Praia do Puruba

Veja fotos, vídeos, dicas, pousadas, onde fica, como chegar e mais!

A Praia do Puruba em Ubatuba é uma praia absolutamente encantadora!

Se quer uma praia com pouco movimento, forte presença da natureza e bastante isolada, essa é a praia para você!

O Puruba está localizado na região norte de Ubatuba, depois da Praia do Prumirim, em direção ao norte.

Sua principal característica é ter pouca estrutura, muito verde e o rio que margeia a praia, o que faz com que a praia tenha um visual paradisíaco, com seus aspectos naturais muito preservados.

O local é tão lindo que já foi cenário de filmes e minisséries.

Foto da Praia do Puruba Ubatuba

Aqui você encontrará as melhores dicas, fotos e informações sobre a Praia do Puruba em Ubatuba – mas antes de continuarmos, que tal uma prévia da praia?

Veja abaixo um vídeo com lindas imagens aéreas da Praia do Puruba – não há quem não se encante com a beleza da praia! Depois continue lendo para dicas de pousadas próximas, como chegar, o que fazer e muito mais!

O que você encontra aqui:

Sobre a Praia do Puruba em Ubatuba

Foto da Praia do Puruba Ubatuba

Localizada no norte de Ubatuba, na enseada do Ubatumirim, a Praia do Puruba possui cerca de 1500 metros de extensão.

Suas areias são finas e fofas, com entorno arborizado por abricós.

Já seu mar é de tombo, ou seja, afunda rapidamente, porém calmo, tornando-se então uma ótima opção para nadar e boiar tranquilamente.

Aliás, a Praia do Puruba é margeada pelo encontro entre o Rio Puruba (no canto direito) e o Rio Quiririm (no canto esquerdo, onde está a entrada), fazendo com que essa praia tenha um acesso muito diferente das outras praias de Ubatuba – para acessá-la, você terá que atravessar o rio!

É claro que este detalhe deixa a visita ainda mais interessante!

Alguns atravessam andando ou a nado, outros preferem pegar carona nos barquinhos que ficam logo na entrada para a praia. Mas sobre isso falaremos com mais detalhes em como chegar.

Foto da Praia do Puruba Ubatuba

Depois de atravessar o rio, chegamos na praia, e logo de cara nos deparamos com a vista da Ilha do Prumirim, não muito longe dali.

Além disso, como você já deve ter percebido a essa altura, na Praia do Puruba é possível tanto o banho de mar quanto o banho de rio!

No Puruba ainda é forte a presença do caiçara que mantém seus costumes como a pesca artesanal, danças e festas religiosas que se fazem presente na comunidade, que festeja seus dias santos na Capela de Santa Cruz, localizada na Vila da Praia, e na Capela de Santo Antônio, localizada no sertão.

Uma tradição local é o grupo de congada, dança apresentada sempre em dias festivos, tanto no Puruba quanto nas regiões para onde são convidados a participar.

A infraestrutura básica local conta com um bar antes da travessia do rio e algumas poucas hospedagens.

E para saciar sua curiosidade, a palavra Puruba é proveniente do tupi, que significa “zunido” ou “eco”, o que deu nome a praia devido ao som das águas.

O que fazer na Praia do Puruba

Foto da Praia do Puruba Ubatuba

A Praia do Puruba não tem muita opção de lazer, apesar de que para se chegar nela já temos o gosto de uma pequena aventura.

Sendo assim, aproveite o dia para apreciar a natureza e curtir a praia com sossego e tranquilidade – caminhe pela praia, tome um banho de rio, tome um banho de mar, e desfrute de sua lista vista.

Aliás, quer fazer uma brincadeira?

Mais para a região central da praia, existe um ponto onde há uma clara separação entre o mar e rio, sem nenhuma vegetação os separando – saia correndo do mar e mergulhe no rio! É uma sensação muito boa!

Se for ficar até mais tarde na praia, uma dica é apreciar o pôr do sol!

1. Stand Up Paddle e Canoagem

A prática de canoagem e stand up paddle ganham destaque aqui pois devido às águas calmas do Puruba, a praia acaba se tornando uma ótima opção para a prática destes esportes.

Caso você tenha seus próprios equipamentos, vale a pena levá-los para passear na região. E mesmo se você nunca fez nenhuma dessas atividades, vale a pena procurar instrutores e aluguel de equipamentos na vila!

2. Acampar

Para os mais aventureiros, uma boa opção no Puruba é acampar. 

Na Praia de Puruba você pode contar com a estrutura de campings e, apesar do local ter energia elétrica, o céu estrelado durante a noite é verdadeiramente um show à parte.

No entanto, vale lembrar aqui que é proibido acampar nas areias das praias – use os campings, onde você pode acampar com conforto e segurança.

3. Conhecer outras praias, ilhas e cachoeiras da região

Por outro lado, você pode planejar seu dia de modo que você também possa visitar outras praias no entorno.

Temos a Praia do Prumirim, ao sul do Puruba, uma linda praia de tombo, já com ótimos restaurantes – de lá saem barcos para a Ilha do Prumirim e muito perto encontramos a Cachoeira do Prumirim.

Ou seja, planejar uma visita à região do Prumirim juntamente com o Puruba acaba se tornando um roteiro muito completo e você tem a chance de conhecer diversos atrativos da região.

Mas as possibilidades não acabam por aqui.

Entre o Prumirim e a Praia do Puruba temos a Praia do Léo, uma linda praia com acesso por trilha.

E logo após o Puruba encontramos a Praia do Ubatumirim e a Praia do Estaleiro – praias extensas, com mar calmo e raso. 

Agora, indo um pouco mais ao norte, temos a famosa Praia da Almada, uma praia localizada numa região que assim como no Prumirim, há muita opção de atrativos, como a Trilha da Brava da Almada, a Praia do Engenho logo ao lado, além de saídas de passeios de barco.

Enfim, são muitas possibilidades!

Agora você já pode montar seu roteiro com calma, decidindo se passará o dia apenas no Puruba, ou se irá aproveitar para conhecer outros atrativos da região!

Uma dica seria conseguir uma hospedagem em praias que tem mais opções de pousadas e estrutura do que no Puruba, passar a manhã no Puruba e depois voltar para a região onde se encontra sua hospedagem, o que nos faz entrar no próximo assunto: hotéis e pousadas na Praia do Puruba.

Fotos da Praia do Puruba

Pousadas na Praia do Puruba

Foto da Praia do Puruba Ubatuba

Não existem muitas opções de pousadas na Praia do Puruba, algumas abrem apenas em épocas de maior movimento.

Ainda assim, como mencionamos anteriormente, você encontrará por lá algumas opções de campings.

Veja abaixo algumas opções:

Por ter um acesso relativamente difícil, a Praia do Puruba complica um pouco a vida dos que estão indo com malas e muitos itens.

Sendo assim, uma excelente opção é se hospedar na região central de Ubatuba, que fica a cerca de 24 km do Puruba – lá você encontrará ótimas opções de pousadas além de muita opção de lazer, como bares, restaurantes, Aquário, Rua Guarani e feirinha.

Pousadas na Praia do Itaguá

Além disso, você ainda encontra praias próximas do Puruba com excelentes opções de hospedagem, algumas até pé na areia! Entre elas estão a Praia da Almada, Prumirim, Ubatumirim e Estaleiro. Veja nossa lista de pousadas recomendadas:

Pousadas na Praia da Almada
➥ Melhores hotéis e pousadas pé na areia em Ubatuba

Caso você esteja em um maior número de pessoas, também vale a pena conferir se o ideal não seria alugar uma casa! Na alta estação esse é um serviço que movimenta a cidade e muitas pessoas deixam suas casas para alugar para turistas.

➥ Confira Casas para Alugar em Ubatuba

Se preferir, confira uma lista de pousadas no Prumirim próximo do Puruba diretamente no Booking clicando aqui, ou então faça uma pesquisa através do buscador abaixo:

Booking.com

Dicas para aproveitar melhor a praia

Foto da Praia do Puruba Ubatuba

No Puruba encontramos apenas um quiosque, e normalmente abre apenas em algumas épocas do ano, então se for passar o dia na praia recomendamos que leve o que for comer e beber – sempre se lembrando de recolher todo o lixo antes de ir embora (vamos manter a praia linda e preservada!).

Como é uma praia com forte presença da natureza, leve seu repelente de mosquito, você pode precisar.

Como chegar na Praia do Puruba

Foto da Praia do Puruba Ubatuba

Para chegar na Puruba pega-se a Rio-Santos no sentido de Paraty, e após 24 Km encontramos uma via secundária, na qual pode-se seguir de carro por 2 Km até a vila do Puruba.

Há vagas para estacionar no carro.

Lá chegando é necessário atravessar o rio para chegar à praia, e no local existem barqueiros nos feriados e durante a temporada que cobram uma taxa para o transporte.

Dependendo da época que for, a água do rio pode estar rasa, na altura da cintura, e você conseguirá fazer a travessia com tranquilidade a pé.

Porém, sempre há a possibilidade de você encontrar a maré mais alta, fazendo com que seja necessário fazer a travessia a nado, e por isso muitas pessoas optam por fazer a travessia nos barcos (se for atravessar a nado, fique esperto com correntezas).

O que achou da praia?

Foto da Praia do Puruba Ubatuba

Mais uma praia paradisíaca em Ubatuba.

Suas árvores, o encontro dos rios margeando a praia, o encontro do rio com o mar, a linda vista para a Ilha do Prumirim, tudo faz com que a visita ao Puruba seja absolutamente especial.

E você? Já conhecia essa praia maravilhosa?

Conte para nós nos comentários o que achou da praia, adoraríamos saber sua opinião. Conte também o que achou de nossas dicas e também se souber de algo que não colocamos aqui.

Praia do Puruba Ubatuba – encanto, natureza e preservação!

Veja também

Veja alguns assuntos que podem te interessar:

  • Praias de Ubatuba– Todas as mais de 100 praias com fotos, vídeos e dicas.
  • Praias para ir com a família em Ubatuba – Uma lista com 24 praias de Ubatuba (mais alguns bônus) com muitas fotos e informações para você ir com a sua família.
  • Pousadas em Ubatuba – Lista onde você encontrará as melhores 50 pousadas de Ubatuba.
  • Restaurantes de Ubatuba – Ubatuba tem uma excelente gastronomia e restaurantes deliciosos, veja nossas dicas!.
  • Casas para alugar em Ubatuba – Prefere uma casa para alugar em Ubatuba? Também separamos para você uma lista incrível!
  • Melhor época para ir para Ubatuba – Será que o verão é a melhor época para ir para Ubatuba? Nós damos nossa opinião!
  • Mapa de Ubatuba – Nós criamos um mapa de Ubatuba onde você encontra todas as praias de Ubatuba, além de pontos turísticos, passeios, e serviços essenciais.
  • Ubatuba – O melhor guia da cidade com todas as praias e os melhores passeios, pousadas e dicas de o que fazer!

Comentários

O que achou? Deixe sua opinião!

Please enter your comment!
Please enter your name here

- De um apaixonado por viagens para outro -

Veja também