A Ilha das Couves propicia um dos passeios mais paradisíacos de Ubatuba, uma das mais belas e preservadas ilhas de todo o Litoral Norte de SP.
Seu mar tranquilo de águas claras e transparentes encanta a vista ao misturar os tons de verde e azul vívidos.
Além disso possui ondas suaves, e portanto um mar perfeito para nadar, praticar stand-up paddle e mergulhar.
A incrível Ilha das Couves é um dos mais incríveis passeios em Ubatuba, que proporciona um visual deslumbrante e pode ser feito tanto com os amigos quanto em casal ou em família – continue lendo para saber como fazer essa aventura!
Para quem não sabe, a origem do nome da Ilha vem do sobrenome de um de seus antigos donos, “Couves”, a ilha era então chamada de Ilha dos Couves. O nome da ilha permaneceu, mas hoje todos podemos desfrutar deste pequeno paraíso.
Atualmente a visitação à Ilha das Couves é controlada pela Fundação Florestal, justamente para preservar a natureza quase intocada do local – são permitidos até 531 visitantes por dia, divididos em 3 turnos de 177 pessoas.
Nesta página dedicada à Ilha das Couves Ubatuba você terá informações completas: como chegar, como agendar passeios, o que fazer, as atuais regras para os visitantes e também atrações próximas e onde se hospedar.
No vídeo abaixo você poderá assistir a um show de imagens aéreas da Ilha – e logo após o vídeo, informações e dicas para conhecer este paraíso.
Nesta Página você encontra:
- O que fazer na Ilha das Couves
- Quando ir
- Dicas e cuidados
- Características da Ilha das Couves
- Como chegar na Ilha das Couves
- Onde ficar – Hotéis e Pousadas
- Localização
O que fazer na Ilha das Couves
Não dá para imaginar a quantidade de coisas que você pode fazer numa ilha tão pequena quanto a Ilha das Couves com duas duas belas praias.
Mas acredite, são diversas atrações em mais de 60 hectares de ilha para você e toda a sua família aproveitar!
Vamos então às nossas dicas de o que fazer na Ilha das Couves?
1 – Praias da Ilha das Couves em Ubatuba
Ao chegar perto da ilha você já começa a se dar conta da beleza extasiante do local.
Além disso, você também avista as duas faixas de areia, a Praia Menor (das Couves), também conhecida como Praia da Terra, com 100 metros, e a Praia Maior, também conhecida como Praia de Fora, com cerca de 250 metros.
O desembarque é fácil, feito pela Praia da Terra, o mar calmo ajuda – mas só é permitido se feito pelas lanchas e embarcações que saem da Associação da Picinguaba.
Chegando lá você encontra banhistas e apneístas explorando os costões, relaxando e aproveitando a tranquilidade e a natureza do local.
As praias são interligadas por uma trilha de fácil acesso (menos de 5 minutos de percurso), e suas águas são calmas, cristalinas, de cor verde esmeralda claro, com excelentes pontos de mergulho, sendo que a Praia de Fora apresenta em sua orla algumas pedras enormes.
As duas praias são vizinhas e possuem características muito parecidas.
A Praia da Terra é a mais frequentada, perfeita para quem deseja ficar com a família e nadar em um marco calmo e tranquilo.
Já a Praia de Fora possui grandes pedras que dão um visual lindo e diferente, e é um pouco mais vazia que a vizinha.
2 – Quiosque da Ilha das Couves
Há apenas um quiosque em toda a Ilha e ele está localizado na Praia da Terra.
O quiosque costuma abrir sempre, principalmente na alta temporada.
Possui almoço, porções, lanches e bebidas.
Você também pode utilizar o banheiro do quiosque que é cobrado a parte (cerca de 5 reais).
No entanto, se você visitar a ilha na baixa temporada talvez seja melhor levar um lanchinho e bebidas para garantir, caso o quiosque esteja fechado.
Lembre-se sempre da importância de preservar a ilha, portanto não esqueça de recolher o lixo antes de ir embora.
3 – Mergulho com Snorkel
O Mergulho com Snorkel é feito em águas rasas onde você só utiliza uma máscara de mergulho, pés de pato (em alguns casos) e o respirador.
É um atividade relaxante, contemplativa e prazerosa, e as águas translúcidas da Ilha das Couves torna o momento perfeito para o uso do snorkel.
Então se tiver um, não esqueça de levar!
Se você for de lancha, verifique se eles possuem máscaras para alugar.
A Ilha das Couves em Ubatuba tem pontos ideais para a prática de snorkel em sua área principal, principalmente no pequeno canal entre a Ilha das Couves e um ilhote próximo.
Mas sempre tomando os devidos cuidados em função das fortes correntes d’água que lá ocorrem.
4 – Mergulho na Ilha das Couves com equipamento profissional
Para os mergulhadores que possuam equipamentos profissionais e gostam de mergulhar em águas mais profundas, a Ilha das Couves também tem ótimos pontos de mergulho.
Há lugares com até 15 metros de profundidade, o que torna possível visualizar a vida marinha da região como corais, garoupas, esponjas etc.
Veja alguns pontos de mergulho da Ilha das Couves:
- Paredinha das Miriquites;
- Parcelzinho;
- Costão de Fora;
- Face Oeste do Ilhote das Couves;
- Recreio das Borboletas.
5 – Trilhas na Ilha das Couves
Como falamos anteriormente, a primeira trilha que você terá acesso é a trilha da Praia Menor para a Praia Maior – uma trilhazinha leve e tranquila, com um percurso de apenas 5 minutos de caminhada.
Outra opção é fazer a trilha para o topo da Ilha.
Nesta o destino é um ponto alto da ilha de onde se é possível aproveitar uma vista panorâmica da região.
IMPORTANTE: Não faça o trajeto sem um guia credenciado que conheça bem a região, pois essa trilha é classificada como de média dificuldade.
Quando ir para a Ilha das Couves
A melhor época para viajar para Ubatuba e conhecer essa incrível ilha é na baixa temporada, que se inicia logo após o Carnaval e vai até metade de dezembro.
O principal motivo é que é uma época de menor concorrência para as vagas de visitação – mas Ubatuba é ótima neste período para ser visitada como um todo, veja quais os motivos na página completa: A Melhor Época para Viajar para Ubatuba.
A Fundação Florestal determinou regras para limitar a visitação da Ilha das Couves, com o objetivo de preservar a fauna e flora locais. Afinal, temos que preservar este paraíso ecológico!
Atualmente, a visitação é de no máximo 531 pessoas por dia, divididas em 3 turnos de 177 turistas.
Os 2 primeiros turnos, das 8 às 11 e das 11 às 14 são administrados pela Associação de Barqueiros da Picinguaba – mais informações contate a Associação pelos telefones (12) 99172-3195 e (12) 99641-9702, ou utilize o e-mail tbcpicinguaba.ilhadascouves@gmail.com.
O terceiro turno, que vai das 14 às 17 horas, é liberado para os passeios com lancha que partem de outros pontos de Ubatuba – saiba mais em Roteiros e Passeios de Lancha em Ubatuba.
Regras e cuidados ao visitar a Ilha das Couves
- Número de visitantes: Como dito acima, foi limitado a 531 visitantes diários em 3 turnos de 177 pessoas com 3 horas de duração cada turno.
- Preservação: Por se tratar de uma área de proteção ambiental, é expressamente proibido pescar. Além disso, os coolers e caixas de isopor também estão proibidos. E também nunca deixe lixo nas áreas deste paraíso.
- Tempo na ilha: O desembarque só pode ser feito das lanchas que saem da Picinguaba, com duração de no máximo 3 horas. Se quiser um passeio mais longo pela região você pode procurar roteiros mais completos que incluam a Ilha das Couves, Ilha da Selinha, Ilha dos Porcos e praias próximas em passeios de lancha.
- Não se esqueça de levar: Repelente, protetor solar, canga, cadeira de praia, barraca de praia (aproveitem as sombras das árvores, pois é abundante na ilha), lanche e água se não for consumir no quiosque, e snorkel para mergulhos.
- Atenção: O mar da Ilha das Couves costuma ser calmo, mas tome cuidado e fique atento com as condições do tempo, devido a sua posição geográfica, está sujeita a bruscas mudanças de condições de tempo e mar.
- Onde ficar: As hospedagens mais próxima então na Picinguaba e Almada. Se quiser opções de hospedagens mais estruturadas, as mais próximas estão em Itamambuca e na Praia do Félix, mas no centro urbano de Ubatuba a região do Itaguá também possui ótimos hotéis e pousadas e de lá saem vários passeios para a Ilha das Couves e outras ilhas da região como Prumirim e Anchieta. Dê uma olhada também na nossa lista com as melhores pousadas de Ubatuba.
Características da Ilha das Couves
- Não tem área de cultivo. Sua costa é predominantemente areia e rocha;
- 2,53 Km de distância da costa;
- Envolvida pela flora e fauna da Mata Atlântica – predomina a vegetação de restinga, campo de samambaias e campo graminoso.
Na fauna encontramos corais cérebros, esponjas, budiões, salemas, borboletas, frades, arraias e garoupas. Na face sul, é comum encontrar peixes de passagem como robalos, caranhas, enchovas e cavalas. - A ilha está dentro do território da Área de Proteção Marinha do Litoral Norte (APAMLN), sob jurisdição da Superintendência de Patrimônio da União (SPU), e foi cedida a um particular, que mora na ilha há muitos anos que tem todas as responsabilidades de zeladoria do local.
Como chegar na Ilha das Couves
waypoint: 23°25,200’S 044°51,100’W
O acesso pode ser feito feito através de embarcações que saem da Praia da Picinguaba. Neste local você encontrará recepcionistas que irão indicar os barcos para fazer a travessia até a Ilha. Há ainda a opção de acessar a ilha através de Passeios de Lancha que saem da região central de Ubatuba.
Veja abaixo todas as opções para acessar a Ilha das Couves:
1 – Travessia pela Praia de Picinguaba
É a opção para fazer um percurso rápido de lancha para chegar até a Ilha das Couves a partir da Picinguaba – um percurso de 15 minutos.
Para chegar na Praia de Picinguaba basta seguir pela Rodovia Rio-Santos (sentido Paraty) e lá alugar um barco para realizar a travessia.
Você não terá problemas de encontrar agências e barcos que fazem o passeio – o pessoal fica disposto na orla com cartazes e tendas lhe passando todas as informações.
O valor fica por volta de 40 reais por pessoa (lembrando que este valor pode sofrer alterações devido a sazonalidade).
Lembrete: Ao alugar um veículo aquático, lembre-se de combinar o horário de retorno para a costa.
2 – Centro Urbano de Ubatuba (Praia do Itaguá) para a Ilha
No centro urbano da cidade de Ubatuba tem várias opções de locação tanto de lancha quanto passagens de passeio de escuna para que as pessoas possam ir à Ilha das Couves.
Todas as saídas são a partir da orla da Praia do Itaguá – no calçadão que margeia a praia você encontrará diversas tendas de venda de passeios de lancha para a Ilha das Couves.
Essa opção tem uma duração de cerca de 1h30 e permite contemplar paisagens de outras ilhas e praias durante o caminho.
3 – Travessia pela Praia da Almada
Nela também é possível alugar uma lancha e ir para a Ilha. No entanto, os preços tendem a ser mais caros que os aluguéis nas duas opções acima.
Porém a vista que você tem das outras ilhas e a chance de encontrar no caminho golfinhos e tartarugas fazem o passeio valer a pena.
O custo sai em torno de 70 reais por pessoa.
Onde ficar – hotéis e pousadas
Não existe hospedagem na Ilha das Couves. Além disso, também é proibido acampar no local.
Porém, você pode se hospedar em hotéis, pousadas, chalés ou casas para temporada localizados próximos aos pontos de saída para a Ilha das Couves, como mencionamos acima.
Ou seja, você pode ficar em praias do norte de Ubatuba, como Itamambuca, Félix e a própria Picinguaba que estão próximos à saída de barco da Praia da Picinguaba, ou então se hospedar próximo do Itaguá ou do Saco da Ribeira.
Clique aqui para ver opções de hospedagens no booking, ou faça uma busca abaixo da melhor estadia para você:
Booking.comLocalização da Ilha das Couves no mapa
O que achou?
Mas e você? Já visitou a Ilha das Couves?
Quando visitou, a ilha estava cheia? Você concorda ou não concorda que este paraíso deva ser preservado?
Deixe sua opinião nos comentários. Nos diga o que achou da ilha, como foi sua experiência, e se nós te ajudamos a descobrir um pouco mais sobre esse lugar incrível!
Não se esqueça também de compartilhar nossa página da Ilha das Couves com as pessoas com quem você gostaria de visitar a ilha.
Agora, mais um episódio de “Ubatuba Vista do Alto”, onde mostramos a Ilha das Couves além de outras ilhas de Ubatuba!
Um vídeo espetacular, com as mais bonitas Praias de Ubatuba
Não tínhamos como não colocar aqui um dos vídeos com as imagens mais espetaculares das praias de Ubatuba.
Neste vídeo de 2h40 de músicas relaxantes você pode mergulhar com tudo e admirar a beleza dessa incrível cidade.
Se gostar, depois inscreva-se em nosso canal para nos ajudar a continuar fazendo vídeos como este!
Perguntas frequentes
Veja abaixo as perguntas e dúvidas mais frequentes feitas por pessoas que querem visitar a fantástica Ilha das Couves em Ubatuba, mais um dos paraísos ubatubentes!
Se tiver outras dúvidas deixe nos comentários, teremos o maior prazer em responder e poderão ajudar outras pessoas que querem conhecer a Ilha das Couves.
A Ilha das Couves fica em Ubatuba, região norte, com forte proteção ambiental. O melhor ponto de partida para visitação é a Praia da Picinguaba, pois é o local mais próximo da Ilha. De lá saem barcos que chegam à Ilha em cerca de 15 minutos. Outro ponto é o calçadão da Praia do Itaguá, de onde saem escunas, que podem levar até 2 horas para chegar à ilha, ou de lancha fretada, mais rápido.
A cidade de Ubatuba fica lotada geralmente do período que vai do Réveillon até o final de janeiro, e em feriados prolongados. Fora desse período, em mais de 10 meses a cidade fica muito mais tranquila e é muito mais fácil conseguir um roteiro de passeio que leve à Ilha das Couves. Veja também A Melhor Época para viajar a Ubatuba.
A Fundação Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, limitou as visitasà Ilha das Couves a 531 turistas por dia, divididos em turnos de até 177 pessoas para estadia de 3 horas por turno. Essa medida foi excelente, pois preservará a fauna e a flore desse santuário, permitindo ao mesmo tempo sua visitação por turistas. Veja detalhes, regras e restrições em Tudo sobre a Ilha das Couves em Ubatuba.
Assista ao vídeo Ilha das Couves – Ubatuba Vista do Alto para ter uma ótima ideia da Ilha – e ficar ainda com mais vontade de conhecer este paraíso.
Por gentileza, poderiam me passar uma lista de guias credenciados para atender grupos de excursionistas
Olá Juliane! Nós recomendamos a agência “Trilhas e Praias de Ubatuba“
É possível ir direto da praia do Félix?
Olá Alex! Infelizmente não. Os passeios saem da Praia da Picinguaba, já no extremo norte de Ubatuba.
Lugar maravilhoso, mas 3 h é pouco para mergulhar, uma pena! Acho q 4h seria o ideal. Estive lá no início de fevereiro de 21 e vi um peixe muito diferente, tinha o formato triangular, o olho na parte de trás, junto a calda, era meio alaranjado.
Alguém sabe o nome dessa espécie?
Boa noite.
Eu permitido o pernoite na ilha?
Se permitido, tem perigo?
Grato
Laert
Olá Laert, boa noite!
Não é permitido pernoitar na Ilha.