Praias de Ubatuba Praia do Perequê Açú

Praia do Perequê Açú

O Perequê Açu é uma das mais tradicionais praias de Ubatuba!

Localizada na região central da cidade, é uma praia muito familiar.

Recentemente passou por uma reurbanização que melhorou bastante o visual e infraestrutura.

O Perequê Açú é uma praia de areias brancas e monazíticas e possui um mar com poucas ondas, mas onde é possível prever onde irão quebrar.

Praia do Perequê Açú Ubatuba - Naturam

Portanto, tanto banhistas quanto surfistas iniciantes conseguem usufruir das águas do Perequê Açú.

No canto esquerdo temos o Rio Indaiá, rio que separa a Praia do Perequê Açú com a Praia da Barra Seca. Lá é comum a prática de pesca.

A praia é bastante movimentada durante o ano inteiro, tanto por turistas quanto pelos moradores, assim como também acontece na Praia Grande e na Maranduba.

Praia do Perequê Açú Ubatuba - Naturam
Canto direito do Perequê Açú

As pessoas costumam ficar mais concentradas no canto direito, onde há mais quiosques.

O Perequê Açú é privilegiado por estar na região central, aliás, no episódio 7 do nosso projeto Ubatuba Vista do Alto nós mostramos pra você como é a região e o que você encontra lá, inclusive, com imagens incríveis do Perequê.

Dê só uma olhada:

É uma praia extensa, de 1.9km de comprimento, com muita coisa pra fazer, e nós ainda temos muito o que contar sobre essa praia!

Continue lendo, pois aqui você encontra informações sobre a infraestrutura da praia do Perequê Açú, assim como dicas de o que fazer, hotéis e pousadas, fotos, vídeo, como chegar, e dicas de como aproveitar melhor a praia!

O que você encontra aqui:

Infraestrutura turística

Praia do Perequê Açú Ubatuba - Naturam

Possui excelente infraestrutura turística!

Pra começar, a praia conta com muitos quiosques à beira mar oferecendo porções, lanches e bebidas diversas, e tudo à um preço mais camarada (é claro que os valores na alta temporada podem mudar).

Além dos quiosques, carrinhos de sorvete e ambulantes vendendo comes e bebes também não faltam.

No canto direito encontramos a base dos guarda vidas que atendem toda a cidade.

Já na parte central da praia, há um parque recreativo, e quadras de futevôlei e vôlei de praia, todas abertas para o público.

Praia do Perequê Açú Ubatuba - Naturam
Parque recreativo do Perequê Açú

Neste mesmo local também está o Terminal Turístico de Ubatuba, responsável por receber excursões.

Já no canto esquerdo você encontra um rancho de pescadores, onde é possível adquirir pescados frescos.

Há também uma ciclovia que vai de um canto à outro da praia.

Além de tudo isso, a Praia do Perequê Açú em Ubatuba, por estar localizada próxima ao Itaguá e ao Centro da Cidade, tem fácil acesso aos melhores restaurantes e passeios da cidade.

O que fazer no Perequê Açú

Praia do Perequê Açú Ubatuba - Naturam

Você já deve ter percebido que não falta opções de que fazer no Perequê Açú.

Você pode começar com caminhadas e corridas ao longo da extensa praia, a areia batida já junto ao mar facilita e deixam a caminhada mais gostosa.

Outra dica de o que fazer por lá é surfar! Como mencionamos anteriormente, suas ondas propiciam o ambiente perfeito para surfistas iniciantes.

Portanto, se você tem vontade de aprender a surfar, esta é uma ótima oportunidade. Na praia você normalmente encontra pranchas para aluguel.

Praia do Perequê Açú Ubatuba - Naturam

Falando em mar, outra modalidade muito praticada é o stand up paddle (SUP). As pessoas costumam levar suas pranchas de SUP quando o mar está mais tranquilo ou então basta passar da arrebentação das ondas.

Além disso, se você tem família com crianças você pode levá-las ao centro da praia pra que elas brinquem no parquinho recreativo.

Alias, não podemos esquecer que ao lado do parque tem quadras de futevôlei e vôlei, basta você levar sua bola.

Agora, se você gosta de explorar mais, você pode caminhar até o canto esquerdo da praia, onde se encontra o Rio Indaiá, e atravessar o rio até a Barra Seca.

Porém, não atravesse em dias de ressaca, o nível pode estar alto e ainda haver correntezas.

O que fazer próximo à praia

O que fazer próximo à Praia do Perequê Açú
Rua Guarani a noite

Você também pode aproveitar para visitar outras praias próximas além da Barra Seca, como a Praia Vermelha do Centro, Tenório, Grande, Vermelha do Norte.

Outra dica é aproveitar para conhecer os atrativos da região central, como o Aquário de Ubatuba, Projeto Tamar e a feirinha.

Ali próximo à feirinha, você encontra o Farol do Cruzeiro, no Iperoig. Vale a pena visitar.

A Vila dos Pescadores também não está muito longe dali! É onde fica o Mercado de Peixes de Ubatuba, e a noite, bares e restaurantes marcam sua presença no local.

Indo em direção ao Itaguá, temos a Rua Guarani, a rua mais charmosa de Ubatuba, com sorveterias, restaurantes, bares e muitas lojinhas de todo tipo!

Já no Itaguá, você encontra ainda mais restaurantes, sorveterias, além de uma orla arborizada com ciclovia, com quiosques à beira mar, pessoas vendendo passeios de barco durante o dia, e uma enorme rede hoteleira.

Hotéis e Pousadas no Perequê Açú

Praia do Perequê Açú Ubatuba - Naturam

A Praia do Perequê Açú é uma praia bem completa em termos de infraestrutura, portanto, também oferece diversas opções de hospedagens, como hotéis e pousadas, porém é mais comum encontrarmos casas para temporada.

A pousada Recanto dos Amigos é uma que nós indicamos! Uma pousada de frente para o mar, fundos para o Rio Indaiá, com piscina e churrasqueira.

Fotos

Vídeo

Se inscreva no canal da Naturam e tenha acesso à diversos vídeos de praias e as melhores dicas de viagens!

Dicas para aproveitar melhor a praia

Praia do Perequê Açú Ubatuba - Naturam

Por estar localizada na região central, e próxima à praias impróprias para banho como Itaguá e Iperoig, muitos perguntam se a Praia do Perequê Açú é limpa.

Podemos te afirmar que sim, a praia é limpa e frequentada normalmente por banhistas o ano inteiro.

Porém acontece de, durante a alta temporada, algumas praias de Ubatuba se tornarem impróprias.

Sendo assim, se quiser matar a dúvida quando estiver indo para Ubatuba, confira a condição da qualidade da água no site da CETESB.

Falando em alta temporada…

No verão, o trânsito na região central é bastante pesado.

Portanto, se você estiver indo para o Perequê Açú, ou então saindo de lá para visitar outras praias, recomendamos que vá bem cedo e retorne por volta das 14h ou 15h.

Nós sempre estimulamos nossos leitores à visitarem Ubatuba em outras épocas do ano, e os benefícios são muitos: menos trânsito, melhores preços… Veja aqui a melhor época para visitar Ubatuba.

Mas sabemos também que as vezes só conseguimos viajar na alta temporada. Se for assim, faça o que dissemos, sempre saia com antecedência para evitar horas de pico no trânsito.

Como chegar

Praia do Perequê Açú Ubatuba - Naturam

Chegar na Praia do Perequê Açú é simples, a praia possui diversos acessos disponíveis além de estacionamento por toda a sua orla.

Lembrando que para parar o carro é necessário pagar zona azul que custa cerca de R$12. A zona azul vale para o dia inteiro em qualquer praia.

A praia está localizada em zona urbana e o acesso é por via secundária.

Na altura dos km 44 e 46 da Rio-Santos você já consegue adentrar o bairro.

Outra opção é chegar a partir do centro, atravessando a ponte Félix Guisard e seguindo em frente (uma ponte localizada próxima ao Farol do Cruzeiro e a feirinha, na Av. Iperoig).

Praia do Perequê Açú Ubatuba - Naturam

E você ? Já conhece a Praia do Perequê Açú em Ubatuba? Gostou das nossas dicas?

Não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários! Ou então nos conte depois como foi sua visita!

Aproveite também para compartilhar essa maravilhosa praia com quem você gostaria de levar pra lá na próxima vez que estiver em Ubatuba.

» Voltar para Praias de Ubatuba

Veja também

Artigo anteriorPraia do Perequê Mirim
Próximo artigoPraia do Oeste

5 COMENTÁRIOS

  1. Boas lembranças desta praia, onde passei muitas férias em família, saudade do antigo camping CCB, bem próximo do centro, curtimos lojas, restaurantes e a feira de artesanatos, recomendo

  2. Estive em março de 2017, gostei muito, uma praia para família, tranquila com ondas médias e do lado direito tem uma elevação rochosa que proporciona boa pescaria, tem ótimos quiosques com bom atendimento, me hospedei na pousada Refúgio D’Mar onde o atendimento e a simpatia da proprietária fazem a diferença.

  3. O Perequê Açu é a praia da família. Seja na primavera ou verão, todos reunidos na alegria, e mesmo no outono e inverno nossos surfistas iniciantes arriscam pegar ondas. Temos também o Rio Indaiá, pois família adora uma pescaria. E o melhor, todo esse paraíso á cinco minutos da área central, que proporciona dias e noites inesquecíveis.

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here