Núcleo Picinguaba

Também chamado de Parque Estadual da Serra do Mar

Nesta reportagem nossa equipe reuniu o passeio a uma bela e preservada praia à visitação de um dos núcleos do maior parque paulista, o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM).

 

PESM

Mais de 80% da área territorial do município de Ubatuba é controlado pelo Parque, compondo 47.000 hectares de área de proteção ambiental da natureza fascinante da Mata Atlântica.

O PESM também é denominado Núcleo Picinguaba, e sua sede fica localizada na Praia da Fazenda, onde também se encontra o Centro de Visitantes.

 

Centro de Visitantes

O Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba fornece informações gerais sobre o parque e atividades de educação ambiental, e possui:

  • Exposição de artesanato local;
  • Vídeos de Mata Atlântica e outros assuntos ambientais, podendo ser assistidos a qualquer momento;
  • Oficinas diárias de transformação de lixo em arte, ministradas por voluntários universitários treinados;
  • Monitores de trilhas, guarda-parques;
  • Hospedaria.

O Centro de Visitantes fica aberto diariamente das 9:00 às 17:00h, possui sanitários.

Trilhas pelo parque só podem ser feitas mediante autorização do Núcleo Picinguaba e com acompanhamento de monitores credenciados

Trilhas

Na sede administrativa é possível agendar trilhas pela região, assim como o passeio de bote, que origina-se da hospedaria do Parque, segue todo o mangue e permite vivenciar o movimento natural da mata de restinga, cruzando pelo caminho com biguás, guaxos, martim-pescadores, garças, maçaricos e outros exemplos da fauna da região.

O final do passeio, de duração de 1h, deságua no encontro dos rios Fazenda e Picinguaba, entre a praia Fazenda e a praia das Bicas, com retorno em caminhada.

Saiba mais sobre as trilhas na Mata Atlântica visitando a página de Trilhas de Ubatuba.

 

Ao chegar no Centro de Visitantes

Paramos o carro no estacionamento, e vimos que a praia ficava também a poucos metros.

Na parte final do prédio do Centro de Visitantes notamos uma série de chuveiros públicos, que jorram água em abundância; excelente para quem sai da praia e quer tirar a água do corpo, principalmente para quem tem que subir no carro para o caminho de volta.

 

Aproveite e visite a Praia da Fazenda

Núcleo Picinguaba - Centro de Visitantes foto
Praia da Fazenda

A Praia da Fazenda fica ao norte de Ubatuba, pegando a Rio-Santos no sentido Paraty, aproximadamente a 40 Km do centro da cidade.

Saiba mais sobre a Praia da Fazenda

A Praia da Fazenda é magnífica. Por estar situada em área de preservação, não tem nenhum tipo de construção, nem bares ou quiosques de beira-mar, nem ambulantes.

Excelente para quem deseja um ambiente o mais natural possível.

Por isso mesmo, se for passar um bom tempo lá não esqueça de levar água e lanches, e é imprescindível um bom repelente de insetos, principalmente no verão.

Do lado esquerdo da praia deságua um pequeno rio de águas límpidas, com o Mangue onde são feitas trilhas fluviais de bote.

As areias são finas e batidas, perfeito para esportes como tênis, vôlei, futebol, taco…

O visual é privilegiado: Na região do continente a densa vegetação da Mata Atlântica formada pela vegetação de Restinga e a visão da Serra do Mar; em frente à praia as inúmeras ilhas da região.

As ondas não são fortes, mas o suficiente para diversão dos banhistas. Paz, sossego e natureza como em poucas praias de fácil acesso do Litoral Norte.

 

Outro ponto turístico

Você pode aproveitar este passeio conhecendo mais um local administrado pelo Núcleo Picinguaba e que é importante na história da cidade, além de pitoresco, a Casa da Farinha.

 

Mais informações:

  • É importante ressaltar que todas as visitas na área do parque são feitas com solicitação de monitoramento, exceto à praia, Casa da Farinha e Centro de visitantes.

 

Como chegar

  • O acesso é feito por uma via secundária, com placas no local indicando a entrada da Praia da Fazenda e do Núcleo Picinguaba.
  • Entrando neste acesso, poucos metros à frente, vemos a guarita do Centro de Visitantes.
  • À direita um estacionamento para os carros, que não podem ir até a praia.

COMPARTILHE

Deixe sua opinião