O que fazer em Caraguatatuba

O que fazer em Caraguatatuba

Há muito o que fazer em Caraguatatuba! Além de oferecer belas praias, Caraguá tem um excelente estrutura voltada ao turismo, e com certeza você se divertirá muito com os excelentes passeios em Caraguatatuba,

Conheça os Melhores Pontos Turísticos de Caraguatatuba:

Morro de Santo Antonio Caraguatatuba: Vista e Voo Livre

Foto Morro de Santo Antonio
Foto: Rogerio Cassimiro

Você sabia que é possí­vel vislumbrar de uma incrí­vel vista e/ou fazer um passeio de voo livre em Caraguatatuba?

E quem procura o que fazer em Caraguatatuba pode também fazer esse passeio para ter uma vista deslumbrante de Caraguá!

Tudo isso é possí­vel no Morro Santo Antônio, localizado bem próximo ao centro da cidade.

O Morro Santo Antônio é bastante conhecido por conta da plataforma de voo livre, muito procurada por quem salta de asa delta e parapente.

Foto Morro de Santo Antonio
Foto: Rogerio Cassimiro

Além disso, também oferece uma vista privilegiada de toda a enseada de Caraguatatuba, São Sebastião, e de boa parte de Ilhabela.

Mesmo que você não seja fã de grandes aventuras como saltar de asa delta, você ainda pode aproveitar o passeio junto à natureza e apreciar o magní­fico visual proporcionado pelos 325 metros de altura do morro.

Os voos de asa delta e parapente são coordenados pela ACVL Associação Caraguatatuba de voo livre (email).

Empresas que fazem voo livre: Sobrevoar

Alguns dados para os praticantes:

  • Altitude e desní­vel — 325 metros
  • Quadrante — S/SE/E
  • WayPoint — S 23º 36’ 638” W 045º 24’ 247”
  • Decolagem — Rampa natural
  • Pouso — Na praia. Atravesse a cidade para chegar ao pouso
  • Melhor Época — O ano todo

Como chegar no Morro de Santo Antônio:

No iní­cio da subida existe um Posto de Fiscalização que faz o monitoramento do acesso ao local.

Existe restrição à quantidade de carros, apenas 18 veí­culos podem subir por vez com permanência limitada a 15 minutos. Por estes motivos muitos visitantes preferem subir a pé, curtindo a natureza — mas esta caminhada deve ser feita sempre em grupos para maior segurança de todos.

Para quem desejar fazer esta caminhada ou ir de carro, o iní­cio se dá seguindo pela rodovia Rio-Santos sentido Ubatuba até o Fórum de Caraguatatuba.

O acesso ao Morro Santo Antônio é feito pela Estrada da Serraria no bairro Sumaré, estrada de terra com razoável manutenção, mas que pode trazer problemas em dias de chuva.

Lagoa Azul, Caraguatatuba

Foto da Lagoa Azul, Caraguatatuba
Lagoa Azul, Caraguatatuba

A Lagoa Azul é um dos pontos turí­sticos mais procurados em Caraguatatuba!

Tem água doce, sem correnteza, e é separada do mar por um grande banco de areia. Sua formação se dá na foz do Rio Jetuba.

Está localizada no canto sul da Praia do Capricórnio.

Um lugar muito bonito para aproveitar a natureza, tirar fotos e tomar um banho de água doce.

O acesso é feito pela entrada do bairro Capricórnio, às margens da Rodovia Rio-Santos, antes da entrada para a Praia de Massaguaçu e junto ao morro da Praia Brava.

Porém, recomendamos verificar a qualidade da água antes de entrar na Lagoa Azul. Caso esteja imprópria, é um passeio que ainda rende muitas fotos.

Fazenda de Mexilhões

Foto da Fazenda de Mexilhões em Caraguatatuba
Fazenda de Mexilhões

Um passeio diferente e ecológico em Caraguatatuba!

A Fazenda de Mexilhões em Caraguatatuba está localizada na Praia da Cocanha, e é considerada a maior do Estado de São Paulo, podendo chegar à uma produção de 160 toneladas/ano, se não houver nenhuma intercorrência.

É uma cultura ecologicamente correta, pois promove o repovoamento do ambiente marinho, protegendo o bioma da região. A cultura também impede que os mexilhões sejam retirados das paredes de costões, onde devem estar para um bom equilí­brio ecológico.

A maricultura é feita utilizando redes lançadas ao mar que ficam submersas e presas a boias. Nestas redes são colocadas as “sementes”, e depois de aproximadamente oito meses os mexilhões estarão no tamanho ideal para comercialização e consumo.

Os mexilhões são amplamente utilizados na culinária, em risotos, paejas, pratos de massas com frutos do mar e muitos outros.

Além da produção do mexilhão, a fazenda é uma fonte de biodiversidade, pois atrai outras espécies marinhas, como tartarugas, arraias, polvos e se der sorte, até boto e toda fauna incrustada como esponjas, corais, vieiras e microalgas, famosas no ramo de cosméticos.

Como é o Passeio à Fazenda

Foto da Fazenda de Mexilhões em Caraguatatuba
Fazenda de Mexilhões

A saí­da do passeio fica localizada na Amapec e dura em média, 1h30.

Os visitantes poderão conhecer o dia a dia do funcionamento da fazenda, desde o processo de reprodução do mexilhão, as práticas de cultivo, até o seu desenvolvimento para o tamanho comercial, além de toda técnica de limpeza, beneficiamento e preparação do produto para venda.

Os visitantes do passeio e apreciadores da culinária, além de conhecer toda a criação, poderão escolher seu produto direto da fonte e adquirir ao final do passeio na Associação.

Moradores e turistas interessados em conhecer o atrativo, podem procurar pela Associação na Avenida João Gonçalves Santana, 500 — Massaguaçu — Praia da Cocanha ou fazer o agendamento pelo telefone (12) 99767-2163.

O famoso Festival do Mexilhão

Caraguatatuba Festival de Mexilhão
Foto ilustrativa

Aliás, no final do outono é realizada o Festival do Mexilhão. Barracas com os mais diversos e saborosos pratos à base do molusco são preparados e comercializados pelos próprios maricultores.

Milhares de pessoas comparecem ao Festival todos os anos.

Além da culinária caiçara, há recreação infantil, artesanatos tí­picos da região e atrações musicais.

Trilhas no Parque Estadual da Serra do Mar

Foto Trilhas de Caraguatatuba
Foto: Rogerio Cassimiro

A região do litoral norte do Estado de São Paulo é privilegiada com belas paisagens. As encostas da Serra do Mar cobertas pela Mata Atlântica, a grande planí­cie litorânea e o mar azul compõem a vista panorâmica no caminho para Caraguatatuba.

Grande parte da vegetação que forma esse cenário pertence ao Núcleo Caraguatatuba, do Parque Estadual da Serra do Mar.

Com 315 mil hectares, desde a divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro, até o municí­pio de Itariri no sul do Estado, passando por toda a faixa litorânea, o Parque representa a maior porção contí­nua preservada de Mata Atlântica do Brasil.

O Núcleo Caraguatatuba integra a rede de Unidades de Conservação, administrada pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo e por lá é possí­vel fazer três trilhas, a do Jequitibá, a do Poção e a do Mirante da Tropa.

Trilha do Jequitibá

Foto Trilhas de Caraguatatuba - Jequitibá
Foto: Rogerio Cassimiro
  • Público: indicada para toda a famí­lia, inclusive crianças e idosos
  • Extensão: 1km
  • Duração: de 1h a 3h
  • Ní­vel de dificuldade: fácil
  • Saí­das: às 9h e às 13h30
  • Limite máximo por perí­odo: 40 pessoas
  • Necessário agendamento prévio

Com pouco mais de 1 km, é fácil de ser percorrida.

Possui um percurso circular em meio à Floresta Ombrófila Densa, onde o visitante descobre belí­ssimas paisagens e as mais diversas espécies da flora e da fauna, onde o visitante vai encontrar muitas espécies de árvores como jequitibás centenários, observar pássaros e entender um pouco como todos os elementos da floresta são importantes para a sobrevivência do conjunto.

Foto Trilha do Jequitibá Caraguatatuba
Trilha do Jequitibá Caraguatatuba.

Depois de 15 minutos de caminhada, margeando o Ribeirão Santo Antônio, um mergulho nas águas claras de uma piscina natural é irresistí­vel.

Trilha do Poção

Foto Trilhas de Caraguatatuba - Poção
Foto: Rogerio Cassimiro
  • Público: grupos escolares e demais visitantes
  • Extensão: 3,5 km
  • Duração: 4h
  • Ní­vel de dificuldade: médio
  • Saí­das: às 8h30 e às 13h
  • Limite máximo por perí­odo: 20 pessoas
  • Necessário agendamento prévio.

Cruzar rios e corredeiras é apenas uma parte da aventura proporcionada a quem percorre a Trilha do Poção, além de desfrutar a paisagem ou banhar-se na Cachoeira Pedra Redonda no final do percurso.

Foto da Cachoeira Pedra Redonda
Trilha do Poção: Cachoeira Pedra Redonda. Foto: Miguel Nema

A trilha leva o visitante ao interior da floresta, mata mais fechada onde é grande a diversidade de palmitos. O palmito é um dos sí­mbolos mais ameaçados da Mata Atlântica, fundamental no equilí­brio da floresta.

O trajeto é percorrido somente com apoio de monitores. Cutias, esquilos, tamanduás, tucanos, saí­ras e surucuás estão entre as espécies de animais que podem ser avistados. Sobre a flora, destacam-se árvores como jequitibás, figueiras-brancas e canelas.

Após a travessia de riachos em contato direto com a água, o visitante cruzará o Rio Santo Antônio por uma ponte suspensa em cabos de aço.

Trilha do Mirante da Tropa

Foto Trilha do Mirante da Tropa Caraguatatuba
Mirante da Tropa Caraguatatuba. Foto: Miguel Nema
  • Público: grupos escolares e demais visitantes
  • Extensão: 1 km
  • Duração: 2h
  • Ní­vel de dificuldade: médio
  • Saí­das: às 9h e às 13h30
  • Limite máximo por perí­odo: 30 pessoas
  • Somente com agendamento prévio.

Tem iní­cio na Base Graví­ — em Natividade da Serra — e termina na Sede do Núcleo Caraguatatuba.

O caminho foi muito utilizado pelas tropas de muares durante os ciclos do café, açúcar e do ouro e também como rota clandestina para tráfico escravos.

O percurso também abriga belas cachoeiras e rios cristalinos, propí­cios para banhos refrescantes, além de espaços para piquenique, lazer e observação de grande diversidade de aves.

Agendamentos de Trilhas com Monitores Credenciados

foto Trilhas de Caraguatatuba
Foto: Rogerio Cassimiro

Agende sua trilha, nunca faça um percurso sozinho, você pode não ter como pedir ajuda. Lembre-se: todas as trilhas são monitoradas (Monitores Ambientais).

Clique aqui para fazer o agendamento.

Valor do ingresso: R$14,00 (Portaria Normativa FF nº 191/2013) *os valores podem sofrer alterações.
– Meia entrada para estudantes legalmente identificados
– Isenção para menores de 12 anos desde que acompanhados de pessoa maior de idade; maiores de 60 anos; moradores do entorno devidamente cadastrados no parque (RG,CPF e Comprovante de Residência); pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; escolas públicas

Mais informações

  • Como chegar: Pegar Rod. Nova Dutra (BR 116) até São José dos Campos. De lá, siga pela Rod. Dos Tamoios (SP 99), sentido Caraguatatuba. No Km 80, vire a esquerda para entrar no núcleo e siga por mais 700 m até a Secretaria do Meio Ambiente.
  • Onde ficar: A sede do Núcleo Caraguatatuba possui uma hospedaria simples, mas confortável e pode grupos de até 10 pessoas.
  • Funcionamento: Trilhas abertas de terça à domingo.
  • Uso obrigatório de tênis ou bota para caminhada
  • Leve alimentos práticos, leves e saudáveis

Ilhas de Caraguatatuba: Passeios de Barco e Mergulho!

Foto Passeio de barco em Caraguatatuba

O que acha de fazer um passeio de barco e ainda poder fazer um mergulho livre em praias afastadas, localizadas em ilhas?

Mapa Ilhas de Caraguatatuba
Mapa Ilhas de Caraguatatuba

Este passeio é possí­vel em duas das ilhas de Caraguatatuba, localizadas bem próximas da costa: a Ilha do Tamanduá e a Ilha da Cocanha.

Ilha do Tamanduá

Foto Ilha do Tamanduá
Ilha do Tamanduá

A Ilha do Tamanduá é muito procurada por suas belezas naturais, tanto por praticantes do mergulho livre quanto pelos de pesca esportiva.

Possui diversos parcéis e rochas submersas, que possuem grande variedade de fauna e flora marinhas.

É a maior Ilha de Caraguatatuba!

Durante a temporada são realizados passeios de escuna e barco saindo principalmente das praias de Tabatinga, Mococa, Cocanha, Massaguaçu e Martim de Sá.

Como não existe nenhum tipo de infraestrutura no local, é importante o turista estar preparado para eventualidades, levando água, lanches leves, e repelente de insetos.

É importante também levar sacos plásticos para carregar de volta todo lixo produzido durante o passeio, preservar a natureza é obrigação de todos.

O custo do passeio pode variar de acordo com a época, mas custa em média R$ 25 para duas pessoas para ficar 30 minutos, saindo da Praia da Mococa, o ponto mais próximo da ilha.

Ilha da Cocanha

Ilha da Cocanha Caraguatatuba - Naturam
Ilha da Cocanha

Localizada em frente à Praia da Cocanha, esta pequena ilha é um pedaço da Mata Atlântica no oceano.

Possui uma rica fauna marinha, sendo portanto muito procurada para o mergulho livre.

Ela pode ser acessada por barcos que ficam na Cocanha e fazem a travessia para o local.

Aliás, é tão próxima da praia que na realidade os passeios que saem da Cocanha são feitos de caiaque.

Na Ilha da Cocanha você encontra uma pequena praia, e é possí­vel também fazer uma caminhada e visitar o antigo casarão que existe ali.

Por conta de sua cobertura de floresta nativa, a ilha recebe a visita de pássaros tí­picos da região, como bem-te-vi, gaviões, tié sangue, sendo excelente ponto para observação dessas aves.

Surf em Caraguatatuba

Caraguatatuba Surf

Apesar de não ser uma cidade famosa pela prática de surf, o esporte ainda tem boa presença na cidade, possuindo inclusive uma associação local, a ASC.

Portanto se você é do tipo que não perde a oportunidade de pegar uma onda quando pode, saiba que em Caraguá isso é possí­vel. 

Agora a pergunta que não quer calar é: quais são as melhores praias para surf em Caraguatatuba?

No geral, são três as praias mais usadas na prática deste esporte:

  • Praia Brava: É a mais procurada pelos surfistas, praia de tombo e fortes correntezas em toda sua extensão, porém o acesso é apenas por trilha.
  • Praia de Massaguaçu: A Rio Santos fica às margens desta praia de grande extensão e de caracterí­sticas de tombo, que por vezes é frequentada pelos surfistas.
  • Martim de Sá: É uma das mais frequentadas da cidade, com público de todos os perfis, e entre as atividades esportivas praticadas está o surf graças às suas ondas fortes.

Pesca em Caraguatatuba

Foto Caraguatatuba Pesca em Massaguaçu

Em Caraguatatuba encontra-se uma das melhores praias para pesca de arremesso do litoral paulista: a Praia de Massaguaçu, uma praia de tombo que tem na sua margem a Rodovia Rio Santos.

Está situada a apenas 8 km do centro de Caraguatatuba, indo pela rodovia no sentido de Ubatuba.

Como mencionamos anteriormente, Massaguaçu é uma praia de excelente estrutura por se tratar praticamente de uma praia urbana. Hotéis, pousadas, chalés, casas e suí­tes para temporada, supermercados e comércio em geral, postos de gasolina, estrutura completa!

Mas um de seus principais apelos é a oportunidade de praticar pesca de arremesso na praia.

Aliás, por ser iluminada em toda sua extensão, também é possí­vel fazer por lá pesca noturna!

A pesca de arremesso se pratica muito no meio da praia, onde inclusive são feitos vários torneios de pesca.

No entanto, você também pode praticar a pesca de costão, que pode ser feita nas pedras, local aliás onde podemos encontrar iscas naturais como baratinhas, mexilhões e saquaritás. Garoupas são pescadas com frequência desta maneira.

Na própria praia podemos encontrar iscas vivas como pequenos peixes, moluscos e crustáceos como sarnambis, tatuí­ras e marias-farinha.

Na região central da praia existe um quiosque que comercializa camarões e corruptos.

Já na Praia do Camaroeiro (centro) pode-se adquirir camarão sete-barbas fresco diretamente com os pescadores.

Conheça as Praias do Sul de Ubatuba, divisa com Caraguá

Praia da Figueira Ubatuba

Seguindo ao norte em direção ao Rio de Janeiro, está a famosa cidade de Ubatuba, e bem pertinho de Tabatinga existem diversas praias de Ubatuba com acesso apenas por barco ou trilha.

Portanto, se você é do tipo aventureiro, com certeza vai se interessar por esse passeio.

A primeira praia deserta de Ubatuba é a Galhetas, logo depois da Tabatinga, e termina na Praia Saco das Bananas.

  • Praia das Galhetas: praia de águas calmas, esverdeadas, possui algumas pedras. É bem próxima da Tabatinga, através da Estrada das Galhetas (de terra). No fim da estrada pare o carro e percorra um caminho de cerca de 300 metros.
  • Praia da Figueira: Outra opção muito próxima da Tabatinga, logo após Galhetas. Praia de areia branca e fofa, um mar calmo, e acesso a partir de rua de terra via bairro da Tabatinga, (Rua João Manoel de Oliveira). Lá existe um estacionamento pago, e a praia não possui infraestrutura.
  • Praia da Ponta Aguda: Depois da Figueira, temos a preservada Praia da Ponta Aguda, está já com mais infraestrutura, como quiosque (mas que pode se encontrar fechado durante semana). O acesso também é pela Rua João Manoel de Oliveira, estradinha de terra, não tão simples de trafegar. Pouco frequentada a maior parte do ano.
  • Praia Mansa: A Praia Mansa tem acesso por trilha a partir da Ponta Aguda ou barco. A trilha é í­ngreme e leva cerca de 20 minutos para percorrer o trecho. É uma praia deserta, com areias brancas, mar calmo, bem preservada, e com belo visual de Ilhabela.
  • Praia da Lagoa: Você pode chegar na Praia da Lagoa de barco ou trilha, e como o nome sugere, abriga uma linda lagoa que dá um visual único à praia. Tem areia fofa e um mar de tombo.
  • Praia do Simão (ou Brava do Frade): A Praia do Simão, também é conhecida como Praia Brava do Frade e está localizada dentro da Trilha do Saco das Bananas, esta que também é conhecida como Trilha das 10 Praias Desertas. A Praia é linda e extensa, de tombo, com areias claras e mar aberto, propí­cia para prática do surf, muito cuidado! O acesso por trilha possui ní­veis médio e difí­cil sendo recomendado o uso de Guia Credenciado.
  • Praia Saco das Bananas: A Praia do Saco das Bananas tem uma beleza única, possui por volta de 60 metros, areias amareladas, águas cristalinas, com algumas enormes pedras granito, e vista da Praia do Simão. O acesso terrestre mais próximo é por trilha, saindo do canto direito da pela Praia da Caçandoquinha, sendo recomendado o uso de Guia Credenciado.

Um pouco mais ao norte, passando essas praias desertas, chegamos nas praias com acesso mais facilitado, onde é possí­vel parar o carro.

Ou seja, são praias um pouco mais distantes para quem está em Caraguatatuba, mas ainda é uma bela oportunidade de conhecer praias diferentes do litoral norte de São Paulo.

Praia do Pulso Ubatuba

A Praia da Maranduba é a mais movimentada e com mais infraestrutura. Por toda a sua orla você encontra quiosques e vagas para estacionar o carro. É caracterizada por seu mar de águas calmas e o enorme toboágua que fica no mar.

Voltando um pouco ao sul, temos a Praia do Pulso. Para acessá-la é necessário percorrer uma estrada secundária de terra. O acesso mais dificultado faz com que esta seja uma praia mais vazia. Possui um mar calmo e nenhuma infraestrutura turí­stica, cercada apenas por um condomí­nio de casas.

Depois, no lado direito do Pulso, temos a Praia da Caçandoca, mas esta já possui alguns quiosques. Possui mar tranquilo e o acesso pela mesma estrada que dá no Pulso.

Outra atração que encontramos próximo à essas praias é o famoso Castelo dos Arautos, pela estrada que leva à Praia do Pulso e Caçandoca.

Castelo dos Arautos Ubatuba

Este incrí­vel atrativo está situado a apenas 9km de distância da Praia de Tabatinga (cerca de 20 minutos de carro sem trânsito).

O Castelo dos Arautos é uma linda construção em estilo gótico situada numa elevação junto ao mar, que proporciona uma vista extraordinária.

Aberto apenas aos domingos na parte da manhã, nos horários das missas, feitas em canto gregoriano.

Antes de viajar para Caraguá

Seguem abaixo links que podem ser muito úteis durante sua viagem para Caraguatatuba, ou caso tenha outros interesses na cidade:

Dicas de Viagem da Naturam

Como arrumar a mala de viagem

Como arrumar Mala de Viagem: 13 Dicas imperdíveis para você arrumar suas malas nas viagens e economizar bastante espaço, levando muito mais coisas!

Google Tradutor português para inglês

Vai viajar e não domina o inglês? Use o Google tradutor no celular nas viagens! Veja este Tutorial Prático, muito simples de entender e com vídeos explicativos.

Segurança na Praia, 10 mandamentos

Proteja sua família! Veja 10 medidas importantes de segurança na praia: o que fazer para evitar afogamentos e acidentes, medidas válidas para todas as praias.

Foto do autor
Autor
Conteúdo de qualidade para você viajar melhor! Nos dedicamos a criar conteúdos diferenciados e aprofundados sobre variados destinos e atrações - afinal, quanto mais informações temos sobre um lugar, melhores são as experiências.

Deixe um comentário