A Ilha das Couves propicia um dos passeios mais paradisíacos de Ubatuba, e se nos permite dizer, também do litoral norte de Sp!

Seu mar tranquilo e translúcido encanta os olho ao ir misturando os tons de verde e azul vividos.

Além disso, possui ondas suaves, perfeito para nadar e mergulhar.

É um passeio incrível que vai te proporcionar um visual deslumbrante e pode ser feito tanto com os amigos quanto em casal ou em família. 

Ilha das Couves Ubatuba - Naturam
Foto por Lancha Amigos – Passeios de Lancha em Ubatuba

Para quem não sabe, a origem do nome da Ilha vem do sobrenome de um de seus antigos donos, “Couves”, a ilha era então chamada de Ilha dos Couves.

O nome da ilha permaneceu, mas hoje todos podemos desfrutar deste pequeno paraíso.

Bom, se você estiver curioso para saber um pouco mais sobre a Ilha das Couves em Ubatuba continue lendo, aqui nós vamos mostrar pra você o que fazer na Ilha das Couves, te dar dicas, mostrar os cuidados que deve ter, a melhor época pra ir e claro, vamos te contar como chegar lá com opções de lanchas e escunas que fazem o passeio para a ilha.

Abaixo, o Episódio 2 da série Ubatuba Vista do Alto, onde mostramos a Ilha das Couves a partir de um novo ângulo!

Agora, mais um episódio de “Ubatuba Vista do Alto”, onde mostramos a Ilha das Couves além de outras ilhas de Ubatuba!

Uma ótima oportunidade para conhecer também a Ilha Anchieta, a Ilha do Prumirim, a Ilha dos Porcos, a Ilha da Selinha e a Ilha do Pontal.

O que você encontra aqui

O que fazer na Ilha das Couves

Ilha das Couves Ubatuba - Naturam

Não da pra imaginar a quantidade de coisa que você pode fazer numa ilha tão pequena quanto a Ilha das Couves.

Mas acredite, são diversas atrações em mais de 60 hectares de ilha para você e toda a sua família aproveitar!

Vamos então as nossas dicas de o que fazer na Ilha das Couves?

1 – As Praias na Ilha das Couves em Ubatuba

Ilha das Couves Ubatuba - Naturam
Praia Menor e Praia Maior – Ilha das Couves

Ao chegar perto da ilha você já começa a se dar conta da beleza do local.

Além disso, você também avista duas faixas de areia, a Praia Menor (das Couves), também conhecida como Praia da Terra, com 100 metros, e a Praia Maior, também conhecida como Praia de Fora, com cerca de 250 metros.

O desembarque é fácil, feito pela Praia da Terra, o mar calmo ajuda.

Chegando lá você encontra banhistas e apneístas explorando os costões, relaxando e aproveitando a tranquilidade e a natureza do local.

As praias são interligadas por uma trilha de fácil acesso (menos de 5 minutos de percurso), e suas águas são calmas, cristalinas, de cor verde esmeralda claro, com excelentes pontos de mergulho, sendo que a Praia de Fora apresenta em sua orla algumas pedras enormes.

As duas praias possuem características muito parecidas.

Praia da Terra é a mais frequentada, perfeita para quem deseja ficar com a família e nadar em um marco calmo e tranquilo.

Já a Praia de Fora possui grandes pedras que dão um visual lindo e diferente, e é um pouco mais vazia que a vizinha.

2 – Quiosque

Ilha das Couves Ubatuba - Naturam
O quiosque está localizado na Praia Maior

apenas um quiosque em toda a Ilha e ele está localizado na Praia da Terra.

O quiosque costuma abrir sempre, principalmente na alta temporada.

Possui almoço, porções, lanches e bebidas.

Você também pode utilizar o banheiro do quiosque que é cobrado a parte (normalmente uns 5 reais).

No entanto, se você visitar a ilha na baixa temporada talvez seja melhor levar um lanchinho e bebidas para garantir, caso o quiosque esteja fechado.

Lembre-se sempre da importância de preservar a ilha, portanto não esqueça de recolher o lixo antes de ir embora.

3 – Snorkel

Ilha das Couves Ubatuba - Naturam

Snorkel é aquele mergulho feito em águas rasas onde você só utiliza uma máscara de mergulho, pés de pato (em alguns casos) e o respirador.

É um atividade relaxante, contemplativa e prazerosa, e as águas translúcidas da Ilha das Couves torna o momento perfeito para a prática de snorkel.

Então se tiver um, não esqueça de levar!

Se você for de lancha, verifique se eles possuem máscaras para alugar.

A Ilha das Couves em Ubatuba tem pontos ideais para a prática de snorkel em sua área principal, principalmente no pequeno canal entre a Ilha das Couves e um ilhote próximo.

Mas sempre tomando os devidos cuidados em função das fortes correntes d’água que lá ocorrem.

4 – Mergulho

Ilha das Couves Ubatuba - Naturam
Foto por Lancha Amigos – Passeios de Lancha em Ubatuba

Agora se você possui equipamentos profissionais e gosta de mergulhar em águas mais profundas, saiba que a Ilha das Couves também tem ótimos pontos de mergulho.

Há lugares com até 15 metros de profundidade, o que torna possível visualizar a vida marinha da região como corais, garoupas, esponjas etc.

Veja alguns pontos de mergulho da Ilha das Couves:

  • Paredinha das Miriquites;
  • Parcelzinho;
  • Costão de Fora;
  • Face Oeste do Ilhote das Couves;
  • Recreio das Borboletas.

5 – Trilhas

Ilha das Couves Ubatuba - Naturam

Como falamos anteriormente, a primeira trilha que você terá acesso é a trilha da Praia Menor para a Praia Maior – uma trilhazinha leve e tranquila, com um percurso de apenas 5 minutos de caminhada.

Outra opção é fazer a trilha para o topo da Ilha.

Nesta o destino é um ponto alto da ilha de onde se é possível aproveitar uma vista panorâmica da região.

IMPORTANTE: Não faça o trajeto sem um guia credenciado que conheça bem a região, pois essa trilha é classificada como de média dificuldade.

Quando ir para a Ilha das Couves

Ilha das Couves Ubatuba - Naturam
Foto por Lancha Amigos – Passeios de Lancha em Ubatuba

A melhor época para viajar para Ubatuba e conhecer essa incrível ilha é na baixa temporada, que vai de março até metade de dezembro.

Fora da temporada, as praias ficam mais vazias e você consegue aproveitar melhor o passeio.

E quando se trata da Ilha das Couves, ir em épocas de baixa frequência se torna ainda mais importante para a preservação do local.

Com a fama que a ilha tem ganhado, o fluxo de pessoas na ilha ao mesmo tempo também tem aumentado, principalmente na alta temporada. Isso gera um enorme desgaste da natureza local e a longo prazo esse paraíso que hoje conhecemos pode um dia desaparecer.

Então havendo ou não regulamentação para o número de pessoas que podem visitar a ilha ao mesmo tempo, nós mesmos devemos ter consciência e ajudar a preservar esta linda ilha, e uma ótima forma de fazer isso é deixar para visitá-la em outras épocas do ano que não seja o verão.

Mas não desanime, na primavera e no outono os dias de calor e de tempo bom são constantes. Já no inverno, ao contrário do que muitas pessoas pensam, nós ainda conseguimos pegar vários dias de calor em Ubatuba. As águas podem estar um pouco mais frias, mas também aumenta muito as chances do céu estar limpo.

Dicas e cuidados

Ilha das Couves Ubatuba - Naturam
  • Número de visitantes: Com o crescente número de visitas na Ilha das Couves faz necessário o controle do número de barcos e turistas presentes na Ilha simultaneamente para que ela se mantenha sempre preservada.
  • Preservação: Por se tratar de uma área de proteção ambiental, é expressamente proibido pescar, ou deixar o lixo nas áreas deste paraíso.
  • Tempo na ilha: Se seu desejo é passar o dia na ilha, recomendamos ir de lancha.
  • Não se esqueça de levar: Repelente, protetor solar, canga, cadeira de praia, barraca de praia (aproveitem as sombras das árvores, pois e abundante na ilha), lanche e água se não for consumir no quiosque, e snorkel.
  • Atenção: O mar da Ilha das Couves costuma ser calmo, mas tome cuidado e fique atento com as condições do tempo, devido a sua posição geográfica, está sujeita a bruscas mudanças de condições de tempo e mar.
  • Onde ficar: As hospedagens mais próxima então na Picinguaba, em Itamambuca e no Félix, mas a região do Itaguá também possui ótimos hotéis e pousadas e de lá saem vários passeios para a Ilha das Couves e outras ilhas da região como Prumirim e Anchieta. Dê uma olhada também na nossa lista com as melhores pousadas de Ubatuba.

Características da Ilha das Couves:

Ilha das Couves Ubatuba - Naturam
Foto por Lancha Amigos – Passeios de Lancha em Ubatuba
  • Não tem área de cultivo. Sua costa é predominantemente areia e rocha;
  • 2,53 Km de distância da costa;
  • Envolvida pela flora e fauna da Mata Atlântica – predomina a vegetação de restinga, campo de samambaias e campo graminoso.
    Na fauna encontramos corais cérebros, esponjas, budiões, salemas, borboletas, frades, arraias e garoupas. Na face sul, é comum encontrar peixes de passagem como robalos, caranhas, enchovas e cavalas.
  • A ilha está dentro do território da Área de Proteção Marinha do Litoral Norte (APAMLN), sob jurisdição da Superintendência de Patrimônio da União (SPU), e foi cedida a um particular, que mora na ilha há muitos anos que tem todas as responsabilidades de zeladoria do local.

Como chegar na Ilha das Couves

Ilha das Couves Ubatuba - Naturam

waypoint: 23°25,200’S 044°51,100’W

O acesso é feito através de Passeios de Lancha ou Escuna e o ponto mais próximo de saída é a Praia da Picinguaba.

Se você quer um passeio completamente personalizado, você pode fazer um passeio com a Lancha Amigos Ubatuba.

Eles te levam até a Ilha das Couves e também para diversas outras ilhas do município, como a Ilha Anchieta, Ilha do Prumirim, além de te levar para conhecer praias praticamente desertas e com acesso somente de barco.

Veja abaixo outras opções para poder chegar até a Ilha das Couves:

1 – Travessia pela Praia de Picinguaba
É a opção mais comum já que é rápido chegar até a Ilha das Couves a partir da Picinguaba – um percurso de 15 minutos.

Para chegar na Praia de Picinguaba basta seguir pela Rodovia Rio-Santos (sentido Paraty) e lá alugar um barco para realizar a travessia.

Você não terá problemas de encontrar agências e barcos que fazem o passeio – o pessoal fica disposto na orla com cartazes e tendas lhe passando todas as informações.

O valor fica por volta de 40 reais por pessoa (lembrando que este valor pode sofrer alterações devido a sazonalidade).

Lembrete: Ao alugar um veículo aquático, lembre-se de combinar o horário de retorno para a costa.

2 – Centro de Ubatuba para a Ilha
No centro da cidade de Ubatuba tem várias opções de locação tanto de lancha quanto de escuna para que as pessoas possam ir à Ilha das Couves.

Essa opção tem uma duração de cerca de 1h30 e permite contemplar paisagens de outras ilhas e praias durante o caminho.

3 – Travessia pela Praia da Almada
Nela também é possível alugar uma lancha e ir para a Ilha. No entanto, os preços tendem a ser mais caros que os aluguéis nas duas opções acima.

Porém a vista que você tem das outras ilhas e a chance de encontrar no caminho golfinhos e tartarugas fazem o passeio valer a pena.

O custo sai em torno de 70 reais por pessoa.

Localização da Ilha das Couves no mapa

Ilha das Couves Ubatuba - Naturam

Mas e você? Já visitou a Ilha das Couves?

Quando visitou, a ilha estava cheia? Você concorda ou não concorda que este paraíso deva ser preservado?

Deixe sua opinião nos comentários. Nos diga o que achou da ilha, como foi sua experiência, e se nós te ajudamos a descobrir um pouco mais sobre esse lugar incrível!

Não se esqueça também de compartilhar nossa página da Ilha das Couves com as pessoas com quem você gostaria de visitar a ilha.

E se quiser, aproveite também para salvar este pin no Pinterest:

ilha das couves

2 COMENTÁRIOS

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here