Pedra do Baú Campos do Jordão

Pedra do Baú Campos do Jordão

Subir na Pedra do Baú e ver o mundo até onde a vista alcança proporciona um sentimento maravilhoso, e com toda a certeza esta é uma das vistas mais incríveis da região.

O Complexo Pedra do Baú é um dos pontos mais procurados para quem gosta de trilha, aventura, e bom, não tem medo de altura rs!

Apesar do Complexo estar localizado em São Bento do Sapucaí, é considerado uma das principais atrações de Campos do Jordão, não só pela procimidade, mas também pelo fato de que o acesso é justamente a partir de Campos.

Complexo Pedra do Baú, Campos do Jordão foto
Complexo Pedra do Baú, Campos do Jordão, visto de diversos pontos da cidade. Foto: Martha MGR

Trata-se de uma enorme formação rochosa, que compõe o Bauzinho, a Pedra do Baú e a Pedra Ana Chata, com uma altitude de 1.950 metros onde as pessoas vão para escalar.

Sendo assim, a escalada pode ser feita pela face norte (acesso por São Bento do Sapucaí­) ou face sul (acesso por Campos do Jordão), com percurso mais longo.

— Bauzinho

Bauzinho no Complexo da Pedra do Baú, Campos do Jordão foto
Bauzinho no Complexo da Pedra do Baú, Campos do Jordão. Foto: Renato Tavares

Aos que buscam um programa mais leve o Bauzinho é uma boa pedida.

Chega-se tranquilamente de carro ao Bauzinho e para alcançar sua parte mais í­ngreme é necessário subir uma pequena trilha de 10 minutos.

Seguindo as placas na estrada da Campista chega-se na rua de terra que leva a Pedra do Baú, onde no final um platô com placas indicativas mostram uma pequena trilha para o Bauzinho. De lá é possí­vel avistar a pedra maior, apontada bem de frente, com seu grande paredão rochoso, que enche os olhos a todo instante.

— Pedra do Baú

Complexo Pedra do Baú, Campos do Jordão foto
Pedra do Baú, Campos do Jordão

Já que procura adrenalina, a Pedra do Baú é um desafio e tanto, sendo a maior das 3 rochas

É possí­vel subir ao topo da pedra maior por uma outra trilha que demora em média uma hora e meia de caminhada na mata.

Logo após encontram-se as escadas de ferro e vergalhões cravados nas pedras. A partir deste ponto a adrenalina fica mais forte, pois o trajeto é feito por meio de escalada nos paredões estreitos da rocha, que exige certo preparo fí­sico e muita coragem dos visitantes.

Recomenda-se que este passeio a pedra maior do Baú seja conduzida por guias capacitados, que conhecem bem as trilhas e as escadas que levam ao cume.

No ponto mais alto da Pedra os visitantes podem andar em sua base, apreciando uma visão espetacular.

É possí­vel ver de um lado boa parte da serra de Campos do Jordão, e de outro as lindas montanhas de Minas Gerais. Na ponta da Pedra do Baú vê-se um enorme precipí­cio de granito, capaz de dar vertigem a qualquer pessoa.

Suba a Pedra do Baú com a equipe do Bosque do Silêncio

— Pedra Ana Chata

Pedra Ana Chata no Complexo da Pedra do Baú, Campos do Jordão foto
Pedra Ana Chata, Campos do Jordão. Foto: Aventure Box

A Pedra Ana Chata fica no meio da trilha para a Pedra do Baú e pode ser vista, em alguns ângulos da estrada, entre a Pedra do Baú e a Pedrinha.

Após uma longa caminhada, é necessário cruzar uma gruta, e fazer a subida por uma trilha estreita e difí­cil, com abismos ao lado.

Do seu alto tem-se uma vista parecida com a da Pedra do Baú.

— Dicas antes de ir:

Complexo Pedra do Baú, Campos do Jordão foto
Complexo Pedra do Baú, Campos do Jordão. Foto: Prisma Turismo

Para os que preferem uma atividade mais radical pode desbravar todo o complexo da Pedra do Baú, começando pelo o Bauzinho, subindo a Pedra do Baú pelas escadas metálicas da face Sul, descendo pelas escadas da face Norte, e depois ainda vai até a Ana Chata. A atividade tem duração média de 8 horas, portanto é preciso chegar ao local bem cedo.

Pela cidade de São Bento do Sapucaí­ existe também um caminho para a Pedra do Baú, que exige ainda mais destreza na escalada. A prática de rapel e alpinismo também são bastante comuns no local, em que os esportistas encontram diversos terrenos para esportes radicais.

— Importante:

Todas as práticas devem ser feitas sob o acompanhamento e orientação de um guia montanhista que oferecerá equipamentos e instruções necessárias para que seja efetuada com a máxima segurança;

Manga longa, blusa e calça comprida também são recomendados, pois a temperatura no topo da rocha tende ser bem mais baixa que na base.

É um passeio público, portanto a entrada é franca.

Como chegar: Siga sentido a Vila Capivari, o Centro Turí­stico da cidade. Chegando em Vila Jaguaribe, faça o contorno à esquerda em frente ao Supermercado Roma, seguindo sentido a Fábrica de Chocolates Araucária. Passando a ponte, localizada próximo ao Estádio Municipal, siga a rua à esquerda, conhecida como Estrada da Campista. Nesta estrada há placas que indicam o caminho que leva até a Pedra do Baú.

Caso você prefira a segurança de uma reserva com cancelamento grátis em boas opções de hotéis e pousadas, disponibilizamos tutoriais sobre como Como Funciona o Booking.com para você fazer reservas facilmente!

Assista o vídeo ao .lado e entenda Como Funciona o Booking.com, ou então, confira nosso artigo completo sobre o assunto clicando no botão:

Foto do autor
Autor
Conteúdo de qualidade para você viajar melhor! Nos dedicamos a criar conteúdos diferenciados e aprofundados sobre variados destinos e atrações - afinal, quanto mais informações temos sobre um lugar, melhores são as experiências.

Deixe um comentário