Praias de Ubatuba Praia do Engenho

Praia do Engenho

Nadar num mar que parece uma piscina, numa praia sossegada e cercada pela natureza… Essa é a experiência que a linda Praia do Engenho te proporciona.

A Praia do Engenho em Ubatuba é vizinha da Praia da Almada e ambas possuem características físicas idênticas, sendo a Praia do Engenho um pouco mais comprida que a Almada.

Para acessá-la você obrigatoriamente terá que passar pela Praia da Almada e atravessar uma escadaria localizada na península que divide a Almada e o Engenho no canto esquerdo da Almada.

Praia do Engenho Ubatuba

Outras praias próximas ao Engenho incluem a Praia Estaleiro do Padre, a Praia Brava da Almada, Ubatumirim, Praia da Fazenda e Picinguaba. Aproveite para conhecer todas as Praias de Ubatuba.

Na Almada e Engenho uma ONG local realiza um trabalho de conscientização ambiental com crianças e jovens, realizando oficinas de arte com materiais reciclados e ajudando na conservação das praias.

Continue lendo para saber mais sobre a Praia do Engenho em Ubatuba – damos aqui dicas de o que fazer, falamos sobre a infraestrutura além de disponibilizar lindas fotos e vídeos!

O que você encontra aqui:

O que fazer na Praia do Engenho
Infraestrutura turística
Hotéis e Pousadas
Fotos
Vídeo
Dicas para aproveitar melhor a praia
Como chegar

O que fazer na Praia do Engenho

Praia do Engenho Ubatuba

O Engenho é uma praia de águas tranquilas e limpas, ótimas para nadar e andar de caiaque.

Também é comum ver as pessoas fazendo mergulho livre e stand up paddle.

Agora, se você gosta de caminhadas pela natureza, você pode fazer a trilha para a Praia Brava da Almada, que tem início no meio da Praia do Engenho. É uma caminhada de 30 minutos, porém como você irá atravessar o morro, o caminho acaba sendo íngreme, exigindo um pouco mais do físico.

Foto Praia da Almada, Praia do Engenho e Praia Brava da Almada vista do alto
Praia da Almada, a esquerda, Praia do Engenho, a direita e Praia Brava da Almada, ao fundo.

Mas o visual selvagem da Brava da Almada e o contato com a natureza faz tudo valer a pena.

Além disso, você também pode fazer passeios de barco e lancha para algumas ilhas de Ubatuba que saem da Almada. Entre elas a Ilha dos Porcos (a mais próxima) e também a mais procurada Ilha das Couves. Mas vale o aviso que estes passeios são mais comuns na alta temporada, portanto, não tem como ter certeza que você encontrará esses passeios durante a baixa temporada.

Outra boa ideia também é visitar a praia durante o mês de julho e dar uma passada na Almada, onde acontece o famoso Festival do Camarão da Almada, um passeio gastronômico divertido e delicioso.

Infraestrutura turística

Praia do Engenho Ubatuba

O Engenho possui bar e restaurante que disponibilizam cadeiras e guarda sol, e alguns oferecem banheiros e ducha.

Possui também alguns charmosos chalés, pequenas pousadas e casas para locação. Falaremos mais sobre a hospedagem no próximo item.

Na Almada há estacionamentos gratuitos (na rua) e pagos. Os estacionamentos pagos são administrados por uma Associação local.

Hotéis e Pousadas

Praia do Engenho Ubatuba

Como dissemos, a Praia do Engenho possui chalés, pequenas pousadas e casas para locação.

A vantagem de se hospedar no Engenho é ter acesso a pé à 3 praias, o próprio Engenho, a Almada e Brava da Almada, além de também estar próxima a praias incríveis da região norte de Ubatuba.

Uma ótima pedida para quem vai ficar no Engenho são as Casinhas da Almada: Casinhas aconchegantes pé na areia, que apesar do nome estão localizadas na praia do Engenho. Possuem lindo visual da praia de suas janelas e varandas, e ainda possuem cozinha completa e redes para você relaxar.

Você também pode dar uma olhada em outras opções de hotéis e pousadas em Ubatuba próximos ao Engenho e a Almada (na região norte de Ubatuba).

Fotos

Dê uma olhada no lindo visual da Praia do Engenho:

Vídeo

Conheça a Praia da Almada, o Engenho e a Brava da Almada de um ângulo completamente diferente!

Dicas de como aproveitar melhor a praia

Praia do Engenho Ubatuba

As dicas que damos aqui são basicamente as mesmas que damos na Praia da Almada.

O ideal é chegar bem cedo e passar o dia pra aproveitar o máximo possível a praia.

Você verá em como chegar que não é tão simples chegar na praia, portanto quando for pra lá, procure ir pensando em passar o dia, até porque tem muito o que fazer por lá.

Na alta temporada a Praia do Engenho não lota como a sua vizinha, mas também ganha um grande movimento. Se for visitar a praia nesta época, chegue bem cedo para conseguir vaga para parar o carro.

Os restaurantes servem uma comida deliciosa e local, mas se você for passar o dia na praia e estiver economizando, recomendamos levar o que for beber e comer, lembrando sempre de recolher todo o lixo!

Como chegar

Praia do Engenho Ubatuba

Saindo do Centro de Ubatuba, a partir do Trevo de Taubaté, você percorrerá a Rio-Santos em direção a Paraty por 34 KM para chegar à estrada de acesso para a Praia da Almada.

Assim que passar a Praia do Ubatumirim a estrada tem uma subida um pouco mais íngreme, e no final desta você verá a placa de acesso à Almada.

O acesso é feito por via secundária que sai da rodovia, uma estradinha asfaltada com lindas vistas e mirantes.

É bom ficar esperto na estradinha, ela é bem estreita e sinuosa, com subidas, decidas e buracos. Da entrada na rodovia até a praia da Almada são quase 4 km de distância.

Chegando na Almada, você encontra vagas para estacionar na rua e estacionamento pago. Chegue cedo na alta temporada, pois costuma lotar.

Agora para chegar no Engenho, você terá que ir até a Almada e caminhar em direção ao canto esquerdo da praia, onde você encontrará uma escadinha localizada na península que separa a Almada e o Engenho.

Depois de atravessá-la, você estará no Engenho!

E aí, você já conhece a Praia do Engenho? Gostou das nossas dicas?

Não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários! Nos conte depois como foi sua visita!

Aproveite também para compartilhar essa maravilhosa praia com quem você gostaria de levar pra lá na próxima vez que estiver em Ubatuba.

Veja também

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here