos com as uvas Corvina, IAC, Bordô, Moscato, Isabel, Moscatel, e a Niágara, que se tornou a favorita dos clientes. Recentemente, a adega começou a destacar a produção de vinho branco, um segmento que está ganhando popularidade.
Então hoje ao visitar a Adega Marquesim você tem a experiência de degustar gratuitamente seus vinhos e sucos para poder levá-los para casa, e se você chegar cedo no final de semana, você ainda pode aproveitar um delicioso café da manhã colonial, preparado pela Andréia Gazoli, que também está na Rota do Vinho com seus bolos.
Conheça a Marquesim através do vídeo a seguir:
Mais informações:
- Endereço: Av. José Mezzalira, 588 – Caxambu, Jundiaí
- Instagram: Adega Marquesim
- Contato: WhatsApp
- Possui degustação: sim
- Comida no local: sim (café da manhã nos sábados e domingos a partir das 8h)
- Horário de funcionamento adega: Segunda e Terça das 13h às 17h / Quarta a Sexta das 10h às 17h / Sábado e Domingo das 9h às 17h
5 – Adega Mingoti
Um lugar caseiro e cheio de história! Os vinhos da Adega Mingoti são uma delícia e têm bom preço (cerca de R$ 25). Atualmente estão realizando a sucessão de gerações, e para nós foi um enorme prazer poder conhecer a história da família através do Seu Tunico (Antônio Mingoti), com 96 anos de idade (história essa que mostramos com mais detalhes em nosso vídeo da Rota do Vinho).
Vale ressaltar que é uma das menores adegas de Jundiaí hoje, e por isso oferecem um atendimento bem caseiro – o que particularmente foi algo que me agradou muito.
Além disso, na pequena adega é possível fazer uma degustação gratuita dos vinhos Mingoti, e vai por mim, é impossível voltar pra casa sem nenhum vinho. Lá você encontra vinho de mesa (tinto e rosado).
IMPORTANTE: para visitar é necessário agendar pelo WhatsApp 11 99645-0284
Veja a seguir o vídeo que fizemos quando visitamos a Adega Mingoti e conheça a história da adega:
Mais informações:
- Endereço: Av. João Batista Spiandorelo, 2585 – Roseira, Jundiaí
- Instagram: Adega Mingoti
- Possui degustação: sim
- Almoço no local: não
- Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 9h às 17h
6 – Fazenda Nossa Senhora da Conceição
Um lugar incrível para passar o dia, onde você pode conhecer um pouco da história de uma antiga fazenda de café, ver animais, fazer passeio a cavalo, de trenzinho, tomar um café da manhã incrível ou curtir um delicioso almoço caipira – A Fazenda Nossa Senhora da Conceição (NSC) é uma maravilhosa opção de o que fazer no interior de SP e na Rota do Vinho Jundiaí.
A Fazenda, cuja história se inicia em 1810 com o cultivo da cana-de-açúcar, tornou-se reconhecida na década de 1860 devido à sua produção de café. Sua importância na região foi tão significativa que contribuiu para a construção da primeira ferrovia paulista, impulsionada pelo café.
Ao longo dos anos a fazenda passou por transformações, especialmente após a abolição da escravatura. Com a chegada dos primeiros imigrantes italianos, trouxeram consigo a cultura das vinhas, diversificando as atividades da fazenda.
É uma excelente opção de bate e volta perto de SP e um passeio pincrível ara fazer no fim de semana com a família já que é repleto de cultura, história e gastronomia.
– O Restaurante oferece café da manhã e almoço com delícias típicas da roça.
– A fazenda também conta com passeios como passeio cultural, a cavalo e de trenzinho.
– Não é necessário agendar a visita (apenas para excursões).
Mais informações:
- Endereço: Rodovia Eng. Constâncio Cintra – km 72,5 – Mato Dentro, Jundiaí
- Instagram: Fazenda NSC
- Contato: WhatsApp
- Possui degustação: não
- Almoço no local: sim
- Horário de funcionamento: Sábado, Domingo e Feriados das 8h30 até 15h30
7 – Adega Vendramin
Mergulhe no turismo rural visitando os animais e plantações do sítio, coma um delicioso café da manhã com produtos caseiros, deguste vinhos artesanais na adega, e desperte a memória e a imaginação conhecendo o museu do Sítio Vendramin!
Bem, visitar o Sítio Vendramin é uma ótima pedida para quem quer ter um gostinho a mais do ambiente rural – além dos produtos artesanais que você pode adquirir, como linguiça, sequilhos, geleias e vinhos, você ainda pode aproveitar para conhecer o pequeno museu da família e fazer um passeio pelo sítio, pela horta e pelas plantações – se estiver com as crianças, já afirmo: elas vão adorar ver os animais.
É uma excelente opção de bate e volta perto de SP, um passeio para fazer no fim de semana com a família e ainda levar para casa vinhos de ótima qualidade a um bom preço e outros produtos.
– A Adega do Sítio Vendramin oferece degustação de vinhos gratuitamente no local
– Não é necessário agendar a visita, apenas para o café da manhã
Mais informações:
- Endereço: Av. Comendador Antônio Borin, 5189 – Caxambu, Jundiaí
- Instagram: Sítio Vendramin
- Contato: WhatsApp
- Possui degustação: sim
- Comida no local: sim (café da manhã com agendamento)
- Horário de funcionamento: Todos os dias, das 9h às 17h
8 – Kiosque Roseira
As pessoas viajam de longe para comer a melhor coxinha de Jundiaí no Kiosque Roseira, mas acredite, não é só coxinha que encontramos lá!
No restaurante você também encontra porções como frango com polenta, sucos naturais, pastéis, açaí, crepioca e até caldos no inverno.
O ambiente é muito gostoso, com ótima estrutura, e com mais de 20 sabores de coxinha.
Aliás, para quem não conhece, a coxinha de queijo é patrimônio imaterial de Jundiaí, e é no Kiosque Roseira que podemos experimentar a coxinha que foi eleita por três anos consecutivos a melhor coxinha da cidade! Vale a pena cada mordida!
Mais informações:
- Endereço: Av. Humberto Cereser, 5221 – Caxambu, Jundiaí
- Instagram: Kiosque Roseira
- Contato: WhatsApp
- Possui degustação: não
- Comida no local: sim
- Horário de funcionamento: Terça a quinta das 11h às 21h / Sexta e sábado das 11h às 22h / Domingo das 11h às 20h
9 – Adega e Cervejaria Galvão
Tudo começou durante a colonização italiana no bairro do Caxambu, quando o Sr. Galvão comprou o sítio e utilizou a área para a plantação de uva, principal fonte de renda da família.
Então para aproveitar a uva que não era vendida começaram a produzir vinhos, criando assim a Adega Galvão.
Atualmente, além do vinho, produzem cervejas artesanais, licores, cachaças, sucos de uva e possuem restaurante com comida caipira e mesas ao ar livre.
Aliás, lá eles possuem um ótimo salão para festas de casamento e debutantes – fica a dica.
Depois do almoço é possível passear pelas parreiras, onde, aliás, outros animais passeavam também como galos, galinhas e perus.
Mais informações e contato:
- Endereço: Av. Maria Negrini Negro, 950 – Caxambu
- Instagram: adegaecervejariagalvao
- Possui degustação: não
- Almoço no local: sim
- Horário de funcionamento: Terça a sábado das 9h às 18h. Domingo e feriado das 9 às 17h
10 – Adega Sibinel
A terceira geração da família de Sr. Raphael Sibinel hoje administra a adega que produz vinho desde 1931!
A Adega Sibinel recebe grupos para degustação e foi a última adega que visitamos em nosso passeio com a Mania de Jundiaí.
Lá nos contaram um pouco da história da adega e também pudemos degustar seus produtos e fazer compras na loja.
Um produto diferente que adorei experimentar foi o fermentado de laranja. Recomendo também a cachaça de cambuci!
Mais informações:
- Endereço: Av. Humberto Cereser, 3500 – Caxambu
- Facebook: Adega Sibinel
- Possui degustação: sim, para grupos
- Almoço no local: não
- Horário de funcionamento: Diariamente das 8h às 17h30
11 – Vinícola Castanho
A Vinícola Castanho fica situada na Rota do Castanho, lado oposto de Caxambu.
É um lugar muito bonito, com um pequeno playground para crianças e um tonel para fotos na área externa.
Mas a parte boa está na adega de vinhos da Vinícola Castanho.
Entrando na adega você encontra uma loja com todos os produtos da vinícola à venda e também um setor para degustação.
Aliás, a Vinícola Castanho também faz tour pela vinícola, onde você vê de perto as parreiras e conhece um pouco mais da história da vinícola.
O tour tem 3 horas de duração e é feito com um enólogo e a experiência termina com degustação com harmonização com um sommelier.
Mais informações
- Endereço: Travessa dos Patos, 1050 – Bairro Castanho (Estrada Velha para São Paulo)
- Site: Vinícola Castanho
- Possui degustação: sim
- Almoço no local: não
- Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 8h às 17h30. Domingo e feriado das 9h às 13h.
12 – Adega Beraldo di Cale
A Adega Beraldo di Cale é um lugar descontraído e aconchegante, ótimo para apreciar um bom vinho artesanal, almoçar na sombra de uma árvore e ter como cenário o verde e o canto dos pássaros.
Na Adega, aberta de terça a domingo para visitação, podem ser encontrados todos os rótulos produzidos pela vinícola, além de licores, queijos e produtos exclusivos (como a Mexeriquinha), típicos da fazenda.
A Beraldo di Cale também possui um restaurante que abre aos sábados, domingos e feriados, servindo pratos comfort food, caseiros, e que lembram a cultura e a tradição da boa mesa italiana.
Mais informações
- Endereço: Estrada Municipal de Jarinu, Km 12 – Caxambu
- Site: beraldodicale.com.br
- Possui degustação: não (pararam durante a pandemia mas pretendem voltar)
- Almoço no local: sim
- Horário de funcionamento: Adega de terça a domingo, das 9h às 17h / Restaurante aos sábados, domingos e feriados, das 11h30 às 16h
13 – Adega e Vinícola Santa Cecília
A Adega Santa Cecília fica localizada no bairro Traviú, que fica situado na divisa de Jundiaí com Louveira.
É um espaço muito aconchegante, com muita natureza.
Lá você pode encontrar experiências como passeios, cafés coloniais, comidas e bebidas típicas.
O destaque fica para as Cestas de Pic Nic, onde você aprecia a culinária tradicional italiana (mediante reserva).
Um ótimo local da Rota do Vinho para conhecer e fazer compras de deliciosos vinhos.
Mais informações
- Endereço: Av. Comendador Antônio Carbonari, 3384 – Traviú
- Facebook: adegasantacecilia
- Possui degustação: não
- Almoço no local: não (apenas picnic mediante reserva)
- Horário de funcionamento: Quarta a sábado das 8h às 18h. Domingo das 9h às 17h
Onde ficar em Jundiaí – Hotéis e Pousadas
Abaixo separamos para você algumas das melhores opções de hospedagens em Jundiaí que encontramos no Booking:
Já visitou a Rota do Vinho Jundiaí?
E você? Já conhecia a Rota do Vinho Jundiaí?
Gostou das nossas dicas? Deixe sua opinião nos comentários!
É claro que essas são algumas das mais de 30 atrações presentes na Rota do Vinho em Jundiaí, cada uma com uma experiência diferente.
Mas essas 7 são, definitivamente, opções que devem ser consideradas para seu roteiro.
Aliás, todas essas adegas também fazem parte da Rota da Uva em Jundiaí!
Esperamos que você tenha gostado dessa dica de passeio de bate e volta próximo de São Paulo.
Com toda a certeza é uma opção de viagem para fugir da rotina e para conhecer um pouco mais sobre esse maravilhoso destino do interior paulista que é Jundiaí.
Aproveite também para compartilhar esse post com a pessoa que você gostaria de levar para a Rota do Vinho.
Um forte abraço e até a próxima!
Outros destinos do interior de São Paulo
Para você que curtiu a Rota do Vinho, em Jundiaí, que tal conhecer outras cidades próximas de SP?
Selecionamos lugares para você viajar com a família, destinos românticos, gastronômicos e de aventura, confira:
– Dica de passeio em Itatiba
Aqui vai mais uma sugestão de passeio da Naturam, veja como foi nosso passeio no Zooparque Itatiba (zoológico próximo de São Paulo):
– Dica de passeio em Holambra
Confira também como foi nosso passeio de bate e volta em Holambra:
Caso você prefira a segurança de uma reserva com cancelamento grátis em boas opções de hotéis e pousadas, disponibilizamos tutoriais sobre como Como Funciona o Booking.com para você fazer reservas facilmente!
Assista o vídeo ao .lado e entenda Como Funciona o Booking.com, ou então, confira nosso artigo completo sobre o assunto clicando no botão:
Adorei as informações!!!
Fico feliz que tenha gostado, eu adoro essa região 😀 Pode ir que vale a pena.